PSDB de FHC chega aos 30 com a bancada do boi e ameaçado pela Lava Jato

PSDB de FHC chega aos 30 com a bancada do boi e ameaçado pela Lava Jato

Nesta segunda-feira, 25 de junho de 2018, o PSDB chega aos 30 anos no pior momento da sua vida, sem motivos para comemorações.

Certamente, este partido aliado à bancada do boi e ameaçado pela Lava Jato, não era o dos sonhos de Mario Covas, o seu primeiro presidenciável, em 1989.

Ameaçado, na verdade, é apenas força de expressão, já que a Justiça sempre dá um jeito de livrar os tucanos das denúncias que pesam contra eles, mas a imagem do do partido está tão desgastada que sequer consegue lançar um candidato competitivo a presidente.

Comandado ainda por FHC, o partido dos tucanos hoje tem mais a cara de Aécio Neves do que de Mário Covas.

Covas era o simbolo da política com ética e liderou o movimento dissidente para sair do PMDB de Orestes Quércia, que não dava muita importância a estas preocupações intelectuais.

Depois de eleger Fernando Henrique Cardoso duas vezes em primeiro turno, o PSDB só voltou ao poder pelas mãos golpistas de Michel Temer, após 14 anos de derrotas para o PT.

Caminhando cada vez mais para a direita, trombou nesta campanha com Jair Bolsonaro, o candidato da extrema direita que disputa o mesmo eleitorado e lidera as pesquisas sem Lula.

Aliado ao mercado, à mídia e à Justiça, o PSDB é hoje o partido preferido de apenas 3% dos eleitores, bem distante do PT, que tem o apoio de 20%, segundo o Datafolha, mesmo depois da prisão do ex-presidente Lula.

Dos seus 49 deputados, a grande maioria é de São Paulo e Minas e pertence à bancada do boi, formada pelos setores mais conservadores do agronegócio.

Em 1988, quando foi fundado, o partido defendia a reforma agrária, combatida por Ronaldo Caiado, do DEM, que depois se tornaria seu aliado.

Nada menos de 40% da sua bancada federal é formada por ruralistas que defendem a liberação de agrotóxicos e combatem a demarcação de terras indígenas.

Inexistente no Nordeste e em outras regiões do país, nada do PSDB de hoje lembra o dos seus fundadores.

Seu último presidenciável, em 2014, o senador Aécio Neves, foi pego em flagrante ao receber R$ 2 milhões em propina solicitada ao empresário Joesley Batista, mas até hoje nem foi a julgamento, graças a uma Justiça morosa e seletiva.

A cada semana surgem novas denúncias sobre os governos tucanos que mandam em São Paulo há mais de duas décadas, atingindo o ex-governador Geraldo Alckmin , entre outros.

Alvos da Lava Jato, os caciques Aécio Neves e José Serra sumiram de cena e só pensam em manter o foro privilegiado.

O que sobrou?

Sobrou como cara nova cara do PSDB apenas o empresário João Doria, demitido no governo de José Sarney, que abandonou a prefeitura de São Paulo 15 meses após a posse e agora é lembrado para ocupar o lugar do seu padrinho Geraldo Alckmin, empacado com 7% nas pesquisas presidenciais.

Triste fim. Mario Covas deve estar se revirando na tumba.

Vida que segue.

 

29 thoughts on “PSDB de FHC chega aos 30 com a bancada do boi e ameaçado pela Lava Jato

  1. Com certeza, Ricardo, e o povo começa a reconhecer que era feliz e não sabia….e o Estado de São Paulo sempre na contramão do Brasil, por gerar um terço da economia, é muita hipocrisia dos herdeiros e seus defensores! Abaixo os tucanalhas!

    1. É verdade. O povo só descobriu e aprendeu que, por exemplo, um ônibus só trafega se os usuários pagarem em 2013 . O Haddad, ex-prefeito, só aprendeu essa lição naqueles dias, já aos 50 anos de idade, pois o seu partido, o PCdoB prega o passe livre. Haddad, diante das passeatas de 13 lembrou que, se a prefeitura fosse bancar essa utopia, nem o IPTU da maior cidade do mundo seria suficiente. Portanto, antes, todos eram felizes mesmo.

        1. Então ,com esse detalhe, creio que você faz parte dos milhões que acham que os ônibus andam de graça. É isso? Seria isso, uma bobagem? O que seria pois então, uma bobagem? Errar na ideologia do Haddad? Saiba que o PCdoB é a matriz das esquerdas e dos aloprados. Não brigue com fatos rapaz.
          E ainda, sobre bobagens, vou lembrar mais uma vez que, pelo Inciso XXVII do Art. 7 (- proteção em face da automação, na forma da lei;) no Brasil não se pode aperfeiçoar dispositivos automáticos ,uma vez que tal bobagem causa desemprego. Aprenda a discutir sem ofender petralhão.

          1. Haddad aliou-se à chamada Escola de Frankfurt, identificando-se com as teorias críticas de Herbert Marcuse. Associou-se a militantes do Partido Comunista Brasileiro, alinhado à União Soviética, e a trotskista Libelu de crítica ao regime soviético. Errei só a sigla. Haddag foi do PCB. O que ,aliás, não interessa, pois os comunas são iguais e, todos eles acreditam que ônibus se move pela força do espirito santo e que os empresário são, todos, exploradores, cruéis e facinorosos. Marcuse , o ídolo dele ,ensinava que, os bandidos ,prostitutas e homossexuais eram os verdadeiros revolucionários. Eu li Marcuse.

          2. O posicionamento ideológico favorável à lógica da exploração do Brasil só pode ser explicada por dois fatores: ou o defensor se beneficia da sistemática – o que, certamente, não é o caso de uma pessoa que escreve “creio que você faz parte dos milhões que acham que os ônibus andam de graça. É isso? ” – e, consequentemente, possui interesse pessoal na desgraça cotidiana, ou o defensor é simplesmente um explorado com síndrome de Estocolmo alimentado pela mídia mais estapafúrdia existente em um país da dimensão produtiva do Brasil (volume de riqueza produzido) e caracterizado pela ausência de referenciais familiares produzido por uma mentalidade pequeno-burguesa pseudo-meritocrática e pré 1968 de Paris, o que aliás caracteriza os chamados “pobres de direita” brasileiros. A solução para pessoas desse naipe é o profundo radicalismo dizendo que os outros “não têm jeito”, “têm que ser eliminados”, entre outros pensamentos obtusos, limitados e que provocam muitas vezes pena, outras risos e ainda para outros muito ódio. Como todos sabemos que a direita brasileira nada mais é que uma malta de parvos que ouve os solilóquios do “Príncipe da Privataria” do Palmério Dória e é manipulada tal qual um marionete dos bilionários nacionais e estrangeiros, não creio que energúmenos desse calado sejam dignos de ódio mas compreensão vez que sua ignorância é tamanha que precisam buscar a violência – em diálogos e na rede com palavras, nas instituições e corporações estatais através de atos – para impor o pensamento maldito coordenado pela Vênus Platinada.
            Gostaria inclusive de agradecer ao xará a oportunidade de ler e responder tamanha imbecilidade para me motivar a escrever e tentar auxiliá-lo a, mesmo depois de “velho” como se autodenomina, começar a refletir e raciocinar independentemente do que lê em periódicos como Veja e que tais. A comprovação absoluta é a atribuição da filiação de Haddad à escola econômica de Frankfurt, vez que a escola político-sociológica do instituto tinha ojeriza às práticas soviéticas e buscavam, inclusive, atualizar e reler as teorias marxistas, e há quase 60 anos vem tendo um trabalho construtivo com o Jürgen Habermas como um de seus expoentes; aqui, mesmo o ordoliberalismo da escola de Freiburg deve ser considerado “marxismo”; afinal de contas, qualquer tentativa de limitar os ganhos dos bilionários sanguessugas é, sempre, “comunismo”, graças à apedeutia dos que “leram marcuse”.

          3. Caro Luiz Sérgio, seja muito bem bem-vindo ao Balaio. É disso que estamos precisando: um pouco de cultura em lugar de chiliques. Obrigado pela aula. Abraços, Ricardo Kotscho

  2. Acabou !

    No início era só República,depois República do café com leite,Estado Novo(ou 2ª e 3ª República), República Populista(ou 4ª República),¨Ditadura¨ Militar,Nova República e… fim!

    Novos tempos .novos ares.É só a inexorável marcha da história,não se assustem !

  3. Há uma necessidade premente de que seja feita uma reforma política no país. Esta salada de letras na qual se transformou a maioria dos partidos é de certa forma apenas para burlar as legislações e abocanhar de alguma forma os valores distribuidos das verbas para eleições e negociatas de apoios para os partidos base!
    PT, PMDB, PSDB, PDT,PP e PC do B, para lembrar os mais antigos, deveriam fazer uma autocrítica, fazer uma operação enxuga e retirar de seus quadros algumas maçãs podres. Cortar na carne mesmo!
    Uma Reforma Política poderia nos tirar deste atraso em que nos encontramos e tiraria do páreo gente oportunista que nas vésperas das eleições aparecem como vestais ou como salvadores da pátria!

  4. Uma pergunta aqui, para ser respondida por Ricardo Kostcho e outros seguidores que aqui combatem impiedosamente as delações premiadas:
    – AS ACUSAÇÕES FEITAS EM DELAÇÃO PREMIADAS NO ÂMBITO DA LAVA JATO CONTRA OS TUCANOS, DEVE SER ACATADA PELA JUSTIÇA? TEM ELAS VALOR DE PROVA, AINDA QUE NÃO RESPALDADA POR DOCUMENTOS?

    1. Calma, José Antonio, não precisa escrever em letras maiúsculas porque aqui ninguém é cego.
      No caso do tucano Aécio Neves, por exemplo, não se trata de delação.
      São provas de áudio e vídeo mostrando o senador pedindo e recebendo propina. O que mais você quer?

      1. Ricardo, vamos ser claro e objetivo: As delações que estão atingindo os Tucanos de São Paulo, mais precisamente na construção do Rodoanel, atingindo Serra, Alckmim & cia., deve ser acatada? Eu particularmente continuo achando o que valeu para os larapios do PT, também vale para os larápios do PSDB e de qualquer outro partido. Agora quero ver a opinião de voces, que aqui sempre defenderam a relativização das denuncias vindas por meio das delações.. E agora, o que é que voces vão cobrar??????
        Quanto as letras maiusculas usadas no meu comentário, ela não tem o objetivo de substituir o Braile, apenas de chamar a atenção para o assunto que esta sendo colocado, o que é muito usual em redação.

    2. Não há propriamente delações no caso do PSDB. O Paulo Preto disse que “não se abandona um homem sozinho na estrada”. Daí o Gilmar correu a libertá-lo. Então só o que resta são meros vídeos e gravações que realmente não vem ao caso. Já as delações, mesmo que contraditórias e tomadas de forma no mínimo suspeita, são provas contundentes.

    3. Vc faz uma pergunta idiota tentando uma resposta inteligente! Mas para uma pergunta idiota a resposta deve ser ao seu nível ou mais idiota ainda! NÃO! NÃO SERVE!
      Segundo a maioria dos juristas, a delação sozinha é a meretriz das provas ou seja, se o Ministério Publico oferecer uma recompensa à altura, o delator entrega até a mãe!
      Delação sem prova que corrobore o que foi delatado, sem documentos que instrumentalizem o caminho que a propina seguiu, quem pagou e quem recebeu, quanto, quando e onde? Qual foi a compensação recebida?
      Se tiver curiosidade, leia o acordão da sentença de Lula produzida pelo Pop Star Sergio Moro. Alí dá pra entender tudo o que NÃO se deve fazer com as delações!

  5. Nem o FHC confia mais no partido dele. Bolsonaro no momento é o político que está mais atualizado, por isso puxa a dianteira. Tá seguindo á risca todos os meus conselhos de visão futurista. Vivemos numa nova era econômica. A Administração ocidental deve se despertar para o desafio, conscientizar-se de suas responsabilidades e assumir a liderança em direção á transformação.
    Estabelecer um programa rigoroso de educação e auto-aperfeiçoamento para todo o pessoal.

    1. José Anisío, você está ficando cada vez mais engraçado. Tá Falando sério?
      Bolsonaro é o político mais atualizado? Que maravilha… Então imagina os outros. Muita calma nesta hora, meu caro. Cuidado com os teus conselhos.

      1. Qual é então Kotscho?
        Sei que jornalista odeia ser perguntado…mas,qual é o mais atualizado?
        Quem sabe até consigamos formular uma escolha descente em outro.
        De preferência sem dívida séria com a justiça.

      2. Estou falando sério, sim, caro Kotscho. Eleição presidencial de 2018 se aproxima, e já começa a correria da construção deste encanto de heresia que se não for bem trabalhado com base na coletividade pode-se transformar num câncer gigantesco aumentando o número de famintos e maltratados, por falta de informação, ora fechando os caminhos do pensamento livre e os desígnios da graça de Deus. E dentro desta espera de escuridão, rezar pra tudo dar certo é a única solução. Não sei por causa de quê, parte da mídia formadora de cartel, fazem grande terrorismo em forma de prejulgamento em cima dum simples candidato. Vencerá aquele candidato que melhor aproveitar a força das redes sociais. Disto ninguém tem dúvida.

  6. Sr. Kotscho, vi um quiz bem interessante e peço licença para testar no seu espaço.
    QUIZ,
    Teve pouco sucesso na escola e um rendimento considerado medíocre. Fazia trabalhos manuais.Viveu ocioso por 02 anos. Aderiu ao Partido Operário e foi fundador do Partido dos Trabalhadores. Foi preso por agitação e conspiração contra o governo. Ficou preso por pouco tempo. Depois de tentativas fracassadas de chegar ao poder decidiu que o movimento precisava se organizar mais e por meios legais. Passou a receber doações de campanha de empresários (industriais) que colocaram o Partido em bases sólidas. Utilizou-se da demagogia, fazendo apelo emocional para a classe média e os desempregados, baseado na sua fé de que o País acordaria de seus sofrimentos e assumiria sua grandeza. Orador magnetizante, usou fartamente do artifício de sedução em massa, com habilidade de um ator, recebendo grande apoio popular. Nestas condições ele e o Partido chegaram ao poder com votação expressiva.
    QUEM É ?

  7. PSDB:Sem voto êste partido só consegue eleger alguem para sindico,mesmo assim se for com perixada,a coisa está preta para estes neoliberais de tigela.

  8. A criatura imita o criador. O PSDB originalmente era uma dissidência dos peemedebistas que não aceitavam as práticas de Orestes Quércia a frente do partido. Criaram uma nova legenda para não se contaminarem com o fisiologismo quercista que deu origem ao PMDB atual de Temer. Padilha et caterva. Passadas três décadas, o PSDB é tão ou mais fisiológico que o PMDB. Quércia está vingado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *