Lula resgata a alma brasileira com grandeza e dá uma lição a seus algozes

Lula resgata a alma brasileira com grandeza e dá uma lição a seus algozes

Se alguém ainda tinha dúvidas, não restou mais nenhuma: está explicado por que a toga e a farda se uniram, com o apoio da grande mídia, para prender Lula e o deixar apodrecer na cadeia, como prometeu Jair Bolsonaro na campanha.

Deixar Lula livre é um perigo para os golpistas civis e militares que estão entregando e destruindo o Brasil.

Só agora consegui terminar de ler a entrevista histórica de Lula, em que ele rompeu o silêncio imposto pela Justiça morista, desde que foi preso, há mais de um ano.

Ao final, voltei a ter orgulho de ser brasileiro por saber que nem tudo está perdido.

Mais do que um libelo político contra seus algozes, o ex-presidente, de forma serena e contundente, deu uma aula de bom senso, compromisso e humanidade, mais preocupado com os destinos do país do que com ele mesmo.

Me lembrou o velho Lula das greves e dos primórdios do PT: nos momentos mais difíceis, o velho amigo sempre foi, acima de tudo, um pregador da esperança.

Tenho certeza que quem leu ou ouviu este depoimento do preso político, que se tornou um troféu da Lava Jato, ficou mais animado e confiante, mais esperançado e fortalecido na luta para livrar o país dos seus carrascos.

Enganaram-se todos os que pensavam estar Lula politicamente morto após a derrota do PT nas eleições.

“Eles não conseguiram me destruir. O PT não foi destruído. Provou que é o único partido que existe neste país. O resto é sigla de interesses eleitorais em momentos certos. Quem acabou foi o PSDB. Foi dizimado”.

Valeu a pena esperar pelos 130 minutos de liberdade que lhe concederam para conversar com dois jornalistas que honram a profissão e lhe perguntaram tudo o que a gente queria saber sobre ele.

Lula e os repórteres Mônica Bergamo, da Folha, e Florestan Fernandes Junior, do El País, protagonizaram um raro momento de dignidade nestes tempos tenebrosos.

“Muita gente achava que eu deveria sair do Brasil, ir para uma embaixada, que eu deveria fugir. E eu tomei como decisão que o meu lugar é aqui no Brasil (…) Eu ficarei preso 100 anos, mas eu não trocarei minha dignidade pela minha liberdade”.

“O senhor já pensou que poderá ficar aqui para sempre?”, perguntaram-lhe os repórteres, lembrando das duas condenações e mais seis acusações em que é réu.

“Não tem problema. Eu tenho certeza que durmo todo dia com a consciência tranquila. E eu tenho certeza que o Moro não dorme, o Dallagnol não dorme (… ) Então, como eu quero viver até os 120 anos, eu vou trabalhar muito para provar a minha inocência e a farsa que foi montada. Montada aqui dentro, montada no departamento de Justiça dos EUA”.

A cada frase fica mais forte o contraste entre o comportamento e o pensamento político de Lula e o dos novos donos do poder, como se fossem habitantes de países diferentes.

Mesmo preso, sem poder se comunicar por telefone ou pela internet, Lula acompanha o que está acontecendo no país e mostra como seria tudo muito diferente se o golpe jurídico-militar não o tivesse impedido de disputar as eleições.

“Um país que não gera emprego, não gera salário, não gera consumo, não gera renda, quer pegar do aposentado e do velhinho R$ 1 trilhão? O Paulo Gudes precisava criar vergonha. Onde ele fez esse curso de economia dele?”.

Para Lula, a elite brasileira deveria fazer uma autocrítica depois da eleição do capitão Bolsonaro, que foi expulso dos quarteis e depois virou deputado por 28 anos, sem nunca ter apresentado um único projeto de interesse do país. .

“Vamos fazer uma autocrítica geral nesse país. O que não pode é este país estar governado por esse bando de maluco que governa o país. O país não merece isso e sobretudo o povo não merece isso”.

O mundo inteiro deu destaque e repercutiu a entrevista de Lula, menos a Rede Globo e o jornal O Globo, que mantiveram a censura ao ex-presidente derrubada pelo STF.

Eles têm bons motivos para mostrar medo de Lula. “Eu, por exemplo, tive um ero grave. Eu poderia ter feito a regulamentação dos meios de comunicação. É uma autocrítica que eu faço”, respondeu, ao ser perguntado sobre os erros do seu governo.

Vale a pena ler ou ouvir a entrevista na íntegra. É a melhor forma de voltar a acreditar no Brasil e nos brasileiros.

Ao romper a censura que lhe foi imposta pela juíza Carolina Lebbos, Lula volta à cena política com muita gana para lutar contra as injustiças que sofreu, e avisa:

“Eu tenho muita motivação para estar vivo. Estar vivo e não fazer nenhuma loucura (…)  Quero que vocês saiam daqui e retratem que não conversaram com um cidadão alquebrado. Conversaram com um cidadão que tem todos os defeitos que um ser humano pode ter. Mas tem uma coisa que eu não abro mão: dignidade e caráter não tem em shopping, em supermercado e você não aprende na universidade. Vem do berço. E isso eu tenho demais. E não abro mão. Esse é meu patrimônio”, desabafou Lula ao final da conversa com os repórteres.

E, em seguida, o ex-presidente mais admirado pelos brasileiros voltou para a sua cela solitária na Polícia Federal de Curitiba,

E nós continuamos aqui fora sem saber para onde ir, o que fazer para enfrentar essa cruzada bolsonarista, sem norte e sem noção, que se abateu sobre a o país nos últimos quatro meses.

Ao resgatar a alma brasileira com grandeza e equilíbrio, as palavras de Lula podem servir como um divisor de águas quando tudo parecia perdido.

Valeu, Lula.

Vida que segue.

 

26 thoughts on “Lula resgata a alma brasileira com grandeza e dá uma lição a seus algozes

  1. Lula dentre outras,disse que o lugar dele é ali mesmo na prisão!. Afim de provar inocência.Não sei como o Lula poderá provar a tal inocência,vez que os seus advogados em todo esse tempo não conseguiram libertá-lo!.

    1. E você acredita na Justiça golpista? Não há equilíbrio nos pratos dessa balança. Os pesos do lado do comerciante de sentenças tem substanciosa corrupção. Claríssimo, eu sei que você está ciente.
      Mas, não falta muito para Lula ser bem-aventurado, pois cedo, ou tarde, a sabedoria popular democrática imporá Justiça, na acepção do vocábulo. Abraço.

  2. O judiciário deveria ter vergonha, nomes, valores exorbitantes, denúncias, imagens e muito mais são mostrados pela mídia há tempo, não acontece nadaaaaaa, mas no caso do presidente Lula tudo rápido e ligeiro, inacreditável, sem provas, com delação pra salvar a própria pele, me pergunto: como pode? Me emocionei em vê- lo na entrevista, afiado como sempre. Valeu presidente.

  3. Caro amigo Kotscho,se o bozo e seus asseclas na maioria das vezes nos envergonham por serem brasileiros,hoje acordei com um orgulho enorme em ser brasileiro ,pois , em nenhum lugar no mundo não se encontra uma pessoa tão forte e carismatica quanto o grande LULA !!!
    Desde a morte de Mandela, LULA assumiu o posto de grande heroi das periferias do mundo!!
    E este posto nenhuma condenação fajuta vai tirar!!!
    LULA saiu da entrevista de ontem muito maior do que entrou, e seus algozes muito menores!!
    Não me permitirei mais desanimar depois da demonstração de força e autruismo do nosso eterno PRESIDENTE LULA!!
    Força Amigo !Estamos juntos na resistência!!!
    Juntos com LULA !!!

  4. Como você mesmo disse, KOSCHO, voltamos a ter esperança no País após a leitura da entrevista do ex Presidente Lula. O homem encarcerado Injustamente continua forte e mais digno do que nunca. Lula livre, sempre!

  5. Ricardo, obrigado pelas reflexões (a presente e outras). Com as palavras de Lula, faz mais sentido pensar em meios para que a vida siga com o que pudermos ajudar, tal como você nos lembra a cada artigo. Valeu (e vale sempre!), Lula! Valeu (e vale sempre!), Kostcho!

  6. “Cadê o Queiroz?”
    Maquialula baixou ontem em dependência da PF em Curitiba, construída em seu governo, em aula magna que destrinchou de tal forma, elegante, cristalina e contundente, as lições do filósofo florentino transpostas à cena brasileira, que qualquer um pôde sentir, compreender ou intuir, as lições do famoso filósofo vertidas para o Brasil, escancarando de maneira absoluta a razão do medo dos tirano medíocre em relação a filosofia e aos filósofos, por fazerem pensar, ensinarem a compreender, a se libertar e assim ‘colocar em risco’ as tiranias do ódio, da violência, da desunião e do atraso.
    Lula Vive, Mestre: “Luz, quero luz, / Sei que além das cortinas / São palcos azuis / E infinitas cortinas / Com palcos atrás / Arranca, vida / Estufa, veia / E pulsa, pulsa, pulsa, / Pulsa, pulsa mais / Mais, quero mais / Nem que todos os barcos / Recolham ao cais / Que os faróis da costeira / Me lancem sinais / Arranca, vida / Estufa, vela / Me leva, leva longe / Longe, leva mais” (Chico)

  7. Vou lendo e vendo pelo youtube os ensinamentos de nossos grande mestre Lula. Que energia! Que lucidez! Babaca aquele policial lourão carregando uma arma e ficando de plantão junto dele. Outra das aberrações dessa condenação. E essa Globo não aprende, Kotscho. Se o Lula dorme bem toda noite, imagino os Bonners da vida tendo insônia. Não pelo fato de não darem a notícia, mas sim de inveja por verem o furo jornalístico histórico da Bergamo e do Florestan

  8. Prezado Kotscho: Sobre a entrevista do Lula que você comentou, muito legal essa sua lembrança, entre outras: “Me lembrou o velho Lula das greves e dos primórdios do PT: nos momentos mais difíceis, o velho amigo sempre foi, acima de tudo, um pregador da esperança.” Por isso que “A esperança é um pássaro em vôo permanente. Segue adiante e acima de nossos olhos, flutua sob o céu azul, não se lhe opõe nenhuma barreira.” – trecho de “Ajardinar a esperança” de Frei Betto.

  9. O atual Presidente da República, que se irrita fácil com alguns questionamentos, não tem moral para falar ao povo e contrariar qualquer político. O homem não conseguiu ser ao menos um deputado federal decente. Preferiu o ócio incontido. E durante vinte e oito anos.

  10. No blog Brasil 247 tem uma mensagem bastante interessante:”O GENERAL MOURÃO DEVERIA VISITAR O LULA”!.Será que essa visita poderá acontecer().

  11. Lula da Silva,
    Estadista, por excelência.
    Moro não nasceu Silva.
    Na maternidade, sequer chorou.
    Veio à luz com capuz de carrasco da justiça de farda e do exército togado.
    O infame juizeco é “conje” das barras dos “tribunais e Curitiba”.
    Lula da Silva. O povo é a vida do migrante brasileiro. A família vem depois.
    Lula da Silva, Estadista, por excelência.

  12. A monica bergamota poderia ter se apresentado uma fox terrier ou husky siberiana lustrosa e elegante no episodio da entrevista. Mas preferiu esganir perguntas pessoais pra ver se diminuia o tamanho do gigante à sua frente.
    Tomou uma trombolha porem lembre se de tomar vergonha.

  13. No jogo democrático, Lula joga em todas as posições. Nasceu predestinado. Sua obsessão em defesa dos pobres, encantou o mundo. Na cela isolada da ditadura parcial de “moro” e asseclas, Lula hoje, faz tremer ainda mais…. a elite dominante. Humm… bobocas outros, que votaram no tenente reformado a mando da poderosa mídia, conhecerão o segredo da reforma da previdência: esta não sangrará os ricos. Quanto muito, repetiremos o Chile…… suicídio. Mas os teleguiados eleitores de Bozo, serão………….. CONTEMPLADOS COM uma BOLSA FUNERÁRIA..

  14. Caro Kotscho:
    Belo post.
    Mas não posso deixar de observar a posição da folha, que parece ter se arrependido de endossar a entrevista. Esperava um editorial decente ou, no mínimo, algum comentário forte sobre a tentativa da pf de melar a entrevista e tentar armar um palco para grupos contrários à democracia se aproveitarem da iniciativa da Mônica e do Florestan.
    Abraços,
    josé maria

  15. Caro Kotscho,
    Já vi a entrevista do Lula umas 3 vezes. Como é bom ouví-lo, e que diferença entre ele e o Bolsonaro. Me permito sonhar se ele estivesse entre nós, como presidente, ou ao lado do Haddad, apoiando, articulando, animando, e junto do povo, na luta por mais justiça, mais pão na mesa, mais crianças e jovens na escola, mais trabalho digno e melhor remunerado, mais casas para quem precisa de um teto, mais terras para quem quer plantar (os 3 T´s do papa Francisco: Trabalho, Teto e Terra), mais médicos, mais participação popular, mais politicas públicas voltada para a população pobre, mais soberania, mais crescimento e sobretudo, mais amor, pelo Brasil e por cada homem e mulher desse país maravilhoso em que vivemos e que infelizmente está sendo destruído por esse governo maldoso e incompetente.
    Sabemos que um outro mundo é possível. O Lula e o governo do PT nos mostrou isso. Vamos sonhar todos juntos e lutar muito para que esse caminho de esperança volte a estrelar no nosso caminho.
    Abraço,
    Carlos

  16. Lula sendo Lula!!!E o fanatismo é tanto que obviedades viram “palavras de sabedoria”…Lula voltará à presidência deste país nos braços do povo e ganhará um Nobel da Paz. É evidente que em um novo mandato seu nós pobres teremos vez e a situação melhorará, mas o Brasil precisa é de um “revolucionário” que mande alguns fulanos para a “forca” e que force àqueles que sempre ganharam a perderem muito durante um tempo. No estágio atual deste país o “ganha-ganha”, que na verdade não é bem isso, não é mais possível e é isso que o Lula fará, até por seu passado de “sindicalista negociador”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *