Curitiba, 14h30: Lula lança Haddad, começa a campanha para valer

Curitiba, 14h30: Lula lança Haddad, começa a campanha para valer

11 de setembro de 2018. No mesmo dia em que este Balaio comemora 10 anos no ar, a campanha presidencial deste ano tem hora e lugar para começar de verdade: às 14h30, em Curitiba, diante do prédio da Polícia Federal, onde está preso há mais de cinco meses, Lula lança oficialmente, por meio de uma carta, o nome de Fernando Haddad como candidato do PT à presidência da República.

Termina assim a mais longa batalha jurídica da história republicana para tirar um candidato da campanha eleitoral, condenado num processo sem provas _ exatamente aquele que liderava todas as pesquisas desde a primeira, no ano passado, o ex-presidente Lula, que lutou até o último minuto do prazo dado pela Justiça lavajatense.

Haddad terá apenas 24 dias de campanha na televisão para conquistar o eleitorado de Lula, que rendeu ao ex-presidente 39% de intenção de votos no Datafolha quando seu nome ainda era incluído na pesquisa.

Apresentado como candidato de Lula, no novo levantamento divulgado na noite desta segunda-feira no Jornal Nacional, que omitiu estes números, o potencial de votos de Haddad chega a 49% (33% votariam nele com certeza e 13% poderiam votar).

Caso estes números se confirmem, o ex-prefeito de São Paulo terá um generoso caminho aberto pela frente para chegar ao segundo turno contra Jair Bolsonaro, o mais provável oponente, segundo a mesma pesquisa.

Agora, tudo vai depender do candidato para conquistar o coração e as mentes dos eleitores que queriam votar em Lula e foram impedidos pela aliança entre a toga, a farda e a mídia, que  simplesmente não aceita a quinta vitória consecutiva do PT nas eleições presidenciais.

Como Lula previu na véspera, o atentado contra Bolsonaro não teve grande influência no elenco agora definitivo para a eleição de outubro.

Segundo o Datafolha, o capitão reformado, que continua internado num hospital em São Paulo, subiu só dois pontos, mas a sua rejeição também cresceu, como mostram as projeções de segundo turno, em que ele perderia para todos os outros candidatos, incluindo Haddad.

No programa do PT que irá ao ar esta noite, Haddad já será apresentado como candidato a presidente, e não mais a vice, como foi até aqui.

A partir desse momento, tudo poderá mudar nas próximas pesquisas.

“Minha voz é a voz de Fernando Haddad e de todos os companheiros”, escreveu Lula na carta lida pelo ator Sergio Mamberti, no ato promovido no Teatro da Universidade Católica de São Paulo, na noite de segunda-feira, chamado de “Arrancada para a vitória”.

Agora, o ministro Luís Roberto Barroso, do TSE, o general Eduardo Villas Bôas, comandante do Exército, o “mercado” e as demais forças antipetistas não poderão fazer mais nada para impedir o PT de mostrar Lula na TV como o grande eleitor de Haddad, ungido oficialmente como seu substituto, numa reunião da executiva nacional do partido numa reunião realizada esta manhã em Curitiba.

Quatro anos e meio após a deflagração da Operação Lava Jato, que teve como principal alvo o PT, o partido sobrevive, mesmo sem a cara de Lula na urna eletrônica, e corre o sério risco de ganhar mais uma eleição.

A sorte está lançada. Façam suas apostas.

Vida que segue

Em tempo: na noite desta terça-feira, nosso Balaio concorre mais uma vez ao Prêmio Comunique-se de melhor blog (veja no post anterior), ao lado da bela e competente Andréia Sadi, do G1, e do bravo defensor de direitos humanos Leonardo Sakamoto, do UOL, meu colega no conselho da Agência Pública.  O vencedor será anunciado numa grande festa no Tom Brasil (rua Bragança Paulista). Torçam por mim…

 

54 comentários em “Curitiba, 14h30: Lula lança Haddad, começa a campanha para valer

  1. Você é inspirador, Kotscho. Espero muito que o Haddad consiga vencer para que o PT derrote o golpe na urna. Lula foi e está sendo extremamente injustiçado por este bando de sepulcros caiados. Mas o bem prevalecerá.

  2. Bolsonaro X Haddad ! eis a questão de difícil digestão que teremos que engolir . Temo por tempos ainda mais sombrios para o nosso pobre
    e tão rico Brasil . A nossa geração acabou parindo
    uma situação paradoxal , onde os extremos se
    engalfinharão e o bom senso passará longe .
    Que pena …

  3. Talvez eu esteja errado, mas penso que o HADDAD foi empurrado goela abaixo do PT pelo Lula! O ex prefeito de S.Paulo tem cara e perfil de PSDB. Posso estar equivocado e sendo injusto, mas percebo que é essa a impressão da maioria do PT.

    1. Pois para mim a turma da Mensagem ao partido deu um golpe no Lula e estão tentando virar a página do golpe, só não nos explicam como nos devolveram os direitos arrancados e a soberania do país. Eleição sem Lula é fraude.

  4. Parabéns ao “Balaio” pelos dez anos no ar. Parabéns ao Kotscho por nos proporcionar tanta leitura boa e verdadeira nesse tempo.
    Parabéns agora ao Lula, por estar pavimentando a estrada para seu sucessor. Que Haddad venha com força total, com as bençãos do padrinho.
    O 11 de Setembro, apesar da tragédia das Torres Gêmeas, é também dia de alegria para nós que acreditamos em um Brasil melhor.
    Obrigado por tudo, Kotscho.

  5. Mais lula mais pt mais haddad e mais Brasil agora rumo à vitória,lula e um guerreiro acreditou na justiça como ninguém e foi condenado pela mesma,,,sem uma única prova…é 13 na cabeça

  6. Vitória dupla, Kotscho, para o Balaio e o Haddad! Você merece e nós merecemos, ou melhor, o Brasil merece essa vitória!
    Grande abraço,

  7. Esperemos mesmo que a campanha começa para o PT, porque até agora o PARTIDO não opinou em nada. Será muito triste se, no final desta jornada, descobrir que o LULA esticou a corda além do suportável e prejudicou o partido em beneficio próprio, para encobrir seus malfeitos criminais, achando que na campanha politica poderia limpar sua biografia pra lá de “ficha suja”.
    Haddad é um bom moço, equilibrado, culturalmente positivo e com bom transito politico, mas está sendo muito prejudicado por seu partido, para ser o ventriloquo do Lula.
    As pesquisas eleitoras reveladas ontem, mostra que muito pouco ele capitalizou dos famigerados votos de Lula. Talvez até mesmo o Ciro foi mais beneficiado. A pesquisa mostra que seu bom transito está nos menos escolarizados e mais pobres e na faixa etária superior a 35 anos. Os jovens não estão empolgados com o PT. E a pior constatação, indo para o segundo turno so consegue empatar com o Bolsonaro e perde até mesmo para a Marina, a grande estrela cadente da pesquisa – perdeu espaço em todos os campos .
    A conferir nas proximas pesquisas, porque nesta não deu…. e já perdeu tempo demais.

    1. Triste pra quem cara pálida ??? Esse teu comentário desprovido de verdade, desvirgulado e sem pé nem cabeça só confirma a tese de que sapo de fora e da cara branca não entende nada de PT nem de povo !!!
      E por falar em “confirma”…. dia 7 que vem É 13 !!! Essa é a onda, ou melhor, Tsunami !!!

      1. Triste para quem ainda confia nele cegamente.
        Veja as duas pesquisas que sairam – Ibope e Data folha – que voce vai entender se tem ou não nexo o que estou dizendo. Mas agora não é o monento de te questionar… Vamos esperar mais 25 dias e ai veremos se sua profecia tem sustentação. Espero que não seja eleito um novo culpado pelo fracasso… mais um golpe

  8. Ironicamente, a “Arrancada para a Vitória” será nas barbas do Juizeco de Piso de Curitiba. O proprietário da Lava Jato que colocou seu troféu em uma jaula.
    Esse que se desfigurou como magistrado ao aceitar o “serviço” de perseguir LULA e o PT.
    Com isso, jogou no esgoto sua biografia que já não era um tesouro.
    Quem o desqualificou foi um Mestre da Faculdade de Maringá, sua terra natal, que o considerou fraco e ignorante em leis.
    Com certeza LULA não fez esse jogo para perder.
    Caberá agora aos Brasileiros de cara limpa darem uma lição nesse judiciário de togas sujas pelo golpe, e votarem de forma ao Haddad vencer no primeiro turno.
    Seria épico !

  9. Que Haddad seria o candidato é favas contadas.
    Vejamos esta transferência de votos, acredito q não ocorrerá de forma contundente e será bem dividido com o Ciro.
    O blog da Andréia Sadi é muito diferente do seu e Sakamato, ela noticia apenas, não assume lado, é imparcial.

      1. Bom dia Kotscho!
        Te entendo, realmente incomodo, sem ofensas e sem usar mentiras. Incomodo pq vou contra sua opinião e não te aplaudo cada x q cita seu amigo corrupto condenado.
        Agradeço por ter cedido espaço, de todos os blog´s de esquerda, hj apenas ocafezinho cede espaço a opiniões contrárias. Já frequentei todos, até vc agora, barra os comentários e aceita somente os q te levantam o astral.
        A vitória da Andréia Sadi foi justa, o prêmio era jornalístico e ela concorria com 2 blogueiros q não se interessam pela verdade e sim em manter uma chama acesa pelo PT e a esquerda brasileira. Tenho certeza q vc teve mais voto q o Sakamoto, pois ele é mais fanático q vc. Ele está com R$2milhões no bolso, em conta de uma ONG q paga R$900,00 de aluguel de uma sala e emprega 3 funcionários. Espero q o Sr. tbm esteja com os “burros na sombra”.
        Hj foi noticiado que Cuba atingiu 3 meses de inadimplência com o BNDES, seu amigo deu de presente um porto tirando bilhões q poderia ser gasto com estradas no nordeste e assim gerando empregos. Mas pra q né?! Bolsas já dão os votos q precisava. Aliás, porto este q é um elefante branco, em um país q ñ produz um carro, uma máquina…. talvez no futuro toda população mundial fume os charutos made in Cuba, ai sim o porto poderá ter utilidade.
        Acredito q esteja bem feliz com a pesquisa da CUT, só não entendo pq andrade não teve 90%, tem sindicalista votando no Bolsonaro?! Sempre dou uma olhada na Carta Capital, se não fosse assim, não saberia desta pesquisa.
        Passar bem, volto a escrever ao Sr. após o 1º turno, somente para te lembrar q está ultrapassado e de política não entende nada, enxerga somente com a paixão. A razão deixou em alguma escrivaninha do palácio ao se despedir de seu amigo.

        1. Paulo, vou publicar este teu comentário, que será o último, só para mostrar a todos o grau de leviandade e de insanidade a que chegamos nesta campanha eleitoral.
          Você não é o único, eu sei, mas vai ter que provar o que escreveu sobre meu colega Leonardo Sakamoto, caso ele queira te interpelar na Justiça, providência que eu tomaria.
          É para você largar a mão de ser besta e irresponsável.
          Só para teu governo, não estou com os burros na sombra. Só tenho esse burrico desenhado pelo Paulo Caruso que aparece no alto do blog.
          Vivo unica e exclusivamente do que recebo como repórter da Folha. Na verdade, aqui no Balaio pago pela manutenção do blog no ar.
          Você está dispensado. Passe bem. Atenciosamente, Ricardo Kotscho

    1. O dia em que você conhecer alguém imparcial, conte para mim.
      O problema, cidadão, não é um blog ou jornal ter um lado. É ter um lado e ficar dizendo que é imparcial, como a Globo. E nesse sentido, a Carta Capital, nesta semana, deu uma lição à imprensa brasileira

  10. Estava demorando… Agora a militancia que estava ansiosa pode ir pras ruas e fazer o corpo a corpo que saber fazer bem e levar o nome de Haddad aos cantos mais longinguos deste país continental.
    Mas ele que não espere apenas flores! Já vai começar o bombardeio! Ontem mesmo a Rede Golpe tirou um cadáver da gaveta e deitou falação minutos muitos com Palocci numa delação requentada.
    O arsenal deste povo, que considera esta eleição uma verdadeira guerra, não é para ser desconsiderado!
    Vamos lá meu povo guerreiro! Vamos mostrar a cara e dizer o que queremos: VER O BRASIL SER FELIZ DE NOVO!!

  11. Só 39% dos eleitores sabem que Haddad é o candidato do PT e ele já está empatado com Ciro, Marina e Alckmin. Quando 100% do eleitorado ficar sabendo, a tendência é Haddad no mínimo saltar para 18%.

  12. O Brasil também terá um 11 de Setembro pra chamar de seu.
    Sem aviões e bombas, sem rajadas ou facadas mas com flores e com povo, hoje cairão mais duas torres gêmeas: O judiciário e a Globo !!!

    1. Relaxa, Celsão. Haddad vai jantar todos, como na vez passada. A Globo sabe disso, mas tem como encenar uma facada e fugir dessa sinuca de bico, pois tera que apresentar, em horario nobre, pra todo Brasil, o Candidato do Lula. Haddad vence no primeiro turno, se não melarem a eleiçao.

      1. Na vez passada, Haddad tomou um coro imenso e perdeu logo no primeiro turno e de lavada nas eleiçoes municipais de São Paulo.
        O PT erra e pagará com juros e multa, ao lançar um candidato que não tem a cara do partido e é totalmente descolado das bases.
        O Brasil verdadeiro, não sabe quem é, e nunca ouviu falar de Haddad e verás que tenho razão assim que se apurar as primeiras urnas em 7 de outubro!

  13. Kotscho, o historiador Eduardo Bueno gravou um vídeo (link abaixo) em resposta às asneiras sobre a preguiça dos negros e a indolência dos índios, proferidas pelo “vice milico” de Bolsonaro. Segundo o brilhante historiador, devemos aos índios o hábito de tomar banho, muito de nossa culinária (arroz, milho, abóbora, mandioca etc…) e, pasmem (!!!!), nossa estradas, pavimentadas sobre as trilhas indígenas, eis que nossos silvícolas caminhavam, diariamente, de 20 a 50 quilômetros, e nossa dívida com os negros não é menor. No vídeo, curtinho e impagável, o professor não poupa “elogios” à sublime “inteligência” do general, lavando-nos a alma, motivo pelo qual aconselho a todos, especialmente ao Enio, Dias, Everaldo, CesarT. (https://l.facebook.com/l.php?u=https%3A%2F%2Fbit.ly%2FYTBuenasIdeias&h=AT2XBZkVoWwLwdZLwe1sQIXI-50V3kfirXKycbHgGwmwMfc8utuFd2r5Dx1TqQ0tTBToevB7Y-HpBmFnmLLsccMYBEfWI2OGkoI-Is5EnnwTV20EqeL_pjG-ywTJjRJNjMwZS_d2COQ13i2rYKDyN7v5hiSZNMWeDkKXUYFZ0A2hNqtOOJwoJNykhYqdwdNcfkJzWuochlX5gyqBbSBPqbLtvWKoMpCRZhp4WvAMduBtvSZ-pnNFa3XIIGOiHp7t7tNnc-srGsGOldn7jgBjBd_q5jpSiTQs4jJ-A-RgCasTa8ROUY7ojKJwTlPGFF_rxSVz1nBgxssaWa8PSDdcsd_4NvA0nSO31CEZjOgc8t75arMfYT_BDZdEkkz6oNP_WyujEIEhLW7StcH4S7Efg1NGMplVl7pHzA).

    1. O Grupo “Mulheres Contra Bolsonaro” no Facebook está crescendo de forma vertiginosa (fala-se em 10 mil por minuto) e ja se aproxima de um milhão de integrantes. Bozo não irá para o segundo turno, a não ser por meio de fraude nas urnas. Perceba que, praticamente, não há mulheres em seus comicios. A Globo está numa sinuca de bico pois de nada adianta leva-lo ao segundo turno, onde perde, qualquer que seja o adversário. Só lhes resta fraudar as urnas pra evitar a derrota acachapante.

      1. Se Haddad nao vencer no primeiro, de quebra no segundo turno teremos Ciro na linha de frente, (sem contar contar que o Fhc…gdo) tbem ja declarou apoio ao PT) vai ser mamao com acucar.

  14. Dez anos de Balaio.
    Parabéns Kotscho!
    Estamos contigo, sempre.
    Obrigado pela paciência com meus singelos comentários. Um espaço que até considero que é meu. O mais importante, todavia, é que a tua postagem siga em frente, nos persiga até, para a ávida leitura.

  15. Dez anos do Balaio ! Dez anos de Kotscho !

    Parabéns !

    É uma alegria poder dispor de teus comentários e análises.

    Que venham outros 10.
    Abração. POC

  16. Prezado Kotscho: Agora é ficar de olho bem aberto na movimentação dos capas-pretas (acusadores e julgadores), milicos de plantão, tucanos golpistas e associados e na grande mídia familiar, porque vão jogar todas as fichas, nesta reta final do primeiro turno, nas candidaturas do capitão reformado e/ou do ex-governador de São Paulo. Todo o cuidado é pouco para não ter golpe baixo. Por isso, para a “Arrancada para a vitória”, Vai, Haddad! “O sol há de brilhar mais uma vez / A luz há de chegar aos corações / Do mal será queimada a semente / O amor será eterno novamente / É o Juízo Final / A história do Bem e do Mal / Quero ter olhos pra ver / A maldade desaparecer.” (letra de Juizo Final de Elcio Soares e Nelson Cavaquinho).

  17. 1. Boa sorte! Espero que ganhes o Comunique-se. Seria mais que merecido.
    2. Estou Secretário Executivo da campanha Lula-Haddad-Manuela no Rio Grande do Sul. Campanha tomando fôlego, muita militância na rua, como nos velhos e bons tempos. Empolgante.
    3. Um adendo à tua boa análise, com a qual concordo quase integralmente. Elemento, na minha opinião, superimportante. Semana passada, tudo certo e programado para a vinda de Haddad e Manuela ao Rio Grande do Sul. Primeira atividade: 17 h, no Mercado Público de Porto Alegre. Pelas 13 h, soubemos que ele não viria mais. Decidimos manter a maior parte da agenda e mobilização, mesmo em dia frio, chuvoso,como a janta na Casa do Gaúcho, agora só com Manuela. Sucesso total, 800 pagantes. E altíssimo clima de empolgação da militância. Manuela arrasou, falando do momento político, falando do Lula, falando do Haddad. Muita gente, chorando, como eu, chorão. Dia seguinte, Assentamento Capela, em Nova Santa Rita, maior produtor de arroz orgânico da América Latina. Acaba de ganhar edital para fornecer arroz orgânico, sabe para quem? Prefeitura de Sampa, merenda escolar. O que, aliás, começou em tempos de Haddad prefeito.Manuela fala depois de João Pedro Stédile, o que, convenhamos, não é fácil. E arrasou de novo. E eu chorei mais uma vez. Quando Manuela entrar pra valer na campanha – comícios, mobilizações, rádio e tv -,ao lado de Haddad, vai ser lindo de ver. Juventude, emoção, carisma, beleza, ser mulher e jovem, tudo junto e misturado, vai ser um arraso. Politica e jornalisticamente, é importante acompanhar isso, e ver se tenho, ou não, razão. Selvino Heck,

    1. Caro amigo Selvino, não ganhei o prêmio (venceu a Andréia sadi, do G1), mas já ganhei o dia com esta tua bela mensagem.
      Me fez lembrar velhos e bons tempos. E tenho certeza que a Manuela será a grande revelação desta campanha, mulher de fibra e alma boa, além de linda. Abração, Ricardo Kotscho

  18. Pesquisa recente do Instituto de Pesquisas IBOPE apresente alguns resultados diferentes do Instituto Datafolha!.Além de ter um candidato é preciso escolher” também,o instituto de pesquisas.Quem tem razão;o Datafolha ou o IBOPE sobre os resultados()!.

  19. Se a esquerda perder a eleição (o que acho que não vai acontecer), será para ela própria, pois uma chapa Ciro/Haddad com a benção de Lula seria imbatível. Agora resta torcer por Ciro ou Haddad, um dos dois passar ao segundo turno e então costurar uma aliança com os partidos de esquerda, para então enfrentar o Capitão nas urnas. Continuo sendo otimista e acreditando que para despeito de muita gente graúda a esquerda leva essa eleição. Ah, parabéns pelos dez anos do blog Sr. Kotschso, desejo paz e saúde pra que o senhor continue escrevendo pelos próximos 30 anos – Bola pra frente e vida que segue

  20. Sou seu leitor há muitos anos, seja através de seus livros, suas crônicas seu blog e na TV. Me sinto representado por voce. Parabéns pelos 10 anos de blog.

  21. O Lula que não tem nenhum diploma e e´ acusado injustamente (sem provas) de que é dono de um TRIPLEX, lançou um candidato TRIPLEX (O Haddad) que é Bacharel em Direiro, Mestre em Economia e Doutor em Filosofia. E como fala o nosso querido Ricardo, é vida que segue.

  22. Mestre, tudo muito bem, porém os golpistas, que tomaram à força o governo do país através da lavajateira e do golpeachment, acordaram à estratégia teimosa do filho de dona Lindu e viram confirmado o que mais temiam, a impossibilidade de deterem sua vitória, mesmo com a Globomarinho e o Supremo com tudo.
    Agora começa nova batalha, resistir e impedir que “melem” a eleição, o que estão a fazer com a preparação de atenuantes à ‘violência’ pretendida:
    Ontem, estranhamente prenderam o há muito manjado e até então poupado, Beto Richa do PSDB.
    Hoje, foi a vez de atropelarem com mandado de busca e apreensão o favorito à reeleição no MS, o governador Reinaldo Azambuja do PSDB.
    Sexta, Haddad surpreendentemente convidado a entrevista tardia no JN, que pede atenção ao intento, foco à resistência e o anúncio de novo golpe pré parado no ar.
    PS: Torci, mas cá entre nós, sete ponto zero, de bengala, gordo e careca, só milagre ou Lula de estrategista, para não escolher-se a ‘Morenaça Belzebu’ ao palco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *