PT lança candidatura, mas mídia agora quer saber quando Lula será preso

PT lança candidatura, mas mídia agora quer saber quando Lula será preso

Em tempo (atualizado às 16 horas):

Título de capa da nova edição de Veja que acaba de ir às bancas:

“O que falta para Lula ser preso”.

Para a Veja, certamente, não falta nada.

Vejam agora (sem trocadilho) a chamada de capa: “Com a condenação unânime e a pena aumentada para doze anos, o ex-presidente fica com poucas saídas na Justiça _ e, no cenário mais extremo, pode estar na cadeia em quarenta dias”.

Isto é (sem trocadilho) imprensa ou torcida?

***

A condenação de Lula era mais do que esperada. O que choca e espanta é a seletividade da Justiça e a injustiça do sistema de dois pesos e duas medidas aplicado. Lula deve ser culpado, sim, acho que ele é indefensável. Mas o que dizer de Temer, Serra, Aécio, Sarney, FHC, Collor e tantos outros que ficaram impunes? Será que algum dia veremos um tucano corrupto ser condenado no Brasil? A lei deveria valer para todos e não ser aplicada de forma seletiva e parcial, de acordo com os interesses políticos (Renato Khair, defensor público em São Paulo, no Painel do Leitor da Folha desta quinta-feira).

***

No dia seguinte à condenação de Lula, em segunda instância, a doze anos de prisão em regime fechado, enquanto a direção do PT reunida em São Paulo lançava a pré-candidatura do ex-presidente, começavam as especulações na imprensa para saber quanto tempo vai levar para ele ser preso.

É como se o país vivesse duas histórias paralelas embricadas entre a política e a Justiça, que terá a última palavra na atual disputa presidencial.

A discussão começou a partir do momento em que o presidente da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Leandro Paulsen, proclamou em sua sentença:

“Exaurida a tramitação na segunda instância, que se oficie ao juízo de primeiro grau para que dê, sim, início ao cumprimento da pena”.

“Esperem que vamos voltar. Eu quero ser candidato à Presidência da República”, respondeu Lula em comício na praça da República, poucas horas após o final do julgamento na noite de quarta-feira.

Os advogados vão entrar com recursos, mas para Lula e o PT é como se a sentença não existisse.

A campanha vai seguir normalmente, anunciaram, com uma nova caravana já marcada pelo sul do país.

Nos cálculos de especialistas em legislação eleitoral, a prisão de Lula pode ser decretada em dois meses, prazo que deve levar o julgamento dos embargos de declaração no tribunal em Porto Alegre.

“Mantido o atual entendimento do STF, o tribunal poderá determinar a execução da pena em menos de dois meses”, calcula Erick Pereira, presidente da comissão eleitoral da OAB de São Paulo.

O que poderá acontecer depois é a dúvida que alimenta todas as especulações sobre o futuro político de Lula.

Para manter sua candidatura e impedir a prisão, é certo que Lula deverá recorrer nos tribunais superiores até chegar ao Supremo Tribunal Federal, onde o ministro Marco Aurélio já está preocupado com as consequências de uma possível prisão do ex-presidente:

“Eu duvido que o façam, porque não é a ordem jurídica constitucional. E, em segundo lugar, no pico de uma crise, um ato deste pode incendiar o país”.

Com um discurso de campanha, Lula também falou sobre a possibilidade de ser preso, ao se dirigir a 50 mil pessoas, segundo os organizadores, na praça da República:

“Eles podem prender o Lula, mas não podem prender um sonho de liberdade, não podem prender as ideias, não podem prender a esperança”.

A Polícia Federal tem pressa e já se prepara para cumprir um possível mandado da Justiça, como informa a Coluna do Estadão:

“Na alta cúpula da PF, há preocupação sobre como proceder. Buscá-lo em casa de camburão teria a mesma repercussão de quando foi conduzido coercitivamente. Uma ideia é combinar com os advogados para que ele se apresente no local onde deverá cumprir a pena”.

Os adversários também já se preparam para o novo cenário caso Lula seja alijado definitivamente da disputa.

Para o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, a saída de Lula esvaziaria a candidatura de Bolsonaro e abriria espaço para um outsider como o  apresentador Luciano Huck, se o candidato tucano Geraldo Alckmin não decolar nas pesquisas.

É justamente nas próximas pesquisas que os partidos, de um lado e de outro, agora apostam suas fichas eleitorais.

Petistas acreditam que Lula, já próximo dos 40%, possa subir ainda mais depois da nova condenação, enquanto seus adversários fazem as contas de como se dividirá o eleitorado daqui para a frente.

No final do seu discurso, o ex-presidente deixou claro que não vai entregar os pontos: “Enquanto esse coração velho bater e essa cabeça funcionar, a luta vai continuar”.

Resta saber quem e quantos vão acompanhá-lo nesta luta, cada vez mais difícil, cercado de inimigos por todos os lados.

Por enquanto, o outro termômetro eleitoral, representado pelas manifestações de rua, permanece em obsequioso silêncio neste começo de tarde de quinta-feira de final de janeiro.

E 2018 está só começando.

Vida que segue.

 

 

21 thoughts on “PT lança candidatura, mas mídia agora quer saber quando Lula será preso

  1. Nunca passou pela cabeça dos PTistas, que um dia eles teriam que orar por um trio de santos chamados “São Gilmar” Santo Toffoli” e o “São Lewandoski”, que certamente vão tramar para tirar o Lula desta enrascada

  2. Para mim, o melhor que se passou ontem nas TVs, foi a defesa enfática dos esquerdistas, sobre a aprovação da Lei da Ficha Limpa…
    José Eduardo Cardorzo, deputado na época, juntamente com o comunista Flávio Dino, petistas como Aloizio Mercadante, psolistas como Chico Alencar, Ivan Valente, enfim, uma unanimidade. Diga-se de passagem, de todos os partidos, e comemorado por eleitores de direita, de esquerda, do meio e de qualquer lado.
    Agora que Lula já é um Ficha Suja, vem com a hipocrisia, que a Lei não deve valer para o Lula…?
    Será que não deve valer tbm para os pares Eduardo Cunha, Sergio Cabral, Antonio Palocci?
    Será que fosse alguém do PSDB (sonho da sanha petista de igualar a eles todos os adversários), fosse condenado em segunda instância, estariam defendendo o não cumprimento da Ficha Limpa??
    Não é crime afrontar fora dos autos o Poder Judiciário? Ou já vivemos numa Venezuela??

    1. Sensacional observação Gilvan, tinha esquecido do fato que o PT fez um estardalhaço incrível após aprovação da Lei da Ficha Limpa pregando esta como uma tábua de salvação para o País.
      Obrigado por lembrar todos aqui do Balaio.

    2. A sanha coxinha é citar a Venezuela até quando o assunto é futebol. NÃO Gilvan !!! Não vivemos numa Venezuela e não vejo como isso possa acontecer por aqui nos próximo 1000 anos e vou te explicar porque: O que se vive no Brasil em termos culturais e históricos não é diferente de todos os demais países da América Latina, inclusive Cuba. É a herança cultural ibérica e católica que nos marcou para sempre desde a raíz. Fomos criados por espanhóis (e só o Brasil por portugueses) a partir do momento em que vigorava nesses dois países o terror da inquisição com suas caçadas às bruxas e aos bruxos que nos conduziu ao pavor sob tortura de irmos todos pro inferno ainda em vida caso não nos subjugássemos de corpo e de alma aos divinais poderes dos nobres brancos e ricos daquelas duas monarquias. O resultado é isso aí: Uma brutal desigualdade social com abismos intransponíveis entre uma imensa maioria de miseráveis e uma pequena casta de brancos comendo poder e “cagando” dinheiro que chamamos de… elites. Essa pequena casta e seus filhos é que detém e ocupa até hoje além do topo dourado da pirâmide monetária, também todos os cargos maiores dos poderes militares e jurídicos em todos os países latino americanos. É tudo igual !!! É igualzinho !!! A única diferença (momentânea) é que na Venezuela os poderes militar e jurídico está ocupado pela esquerda, nos demais países é a direita que manda. Mas as más ações são iguais e as mesmas !!!
      Há dois anos estive em Cuba para um tratamento médico. A clínica onde eu me tratei ficava no bairro de Playa, o mais nobre (por assim dizer) da cidade de Havana com inumeráveis, enormes e belíssimas mansões (herança dos antigos magnatas norte americanos que as construíram) e quem mora ali ??? Militares, diplomatas de outros países e JUÍZES !!! Ainda que juízes eleitos ou reeleitos com mandatos de dois anos por assembleias populares ( lá não existe Poder Judiciário nos moldes da tripartição de poderes prevista por Montesquieu, adotada pelo Brasil e pela maioria dos países do mundo ocidental) mas JUÍZES !!! Apenas para ilustrar, mas sem mudar meu conceito, lá eu fiquei amigo de um militar de alta patente cuja filha também era paciente na clínica. Foi a primeira vez que eu vi, conversei e pude sentir ser real um general negro em toda a minha vida !!! Como vê Gilvan, não importa o regime, não importa a ideologia, milicos e juízes SEMPRE se deram, se dão e se darão bem em detrimento do RESTO do povo !!!

      Em tempo: Eu não tenho o sonho de ver um tucano preso. NUNCA o serão !!! Porque o PSDB é um partido de brancos, de ricos e de protegidos da mídia. O único filiado “mais ou menos” negro ali é um tal de Paulo que vocês chamam de “Preto”.

      1. Se Cuba é tão bom assim quando a figura que você desenhou em sua narrativa acima, por favor se mude para lá IMEDIATAMENTE!

        Aliás, aonde estavam Luis Inácio e Dilma Vana em 03/dez/2016?

        1. Caro Desenterrado, noto em ti uma dificuldade terrível de leitura. Urge reaprenderes a ler !!! Cite uma frase ou uma palavra escrita por mim no texto em defesa de Cuba !!! “Umazinha” que seja !!! Coxinha nenhum tem o direito de querer me expulsar do meu país, que é tão meu quanto é teu. O Brasil é de todos nós, O Brasil é para todos !!!

      2. Errata: Cometi um erro GRAVE ao iniciar o texto afirmando que o Brasil não é e nunca será uma Venezuela (é o que dá ser tão lento para digitar e que me provoca lapsos de pensamento pelo longo período para descansar entre uma frase e outra). O que eu quis afirmar e desenvolvi depois foi que o Brasil É uma Venezuela !!! É, e assim será por muito tempo à frente e ainda. É tudo igual, menos o idioma. Mudam as fardas e as cores das bandeiras, só as togas é que são todas pretas. Somos todos ameríndios hereges condenados para sempre pela mesma inquisição.

        1. Que frustração Enio…. Nunca tinha lhe visto com alguma coerência como no seu comentário anterior. Pena que tenha sido por engano.
          Não meu caro, não venham agora, após destruir a Venezuela comparar e/ou culpar àqueles que a querem salvar ou que avisou antes que o caminho do populismo só tem um destino, o abismo! (ainda que no início, seja disfarçado de um Jardim do Éden)

      3. Caro Ênio, o discurso desesperado, desafiador, inconsequente, irresponsável do Lindemberg Farias, ontem no Rio, que está sendo compartilhado WhatsApp afora, converge no pavor que os brasileiros devem ter da “Venezulização” brasileira, que só depende de um único passo, uma vitória da esquerda nas próximas eleições. (salvo talvez do Ciro Gomes, que apesar de parecer o mais alucinado, ainda é o que possui algum resquício de lucidez)

      1. Obrigado Beth…
        Não para tanto…
        Claro, que até concordo com o Ênio, que temos lado, e naturalmente minhas manifestações estão substanciadas na minha forma de ver o mundo e avaliar os fatos. Apesar disso, não impede de enxergar além do que considero certo e/ou desejo que aconteça.
        O exemplo maior que difere a visão minha/nossa dos petistas, é que em 2014, mesmo com a maquiagem das contas do Brasil (contabilidade criativa), mesmo com o valor da energia ter sido baixado na base da canetada, mesmo o preço da gasolina ter sido “congelado” para não aumentar no ano da eleição, mesmo o João Santana e esposa ter feito malabarismo para enfeitar o altar da Dilma e demonizar o dos adversários (fez inclusive com a Marina), mesmo assim, nem vou falar que os escândalos de corrupção não tinham explodidos….Ainda assim o adversário do PT, Aécio (em quem votei) teve quase os mesmos votos da Dilma…
        Contudo, bastou o Aécio ser acusado (inclusive pelo mesmo que tbm acusou o Lula) de corrupção, ninguém mais defender o Aécio..e olha que nem condenado foi…e deixou de ser defendido, pois ele, assim como Lula dispõe de recursos suficientes para ter advogados para defendê-lo…
        E como se ver, a cegueira do outro permanece!

  3. Prezado Kotscho: Se “Nos cálculos de especialistas em legislação eleitoral, a prisão de Lula pode ser decretada em dois meses, prazo que deve levar o julgamento dos embargos de declaração no tribunal em Porto Alegre”, é melhor ficar de olho bem aberto porque já é sabido que em se tratando do julgamento do Lula as coisas andam rápidas nessa “ilibada” justiça.

  4. Bom, eu vi agora o discurso irresponsável do Farias insuflando a esquerda a se reorganisar e fazer guerrilha (na prática ele quis dizer isso). Caso isso aconteca, o caminho sera reorganisar a direita, na forma de forcas armadas, para que elas (exército, marinha e aeronáutica) tomem conta da situacao. Nao há outra forma pra evitar uma possível Guerra civil. Parlamentar extremamente irresponsável e imaturo. No fundo, um mimadinho esse Farias.

  5. Eu gostaria de entender a esquerda. Quando do julgamento do terrorista assassino Cesare Battisti, alegavam que nossa justiça é que era a boa, e a da Itália, uma das mais antigas democracias do mundo não prestava, então, o terrorista deveria ficar aqui protegido pela qualidade da nossa justiça. Quando Lewandowski, de olho em acordo para aumentar seu salário, mantém os direitos políticos, e possível foro privilegiado, da presidenta competenta impichada, matando a constituição no peito, nossa justiça era ainda era boa. Essa mesma justiça pega as maracutaias do Lula, pronto, nossa justiça já não presta mais, é a pior do mundo.

  6. O PT virou uma musica de uma nota só: LULA LÁ. O excesso de ego e certeza de impunidade, deu a Lula a supremacia tal no partido, que no impedimento dele, falta liderança para assumir. O estoque de postes ja exauriu. Por falar em poste, porque não lançar a Senhora Dilma Rousseff,já que o Dr. Lewandoski inventou uma jabuticaba em não lhe retirou os direitos politicos, como manda a lei. Seria a reversão do golpe

  7. Coitado desse homem probo, tudo conspira contra ele, juízes,desembargadores, Polícia Federal, promotores e mídias.

    Mas uma coisa é certa o Juiz Sergio Moro foi uma “mãe” para ele, lhe dando somente 9 anos de prisão…..quem sabe hoje e num futuro próximo vocês petistas vejam a gritar “Viva o Moro, Viva o Gilmar Mendes”…..quem sabe?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *