Obrigado, caros internautas. Balaio bate recorde de visualizações e compartilhamentos

Obrigado, caros internautas. Balaio bate recorde de visualizações e compartilhamentos

No ar desde 11 de setembro de 2008, este Balaio bateu segunda-feira, dia 3, o recorde de participação de internautas.

Em 12 horas, o post “Bolsonaro: pior presidente do mundo ameaça futuro do Brasil” teve 350 mil visualizações e 42 mil compartilhamentos, segundo informações do portal Brasil 247, onde o blog é republicado no grupo dos Jornalistas pela Democracia.

Tem muito jornal por aí que não consegue atingir estes números.

Para um blog independente, de caráter puramente jornalístico, que não é ligado a nenhum grande grupo de mídia, esta marca eu devo aos leitores que me acompanham diariamente há quase 11 anos e aos novos internautas que chegam a cada dia.

Como era de se esperar, esta conquista do Balaio foi acompanhada por uma invasão de cachorros loucos no meu blog, aqueles bolsominions que andavam enrustidos nos últimos tempos e voltaram com a corda toda.

Foram centenas de comentários com ofensas e ameaças, que eu tive a paciência de deletar e bloquear um por um, o que me tomou mais tempo do que escrever os posts novos.

Para fazer isso, tive que entrar nas páginas destes seguidores da seita bolsonariana. Algumas coincidências me chamaram a atenção.

Boa parte destes perfis no Face estavam desatualizados há meses e só voltaram agora.

Aparecem com frequência homens marombados, de óculos escuros, abraçados a peruas loiras. São as figuras mais comuns.

A maioria dá poucas informações sobre o que faz, alguns nem colocam fotos, mas é grande o número de policiais e ex-militares nestes perfis.

Os comentários são quase sempre os mesmos, com ataques ao PT e a Lula, além de desqualificarem o blogueiro pela sua idade avançada e por suas posições políticas, que constam do perfil no blog.

Outro ponto em comum é que são muito mal escritos, com erros crassos de português, como costuma acontecer com as mensagens de ministros e do clã Bolsonaro nas redes sociais.

Em geral, são comentários curtos, sem qualquer argumento ou fato para contraditar o que escrevo.

Se forem robôs, precisam urgentemente voltar para a escola.

Este é o Brasil em que vivemos há cinco meses e que se orgulha do processo de destruição do país.

Obrigado a todos os que acessaram o Balaio e me deram esta alegria. Ninguém chuta cachorro morto.

Enquanto deixarem, vou continuar escrevendo aqui o que a maioria dos brasileiros sente e pensa neste momento, em defesa da democracia e da dignidade, e contra as barbaridades praticadas pela nova ordem.

Defender o que restou do nosso país é um dever de todos nós.

Contem comigo.

Forte abraço.

Vida que segue.

 

54 thoughts on “Obrigado, caros internautas. Balaio bate recorde de visualizações e compartilhamentos

  1. Boa tarde!

    Parabéns pelo seu blog, descobri há pouco tempo, e tornou-se leitura obrigatória sempre que acesso o facebook, assim como este blog, sigo Tijolaço, Cafezinho, Conversa Afiada,Blog da Cidadania, Nocaute, etc.
    Me sinto privilegiado em saber que estou do lado certo da história, ao lado de pessoas que querem de verdade um país mais justo e humano.
    Nós seus seguidores é que agradecemos!!

  2. Há tempos, Balaio do Kotscho está sensacional. O Post de ontem, 3.6.19, realmente foi exuberante, motivo da quebra do recorde de visualizações e compartilhamentos.
    Vale a pena ler de novo.

  3. O Balaio é uma Universidade. Sabedoria e discernimento ao mostrar a história do povo brasileiro com leituras que educam. Sua moderação é um atestado de idoneidade ao internauta. Vida longa, autor de muitos títulos e incontáveis reportagens publicadas nos maiores jornais do país. O recorde indica que você honra o jornalismo e está no caminho certo.

  4. Grande repórter RK, um dos cinco maiores jornalistas do Brasil, cujos textos são aulas de Jornalismo.
    Parabéns!
    Quanto ao Neymar, se ele continuar nessa toada vou rebaixá-lo para Neyrio ou Neycórrego.
    A princípio, a minha intenção era promovê-lo a Neyoceano.
    E com esse futebolzinho, sem dribles e ginga, o Brasil dificilmente voltará a ser campeão do mundo.
    A Seleção do Tite é europeia.

  5. Sou um viciado, confesso de público. Viciado obsessivo no Balaio. E saber que temos 350 mil companhias aumenta a obsessão. Esses comentários e o Post são imperdíveis. Recorde é Recorde. Rotscho é Kotscho. Internauta é internauta. E infelizmente, Boçalnaro é… presidente. A ONU não acredita até hoje. Ah se arrependimento matasse, não estaria aqui há “mito” tempo.

  6. Pois é, caro Kotscho, foi o mundo é que mudou. Nesta sociedade capitalista, o homem só trabalha para comer e procriar. Aliás, nem sei qual opinião é a melhor: se um bem ser opressor alegre ou se o batuta é ser oprimido e revoltado. Me faz lembrar Foucault. De repente “as pessoas podem passar a reivindicar o seu próprio corpo contra o poder”. Aí, nesta dialética, restam somente objeto e sujeito da transformação. Seu texto acima me fez ver que desde que o homem inventou a tal de civilização, ele (o homem civilizado) tentou justificar a estabilidade do mundo, da sociedade e si próprio. E durante muitos e muitos séculos conseguiu. Já teve tempo que até jornalista era formador de opinião. Quando tu citavas seita dos bolsonaristas, ref. observância de moderador de comentário no espaço do Balaio, lembrei-me da tese monográfica ‘Quanto mais se restringe o campo, melhor e com mais segurança se trabalha [ …] É melhor que uma tese se assemelhe a um ensaio do que a uma história ou a uma enciclopédia’. Não, não é por conhecer muitas coisas que o homem é melhor. Aprendemos à nossa custa, a desconfiar dos que sabem muito bem usar e abusar da distinção, de sua linguagem, da habilidade de seu raciocínio, da sutileza de seus escritos, da amplitude de seus conhecimentos dos quais sempre fomos, e somos ainda, as vítimas. Lendo alguns comentários, nem sei se é a choradeira que domina o suspiro dos desanimados, ou se são as reflexões profundas de um simples filósofo. O certo é que “como os bolsos vazios” é melhor a sede da liberdade que os ditames de uma ditadura. Neste sentido, tá mais p/ ‘tateio experimental’ de Freinet. Que muito colaborou com a Educação, mas que aqui a nossa acompanha a lei da gravidade. Alguma coisa anda errado. Desculpe-me se delonguei, mas a crise atualmente vivida outrora prevista pelo materialismo de Marx, já ultrapassa o desenvolvimento histórico da sociedade. Qualquer projeto de vida de um povo, deve ser construído seguramente de baixo pra cima, e não de cima pra baixo.

  7. Kotscho, seu blog é um lugar onde adquirimos tanta sabedoria política que deveria ser lido também pelos políticos antes de começarem seu dia. Você viveu como jornalista a história da democracia brasileira e pode falar e opinar sobre tudo que aconteceu nestes últimos anos. Seus comentários não são partidários, são de quem conhece o melhor, a verdade, a realidade. Parabéns e continue firme, nós precisamos de você. A ignorância está tão difundida que estar aqui escrevendo no seu blog me faz sentir um verdadeiro cidadão brasileiro que pode expressar seus anseios e sua tristeza ao ver a realidade atual. Estão acabando com o Brasil com apoio de um monte de cães vorazes. Malditos bolsominions! Você nem imagina seu tamanho e sua importância, meu amigo. E olha que te conheço apenas por aqui. Vida longa e cabeça ótima como sempre!

  8. “A gente morre é para provar que viveu.”
    “O correr da vida embrulha tudo.
    A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta.
    O que ela quer da gente é coragem.”
    E dessa coragem é que brota o artigo bastante e campeão, que mete o dedo na insana tragédia em que fomos metidos e aponta à saída.
    “Tem horas em que penso que a gente carecia, de repente, de acordar de alguma espécie de encanto”, antecipa Rosa.
    “Uma coisa é pôr ideias arranjadas, outra é lidar com país de pessoas”.
    “Deus é paciência. O contrário é o diabo”.
    E lembra:
    “O espírito da gente é cavalo que escolhe estrada”.
    “A vida devia de ser como sala do teatro, cada um inteiro fazendo com forte gosto seu papel, desempenho”.
    E por fim ensina aos ainda sem a coragem que a vida quer:
    “Obedecer é mais fácil do que entender”.
    “Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende”.
    Mestre, pela coragem expressa e precisa, o mais profundo respeito e gratidão, através do eterno Guimarães ‘Riobaldo’ Rosa.

  9. Prezado Kotscho: Se você considera que “esta marca eu devo aos leitores que me acompanham diariamente há quase 11 anos” ela só é possível pelo qualidade dos artigos que você publica. Parabéns!

  10. Veja a que ponto chega a degradação de um veiculo de comunicação até então muito conceituado como a Folha de São Paulo e agora se presta ao serviço de chantagens informativas:
    Hoje, em letras garrafais está la escrito: ASSESSOR DE FLAVIO BOLSONARO TEM PATRIMONIO AUMENTADO EM MAIS DE 1.000%
    Quando adentramos à matéria, os numeros são minusculos – de 9.273,37 em 2014 para 103,291,47 em 2018, passando por 83.265,92 em 2016. Só a renda bruta dele no ano de 2016 foi de 285.900,00.
    Qual o significado destes valores minusculos frente a grande corrupção em que estão envolvidos Flavio Bolsonaro e todos seus assessores da Alerj? Só sensacionalismo. Esperavamos valores astronomicos e vem a matéria com estes.
    Lamentável um veiculo como a Folha outrora muito confiável e agora se prestando a este trabalho sujo.

  11. Caro amigo Kotscho,ser voçê hoje criticado por bolsonetes, é motivo de grande orgulho para mim e para todos aqueles que te admiram,pois o alvo preferenciais desses anencéfalos são todos os que pensam neste país!
    Esse numero gigante de visualizações e compartilhamentos do seu blog é resultado da sua competente e ética trajetória como um dos principais jornalistas deste país, e não dos robos que são 60% dos seguidores do bozo e seus asseclas!
    O crescimento do seu blog é para todos nós democratas incorrigíneis, certeza de que a democracia
    sempre terá seus guardiões!
    Parabéns amigo ! Estamos juntos na resistência!

  12. É isso aí Kotscho, vosso (nosso) Balaio balança, balança…mas não cai!
    Difícil vai ser você interagir com todo mundo que balança junto com você nesta Época de M*!!!
    baitabraço
    Paulo Caruso

  13. Nem sei o que seria da minha vida sem o balaio! Às vezes me pego ansiosa pelo M do gmail, por volta de meio dia porque já sei que vem do seu blog. Eu sinto falta de um link para o whattsapp porque é a única rede social que eu tenho.
    Muita admiração por ti, caro Kotscho!

  14. Caríssimo KOSCHO! Compartilho com o sucesso do seu blog. É minha leitura favorita. Quanto aos “invasores bolsonarianos”, liga não. Os cães ladram e a Caravana Democrática passa. Parabéns e muita saúde, companheiro da boa luta.

  15. Parabéns pela marca alcançada, Kotscho, você merece. Assim como você dedica seu tempo a filtrar os comentários, separando o joio do trigo, nós recorremos ao blog para usufruir de momentos de inteligência e discernimento, neste grande oceano de estupidez e mediocridade que virou o Brasil.

  16. Ainda estudante fui ao lançamento do seu livro sobre as Diretas, na FSP. Saí de lá agarrada ao livro e arrebatada pela dedicatória que, confesso, carrego comigo até hoje! Kotscho, você é inspiração. O seu jeito de escrever com simplicidade e clareza alcança todo mundo e diz muito sobre o respeito e carinho que tem com as pessoas. A vida segue bem melhor com você por perto! Baita abraço!

      1. RK, tu chegas a ser um escritor mais ou menos, né. (tá certo que isto é 1/2 despeito e tal).
        Mas nos teus dias medonhos e tbm volta e meia nos risonhos, tu produzes peças muito muito boas de se ler.

      2. Foi no dia 11/5/1984, você escreveu: “Na certeza de que esse nosso Brasil vai ser um país legal, justo e livre – e não demora”. Demorou um tantinho, mas o Brasil foi tudo isso que agora tentam destruir. Não vão conseguir. Estamos aqui para lutar e resistir. Vamos chegar lá – “e não demora.” 🙂

  17. Kotsho, costumo vc sitar tais perfis que costumam agredir o bom senso e a civilização quando o capetão leva umas traulitadas. São robôs, em grande maioria. Daí posto onde eles aparecem: #robônãopensa. Ninguém responde! Siga a luta!!! Abs

  18. Boa noite meu querido Ricardo Kotscho, parabéns pela sua grande atuação, aprendi muito com vc nas Caravanas em que participamos juntos.
    Estou no Rio de Janeiro, aposentado e trabalhando bem como vc expressou.
    Grande abraço meu querido sucesso
    Bismarck Alcantara (velho do Rio)

    1. Sim, caro Elvis Ley, foi no começo do blog, quando estava no IG, por iniciativa dos próprios internautas que criaram o Boteco do Balaio no Google.
      Acho que foi iniciativa pioneira para encontros de corpo presente com pessoas que só se conheciam neste mundo virtual.
      Muitos são amigos reais até hoje, mas deixamos de nos encontrar nos aniversários do blog.

  19. Caro Kotscho,

    Minha “vida que segue” segue sempre lendo o Balaio.
    É muito bom saber que ajudei o Balaio a atingir esses números.
    Estamos contigo.
    Abraços

  20. Um assunto é à margem, Kotscho, mas parece irresistivel. Tu que es católico sabes que o papa Chico é meio nefelibata , pouco informado e tal.
    Vimos hoje a noticia que o papachico vair receber o Valdimir Putin. Tudo a ver, que ambos são chefes de Estado etc.
    Mas diz-se ali que será no dia 04 de julho próximo… Esse argentino é muito distraido mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *