Jornalismo independente: Fotos Públicas volta ao ar nesta segunda

Jornalismo independente: Fotos Públicas volta ao ar nesta segunda

Criado por um bravo grupo de fotógrafos, tendo à frente o lendário Jorge Araújo e o incansável Ricardo Stuckert, o portal Fotos Públicas, que disponibiliza de graça fotografias dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo, enfrentou sérias dificuldades de financiamento nos últimos meses, mas estará no ar novamente a partir desta segunda-feira, dia 24.

Abaixo, transcrevo o texto que recebi do Jorge Araújo, um batalhador que honra a sua profissão e, ao lado de outros repórteres fotográficos está sempre disposto a abrir portas quando outras se fecham, para fortalecer o jornalismo independente que cresce no país na luta para democratizar as informações, em textos e imagens:

Parceria com Brasil de fato marca retorno de plataforma gratuita que reúne imagens de eventos mundiais

Ferramenta muito utilizada por produtores de conteúdo em redações de todo Brasil, o site Fotos Públicas voltará à ativa no próximo dia 24 de junho. O relançamento do portal, que reúne imagens em alta definição de eventos importantes do Brasil e do mundo, se concretizou partir de uma parceria com o Brasil de Fato.

 

O site Fotos Públicas nasceu em 2013, por iniciativa de um grupo de fotojornalistas que sentiram na pele a dificuldade de encontrar fotos para ilustrar reportagens, intensificada pela pressão de fechamento de jornais diários. A plataforma tem o intuito de reunir fotos com viés jornalístico de acontecimentos em todo mundo com qualidade e informações sobre direitos autorais e uso da imagem.  Jorge Araújo, editor do portal, destaca a importância da iniciativa: “O Fotos Públicas é o único site de fotojornalismo que democratiza o acesso a fotos do Brasil e do mundo para os jornalistas. Todos os dias, ao acessar o Fotos Públicas, o público vai encontrar imagens, com agilidade, de acontecimentos mundiais”.

 

A seleção dessas imagens em um único portal, gratuitas, com informações reais dos autores e das próprias fotos contribui para a produção de conteúdo não só dos grandes grupos de comunicação, mas também de veículos da imprensa alternativa que se desafiam na construção de uma mídia mais democrática e plural, conforme aponta Nina Fideles, da direção do Brasil de Fato: “O Fotos Públicas é uma importante ferramenta de disputa de narrativa imagética e instrumento para a democratização da comunicação. Fortalecendo inclusive os veículos de mídia alternativas, que podem romper com o oligopólio das grandes agências de imagens, da mídia comercial”.

 

 

Parceria

A parceria firmada entre Fotos Públicas e Brasil de Fato nasceu a partir do entendimento da necessidade de democratizar o acesso à banco de imagens e fotos produzidas com interesse jornalístico, a fim de facilitar a produção de conteúdo independente: “A gente entende a parceria com o Fotos Públicas muito urgente. Para além do trabalho do Brasil de Fato, que disputa a narrativa por meio de um jornalismo de qualidade e comprometido com o povo brasileiro, entramos nessa parceria para também disputar por meio da fotografia”, finalizou Nina.

 

A partir do dia 24 de junho a plataforma poderá ser acessada pelos domínios fotospublicas.com ou brasildefato.com.br/fotospublicas

 

3 thoughts on “Jornalismo independente: Fotos Públicas volta ao ar nesta segunda

  1. Boa tarde,
    Preciso entrar em contato com os administradores da página, para solicitar uma declaração de autorização de uso de imagens para uma livro sobre Anistia, que será o resultado de um projeto sobre a Fondazione Lelio e Lisli Basso, Coordenado pela Profa. Dra. Maria de Nazaré Tavares Zenaide (Professora da Universidade Federal da Paraíba, integrante do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos e da Rede Latino Americana de Direitos Humanos).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *