Mais tranquilo, Lula volta ao PT com a mesma indignação e saudade de ver a Lua

Mais tranquilo, Lula volta ao PT com a mesma indignação e saudade de ver a Lua

Quem esteve com Lula na reunião da Executiva Nacional do PT reunida em Salvador, na Bahia, nesta quinta-feira, notou que ele estava mais tranquilo e articulado do que nos seus primeiros discursos em Curitiba e São Bernardo, depois de sair da prisão.

Mas sem baixar a cabeça nem recuar um milímetro na indignação com Moro, a Globo, a entrega do Brasil pelo governo Bolsonaro e a situação em que vive o povo.

Lula saiu da prisão mais maduro e com mais vontade de lutar, de resgatar a sua própria história:

“Eu saí da cadeia mais humano. Mais certo das lutas que temos que fazer. E aprendi muitas coisas importantes. Eu li mais na cadeia do que quando estava em liberdade sobre História, Independência, Abolição. E posso dizer: este país nunca teve a sua verdadeira história contada e os nossos heróis nunca apareceram nas fotografias”.

No seu reencontro com o PT, Lula tentou segurar o choro várias vezes, mas não conseguiu.

Ao rebater as críticas de que saiu da prisão mais radical, Lula respondeu:

“Não quero me vingar de ninguém. Eles não vão conseguir me devolver 580 dias, mas está claro na minha cabeça hoje o que foi a Lava Jato e o porquê de tanto ódio contra o PT”.

A última reunião da qual ele tinha participado com seus companheiros foi em abril do ano passado na CUT, na véspera da prisão, 580 dias atrás.

Desse tempo todo, contou ele aos amigos, uma das coisas que mais sentiu saudade foi de não poder ver a Lua, que nunca aparecia na sua cela solitária.

Devolvido à liberdade, Lula agora poderá ver nascer muitas luas e sóis nos céus do Brasil, que ele já voltou a percorrer sem ter que pedir licença.

Domingo, será a vez do Recife, no Pernambuco velho de guerra, de onde ele saiu ainda menino, onde uma grande festa o aguarda.

Vida que segue.

 

13 thoughts on “Mais tranquilo, Lula volta ao PT com a mesma indignação e saudade de ver a Lua

  1. Prezado Kotscho: “A ?mais ?terrível ?de ?nossas ?heranças é ?esta ?de ?levar sempre conosco a cicatriz de torturador impressa na alma e pronta a explodir na brutalidade racista e classista. Ela é que incandesce, ainda hoje, em tanta autoridade brasileira predisposta a torturar, seviciar e machucar os pobres que lhes caem às mãos. Ela, porém, provocando crescente indignação nos dará forças, amanhã, para conter os possessos e criar aqui uma?sociedade solidária.” (Darcy Ribeiro).

    1. Prezado Kotscho: Desculpe as interrogações que não existem no texto original do Darcy Ribeiro. Foi um erro na transcrição para o Word que passou desapercebido.

  2. Lula preocupado com a situação em que vive o Povo? Como disse Ciro gomes. A culpa desta crise não é do governo Bolsonaro. é dos governos petistas. O Bolsonaro fez em 8 meses o que os governos FHC, Lula e Dilma não fizeram em 20 anos. O país esta amargando esta crise porque os governos petistas uniram governo empresarios e politicos de todos os partidos para saquear os cofres públicos. O PT entregou o país falido. O comercio totalmente parado. Mais de 50% das lojas fechadas e as que estavam abertas não vendiam nada. O governo Michel Temer conseguiu em dois anos por o país nos trilhos. Deixou preparado para sair do buraco. Hoje o país está andando para a frente. Se nada atrapalhar vai sair do buraco e deixar os cachorros latindo para traz.

  3. Ele podia dizer aos moros.pilantras.desafetos.moralistas da fraude – tal como o lobo Zagalo que eles vão ter que o engolir. Não seria irreal nem falso …mas apenas atrairia mais ódio.
    Mas nós cidadãos podemos dize-lo: vcs vão ter que engolir Lula.

  4. Chico Alencar mencionou sua expectativa da “volta de um Lula aberto à autocrítica” e “crítico do lulismo”.
    Chico Alencar pode esperar sentado a ver navios nas águas da Guanabara.
    Lula mal disfarça o sangue nos olhos e a sede para acertar contas. A narrativa “mais calma” dissimula o que alguns espasmos retóricos confessam.
    A radicalização tornou-se o norte da bipolaridade estabelecida desde 2018.

  5. fico muito feliz em saber que mais uma injustiça foi reparado mesmo depois de muito tempo mais a verdade está aparecendo aos poucos isso é o mais importante agora eu torço muito pra que Lula e o pt tenha muita sabedoria pra não cair na armadilha que que a grande mídia está preparando a luta agora ela tá mais complexa já que a internet tornou-se terra dos bolzorianos…

  6. A conferir em Recife:
    I- Se haverá ataque à tributação do seguro desemprego, porque segundo o Falsificador-geral da Previdência: “taxar seguro-desemprego é palatável”.
    II – Se Lula abrirá a boca para dizer que é necessário “taxar as grandes fortunas”.
    III – Se a sua partitura governamental seguirá a mesma toada anterior que o levou ao poder: mobilizando pela esquerda e governando pela direita.

  7. ,Não li Darcy Ribeiro, de cuja obra só sei de um título, “Maíra”, que não li. Vi há anos o filme homônimo, que não deve ter a ver com o livro, só com a deusa que lhe dá o nome.
    O maravilhoso povo brasileiro, fruto da miscigenação, no dizer de Darcy Ribeiro, não tem sido encontradiço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *