Haddad já lidera com 22%, vai ao JN e faz comício na Cinelândia

Haddad já lidera com 22%, vai ao JN e faz comício na Cinelândia

Será uma Sexta-Feira Gorda para Fernando Haddad em sua primeira semana como candidato a presidente no lugar de Lula.

E ele terá bons motivos para comemorar sua estréia na campanha.

Na primeira pesquisa Vox Populi divulgada após a oficialização do seu nome pelo PT, Haddad já aparece na liderança, com 22%, à frente de Jair Bolsonaro, que ficou com 18%.

Ciro Gomes permanece em terceiro lugar, com 10%, e daí para baixo entram os candidatos de um dígito: Marina, com 5%, e Alckmin, com 4%.

Enquanto a direita se estapeia no confronto entre Bolsonaro e Alckmin, o Vox Populi desta quinta-feira mostra que Fernando Haddad derrotaria qualquer um no segundo turno.

O horário político gratuito, já na segunda semana, não mudou nada em relação à pesquisa anterior.

A entrada de Haddad no lugar de Lula manteve o PT no primeiro lugar que mantém desde o ano passado.

Até o “mercado” e seus colunistas amestrados já se conformaram que, se não acontecer mais nenhum atentado ou tsunami, o segundo turno deverá mesmo ser disputado entre Bolsonaro e Haddad.

Para completar o quadro favorável ao ex-prefeito de São Paulo, seu principal concorrente passou por nova cirurgia e está fora de combate, e nesta sexta Haddad vai aparecer pela primeira vez no horário nobre da televisão, com uma entrevista ao vivo no Jornal Nacional.

Do quartel general da Globo, no Jardim Botânico, o candidato vai direto para a Cinelândia, palco histórico das manifestações das Diretas Já e das campanhas presidenciais de Lula e Brizola.

Os organizadores, que esperam mais de 20 mil pessoas, montaram um telão para exibir a entrevista no JN.

O comício da Cinelândia marcará a largada da campanha de rua de Haddad, que deverá priorizar o Sudeste e o Nordeste em suas viagens, nas pouco mais de três semanas que restam de campanha.

Agora a disputa começa para valer com as posições se definindo na tabela das pesquisas. Ainda na sexta, deverá ser divulgada nova pesquisa do Datafolha.

O jogo agora é para valer e mostrar quem tem café no bule.

Para não variar, Lula estava certo, e eu errado, na estratégia de deixar o lançamento do seu substituto para o último minuto do segundo tempo.

Vida que segue.

 

37 comentários em “Haddad já lidera com 22%, vai ao JN e faz comício na Cinelândia

  1. Prezado Kotscho: Recebi um email com a seguinte pergunta: “Você gostaria de participar de um grupo de oração pela recuperação do Bolsonaro?”. De pronto, perguntei: “Grupo de oração?”. Aí me esclareceram: “É, talvez ele precise, porque segundo matéria publicada em 13/09/2018 na CartaCapital, com base em pesquisa, “Associado diretamente a Lula, Haddad soma 22% e ultrapassa Bolsonaro”.

    1. Perfeita comparação, Nelson, Antagonista e 247. Essa pesquisa do Marcos Coimbra deve ter entrevistado os membros da CUT. Pesquisa pra levantar a moral da tropa, para o fim que teve está funcionando.

      1. Esse é o mesmo instituto que disse que o Haddad seria reeleito prefeito no primeiro turno. Todo esse fanatismo cego e idolatria subserviente pelo Lula envergonha a esquerda que pensa.

        Eduardo Jorge, Hélio Bicudo e tantos outros ex-petistas sempre estiveram certos ao afirmar que PT não é partido democrático mas sim um partido autocrático que gira em em torno do seu Rei Sol. Mas como tudo aquilo que é o do Lula, o PT também está em nome de terceiros, nesse caso em nome dos pobres trabalhadores brasileiros.

    2. Nelson, se vc der uma olhada na eleição de 2014, verá o quanto o Vox Populi é correto. Mais recentemente, quando falou em Lula 41%, muitos “nelsons” disseram o mesmo. Dias depois, o Ibope e o Data confirmavam. Quanto à repercusão na mídia comercial…bem, vc não é tão bobo assim. Ou é?
      Só espero que um dia você não tenha um acidente e o médico que estiver perto seja do PT. Imagino que você preferirá morrer. Coerência, não?

  2. Kotscho, essa pesquisa do Vox Populi me parece muito estranha, para dizer o mínimo…Se criticamos tanto as manipulações da direita, para mantermos a coerência seria de bom tom que criticássemos também as manipulações da esquerda. PS: Sou de esquerda e desejo que o Haddad ou o Ciro vença as eleições, mas não quero ser tratado como idiota seja pela esquerda ou pela direita!

    1. Caro Cleibsom, ninguém gosta de ser tratado de idiota, nem eu.
      Estranha não é esta pesquisa do Vox Populi, a primeira divulgada após a oficialização do nome de Haddad em lugar de Lula.
      Muito mais estranhas foram as pesquisas do Ibope e do Datafolha, que sairam a campo com listas incluindo ou excluindo Lula, adiaram a divulgação e depois fizeram outra às pressas, só com o nome de Haddad.
      Por que não esperaram a definição da lista dos candidatos inscritos no TSE? Grato pela participação, Ricardo Kotscho

      1. Temos que considerar que o pesquisador informou diretamente ao entrevistado que o Haddad está substituindo o Lula. Isso certamente influencia no resultado, mesmo porque não vai ter ninguém na zona eleitoral dando essa informação.
        Mas mostra uma tendência importante. Vai depender agora da capacidade da campanha em comunicar a substituição nos confins do Brasil.

    2. Nada estranha, Cleibson, apenas não comparável a Ibope e Datafolha.
      Enquanto no Vox a opção é ‘Haddad apoiado por Lula’, no Ibope e Datafolha é ‘Haddad’.
      Ambos critérios ‘são válidos’, conforme interesses’, um antecipa e o outro adia.
      Não podemos esquecer que, na última pesquisa Vox com opção Lula, ao apresenta-lo com 41% das intenções, em contraste aos 29% e 30% do Ibope e Datafolha, também foi muito questionado, para alguns dias depois, o Ibope avançar Lula a 37% e o Datafolha a 39%, ajustando-se ao Vox sem levantarem suspeitas.
      Sem falar em Ciro, Alckmin e Marina, descendo a ripa em Haddad, por sabê-lo à frente.

  3. Eu, como bom mineiro que sou, mantendo minha barbas de molho. Não acredito sinceramente que planejaram astuciosamente e deram um golpe para agora devolverem o poder ao PT, seja ele com Lula ou Haddad. Me preocupa e muito o protagonismo do MPF e dos generais, sejam eles os da ativa ou os de pijama. Estamos vendo uma onda fascista sendo instaurada de leve em nosso país. estamos parecendo aquele negócio do sapo mergulhado na água em fogo brando. Não vai dar tempo de pular fora quando a água estiver fervendo!!
    Se acontecer de Fernando Haddad levar no primeiro turno, coisa que não acredito, vai ficar dificil aplicar o golpe sem dar muito na cara!
    Teremos que aguardar o tsunami de votos a serem transferidos de Lula para Haddad.

  4. Uma pesquisa perguntou se você votaria em Haddad e a outro se você votaria no candidato de Lula, O HADDAD!
    Uma pesquisa austera já teria feito a segunda pergunta!
    Não levar em consideração o fator Lula é, no mínimo, insanidade ou canalhice!

  5. Que pesquisa estranha nada cleibsom, todo mundo já sabia que o candidato do lula saltaria pra cima. Até o zé da esquina sabe que quem tivesse a benção do lula decolaria pra cima.

  6. Cada instituto de “pesquisas” com seus resultados e métodos PRÓPRIOS!.É a ciência de acordo com cada “cientista”.Eu como não acredito em pesquisas.Na minha forma de pensar e analisar a situação -Nada muda.

  7. Tem candidato de direita aí que está com a cachorra da moléstia prometendo lutar contra casamentos “interespécies” !!!
    Será o cão ??? Jumento ??? Muriçoca ??? Tucano ??? Galinha ???
    Como não ser de esquerda, caro Kotscho ??? Me diga !!! Como não ser ???

  8. Kotscho, enorme alegria enviar uma mensagem pra você.
    Tenho uma dúvida sobre a pesquisa da Vox.
    A pergunta para o eleitor é:
    O Lula não é candidato, mas, o candidato dele é o Haddad. Você vota em quem para presidente?
    Se a pergunta para os entrevistados tem essa abordagem, isso interfere muito na resposta.
    Gostaria que esclaresse isso.
    Ou a pergunta é: quem é o seu candidato a presidência? No caso da espontânea.
    E, no caso da estimulada, a relação com todos os candidatos sem contextualizar nada.
    Pela explicação do Marcos Coimbra, a pesquisa foi feita desta maneira.
    Em sendo assim, muda muito.
    De qualquer maneira, desde o início do processo, nunca tive dúvidas sobre o PT ir para o segundo turno. Apesar da indefinição da candidatura, o PT desfruta da preferência de 24% do eleitorado brasileiro. Ou seja: não é o lulismo, mas, o petismo quem transfere votos. Se Haddad passa dos 24%, podemos relacionar a persona de Lula.
    Contudo, tenho outra constatação:
    Percebo, claramente, uma estratégia de conduzir Bolsonaro para o segundo turno. O que é muito arriscado, apesar das pesquisas indicarem uma diferença grande entre Bolsonaro e Haddad no segundo turno. E os índices de rejeição explicam bastante a base desta tese.
    Logo, penso o quanto corremos riscos e reflito com a seguinte pergunta:
    É mais inportante vencer as eleições ou vencer o neofascismo?
    Em sendo assim, mostro total descontetamento com a estratégia de desidratar a candidatura de Ciro Gomes, pois, seria a melhor alternativa para pavimentarmos uma derrota cabal aos fascismo, indo para o segundo turno com duas candidaturas do campo progressista. Aos seus olhos, existe alguma chance de Ciro Gomes desbancar Jair Bolsonaro e ir para o segundo turno com Fernando Haddad? Seria fantástico!!! Consigo pincelar manifestações remotas do PSDB e do DEM nesta direção e, principalmente, o último editorial do Valor Econômico.

  9. Não precisa nem pesquisa para chegar ao óbvio.
    O HADDAD vai pro segundo turno.
    E como no segundo turno, até a fadinha derrota o Bozo, porque o HADDAD não o derrotaria ???
    E tem mais, pode sim dar Cirox HADDAD.
    .O atentado ao Bozo, matou o seu único discurso.Nas redes sociais a pergunta é esta: se o cara foi incapaz de dar segurança a si mesmo, como vai dar a um pais???

  10. Prezado Kotscho,

    Os critérios metodológicos de coleta de dados e os modelos estatísticos empregados pelos estatistas são aceitos universalmente e não há o que se constatar. O universo amostrado não pode ser restringido somente a uma parte do eleitorado, mas à sociedade representada por seus diversificados e diferentes (óbvio!) eleitores, conjunto esse considerado como NÃO viciado. Do contrário, não há de se obter confiabilidade nos resultados e, se assim fosse, todos os juízos feitos sobre o conjunto de dados coletados seria imprestável. Deve-se respeitar os critérios da Estatística e se isso não fosse verdadeiro a maioria dos resultados das pesquisas eleitorais já teriam mostrado erros astronômicos. Isso pode ocorrer minimamente, afinal lidamos com probabilidade e erros inerentes a tais processos. Digo isso apenas para que não se gaste tempo com teorias absurdas de conspiração mequetrefe. Go ahead!

  11. Com todo respeito Sr. Ricardo, mas o Senhor usa seu blog para manifestar vossa torcida pelo pt, ou eu estou enganado?!
    “Façam o que digo, não façam o que eu faço.”
    Saudações da Alemanha, Sr. Kotscho!
    Edvaldo Cordeiro de Almeida Filho.

    1. Caro Edvaldo, eu tenho lado, torço pelo meu time, nunca escondi isso. Mas não brigo com os fatos. Comento o que de fato aconteceu do meu ponto de vista, já que sou o único responsável pelo blog e não tenho chefe nem patrão. .
      Grato pela participação. Saudades da Alemanha. Abraços, Ricardo Kotscho

  12. bom, se o Haddad vencer, isso prova que Deus nao existe e o mal sempre vence. Eu estou cansado disso. Tentando sempre fazer o bem, e sempre me f…sou tecnicamente um m., nao tenho nada e sempre tentei ajudar o proximo…soh levei na b.. ateh agora. Agora, ver corruptos vencerem prova que Deus nao existe ou estah cagando e andando pros mortais…se no c’eu for essa sacanagem, quero ir direto pro inferno…fui…

    1. “…soh levei na b.. ateh agora.”
      Cara, eu nem sei o que te dizer, mas se tu for puxando bem devagarinho esse cabo da tua panela que ficou lá entalado, quem sabe alivia esse teu sofrimento.
      E ói, eu sou solidário na dor de qualquer um !!! Até de coxinha !!!

  13. Caro Kotscho

    Esperemos o Data Folha desta sexta-feira para fazermos uma média geral com o Vox Populi.
    Haddad, antes de ser oficializado, estava com 9%. Com transferência de 30% dos votos que seriam de Lula e indicado por Lula, Haddad chegaria aos 21%. Para 22% do Vox Populi, dentro do normal.
    Importante é honrarmos Lula, por ter sido condenado injustamente, e votar em Haddad, que, além de preparado, tem uma bela e ética História de Vida.
    abraço, rizzo (luiz carlos rizzo) – maringá/pr

  14. É HADDAD 13. Mas precisamos está atentos e esclarecer ao povo as safadezas promovidas pela globo , Veja quando o PT não puder mais se defender.

  15. Votei no Collor, no FHC e levei na….. Fiz campanha pro Alkmin e pro Aécio e tomei na….. Apoiei Eduardo Cunha, bati panela e me botaram na…… Assinei a Veja, acreditei na Globo, fiz campanha pro Bolsonaro e tomei na….. Deus não existe !!! (Eu mereço)

  16. O Marcos Coimbra é sociólogo de grande credibilidade. Assisti a entrevista que ele concedeu à TV 247, quando o assunto em pauta foi o resultado da pesquisa Vox Populi que coloca Haddad na liderança da corrida presidencial. Coimbra disse ser remota a possibilidade de Haddad vencer no 1º turno e que os votos do Bolsonaro estão consolidados. Também afirmou que o agravamento do estado de saúde do capitão pode, sim, ser um componente que permitirá pontos a mais para ele nas intenções de votos. Sobre os demais candidatos, Coimbra fez uma análise bastante pessimista em relação ao Alckmin e Marina, principalmente.
    Caro Kotscho e leitores dos Balaio, a pesquisa tem suas nuances e fotografam um momento. Creio eu que o Ibope e o Datafolha, agora com a oficialização de Haddad como candidato do Lula, deverão apresentar números pró petista mais favoráveis. Abraços.

  17. EU até quero acreditar nessa pesuisa, vou ser sincero nem tanto pelo Haddad, mas pelo 18% do bozo,
    porq nessa pesquisa ele esta mais baixo?
    o numeros do haddad entendi pelo proposta de associar Lula, mas parece incoerente haddad 22% pegando de Marina, Ciro e tbm alckmin, e se bolsonaro cai, o alckmin teria q crescer um pouco, e não acontece nessa pesquisa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *