Tucano condenado a 20 anos, depois de 20 anos, continuará solto

Tucano condenado a 20 anos, depois de 20 anos, continuará solto

Dizem que a lei é igual para todos, mas não é bem assim. Depende do réu.

Se o réu for um tucano, como o ex-governador mineiro Eduardo Azeredo, condenado a 20 anos e um mês de prisão por um crime cometido há 20 anos, pena confirmada nesta terça-feira pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais, ainda não se sabe se, e quando, ele será preso.

Ex-presidente nacional do PSDB, Azeredo foi acusado de comandar o mensalão tucano em Minas na sua campanha de releição de 1998 _ sete anos antes, portanto, da denúncia contra o mensalão do PT.

Duas décadas depois, ainda tentava anular a condenação por crimes de peculato e lavagem de dinheiro, mas o recurso foi rejeitado pelo tribunal por 3 votos a 2.

A defesa do governador prometeu entrar com novos recursos e, enquanto eles não são julgados, o réu continuará em liberdade.

O processo começou no Supremo Tribunal Federal quando ele ainda era senador, mas Azeredo renunciou ao mandato para seu caso descer à 1ª instância, em Minas, onde começou tudo de novo.

Segundo o relator do recurso, Júlio César Lorens, Azeredo “foi um dos autores intelectuais dos delitos, pois engendrou plano delituoso com os demais agentes o qual foi colocado em prática com ampla divisão de tarefas. Assim, tinha poder de decisão sobre a prática dos atos, portando-se como autor e, em consequência, deve ser, por eles, responsabilizado”.

A defesa do ex-governador ainda tem direito a mais um recurso em segunda instância e só depois disso o TJ-MG considerá o caso encerrado.

O advogado de Eduardo Azeredo, Castellar Guimarães Filho não se abalou com a derrota.

“Eu convivo com o otimismo e meu otimismo é sempre acentuado. Temos um recuso ajuizado no STJ e acredito piamente que eles irão reconhecer a nulidade. Com isso, o processo terá de voltar à primeira instância”.

Entenderam? É assim que funciona quando o processo não está nas mãos dos juízes da Lava Jato.

Entre a primeira instância e os tribunais superiores, o processo vai e volta, ninguém parece ter pressa. Azeredo estava tão tranquilo que nem compareceu ao julgamento.

Fora da política há tempos, se um dia seu caso transitar em julgado, talvez ninguém mais se lembre de quem foi Azeredo. Mais ou menos como aconteceu com Paulo Maluf.

A lei é mesmo igual para todos? Há controvérsias…

Vida que segue.

21 thoughts on “Tucano condenado a 20 anos, depois de 20 anos, continuará solto

  1. nada de novidade a coisa e so contra o pt,ha tem uma novidade na politica o tal japones da federal e o novo presidente do pen,no parana,,,tar explicado,,,,,

  2. Nem poderia ser igual. O roubo do Azeredo não tinha nada a ver com as mesadas que deram nome ao Mensalão, mas batizá-lo assim porque o Valério participou de ambos foi uma boa sacada da imprensa esquerdista para fazer parecer que cada partido tinha o seu.

    Mas a maior desigualdade é que o Azeredo está sendo julgado enquanto o chefe do Mensalão escapou. Ele só foi preso recentemente por outro crime, depois que Cunha, Cabral e outros membros da sua base aliada já estavam mofando na cadeia.

  3. Tem muita gente,principalmente do PSDB e PMDB que deveria estar presa há muito tempo.Infelizmente só existe um juiz Sérgio Moro!.

  4. Eu como mineiro não gostaria que ele fosse condenado. Aliás gostaria mesmo que ele tivesse sido absolvido. Aí sim ficaria escancarada a desfaçatez e partidarismo de nossa justiça. A daqui de Minas não é muito diferente da justiça do Paraná!!

  5. E não tenham duvidas que tanto o José Eduardo quanto o Mauricio Peixeira e Johnny acham absolutamente normal que Lula esteja preso e Azeredo solto. E preparem os fígados, pois consultarão a Veja e voltarão correndo ao Balaio pra explicar o inexplicável, culpando, como sempre, o PT. Haja paciência !!!

    1. A história desta Revista vai além da CPMI dum Cachoeira, e Veja, no sentido teológico da palavra significa: Ver, Julgar e Agir.
      É a tríade de palavras que na prática está faltando mais na Classe política brasileira que ao invés de ficar só fazendo politicagem deveria se preocupar mais com os interesses da Coletividade – deixar de lado a Demagogia – do que visar e fixar somente seus interesses próprios – o que erradamente fazem.
      A raiz de todo este fracasso, repito, vem do fato de seus governantes não ter investido de verdade na Educação dos filhos da Nação – desde a fase da infância do Ensino fundamental á Faculdade gratuitamente bancado pelo governo federal após a Segunda grande guerra mundial.
      Sabia que a Educação é a saída para o progresso de qualquer nação que pensa e que sonha em ser um povo civilizado.
      Fora isso o que se vê é só violência, descaso na saúde, na educação e na segurança de seu povo oprimido e humilhado num verdadeiro “Salve-se quem puder”.

        1. Aqui no seu espaço é muito comum as críticas a Globo, à Justiça, dos estados e à Suprema mesmo à Corte suprema. Ninguém deveria ser discriminado se de Direita ou se de Esquerda. No geral, o que se observa: Seriedade é diferente de Protecionismo. Fala-se tanto em Injustiça neste país. É preciso de mais reflexão. E você, caro jornalista, deve estar muito satisfeito porque agora o PT vive uma ‘lua de mel’ com Gilmar Mendes’ , depois deste resultado de 3 á 2 passando processo do Lula da Lavajato para SP. Seu líder liberto, deve voltar mais forte para a eleição /2018. Depois da tempestade, vem a bonança, e é comum você já começar a espernear em cima daqueles que lhe dão apoio e valorizam cada vez mais este seu Blog. Não é preciso rever os podres só Justiça. Da mídia, tb, que você representa; pois com essa sua atitude de parcialidade partidária cria margem de dúvida. Dono de blog de esquerda tem que abrir o olho-, porque agora o bicho vai pegar a partir da possibilidade da maior fiscalização em cima dos que escrevem!

    2. Victor Hugo, atenha-se ao post do jornalista. Você já levou vários pitos pela sua agressividade e, e em muitos casos extrema falta de educação. Toma um chá de maracujá rapaz. Discordar de você não significa uma agressão, é apenas pensar diferente. Vocês petistas são um perigo, teve uma moça aqui sugerindo quebra de sigilo de zelador, você sempre com a faca nos dentes e sangue nos olhos. Calma moço, a sangria está sendo estancada, Gilmar Mendes, pela imprensa da orientações aos advogados de Lula, ontem o STF já deu mais um passo, logo seu ídolo estará livre. Somos uma república bananeira.

  6. os desembargadores mantiveram uma sentença maior do que a pedida pelo Ministério Público em relação ao crime de peculato. Como ainda há recurso na 2a instância aguarda em liberdade. Foi errado o que fizeram com Lula, prendendo-o antes do trânsito em julgado na 2a instancia. Mas por isso não vou querer que errem com outros, seja quem for. Tem é que soltar o Lula.

    1. Não falei ? So rindo. Só Dilma perde o mandato por pedaladas. Só Lula vai preso. Tudo normal pra coxinhada. O importante é que para tucanos, Moro está de mãos atadas pela balela do foro privilegiado, há que ter provas e a Constituição tem que ser respeitada. E ainda dizem que bateram panelas contra a corrupção. É o fim da picada !!!

  7. Todos que podem pagar os Pertences e os Batochios da vida são iguais perante a lei, não importa o partido nem o crime. Honorários milionários despertam uma imaginação inacreditável.

  8. Pelo comentário neste post o jornalista é favorável que réu condenado em segunda instância começe a cumprir a pena não é verdade ou estou enganado

  9. A lei Mourista definitivamente não e igual para todos os Tucanos bicudos que o digam ah serguin serguin com a exceção dos patos amarelos tu não engana ninguém tu tens pena de Tucano pata de tucano bico de Tucano logo es um Tucano dos mais descarado

  10. A sua indignação também é a minha. A justiça possibilita inumeras chicanas, que este reu está utilizando em sua capacidade maxima. Agora mesmo, devido a decisão não ter sido unanime, comporta ainda outro recurso, que no caso do Lula não teve porque foi condenado por unanimidade. Aliás, esta mesma justiça mineira que não prende o Azeredo, também não prende o Pimentel, que pelas provas de sua falcatruas já devia há muito tempo ter sido afastado do governo..
    EM TEMPO: Hoje a petralhada está em festa pelo serviço sujo feito pelo trio parada dura do STF. Já ha muito tempo eu disse aqui que eles ainda iam beijar os pés do Gilmar Mendes. Chegou a hora.
    Estou aguardando o post aqui no Balaio..

  11. Corretíssimo. Já devia estar na cadeia há anos. Assim como Aécio, Lula, Zé Dirceu e outros corruptos deveriam mofar lá e sem direito a visitinha de amiguinhos.

  12. Acho que só mau intencionado ou mentiroso acredita em igualdade da Justiça. Ainda mais no Brasil. Por isso tanto defendo a Lava Jato. Não é perfeita, mais é muito melhor que o resto do Judiciário. Se fosse nas mãos de Moro e TRF 4 Azeredo já nem lembraria mais o gosto de pão de queijo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *