Tucanos em apuros: Suíça assombra Serra e Nordeste ignora Alckmin

Tucanos em apuros: Suíça assombra Serra e Nordeste ignora Alckmin

Em reunião com aliados no diretório do PSDB em Teresina, no Piauí, um homem pediu a Geraldo Alckmin “a receita de tucano para não ser preso”.

“Não sei se entendi bem a pergunta”, desconversou o presidenciável tucano, e acrescentou: “A rigor, a Justiça não tem cor. É para todos”.

No aeroporto de São Luís, havia apenas 20 políticos maranhenses para recepcioná-lo. Poucos jornalistas apareceram.

Num encontro com universitários, em que citou muitos números e estatísticas, o empresário Mauro Fecury, amigo de José Sarney, que organizou o evento, achou graça do que ouviu do presidenciável:

“Muito bom, ele é professor. Professor de cursinho. Só falta dançar mais no palco…”.

No dia seguinte, no centro de convenções, em que a maior parte da claque veio do interior do estado em troca de almoço grátis, a platéia se esvaziou antes do candidato falar, e Alckmin se despediu contando uma piada sem graça.

Assim terminou a fracassada incursão do tucano pelo Nordeste neste final de semana, a primeira da sua nova campanha presidencial, segundo o relato de Thais Bilenky, na Folha.

Não era para menos: Geraldo Alckmin tem na região apenas 3% de intenções de voto no último Datafolha, na mesma pesquisa em que Lula aparece com 50%.

Tanto insistiram para o candidato viajar que ele resolveu se arriscar logo em território hostil, de onde não deve ter voltado com boas lembranças.

O calvário dos tucanos em apuros foi completado nesta segunda-feira com a revelação de que “Suíça vê série de depósitos a operador na gestão Serra”, estampada na manchete do mesmo jornal.

Nomeado por Geraldo Alckmin e promovido por José Serra a diretor de engenharia da Dersa em maio de 2007, o operador Paulo Vieira de Souza, mais conhecido como Paulo Preto, abriu logo em seguida quatro contas na Suíça até 2009, que somavam US$ 34,4 milhões.

As defesas do operador e do ex-governador, que negam as acusações, simplesmente não quiseram comentar as informações do Ministério Público suíço enviadas ao Brasil.

Segundo delatores, o total de propina repassado a Paulo Preto teria chegado a R$ 173 milhões durante o governo de José Serra.

A primeira vez em que se revelou a existência do operador Paulo Vieira de Souza foi em 2010, durante o último debate da campanha presidencial, quando Dilma Rousseff perguntou a José Serra sobre as atividades do correligionário.

Como Alckmin fez em Teresina, na ocasião Serra desconversou, fez que não sabia de nada, insinuou que não tinha ideia de quem se tratava, e por muito tempo não se tocou mais no assunto.

Paulo Preto, que só seria preso no último dia 6 de abril, voltaria ao noticiário recentemente, com as delações das grandes empreiteiras, mas durante as investigações Serra nunca foi sequer chamado pelas autoridades brasileiras para dar esclarecimentos sobre as denúncias feitas pelo Ministério Público da Suíça.

A parte que toca a Alckmin foi remetida pelo Superior Tribunal de Justiça para a Justiça Eleitoral de São Paulo, bem longe da Lava Jato.

Em Teresina, um tucano curioso continua esperando a receita para este mistério da impunidade.

Eles podem ficar em apuros, mas sempre escapam, pelo menos enquanto Paulo Preto não abrir o bico.

Vida que segue.

 

35 thoughts on “Tucanos em apuros: Suíça assombra Serra e Nordeste ignora Alckmin

  1. Engraçado que neste blog eu não li nenhum post criticando Lula, Gleise e seu marido por terem recebido mais de 49 milhões de dólares em propinas pelas empreiteiras contratadas nos governos de Lula e Dilma

    1. Mario Cezar, não tem nada de engraçado.
      Denúncias contra o PT não são mais novidade.
      O fato novo é que agora as denúncias atingem também outros partidos, embora a impunidade dos tucanos resista bravamente. Nenhum foi preso até hoje, nem sequer interrogado.

    2. Olha houve uma doaçao com recibo e a propina foi determinada pela justiça e para Alckmin a justiça ouviu ele em sigilo mas a Oderbrech6t disse que seu cunhado foi quem levou o ´´caixa dois´´

  2. Parece que se vai juntando, em torno da “candidatura judicial”, o apoio da mídia para ungir, na undécima hora, o ébano platinado como garante do status quo. O ex-ministro do STF submergiu e aguarda os acontecimentos.

  3. Caro Ricardo Kotscho, a vida dos golpistas (PSDB/DEM/MDB/PSB/ETC…) não vai ser moleza nos palanques pelo Brasil afora. A Direita Golpista e Oportunista, esta colhendo na sua plenitude, o castigo por ter apoiado um Golpe Parlamentar que praticamente destruiu tudo que foi feito de positivo pelos Governos Progressistas de Lula e Dilma. E não adianta querer se transvestir de Esquerda Progressista, como é o caso do “Cearense Sonso”, o Ciro Gomes, que costumo definir como o “Irmão Siamês” dos Jereissati. Visitei Fortaleza no último final de ano e a realidade local sobre Ciro Gomes é bem diferente da que o mesmo quer vender como imagem.

  4. Grande Ricardo Kotscho,
    Tenho a honra de “conhecer” Você (isto é, seu trabalho, sua dignidade profissional) desde os tempos da (mal)ditadura, e posso testemunhar a honradez e a ética com que sempre lidou com os fatos, o contexto e a história. Tucídides, a propósito, em sua fantástica obra sobre a guerra do Peloponeso, não só registra para a posteridade como ensina como lidar com rigor com fatos a serem conhecidos pelos que não são contemporâneos, alertando para ser fidedigno com eles (os fatos) mas ao mesmo tempo mostrar qual o seu lado na história.
    Pois hoje tanto leitores como pretensos “narradores” querem mostrar uma (sic) “imparcialidade” — ou, melhor, “neutralidade” — hipócrita, quando seu trabalho, igual à sua mente rasa, não tem qualquer profundidade, limitando-se a requentar a versão oficiosa dos gabinetes embolorados de um poder carcomido pelo anacronismo medieval, em pleno século XXI…
    (Gostaria, aliás, de estar exagerando, no caso do “Triplex Porcina” — igual a genial personagem de Dias Gomes, aquela que foi sem nunca ter sido –, mas quando vemos o Guilherme Boulos desmentir meses depois esses vergonhosos profissionais de hoje, sem que algum deles tivesse tido a curiosidade de adentrar ao prédio decantado para flagrar, constatar, as tais “provas” que nunca existiram.)
    Ainda que indignado, só tenho a lhe agradecer e aos profissionais que, como Você (Mino Carta, Fernando Morais, Paulo Henrique Amorim, Jânio de Freitas, Carlos Dornelles, Luiz Carlos Azenha), dignificam nossa cidadania e arejam a nossa dignidade humana. E faço isto depois de ver a “estranheza” do (sic) “missivista” acima, típico serviçal do(a)s golpistas canhestro(a)s, incapazes de propor um debate claro, pois só sabem agir de tocaia, como matilha, jamais expondo-se ou seus pensamentos, até porque ele(a)a simplesmente nada têm…
    Grande abraço!

  5. O Picolé deveria saber que ao sol do nordeste, derrete, como tucano sem procurador na Suíça, entra em fria.
    Mas muita hora nessa calma, Mestre, não esqueça que por ora estamos sob ‘justiça seletiva’: Para os inimigos, o ‘domínio do fato’, para os amigos, ‘o contra-domínio do fato não vir ao caso’, caso venha.
    Porém, sempre há um porém ou uma pedra no meio do caminho, no caso, não apenas um ‘Lula preso’, mas também milhões de ‘Lulas Livres’ a pavimentarem um novo caminho, onde haverá justiça de fato para todos e o não vem ao caso, para ninguém, caso.
    O ‘lúdico’ nisso tudo é que, como o percebido mindinho de Neymar, sem nada perceberem e se tocarem, forçaram Lula a concentrar-se antes da competição maior, pela primeira vez.
    A semana passada tiveram que liberar as visitas dos chegados políticos, essa semana médico particular e esteira para exercitar o corpo…
    Quando setembro vier, nada faltará e quando outubro passar e janeiro chegar, eles passarão, nós passarinhos e ‘Lula’ eleito presidente, de direito ou de fato à “moda Putin”, como li por aí.

  6. Caro Kotscho, quem mandou o PSDB escolher um marqueteiro com um nome desse ??? Trata-se do publicitário Lula Guimarães que já começa jogando contra. Escolher o estado do Maranhão (governado por um comunista) para a primeira visita de Geraldo Alckmin ao nordeste é muita estupidez e trairagem !!! Deveria ter começado por cidades onde chegaram as águas da transposição do São Francisco tais como Monteiro no antigo sertão do Cariri, lugar tão quente que o povo lá assa peixe no freezer já que na geladeira queima. Ou então João Pessoa-PB indo comer farelo na casa do leitor Gilvan Costa (o único eleitor de Alckmin no nordeste) pra daí sim deslanchar a campanha.
    Deveria voltar o Luiz Gonzalez (marido da Eliane Cantanhede), esse sabe ganhar eleições nacionais.

    1. Situação melhor está do PT…
      Líder maior, condenado, preso por corrupção e réu noutras várias ações;
      Atual presidente do Partido, a Gleisi, está enrolada a té o pescoço na Lava Jato, e prestes a ter sentença no STF, e ainda leva um pito do Ciro, que declarou “ter pena” da infeliz;
      O Governador Pimente/PT, do principal Estado governado pelo PT, enrolado em denúncias e delações até o topete, mas estava sustentado pelos “golpistas do PMDB”, que agora se rebelaram porque a Dilma foi mandada pra lá para compor chapa majoritária… E o Pimentel implora ao PMDB que não o abandonem…
      Não sei onde está a moral dos “petistas comedores de mortadela com farelo”, aliados de Renan Calheiros e tantos outros “golpistas” para apontar dedo para terceiros…

      1. Calma Gilvan, minhas sugestões tiveram boas intenções e foram no sentido de ajudar o teu candidato a decolar.
        Quanto ao teu corolário de notícias, todo mundo já sabe, a Globo já deu.

        1. Já ia passando batido, a Globo deu e a Veja também deu !!!
          Tem muito encosto aqui que não acredita em Deus mas acredita na Veja, mesmo sabendo que o bicheiro Carlinhos Cachoeira, pauteiro da putrefata revista, voltou pra cadeia.

      2. Farelo, o nanico Ciro Gomes está em ultimo lugar nas pesquisas e não tem estatura moral pra dar “pito” na presidente do Partido dos Trabalhadores. Voce deve ser ainda mais parvo do que parece, pois julga que um homem, apenas por ser homem, pode dar pitos numa mulher, só por ser mulher. Melhor mudar a dieta: menos farelo e mais alfafa. Abração, Gilvanildo. Boa noite, Balaierios.

        1. Victor Hugo, Ciro Gomes não é nanico e não está em último lugar nas pesquisas. Nas pesquisas sem Lula, é o candidato da esquerda melhor colocado.
          Antes de detonar os outros, é preciso tomar mais cuidado com o que escreve. E o que o teu comentário tem a ver com o meu post?

  7. Enquanto isso, um político da esquerda, advogado, ex-ministro duas vezes, sindicalista aí do ABC, São Bernardo, candidato natural de seu partido á presidência, continua insistindo na mídia, à candidatura do Ex-Luiz como o propósito de reforçar o legislativo do Congresso Nacional, ao maior número de dep. e senadores eleitos de seu Partido; pois, talvez ele mesmo ainda não sabe que a lei da ficha limpa esteja em vigência no país, cabendo ao TSE a competência de fazê-la cumprir de forma emergencial, indiferente de recursos, não deixando condenado nenhum de 2ª instância se candidatar. Pro outro lado, lá de Londres, se arrependimento matasse, a estocadora de ventos não teria aprovado, nem assinado, a tal lei da delação premiada. Feitiço virando contra feiticeiro, hoje na cadeia. Dentre outras besteiras que fizeram… Aí vem Bertrand Russel e diz: “O problema do mundo é que tolos e fanáticos estão cheios de convicção, enquanto os sábios estão sempre cheios de dúvidas”. O romantista francês, Victor Hugo, acaba de dar mais uma reviravolta no esqueleto, lá de dentro da sepultura, que é o seu lugar favorito. Mesmo drama do Tancredão.

  8. Se depois do massacre o povo ainda prefere Lula, e porque alguma coisa não está certa, ou a justiça errou, ou seus algozes golpistas são pior que ele.

  9. AMIGO KOTSCHO MEUS PARABENS SEMPRE FOSTE UM JORNALISTA SERIO E HONESTO UMA OERGUNTA NÃO QUER CALAR PORQUE O SERGIO MORO NÃO QUER OUVIR TACLA DURAN EX ADVOGADO DA OLDBRECT SERÁ QUE CAIRIA A CASA E OS PROCESSOS CONTRA LULA SERIAM ANULADOS SEM MAIS UM ABRAÇO*

    1. O adorador do Moro aqui pode esclarecer aos adoradores do Lula (Cosser e Kotscho).
      O advogado Tacla Duran era doleiro. Foi colocado dentro da Odebrecht pelas mãos de Fernando Migliaccio, aquele que se gabava de ter lavado 35 milhões de dólares em 1 dia.
      O advogado doleiro recebia milhões de dólares em offshores no exterior, inclusive no Meinl Bank, conforme VASTA documentação comprobatória e disponibilizava reais no Brasil. Todo o dinheiro era entregue a Álvaro Novis, da Hoya Corretora, que era o operador financeiro do esquema de corrupção do Sérgio Cabral.
      Não adianta escrever e lhes esfregar a verdade na cara. É mais fácil crer nas falácias de um mentiroso profissional mas isso vocês já estão acostumados há anos.

    2. Duran é acusado de cometer 104 crimes de lavagem de dinheiro e organização criminosa, com desvios de bilhões de reais. Inventou essa estorinha pra boi e Petistas dormirem quando sua proposta de delação premiada foi recusada. Tudo o que ele contaria já era de conhecimento do MPF.
      Onde estão as trocas de mensagens com o advogado amigo do Moro? Por favor, isso é patético.

      1. “Duran é acusado de cometer 104 crimes de lavagem de dinheiro e organização criminosa, com desvios de bilhões de reais”. //// Marcio, pra cometer mais de cem crimes, qualquer corrupto precisaria da conivência de autoridades, um juiz de primeira instância, pelo menos. Patética é a intimidade entre Sergio Moro e Aécio Neves na entrega do Premio “Homem do Ano” ao golpista Michel Temer !

    3. Para rejeitar Duran, Moro diz que “é um “foragido” e que sua palavra não merece crédito pois responde a ação penal por lavagem de dinheiro, entre outras justificativas. Os procuradores vão na mesma linha.
      Porém Tacla Durán é perfeitamente considerado e ouvido, através do Ministério Público Espanhol, para assistência internacional na qualidade de testemunha, pelos Ministérios Públicos da Argentina, Equador, Peru, México, Andorra e Antígua.
      Tacla Duran, diz possuir e apresenta documentações sobre manipulações em informações de sistemas da Odebrecht, utilizados para acusar Lula, mas tem seu depoimento rejeitado, desde o estouro do caso Zucolotto: “amigo pessoal de Moro e ex-sócio da esposa do juiz, acusado de ter cobrado propina para ajudar Duran a fechar um acordo de delação premiada com os procuradores de Curitiba”, segundo Tacla Durán, que apresenta registros relativos a diálogos das tais tratativas para fechar o acordo, registros esses que, sabe-se lá por que, não vem ao caso.

  10. Se depender de nois aquí do Nordeste esse picolé de chuchu não ganha eleição nem para apanhar coco de cachorro em praça pública vati reto satanás ops digo Geraldo Alckmin nos aqui do Norte e Nordeste já estamos com o terço e Bíblia na não pra exorcizar esses demônios tipo Geraldo Alckmin. Jair Bolsonaro que eles fiquem por ai mesmos na parte de Baixo do Brasil afinal quem gosta de picolé de chuchu e paulista e quem gosta do Nazifascistas e sulistas

  11. ”Denúncias contra o PT não são mais novidade.”
    É verdade Sr.Kotscho. É isso mesmo. A questão é que, como disse o saudoso ministro Teori Zavascki*, no que tange ao PT, a cada pena que se puxa vem o galinheiro inteiro. E agora ,estamos ansiosos para que o tal Paulo Preto ,de fato, caguete geral seus asseclas do PSDB, principalmente naquela obra já conhecida como ”rouboanel”. A Suíça entregou tudo com a precisão de um cronômetro.
    * Esse nome eu consegui grafar com a consonantaiada toda.

  12. A última dos bastidores do MDB é que Requião seria apoiado por Renan contra Temer na convenção do partido. A ideia alagoana seria lançar Requião como cabeça de chapa pelo MDB. Renan conta com um vice do PT – originário do nordeste -indicado por Lula, considerando que Lula já deu pistas de que vê o ex-governador paranaense como um ótimo nome para bater chapa contra o ex-capitão, contra Ciro Gomes e contra todos os demais adversários da praça. Não deixa de ser uma jogada típica de Renan, sempre disposto a embaraçar o caminho de seus adversários. Sem falar que a dupla Requião/PT-NE juntaria os partidos com mais tempo de TV e maiores orçamentos eleitorais. Quando se pensa que já se viu tudo, uma nova cartola aparece com um ornitorrinco dentro.

  13. Caro Ricardo Kotocho, por falar de tucanos, vc tem ideia de quando o tucano Eduardo Azeredo, será preso? Se é que a justiça é para todos. Desculpa minha ingenuidade.

  14. STJ manteve, hoje, o “Paul Black” na prisão. Acho que agora a alcaguetagem premiada pode estar mais perto de alcançar o tucanato graúdo. A conferir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *