Sublime ironia: golpe implodiu PSDB e MDB, e o PT sobreviveu com Lula/Haddad

Sublime ironia: golpe implodiu PSDB e MDB, e o PT sobreviveu com Lula/Haddad

“As redes sociais deram o direito à palavra a uma legião de imbecis que antes falavam apenas em um bar” (Umberto Eco, escritor e filólogo italiano, em junho de 2015).

***

A 15 dias da eleição, só uma coisa já é certa: PSDB e MDB, os grandes partidos da aliança golpista de 2016, cevada pela Lava Jato e pela velha mídia, já estão fora do segundo turno, relegados ao bloco dos nanicos.

E o PT de Lula, o principal alvo da operação para derrubar Dilma, sobreviveu com Fernando Haddad, na bica para ir ao segundo turno contra Jair Bolsonaro.

A legião de imbecis que ocupou todos os espaços nos últimos anos, ao fazer das redes sociais nativas o campo de combate do antipetismo, não se deu conta de que gerou em seu ventre esta excrecência da extrema-direita ululante das viúvas da ditadura.

Ficaram pendurados na brocha e só lhes restou aderir ao capitão e ao general ensandecidos para impedir a quinta vitória consecutiva do PT nas eleições presidenciais.

Este é o resumo da ópera bufa lavajatense, que vai chegando ao seu clímax, depois de Lula comandar da sua cela solitária em Curitiba a derrocada de quem o condenou e prendeu.

O PT não morreu e agora assiste de camarote à agonia dos seus algozes.

Uma cena singela na madrugada de sexta-feira, retratada pela repórter Anna Virginia Balloussier, na Folha deste sábado, é emblemática desta reta final de campanha.

É a foto do tucano Geraldo Alckmin tomando café sozinho, acompanhado apenas de dona Lu, numa lanchonete deserta de beira de estrada, após o debate dos presidenciáveis na TV Aparecida.

Cercado de mesas e cadeiras vazias, sem nenhum militante, assessor, segurança ou mísero puxa-saco a seu lado, Alckmin era o símbolo de uma era que acabou.

A carta-desespero que FHC enviou aos eleitores na véspera, para tentar ressuscitar a candidatura tucana, pode agora ser colocada na lápide do partido que nos últimos 16 anos se dedicou apenas a destruir o adversário.

Para completar o clima de fim de feira da direita golpista, na mesma noite o patético bilionário Henrique Meirelles, candidato só dele mesmo e do que restou do MDB, jogou no ar seu último trunfo: prometeu liberar a maconha.

Ainda que não vá para o segundo turno, pois permanece aberta a disputa com Ciro Gomes pela segunda vaga, o PT sai desta campanha maior do que entrou, adiando mais uma vez o fim anunciado tantas vezes pela legião de imbecis preconizada por Umberto Eco.

Lula sozinho deu um xeque-mate na elite brasileira, no carcomido establishment, que entronizou Michel Temer no Palácio do Planalto, e agora junta os cacos de um país dilacerado, quebrado, de volta ao passado de fome, miséria e desemprego.

Por onde passa em suas viagens pelo Brasil, seu herdeiro Fernando Haddad é recebido com as mesmas festas que fariam para Lula, se ele pudesse ser candidato, em contraste com seus adversários.

Como ele mesmo anunciou na véspera de ser preso, a ideia sobreviveu ao homem Lula, condenado sem provas, realimentando a esperança de milhões de brasileiros destituídos de seus direitos básicos de cidadania.

Ainda não dá para saber quem vai ganhar, mas já se sabe quem perdeu esta eleição.

Entre a volta à ditadura militar de triste memória e o futuro das novas gerações, o país joga o seu destino nas urnas no próximo dia 7 de outubro.

Falta pouco agora.

Vida que segue.

 

36 comentários em “Sublime ironia: golpe implodiu PSDB e MDB, e o PT sobreviveu com Lula/Haddad

  1. Kotscho, mais uma vez brilhante e nada como um dia após o outro.
    Os autores e participantes sendo destroçados, reduzidos a figurantes de um novo tempo.

  2. E isso aí jornalista sábias palavras acabei de ver na folha a mulher do carrasco do uma tal de mouro pedindo parando povo votar conciente olha tem hora ki vergonha do Brasil ainda tem imbecil q só enxerga o q quer

  3. O Massif levanta a hipótese de um cenário, cujo fio condutor é a inveja de FHC: vitorioso Haddad, haverá golpe e FHC poderá colocar a culpa no PT e no Lula. A tal carta « contra os extremos » seria um prenúncio?

  4. Como sempre, um belo texto.
    O problema permanece sendo o JB. Acho difícil, mas não descarto a possibilidade de uma virada que o retire do segundo turno. O golpe seria derrotado, de fato, com um segundo turno entre Ciro ou Haddad.

      1. Bozossauro não tem votos pra vencer uma eleição presidencial e só passará ao segundo turno em caso de fraude nas urnas eletrônicas. Nesse caso, já poderá posar para fotos com a faixa presidencial. Vejam, Kotscho e amigos, que as torcidas organizadas dos grandes clubes de futebol do Brasil, as Associações Judaicas, os artistas da Globo, Arnaldo Jabor, Mirian Leitão, FHC, Joaquim Barbosa e agora, pasmem, até Kim Kataguiri do MBL estão fazendo oposição aberta (#EleNÃO) ao Bozossauro!!! O ex-militar que envergonhou nossas forças armadas, o Brasil e a humanidade, só conta com apoio dos filhos e do figurante Alexandre Pornô Frota, pois até o vice Mourão, tenta puxar o tapete do pobre diabo. Mas se essa quadrilha multidisciplinar (com STF, forças armadas, com tudo) rasgou a constituição pra condenar Lula (sem provas) e inocentar corruptos que matariam o próprio primo (com provas), por que não fraudaria as urnas ? Espero estar errado, mas acho que a vaca foi pro brejo e só será resgatada quando o povo brasileiro derrubar a bastilha de Curitiba e demolir (com controle remoto) o império das Organizações Globo. Se esse dia chegar, espero que lembrem de fechar estradas, portos e aeroportos. Ninguém sai e ninguém entra, antes do acerto de contas. Abraço pro Enio e bom fim de semana a todos.

  5. Caro Kotscho, todo mundo sabe do que o ódio é capaz, basta ler as mensagens enfurecidas, basta ver os olhares alucinados e os gestos ameaçadores dos que prometem votar naquele um. Todo mundo sabe do que é capaz a indiferença, o egoísmo, a inveja e a ignorância dessa gente.
    Mas será que no fundo de suas almas já perguntaram aos seus próprios corações do que o AMOR é capaz ???
    Pensem no amor por aquele pai de família que lá sertão da caatinga recebeu a sua cisterna pra dar de beber e lavar as suas crias, pra irrigar o solo seco e plantar algum “de comê” na sua terrinha. Pensem no amor por aquela mãe que acendeu pela primeira vez a luz elétrica dentro de casa, pensem nessa magia. Pensem no sertanejo que trocou seu jegue por moto dando sossego ao bichinho. Pensem no amor pelos invisíveis catadores de papel das grandes cidades. Pensem no amor pelos quase perdidos viciados nas drogas. Pensem no amor pelas crianças, mudas, telepáticas. Pensem no amor por essa GENTE toda !!! É NELES QUE EU VOTO !!!
    Eu não voto em mim !!! Eu não voto em Lula, em Haddad, em partido, eu voto é no povo que mais precisa !!! Eu voto no que o meu coração manda !!! EU VOTO NO AMOR !!!
    EU VOTO NA VIDA !!!
    Mas esse sou eu…e cada um é cada um com o seu cada qual.

  6. A situação ruim do PSDB não está só em Geraldo,no Paraná nem lançou candidato e sua candidata do PP vai mal, em Goiais está muito mal, no Pará nem lançou candidato e teve que engolir os Barbalhos e em são Paulo o ninho dourado dos tucanos está sendo bicado pelo pato amarelo.

  7. Nossa,hoje o Ênio se superou,só posso assinar em baixo.Esta coluna ainda me dá esperança de que dias melhores virão, pra esse povo brasileiro sofrido.Dia 7 é 13 de cima em baixo.

  8. Bela matéria.
    Gostaria de acrescentar a importância do giro que Lula e companhia fizeram por todo o Brasil, acordando a militância que estava meio de orelhas baixas.
    Em tempo-peça para o seu caricaturista um retoque, pois está parecendo mais o Tancredo Neves.

  9. A queda de Dilma dois anos atrás e a prisão de Lula, seis meses atrás, paradoxalmente, mais o desastre econômico e social aprofundado por Temer, implicaram o ressurgimento do PT, ao mesmo tempo que a “candidatura militar” (empresto aqui a expressão apropriada de autoria do Netho) varreu os tucanos do mapa eleitoral.

  10. …depois desta eleição, só vai sobrar o HADDAD.
    -O Bozzo já farantiu que vai mudar d9 Brasil
    -A Fadinha vai montar uma ONG para proteger bagres.
    -O Picolé de Xuxú finalmente vai exercer o seu dom natural, cuidar de netos.
    -O Cabo Daciolo vai se refugiar em uma montanha para se ver livre dos Iluminates.
    -O Ciro vai voltar pro Ceará, esperar a próxima eleição quando voltará ensinar como se perde uma eleição.
    – O LULA como nobel da paz, vai sair pelo mundo, dando palestras a peso de ouro.
    ,,,enfim…
    …Só vai sobrar o HADDAD.
    …que reinará pelos próximos 8 anos, e elegerá a Manú para a sua sucessão.
    Ah ! Sim…o FHgá, completamente efeagagado, morrerá com uma caganeira em um banheiro público em Paris, de frente a um espelho velho falando consigo mesmo, e dando descarga no vaso para sentir o som como aplausos.
    Faltou o general Mourão que vai esquecer de si mesmo, de tanto pensar que seria, aquilo que nunca teria sudo.
    .

  11. Kotscho, permita-me discordar, mas acho que PSDB e MDB estão longe da implosão. Sinceramente, acho que vão mal nas pesquisas pra presidente, não por terem dado o golpe, mas por que temos Bolsonaro na disputa, candidato que aglutina os votos que iriam para Alckmin e Meirelles. Tenho a impressão de que, com Bolsonaro no páreo, o PSDB e o MBD poderiam colocar até o Papa para a disputa que não teriam bom desempenho. O capitão fascistóide simplesmente assumiu o lado dos tucanos na polarização PT x PSDB. Creio que a implosão ou não dos tucanos e mdbistas deve ser avaliada pelo resultado das eleições como um todo. Eu não duvido que possam eleger bancadas expressivas e, assim, continuarem puxando o Brasil pra trás.

    Um abraço.

  12. Prezado Kotscho: O voto na extrema-direita, representada pelo capitão reformado e seu general subalterno, não considero como protesto, uma alienação ou mesmo uma suposta gozação do tipo que levou a eleger o Tiririca. Para mim esse voto é ideológico e de uma elite reacionária, composta de gente do bem, gente estudada e gente de grana. Essa elite quer mesmo a volta da ditadura porque foi nela que mamaram nas tetas bastante tempo e sustentaram o regime autoritário. Acho que não tem tonto nessa história e muito menos analfabeto político. A ascensão do boçalnarismo não é por acaso. Os boçalnaristas são os novos cruzados dispostos a promover a pilhagem na nossa frágil democracia e como você bem escreveu representam uma “legião de imbecis que ocupou todos os espaços nos últimos anos, ao fazer das redes sociais nativas o campo de combate do antipetismo.”

  13. Frases fortes que o Rk quando acometido pelo melancolia das conclusoes, sabe escrever.
    “simbolo de uma era que acabou”
    ”O PT não morreu e agora assiste de camarote à agonia dos seus algozes.”
    …assiste de camarote á derrocada de quem o condenou e prendeu…

    Mesmo que nao ocorra cem por cento assim sera por perto. se, e depois de ocorrer , certo estou que o Lulão nao pisoteará sobre os desafetos, nem chutará os cachorros mortos.
    Porque d. Lindu e o povo sofrido o ensinaram diferente..

  14. Belo texto! Além da maconha tem a sua resposta, ao ser inquirido pelo bispo, sobre o aborto. Não sabia nada sobre o assunto e terminou produzindo uma resposta-piada!

  15. Quem diria, hein Mestre, além Meirelles, até OFF andou dando uns tapas no bagulho antes de partir, aprovando-a.
    Mas indo ao que não é fumaça, O PT não só sobreviveu como vivo e atuante permanecerá, enquanto houver no país essa abjeta desigualdade que garante a anacrônica existência da Casa Grande e pela razão, que insistem não enxergar, que o PT somos Nós.
    Quanto o significado maior e profundo do líder inconteste desse partido, nada digo, resgato trechos de artigo de 07/04/2018: ” Acordei com a empregada batendo na porta e me chamando para atender a um telefonema urgente. (…) Era a última pessoa no mundo, naquele momento, em quem eu poderia pensar que me ligaria.
    (…) O normal seria que eu procurasse animá-lo no momento mais difícil da vida dele, mas aconteceu o contrário. Como de costume, [ele] procurou me animar…”
    Para sugerir-lhe e a quem possa interessar, confirmar o significado maior do ser humano, em:
    http://www.facebook.com/pt.brasil/videos/336006737145371/

  16. Eu particularmente acho isso ótimo. Mas é muito pouco. É vital extirpar o PSDB, (P)MDB e o PT e remover seus membros da vida pública para todo o sempre para o Brasil finalmente ter uma chance de crescer.

    PSDB, (P)MDB e o PT formam são os três pilares que sustentam um estado inchado, ineficiente e gravemente doente.

    PSDB, (P)MDB e PT são os três tumores malignos primários que corroem as entranhas da nossa triste, sofrida, corrompida e carcomida nação.

    A corrupção disseminada e institucionalizada, a total falência moral, cultural, social e econômica, a educação sucateada, a falta de ordem e progresso são apenas as óbvias metástases desses três tumores malignos e agressivos.

    O caos social e a total destruição dos valores básicos civilizatórios foram suas maiores contribuições, a herança maldita deixada para a nossa nação e sua próxima geração.

    PSDB, (P)MDB e PT são tumores malignos que precisam ser extirpados o mais rápido possível para que esse paciente gravemente doente chamado Brasil ter qualquer chance de recuperação. A sobrevivência da nação depende do fim dessas quadrilhas organizadas travestidos de partidos políticos.

    PSDB, (P)MDB e PT:

    Três quadrilhas organizadas. Ou talvez duas quadrilhas e uma seita. Lidar com quadrilhas é fácil, basta colocar seus líderes em cana que a quadrilha desmancha. Já lidar com seitas é um negócio bem complicado porque a razão deu lugar a devoção e submissão irracional. Não há mais possibilidade de dialogo. Não vejo em lugar nenhum as pessoas defendendo Juca Romero, Renan Canalheiros (amiguinho do Lula, é bom lembrar) Aécio Neves e cia da mesma maneira que os fervorosos e fanáticos membros dessa seita defendem seu Grande Líder Supremo, o Messias Brasileiro que atravessou o sertão brasileiro no lombo de um jegue guiado pela própria mão de Deus, essa divindade, o nosso Santo nacional, aparentemente nem Jesus Cristo sofreu como nosso Redentor Salvador Lula Alma Pura. O Jim Jones de Garanhuns. O maior embusteiro que esse país já produziu. E olha que produzir canalhas e embusteiros é uma das especialidades do nosso Brasil. Mas o Jim Jones de Garanhuns é um caso raro, inigualável.

    Sua capacidade de enganar e seduzir não só os ignorantes e os pobres incautos mas também os inteligentes, experientes e escolarizados é algo que precisa ser estudado. Deve ser um tipo de Síndrome de Estocolmo. Pessoas que não admitem que o sonho virou um pesadelo, não admitem a traição, que as promessas foram todas quebradas, que o Santo é de barro. Porque admitir isso, para muitos, principalmente os mais fanáticos, é admitir que foram enganados, que devotaram suas vidas adultas inteiras suportando e alimentado um charlatão bom de lábia. A dor é da realidade é insuportável, é melhor viver com a mentira e com a ilusão de perseguição, com a mitologia, com a fantasia. Admitir que o Lula Alma Pura não passa de um canalha é destruir o mito, e seitas não sobrevivem sem seu mito, sem seu beato glorificado e santificado. Esse status quo precisa ser preservado, custe o que custar. Até mesmo o bom senso.

    1. Leio um texto deste tamanho e vejo que poderia simplesmente dizer que seu grupo político não teve competência para disputar com Lula. Aí fico com pena do teclado!

    2. Jim Jones de Garanhuns é uma definição simplesmente sem palavras.

      Inteligente e sarcástica ao mesmo tempo, meus sinceros cumprimentos Marcos Lacerda.

      De fato é algo claramente de cunho religioso, só falta fundar o Templo do Culto às Pessoas e se mudar pra Guiana!

  17. Ênio Barroso,eu também não penso em mim,entre tudo de ruim que vejo,até que levo uma vida boa;eu voto por quem não tem,voto HADDAD,porque o PT foi o único partido que olhou para os mais carentes,com olhos de mãe carinhosa,incluiu o pobre no orçamento,fez o $$$circular na mão de todos,e dinheiro é como sangue:tem que circular para dar vida.

  18. bem lembrado mano velho…bem lembrado…kkk.
    Por falar nesta criatura trocadilhada…por onde andará o dito cujo???E o Givanildo chuchuzeiro??? Luiz Carlos o Velho…soube que cometeu suicídio, depois de ver o desastre do Macri. Morreu tomando água sanitária com bicabornato de sódio.
    Um grande abraço…meu ídolo.

  19. Não sou assim tão otimista…

    Para mim o MDB vem novamente com tudo no legislativo. Com Meirelles está sobrando dinheiro para eles elegerem deputados, o que de fato sempre lhes interessou mais.

  20. Bom, o PSDB deve ficar fora do segundo turno – atropelado pelo bolsonarismo. Mas deve fazer a segunda bancada no Senado. Há possibilidade de terminar com os governos de MG, SP e RS – três dos cinco maiores colégios eleitorais. E muito provavelmente fará a terceira bancada na Câmara. Não é o fim do mundo. O pós-eleição, este sim, é preocupante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *