Nem Copa, nem eleição: brasileiro tirou o time, não quer saber de nada

Nem Copa, nem eleição: brasileiro tirou o time, não quer saber de nada

De quatro em quatro anos, assim como a candidatura de Marina Silva, temos Copa do Mundo e eleições presidenciais no Brasil.

Em outros tempos, nesta mesma época, ruas e casas já estavam enfeitadas de verde amarelo, via-se bandeirinhas nos carros com adesivos de seus candidatos, não há nenhum sinal de vida  de campanha eleitoral nem de seleção brasileira.

Desta vez, a apenas um mês da Copa da Rússia e a 150 dias das eleições, nada parece capaz de despertar o interesse e tirar o brasileiro da pasmaceira geral que se instalou no país.

Parece que está tudo mundo afundado no sofá, só esperando para ver o que acontece, sem se mexer.

Basta dar um giro pelas redes sociais para ver que até o Fla-Flu político está sumindo de cena e ninguém está interessado em discutir o time de Tite.

Não sei se isso se deve à mudança dos tais algoritmos do Facebook, mas o fato é que os espaços agora são ocupados predominantemente por bobagens variadas, fotos de viagens e de comidas, efemérides familiares, lembranças de outros tempos e coisas do gênero.

O mesmo reparei nesta quinta-feira nos principais portais jornalísticos, que se equivalem na chatice e na mesmice das especulações sobre alianças eleitorais entre figuras inexpressivas e no predomínio do noticiário policial.

Cada um com sua manchete, como a indicar que não há mais temas capazes de despertar a atenção geral.

Nada acontece de novo no Congresso Nacional, o governo é incapaz de produzir qualquer fato relevante, até o STF parece que se recolheu depois de dominar o cenário nas últimas semanas.

Sobram as rivalidades do futebol, curiosidades e bizarrices, atividades de sub-celebridades, os últimos ataques do Trump enlouquecido no Twitter, ameaçando botar fogo no mundo.

Não está fácil, como vocês podem reparar, a vida de colunistas, blogueiros e quetais que se dedicam a comentar o que acontece.

Como não está acontecendo nada, e jornalismo vive de novidade, nem mereceram destaque três fatos da terça-feira que em outros tempos virariam escândalos em capas de jornal:

  • Sem mais nem menos, o procurador geral do Estado de São Paulo, Gianpaolo Smanio, nomeado pelo tucano Geraldo Alckmin, tirou das mãos do promotor e sentou em cima do processo que investiga Geraldo Alckmin por improbidade administrativa no caso das propinas delatadas por executivos da Odebrecht. Até que o procurador defina o destino da apuração, o caso ficará parado, ou seja, provavelmente só voltará ao noticiário após as eleições.
  • Acusado de desviar verbas da merenda escolar, o tucano Fernando Capaz, ex-presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo, foi denunciado pelo Tribunal de Justiça num caso que se arrasta desde 2016. Capez nega tudo.
  • Em Mongaguá, no litoral paulista, o prefeito tucano Artur Parada Prócida foi preso em flagrante pela Polícia Federal na casa dele, onde guardava R$ 5, 3 milhões, uma montanha de dinheiro vivo. A “Operação Prato Feito” da PF investiga desvio de dinheiro da merenda em várias prefeituras paulistas nos últimos anos. Prócida garante que vai explicar a origem da dinheirama.

Como estes três casos envolvem tucanos em apuros, é preciso procurar com lupa para descobrir onde estão publicados.

Curiosa é essa predileção dos tucanos por verbas da merenda escolar, não é não?

Agora que os principais alvos da Lava Jato já estão presos em Curitiba, tudo voltou à “normalidade”. Ninguém se espanta com mais nada.

Nada mais é capaz de indignar nossa brava imprensa nem os internautas moralistas que agora se dedicam a publicar abobrinhas.

E vida que segue.

 

27 thoughts on “Nem Copa, nem eleição: brasileiro tirou o time, não quer saber de nada

  1. Por muito tempo a mídia ostentou um enfoque natural de ser mero instrumento de formador de opinião, só que hoje os valores mudaram e este instrumento da comunicação universal precisa ser mais criativo pra poder acompanhar a evolução do mundo em todos os aspectos da vida política e social. Mas o mistério do Mal é de todo o mais profundo. Deus criou a alma humana, fez à Sua própria Imagem e Lhe apresentou o terrível dilema: centrar-se sobre si própria, ou centrar-se Nele, sem o Qual não poderia subsistir de todo. É muito importante saber que Deus não dorme e o seu mistério de renovação renova-se diariamente em mim, como sucede a cada homem nascido de mulher. Com estas palavras, também, aproveito a oportunidade para fazer uma homenagem ao Dia das Mães. (Domingo próximo). Maria via no sofrimento do filho o peso da Cruz que cada um passa e iria passar o futuro da humanidade. Aquele peso do filho querido ela sentia-nos próprios ombros. De quem escreve um texto como este escrito pelo caro jornalista e editor, Kotscho, como todos que aqui escrevem nada menos que se possa esperar é a simples sinceridade de espírito.

    1. “Circuladô de fulô
      Ao deus ao demo dará
      Que Deus te guie porque eu não posso guiá…”
      (dos versos de Haroldo de Campos musicados por Caetano Veloso)

  2. A unica novidade diária, é abrir os jornais ou telejornais para ver a quem a policia federal está correndo atras hoje. A lava jato ja está no numero 51

    1. Não demora e eles te alcançam e a todos os teus pares puros “cidadãos de bem”.
      Foi assim na ditadura de outrora e é igual nessa de agora.

      …Acorda, amor
      Eu tive um pesadelo agora
      Sonhei que tinha gente lá fora
      Batendo no portão, que aflição
      Era a dura, numa muito escura viatura
      Minha nossa santa criatura
      Chame, chame, chame lá
      Chame, chame o ladrão, chame o ladrão

      Acorda, amor
      Não é mais pesadelo nada
      Tem gente já no vão de escada
      Fazendo confusão, que aflição
      São os homens
      E eu aqui parado de pijama
      Eu não gosto de passar vexame
      Chame, chame, chame
      Chame o ladrão, chame o ladrão

      Se eu demorar uns meses
      Convém, às vezes, você sofrer
      Mas depois de um ano eu não vindo
      Ponha a roupa de domingo
      E pode me esquecer

      Acorda, amor
      Que o bicho é brabo e não sossega
      Se você corre, o bicho pega
      Se fica não sei não
      Atenção!

      Não demora
      Dia desses chega a sua hora
      Não discuta à toa, não reclame
      Clame, chame lá, chame, chame
      Chame o ladrão, chame o ladrão, chame o ladrão
      (Não esqueça a escova, o sabonete e o violão)

      1. Sr. Enio.. não lhe dei e não lhe dou a liberdade de dirigir a mim com estes termos pejorativos. Já disse aqui inumeras vezes que não tenho bandido de estimação e nem sou devoto de politico ladrão, condenado e preso, que ao invés de assumir suas culpas, atribui a quem o condenou o crime. Tenha certeza senhor, que nunca estarei ao alcance da policia conforme voce preconiza, muito menos tenho “amigos” nesta circunstancia.
        Voce adora a democracia e o livre direito de expressão, mas detesta o contraditório.
        Aliás morei em São Paulo nos tempos da ditadura, andava pelas ruas até altas horas da noite vindo da faculdade e nunca tive problemas com a policia. Sabe porque? simplesmente porque nada devo. Agora quem se uniu a bandos de anarquistas, querendo implantar aqui um regime socialista e ditatorial , realmente levou chumbo. Se voce analisar corretamente, muito daqueles que apanharam lá atras, são os mesmos que voltaram a delinquir quando conseguiram chegar ao poder e hoje que não está corrido, ja está preso. Resumindo: é o seu bando… PASSAR BEM

          1. Deixe o Zé Antonio pra lá. Ele é daquele tipo que entram em blogs em troca de uma marmitex. É um coitado.

  3. Mas você queria o que Mestre Kotsho? Uma Seleção de estrangeiros que ninguém sabe que é o lateral, a quarta zaga ninguém viu jogar, as únicas estrelas são Tite e Neymar que está mais sumido que nota de 100.
    Quanto aos jornalões, não tem mesmo matéria. Lula está preso e querem agora que a população o esqueça. E os outros escândalos, ah os outros escândalos”não veem ao caso”!!

  4. As eleições desse ano, se houverem eleições, só tem sentido para os partidos e os políticos e todos que de alguma forma tem relação com a realização delas. Esse clima de desânimo em que vive o povo brasileiro já reflete um elevado grau de consciência sobre isso. Afinal, quem é informado sobre a situação das contas públicas brasileiras bem como a situação de precarização do povo em geral, não alimenta nenhuma ilusão sobre o futuro sombrio que paira sobre este país. Isso tem ficado cada vez mais claro no noticiário e nos acontecimentos do cotidiano.

  5. A questão, Ricardo Kotscho, não é falta de assuntos, mas sim de interesse dos veículos de mídia em noticiá-los, como fica claro em sus artigo, quando você enumera três grandes notícias escandalosas do mundo político, envolvendo tucanos que desviaram milhões em recursos públicos destinados à merenda escolar e serviços públicos, no estado paulista.

    Quanto à falta de interesse pela disputa político-eleitoral, tenha em mente que as redes sociais americanas, no início deste anos, segundo ordens das agências e departamentos de espionagem e investigação dos EEUU mudaram seus algoritmos, de modo a despolitizar e alienar os usuários. No Brasil, o TSE e a PF foram cooptados para por isso em prática, reprimindo os veículos , blogs e pessoas não alinhadas coim atrama golpista, que via na internet e nessas redes sociais a última trincheira de resistência.

    Kotscho, você é jornalista experimentado e deve conhecer as técnicas da guerra híbrida, usadas no gole em curso no Brasil. A alienação e despolitização das massas, transformando-as em zumbis, analfabetos políticos ou boçais nazifascistóides, fazem parte das táticas e estratégias de dominação.

    Por fim, o desinteresse pela Copa do Mundo é mais do que justificado/justificável; considero até mesmo necessário, pois os esportes, em especial o futebol, que atrai massas, sempre foram usados para alienar, manipular e despolitizar a população. Os ditadores, desde Mussolini e Hitler, até os vira-latas da América Latina, Oriente Médio e África se valeram e se valem dos esportes para, alienar, despolitizar, reprimir e oprimir as populações. Eu mesmo faço questão de NÃO LER, NÃO ASSISTIR, NÃO OUVIR NEM COMENTAR ABSOLUTAMENTE NADA SOBRE FUTEBOL, COPA DO MUNDO OU QUALQUER ESPORTE QUE RENDA DIVIDENDOS À MÍDIA GOLPISTA E SEUS CONTROLADORES, QUE SÃ O A BANCA FINANCEIRA E O ALTO COMANDO INTERNACIONAL DO GOLPE.

  6. Caro Kotscho, enquanto nos prostramos deitados eternamente em berço esplêndido com a boca escancarada e vazia de dentes esperando a morte chegar, nossos “hermanos” argentinos assim reagem contra políticos de direita praticantes do neoliberalismo:
    “Es para vós, es para vós, Mauricio Macri la puta que te parió”
    — Não deixem de ver o vídeo —>

    1. Bem diferente do q vemos no Brasil. Aqui é só um grupo de sindicalistas e sem terra “lutando” (pausa para rir) pela liberdade do lula, já pararam de gritar “fora temer”.
      Da outra parte, um mês atrás, vimos fogos de artifícios, gritos, comemorações, vi conhecidos entrando em bar e oferecendo cerveja a todos…
      Mas como vejo sempre em seus comentários, a maioria é burra, alienados pelo PIG e os sindicalistas e sem terras q são os verdadeiros sabedor e defensores do grande ex-presidente q nunca roubou, nunca deixou roubar e não sabia de nada, caso contrário teria impedido o PT/PMDB/PP de desviar milhões da Petrobrás.

  7. Já que foi mencionado o atual procurador geral do estado de SP, não custa mencionar o ex-procurador geral do estado de SP, em artigo na revista Cult, a respeito do monumental equívoco do lulo-petismo em optar pela submissão e rendição ao alardeado golpismo judicial e parlamentar em franco andamento no país. Senão vejamos: “Lula tinha três opções quando sua prisão foi decretada. Entregar-se, resistir, exilar-se. Sabe-se que seu entorno se dividiu entre elas. O núcleo jurídico defendia a primeira. O núcleo político uma das outras duas. A primeira, ao fim e ao cabo, era a opção pela institucionalidade, pela defesa meramente judicial. As duas últimas escolhas significariam atos políticos de enfrentamento do golpe. Eram as corretas. Mais do que dizer golpe, era necessário agir como se age diante de um golpe, o que significa, antes de mais nada, não entregar seu corpo aos golpistas. Lula é mantido isolado e não pode haver dúvida razoável neste momento de que seus carcereiros estão empenhados em sua destruição psíquica e em mantê-lo preso pelo resto de seus dias. A escolha, assim, foi jurídica. Havia a expectativa de julgamento, na semana seguinte, da Ação Direta de Constitucionalidade que poderia declarar que a prisão sem trânsito em julgado violava a presunção de inocência estabelecida pela Constituição. Isto teve forte peso na decisão de Lula de submeter-se passivamente ao decreto de prisão de Moro.
    Apostar temerariamente no voto da melíflua, sibilina e sinuosa Rosa Weber era um erro. Imaginar que a presidenta do STF, comprometida com o golpe até o pescoço, permitisse fosse deliberada a ADC, outro erro. Ambos consequência da mãe de todos os erros: supor que um golpe se derrota com um recurso ao Judiciário”. Agora, a paisagem está a demonstrar que não só Inês já estaria morta, como também quaisquer outros sinais tradicionais de ânimo no país.

      1. É Márcio Sotelo Felippe, advogado e foi procurador-geral do Estado de São Paulo. É mestre em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela USP.

          1. De nada, Estimado Kotscho. Grato a você pela atenção! Em aditamento: Márcio Sotelo Felippe comandou a procuradoria-geral paulista de 1995/2000. Foi membro da Comissão da Verdade da OAB/Nacional.

  8. o golpe mestre foi perfeito era para acabar com a auto estima ai junta midia golpista stf compativel com o golpe e pronto td culpa do pt,,melhor desculpa nao ha para a classe media aceitar a situaçao,onde sera que anda o mpl ,lembra eles começaram td,,

  9. prefeito Artur Parada Prócida (PSDB), de Mongaguá, no litoral de São Paulo, foi preso em flagrante pela Polícia Federal nesta quarta-feira (9) com mais de R$ 4,6 milhões e U$ 217 mil guardados em casa
    https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/prefeito-de-sp-e-preso-em-flagrante-durante-operacao-da-pf-com-r-46-mi-e-mais-de-u-200-mil.ghtml
    —————————————————
    Fernando Capez é denunciado por máfia da merenda em SP
    Ex-presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual é acusado corrupção passiva e lavagem de dinheiro em esquema de desvios
    https://veja.abril.com.br/brasil/fernando-capez-e-denunciado-por-mafia-da-merenda-em-sp/
    ————————————————
    Procuradoria Eleitoral devolve inquérito de Alckmin à 1ª instância
    O envio ocorreu a pedido do subprocurador-geral da República, Luciano Mariz Maia, que vê “crime eleitoral” no caso do ex-governador de SP
    https://www.metropoles.com/brasil/justica/procuradoria-devolve-inquerito-de-alckmin-a-1a-instancia
    ————————————————————–
    Sem dificuldade alguma, encontrei as notícias no q vc´s denominam PIG, inclusive citando o partido de cada bandido. Coloquei os link´s para facilitar, já q vc não encontrou nada sobre eles no PIG.
    A Justiça Eleitoral devolveu o processo do Alckmin para a 1ª Instância.
    Desejo a prisão de todos os corruptos, independente do partido, deve ser muito ruim torcer para tucano ser preso e petista não, assim como torcer para petista ser preso e tucano não.

      1. Prefiro acreditar q ñ seja assim, pois infelizmente, qdo um crime ñ é mais noticiado pela imprensa, o brasileiro esquece.
        Li agora uma entrevista do Gilmar Mendes para a Bloomberg (está na Exame tbm) dizendo q Lula não sai da cadeia ao menos antes do fim do mandato da Carmen Lucia na presidência do STF e que ele é inelegível. Espero que venha uma bomba para cima do Alckmin tbm e assim não tenhamos candidatos do trio PSDB/MDB/PT e que o brasileiro troque este legislativo asqueroso de hj.

  10. O ano está estranho, ninguém anda animado com a copa e muito menos com as eleições, todos querendo viver suas vidas porque já perceberam que o Fla x Flu não está levando a lugar nenhum, as contas continuam chegando, o estudo e a vida não para.
    A seleção vai para copa sem aquela torcida pelo hexa, os candidatos na eleição vão fazer populismo, é aquele que conseguir ser mais demagogo vai ganhar e assim o Brasil caminha para o futuro cada vez mais incerto.

  11. Quem irá substituir o Daniel Alves na lateral direita da seleção na copa? Fagner, Rafinha, Danilo ou Militão?
    Outros craques buscam a vaga, a saber: Temer, Jucá, Padilha, Moreira, Geddel dentre outros! Façam suas apostas….. quem assumirá a vaga (vale o Romário tb.);
    Vida que segue!

  12. Da mesma forma que tudo será permitido para manter a candidatura de Alckmin incólume e completamente blindada, de sorte a garantir-lhe o lugar na corrida eleitoral, também tudo será permitido para impedir a candidatura de Lula de entrar na corrida eleitoral. O erro do lulo-petismo foi imaginar que a prisão de Lula seria um fato de vigência temporária, juridicamente superável em tempo hábil, além de útil ao PT, eleitoralmente. Um otimismo típico de quem olha, mas não vê, a realidade. Há quem diga que “todo otimista está mal informado”. Parece ser o caso dos conselheiros do ex-presidente que esqueceram do próprio discurso que sempre fizeram. Ora, se se tratava desde o início de um golpe, porque o golpismo deixaria de continuar em andamento, e prosseguir no seu curso dirigido, até ver cumprido o seu objetivo central? Qual objetivo?Ora, o de eliminar o lulo-petismo do jogo, sem dar-lhe chance de qualquer virada!

  13. Olhando bem o time brasileiro (não se pode chamar ‘isso’ de seleção) e comparando com o rol de todas as seleções desde 1950, nenhum dos ‘craques’ de Tite seria titular, nem reserva, de seleção brasileira digna do nome. O time do Tite, melhor denominá-lo assim, talvez tenha alguma semelhança com a seleção de 1994 (embora Neymar não seja nem aqui, nem na China, melhor do que Romário) e com a seleção de 2002 (ainda que Neymar não possa calçar a chuteira de Ronaldo). Talvez, o nível de ‘mediocridade’ do time esteja mais para aquela turma de Lazarone, que levou um sacode de Maradona e Canigia em 1990. Em 1994 e 2002 ganhamos pelas tabelas, meio que capengando. De resto, como diz Kotscho, ninguém espera mais nada e apenas se reza para não tomarmos no lombo nenhuma chocolatada de 7 a 1: o mais humilhante episódio de uma seleção nacional de toda a história. O maior vexame mundial de uma seleção de futebol em todos os tempos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *