Boa notícia: PT já admite Flávio Dino como cabeça de chapa em 2022

Boa notícia: PT já admite Flávio Dino como cabeça de chapa em 2022

Há algo de novo – e de bom – acontecendo no campo da oposição neste início de 2020.

Pela primeira vez, em seus 40 anos de história, que vai comemorar agora em fevereiro, o PT admite apoiar um nome de fora do partido para unir a centro-esquerda nas próximas eleições presidenciais.

A boa nova veio de Gleisi Hoffmann, a presidente reeleita para mais um mandato, em entrevista ao jornal Valor:

Depois de afirmar que o PT trabalha com nova candidatura presidencial de Fernando Haddad, Gleisi deixou a porta aberta para uma frente única da centro esquerda:

“Flávio Dino é uma liderança que está se colocando no cenário nacional, é preparado e está fazendo um movimento legítimo. Ele pode ser uma alternativa, nós o respeitamos muito, ele sempre foi muito leal à causa do presidente Lula”.

No Twitter, o ex-presidente Lula negou, no entanto, informação publicada hoje pelo Globo de que teria convidado Dino para se filiar ao PT para disputar a presidência da República em 2022:

“Pelo profundo respeito que eu tenho pelo PCdoB, pelo PT, pelo Flávio Dino e pelo Fernando Haddad, jamais convidaria um membro do PCdoB para se filiar ao PT”.

Até a próxima eleição, muita água e muitas pesquisas ainda vão correr debaixo da ponte das oposições, mas o importante é que os aliados históricos PT e PCdoB estão começando a construir um projeto comum, independentemente de quem venha a ser o candidato.

Com isso, a esquerda se recoloca no jogo, em outro patamar, num cenário até aqui congestionado por candidaturas de direita, centro-direita e extrema-direita.

Ex- juiz que passou em primeiro lugar no mesmo concurso prestado por Moro, ex-deputado federal e duas vezes eleito governador do Maranhão, Flávio Dino já foi filiado ao PT até 1994, quando mudou para o PCdoB.

Lula e Gleisi já conversaram com Dino em São Paulo sobre as eleições municipais deste ano, em que os dois partidos podem formar alianças em cidades-chave com vistas a 2022.

Outro indicador de que o PT poderá fazer uma importante mudança em sua tática política e eleitoral este ano são as conversas já mantidas com o PSOL para uma chapa única no Rio, com Marcelo Freixo como cabeça de chapa e Benedita da Silva como vice.

O nome de Flávio Dino começou a ganhar espaço na imprensa nacional depois de uma entrevista dele no programa Roda Viva, na qual defendeu a libertação de Lula e apresentou os pontos centrais de um programa de governo para a formação de uma frente ampla contra o bolsonarismo.

Sem Ciro Gomes, que já fez sua opção preferencial pela centro-direita, com Rodrigo Maia, ficará mais fácil montar essa frente de centro-esquerda, qualquer que seja o cabeça de chapa.

Vida que segue.

20 thoughts on “Boa notícia: PT já admite Flávio Dino como cabeça de chapa em 2022

  1. Mestre, contente pelo retorno, espero que o mar e o sal tenham consolidado-lhe as costelas e levado para muito longe os maus olhados do ano passado e aproveito para lembrar que Flavio Dino não mudou para o PC do B em 1994, apenas desfiliou-se do PT para assumir a magistratura e exerce-la até 2006, quando de volta à política, opta pelo PC do B em função do apoio do PT a Sarney no Maranhão.
    Quanto ao resto, por ora, fico com a tal ponte, esperando a água certa que há de passar e passará por ela.

    1. Tinha certa esperança com o Flávio Dino, mas infelizmente o mesmo faz parte da juristocracia que tomou de assalto o Brasil. Ele elogiou o ministro Sérgio moro e a queda da violência em geral, sem nenhuma crítica e sem perguntar o porque da queda. Entregou Alcântara aos americanos, ele como Jandira feghali e todo o partido se calou diante da entrega da estação espacial. Por essa e muitas outras que Flávio Dino será mais um candidato chapa branca que não mudará em nada a nação.

  2. Até que enfim o PT acordou,ainda em tempo de mudar o disco.E o Flávio Dino é sem duvida uma das melhores opção do partido á presidência em 2022!.Embora o Lula outro dia discordou da ideia do Flávio Dino como opção!.

  3. Puxa, demorou… bons ares na esquerda, novos nomes, novas ideias.Nunca concordei com essa história dele apontar o dedo e indicar candidatos. Isso é uma tarefa do PARTIDO. A indicação da sra. Dilma, a meu ver, foi um erro. Ela não era – e não é – o animal político que ele dizia. Lula é importante em qualquer cenário que se apresente mas se ele tentar andar sobre as águas, vai morrer afogado. Dizem que ele já tentou. Foi salvo por um surfista que nadava perto.

  4. Não Ricardinho o PT já fez aliança com tudo, agora tem que fazer com centro esquerda, lembra que já passou num governo Lula e viu que articulações eram iguais as nossas de idosos,de doer mas tem que caminhar

  5. Amigo Kotscho
    O protagonismo exagerado do PT o levou à derrocada que culminou com o impeachment da presidente Dilma.
    Sempre tratou os partidos de esquerda a ferro e fogo durante tentativas de formação de chapas e alianças nas eleições majoritárias e proporcionais. No entanto, depois que chega ao poder se junta ao que há de mais retrógrado no campo político.
    Anteriormente, até a chapa pura era motivo de discussões bizarras e inconclusivas no seio do partido.
    A mais de dois anos da próxima eleição presidencial, o nome do governador do Maranhão, Flavio Dino (PCdoB), é colocado no centro do tabuleiro político.
    Discute-se a sua nova filiação e reabre com isso antigas feridas não cicatrizadas entre PT e PCdoB.
    A direita sabe o que quer e põe as manguinhas de fora, sempre amparada no discurso antipetista, antiLula e anticorrupção.
    Será que a candidatura de Flávio Dino não vai ser uma espécie de boi de piranha?
    O certo é que antes de 2022, teremos as eleições municipais deste ano. Elas podem registrar a queda sintomática do partidarismo.
    A esquerda, os movimentos sociais, as entidades democráticas devem começar a debater e encontrar um meio de vencer a direita nas urnas. Tem que colocar os blocos nas ruas, principalmente nas eleições deste ano, o que não vai ser tarefa fácil.
    É pagar pra ver!
    Ulisses de Souza

  6. Caro Kotscho, bom dia!
    Não se trata de um comentário, trata-se de uma constatação. No que diz respeito a fazer oposição, temos muito a aprender com a direita e centro-direita. Que tal se os parlamentares progressistas começarem a utilizar as “ferramentas” utilizadas pelos conservadores (no sentido mais amplo da palavra) para fazer com que haja mobilizações significativas contra o desgoverno de plantão? foi assim que eles minaram, aos poucos, o Governo Lula e Desmantelaram o Governo Dilma. Poderiam, os parlamentares progressistas seguindo a cartilha:
    1 – Solicitar o extrato dos cartões corporativos do atual governo, detalhadamente. Conforme o resultado, convocar a casa civil para dar explicações.
    2 – Explorar, convocando a autoridade responsável, a situação de penúria em que se encontra as políticas voltadas à cultura.
    3 – Alardear os constantes aumentos do gaz de cozinha e dos combustíveis.
    4 – Informar ao povo sobre a atual política externa adotada.
    5 – Mostrar à população que a situação da economia, ao contrária do que é noticiado pela mídia, é uma balela. Que a inflação ficou acima da meta e o desemprego continua altíssimo.
    6 – Informar aos incautos que as políticas voltadas à educação estão paradas e não há planejamento para que saia do fosso onde se encontra.
    6 – Insistir na apuração do caso Mariele e o seu motorista.
    7 – Insistir na apuração das tais rachadinhas pelo clã no poder.
    8 – Solicitar uma investigação séria sobre as tais milícias e os envolvidos.
    9 – Solicitar ao governo (via LAI) quantos servidores foram nomeados para cargos comissionados e suas ligações com o governo e sua base(?). Creio que agora sim…o governo está inchado com pessoas de sua turma.
    10 – Bater pesado e solicitar explicações acerca dos erros grosseiros na aplicação da prova do ENEM.
    FICAREI POR AQUI POIS, CASO HAJA BOA VONTADE DOS CONGRESSISTAS, A PAUTA É MUITO LONGA. VEJA QUE O QUE FOI CITADO ACIMA FOI UTILIZADO, INJUSTAMENTE, CONTRA OS GOVERNOS PETISTAS.

  7. Flávio Dino e Marcelo Freixo vão estar diante de um dilema existencial para responder à uma perguntinha bem básica.
    “E MELHOR ESTAR SOZINHO OU MAL ACOMPANHADO ?”.
    Veja ai que o Dias fez uma correção de texto muito importante: Flávio Dino só está no PC do B porque o PT que era seu partido original, negou-lhe apoio no Maranhão, preferindo juntar-se ao clã dos Sarneys.
    A pergunta seguinte é: Em se fazendo a dobradinha, agora o PT vai chutar os Sarneys junto com o Dino? Cara de pau não lhes falta, já fez isto inumeras vezes.
    Anotem ai: vai chegar o momento em que o PT querendo coligar-se com outro candidato (coisa até então nunca pensada) vai ser rejeitado por não agregar nada . Utopia? o tempo vai dizer

    1. Não tem jeito, fato, informação e intelecção de texto continuam sendo problemas para essa ‘gente de bem e pais de família’, adorados pela Classe Dominante, enquanto ‘aspirantes’, no alpendre da Casa Grande.
      Escrevi, “(…) quando de volta à política, [Flavio Dino] opta pelo PC do B em função do apoio do PT a Sarney no Maranhão”, que nada tem a ver com a versão, “Flávio Dino só está no PC do B porque o PT que era seu partido original, negou-lhe apoio no Maranhão, preferindo juntar-se ao clã dos Sarneys”, pela razão que, sem estar filiado a partido em 2006, decidiu lançar-se candidato a deputado federal em oposição a Sarney e, como o PT mantinha relações amistosas com o mesmo, optou por filiar-se ao PC do B por fazer forte oposição ao então senador e família, e o melhor, em relação a versão desinformante, concorrendo na coligação do candidato a governador do PT e elegendo-se.

  8. A questão da candidatura é relevante mas no momento atual creio que que é absolutamente imprescindível o enfrentamento das questões , que o desgoverno tem protagonizado.
    Neste dia 29 janeiro 2020 , temos fatos que provam a inoperância estabelecida a saber….
    1. ) quatro Milhões de estudantes prejudicados por conta dos problemas decorrentes do Enem/Sisu.
    2.) Dois Milhões de brasileiros sem perspectivas de terem seus direitos reconhecidos pelo INSS..aposentadorias, pensões e diversos auxílios governamentais
    3.) 500 mil famílias cadastradas aguardando o pagamento da bolsa família.
    Não vemos nenhuma mobilização geral para denunciar estes e outros problemas gravíssimos.

    Lamentável que não vemos mobilização geral contra esse estado de coisas.
    Onde estão os políticos da oposição?
    Os sindicatos dos trabalhadores e centrais?
    Os estudantes prejudicados?
    As organizações progressistas etc. .
    NADA ESTÃO FAZENDO…

    Vamos para as ruas de todas as cidades brasileiras , em passeatas,
    VAMOS PARA AS RUAS DE TODAS AS CIDADES BRASILEIRAS PARA DENUNCIAR ESSE DESGOVERNO, EXIGIR RESPEITO PARA COM A POPULAÇÃO, EXIGIR A DEMISSÃO SUMÁRIA DE FIGURAS EXECRÁVEIS DO PRIMEIRO ESCALÃO TAL COMO ACONTECEU COM O INDIVÍDUO DA AREA SA CULTURA. .
    ENFIM, VAMOS ENFRENTAR ESSES INESCRUPULOSOS POIS O POVO BRASILEIRO É MUITO MAIS QUE ESSA CORJA.

  9. Kotscho:
    finalmente uma boa notícia à esquerda. Seria bom que o mesmo acontecesse aqui na capital de São Paulo, onde parece que o PT não tem nenhuma chance.
    josé maria

  10. Fico a imaginar um debate ( sem facadas news e atestados médicos) entre Flávio Dino, Ciro, Moro e Bolsonaro.
    Flávio fará perguntas ao juiz aluno Moro sobre Direito e Ciro sobre Economia ao Bolsonaro!
    O jeito é uma faca de duas pontas para fugir!

  11. Duro de crer e pagando pra ver.
    Dino tem deixado claro como o céu do sol ao meio do dia que a sua trajetória e sua tática eleitoral para eleições presidenciais passa pela Frente Ampla, obrigatoriamente. Não está na pauta de Dino um movimento eleitoral circunscrito ao “centro-esquerda” incapaz de reconquistar os votos que o antipetismo absorveu na última eleição presidencial.

  12. Infelizmente, e no geral, político possui duas caras: uma ele mostra pro povo, a outra ele esconde. Nunca se consegue ver as duas faces da moeda, simultaneamente. A Política nesse país nunca foi levada à sério. Nunca seremos livres enquanto os votos dos pobres coitados forem comprados com antecipação de bolsas-esmolas; enquanto for pago um salário de fome ao professor para educar miseráveis que são corrompidos através da compra antecipada de seus votos.
    Enquanto existir pessoas ditas “cultas” que acreditam e defendem corruptos.
    Enquanto não existir saúde, trabalho e educação para todos sem o ônus da opressão de quem está no poder.
    Aleijado é quem necessita de esmola ou ajuda, /o povo precisa mesmo são das oportunidades de vida igualitária para todos/. No passado, isso fora promessa de campanha dum partido político em decadência. Você vota num coitadinho, vindo lá de riba do mapa, originado dum estado tb pobre, com a promessa de representar verdadeiramente o povo trabalhador – sonho das ‘diretas já’; depois, estando no poder, ele se alia aos poderosos deixando todo mundo na mão de calango.

  13. Lula tem eleitorado certo. Preso sem prova, colocou nas urnas 47 milhões para Haddad, desconhecido no Brasil. E a lava jato com toda força contra Lula e a favor da direitona. Moro está cobrando a fatura. Acho que os próprios militares querem se desfazer de Bozo. Mas eles não são os donos do Brasil. Flávio Dino pode perder eleitor ao se aproximar do Pt, mesmo com sua habilidade política. Pois a lava jato virá com toda força nas próximas campanhas eleitorais. A lava jato sobrevive nas costas do Lula. A esquerda tem que associair a lava jato ao fracasso e à hipocrisia do governo bolsonaro. E colocar verdades sobre militares trazendo a participação e investimentos deles em bolsonaro. Aumento de despesas deixando os pobres desamparados. Desde 1985 não houve uma eleição tão fácil de ser vencida. O governo federal virou as costas para a maioria. Morosidade no INSS é de propósito pra fazer caixa. Bolsa família com milhões na espera. Enchentes derrubam prefeitos. O governo federal não toma nenhuma iniciativa pra assistir os desabrigados. Trouxeram militares de Israel pra Brumadinho, passaram um dia e foram embora. Bolsonaro foi a Israel agradecer. Os bombeiros mineiros até hoje estão procurando corpos e bolsonaro não lhes dar um mero bom dia. P.S. De que tanto essa tal de viúva porcina ri? Será que é pelo valor da pensão vitalícia de militar que ela recebe?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *