O almoço de Lula na Folha em 2002

O almoço de Lula na Folha em 2002

Alguns leitores pedem minha versão sobre o tal almoço do então candidato Lula no jornal Folha de S. Paulo, durante a campanha de 2002, que gerou tanta polêmica nos últimos dias.

Como eu estava lá, na condição de assessor de imprensa de Lula, mas já se passaram oito anos e minha memória não é das mais privilegiadas, vou mais uma vez recorrer ao meu livro “Do Golpe ao Planalto _ Uma vida de repórter”, da Companhia das Letras. O episódio está relatado à página 225:

O único problema mais sério que tivemos no relacionamento com a imprensa ao longo da campanha aconteceu por culpa minha. Lula já havia mantido encontros e participado de almoços com os dirigentes dos principais meios de comunicação, mas resistia a atender ao convite da Folha para o tradicional almoço com os diretores, editores e repórteres especiais.

Quase toda semana, “seu” Frias ou alguém a seu pedido repetia o convite, que eu voltava a levar a Lula. Este alegava que noutras ocasiões tinha ficado contratriado da maneira pouco cortês como fora tratado no jornal. Tanto insisti, que ele acabou me autorizando a marcar o almoço. Impôs, no entanto, que o número de participantrs fosse reduzido, para que pudesse  conversar melhor com “seu” Frias.

Em razão de algum mal-estar ocorrido em almoços anteriores, dos quais não participei, o clima já não pareceu muito amigável desde o momento em que “seu” Frias recebeu Lula e José Alencar. Otavio Frias Filho ficou calado, enquanto Lula não parava de falar dos seus planos para o país e da importância de ter um vice como Alencar.

Assim que os comensais sentaram à mesa, Frias Filho disparou a primeira pergunta: se Lula se sentia em condições de governar o país, mesmo sem ter se preparado para isso, não sabendo nem falar inglês. O candidato fez uma expressão de incredulidade, olhou para mim como quem diz: “E eu tinha que ouvir isso?”, engoliu em seco e deu uma resposta até tranquila diante daquela situação constragedora.

Como se tivessem sido ensaiadas, as perguntas seguiram no mesmo tom hostil ao convidado, até que, já quase na hora em que seria servida a sobremesa, alguém quis saber como ele se sentia ao aceitar uma aliança com Paulo Maluf. O argumento era que, se o PL apoiava Maluf na eleição para governador de São Paulo, o candidato do PT a presidente também estaria se aliando ao político que mais combatera durante toda a história do partido.

Não havia, porém, nenhuma aliança em São Paulo entre o PP e o PT, que disputava a mesma eleição tendo como candidato o deputado federal José Genoino. Foi a gota d´água. Lula não respondeu; levantou-se, dirigiu-se a “seu” Frias e comunicou: “O senhor me desculpe, mas eu não posso mais ficar aqui. Vou embora. Não posso aceitar isso em nome da minha dignidade”.

Ficou todo mundo paralisado. “Seu” Frias levantou-se também. Antes de sair, Lula ainda disse a Otavinho, o único que permaneceu na sala: “Eu não tenho culpa se você está nervoso porque o teu candidato vai mal nas pesquisas”. Para ele, a Folha estava apoiando José Serra. Pegando no braço do candidato, “seu” Frias o acompanhou até o elevador e depois até o carro, no estacionamento, com os outros todos caminhando atrás. “Nunca tinha acontecido isso antes na nossa casa”, lamentou.

Como fiz com outras pessoas citadas no livro, mandei os originais com este trecho para Otávio Frias Filho.  Caso discordasse da minha versão, poderia dar a dele que eu publicaria no livro. Por não ter recebido outra versão, entendi que ele estava de acordo.

237 thoughts on “O almoço de Lula na Folha em 2002

    1. Uma vez comentei com um amigo: “na batalha de Waterloo, um oficial disse ao duque de Wellington que, da onde eles estavam, ele conseguiria acertar um tiro em Napoleão. Wellington respondeu que nobres não atiram em nobres durante batalhas.” Meu amigo respondeu: “É, nobres não se matam. Obrigam os soldados a fazerem isso por eles.” ESSA é a melhor definição da nobreza. Qualquer nobreza.

    1. Quem tem mais probabilidade estar mentido, ou melhor, estar sendo traído pela memória: quem relatou o fato há oito anos atrás, sem ter a menor idéia do imbroglio que ele ainda iria gerar, ou quem fez o relato do mesmo fato só ontem, ainda por cima livrando a cara de seu patrão?

  1. Só não entendo como é que o Josias de Souza resolveu livrar a cara do patrão, quando o fato está relatado no teu livro, e o que não foi desmentindo lá atrás não pode ser contestado no presente. Até acho que se o dono o fizesse, tudo bem, mas um funcionário reescrever a história do dono? No meu tempo, que já passou, confesso, isto se chamava puxa-saquismo puro.

  2. A esta altura do campeonato estou torcendo para que a Dilma se eleja…………QUERO VER QUEM VAI PAGAR ESSA CONTA DO GOVERNO LULA…………se o Serra foi eleito…..a grande massa diria….”volta Lula”.
    O pessoal do PSDB tem sorte mesmo em não pegar essa bagaça depois deste governo. O POVÃO VAI VER

    1. Então fala para o Serra comemorar porque não vai ser eleito. Parece que o próprio Serra, o DEMo e todos os seus aliados estão de “olho grande” nessa “bagaça”.
      Só não vão ser eleitos porque o povo não os quer de volta.

    2. Pelo amor de Deus cara, a questão é o preconceito de quem se considera elite. Mesmo na versão dos empregados fica explicíto a indelicadeza (para dizer o mínimo) com a qual trataram um candidato a presidência com a história que tinha. No mais, essas teorias do “eu avisei” só colam no psdb, que aliás, já vai tarde.

    3. Vocês reaças são de fazer rir mesmo, crescimento recorde de pib, saida da crise sem raspões, inflação em baixa, dinheiro em caixa, divida externa tecnicamente paga. huahuahuahuahu qualquer um gostaria de pegar o Brasil de hoje

    4. Que peninha do Luiz, está delirando.
      O pessoal do PSDB tem sorte mesmo para não pegar essa bagaça.kkkkkkk
      Bagaça pegou o metalúrgico, com o país arruinado, o FMI que o diga. Lula pagou essa dívida mais a de Paris.
      Onde foram para os 100 bilhões das privatizações?
      Quem sabe que me explique.

      Obrigado Kotscho pelo poste, acredito na sua explicação o teu amigo Rossi, ainda depende do emprego na Folha, credibilidade do Clóvis nesse caso é suspeita.

    5. Crescendo 7% do PIB/ ano, 13 milhões de empregos, reservas de quase 300 bilhões, petróleo do pré-sal? Que bagaça que o PSDB sonhava abocanhar, mas vai ficar só no sonho, meu!

  3. Vazamento de estúdio de TV escancara a elite, o pensamento elitista de membros dessa sociedade doentia, a qual se defendem ferrenhamente da existência do povo, do homem do povo…

    Mais um vazamento de Estúdio de TV, deixa apresentador de cara com seu preconceito de classe.
    Veja o que diz o Sr. Casoy em “off” nos estúdios de TV. veja o que fala quando das vinhetas que emissora apresentava no dia 31/12/2009, onde representantes de diversas classes sociais, trabalhadores em diversas atividades dentro de nossa sociedade, tiveram a chance de manifestar um feliz ano novo a todos, Apresentador Humilhou garis que gravaram vinhetas de desejos de ‘Feliz ano Novo a todos brasileiros’, Garis foram sumariamente ridicularizados e humilhados, mesmo em “off”. Comentários mostraram Verdadeiros ascos da elite pelo ‘homem’ carente, homem do povo, ao encontrar-se- resguardado pelo isolamento do estúdio, apresentador se sentiu à-vontade para se despojar dos grilhões da Hipocrisia e deixa coração fala mais alto, comentários saltou cheio de preconceitos aos trabalhadores ‘braçais’, Por esse motivo apresentador é tão ferrenho com o fato do Lula ser o Presidente do nosso País. Assista:

    Aqui garis foram humilhados por apresentador, ofendidos na dignidade humana:

    nesse ou vídeo, os garis falam da decepção e da humilhação

  4. Prezado Ricardo, Boa Tarde…

    Quando a gente não presenciou determinado acontecimento e existem versões dúbias sobre o mesmo, o que fazemos? Apelamos para a credibilidade dos envolvidos…

    Entre o que você escreveu, o que Lula disse e o que a Folha vem dizendo, com quais opiniões deveríamos ficar?

    No meu caso a resposta é muito simples.

    A Folha vem sendo, dia sim e outro também, desmentida sem dó nem piedade por Luis Nassif na quase totalidade de factóides que produz diariamente. Seu engajamento na campanha de Serra é tão descarado que causa espanto até em gente que não gosta do Lula; já virou motivo de piada (o que é gravíssimo levando-se em conta que um jornal basicamente é sua credibilidade).

    Se tivesse um pingo de juizo, o editor da Folha e seus colunistas deveriam encerrar esta questão.

    Mais importante do que o que foi dito naquele almoço, que palavras foram usadas, são os quase oito longos anos de manchetes, editoriais e provocações sempre tentando denegrir ou diminuir Lula e seu governo.

    Falam tanto em como será a nova oposição ao governo no pós-eleição. Mas a pergunta que não quer calar é: como ficará o jornalismo no Brasil a paritr de 2.011? Continuará sendo esta porcaria que aí está?

    Abraços, Ricardo.

  5. Clovis Rossi é um mentiroso, não é de hoje, que essa pessoa virou um capanga da FSP, as matérias que escreveu quando do Programa dos Submarinos Nuclear, quando foi desmentido seguidas vezes pela Marinha do Brasil!

  6. Não interessa quem esta mentindo, que houve alguma descortezia, houve, se não Lula não sairia de lá daque jeito. O que interessa é que, Rossi, Kotscho são grandes jornalistas e o Otávio Frias é um grande empresário. Mas diante do Lula, hoje, quem faria igual pergunta ? Lula é o maior e melhor presidente que o pais já teve. O legado de Lula , será a “obrigação” de todos os seus sucessores fazerem um governo social, mas respeitando a livre iniciativa empresarial. O resto é preconceito, inveja, e, ou é querer alguem “perfeito”, se é que existe, para governar.

  7. Junior, não acredite, nem no lula, nem no kotscho,nem no rossi. político e jornalista. tudo a ver. mas a História se não é verdade é bem contata.

  8. Pois é. a sua versão conta detalhes .. Lula sempre disse desse caso sem citar quem era o jornalista, agora sabemos quem é.
    Pqe em todos esses anos ele nunca desmetiu???… Só resolveram desmentir agora qdo o nome foi citado.
    Outra coisa que chama á atenção. O Clovis Rossi querendo jogar o Lula no descredito, dizendo o que ele conta lá fora pode ser mentira.

  9. A Folha sempre mente descaradamente, portanto, é fácil saber quem mentiu nessa história. E “bagaça” foi como Lula recebeu o Brasil em 2003 😉

  10. caro Kotscho,

    Depois do seu insuspeito testemunho e posterior relato no
    seu livro, sobre esse constrangimento imposto ao nosso
    presidente operário, nas hostes da elite branca, que tan
    to mal fez a este país nos últimos 502 anos, me fez chegar
    a seguinte conclusão: valeu muito a pena votar em Lula,
    desde 1989, e fazer militãncia em desde 1985, em minha
    cidade, Contagem/MG, que graças a Deus é bem administra
    da pela peteista, Marília campos, desde 2004. Valeu a pena!

  11. Se estivesse num almoço com tucanos babacas como os que me precedem neste comentário, certamente levantaria da mesa e lhes mandava para os quintos dos infernos, isto para não dizer outra coisa.
    A pesquisa de hoje dá 49×29, a favor de Dilma. Tucanada, baixa a bola e comecem a pensar em 2018, pois os próximos 8 anos, para o bem do Brasil, principalmente dos mais pobres, é da Dilma, graças à sua incontestável cometência e aos 80% de aprovação de Lula.

    Grato!

    Saúde e paz!

    Tenório.

  12. Mais 1 NUNCA…

    Nunca na história desse país, tantas celebridades e autoridades mundiais tiveram tanto interesse em ouvir o que o presidente do Brasil fala. Sempre que o Lula vai se pronunciar em qualquer lugar do mundo, todos os principais líderes mundiais demonstram interesse e prazer em ouvi-lo.

    E Lula fala sempre em português. Nunca precisou falar Inglês para ser ouvido.

    O boquirroto do FHC falava em inglês e Francês, mas ninguém lhe dava bolas, pois só tinha bobagens a dizer. Tudo o que dissesse FHC não vinha com a aura de nobreza de espírito que Lula tem.
    Ter cultura sem ter nobreza de coração e uma carga heróica em sua biografia, é apenas acumular conhecimentos, muitas vezes inúteis, a não ser para entabular longas conversas ao pé de uma lareira.

    Ter cultura, sem aquela nobreza, não desperta interesse nas pessoas que são verdadeiramente cultas. As pessoas verdadeiramente cultas sabem discernir a futilidade dos cultos sem nobreza, da eventual nobreza dos heróis sem cultura.

    1. Concordo com você Anibal, em tudo que diz. O Lula quando fala todos os ouvintes estrangeiros querem escutar (ainda bem que é tudo traduzido e não entendem o português ). Quanto a sua nobreza também concordo plenamente (é nobre ao ponto de nunca saber nada). Hugo Chaves, Evo Moralez, Fidel Castro são também pessoas nobres para seu povo.

  13. É triste não poder filtrar a verdade.
    Infelizmente, a historia do “eu não sabia,” não vi” e ao mesmo tempo dizer que foi apunhalado pelas costas dizem tudo.
    Vamos ressuscitar o velho Frias?

  14. Os ditos “classe A ” saem do Brasil para serem escravos no EUA e na Europa. N/ao entendo por que eles tem tanto preconceito contra os pobres. Vivemos no Brasil, portanto somos todos merda !

  15. Não interessa quem esta mentindo, que houve alguma descortezia, houve, se não Lula não sairia de lá daque jeito. O que interessa é que, Rossi, Kotscho são grandes jornalistas e o Otávio Frias é um grande empresário. Mas diante do Lula, hoje, quem faria igual pergunta ? Lula é o maior e melhor presidente que o pais já teve. O legado de Lula , será a “obrigação” de todos os seus sucessores fazerem um governo social, mas respeitando a livre iniciativa empresarial e a democracia. O resto é preconceito, inveja, e, ou é querer alguem “perfeito”, se é que existe, para governar.

  16. Cadê o Benedito Lemes ?

    Acumulou de novo.

    E você, nada de mandar uma cartinha com aqueles números para mim, neh?

    Será que vai continuar acumulando até você liberar aqueles números ?

    Mas será o Benedito ?

  17. nos vemos em esse relato do ricardo a mais pura e odiosa discriminaçao, intolerancia com o diferente e o que e pior sentimento anti-democratico, o tempo nos deo a razao a nos petitas de primeira hora, nao so no que tange a capacidade do lula, mais com o que sempre nos soubamos, a folha apoia o serra abaixo… dançaram de novo..

  18. Parafraseando o Lula numa entrevista “Acho que estou ficando velho” quando se emocionou e chorou falando que recebeu catadores de lixo no palácio.
    Agora fiquei também emocionada porque Lula não tem diploma da escola formal, mas tem todos os diplomas de dignidade e respeito que alguém pode ter!
    E largou, em plena campanha eleitoral, os grandões da Folha, que de tão estupefatos com o fato, sequer exploram este fato como poderiam.
    Bye Bye Serra!

  19. BONNER fez o mesmo com DILMA.
    Se eu fosse a querida DILMA e também a MARINA teria levanta daquela BANCADA MALDITA e ido embora.

    1. Povo já julgou o comportamento do casal Bonner e da própria Globo, depois da entrevista (PANCADARIA) povo respondeu prontamente, resposta popular se deu no outro dia da entrevista, Serra caiu 17 pontos em menos de 24horas, e hoje Dilma conta com uma margem de 20%, à frente do protegido global. pesquisa de 26/08/2010 Dilma 49% contra os 29% do Serra. collor ainda habita a lembrança pouplar.

      segundo turno D- 55% X S- 33% sempre disse que Dilma mudaria rumo da campanha, assim que fosse apresentada como a candidata do Lula96%.

  20. surpreende-me ver fatos antigos serem comentados apos muitos anos passados,isso na minha terra , sao coisas mal resolvidas,ou mal digeridas, a preocupaçao vem depois da possivel eleiçao da candidata do pt, pois se coisas ditas no passado aflorarem, como vao ficar os sarneys, como vao ficar os mlufs,como vao ficar os inimigoa antigos, hoje, parceiros inseparaveis, e os militares que a prenderam,todos terao suas rusgas afloradas e rejuvenecidas?

  21. Junior e Ribeiro:
    Bom vcs estão com o diálogo pronto né?

    Se a versão do Kotscho, postada aqui no Balaio, blog que pertence a ele, não convence vcs… Fazer oquê

    Ricardo foi o assessor…

    Vcs acreditam no Clovis. O Clovis é funcionário da Folha, do Frias, certo?
    Pois eu acredito no cara que foi assessor do Lula!
    Portanto, acredito no Lula..

    O que vcs acham?
    Tem mais argumentos?

    abs

  22. Luiz disse em caixa alta pq está nelvoso:

    “QUERO VER QUEM VAI PAGAR ESSA CONTA DO GOVERNO LULA”

    respondo rapidinho procê Luiz:
    esta conta, no AZUL, quem vai herdar é a DILMA. Depois de um passa-moleque fenomenal nos Tucanos e quiçá em Sampa, eleição que já preocupa a rapaziada.

    Quem pagou a conta em VERMELHO, que FHC deixou, foi exatamente este Senhro que tem 80% de aprovação do Arroyo ao Chui.

    Tem mais argumentos, ou a história morre aqui?

    abs

  23. A questão não são as palavras exatas e sim a deselegância e a prepotência no tratamento dado ao candidato Lula. Mas dessa gente não se pode esperar coisa melhor.

    1. Lu,
      O almoço, objeto dessa discussão aconteceu em 2002, quando o Lula ainda era candidato. Isso foi antes de você nascer.

  24. Desse almoço

    A diferença vai aumentar, mais

    Sorte não falta de preparo, com tudo mudando com muita gente estacionada no lugar errado, sem se atualizar, por esse relato desse almoço se vê que o Lula evolui

    Divida quem for eleito para Presidente vai ter varias vezes mais visibilidade, do que a soma de tudo, ate o presente

    Essa divida da para pagar, facilmente com a economia em alta por muitos anos, nunca nesse país vai se pagar a divida tão fácil como vai ser pago essas, nos próximos anos, ai o PT que tem essa chance conquistada, com os eleitores que admitiram o Lula, pela lógica vão admitir a Dilma

    Ninguém leva nada desde mundo para outro no dia da passagem só de ida, por isso temos que continuar dividindo o bolo distribuindo a renda de baixo para cima

  25. Minha garotinha de 14 anos fala e escreve alemão (fluente), inglês (fluente), francês (bom), espanhol (bom) e português (fluência na fala, escrita moderada). Acredito que se Octavinho a conhecesse cairia de joelhos em adoração, ou treparia em árvores, assustado qual os tupi-guarani ante as naus portuguesas. Essa elite paulista cretina ainda não percebeu que dominar idiomas não é status, mas ferramental de trabalho, apenas. E que hoje qualquer criança da classe média fala inglês com a naturalidade com que cachorro late. Essa gente gosta de fazer genuflexos para os estrangeiros e quer que também o façamos. O Clovis Rossi aceita fazer, problema dele.

  26. Ou eu não sei ler ou vocês estão loucos.O Ricardo publicou o que esta dizendo em um livro a oito anos, como ele podia ter inventado isso a oito anos.Esta na pagina 225 do livro “Do Golpe ao Planalto _ Uma vida de repórter”,Cara e só ler o livro ou pesquisar e tacar na cara do Clóvis e da Folha

  27. Os metidos a esperto da Folha receberam generais ligados a tortura para esses jantares “na sua casa”, não lembro desse bunda mole dos frias terem questionado sobre o prepara ou forma de governar deles. O Maluf comeu o rango dos frias e ninguem questionou sua honestidade> Já receber o Lula era uma vergonha naquela mesa, onde já se viu um homen da classe trabalahdora querer estar alí e ainda mais querer ser presidente. Hoje vemos que a Folha não tem credibilidade em politica, arruinou até o Data Folha fraudando suas pesquisas e agora tendo que fazer a Dilma subir 20 pontos em 5 dias (nos outros já dá mais a mais de um mês). Os Frias pensam que dá para controlar corações e mentes, já fui assinante – cancelei e previro a democratica internet. Folha e Veja se afundaram na lama, e tem trouxas que acha que alguem é influenciado por suas manchetes.

  28. Kotscho, sua versão confirma o relato de Lula em Mato Grosso, com alguma variante natural devido ao tempo. É o que eu acredito. Mas como fica o Clovis Rossi, que, hoje, na Folha de São Paulo, diz que tudo não passa da capacidade de Lula de contar fabulas e como saber se seu relato (de Lula) de conversas com outros estadistas não passariam também de fabulas?

  29. O Clovis Rossi continua como sempre sendo a vóz do dono e quando escreve é para satisfaser o dono da vóz, hoje ele se subimete inclusive a mentir para poder continuar sendo o escrevinhador do dono, é triste para um profissional chegar ao fim da vida neste nível de baba ovo.

  30. Falo e escrevo fluentemente alemão e inglês.
    Mas já votei no Lula, continuo votando no Lula, e agora voto na Dilma.
    O Lula foi até agora o Brasileiro mais INTELIGENTE que já vi.

  31. Quem pode aliar-se ao Maluf? Um político da era militar que votou contra a democracia e hoje se beneficia dela, inclusive na situação que se encontra como ficha-suja, pela mora da justiça nos processos que ainda não foi julgado.
    Lula fez muito bem em se retirar.

  32. Embora o Brasil já tenha experiência suficiente com presidentes inexperientes assumindo o poder, como Collor de Mello, é provado também que os brasileiros adoram uma aventurazinha. Quem sabe dessa vez pode dar certo. Não custa tentar novamente não é.

  33. Kotscho, fiquei com uma curiosidade.
    Quem eram os comensais?

    Otávio Frias
    Otávio O Filho
    Clóvis Rossi
    Lula
    Kotscho

    Seria possível vc completar a lista?

    Essa famosa sala de almoço, cuja lista de convidados sempre é publicada na Folha, é no restaurante da Folha? Existem outras mesas com outras pessoas almoçando? Ou é uma coisa mais intima, uma mesa só da diretoria?

    Pinte esse quadro para nós.

  34. É, com certeza o Ricardo, o Lula, outros nesse almoço, quem votou no Lula, quem não votou no Lula, eu, estamos todos indignados com tal mentira. Nunca ninguem, ninguem mesmo do conglomerado do Sr. Frias iria tratar o Lula como “qualquer”, com inveja, desprezo, ódio, rancor, desespero, destemperança, ninguem, nunca. Hoje, nós estamos vendo isso acontecer. Os jornais Folha de SP, Valor econômico, o site uol, os blogistas, o pesquisador datafolha, nenhum membro, jornalista, comentarista politico, dessa holding midiática falar mal do Lula, ser contra o Lula, nunca, ninguém. Todos os comentários são isentos, todos os comentaristas tratam com imparcialidade o Presidente Lula e sua candidata Dilma, todos sem exceção. Sâo pessoas que não estão patrocinando nenhum partido político. São comentários simples, objetivos, sem peculiaridades de perseguição política e ideológica, nada, todos puros. Então teremos que ser subjugados a nos confrotar de que tudo que foi falado ao Presidente Lula, ao candidato Lula, a candidata Dilma, a ex-Ministra Dilma, ao partido dos Trabalhadores NÃO foi perseguição, NÃO foi destempero, NÃO foi agressividade, NÃO foi desequilibrio ético. Enfim, eu estou errado em confrotar o abuso da midiática golpista como um censo de naturalidade descompromissada com a verdade. Um fato inglório da imprensa pelo poder dos incautos ao subjugamento impatriótico. Verdade seja dita, eles são cultos mas não são inteligentes. Tratando mal um Presidente que detem 85% de aceitação nobre e incontestável da população do Brasil, não sabem tratar seu próprio umbigo de maneira leal. Afinal, a imprensa depende totalemente do POVO BRASILEIRO. Por isso que o LULA estará sempre falando a verdade e sempre sendo prestigiado por 170 milhões de brasileiros, tá CAGANDO E ANDANDO PRA MIDIA PIG, desde os anos 90.

    1. se pequena parte do dinheiro que vai para sustentar esta turma de mamador proletario da midia sangue sunnnga
      fosse realmente para areas de primeira necessidade tenho certesa que o lulinha não seria endeusado

  35. A Folha continua a mesma, ontem deu espaço para o oportunista e aproveitador do contribuinte paulista Roberto Freire fazer apologia do seu patrão Serra. Patrão sim pois o Serra o empregou no governo paulista as custas de nós paulistas contribuintes.

  36. A situação da “ditafalha” é tão vergonhosa que hoje se antecipou com nova pesquisa para não ter que correr atrás do ibope que no finde vem com os 20% de Dilma na dianteira.
    Perderam tanta credibilidade qu estão oferecendo assinatura grátis. Que paese!!!.

  37. Tem que mostrar este artigo para o puxa-sac…. do Clovis Rossi , ele e cia da folha , como os da Globo, nao tem coragem de assumirem seus preconceitos, é dificil atacar alguem (Lula) que conta com aprovação recorde de seu governo.

  38. Parece coincidência mas, usando as comparações futebolísticas de tão agrado do presidente, diria que Ricardo Kotscho fez um lançamento perfeito para dentro da grande área , no pé do centro avante Lula.
    Também diria que, usando a linguagem cinematográfica, RK seria o roteirista e Lula o ator principal.Belo Filme.
    Moral da história: em campanha política tudo é possível.

  39. gostaria de conhecer alguem que participou destas pesquisas pro lula e dilma .Voces que defendem o cidadao lula nao conhecen os grotoes nordestinos da miseria ,da fome e do desemprego.Nao ha bolsa familia que resista tanto tempo. Um dia a acsa cai e a realidade aflora.

    1. BOA LUCIANO, COM CERTEZA, UM DIA A CONTA NAO FECHA, UNS TRABALHANDO E PAGANDO IMPOSTOS OUTROS SO RECEBENDO BOLSA FAMILIA, BOLSA “NAO TRABALHA” MAIS RECEBE,UM DIA NAO VAI DAR MAIS, E SEM FALAR NAS ESTRADAS, ALIAS, NAO SAO ESTRADA, SAO BURACOS CONTORNADOS POR UM POUCO DE ASFALTO, HOSPITAL PUBLICO ENTAO, E PERFEITO PRA MORRER, NAO PRECISA NEM DE NECROTERIO, NAO VAI SOBREVIVER, E ESCOLA ENTAO? NAS ESCOLAS PUBLICAS, QUEM SABE FALAR MELHOR FALA IGUAL AO “COMPANHERO”, POLICIA ENTAO, COITADOS, SO TOMAM BALA, VAO LA COM O 38tinho, E OS MARGINAS SO COM SUBMETRALHADORAS, AR-15, SE A ENCHENTE LEVAR TUDO, AMIGO, SENTA E CHORA, AJUDA SO PRO HAITI, CUBA, CHILE, AQUI, COMO DIZ A MARTAXA, SENTA E GOZA, DIFICIL E GOZAR OUVINDO ELA FALAR, JA ESQUECERAM DA SOLUÇÃO DELA, MAS O POVO VAI VOTAR NELA PRA SENADORA, O POVO ESQUECE, E DEPOIS RECLAMA, VOTEM NELA, NA DILMA, E DEPOIS NAO DIGAM QUE NAO FORA AVISADOS.

    2. é Luciano, o que disse mostra que os caras de pau que dizem que este governo está liderando, só podem estar doidos ou realmente o salário família que oferecem e de valor que nos não temos conhecimento, o nordeste principalmente está no ranque dos mais miseraveis do Brasil e são estes mesmo que apoiam estes governantes..
      Vai entender, alias e facil entender sim e melhor ter um bolsa familia e colocar seus filhos para pedir do que ir a luta e trabalhar dar condições para estas crianças de serem alguem, mas não.. se temos um Sr. Lula que veio do nada e chegou a onde está, para que estudar ou trabalhar né…

    3. Se o Lula não conhece os grotões da miséria, da fome e do desemprego do Nordeste, imagine se o Serra “Competente” conhece. O Serra não conhece não toma conhecimento da Cracolândia, da miséria de todas as Vilas e Jardins (Ângela). Até parece que São Paulo é uma Suíça…

    4. E digo mais, este dia vai chegar logo e a turma do PT vai estar longe fingindo que perdeu a eleição para que algum otário arrume a casa.

    5. Caros comentaristas,

      Vejo esta revolta toda e para para ver que muitos dos problems colocados pelos senhopres não está na esfera federal, mas sim em grande maioria na esfera estadual e municipal.
      Saibam que dentro dos rincões mais pobres do Brasil existe muita gente que faz da miséria um modo de vida pois sabem que sempre irá existir uma boa alma ou um politico oportuno que estenderá a mão para eles dando comida, roupa e piedade.
      Será que com a quantidade de empresas borbulhando no nordeste, com o exodo dos grandes centros dos retirantes para suas terras natal a miséria ainda impera no noderte ou existe um comodismo latente de quem prefere receber piedade do que um salário dignificante seja ele apenas o mínimo? ( para quem não tem nada o m´pinimo é um inicio).
      Enqunto existir esta piedade intelectual o pais não conseguirá pegar velocidade em seu movimento. Miséria, hospitais falidos, educação pobre, violência são os novos trampolins de campanha. Me aponte um pais do mundo que não sofra mazelas de qualquer estírpe. Suiça? Suécia?
      Finlândia? Cada um tem seus problemas. Só que a divulgação não é feita erm larga escala. Paris tem guetos. Estados unitos tem guetos. O Brasil , ou melhor o governo Lula oegou eranças de vários e varios outros governos. Estrada no Brasil só eram boas no tempo do Andreazza, depois os governos seguintes, largaram de mão e acabou-se o que era doce.
      Saude, é em sua maioria estadual e mu8nicipal. Educação em sua grande força é estadual e municipal. Federalizar estes é uma loucura, pois federaliza mas a administração ? Sim, mas a administra~ção cpontinuia nas esferas menores. E Lula, alem de lutar para conseguir se eleger, tem que lutar contra pessoas como os senhores que jogam areia na farofa, pessimistas que relutam em ver uma mrealidade que nasce. O pais tem 510 anos, anos estes somados de erros e mais erros. Não seria em 8 anos que qualquer governo, por mais genial que seja poria o Brasil dentro da perfeição, principalmente com os senhores que só focalizam o pontinho negro dentro de uma folha de papel branco. Se informem, estudem, se intelectualizem e paream de ser antenas repetidores de uma oposição caótica e que os numeros demonstram a aceitação da maioria do povo nacional.
      Abraços a todos.

    6. Não precisamos ir até lá para ver o que passa o pessoal dos grotões, aqui em São Paulo há grotões nas favelas e se nelas ainda há alguma condicão de vida é porque quem lá reside, só falta comer lixo, se não come.
      O povo agora já cansado de sofrer esperando que alguém lhes estenda as mãos, após achar um salvador, vai quere-lo que fique no goerno eternamente.
      O Bolsa familia, longe de ser uma tábua de salvacão, é apenas um quebra galho para o povo não ficar como aquelas nacões africanas cujas criancas estão esqueléticas de tanta fome e morando num país como o nosso é uma vergonha alguém passar fome ou não comer direito, isto é o minimo que os poderosos poderia dar aos explorados e menos favorecidos, para estes poderosos isto é apenas uma migalha.
      Dizer que esta esmola possa ser uma forma de conduzir o desnutrido povo á preguica, à vagabundagem, me soa pior que uma opinião de reacionários exploradores.
      O eleitor ouve esta afronta e fica realmente indignado pois o povo é trabalhador e não gosta de ficar dependente de qualquer ajuda, não por ser orgulhosos mas sim porque são pessoas que tem vergonha, coisa que não acontece com quem explora e se acham os donos de tudo, até da vontade dos semelhantes.

  40. Senhores, boa parte de nós brasileiros temos a mente de colonizado, só aceitam ser mandado pelo ” coronel” ou pelo ” sinhozinho”, qualquer situação fora disso se inicia o falatorio. No entanto o operario governou melhor que muitos letrados, inclusive os que defendian a tese “Da dependencia” que se diz doutor.

  41. Só não entendo como o Serra, e 2 meses despencou mais de 20%.
    Ou quem votaria nele mudou de lado, ou nasceram novos votantes pra Dilma ou tem mutreta aí…
    Nada contra um ou outro político, mas ningém sobe 20% e ninguém despenca esses 20% em um mÊs.

  42. Eu não estava presente e não sei como foi esse almoço, e quantas pessoas estavam à mesa, mas…

    Quem já saiu para almoçar com os amigos do trabalho sabe muito bem que é impossível, ao final do almoço, obter de todos os comensais, um relato fiel das falas de cada um dos presentes.

    Isso já é difícil em se tratando de “amigos”. Agora imaginem em se tratando de inimigos ou adversários políticos, como era o caso na época, e continua sendo até hoje.

    Atendo-se apenas aos fatos, como por exemplo o de que Lula estava em campanha, e ainda assim saiu no meio do almoço, e sem se levar em conta as falas dos personagens:
    O que Lula disse em Mato Grosso se alinha à lógica das pessoas comuns e seus comportamentos normais, enquanto a versão do Clóvis Rossi(nem sei quem é esse cara), carece da adição de comportamentos esquizofrênicos ao Lula, e ao mesmo tempo, comportamentos angelicais para o “Otavinho”.

    Só com essa adição de comportamentos anormais, a versão do Clóvis, se alinha com a lógica.

    Usando novamente a lógica e a pesquisa eleitoral fajuta do DATAFOLHA, que dava o Serra à frente da Dilma, é muito fácil concluir onde está a mentira. Mentira, fantasia, ou versão, como preferirem.

    A Folha de São Paulo, o DataFolha, o Otavinho, e esse tal Clóvis Rossi ficaram com a “b..da exposta na janela, pra passar a mão nela…”… É….

    1. Silvanir, morrer na fila de hospital é viver bem?
      ganhar Bolsa-esmola e virar vagabundo profissional é viver bem?
      ver todos os dias notícias de roubos, desvios, dólar na cueca, dossies fajutos é viver bem?
      Ou pra você viver bem é pode comprar camera fotográfica em 36x ou um carro em 80x sem juros?
      Quero um país seguro, digno, com igualdade… E não ví isso nesses últimos 8 anos…
      Nessa país, Vagabundo é sinônimo de viver bem, e eu tenho vegonha disso…

    2. 26/08/2010 às 17:30
      Leandro disse: “Quero um país seguro, digno, com igualdade… E não ví isso nesses últimos 8 anos…”

      E nos 8 anos anteriores aos 8 últimos ?

      E nos 500 anos anteriores a esses ?

      Quando foi que você viu isso ?

      Por que você se referiu apenas aos 8 últimos anos ?

      Leandro, você só tem 8 anos de idade ?

  43. Este Blog, para mim explica esta história e mostra o lado da midia que sempre foi contra o LULA e quem esta falando a verdade, tenho certeza que isto vai bombar na NET.

    Parabens Kotsho

  44. Caro Kotscho,

    no afã de defender o patrão, Clóvis Rossi tb diz lembrar-se muito bem do tal almoço, mas apresenta versão diferente da sua.
    Sem querer puxar sardinha para algum, vale lembrar que Rossi tb testemunhou a Folha publicar a ficha falsa de Dilma como manchete, mas nada escreveu sobre o assunto.
    Rossi tb viu a Folha omitir que um delegado da PF – com o propósito de impedir a reeleição de Lula no primeiro turno, em 2006 – entregou um CD com fotos da grana dos aloprados do PT, mas tb fingiu-se de morto.
    Como bom observador, Rossi certamente tb viu o Datafolha demorar (e muito) para registrar o crescimento da Dilma e a queda livre de Serra nas pesquisas, mas igualmente tapou os olhos e o nariz.
    Pelo jeito, Rossi tem uma ótima recordação seletiva.

  45. Independente de qual versão é mais ou menos verdadeira, o fato é que se contrapuseram naquele dia duas visões de Brasil, a dos que acreditam apenas nos valores proporcionados pela escola (o famoso “estudo”) e a daqueles que creem ser possível vencer pelo próprio esforço (o “trabalho”).

    O fato é que muitos acredtiavam, até Lula, que somente o “estudo” capacitava para a vida pública, esquecendo-se de que o que traz riqueza para o homem é uma combinação entre o trabalho e o conhecimento; sem conhecimento pode até existir riqueza, mas nunca, nunca mesmo, sem que se trabalhe para isso.

    Lula entendeu isso; o pessoal da Folha, não.

  46. É isso, massa, parabéns!
    Vejo que não tem mais jeito:
    Vamos mesmo ter Dilma como presidente deste país.
    Vamos ver até quando os jornalistas chapa-branca que hoje vivem à custa do erário público conseguirão manter a cabeça erguida, mesmo tendo de engolir a vergonha e a honra, sublimar o conceito de verdade para a manutenção da mentira que embasa esse governo. Vamos ver de quanta mentira eles são capazes de tornar verdade, distorcê-las, ocultá-las ou atribuí-las ao “preconceito das elites” ou armação da oposição para comprometer o partido dos probos. A minha esperança é que a mentira sempre é revelada, a verdade sempre vem à tona. Demora, mas sempre vem.
    Foi o que eu demorei a enxergar. Os sonhos românticos de adolescente, sempre contra algum tipo de maioria ou opressão exercida por uma minoria. O sonho da liberdade, da democracia, da igualdade de direitos.
    Mas o que fizeram foi lutar contra o regime militar para implantar outro tipo de ditadura, uma de esquerda nos moldes de cuba, china e urss. Aquela não os agradava. No fundo tinham inveja dos militares que conseguiram o que eles, incompetentes, não conseguiram. Mas aí, como diz a dilma, o Brasil mudou, mas mudou graças ao empenho cívico e à tática do diálogo de homens honrados encabeçados por Ulysses Guimarães, não pelos burgueses universitários, filhinhos de papai com uma arma na mão e nada na cabeça, inocentes úteis achando que as gramas (gramma?) cubana, chinesa e russa eram mais verdes. Hoje, adaptados aos novos tempos, usam o sistema democrático como meio para dar o golpe por dentro, legalizado, para implantar paulatinamente o que queriam implantar no começo dos anos 60. São bons na propaganda, são bons em iludir o povão popular. Vestem sempre o manto dos perseguidos quando querem perseguir, o dos oprimidos quando oprimem. Tudo isso para justificar o ataque às instituições basilares da república, à imprensa que não bate cabeça para o governo, e à oposição – esta tão cara a qualquer democracia do mundo. Mas, que democracia que nada. A memória seletiva dos sectários impede-nos de lembrar o ataque maciço da imprensa e da oposição ao governo FHC. PT na oposição não alisava, não tinha medo de nada. Tão profissional que me levou a votar em lula de 89 a 2002, levado pelo discurso da mudança. Quanta mudança…
    Querem uma oposição que não atrapalhe, ou seja, ou vote a favor do governo sempre, ou se abstenha nas votações. Ah! E importante: não denuncie o que achar que esteja errado. Nada está errado no governo petista. Tudo é em prol de um objetivo maior. Mandaram às favas os escrúpulos há tempos. Vai ser interessante ver o comportamento da imprensa no terceiro mandato do lula. kotscho, um dos mais engajados arautos da mentira petista. Pedreiro na construção do mito. Vamos em frente, rumo ao DIP.

    1. Sr Pedro Borges!!!`
      Para o senhor, as coisas só são verdadeiras, as pessoas só são inteligentes, se se alinharem à sua forma de pensar, certo???
      Bastante democrático o senhor..
      Deixe de arrogância e entenda que todos são livres para pensarem, decidirem, votarem, viverm da maneira que acharem mais conveniente.!!!
      Ou só é verdade o que você prega???
      Olhe-se no espelho, se for capaz..

    2. Caro Pedro, seus comentários me vem a mente outros “grandes” mobilizadores populares. A história (para quem conhece) é assustadora, primeiro “abraçam” o povo por alguma causa, acusam a elite, a imprensa que acham tendenciosa e depois a amordaçam. Esses ingredientes todos (para quem conhece) é o fim de uma democrácia, dos direitos reais dos cidadãos.

    3. Queremos uma oposição que não atrapalhe os interesses do país e do povo. E desde quando no Brasil tem democracia? Aqui, a mídia está nas mãos dos barões que há quinhentos anos dominam este país e fazem o que querem do povo…que democracia? só haverá democracia com a democratização dos meios de comunicação e isso ainda demora porque a elite não sabe dividir e nem sabe o que é solidariedade. Com Lula, o povo pode sentir o gosto de ser protagonista da história e não somos mais capachos de ninguem. Principalmente desta mídia maquiavélica…. estamos construindo uma nação para todos.

    4. ESTÁS CARREGADO DE RAZÃO, PEDRO BORGES. SÓ QUE OS OLHOS DA MASSA ESTÃO VENDADOS, NÃO CONSEGUEM NEM ENXERGAR O ANO QUE VEM, QUANDO A “MAMÃE”, SE ELEITA, TERÁ QUE MINISTRAR ALGUNS REMÉDIOS AMARGOS PARA O POVÃO SE QUISER MANTER A GOVERNABILIDADE, COISAS QUE O GASTADOR DO LULA EMPURROU PARA DEBAIXO DO TAPETE, PARA NÃO COMPROMETER AS ELEIÇÕES.
      a PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR: QUEM SERÁ O PRESIDENTE DO BANCO CENTRAL? PELO VISTO, O MEIRELLES VAI MORRER NO CARGO, POIS ELES NÃO TÊM NINGUÉM COMPETENTE PARA O CARGO, TANTO QUE MANTIVERAM A “DESCOBERTA” DO FHC.
      CHEGA DE CORRUPÇÃO, DE PROTEÇÃO DESLAVADA AOS CORRUPTOS!!!! COMO DIZ O JABOR, VOTE NA DILMA E LEVE GRÁTIS O SARNEY, O COLLOR, O DIRCEU, O CALHEIROS, O BARBALHO, O GENOÍNO, A MARTA “RELAXA E GOZA”, O MERCADANTE DOS DOSSIÊS E DA FALTA DE PALAVRA, O PALLOCCI DO CASEIRO, E TANTOS MAIS, DE SEGUNDO E TERCEIROS ESCALÕES. TODOS, DIGA-SE DE PASSAGEM, ACOBERTADOS PELO SR. PRESIDENTE, QUE SOUBE ESPERAR O POVÃO ESQUECER E TRAZÊ-LOS DE VOLTA `A ATIVA DO PARTIDO MAIS SUJO DO MUNDO!!
      ACORDA, BRASIL!!!!!!!!!!

    5. Perdão caro Pedro,

      Não sei que atributos cientificos ou mesmo intelectuais possa possuir para adjetivar nosso estimado jornalista Kotsho em um mentor, um menestreu, um arauto da mentira Petista.
      Creio que mesmo para poder julgar o profissionalismo do Kotsho, seu grande cabedal historico de um Brasil moderno ou seja, do golpe militar para cá, pois participou ativamente das grandes mudanças deste período seja como integrante do governo ou mesmo como jornalista, o senhor deveria adquirir o livro a qual o nobre bloguista se refere em seu textoe ler com atenção. Não péla admiração que tenho por este senhor sexagenario, que nos brinda diariamente com sua visão de politica, de esporte, de humanidade, mas sim por respeito a um brasileiro que viveu a história, que se tornou um ícone no nosso jornalismo por sua simplicidade, com seu comprometimento com a verdade e com a notícia, sem contar o respeito por nós leitores frequentes de suas palavras. Todos nós temos uma queda para que lado for, mas poucos, como o Kotsho sabem separar bem a queda do seu profissionalismo com o jornalismo.
      Deus te abençoe e te ilumine

    6. Caro Marcus, primeiro obrigado pela lembrança. Tem dele, sim, mas não só dele. Tem Eduardo Galeano e Castañeda também. Tem até Kotscho.
      Quanto ao jornalista, cuja história é respeitabilíssima, não resta a menor dúvida da intenção dos seus textos: Já não se trata nem de propaganda subliminar, mesmo quando aparentemente tece críticas à lula-dilma, ou tenta imprimir o equilíbrio (o que é impossível). É claro que essa estória de isento e imparcial, adjetivos com os quais ele se intitula, não procede. Mas consegue convencer alguns graças a sua habilidade profissional.
      “Todos nós temos uma queda para que lado for, mas poucos, como o Kotsho sabem separar bem a queda do seu profissionalismo com o jornalismo.”
      Kotscho sabe disfarçar bem a indissolubilidade do seu profissionalismo com o jornalismo.

  47. Marcus, ser fluente em línguas não faz de você melhor ou pior que ninguém… Hitler era inteligente, erudito e matou 6.000.000 de Judeus.
    O Lula pegou a roda pronta… Não criou nada e ainda criou os aloprados, os dossies e esse monte de coisa que fede um montão !
    A propósito, falo e escrevo em Portugês, Inglês, Espanhol e um pouco de Italiano… Ganhei de você… E voto no Serra !

    1. É dá para perceber que vc é um tucano. A soberba é gigantesca. Além de não ser bom de lógica, no primeiro parágrafo até parece que ia falar alguma coisa boa, sobre erudição não é condição sine qua non para ser uma boa pessoa e coisa tal. Para logo depois a minguau desandar, como se o espírito irascível tucano tivesse baixado, desanca a falar besteira.
      É patético.

    2. Leandro,
      Não importa em quantas línguas uma pessoa seja fluente, se as idéias e o espírito forem atrasados, limitados, soberbos e idiotas, pois em qualquer das línguas que sabe falar, só dirá bobagens.
      É muito mais importante ter o que dizer, mesmo que seja em uma só língua, do que não ter nada para dizer em quatro ou cinco línguas.

    3. Perfeito, Leandro!!!

      Posso não concordar com absolutamente nada do que você fala ou faz. Maz sou intransigente na defesa do seu direito de falar ou fazer o que bem entender.

    4. Pois é,fala e escreve varias linguas,e acha que é alguem melhor do que qualquer outro ser humano desre planeta.Não és ninguém,não és dono de nada a não ser do seu próprio relincho(do verbo relinchar) uma por ter uma mente tão mediocre;e outra por votar no Serra,pois só um burro ,um cavalo ou uma pessoa tão limitrofe quanto tu,pode falar de Hitler,e não perceber que o discurso do seu candidato José Serra é o mesmo discurso dos nazistas.

    5. E o que se pode fazer com apenas uma roda?
      Pegue toda essa sua bagagem cultural poliglota e vá “rodar” o mundo em busca de humildade e simpatia.

    6. “Ainda que eu falasse a língua dos anjos, sema mor de nada adiabtaria”. A citação da bíblia é mais ou menos assim.
      O “anarfa” do LULA fala e entende a língua do coração e das necessidades do povo.
      É o que basta para se utilizar do princípio de Arquimedes: “Com uma alavanca e um ponto de apoio eu posso mover o mundo”.
      E LULA levantou o Brasil e o Povo Brasileiro.
      Não sou um “políglota” como você, sou bilíngue e VOTO EM DILMA!

    7. Leandro,

      Com esta cultura toda, sendo um poliglóta, tens então uma inteligência invejada por muitos.
      Mas, toda esta enorme prosopopéia, se esvai a sarjeta a demonstrar que pareando a vossa sapiencia segue o nefasto orgulho.

  48. …e…enquanto isto lá em Jeremoabo, sertão da Bahia, seu Manoel Galdino, que não sabe quem é este p.rra de Frias, nem quem é K.rai de Rossi, enquanto dá uma mijada detrás dum pé de juá, olha pro céu lindamente estrelado e começa a falar consigo mesmo: ” Tá chegano,…tá chegano o dia dagente inlegê DILMA , como a primeira mulé presidente do Brasil”, e sem perceber grita pra sua velha companheira: NÉ NÃO ZEFA ???

    ÉÉÉ MEU VÉI, responde dona Zefa, feliz com a luz elétrica que LULA levou até sua casinha.

  49. Engraçado, a todos que pergunto e conheço, ninguem vai votar na dita cuja, no entanto ela lidera as pesquisas. Uma coisa é certa tem mutreta nestas pesquisas e com certeza tera nas urnas tb.

    1. quem é a dita cuja?
      se está se referindo a candidata do PT. ex ministra Dilma Rousseff, vc. deve estar perguntando dentro dos jardins do Palácio dos Bandeirantes, pois até nos bairros da alto tucanato Dilma já leva.
      Tenha mai cuidado com suas palavras, pois quem gosta das ditas:
      dita branda e
      colaborou com a Dita Dura está del otro lado del rio

    2. Lu,
      Você é um das donas da DASLU? Se não, deve ser do círculo de amizade, porque só uma deslumbrada pode pensar assim com 2 neurônios. Não esquenta muito a cabeça com este assunto não, porque corre risco de queimar os 2 restantes.

    3. Vai ver que você perguntou só para pessoas que não necessitam de bolsa família para viver. A Burguesia perdeu o rumo da história e os pobres, miseráveis, esquecidos pelos Tucanos, encontraram um Novo Getúlio Vargas para chamarem de pai. Eu nunca votei no Lula mas vamos combinar que ele conseguiu mudar para melhor muita coisa neste pais. O Serra vai tomar uma goleada para nuca mais ter coragem de se candidatar a presidência de novo.

    4. Lu. Tinha mutreta sim. Só nas pesquisas da Folha, Globo e nas manchetes da Veja, Estadão, Isto é, em relação as pequisas que abordava Serra na frete de Dilma. Sem contar que o serra assinou convenio milhonário com as escolas estaduais para envias as tão ilustradas revistas e jornais com notícias PARCIAIS E INTERESSEIRAS.

    5. Lú disso…”.Uma coisa é certa tem mutreta nestas pesquisas”,

      Nos três institutos? essa ‘mutreta, são nos três institutos? Datafolha, IBOPE e no Vox- populi? como? se dois desses institutos são declaradamentre contra O Lula/Dilma, estão loucos para dar números dissonantes da realidade, não aduteram em favor do candidato bandeirante, por serem vigiados de perto pelo TSE. se fazem isso em favor da Dilma, então! Estão loucos, pois ajudam a quém mais eles detestam.

    6. As vezes isso acontece, no círculo de amizades, como são pessoas que tem as mesmas afinidades, a maioria vai ao encontro dos seus gostos e pensamentos. Eu, por exemplo, encontro mais pessoas dispostas a votar em Marina Silva e ela está com apenas 10% da intenção dos votos.

      As pesquisas estão certas, errados estão as pessoas que te responderam sem nenhuma consideração e educação.

    7. Lu,

      Em meu universo a quem eu pergunto vão votar na Dilma, a maioria. E agora? Onde está a mutreta?
      O seu universo como o meu, são infimos perante ao universo eleitoral no pais.
      Temos de parar de achar que quando algo não corre a nosso gosto, tem mutreta. Esse pensamento é típíco de quem não se preocupa em analisar e entender o atual momento politico do pais.

  50. Almoço com a imprensa marrom.

    * Quem viu,viu . . .
    # Quem vil . . .vil!!!!!!!
    (ptrem das treze)

    O importante é que:
    LULA é
    DILMAIS!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  51. Tem pessoas aí, que dizem não entender como o Zé Desanimado Serra caiu 20 pontos em tão poucos dias. Ele não caiu, ele já tava embaixo.

    Vai ser DILMA no primeiro turno com 65% dos votos válidos.

    LULA matou o PIG a DILMA vai enterrá-lo. A DILMA não tem tanta “ternura” quanto o LULA. Acho até que o PIG já se arrepende por não ter pedido um terceiro mandato pro LULA.

  52. Bom acho que viver bem é viver as custas dos impostos que os poucos brasieliros decentes pagam. Impostos estes que deveriam ser usados para o beneficio de todos e não paenas para 12 milhos de bolsistas, que deveriam ter seus titulos bloqueados enquanto estivessem recebendo beneficios como este , ai sim tiraria o chapéu para a chamada inclusão social, do jeito que esta é compra de voto esfregada na cara de todos os trouxas que pagam seus impostos .

    1. Vc paga o imposto mais caro sobre a gasolina que consome,porque é um imposto estadual,então vá ao Serrinha e ao PSDB.osta e peça para abaixarem os impostos estaduais e os pedagios.Ou vote no PSDB,e comece a relinchar também.

    2. Deixa eu te questionar algumas coisas:

      Você fala “poucos brasileiros decentes”. Então a maioria é indecente?

      Quando você fala em bolsistas, seria quem?

      O pessoal do PROUNI?
      Os bolsistas do CNPQ?

      me esclareça, ou eu vou achar que você está falando que um país não deve fomentar o trabalho científico, nem subsidiar os estudos de seus cidadãos. Não acredito que alguem possa ter a capacidade de falar uma besteira tão grande.

      Fico no aguardo de resposta que não ofenda a inteligência dos leitores do blog.

    3. Lu,

      Por que tanta revolta? O que o governo Lula te prejudicou?
      A mim, e a milhões de brasileiros proporcionou muito. Minha filha ganhou uma bolsa de 100% em uma das melhores escolas de direito aqui do Rio. Fui aposentado em exatos 25 minutos. Recebo uma aposentadoria maior s=que eu estivesse trabalhando. Meus irmãos montarão uma empresa para atendimento a navios petroleiros e sairam da pobreza desde o fechamento da SUNAMAM. Como eles, eu, minha filha, milhões de brasileiros estão tendo a chance de ter uma vida dígna.
      Ante que me esqueça: FALAS DE UM COMPUTADOR SEU OU DE UMA LAN HPOUSE?

    4. Não me admiraria se você for uma bolsista do PROÚNI, a estudar em faculdade particular com o ‘meu” dinheiro, ou ter um familiar em condições de bolsista na faculdade. Eu pago para ti, ou os seus estadarem.
      Pago de bom grado.

  53. Caro Ricardo,

    Apesar de não concordar em nada com o comportamento ético do Lula nos seus 2 mandatos, entendo que nesse episódio, faltou delicadez e educacão ao Otavio Frias Filho. Porque o Presidente da República precisa falar inglês ? Ele governa o Brasil e precisa falar português. Porque ele pensava que o Lula não se preparou? O Lula se preparou a vida toda para exercer esse cargo. Creio que não devemos confundir a falta de ética e transparência do governo Lula com educacão, fineza, no trato com um candidato ao principal cargo do Porder Executivo. Conhecia algumas versões diferentes desse episódio que me foram contadas por ex- executivos da Folha de SP. Creio que Otavio Frias Filho deveria ter algumas licões de educacão, humildade, respeito ao próximo e, principalmente, respeito a maioria do povo brasileiro que também não fala ingles e nem por isso seu voto vale menos do que o de poliglotas que falam 5, 6 e até 7 línguas estrangeiras. Para mim foi ótimo ter esse episódio narrado por vc “exatamente” como ocorreu. Um grande abraco.

  54. Eu só espero que a Dilma seja diferente do Lula ao tratar gente como os Frias, que se espelhe na Presidente da Argentina Cristina K . e faça tudo que estiver dentro da legalidade de seu poder, para destrui-los completamente, que não sobre nada do PIG, em pé.

    1. Caro Danilo Ventura, olhando agora o que escrevi horas atrás, ficou deslocado do contexto. Desculpe, lembrei do episódio e escrevi de supetão. Na verdade, concordo com você. Mesmo porque, no caso entre Lula e o Otavio, cada um deu o que tinha, e ficou evidente porque um se tornou presidente e o outro hoje se remói em magoas. Um abraço.

  55. Eu não meço se o presidente, governador ou prefeiro é ou foi bom pelo que fez, e sim, pelo que deixou de fazer ou o q fez de maracutaias. Fazer é uma obrigação deles e não um favor e não fazem com o seu dinheiro, e sim,com o povo. No atual governo, a corrupção, nunca antes vista neste país, alastrou-se incontrolavelmante, parecendo ser normal tais ações, como: mensalões, dossie, invasão de contas correntes, aloprados,
    dolares nas cuecas, Ze Dirceu, Genoino entre outras tantas mazelas, que o PT as consideras normais.
    Mas, um caso que me deixou deverasmente revoltados, ouvi na Hora do Brasil (rádio), recentemente, que o governo brasileiro importou de Cuba um plano de alfabetização de adultos. Pô, será que nós não temos niguem: professores, diretores, ministerio da educação, cientista educacional, faculdades de letrasl ou algum orgão educacional competente para elaborar um plano de alfabetização? Cade o MOBRAL? Isto mostra o grau de defasagem que se enconttra a nossa educação, os nossos hospitais, estradas federais emburacadas entre outras mazelas do PT. Lamentavel!

    1. Eu compreendo o seu desespero colega Carlos mas quem dá a palavra é o povo e a voz do povo é a voz de Deus, não há como contestar.
      Eu vejo o seguinte, há descontentamento dos professores e de certa forma com toda a razão porque o salário ofertado, além de ser pífio, está cheio de enganacão e não é um salário que o professor possa contar com ele quando chegar a época da aposentadoria, pois não fará presente no calculo que será feito para se aposentar. Do mesmo modo estão os funcionários da Saúde e da Seguranca. Então as mazelas que voce cita nas tres pastas, educacão, Saúde e Seguranca são uma comprovacão da falta de competencia do governo estadual paulista e porisso o povo não quer ve-los no governo federal.

    2. O método cubano, chamado método fônico, é hoje o método de alfabetização mais eficiente que existe para alfabetização de adultos.

      É um salto frente ao chamado letramento, método adotado pela turma do FHC, empurrado goela abaixo pelos construtivistas de plantão, que só tem disseminado o analfabetismo funcional pelo país afora.

      Só uma pessoa totalmente fora da realidade pode achar que, se temos algo muito bom a nossa disposição, temos que inventar a roda.

      Quanto ao mobral, a prova de que ele não funcionou, é termos que aguentar gente como você falando asneiras aqui.

      A propósito, a tua turma vive apregoando aos quatro ventos o desenvolvimento dos EUA. Sabia que lá o governo adota o método fônico há alguns anos?

      Fazer o que…

    3. Carlos,
      Cuba tem 3 coisas que deveríamos importar:
      1. Educação
      2. Saúde
      3. Charutos
      Se você tivesse estudado mais um pouco, saberia disso.

    4. Realmente em governos anteriores não vimos tanta corrupção, elas foram escondidas pelos aristocratas que as varriam para debaixo do tapete. Estamos longe do ideal, porém finalmente alguém teve coragem de expor a sujeira e apontar os porcos.

  56. Caro Kotscho, li o seu artigo e durante a leitura meu cérebro já deu a nota, o que houve entre o Lula e o pessoal da FSP foi exatamente igual a entrevista da Dilma na Rede Globo, a diferenca é que a midia entre eles é que um é TV e o outro um jornal.
    Foi pura demonstracão de arrogancia chamar alguém para um almoco e ficar confrontando as diferencas.
    O Lula deve ter se sentido realmente bem desconfortável diante deste convite acintuoso e se ele tivesse comido, a comida lhe ia fazer mal.
    Fez muito bem em ter ido embora.

  57. E vc, Sra. Inês Ferreira, se acha inteligente por usar o termo “sine qua non”. Vá estudar um pouco de Direito Tributário; converse com os donos de pequenas e médias empresas e veja o que seu querido governo fez: uma verdadeira ditadura tributária.

    Escolha um assunto; uma discussão jurídica acerca de algum tributo federal e veja as decisões no Supremo Tribunal Federal e no Superior Tribunal de Justiça. Contribuinte só leva ferro. E tipos como você ainda aplaudem e atacam quem ousa atacar esta ditadura.

    Este povo é como cavalo; não vê quem monta em cima, mas apenas quem lhe dá o torrão de açúcar.

  58. QUE PENA QUE O QUE ELE FALOU FOI TUDO PAPO FURADO…..VEJA NO QUE DEU ESCANDALOS E MAIS ESCANDALOS..META AS MAIORIAS NAO COMPRIDAS….TIPO 250.000 CASAS ATE TRES SALARIOS MINIMOS E ATE AGORA SO FORAM ENTREQUES 1.2 POR CENTO DO PROMETIDO…AINDA BEM KOTOCHO QUE FOI FOI TESTEMUNHA DESTAS MENTITAS E PROMESSAS ..QUE NAO TENHO NECESIDADE DE ENUMERALAS …

  59. Kotscho,

    Falta Você informar quem estava presente no almoço em 2002. Você trata seus colegas de profissão e a nós todos com respeito, mas alguém pode ficar numa saia justa com a revelação dos comensais. A informação é relevante demais para compreendermos a extensão do desvio de conduta dos grandes grupos da mídia nacional na cobertura das eleições.

    Lula está dando o troco na Folha em plena campanha, no momento em que a credibilidade do jornal e de seu instituto de pesquisa é posta em questão pela opinião pública. A Polícia Federal está investigando o comportamento dos institutos de pesquisa após denúncia apresentada à Justiça pelo Movimento dos Sem Mídia.

    Se os institutos trabalham com métodos científicos, como dizem, os resultados não podem – ou não devem – ser tão divergentes quanto os apresentados pelo Datafolha e pelo Ibope, por um lado, e pelo Sensus e Vox Populi pelo outro, durante o primeiro semestre, ou melhor, até julho. Ou uns ou outros erraram feio. Entre o executivo do Datafolha e Montenegro do Ibope, fico com a opinião do sociólogo Marcos Coimbra, do Vox Populi e o executivo do Sensus.

    E é para isso que blogueiros organizaram o 1º Encontro Nacional dos Blogueiros Progressistas aí em Sampa, no fim de semana passado. De um jeito ou de outro, sem golpes baixos, a mídia será desmascarada aos olhos da opinião pública. A cada mentira e calúnia, ao jôgo combinado entre a Folha, o Estadão e o Globo – para não citar os demais – de sincronizar suas pautas com o programa de Serra na campanha como está sendo feito descaradamente, o desmentido na cara, o desmonte da farsa, fruto da luta de quem escolheu participar ativamente na construção de um país melhor.

    Parte da opinião pública manifestará indignação votando em Dilma e, bem provável, em Mercadante no caso dos paulistas.

    O PSDB vai sair destas eleições pela porta dos fundos.

  60. Outras pessoas que estiveram presentes, como o colunista da Folha, Clóvis Rossi, dizem que esse diálogo sobre Lula saber inglês ou não, nunca existiu, que foi tudo inventado. E agora? Em quem acreditar? No Lula e no ex-assessor dele que cita a si mesmo alegando possuir memória “pouco privilegiada” ou em todos os demais presentes?

    1. Caro André,
      Acreditar. Acreditar é um processo íntimo, que não necessita de razoabilidade para acontecer.

      Apenas observe, por exemplo, no caso das religiões, como são diferentes e muitas vezes mutuamente exclusivas.
      Uns são budistas, outros Judeus, outros Muçulmanos, outros Católicos, outros Protestantes, outros… E outros são ateus.

      Não se apegue tanto a discutir o verbo acreditar. Apenas medite sobre o assunto. Você poderá perceber coisas que nunca imaginou antes.

  61. Pô. O Serra foi um pessimo governador, acabou com a Educação no Estado de São Paulo. Não existe na rede professor de informática (tem monitor – alunos do ensino médio ensinando aluno), bibliotecário (a), falta professor, os alunos são promovidos sem saber nada, para isto, basta frequentar a escola, a maioria não tem computadores, falta merendeiras, inspetores de anulos e secretárias. E o professor(a) na 1ª série é enganação, porque as escolas estaduais foram municipalizadas (é a politica do PSDB, privatizar, vender, etc), tendo menos de 8%(OITO) em todo o Estado de 1ª a 4ª serie, ou seja, só na capital. Os professores estão insatisfeito com seus salários e as condições de trabalho. Olha, e já votei neste cara Chamado Serra e nunca mais terá voto meu.

  62. Parece que almoçar com e na Folha é uma frias…, digo, fria.
    Quem diz o que quer ouve o que não quer. O seu Frias deveria saber disso, até porque o jornal que representa vive falando bobagem.
    Mas é comportamento antigo, do tempo em que a folha emprestava as “peruas” pra repressão… enfim, deixa pra lá.
    Cidadão K, enquanto leio e escrevo cai lá fora uma neve negra. Picumãs, palha queimada da cana, que sobe com a queimada e desce sobre a cidade. Coisa feia e que deixa a mulherada louca… basta lavar o quintal pra começar cair palha queimada. O ar está seco mas a queimada da cana continua liberada, deixando o céu cor de cobre, destruindo a natureza e ressecando o ar. Até eu, que não sofro de coisa alguma, tenho dificuldade pra respirar. Ontem sai pro quintal e parecia que havia uma fogueira ao lado, cheiro de queimado. Ninguém do poder público se importa. Os usineiros se defendem: “geramos empregos”. Acredito e agradeço. Mas acho que é possível ganhar dinheiro, gerar emprego e ao mesmo tempo respeitar quem não tem nada com isso e ao meio ambiente.
    Agosto chegando ao fim e como uma queimada vem chegando o dia da eleição. O fogo vai piorar. O PSDB se perder essa terá que amargar o PT muitos anos no poder. Veja bem Cidadão K. Dilma se ganhar essa (e tudo indica que sim… isto é, se o joquei não cair na curva ela cruza a linha de chegada), e fizer uma boa administração poderá ser candidata a reeleição. Depois dela pode entrar o Lula. Sai na frente pra ficar no poder no mínimo por 12 anos. Não vão entregar os pontos assim, só na discussão pacifica. Vai ferver muito ainda, vai aparecer muita acusação, muito preconceito (e Dilma é mulher e por isso mais sucetível a preconceito), já tem de todo tipo de calúnia. O Indio tai nas costas do Morrinho atirando flechas e chamando a atenção pra capitalizar seu nome pra próxima eleição. Tem tudo pra ser o lider do radicalismo. Pelo menos tá se esforçando bastante e o Morrinho hoje, que tristeza, tá se prestando pra isso. Corre sério risco de perder a eleição, a vergonha e de preservar o seu nome pro futuro. Bem, quem planta colhe. O Morrinho fez a pior administração desde o tempo do Maluf.
    Bom, chega que estou aborrecendo.
    Um abraço em todos e em vc em especial…fui !

  63. Caro Leandro , sua tão falada vitoria simplesmente virou uma derrota destrutiva e imbecil , pois votar no serra significa um retrocesso na politica brasileira . Vc deve ser um daqueles do 28% que julga ser o dono da verdade, isto é lamentavel .

  64. O tal de Otavio Frias Filho é um daqueles que simplesmente pensa que é o dono da verdade , pois seu amigo , o o tal de FHC , o oniglota , fez do Brasil uma piada pra todo o mundo , e um simples operário deu respeito e hoje o Brasil é ouvido nos quatro cantos.

  65. Serra é excelente administrador, é um ótimo politico, já foi tudo na vida, é mais preparado, é competente. sabe trabalhar.etc.etc.

    Só não entendi como uma pessoa com tamanha competência, com tamanho atributo, deixou o FHC, seu melhor amigo se afundar no governo, Serra que foi o braço direito, foi o segundo homem do governo Cardoso, esteve no poder nos oito anos dos tucanos? Com um ótimo profissional como esse no seu governo, FHC afunda o Brasil em quebradeiras, fome , destruição de parques indústriais com fuga dos empresários, destruição do patrimonio fabril estatal, tenho meditado muito a respeito, como o FHC conseguiu tamanho insucesso em seu governo? Quando um grande profissional estava ali ao seu lado? e deixou o amigo ao deus dará, e Brasil quebrou!!!!

  66. Quando Lula venceu a 2a. eleição, em um dos seus primeiros discursos, afirmou: ” a partir de agora o povo brasileiro NÃO vai mais precisar do “formador de opinião” porque eu vou diretamenta falar ao povo. Foi assim, e está sendo assim, que Lula está detonando os FRIAS, MARINHOS e MESQUISTAS. Na verdade o alvo da PIG nunca foi o LULA, sempre foi o PT. E tem mais, assim como prometeu em entrvista ao jornalista Kennedy, da Folha, quando deixar a Presidência, vai “apurar” o que houve por trás do mensalão.

  67. Caro Kotscho

    Eu não vou gastar “digitação” pra falar desse pobre coitado por nome de Otavio frias Filho, estou adiante dele. Neste fim de semana eu participei de um evento histórico na vida politica do Brasil, fui um dos que estiveram presentes no 1° Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas. Para eles eu escrevi este texto que rogo a tua licença para aqui republicar.

    Diários de “Blogocicleta” Suja

    Eu nunca tive uma moto. Até já pensei em ter uma mas não pude.Quem é amante deste tipo de transporte diz que não há nada mais próximo da sensação de plenitude da liberdade do que estar em uma dessas. Seja lá guiando ou mesmo na garupa ( sai fora Serra !!!…Aqui na minha não !!! ) Diz-se que com uma moto se vai longe no espaço, se perde no tempo e se realiza nos sonhos da nossa vida e olhe que são duas rodas só !!!. Bem…Eu então estou duplamente liberto pois vivo sobre quatro rodinhas, bem pequenas, mas o fato é que me sinto hoje mais livre do que nunca fui !!! Vou aonde quero, escolho os destinos, os endereços, me exprimo, me expresso, me exponho, escrevo, LEIO TUDO, opino, concordo, discordo e convivo com o mundo e o que nele há de importante: Eu convivo com GENTE !!! Mesmo que virtualmente, eu sei bem que estão lá !!!
    E não é que o virtual deu de virar “carne e osso” ?
    Foi o que aconteceu no 1° Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas. Acho que os demais participantes já disseram muito ou quase tudo sobre o que deveria ser dito do evento porém eu prefiro falar das pessoas. PESSOA, palavra bendita que além de nome de poeta tem no poeta Gonzaguinha o seu maior “publischer” ( óia só !!! ) Ele colocava a palavra PESSOA praticamente em todas as suas canções, podem procurar e verão !!! Pra quem mal sai de casa e de dois anos pra cá resolveu escrever para ver o mundo, esse Encontro de Pessoas Blogueiras foi para esse “ralezento maquinista de trem” uma catárse !!!. Eu resumiria tudo na frase que ouvi do “Esquerdopata”:
    – Pô meu !!! Quanta gente me conhece !!! Eu que não sou conhecido por ninguém nem na minha rua !!! Fiquei surpreso e abismado !!!
    Eu também senti isso, e pude constatar mais uma vez e pessoalmente que a minha velha tese não falha: Nós somos aquilo que escrevemos !!! A cada abraço, a cada conversa, a cada olhar, a cada sorriso provamos isso todos e a cada um de nós mesmos. Percebemos docemente da magia do toque, o toque de tocar e de ser tocado. Eu fui tocado profundamente no coração por cada um dos que lá estavam e foi lindo !!! Tanta demonstração de carinho !!! Tanta gentileza !!! Tanta dedicação !!! Tanta emoção !!! Doação !!! Tanto…AMOR !!! Foi um compartilhar !!!
    E ainda ousam dizer de que somos “sujos” !!! Sujos ? Quem é que é sujo aqui no lado de cá desse rio que chamamos de a Blogosfera ?
    Por acaso algum dia escrevemos nos nossos Blogs que o político do qual não gostamos seria um estuprador ? um pedófilo tarado ? Por acaso algum dia escrevemos nos nossos Blogs de que mulheres das quais não gostamos poderiam serem “vadias” e “vagabundas” ? Por acaso algum dia publicamos nos nossos Blogs alguma “ficha falsa” ? As “fichas corridas” que aqui divulgamos vieram exatamente da mídia que lhes é amiga e afaga as tais pústulas !!! Só fazemos espalhar, já que com os seus… aqueles são tão brandos. A “dita” aqui é dura !!! Só eu durante a “chumbada” puxei quatro canas !!! O que dirão os outros…Tá bom assim ou queriam mais ? Sobrevivi pra contar e eles não contavam com isso !!! MAS EU CONTO !!! É pra isso que eu tenho um Blog !!!
    Mas agora descubro que eu não sou apenas eu, somos muitos, somos outros, somos trezentos, somos quinhentos, somos mil e seremos milhões !!! Será no dia em que cada PESSOA for um Blog !!! Uma mídia !!!
    Aí quero ver o que farão para nos enfrentar !!! NÃO FARÃO !!!
    Mesmo ainda sendo tão poucos diante do poderio patronal e capitalista daquelas “entidades” de pouca luz, a Blogosfera depois desse Encontro os derrotou de uma vez !!! Foram aos chão as tais bestas do apocalipse midiático esquizofrênico, sem cura, golpista e venal. E sabem por que ?
    Porque somos GENTE, porque temos ALMA, porque temos VIDA !!!
    A BLOGOSFERA É VIVA !!!
    A BLOGOSFERA É LIVRE !!!
    Tem o cheiro, o som, o brilho, o toque e o gosto da nossa gente !!!
    Tem “PESSOAS” !!!
    Eu vivi pra provar !!!

    Não vou aqui dizer nomes pois cada um é fantástico, cada um, “uma estrela”, então AGRADEÇO esse povo de coração e de alma lavada com esse singelo vídeo dos meus imaginários Diários de Blogocicleta Suja !!!
    VRUM !!! ….VRUM !!!….
    “DESAFASTA” QUE ESTAMOS PASSANDO !!!

    O que eu tinha pra dizer está dito !!!

    Abraços Justos, Fraternos e SOLIDÁRIOS SEMPRE !!!

  68. A raiva da imprensa consiste simplesmente, por que Lula fechou a tornerinha de dinheiro do Gorveno Federal, que estas estavam acostumadas a mamar. Quem não se lembra da “Semana do Presidente” do SBT. Depois de oito anos de governo o Presidente Lula não teve uma “única semana” na emissora… Dá pra entender as outras, não é?!

  69. Tucanalhas, quem perde são vocês é o candidato da Mídia, ganha é a sociedade organizada.
    Não tem coisa mais infeliz, ver um concorrente como o
    Zé ( serra ) é o fim dos tempos.

  70. Os dados fiscais de Ana Maria Braga também foram vasculhados pela Receita Federal, além dos tucanos, e isso preocupa porque demonstra estar ocorrendo um “aparelhamento” político dentro do governo, o que demonstra semelhança ao governo de Hugo Chaves. Aos poucos, vão sendo revelados os desígnios do futuro dos brasileiros.

    É estranho, eu, que sou um “pica-fumo”, isto é, uma pessoa que não tem influência alguma, percebi que, quando pesquiso no google pelo nome “benedito lemes”, comentários feitos por mim em blogs do ig não aparecem mais, isto é, quando pesquisados, não são encontrados como antes, será que é porque sou defensor da candidatura de Marina Silva a presidente? O que há de errado nisso? Nâo somos uma democracia?

    O tempo é curto, as razões se perdem no emaranhado de interesses coligados e, provavelmente, vão percerber tarde aquilo que sacramentaram, o que não dá para arrepender sem sofrer consequências.

    1. Olá Benedito,

      Tudo bem com você ?
      Como vai Ouro Fino ?
      E o Milhorini, como tem passado ?

      Será que o pessoal do Google ou do iG resolveu bloquear o acesso dos internautas aos seus comentários ?

      Eu pesquisei sobre Benedito Lemes no Google e vi vários comentários seus no iG, além de encontrar você no PV de Ouro Fino.

      O Benedito Lemes que em 2008 foi candidato a vereador pelo PV de Ouro Fino-MG, é você, ou algum homônimo ?

      Acumulou de novo. Parece que vai acumular eternamente até você mandar aqueles números pra mim.

      Para você não ficar me acusando de ser “olho grande” e querer levar vantagem em cima dos demais apostadores, proponho-lhe:
      1. Você irá colocar os números em envelope fechado e lacrado à nossa vista e de testemunhas.
      2. Você não irá jogar os números, nem informá-los a ninguém.
      2. Depois de acontecido o sorteio, vamos abrir o envelope e conferir o resultado.

      Se você acertar, vou do Rio de Janeiro a Ouro Fino-MG a pé, em romaria, e farei campanha para o PV em todas as 3 esferas de poder, até eu morrer ou até o PV alcançar a presidência da república, o que ocorrer primeiro.

      O problema dessa proposta, é que a Marina estava precisando desse dinheiro para sua campanha.

    2. Bendito Lemes, não tenha dúvidas. Seu sumiço do google é obra de extraterrestres.

      Como acha que a Receita vai descobrir sonegação ?

      Pesquisando o mapa astral do contribuinte ?

  71. acho que se o Sr. Frias presa tanta numa pessoa a condição de falar inglês, deveria escrever todo o seu jornal também em inglês e tentar elitizar os seu assinantes. pois acredito que a grande maioria dos leitores da folha (que vem diminuindo muito), falam só o português e olhe lá.

  72. O SENHOR CARLOS ESQUECEU DE DIZER QUE O DEM PATIDO HOJE APOIADO PELO PSDB TBÉM TEVE EPISÓDIOS DE DINHEIRO NA CUECA E MUITA CORRUPIÇÃO NO DESTRITO FEDERAL,MAIS COMO O SERRA TEM COMO VICE UM CAMARADA DO DEM ENTÃO FALEMOS APENAS DO PT,COMO O SENHOR DEVE SABER NOSSO PAIS FORMADO POR PESSOAS SIMPLES E TALVEZ SEJA ESSE O MOTIVO PELO QUAL LULA FICOU DOIS MANDATOS E AGORA COLOCA QUEM ELE QUISER,PARABÉNS LULA VC É O CARA,PODE NÃO FALAR INGLÊS,PODE NÃO TEM FEITO FACULDADE E TUDO MAIS COMO OS AMUFADINHAS DO PSDB MAIS ENTROU,PEGOU O BRASIL FERRADO E O ESTAR LEVANTANDO,QUANTO A VCS PSDBISTAS PEÇAM PRO ZÉ PARAR DE FALAR EM SAÚDE E FALAR DO DESRESPEITO OA FUNCIONALISMO PÚBLICO,E SEU AUTORITARISMO.VAMOS LÁ DILMA,VAMOS ENTRAR DE PRIMEIRA!!!

  73. Quando cheguei em são paulo, no ano de 1993, se dizia muito que o brasil era “o” país do futuro. Isso foi até mais ou menos 2003. Faz bastante tempo que não ouço mais tal frase. O que aconteceu. No governo Lula chegamos no futuro? Pensem bem. Um abraço a todos e vivamos o futuro, hoje.

  74. Kotscho, está explicado o motivo da insistência em convidar Lula para o almoço :

    Demonstrar-lhe a fina educaçao e exemplar hospitalidade da “High Society” paulistana.

    “PIG” é realmente um apelido apropriado para essa quadrilha cujo comportamento envergonha até os porcos.

  75. Ricardo,

    Antes de iniciar, agradeço as boas vindas.
    Mas, gosto antes de comentar algum texto seu de ler os demais comentários sobre o assunto. Cada dia me assusto com a quantidade de pessoas que confundem a mensagem com o mensageiro ou seja, pegam sua militancia ou simpatia ao PT e usam como arma para desmerecer suas qualidades profissionais e o respeito que devemos ter já que seu BLOG carrea quase sempre um verdadeiro mundo de comentários, prova maior de que és lido e respeitado seje em que assunto aborde.
    Li este episódio em seu livro. Lembro que minha reação foi de rir, apenas isso, rir pois Lula perante os ditos “NOBRES” literalmente “defecou e preambulou” para os senhores da midia paulisa mostrando que dignidade e respeito a si próprio todos devem ter e não a apenas letrados e poliglotas.
    Mas, ninguém parou para pensar no que Lula fez após eleito com a Folha. Nada. Não retaliou, não cortou verbas governamentais de publicidade nem influenciou politicos a retaliarem o jornal ou quem nele trabalhasse e tenha sido partidario a postura idiota do Otavio Frias Filho.
    Um presidente tem que falar a lingua do povo. Será que todos os presidentes do Brasil falavam uma segunda lingua? Para que a função de tradutor? Por que os simpósios internacionais possuem aqueles fones de ouvido de tradução simultanea?
    ]Mas, para mim, em particular o episódio almoço está seco, morto e enterrado não tendo nenhuma influência na popularidade do Lula ou mesmo no percentual de intenção de voto da Dilma. Pelo contrario, vir a tona o fato do Lula ter se retirado do almoço após as frustradas tentativas de desmoralizar o canditado Lula, ele demonstrou ser superior e se retirou, se desculpando com o Sr. Frias, por ser o anfitrião deixando o Otavinho a ver a sobremesa sobrar na cozinha ( garanto que pediu uma quentinha).
    Quanto ao fato da eleição de Dilma ser a pa de cal na imprensa que é contra o governo Lula, isso é uma tremenda idiotice. Continuarão os jornais a editarem matérias prós ou contra. Continuarão existindo colunista que futucarão os meandros do governo e levantar suspeitas sobre A ou B.
    A maioria dos vibrantes eleitores PTistas tem que descer ao chão, colocar de lado o fanatismo desenfreado, ver que eleição, partido ou candidato não são um time de futebol a qual temos paixão. Não, todos nós temos que trabalhar friamente com politica, ser sim calculistas, medir, pesar atos, fatos, personalidade e a história do candidato.. Politica muda conforme os ventos da p´ropria politica. Não preciso citar dados ilustrativos.
    Mas deixo aqui uma idéia: Leiam o livro do Kotsho, uma verdadeira aula de política em uma leitura leve que te prende ao livro. ( DO GOLPE AO PLANALTO) uma fonte de consulta importante para quem quer debater politica e história do Brasil.

    1. “Não, todos nós temos que trabalhar friamente com politica, ser sim calculistas, medir, pesar atos, fatos, personalidade e a história do candidato..”
      Isso significa fechar os olhos a tantas evidências de corrupção?
      Pesar a história do candidato (político) foi o que se passou com o apoio ao Sarney, ex-inimigo número 1 do pt, cujo diretório no Maranhão foi esmagado pela recusa dos petistas históricos?
      Significa pragmatismo acima das convicções?
      Apoiando Collor e sendo apoiado por este?
      Idéias mudam, é próprio do Homem. Princípios, não.
      Sim, o livro pode ser boa fonte de consulta. Para quem quer ver a história sob a ótica das esquerdas, esse poço de bondades e nobres ideais, contrapondo-se às direitas, o antro de iniquidades. Deixo aqui uma sugestão: Um ótimo livro sobre a investida das esquerdas sobre as américas central e latina nos anos 60, num amplo contexto. Escrita por um dos maiores pensadores da esquerda mundial: Jorge Castañeda. É revelador.

  76. Kotscho, sou ex-preso politico, me redimi, reformulei conceitos, tenho senso critico, olho ä distancia a peleia entre tucanos e sindicalistas, aguardo sereno a presidente Dilma do Lula tomar posse. Pergunto: estas preparado para viver teus ultimos anos (espero) sob a ditadura do partido ?? No Mexico o PRI ficou 62 anos, ajuntou-se ao NAFTA, virou quintal dos States e hoje ninguem esta seguro por lá. Vc acredita que o PT (esquece o LULA) tem pessoal DIGNO para governar o pais por mais 20 a 30 anos ? Fico triste com o que vejo. Boia Noite.

  77. Este fato vem revelar quantas inverdades são ditas para que pareçam verdades.Acredito que por trás dessa dita violação de informações no banco de dados da SFB esteja mais uma armação do PIG. Pelo que se lê, esses acessos foram feitos em 2009 as candidaturas a presidente ainda não estavam postas. Havia indefinição do Serra e do Aécio. Então há de se perguntar ? Isso seria usado contra qual dos dois? Se tivesse sido escolhido o Aécio, esse suposto vazamento lhe atingiria em que?
    Há uma outro mistério no ar… Por que esse vazamento sòmente chegou ao jornal “Folha de São Paulo”? Como esse interessado levaria esses dados justamente para entregar ao jornal que mais persegue o atual governo? Veja pela narração do RK o dono da “Folha” tentou humilhar,constranger e adamoestar o candidato LULA com essa de não saber inglês, talvez para pedir esmolas aos Estados Unidos… E nem precisou, o governo LULA pagou a dívida com o FMI e com isso acabou-se a ingerencia dos Estados Unidos na economia brasileira. O resto todos nós já conhecemos sobre a mudança do Brasil.

  78. Existe desde o início deste processo político,por parte da oposição, só achincalhes ao PT, à candidata Dilma. Até o goleiro Bruno tem sido usado para denegrir a Dilma.Relembram período da ditadura, a chamam de guerrilheira, só esquecem de dizer quem fornecia a arma, quem era o armeiro. Reclamam de que sigílos estão sendo violados( todo cidadão correto não tem por que temer),querem uma apuração imediata. Agora, depois de quase uma década, o STJ parece que vai dar andamento ao caso Banestado e as famosas contas CC5. Deveriam também agilizar este processo e mostrar à nação, quem foram os vendilhões da pátria, que fraudulentamente, enviaram para o exterior, por baixo, mais de US$ 30 bilhões.

  79. Já disse aqui e repito. Para votar bem neste país não precisamos discutir, ficar magoado e desgastar tanto para escolhar o candidato. Basta votar contra o candidato da Folha, da Globo e do Estadão que estaremos votando contra a manipulação e contra os interesses que prejudicam o povo brasileiro.

  80. Boa noite senhores, só quero lembra – los de que quando o Lula foi eleito, muitas pessoas falaram que ele não tinha cultura, carisma e outros atributos que um governante tem que ter, porem o mesmo mostrou como se governar uma nação com tantos problemas como a nossa. não se pode negar que o Lula vai ficar na história desse país.

  81. Os malas são tão incompetentes, que até para criarem factóides extraplam na imbecilidade.

    Será que existe algum eleitor no Brasil preocupado com o sigilo fiscal destes merdas ???

    … ( falando ´sozinho )…coitado do Segueta…tá ferrado…O Segueta é um neguim desdentado que trabalha em uma serralheria aqui no bairro, apostou com o Troféu um engradado de serveja na eleição do Serra. Vive amarrando apostas, nunca ganhou uma. Depois que o Felipão foi pro Palmeniras, já perdeu mais de 100 reais.

  82. É decepcionante verificar o rumo destas eleições. Não voto em partidos: voto em pessoas. O problema é que a maioria esmagadora do povo politizado é petista. Só isso já é uma catástrofe. Basta ver que o que eles fazem com a lei (aliás, sempre fizeram): colocam espiões em lugares estratégicos e ignoram o lícito. E assim corrompem e usam dados e recursos a fim de perpetuarem essa aberração chamada PT no governo. A verdade nua e crua é que nunca houve um governo honesto. A diferença é exatamente os governos militares, onde, apesar de todos os abusos e desmandos, seus Chefes de Governo não enriqueceram. Então, seja o governo que for, foi corrupto. A questão, então, passa a ser outra: Por que o Collor passou pelo impeachment? Por uma Fiat Elba e mais alguns trocados. O que aconteceu no caso do atual governo? Esse é o governo mais corrupto, imoral, anti-trabalhista, promotor de invasões que já existiu. Nunca antes na história desse país ocorreu o que ocorre hoje. E o que o povo faz? Vota no Lulla, pelo simples fato dele utilizar uma aberração que ele mesmo sempre fez questão de criticar: o assistencialismo. Não se avalia os ganhos verdadeiros (quantos empregos ele prometeu e quantos conquistou, por exemplo) nem as alianças espúrias que ele faz. É Hugo Chaves, Evo Morales, o iraniano, Collor, Sarney, Arruda etc. Além disso, os partidários desse presidente são tão limitados que não conseguem aceitar que ele simplesmente continuou a política econômica implementada pelo FHC. A questão da falta de estudo se torna irrelevante quando se vê tanta sujeira. Se ele pelo menos fosse honesto, ainda que analfabeto por opção, teria a minha aprovação. Não tem. Como disse alguém muito sábio, “enquanto os alemães têm um polvo imerso em um aquário que sabe de tudo, os brasileiros têm uma lula, curtida na cachaça, que não sabe de nada”. Tá bom. Você acredita nisso? Infelizmente esse é o Brasil e o futuro é prá lá de sombrio.

  83. Queria saber desde quando seres como os políticos em geral têm dignidade. No caso do presimente (presimente mesmo) de plantão muito menos… Essa criatura desprezível não sabe o significado desta palavra. Votei neste filhote de cruz credo com assombração, nesse Satanás de galochas, nessa pomba-gira dos infernos duas vezes: em 1998 quando perdeu as eleições no 1º turno para FHC e no 2º turno das eleições de 2002 quando prevaleceu contra Serra. Desde nunca mais votei neste sujeito e nem votaria em alguém apoiado por essa múmia!

  84. Sabe, é uma delícia ver o Serra despencando nas pesquisas, justamente por causa das pessoas que o apoiam. Prepotentes, arrogantes, se julgam refinados, letrados, no fundo não passam de criaturas mesquinhas e oportunistas, que pouco se preocupam com o Brasil e com a a população humilde. Lula é nosso representante legítimo. Chegou a nossa vez e essa corja não passará, não mais, assim espero. Cada conquista, cada prêmio, cada projeto bem sucedido do governo Lula sinto como se fosse uma conquista minha, pessoal. Tb. sou nordestina, de família humilde, que sofreu muitas humilhações na infãncia e adolescencia em função de minha condição social e por ser nordestina em SP. É de lavar a alma!!!! é indescrítivel essa sensação de finalmente sentir que o país está brilhando para todos. Estou muito feliz e confiante com o futuro da nossa nação, Vida longa a Lula e que Dilma continue nos trazendo os bons ventos da prosperidade. Um Brasil de todos, para todos!

    1. uma perguntinha simples, vc voltou para o Nordeste maravilhoso do governo lula ou continua em SP do governo tucano? pq os políticos nordestinos e aqueles nordestinos q possuem grana, qdo ficam doentes viajam para SP para se tratar? pq não se tratam no maravilhoso nordeste do governo lula? sem responder essas questões, seus argumentos ficam falhos querida.

    2. Muito bem Erica !
      Compartilho com você desse sentimento !
      Sou paulista, mas acima de tudo, brasileiro ! A Dilma vai melhorar ainda mais nosso país !

    3. Boa Luisinho. Então agora não devia nenhum nordestino ir mais pra SP. Mas sabe por que vão? Por que lá continua na mesma. O que existe é só marketing de que melhorou. Acho engraçado que nos estados mais politizados e desenvolvidos preferem Serra e nos menos preferem Dilma. Daí se vê a facilidade em manipular as opiniões dos mais humildes.

  85. Acho que Lula fez tempestade em copo d’agua e não me parece que a relacão vai mal entre o governo e a folha, com essas pesquisas Datafolha, vc não acha?
    Vc tem as gravações dessa conversa com o Frias dizendo isso mesmo? Porque deveria acreditar piamente no Lula e em vc?

  86. Eu só queria : politicos corruptos presos e os valores devolvidos corrigidos, salarios dignos e condizentes , p/ assumir o futuro da minha familia , chega de bolsas favor ou algo parecido, gostaria tb que ao tomarem decisões importantes, tais como : venda de Empresas Estatais , Nós proprietarios , fossemos inqueridos a decidir se sim ou não , decidir o valores do salarios de todos os nossos representantes , já que nós somos aos quem os mesmos DEVEM prestar contas….

  87. Ontem o jornalista Clovis Rossi, que também estava no tal almoço, descreveu essas cenas de uma forma diferente. Com a visão dele mesmo. Para mim o Sr. Rossi, além de ser um dos melhores jornalistas politicos deste País, está acima de suspeitas.
    Não que o Sr. Kotsho não seja de confiança, mas ele tem lá suas preferências, e sabemos quais são.
    Então acho que do alto de seus 80% de aprovação o Sr. Lula deveria pensar antes de falar. Ele é o nosso “HEROI” mas naquela oportunidade, ao que parece, estava destemperado ou mesmo despreparado. Parece rancor reprimido que não acrescenta nada a sua grande biografia.

  88. não vejo problema algum em questionar um candidato a presidente se ele sabe falar inglês….vamos nós compararmos com nossas entrevistas de emprego, o q temos de nos sujeitar, tanto com perguntas, com exigêngias e com salários oferecidos, daí a classe “acima do bem e do mal” que é a classe política fica “magoada se for questionada sobre o idioma inglês? fala sério….

  89. Olá Ricardo, e caros bloguistas.
    Lendo e conhecendo um pouco da biografia do Senhor, fiquei curioso em ler o seu livro “Serra Pelada: uma ferida aberta na selva”, da Ed. Brasiliense”, de vez que o meu primo João (Dr. Miranda), como o chamavam, foi o delegado – chefe da polícia – que comandava toda aquela região de um raio aproximadamente de 220 Km de extensão em Serra Pelada.

    Em seu currículo, ele serviu na embaixada do Brasil nos Estados Unidos; também serviu em Brasília; e, por não querer receber propinas tem marcas de balas em seu – corpo todo marcado de balas – pois trocou tiros com o alto comando do Cartel das trocas, que antigamente agia aí em Brasília.

    Voltando á Serra Pelada, Ele sabia aonde realmente estava o ouro, pois, me contou que certa vez chegou lá um homem mal trapido – um nordestino vindo do Nordeste – e com dó deste senhor ele lhe mostrou o melhor lugar para este trabalhar(…)

    Lá nas pensões era de costume todos dormirem na rede.Três dias depois, ele foi acordado de manhã por este senhor lhe chamando e lhe entregando um saco de mauá cheio de dinheiro – era muito dinheiro mesmo. Ele simplesmente recusou receber o saco de dinheiro e só pediu que lhe fosse dado apenas um relógio despertador; o que rapidamente lhe foi atendido.

    O mesmo fato que lhe aconteceu lá em Brasíla, quando, a exemplo deste caso, tendo abordado um traficante de cocaína que abriu a porta trazeira do porta malas de uma BMW preta, também recusou receber uma pasta preta cheia de notas de cem dólares e, por por esta decisão, ele quase perdeu a vida!

    Ricardo, eu só lhes estou contando esta história é pra você ver que ainda existe muita gente honesta e dígna neste país, como você, ao abolir ou rejeitar qualquer artimanha da corrupção mostraram ser pessoas de personalidade.

    E que esta história que eu acabo de contar sirva de exemplo para os políticos do Brasil.

    É claro que muita coisa que ele me falou eu nunca posso, publicamente, nunca revelar. Este meu primo hoje é aposentado e mora na orla marítima de Salvador.

  90. Este é o retrato da mídia e da elite que não aceita e nunca aceitaram um operario no poder nordestino , não sabe falar a lingua inglesa , mas que colocou o Brasil em evidencia no mundo. Partindo da Folha ou daqueles que consideraram a ditadura branda.

  91. Poxa como é bom, ler os comentários de nossos amigos, quer dizer que as Peruas do Jornal Made in Frias serviram a ditadura, aqui no Rio a Globo ganhou e apoiou a Ditadura e depois do fiasco da Tv Monte Carlo receberam verbas de salvação do BNDS na era FHC. Arena = PDS = PFL = DEM que também apoia Serra, realmente o governo Lula não foi bom para todos, paciência “a unanimidade é burra” .
    Sr Frias, “Ai love is Governo Lula, governo Lula dont rave mamateitions de ocês, i tis very good” favor não me acorrigir…KKKKKKK.

  92. Olá Ricardo,
    Ontem na Folha o Clóvis Rossi dá outra versão desse almoço, dizendo que o Lula cria “fábulas” . Disse também que a Folha publicou no dia seguinte essa versão deles e que não houve contestação. Gostaria de receber seus comentários. Grato.
    Mario Tokoro

  93. O que não é idioma Francês é considerado DIALETO na França.

    A lingua Inglesa que tantos sub-desenvolvidos admiramiram, é desprezada como todas as outras linguas, são desprezadas e execradas quando turista usa na França, se um visitante ao se dirigir a um Francês a falar o Português, Ingles, Alemão ou qualquer outra lingua, vai ser maltratado pelo Cidadão das terras de napolão.
    até chefe de estado já foi interrompido, e chamado a atenção por falar alemão aos franceses, foi solicitado a falar o francês, póis estava em França, e na França não são admitidos dialetos estrangeiros, é uma agrassão aos conterrâneos de Nicolas Sarkozi.
    Que sejamos assim.

    1. Temos esse mesmo sentimento com o espanhol- portenho dos Argentinos, quando dão entrevista aqui no Brasil, praticamente nos sentimos “agredidos” em ouvi-los.
      Somos mais contidos,

  94. A Globo e PIG em geral começaram a envenenar o processo eleitoral na tentativa de derrotar Dilma
    Oremos por Dilma para afugentar os maus espíritos tucanos-demos

    “Os ataques e menções venenosas à adversária rebaixam o tedioso programa do PSDB para a sucessão presidencial. Em contraposição às belas imagens e às experiências interessantes do programa da petista, o do tucano é um porre(…)” (Eduardo Guimarães)

    Concordo e ao que tudo indica o envenamento da campanha será intensficado. Trata-se de um momento delicado, a direita partirá para o tudo ou nada. Provavelmente com apoio de alguns minsitros do STF/TSE.
    Vamos orar por Dilma para que seu caminho seja aberto e os maus espíritos tucanos-demos sigam o destino que lhes foi reservado: o esquecimento

    Os “santinhos” tucanos e suas maracutais,,,..como se ve neste artigo eles são antigos larápios e esta história de dossiê é uma forma de escamotear a verdade.

    http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2010/08/ninguem-quer-saber-da-declaracao-de.html

  95. Uma pergunta aos preconceituosos de plantão:

    De que adianta vocês serem fluente em idiomas estrangeiros quando não sabem sequer quem são vocês mesmos e de onde vieram?

  96. Aos preconceituosos de plantão: a raça brasileira é euro-africana, portanto não é uma raça, é uma mistura.
    Assim, por favor, parem de preconceitos e discriminações.

    1. Lenir,

      Realmente este Clovis é um invejoso, lembro que li um artigo dele em que ele relata como o Pres. Lula foi afetuoso com ele, por ele ter tido uma queda, foi no seu quarto do hotel, (foi numa numa viagem externa que a imprensa cobria). Lula levou uma quentinha para ele, e tudo. E no final do artigo, apesar de tudo que o Lula fez, o cara ainda termina falando mal do homem É um pulha!

    2. Inês, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa;
      Você se vende ou faltaria com a verdade por uma quentinha?
      O fato de ele ter sido afetuoso naquele momento não muda a história.
      Todos sabem que lula, quando quer, é muito afetuoso com aquele jeitão que o povo popular adora. É isso.

  97. MERCADANTE COMEÇA A SUBIR NAS PESQUISAS EM SÃO PAULO. PSDB FICA PREOCUPADO COM A SUBIDA DE PETISTA NAS INTENÇÕES DE VOTO AO GOVERNO PAULISTA.
    O DATAFOLHA NÃO INSPIRA CONFIANÇA E HÁ QUEM DIGA QUE O PETISTA SUBOU MUITO MAIS.

    1. Está na hora do povo paulista adestrado pelos patrões que odeiam sindicalistas a aceitar um governo PTista para desmistificar que tudo não passa de preconceito contra o trabalhador.
      Interessante é que por se considerar trabalhador que este povo odeia trabalhador. Eles vestem macacão, é chamado de pião, sendo piões odeia piões.
      Como pode uma coisas dessas? Só pode ser mesmo preconceito sem fundamento.
      Isto é o cúmulo de se odiar e tentar se convencer; ser pião, se olhar no espelho e xingar o Lula, a Dilma e os outros PTistas dizendo para si mesmo que não é pião.

  98. Como sempre, como todas as eleições, PSDB cria eventos para denegrir campanha do PT, foi assim em 2006, quando pesquisas davam vitória do Lula no segundo turno com 68% dos votos, surgiu acusações de compra de dossiê, que PT/Lula gastara R$5 milhões para juntar documentos prejudiciais aos Alckimin que na época só tinha 32%. como alguém gastaria esse dinheiro para derrotar quem já estava derrotado?
    Agora estão a acusar novamente o PT, de quebrar o sigilo pessoal dos contribuintes e candidatos do PSDB, me respondam, porque alguém que já está eleita no primeiro com 55%, faria isso, com o segundo colocado com 29% dos votos? uma vez que o PT(Dilma) tem 49% e vai ser elita com 55% dos votos validos, porque PT/Lula/Dilma se arrisacria tanto para fazer tal evento? Se, em cachorro morto não se chuta. não bate.porque esse risco? logo se vê que isso é coisa do PSDB, Coisas do PSDB porque os funcionários da Recita, que estão envolvidos, são os mesmos do tempo de FHC presidente, entraram naquela época.
    Ninguém acredita más nessas ladainhas PSDEBISTAS, , até o Blog do Nazista Azevedo está retincente. disse: “que caso é pra se estudar”

  99. Vendo o horário político na TV, noto o Maluf dando seu ”APOIO” aos candidatos do seu partido e lembrei do passado quando também em campanha, ele dizia: Vote em Pitta e se ele nãofor um bom prefeito, nunca mais votem em mim! Quem tem apoio do Maluf não precisa de inimigos políticos, é a minha opinião.

  100. ACRESCENTANDO: PREPARAI NOVAMENTE VOSSA GOELAS. A MAIORIA DA POPULAÇÃO VAI ESFREGAR MAIS UMA VEZ NA CARA DE CADA UM COMO VENCER O PRECONCEITO E AS MENTES INSANAS DA IMPRENSA.
    OTAVINHO: PERDEEEEEUUUU, MANÉ.

  101. Caro Ricardo,

    Sou petista e seu admirador como profissonal. Até tive o prazer de ter tido a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente numa viagem de Lula pelo Brasil, no caso, no Rio Grande do Norte, em 1993 (acho), na conhecida “Caravana da Cidaddania”. Assim, não tome o poema como críticas a você, mas a muitos jornalistas, principalmente dos jornais e revistas golpistas.

    Os quase Deuses

    Ah, como mentem os jornalistas!
    Mas todos se acham coerentes
    Dependem, mas se dizem independentes
    Suas verdades, são as verdades, nunca pontos de vistas.

    Os admiro, pois são todos uns artistas…
    Meu Deus, eles sabem de tudo!
    Falam e escrevem sobre tudo
    Porque de tudo eles são especialistas…

    Se mudam de emprego ou de patrão
    Também mudam logo de opinião
    Mas esbravejam: “Só coincidência!…

    Na política, todos estão na neutralidade
    Sem partidos, só do lado da verdade
    Está em nós, pobres mortais, qualquer incoerência.

    (Carlos Barba dos Santos)

    mdouglasjp@hotmail.com

  102. São Paulo tem salvação Dilma 42% X Serra 35%, Paulista também é brasileiro e sente que é chegada a hora de ter responsabilidade com o país.
    Fonte: Ultimo Segundo (IG em 28/08/10)

  103. E viva a massa de pão, que, quanto mais apanha, mais cresce. 1º turno está com 61%, e se Deus quiser para ai, esse é o limite, Deus ajude que fique abaixo dos 69%, porque se passar disso Serra baterá um recorde histórico, ‘nunca na história desse país’, alguém perdeu uma eleição com uma frente de 70% (por enquanto 2º turno esta em 69% que deus tenha piedade dele.

  104. Ricardo na verdade estou querendo fazer comentário sobre o que os jornais já estão a especular – a frase dita pelo Presidente Lula no Recife, no clamor e na euforia de falar na capital do seu estado natal disse – “que tem caneta para fazer muita miséria”. É preciso que entendamos o signifcado da palavra miséria alí usado pelo Presidente. É comum no interior você gabar-se da seguinte maneira – Ah se lá estivesse faria muita miséria”. Acepção aquí que aplica ao vocabulo ” miséria” seria no sentido de fazer “coisas”, praticar “brincadeiras”, inventar “historias” e assim por diante, a palavraa alí dita pelo Lula, na minha concepção ele quiz se referir a própria essencia de governar ou seja, praticar “ações”, exigir “resultados” imorimir celeridade na máquina governamental, fazer as coisas a acontecer.
    Portanto urge que você por obséquio, faça um aartigo sobre esse acontecimento a fim de que os jornalistas de plantão (PIG) não inventem ou vertam o signifcado de “miseria” como sendo a prática de aprontar “maldades”, “crueldades” etc.
    Aguardamos sua manifestação para fazermos os comentários pertinentes sobre a matéria.
    Abraços ! A Dilma já se aproxima do seu limite(60%) e o Serra para sua realidade (22%).

    1. “FAZER MISÉRIA”, “FAÇO MISÉRIA”

      Esses termo são comuns aqui na minha Bahia, eles tem o mesmo significado de “fazer acabadinha” dos Paulistas, ou mesmo significado de “arrebentar a boca do balão” dos Cariocas.

      ..-Se entrar naquela empresa” faço misérias’ lá (significa competência)
      …-O meu Bahia ‘fez miséria’ com a Portuguêsa, deitou e rolou 4x 2(só bate em time grande, quando joga com time pequeno, o pequeno “faz miséria’ com ele. ) (significa: Bahia jogou bem e ganhou, também tem o significado inverso)

      O mesmo se dá com xingamentos, existem palavras que na Bahia SÃO COMUNS, não são palavrões, más já em São Paulo são impronúnciaveis, assim como existem pálavras, que no Paraná são comuns e na Bahia são palavrões. (REGIONALISMO DA LINGUA)

      O Lula usou suas raizes, seu regionalismo aflorou, nada mais que isso.

  105. Li o seu livro, há tempos, e creio que seu testemunho é irretocável. Primeiro, porque você não mentiria, repórter exemplar que é. Segundo, porque do Otavinho pode-se esperar exatamente este tipo de grosseria.
    A Folha carregará enquanto existir o peso de sua politização à direita, de sua prepotência, e de seus preconceitos. De lá para cá, piorou muito. E está pagando por isso. Quem mandou virar partido? (quem o afirma é sua diretora executiva, Judith Brito).

  106. Ricardo Kotscho ainda sobre essa matéria quero tecer comentario,pois sendo o jornal A Tarde aquí em Salvador, um artigo da jornalista Dora Kramer com titulo “Continuísmo” escreveu o seguinte “O presidente Luiz Inácio da Silva não se aguenta: morre pela boca, mas nunca deixa passar uma excelente oportunidade de ficar calado. Na quarta-feira teve duas chances e aproveitou as duas.Na primeira contou em público uma versão mentirosa de um episódio ocorrido há oito anos, em que posou de vítima de preconceito por parte do diretor editorial do jornal Folha de São Paulo.Isso apesar de as testemunhas estarem bem vivas para contestar”.Está publicado na edição do dia 27/08/2010´`as folhas B3.
    Há o seu relato acima que testemunhara tal episodio e agora uma jornalista chama o presidente da republica federativa do Brasil de “mentiroso”. A lei nº 7.170, de 14/12/1983 que define os crimes contra a segurança nacional, a ordem política e social, estabelece seu processo e julgamento e dá outras providências, em seu art. 26 assim dispõe in legis ” Caluniar ou difamar o Presidente da República, o do Senado Federal, o da Câmara dos Deputados ou o do Supremo Tribunal Federal, imputando-lhes fato definido como crime ou fato ofensivo à reputação”, com pena de reclusão de 1 a 3 anos. Teria ela incorrido em crime de difamação ou calúnia?
    Com a palavra os juristas e magistrados do Brasil.

    1. Manda a Krammer para o Irã…..do amiguinho fraternal e afetuoso do noviço ofendido!
      Que merda de regime é esse que estão implantando neste país, onde não se pode contestar a palavra do presidente da república, que para mim não passa de um empregado meu, pois está ganhando dinheiro dos meus impostos para fazer o que está fazendo ou deveria fazer.
      Em todo regime democrático, a imprensa é livre para falar o que quiser do presidente e de outros políticos, algumas pegam bem pesado, na minha opinião.
      Aqui, não. Não se pode criticar lula, mesmo embasado nas avassaladoras provas no mau uso da máquina administrativa federal em prol da candidatura petista. Nem falo dilma, porque dilma é um boneco.
      Agora é o deus supremo? Só se for o da maracutaia.
      José, é que lá estavam, além do Kostcho e do Lula, outras pessoas que também podem dar seu testemunho. Esse é o problema. E também por que a palavra do lula e do kotscho ainda não são lei.

  107. Bem Pedro Borges, a questão não são as testemunhas que estavam no almoço e nem as palavras do Lula e o Ricardo são lei. O motivo é de que houve difamação da figura do Presidente da República e não do cidadão Luiz Inacio, portanto, não creio que estamos tratando de liberdade de imprensa e sim de afirmação difamatória contra a instituição Presidencia da República e acredito que não se está implantando regime ditatorial nenhum. Cabe aí o õnus da prova pelo desmentido e no ar a pecha de “mentiroso”. Se há crime com a palavra os juristas e magistrados.

  108. Sempre quiseram diminuir a figura do Lula como presidente, justamente ele que é, o melhor presidente que esse país já teve, e já viu, por isso povo está em ‘lua de mel” com ele.
    Você sabe o que é colocar 90 mil pessoas em uma praça, à noite, numa noite de chuvas torrenciais, frio de 15ºC, comício marcado para 21:00hs. e Povo chegar três horas antes, e só se retiraram (foram embora ) às 00:49hs.nesse dia chovia desde as 08:00hs da manhã, e seguiu noite a dentro.

    Esse foi o comício do LULA97%, sem som, sem música, sem artistas, sem cantores de qualquer genero.
    Só mesmo uma pessoa levara essa multidão molhada, à praça Castro Alves. Pensei que Lula/Dilma iam ficar a falar com as muriçocas. más comicio foi um verdadeiro sucesso, um encontro democrático.
    encontro só aconteceu e foi sucesso, porque o LULA está a “navegar” nos braços do povo.
    Para um estado que esteve nas mãos de tiranos havia 50 anos e se manteve assim até 2006. toda manifestçaõ de liberdade é uma festa, mesmo em condições adversas do clima.

    Queria ver o mesmo acontecer com o Serra!

    1. – “Povão popular”, Léo, é Povão popular”….
      Essas criancinhas que precisam de um “pai” e de uma “mãe” que lhes dê a papinha na boca, no caso, o bolsa-voto-família.

  109. O LULA não precisa falar Inglês , ele colocou o Brasil num Patamar tão alto, que seus interlocutores estrangeiros é que têm que aprender a falaar Portugues.
    Quem empresta dinheiro para o FMI ,arruma 10 milhoes de empregos , chama crise de marola, tem prioridade total .
    Falar Portugues , é suficiente.
    Dá -lhe PT ,dá-lhe Dilma dá-lhe LULA ( O cara )

    PSDB QUE SE FUNIQUE.

  110. Já falei algumas bobagens em meus comentários,contra
    voce Ricardo Kotscho, tudo na área esportiva.
    Retiro tudo que disse e peço desculpas,você é PT é LULA,
    É POVO.
    Um abraço do ADALBERTO ( 67 ANOS DE IDADE)

  111. Prezado Sr. Ricardo Kotscho.

    Sou fã do seu blog, gostaria que você, escrevesse um artigo sobre a propaganda que a rede Globo vem fazendo no jornal Nacional( JN NO AR), todos os dias, onde claramente só mostra a parte ruim do nosso Brasil, para que o povo vote no 45, realmente o casal do JN é 45. Isso é liberdade de impresa? Justamente no mês que antecede um importante eleição. Na minha humilde opinião, se fosse no horário político tudo era legal,mas, na TV é um ubsurdo, onde a parte séria e democrática da mídia deveria escrever sobre essa propaganda que a Globo vem fazendo.

    Muito Grato,

    Eduardo Bomfim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *