“Nova Política”: Renan-5 & Maia-3, Ciro & PSL, MDB & BBB, os de sempre…

“Nova Política”: Renan-5 & Maia-3, Ciro & PSL, MDB & BBB, os de sempre…

Demorou demais, mas janeiro, enfim, acabou _ e até agora sobrevivemos.

Hoje, 1º de fevereiro de 2019, será empossado o exército de deputados e senadores eleitos sob a bandeira da nova ordem bolsonarista.

Segundo as últimas informações de Brasília, Renan Calheiros (MDB-AL) será eleito pela quinta vez para a presidência do Senado.

Na Câmara, está tudo certo para Rodrigo Maia (DEM-RJ) assumir pela terceira vez a presidência da Câmara.

Esta é a “Nova Política”, cantada em prosa e verso nas fake news das redes sociais, que prometiam acabar com a corrupção, lembram-se?

Os de sempre juntaram-se novamente, agora em torno de um governo de extrema-direita.

Lá estão irmanados o PDT de Ciro Gomes com o PSL de Bolsonaro, o eterno MDB com a bancada BBB, da bala, bíblia e boi.

A única novidade que vejo é Ciro Gomes ter rompido com a esquerda para ser candidato de oposição em 2022. Candidato de quem, em nome do quê?

O campo governista já está congestionado de candidatos: o superministro Moro, o governador Doria, o apresentador Huck, entre outros.

Pela esquerda, PT, PSOL e Rede se uniram ao PSB, que o PDT cortejava, para lançar Marcelo Freixo (PSOL-RJ) contra Maia, deixando Ciro pendurado na brocha junto com o PCdoB de tantas glórias e tradições.

Só restaria a Ciro ser candidato do governo, mas, se Bolsonaro sobreviver até 2022, certamente sua tropa o obrigará a disputar a reeleição.

Para quem acha que é muito cedo para pensar na sucessão presidencial, lembro que Jair Bolsonaro se lançou candidato logo após a eleição de 2014.

No começo, ninguém o levou a sério, achavam que ficou louco, mas ele foi montando em silêncio seu bunker nas redes sociais e, de repente, sem o apoio de nenhum grande partido, disparou nas pesquisas, após a misteriosa facada de Juiz de Fora e a interdição de Lula pela Justiça de Moro, com Supremo e com tudo, agora com assessoria militar.

Três vezes candidato derrotado a presidente, Ciro poderá ter o mesmo destino de Marina Silva, também três vezes candidata, que na última eleição teve 1% dos votos e elegeu um deputado.

Ciro queria isolar o PT e acabou falando sozinho, juntando-se a tudo o que a velha política tem de pior. Juro que não consegui entender a jogada.

Fora disso, não vejo nada de novo neste grande teatro de fancaria montado no Congresso Nacional, com novos e exóticos cacarecos, que já estão disputando o butim.

Sempre me lembro daquele grande sábio, o dr. Ulysses Guimarães, quando lhe perguntavam o que achava da Câmara que presidiu na Constituinte:

“Espera para ver o próximo… Vocês ainda sentirão saudade…”

Tinha toda razão meu profético parceiro da campanha das Diretas Já. Sempre dá para ser pior.

Não corremos mesmo nenhum risco de alguma coisa melhorar. É um cenário de fim de feira, apesar de ainda estar no começo.

Basta dar uma olhada na cara e no prontuário da maioria dos eleitos.

***

Não deixem de ler as colunas de Fernanda Torres e Vladimir Safatle, na Folha, e de Eliane Brum, no El País.

São pungentes retratos em branco e preto da tragédia brasileira, depois de um mês da era bolsonarista.

Como se esperava, a Bolsa subiu e o dólar caiu, para a alegria de rentistas, especuladores e entreguistas, na grande liquidação do que restou do nosso país.

Do outro lado do muro do mercado, o Brasil vai se degradando mais a cada dia, com os três poderes afundados na lama da promiscuidade.

Os milicianos venceram. E salve-se quem puder.

Vida que segue.

 

22 thoughts on ““Nova Política”: Renan-5 & Maia-3, Ciro & PSL, MDB & BBB, os de sempre…

  1. Caro Kotscho, passado um mês e esse “governo” segue feito cavalo em parada militar :
    Cagando, andando e o povo aplaudindo!!!
    E vai piorar assim que o Bozo tiver a “feze” pronta.

  2. Nada Mudou
    Cidade Negra

    Cidade Negra – Nada mudou

    O que você botou pra alimentar as ratazanas
    Só tinha caviar, foi um banquete bacana
    Champanhe frnacês na festa do burguês
    Tudo isto pago com a grana de vocês

    Não venha me dizer que você não cooperou
    É só você dizer em quem você votou
    Que eu vou te relembrar o que ele falou
    Ele dizia:

    Glória, glória, Aleluia
    Se eleito irei vos dar uma ajuda

    Mas me diga o que você pensou
    Bicho corrupto não é o salvador
    Deixou de ser humano para ser um roedor
    Manipula a TV e usa até computador
    Pois está no poder e pois então nada mudou

    Nada mudou, ô ô
    Nada mudou

  3. Querido Kotscho, acho que diante desse quadro nefasto só nos resta a diversão. Brasileiro é bom de rir de si mesmo – como todo bobo alegre. Mas nós, jornalistas, podemos nos divertir muito com tudo isso. Só 30 dias de “nova era” e o cardápio é extenso. Esse governo não foi feito pra dar certo. Simples assim. Que consigamos tirar muitas gargalhadas disso, ao menos. Ou eles pensam que vão nos perseguir, nos caçar, nos rebaixar de graça? Vai ser é com muita graça, isso sim!

  4. Sempre escrevi aqui no seu balaio sempre falei q a Marina e o Ciro caíram no conto da carochinha da mídia de se fazerem de inimigos do Pt ,pensando eles q iriam ganhar apoio da imprensa ,foram usados e continuam no mesmo blá-blá-blá ,o Ciro morre de inveja do Pt já criou e ja pulou de galho umas10 vzs,a Marina derreteu tanto q quase evapora,só o bom e velho Pt sobrevivera nessa guerra q vai começar,pq tem
    Muitos admiradores em todas as classes

  5. Adaptando o nem um pouco saudoso, Armando Falcão, Mestre, ‘nada a comentar’ sobre mais essa precisa e contundente panorâmica política, apenas aplaudir e comungar do “Juro que não consegui entender a jogada”, lembrando que, quem consegue entender a jogada não consegue entender Ciro.

  6. É mais do mesmo, só com uma diferença escuridão e abismo, não sabemos nada ainda de concreto deste governo, um fala uma coisa e outro fala outra, e não era pra esperar ser diferente diante do que vi até agora. Um país com tantas desigualdades não vejo um movimento voltado aos menos favorecidos, me dá aflição.

  7. Caro Kotscho ,
    Fugindo totalmente do tema, da lama, e dos canalhas de sempre ; venho lhe informar que estou revoltado. Em todos os últimos dias o seu Balaio tem o texto cortado por diversos anuncios absurdos, um assédio comercial invasivo feito pelo Google/UOL/FSP que tenho que deletar direto, atrapalhando a leitura . Já falei com os SAC mas não resolvem nada . Nin-guém merece ter engolir goela abaixo o que os algoritmos nos entopem , já tô de saco cheio !
    Voçê sabia disso? tão usando teu texto !!! O que será que podemos fazer? sds

  8. O seu PT deve ajudar e muito na eleição de Renan no Senado. O coroné conta com 5 votos da legenda.
    Já na Câmara dos Deputados o teatrinho da frente de esquerda só engana quem quer ser enganado. Vão todos com Rodrigo Maia.

    1. Flávio, mais cuidado ao publicar um comentário. O PT não é meu e, ao que eu saiba, não anunciou ainda quem vai apoiar no Senado.
      Na Câmara, o PT em bloco vai apoiar Marcelo Freixo, do PSOL, candidato da frente de oposição.
      Estes são os fatos que estyão no noticiário de Brasília. É bom se informar direito antes de escrever.

  9. Ciro cortejou, arrastou as asas, revirou o zóinho e acabou se aconchegando ternamente nos braços de Bolsonaro. O amor é lindo, mas, a falsidade e a falta de caráter são horripilantes.

  10. Rapaiz…minha mãe quando queria fazer uma galinhada com a melhor galinha, ela fazia o seguinte: pegava uma chícara de caroços de milho e jogava no terreiro, a maioria das galinhas corriam pra brigar pelos caroços, aquela que não corresse era a que ela pegava pro cozido.
    Nem sei se esta figura serve para o que está acontecendo, mas, que tem neguim comendo galinha gorda enquanto muitas estão brigando pelos caroços …tem.

  11. Ricardo, vendo a situação do Ciro, me lembrei do Aluizio.
    O Aluizio era um cara feio, franzino, e malarrumado. O pobre coitado, derrepente apaixonou-se pela Lambreta, uma rapariguinha que morava no cabaré da Anita. Como não tinha condições de manter a Lambreta como sua exclusiva, garantiu cachaça um mes inteiro para o Feitosa, para que este espalhace o boato que a Lambreta estava com uma doença braba, daquelas que se o caba, pensasse em encostar na neguinha, já tinha que tomar uma dúzia de benzetacil.
    Pois é rapaiz,,,o Ciro tá igual o Aluízio, doido pra arrumar alguém que espalhe que o PT, tem uma doença grave, e ele possa ter a exclusividade do eleitorado em 2022…o duro é que não sabe escolher um Feitosa.

  12. Prezado Kotscho: “São pungentes retratos em branco e preto da tragédia brasileira, depois de um mês da era bolsonarista.” É verdade, mas foi a escolha de 57 milhões de eleitores/seguidores do “Mito”. “Justificar tragédias como “vontade divina” tira da gente a responsabilidade por nossas escolhas.” (Umberto Eco).

  13. Repetindo aqui o que escrevi em uma postagem do Facebook* quando do primeiro turno eleitoral, sobre uma mudança no sistema de governo: “Pensei em escrever um post dizendo que precisamos conversar sobre Parlamentarismo no Brasil. Mas aí, eu lembrei que elegeram André Fernandes, Alexandre Frota e o Tiririca e mudei de ideia”.

    * O asterisco no nome da rede social deve-se a um comentário a mais. De minha parte, estou usando o Facebook cada vez menos, apenas para publicar pequenas resenhas dos livros que leio e mandar mensagens de feliz aniversário para umas (poucas) amizades mais chegadas. Me fez mal, estava me fazendo mal. E até reproduzo aqui a postagem do meu xará teólogo (o Boff) anunciando sua saída de outra rede social (o Twitter): “COMUNICADO: por um tempo sairei do twitter por decepção. Parece que se abriram janelas do inferno do qual só saem maldades, palavrões e falsas acusações. Só ficam meus artigos semanais. Peço compreensão de meus seguidores .Estimo que o homo demens domina, não o sapiens”.

    Tá osso. O saudoso Umberto Eco acertou na famosa profecia antes de partir. Abraços, Kotscho.

  14. h, flavio mas no fim deu Alcolumbre.
    O que é “lumbre”? Deve vir de ‘lume’, coisa assim.

    O cara é DEM, ja vem lambuzado de ilegalidades e processos, é Onix e…
    Mas ‘ALCO’ não é de Alcoa? E a Alcoa não foi por décadas o sinal solitário da
    existência do seu (dele) estado, o Amapá?? Donde sacava o minério bauxita vendend-o para os paises ricos a preço baixo.
    Depois, ja perto de economicamente esgotado mudou se para o Pará.
    Continua tirando bauxita no Para, aos milhares de toneladas e a usina fica no meio da floresta, no meio mesmo ,em Juriti, onde hoje o apavorado prefeito que é do PT pede providencias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *