Farda & Toga no poder: General celebra o golpe de 1964 e Lava Jato põe fogo no circo de Brasília

Farda & Toga no poder: General celebra o golpe de 1964 e Lava Jato põe fogo no circo de Brasília

Ao mesmo tempo em que a Lava Jato prende Michel Temer e ateia fogo no circo em Brasília, o comandante militar do sudeste, general de Exército Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira, está disparando convites no Twitter para a celebração em seu quartel da “Revolução Democrática de 31 de Março”, o novo nome do golpe militar de 1964.

Os fatos estão se sucedendo em tal velocidade que a reforma da Previdência, o pau da barraca do governo, já foi para o espaço, e os três poderes estão em pé de guerra.

E qualquer desatenção pode ser a gota d´água, como Bibi Ferreira cantava maravilhosamente os versos de Chico Buarque, em outros tempos tenebrosos de triste memória.

A única estratégia do capitão aloprado, sustentado nos pilares da Farda & Toga, está cada vez mais escancarada: botar fogo no circo para escapar no meio da confusão.

Com o governo agonizando, antes de completar três meses, para fugir da barafunda que armou por aqui, Jair Bolsonaro agora resolveu dar uma de grande estadista mundial em sua cruzada contra o comunismo na Venezuela.

Como se todos os nossos problemas estivessem resolvidos, o presidente está neste momento em vilegiatura pelo Chile, depois de ir aos Estados Unidos para entregar o Brasil de mão beijada a Donald Trump e, na semana que vem, vai a Israel. O país em frangalhos que espere a sua volta.

Esta semana, ao passar rapidamente por Brasília, entregou a reforma dos militares ao Congresso, que vai aumentar o salário dos generais de R$ 22 mil para R$ 30 mil, entre outros benefícios para a carreira, como a paridade nos vencimentos entre ativos e inativos.

“Um general faz o quê”, perguntou-me a internauta Maria Zélia Oliver no Facebook, em post que publiquei ontem sobre a generosa reforma dos fardados, que revoltou até o PSL, o partido de aluguel do presidente.

Segundo a Constituição, generais devem zelar pela soberania nacional e defender o país contra inimigos externos, mas há controvérsias. Quem é o inimigo, afinal?

No momento, os militares estão ocupando boa parte do Palácio do Planalto e da Esplanada dos Ministérios, para colocar ordem no país, além de traduzir e tentar explicar e o que o capitão queria dizer em seus pronunciamentos e tuitadas.

Em São Paulo, por exemplo, o general Baptista Ramos está ocupado com os preparativos da celebração da “Revolução Democrática” na próxima semana, em que os militares deverão comparecer de uniforme e os civis em traje social, como informa o convite.

Os soldados que cuidem de deixar o quartel um brinco à altura da ocasião.

Fico pensando com que nome batizarão o atual regime daqui a 55 anos.

Vida que segue.

 

22 thoughts on “Farda & Toga no poder: General celebra o golpe de 1964 e Lava Jato põe fogo no circo de Brasília

  1. Concordo contigo, Kotscho. Estamos à beira de uma crise político-institucional. Hoje de manhã (ao meio dia de hoje, reunião/almoço fechada pra imprensa do General Mourão com o empresariado gaúcho, não por acaso), um amigo me contou que viu as tropas do III Exército em exercícios inéditos às seis da madruga nos arredores da Usina do Gasômetro, beira do rio Guaíba, Porto Alegre. Também não por acaso. Sugiro que leias , Kotcho, e incluas nas tuas reflexões, as repercussões da entrevista ontem do Onix Lonrezoni à rádio Gaúcha, dizendo que, infelizmente com um banho de sangue, a política macro-econômica do Pinochet sustentou-se ao longo do tempo, inclusive nos governos de esquerda, segundo ele. Portanto… Falou isso com o presidente da República em visita ao Chile. Também não por acaso. PREPAREMO-NOS!

  2. Como disse o Luis Fernando Veríssimo em mais uma se suas brilhantes crônicas, com tantos milicos no planalto, quem está tomando conta dos quartéis?

  3. O país pegando fogo e o bonitão viajando, está difícil. E mais, não vejo perspectiva nenhuma que mude de postura, parece até que vivemos no país das maravilhas.

  4. Caro amigo Kotscho,desde a famigerada guerra contra a super potência paraguai a 150 anos atrás,e que precisou da ajuda do uruguai e argentina para vencer a dita guerra,porque sozinho não conseguiria,as forças armadas brasileiras deitaram em berço explêndido e não faz nada de relevante no brasil,muito gasto e pouquissimo retorno!!
    Dizem que patrulham nossas fronteiras,mas o pais é inundado diariamente de todo tipo de contrabando ,de armas a drogas passando por produtos falsificados de todo tipo!!!
    Dizem que patrulham a amazônia,mas o desmatamento ,mineração irregular, grilagem de terra, caça e pesca predatória continuam a todo vapor!!
    E agora com o brasil quebrado, estes sanguessugas foram premiados com uma reestruturação de carreira que significará 90 bilhões a mais no contra-cheques deles!!!
    Isso não é aumento, é premio por produtividade de golpes contra o povo!!!
    Durma com um barulho deste!!
    Força amigo! Estamos juntos na resistência!!

  5. Como diria Machado de Assis:”A confusão é geral”. Os três poderes batendo cabeça, barata voa no Planalto e na Câmara, os três filhotes do “homem” brincando de governar, agredindo e insultando, certamente com a anuência do Messias, ex-presidentes presos, Lula podendo ser solto em abril . 31 de março está chegando, 55 anos da “Redentora”. Uma ótima data para um “freio de arrumação” e acertos de conta. Na campanha eleitoral, a dupla Messias-Mourão deixou claro. Se houver dificuldades… Esperemos.

  6. O governo tríplice ( filhos, judiciário e fardados) está gerando um grande impasse macroeconômico a curto prazo e um seríssimo a longo prazo.
    Desta vez não teremos nem os commodities agrícolas para nos salvar.

  7. Xaropim de guapo, eis a questão. E com mel puríssimo. Foi por um tempo sofrido da Pharmácia América do biso Bomfíglio, a quem o povo chamava Pompio. Tempo de respeito, sendo ou não, de mesmas raízes imigratórias a amizade das famílias. Afinal, vieram fazer a América! Todo santo dia o povo sem dinheiro chegava, entrava, sorria e mandava um … dia doutô Pompio, acabou o guapo? Num fale besteira homi, mas taí à vontade, bom pra tudo e não mexe no bolso. Guapo todo mundo tem casa , mas o remédio pra alma, só na igreja e no balcão afiado ao pé da prateleira da pharmácia. No monólogo do confessionário cada vez menos frequentado, ainda tinha gente para ver quem estava devendo. A penitência era de graça, igualzinho o guapo do biso. Ali o papo era de gente com gente. Então dotô Pompio, atendeu urgência? Silêncio. Ouvido coçando, que ninguém admitia sair sem novidade. Fui socorrer a Soninha, filha do Zé da Pamonha, quase morreu de tanto apanhar do pai e da mãe. Aí, o silêncio cravô de vez. O Biso, qual padre sem batina pregava um sermão e ameaçava parar de servir o guapo de graça. E o povo qual coral da capela: “Então dotô”? Deixe de besteira, povo de Deus. Provocava para se fazer de bispo da congregação . E o coral afiado: então? Não tem remédio! E a congregação ESTUPEFACTA: mais dotô? Qual bispo, o biso dá a bênção final: embucharam a Soninha.
    …………………………………………………………………………….
    Li o Post acima e fiquei espetupefacto. Lembrei da Pharmácia América e do xaropim e guapo, remédio para quase todos os males.
    Agora, comemorar o 31 março é chupar o pau da barraca.
    Os três Poderes se estranhando, como os generais, servem pra quase nada.
    O que dirão daqui há 55 anos do circo de um pau só,
    inaugurado em Brasília?
    Não sei amigo, mas novamente vem à memória o xaropim de guapo e o embuxamento da serelepe Soninha.
    O que lembram os números juntos, 55?
    A embuchada estupefactante de Soninha das pamonha.
    Sim, o Brasil está embuchado, estuprado que foi pela farda, pela toga e pela elite dominante de direita.
    Taí um mal que o xaropim de guapo não resolve, eis que o povo, militar raso, pensionista e aposentado….
    mais 10,5% de desconto nos proventos e soldos com a reforma do rico contra o pobre. Enganação total.
    …………………………………………………………………………
    Dez anos para a reforma militar economizar 13 bilhões de reais. ACREDITE, o pobre cliente da poupança da Caixa contribuirá com 8 bilhões em apenas 30 dias. TRINTA DIAS. Por isso a Selic está abaixo de 8,5… hoje ela é igual a 6,5%. Assim a poupança remunera o saldo com 70% da Selic. Antes, era 0,5% ao mês. Hoje é 0,3715% ao mês. A diferença é igual 0,1285%. Aplique 0,3715% sobre o saldo das contas criadas a partir de 2012. Os depósitos da poupança somam 800 bilhões, dizem que 600 bilhões são de contas criadas a partir de 2012, portanto remuneradas a 0,3715% ( 70% da Selic). Quanto o governo tira do bolso do pobre poupador, aplicando o índice de 0,1285%. ?
    Pois o governo economiza 7,71 BILHÕES a cada TRINTA DIAS e em 12 meses, economizará 92 bilhões e 520 milhões.
    Em DEZ ANOS, pasmem… pasmem… pasmem, a poupança do pobre jogará nas contas malditas do governo para serem aprovadas a soma de …… 920 BILHÕES, quase……. UM TRILHÃO !!!
    ………………………..
    E o exército vai economizar 13 bilhões em 10 anos?
    ESSE POVO É PAMONHA?
    ESSE POVO é “SONINHA”?
    ISSO é estupro ao vivo e a cores?
    Se estes números estiverem errados, podem mandar a Polícia Federal.
    …………………….
    Tá tudo certo, amigo! E OS LEGISLADORES do país?
    Mande este texto para um amigo legislador de sua preferência.
    ………………………..
    O pobre sanando as conta do Governo com quase UM TRILHÃO em 10 anos….. 92 bilhões por ano……………. 7,7 bilhões a cada mês.
    Perdoe-me pelo exagerado espaço. Amigo leitor, se você não entendeu, por fineza, releia novamente.
    Feliz ANO NOVO !!!!!!!!!!!!!!!

    1. Números e cálculos exatos, tirando o embuchamento e confirmando-se antiga informação dos meios econômicos que as contas da poupança abertas a partir de 2012, somam 600 bilhões,
      a economia do governo é a que segue.
      Os poupadores recebem 0,1285% a menos, portanto suas contas são remuneradas com 0,3715% e não 0,5% (meio por cento). Meio por cento só para as contas abertas antes de 2012.
      Então o governo economiza e deixa de pagar 0,1285% ao mês sobre o saldo de $ 600 bilhões.
      Fazendo as contas, agora sem o embuchamento, eis os números “garfados em cima do pobre”.
      ………
      Em 30 dias……… economia de $ 771 milhões
      Em um ano…….. economia de 9 bilhões e 252 milhões.
      Em 10 anos…….. economia de $ 92 bilhões e 520 milhões.
      …………….
      Militares em 10 anos, se for verdade, economizarão para o governo 13 bilhões. (Já li outra nota dizendo que a economia não chega a 10 bilhões em 10 anos)
      …………..
      Poupança do “pobre poupador” em 10 anos chega a economizar para as contas nem sempre certas do governo, a soma de surpreendentes de $ 92,52 bilhões”.
      Por que o político não denuncia? Porque do contrário sairá do bolso deles e da elite dominante que chegou ao “pudê”. O governo deveria pagar ao poupador, pelo menos 90% da taxa Selic. Seria menos injusto, porque os mais ricos que tem dinheiro há mais tempo, continuam remunerados a meio por cento (0,5%). Ajude a embuchar essa ideia aí, gente. Jornalista Ricardo Kotscho, obrigado pelo espaço, oxalá essa discussão chegue às nossas Universidades, economistas, rede social e o povo em geral. O Balaio tá demais.

  8. Estas duas instituições, Forças Armadas e Judiciário, são o o que há de pior no nosso país.
    São milícias institucionalizadas, que usam dos poderes que teem para tornar reféns as outras instituições, e assim defenderem seus privilégios.
    Seus membros são bandidios das piores espécies.
    Nossos milicos são completamente inúteis e imprestáveis, se deixarem de existir ninguém sentirá suas faltas.
    Some-se a eles uma elite vagabunda, que odeia o nosso país, e temos o que estamos vendo agora, um governo comandado por um bosta que a única coisa que fez na vida foi viver da mais primitiva forma de roubar os cofres públicos…contratando funcionários fantasmas para embolsar os seus salários.
    PS…Outro dia vi uma entrevista do merda do Heleno, e fiquei pensando…como é que uma porcaria desta chegou a comandar o nosso exército ???

  9. Boa Brito.
    E quando o capitão aloprado terminar sua iminente visita a Sion…
    com o a dupla Eduardo/E.Araujo/Olavo lhe recomendando um grande chororo junto ao muro das lamentações.
    Pronto.
    Estará ‘coroada de êxito’ e completada em apenas tres meses a maior façanha diplomática da História, desde cabral. Quase metade dos habitantes do planeta -muçulmanos ou chineses por ex – que terão tudo pra ficar oscilantes entre raiva e desconfiança do Brasil.
    É mole?

  10. O exército do Brasil não serve para nada e um bando de desocupado devia acabar nunca vi eles fazendo nada de útil a nao ser falar bobagem

  11. Vão comemorar o 31 de março? Humm. Após a redemocratização, história que a maioria conhece, pelo menos a História verdadeira, o 31 de março, envergonhado, sumiu das escolas e da sociedade civil. Os convites voltaram? Pipoca um discurso aqui, saltita outro lá, um piruá se azeita todinho acolá. Festa pra estourar na panela da caserna. O Brasil pipoca há 82 dias. O “pior” da reforma foi reajustar o soldo de general, de 22 para 30 mil. Eis a razão do convite para o 31 de março. Os praças apareceram na TV em manifestação contra o desconto de 10,5% no soldo. O milharal pode pegar fogo. Humm. O Brasil não começa a trabalhar depois da folia e zona momesca? O governo não recebeu convite para o trabalho. Arrependimento à vista. A Páscoa será de arrependimento. Alguém se arrisca a cravar porquê? Este ano, quem comprar um ovo de Páscoa, enriquecendo mais a Direita dominante, terá uma surpresa. Ao abrir o Ovo de Páscoa, ganhará de presente um pijama para usar no trabalho. Como? Tem quase 50 milhões de desempregados e biqueiros.
    Então usa no carnaval do ano que vem. A zona não fecha.

  12. Prezado Kotscho: “Com o governo agonizando, antes de completar três meses,” e o caso Marielle que ninguém fala mais nada? Será que esses últimos acontecimentos vão servir de cortina de fumaça para abafar o caso? Segundo consta na Wikipédia “The Fugitive (O Fugitivo, no Brasil e Portugal) é um filme norte-americano de 1993 baseado na série de televisão homônima criada por Roy Huggins.” […] “Na história, depois do Dr. Richard Kimble ser erroneamente condenado pelo assassinato da esposa, ele escapa da prisão e é declarado um fugitivo.” Ainda, segundo a Wikipédia, na trama “O Dr. Richard Kimble, um cirurgião de Chicago, chega em casa uma noite e descobre que sua esposa Helen foi fatalmente ferida por um homem de um braço só.” […] “Depois de conseguir algumas pistas sobre a localização de Kimble, Gerard especula que ele deve estar procurando o homem de um braço só. Mais tarde, Kimble invade a casa do ex-policial Frederick Sykes, confirmando que ele é o assassino.” Guardadas as devidas diferenças com essa história do filme, será que o assassino do caso Marielle já não está devidamente identificado e que o mandante do crime é muito próximo territorialmente dele, além de ser seu velho conhecido?

  13. Agora, bem agora que a ofensiva reformista dos neolibs e larápios finan$eiros do brasil está indo ao brejo. Nao deixemos a iniciativa para os inimigos..
    Vemos que estará na hora dos adultos na sala dos adultos na sala agirem. Que as melhores cabeças do PT e pcdB se unam e apresentem atraves de um deputado progressista -de 3ºs partidos, eh importante – uma outra proposta, minima, cabivel e sem tungar muito o nosso bolso. Mesmo que tenha que segurar e manter alguns dos privilegios atuais.
    Agendas negativas nao somam quase nada e Poder nao tolera vácuo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *