Esquema Globo-Ibope-Moro-Palocci fecha o cerco ao PT: começou a guerra

Esquema Globo-Ibope-Moro-Palocci fecha o cerco ao PT: começou a guerra

Para mim e os leitores que me acompanham neste modesto Balaio, alguns há mais de 10 anos, nada do que aconteceu nesta noite de segunda-feira foi surpresa.

Escrevi logo cedo sobre o cenário político na fase decisiva do primeiro turno, baseado em conversas no final de semana:

“Nas atuais condições de tempo e temperatura, tudo ainda pode acontecer, se Fernando Haddad continuar subindo nas pesquisas e a sua vitória se tornar inevitável pelas atuais regras do jogo.

Afinal, não foi para devolver o poder ao PT que eles fizeram a Operação Lava Jato, deram o golpe e prenderam o Lula”.

À tarde, escrevi outra coluna com este título:

“Haddad, mire-se no exemplo de Lula em 1989: a última semana é guerra”.

As duas entidades e os dois personagens citados no título acima não estão reunidos ali por acaso.

Diante do fracasso das candidaturas reformistas de “centro”, o Grupo Globo resolveu apoiar, na falta de outra opção mais confiável, o capitão reformado Jair Bolsonaro, único candidato com chances de derrotar o PT, o inimigo a ser abatido.

Com Haddad crescendo sem parar e Bolsonaro estacionado ou começando a cair, era preciso agir rápido.

No sábado, a cobertura torta e manipulada das magníficas manifestações da mulherada do #EleNão pelo Brasil inteiro, as maiores desde as Diretas Já, dando a elas o mesmo destaque das carreatas pró-Bolsonaro, foi a primeira indicação de que o jogo agora era para valer.

Variadas matérias sobre Bolsonaro, incluindo uma entrevista exclusiva no avião que o levou ao Rio, e o depoimento da ex-mulher negando todas as acusações que havia feito contra ele, publicadas pela revista Veja, ocuparam a maior parte do tempo do Jornal Nacional.

Na segunda-feira, estava prevista a divulgação de uma nova pesquisa do Ibope.

Fontes bem informadas já me asseguravam que Bolsonaro iria subir na pesquisa e poderia até ganhar no primeiro turno.

Achei que era chute, bazófia de torcedor do capitão, mas me enganei.

No final da tarde, antes do Jornal Nacional, a Globo News já deitou e rolou em cima de uma “delação premiada” do ex-ministro Antonio Palocci, feita em abril à Polícia Federal, e liberada pelo juiz Sérgio Moro só agora, a seis dias da eleição, depois de ser rejeitada pelo Ministério Público Federal por falta de provas.

As acusações de Palocci contra Lula, Dilma e o PT foram dadas como fato consumado, transitado em julgado.

Tudo seguiu o script: o JN abriu com o crescimento de 4 pontos de Bolsonaro no Ibope, chegando a 31%, e Haddad estacionado em 21%, vendo sua rejeição disparar para 38% em poucos dias, a apenas 6 pontos abaixo de Bolsonaro.

Para o segundo turno, em que Haddad levava ampla vantagem, foi apontado o empate em 42%.

Como é que o capitão conseguiu subir tanto no período em que choveram denúncias contra ele e boa parte do Brasil foi às ruas protestar contra a sua candidatura?

Os números podem ser todos verdadeiros, baseados em métodos científicos, mas é difícil de entender.

A seguir, logo depois dos comerciais, como se já estivesse tudo planejado desde cedo, entrou o bombardeio contra o PT embrulhado no pacote entregue por Moro com a delação de Palocci, que William Bonner apresentou como a bala de prata tão aguardada.

Ali nada acontece de graça, e só têm o direito de surpreender os mais jovens que não viveram a campanha presidencial de 1989, na primeira eleição direta para presidente depois do golpe de 1964.

Naquela eleição, eu era assessor de imprensa de Lula e quando vi entrar na sala em que se acertariam as regras para o segundo debate, um assessor de Fernando Collor, conversando alegremente com Alberico Souza Cruz, diretor da Globo, pensei comigo: estamos perdidos.

Por acaso, como me disseram, os dois pegaram o mesmo avião do Rio para São Paulo.

As baixarias de Collor na véspera, envolvendo a família de Lula, as denúncias acusando o PT como autor do sequestro do empresário Abílio Diniz (ainda não se falava em fake news) e a indecente edição do debate decisivo para favorecer Collor no Jornal Nacional _ tudo me voltou à lembrança nesta reta final da campanha de 2018 (ver dois posts anteriores).

É justo reconhecer: eles são profissionais e não brincam em serviço.

Mas não podiam esperar que Lula, mesmo preso numa solitária em Curitiba, há quase seis meses, transformasse Fernando Haddad no candidato favorito, em apenas duas semanas, como apontavam as pesquisas anteriores.

Era preciso virar este jogo que parecia perdido. E são tantos os interesses daqui e de fora que estão em jogo nesse momento que os eleitores nem podem imaginar.

Mesmo quebrado, humilhado e vilipendiado, o Brasil ainda é um país muito importante na geopolítica mundial.

“Fortes emoções ainda nos aguardam”, escrevi pela manhã, mas não podia imaginar que fossem tantas, e tão rápidas.

São emoções e informações demais para um velho repórter, que trabalha sozinho em casa, e só tem um celular e um computador à mão, para tentar entender e explicar o que está em jogo neste momento.

Já são 11 da noite, e amanhã tem mais.

Vida que segue.

 

72 thoughts on “Esquema Globo-Ibope-Moro-Palocci fecha o cerco ao PT: começou a guerra

  1. É isto aí…eles estão no desespero pois sabem que num segundo turno a candidatira do Bozo não se sustenta, por isto jogarão todo tipo de deslealdade e mentiras esta semana.
    Mas aqui em baixo onde a bola rola, as coisas estão acontecendo, vamu qui vamu.

  2. Reage Kotscho! Não há tempo para perder! Bolsonaro começou a guerra, é hora de atirar de volta. Pra alguém como Bolsonaro, que já falou as maiores atrocidades possíveis, não é fácil esconder sua.maldade. Temos que compartilhar essa maldade dele. Sem brigas, sem xingamentos, mas como alerta.

    1. Amigo e colega – o Sr. G., meu saudoso ex, terminava o ARENA CONTA ZUMBI com uma canção que dizia “Se você chegar a ver/essa terr da amizade/não podemos dar abrigo ao mal/ao mal vamos dar maldade”. E a peça – saudosae brihante peça – terminava com ele, desalentado, exclamando “mas essa terra eu não vou ver”. Não vimos mesmo, em 60 anos de carinho e cumplicidade – mas o conselho vale. O que fizeram desta vez, a seis dias da eleição, mesmo para eles foi demais. Tiro no pé, espero.

  3. Falta cotar Toffoli! Peça central nos proximos anos, dá mostras que no STF, jogam para eliminar os garantiatas mais rápido do que pensava-se.

  4. Caro jornalista, nada a surpreender mesmo. Por isso, a equipe de Haddad e ele próprio devem abandonar o republicanismo e partir para o ataque. No debate da Record, vi um candidato com olheiras, de olhar perdido e pra baixo e com um sorriso sem graça. Cansaço? Então coloca a Manuela, na propaganda da TV, pra falar diretamente com o público feminino, que certamente será o fiel da balança nessa eleição. Também não deixar sem respostas as ofensas do já derrotado e botocado Álvaro Dias, que hoje somente está servindo para minar o alicerce da campanha do PT, com sua ação picareta e hipócrita de candidato da Lava Jato. Desconstruir a estratégia de Alckimin de atacar o PT, mostrando ao Brasil aquilo que a mídia conservadora esconde, que ele e o seu PSDB se aliaram a Temer para saquear o país e que ele, no seu prolongado reinado em SP, é o corrupto da Merenda, do Metrolão e do Rodoanel. Confrontar a Marina, mostrando que ela é partícipe e também responsável pelo golpe que desestabilizou o país ao apoiar o abominável Aécio Neves em 2014. No debate da Globo, bater na tecla que essa emissora de TV é sonegadora e golpista, como já fizeram Bolsonaro e Garotinho dentro dos seus estúdios. É guerra.

  5. Perfeito! Os sorrisos de canto de boca da turma da Globo News era evidente! O bombardeio já começou a cada 3 minutos uma chamada da delação de Palocci!

  6. A gente aqui do outro lado da poça mal consegue dormir. Pra acordar com o sobressalto do Toffoli virando – mais uma vez – a mesa. Se soubessem como são ridículos eses ministros, a imagem de miserê e vendidos eles dão de si mesmo. Curioso: eles sempre arrumam uma forma de contornar o problema. Dessa vez foi o Jungmann que ligou pro Toffoli pra saber o que fazer. E este em uma semana mijou tudo fora do penico. Daqui a pouco vai ter saudades da Carmen Lúcia!

  7. … pois então … saiba (mos) mais & muito além … enquanto meros e importantes cidadãos eleitores em comum … presentes … Ps.: … e a melhor vice Manuela, ganhou pela ausência no Roda Viva ( morta), ontem … na rede paraestatal paulista ( na) … rs

  8. Tudo bem, vc pode contestar que foi usado estratégia para fazer as denúncias públicas…coisa que o PT faz muito bem. Agora, é dificil negar que o Palocci esteja mentindo…ele está mostrando as entranhas putrefatas do maior mostro de corrupcao jamais criado. Verdadeiros demônios a servico do mal. Sie müssen vernichtet werden…und Du weiß das….

    1. Mesmo que fosse verdade, a utilização dela depois de tantos meses, às vésperas da eleição, demonstra, e quanto a isso não há dúvida, tratar-se da maior corrupção já vista: um juiz abandonando qualquer resquício de honestidade para combater um candidato.
      Isto sim, é uma vergonha. E aí entendo o ponto de vista de Bolsonaro. Se houvesse armas em profusão na mão da população, Moro já teria sido abatido a tiros.

  9. Ainda resta esperança em derrotar o golpe. O Brasileiro não é besta e nem está dormindo. Ainda sonhamos em um Brasil diferente para os nossos filhos.

  10. Prezado Kotscho: “O bombardeio contra o PT embrulhado no pacote entregue por Moro com a delação de Palocci, que William Bonner apresentou como a bala de prata tão aguardada”, é pedra cantada. Ou não? A pergunta que faço é como é que podemos ter um juiz militante assim, que atua francamente a serviço dos tucanos e seus satélites, e parece que não acontece nada? Podemos?

  11. “Os números podem ser todos verdadeiros, baseados em métodos científicos, mas é difícil de entender.”
    Meu amigo Kotscho (permita-me a liberdade, os números não são verdadeiros. Se vc olhar, por exemplo, para 2014, verá o Data e o Ibope apontando diferenças pequenas da Dilma para o Aécio. Vem então o Vox falando em 8%, se não me engano, com viés de alta. O Data e o Ibope começam então a aumentar a diferença. Não fosse o “Eles Sabiam”, creio que a Dilma ganharia por 9 a 10 milhões de votos de diferença
    Mas além disto, já esperado, pelo menos para nós mais velhos (tenho 73), o deprimente ontem foi o STF e o Toffoli

  12. Caro Ricardo sua análise é perfeita, agora em diante todo cuidado é pouco e é claro que eles não irão entregar o poder de mão beijada mas vamos todos nos unir e eleger o candidato que pode dar um pouco de esperança ao povo sofrido deste país. Fico imaginando que os golpistas nem conseguem disfarçar as suas manobras mas vamos com fé que no final vai dar certo.

  13. Para quem sai na rua e não está cego nem por uma campanha nem pela outra, o que não se explicava eram os números anteriores das pesquisas.
    Ao meu ver o que houve foi extremamente ao contrário, uma campanha sórdida e mentirosa contra Bolsonaro. Tão mentirosa que agora volta-se contra quem organizava. Dizer que a Globo apoia Bolsonaro é piada. Bateram o que deu nele, dia e noite. Agora estão mostrando a realidade para não passar vergonha como fizeram aquelas jornalistas choronas da Globo news ao anunciar vitória de Trump.
    Até Tofolli, até ele teve que abaixar um pouco a poeira de tão evidente que estava o conluio.
    Você cita a exposição suja da filha de Lula, mas não coloca que a Veja fez o mesmo com Bolsonaro ao expor um processo de vara de família.
    A população está atenta e está fazendo sua escolha.

    1. O caso da filha de Lula era mentira. O caso da mulher de Bolsonaro é verdadeiro. Além disso, ela já se denunciou. Admite ser mentirosa. Eu creio que ela tem razão em tudo que disse sobre Boçalnaro. O que me assusta é gente alfabetizada defender um crápula como Bolsonaro.

      1. O que me assusta é gente mesmo. Gente que não pára para pensar. Expor um fato ou contradição virou defesa agora?
        Tá desesperado? Vai reclamar com que quem apoias. Eu não sou fã de político. Os corruptos que se lasquem seja de qual partido for.

  14. Curto e grosso, Kotscho: em 89 Lula era uma incógnita e esse bombardeio funcionou. Hoje todos conhecem e querem os bons tempos de Lula de volta. Bolsonaro só vence, se fraudarem as urnas.

  15. Obrigada pela matéria. Realmente é aterrorizante assistir à lambança que essa emissora faz no Brasil. Eles não se preocupam em usar nem o “coiso” para tirar o PT do jogo. Claro que eles não apoiam o louco. Eles apenas o usam descaradamente.

  16. Sem nem uma mudança no cenário e o movimento #Elenão tomando as ruas, esse “crescimento” do coiso é hilário. Demonstrando um medo terrível do segundo turno e dos embates entre os dois candidatos, sendo um visivelmente despreparado para tal.

  17. Kotscho, acho que por você viver com pessoas que estão do mesmo lado, defendem a mesma ideia e pessoas, você, e muitos comentaristas aqui do Balaio não estão vendo o que está acontecendo. Visito metalúrgicas diariamente, de micro até gigantes, para exercer minha atividade converso com a peãozada e com diretoria, e lhe digo, o discurso do recruta zero colou de forma inacreditável. A possibilidade do porte de arma, o autoritarismo na educação, a Rota na rua, bandido bom é bandido morto, a defesa da família e da moral, (eu não sei o que isso significa) está dando medo, não do inominável, mas de seus eleitores pelo nível de cegueira, fanatismo brabo mesmo. Independente de IBOPE, de Moro, de Palocci, de Globo, faz tempo que venho notando a consistência da adesão do eleitor, totalmente irracional, às ideias rasas do capitão. Pelo que estou vendo já há algum tempo, acho que a possibilidade do inominável levar no primeiro turno é muito grande.

  18. Globo apoiando Bolsonaro?
    Que joguinho bobo, o senhor está tentando fazer?
    Todo mundo sabe que a Globo ama o PT e que foi favorecida demais e com muito dinheiro nos governos petistas.
    Haddad está caindo, porquê tem pés de barro. É um fantoche nas mãos do condenado e nada mais. Não se sustenta!
    Quanto as coberturas do ELENÃO-ELESIM, quase toda a mídia, cobriu muito mais o movimento contrário a Bolsonaro, que a favor e só não reparou isso quem é cego ou surdo.
    Porquê Moro deveria esconder coisas? O PT está com medo do que? Da verdade? A verdade não pode ser exposta? Só as mentiras criadas pelo partido?
    ACORDA KOTSCHO! O Comunismo morreu! A festa acabou!!!!!!
    Lula só manda nos “fiéis” que o seguem!
    Se Bolsonaro vai ganhar, só o futuro dirá, mas creia que jamais o PT governará (se vier a governar), com os desmandos e a desfaçatez como fez durante durante quase 15 anos, jogando o país nesse buraco lamaçento e escuro que estamos vivendo.

    1. Nossa, que incoerência mais imbecil! Voce não diz coisa com coisa e tortura a realidade. A Globo deu golpe contra o PT em TODAS AS ELEIÇÕES.
      Porque Moro deveria esconder coisas. Ele não está escondendo nada. Está fabricando uma delação já recusada por falta de provas. E utilizando-as vergonhosamente para influir nas eleições. Alias todos sabem que a Globo ama mesmo é Moro. Tanto é que o elevou a categoria de popstar mesmo sendo um completo despreparado.
      Seu caso é de camisa de força.

  19. Tudo rigorosamente certo, Kotscho. Existe porém uma grande diferença entre a campanha de 1989 e a de 2018: a memória muito recente de tudo o que o PT conseguiu realizar em seus governos, representada na força da indicação do presidente Lula.

  20. Kotscho sempre lhe acompanhei e concordo com suas análises, mas é imprescindível que você também possa auxiliar a pensar “o dia seguinte” : com Hadad eleito ou infelizmente com Bolsonaro eleito. Sei que isso é muito difícil, mas a sua experiencia de 1989 e depois a eleição de Lula e o impedimento da presidente Dilma te trouxe elementos fundamentais para uma analise.

  21. Moro se aproveitou de um recurso do Zanin (herói dos coxinhas) para liberar trechos da delação, na minha opinião foi errado, mas o jogo sujo vem dos 2 lados. Lewandowski nessa luta insana para o lula ser entrevistado pela Mônica Bergamo e Florestan Fernandes Júnior, com presença da equipe de propaganda do PT, é um absurdo. Não seria uma entrevista, escolheram 2 petistas de carteirinha. Foi um contragolpe desproporcional, mas no jogo sujo destas eleições, parece válido.
    É difícil acreditar, mas parece real q Bolsonaro possa levar no 1º turno. Meu voto é dele, único q pode vencer o PT, mas nunca acreditei nessa possibilidade de liquidar tão rápido. Ao menos economizaríamos muito dinheiro dos bolsos combalidos do brasileiro.
    Faça como eu com meu Vasco, perdeu?! Bola pra frente e mãos ao trabalho.

  22. Prezado Kotscho, em 1989 tinha 3 anos, mas conheço um pouco da história das eleições da época. Contudo, acho que agora vivemos um momento mais incerto e muito mais perigoso. Um candidato falando que não aceitará resultado e essa ação orquestrada entre Moro-Globo-IBOPE-STF-e demais instituições carcomidas e golpistas só me sinaliza que uma vitória do campo progressista não virá fácil. Se vier, não será engolida facilmente. Sei não, apenas tenho um pouco de receio do futuro.
    Forte abraço e boa semana.

  23. Caro velho jornalista. Você não está sozinho. Somos milhões a trabalhar por um país mais justo. Precisamos da sua avaliação nestes momentos turbulentos.

  24. Nada de novo! Culpa da má avaliação do próprio PT quando teve o povo junto.
    Quando Lula tinha apoio de mais de oitenta porcento nas ruas, era hora de quebrar o sistema. Não o fez. Infelizmente, estamos amargando um erro de avaliação do passado.
    Hoje, estamos em guerra civil onde rola muito mais sangue que teria rolado naquela época.
    Espero que sirva de ensinamento com vistas a evitar alianças com com as velhas prostitutas.

  25. O favoritismo do Haddad bateu no limite maximo que o PT detem em votos dos adestrados pelas politicas sociais de compras de voto. Para continuar crescendo, prescisa continuar “comprando” os votos no mercado livre de oportunistas, que no momento estão dispostos a entregar ao outro concorrente.
    As visceras do PT continuam abertas e agora começam a cheirar mal com a vinda a tona da delação do Pallocci, que ao invés de rebater (se isso é possivel fazer) preferem denunciar como golpe da midia.
    Passou da hora deste blog fazer uma mea culpa e admitir que este partido chafurdou na lama da corrupção até não poder mais e deu no que deu. Agora querer culpar a justiça pelo seu fracasso, já é exigir demais. Este partido, à luz da verdade, já era para estar extinto a muito tempo. Com certeza agora vai começar aqui a desconstrução completa do “companheiro” Pallocci

  26. Caro Kotscho, vc fez um resumo de mestre. Devemos enviar a todos com quem ainda seja possível dialogar. A sensação de impotência se abate sobre quem já presenciou outras eleições e conhece tão bem o script. Não conseguir conversar com os jovens que distraídos e manipulados seguem inocentes rumo a tragédia de serem os próprios construtores do retrocesso e da vergonha de um governo ainda pior que o atual.

  27. Concordo inteiramente com você. Fiquei feliz em ler o que estava pensando escrito por uma pessoa competente. A luta continua e precisamos combater os fascistas.

  28. Caro Kotscho é simples de entender: O brasileiro não tolera mais políticos e partidos corruptos como é o caso do PT de Lula. Vida que segue

  29. Pedimos, se possivel, ao sr Fernando haddad dar enfase, repetindo, enfase a duas assertivas, alto e bom som:
    1-O sistema de preços da gasolina, gas e derivados do Temer é uma porcaria e precisa ser revisto. Pergunte ao motorista e a qualquer dona de casa.
    2-Se presidente da Republica eu vou usar toda, toda a minha autoridade que a CF me dá. Nem um tiquinho menos.
    É guerra mesmo, RK.
    E como dizia um general alemão da II guerra:” o panico é como o mau cheiro, e ambos vem da retaguarda”

  30. Meu velho amigo RK – acho que já posso considerá-lo meu amigo – no inicio desta campanha, quando Lula ainda era o candidato esticando a corda enquanto deu, eu, num comentário aqui neste Balaio escrevi a frase que você usa no meio de seu post de hoje:
    “Não montaram a Lava-Jato, não deram um golpe numa presidenta sem crimes, não aceleraram um processo incriminatório cheio de buracos feito um queijo suisso para prender e tirar Lula do páreo para agora, no frigir dos ovos, entregar o poder de volta ao PT”.
    A guerra é franca!! E, no meu entender, vai fazer a cúpula do partido acordar. Já estavam acreditando que a eleição era favas contadas e que o inimigos já tinham jogado a toalha. O jogo acaba somente apos o apito final.
    É preciso acordar! É preciso fazer valer o que aprendemos nas eleições desde 1989. Nunca foi fácil!!
    Não quero ter que contar para meus netos que perdi mais essa mas que estava do lado certo da história. Eu quero sim é ser parte ativa desta história!!

  31. Eu penso que elas, as organizações, como gostam de serem chamadas, estão rachadas internamente (o que é um fato novo, Globo sem ordem unida!).
    É preciso ler as pesquisas de um ângulo novo: com a constatação generalizada de que o jogo do primeiro turno acabou (Haddad e Bolsonaro no segundo turno), já iniciou a migração (esperada) de todos os “nanicos” do campo da direita e de todos os antipetistas viscerais (pessedebistas antisocial-democracia e de todos os matizes conservadores, sejam partidários, sejam religiosos) para a constelação Bolsonaro. Trata-se também de um efeito produzido por um contramovimento esperado: diante das desconcertantes revelações da fuga sob ameaça para Noruega e do cofre secreto com valores não declarados, surge como resposta, do outro lado, a sincronia suspeita deste apoio do bispo mais midiático do planeta, lado a lado com o timing, mais uma vez perfeito, das “entregas” sob encomenda feitas pelas casamatas de lawfare do estado paralelo de exceção jurídico-policial. BolsoMorismo como cruzada, antisocial, anti-Francisco e contra as liberdades individuais: o nome do ovo da serpente, o experimento mais radical da extrema-direita mundial, na hora de máxima desorientação desde o pós-guerra. Com toda esta mobilização desesperada em cima da hora, a extrema-direita talvez tenha, agora sim, chegado ao seu teto de primeiro turno. 31, o percentual limite. Eles pensavam que iriam mais longe!
    Agora, prezadas, é civilização contra barbárie; liberdades individuais contra restrições medievais pseudo-religiosas; direito supranacional cosmopolita enraizado em Constituições nacionais soberanas contra anticonstitucionalismo subjetivista e “lawfarista”; imprensa livre (setores da Globo aí incluídos) contra o ultraconservadorismo do “jornalismo” policial e religioso; militares modernos defensores da Constituição e do tratamento igualitário de gênero contra a linha dura nostálgica de exceções de toda sorte, um tempo que a história já enterrou; MP e PF como instituições multi-investigativas de ponta no mundo contra a sua instrumentalização desfiguradora em cruzadas religiosas seletivas, levadas a cabo por cabeças de ponte motivadas politicamente; moçada livre-pensante contra juventude neo-hitlerista, sedenta de cordões sanitários contra pobreza e confisco de direitos sociais. O mundo olha para o Brasil.

  32. Bom dia Kostcho!!Nunca me manifestei em nenhum blog na internet e nem watsapp tenho,mas depois de varios golpes sofridos ontem(Tofolli,Mouro,Ibope,Globo),acordei hoje ainda meio atordoado, e vi que não é hora para nos acovardarmos !!! Concordo com todas as suas palavras, agora é guerra!!Contra a grande míidia golpista,contra um Judiciário Míope e parcial,contra institutos de pesquisas vendidos ,contra militares insandecidos pelo poder .Não cabe neste contexto um Haddad paz e amor!Por tudo isso , amigo devemos nos preparar para guerra,só assim teremos nosso paÍs de volta!!!Um abraço amigo,e a luta continua!!

  33. Caro Kotscho, triste assistir o que vc acaba de narrar. O jogo é pesado. E, agora, José? A esquerda dividida, com Ciro querendo tirar proveito da situação; a manobra midiática com deleção requentada; presidente do STF desinformado sobre a ditadura e conivente com Lux etc.
    Vejo como saída um discurso mais contundente de Haddad ao invés da fala mansa “paz e amor” como está tentando. No debate da Record, isso ficou explicito. A chance é quinta, no debate da Globo. Matar ou morrer!

  34. Que reflexão tão necessária e importante neste momento tão conturbado nos rumos de nossa história política!
    Estou assustado com o tamanho da articulação golpista, vinda das Organizações Globo, da bancada ruralista, mineradoras e igreja evangélica neopentecostal.
    Todas retiram algo das pessoas: a Globo, os sonhos; as mineradoras e a bancada ruralista, a vida e o solo e a Igreja Evangélica, a esperança no amor!
    Muito triste tudo isso!
    Obrigado!
    Abraços,
    Dênio Pimenta Nacle.

  35. Caro Kotscho,
    Ai Haddad ganha a eleição, e chama eles para conversarem? Como o senhor expressa acima, sabemos muito bem de que lado eles estão e o que defendem, ademais jogam dando bicuda no adversário, o juiz é um jogador deles, e a torcida, essa eles fazem o que querem com eles.
    #Lulalivre

  36. Resultado da pesquisa Ibope de ontem, na manhã de hj:
    Bolsa +3%
    Dólar R$3,95
    Brigar contra o mercado é desejar o aumento do desemprego (q caiu no último mês).

  37. ACALMAI IRMÃOS…NA GLÓRIA TUDO CESSARA´.
    ALELUIA ???
    Assim falou Zé de Tustra…
    Falando sério. Os agentes do golpe estão desesperados, sabem que a eleição tomou outro caminha, agora não são mais o Haddad, o Ciro, o Alkimin contra o Bolsonaro, são as mulheres que foram para as ruas no sábado, e elas não estão nem aí para Ibope, rede globo, os cambau, o que elas querem é #EleNão…

  38. Acho hilário, como a interpretação da idoneidade das pesquisas oscila conforme a tendência apresentada. Há que se decidir caro Kotscho. Achar estranho os números mais recentes é menosprezar o movimento “qualquer um menos o PT”. Dado os números anteriores do Haddad, muita gente desta idéia preferiu se posicionar de uma vez. Esta é minha interpretação da subida de ontem do Bolsonaro.

  39. Demais, mesmo para ‘eles’. Desapontadíssima com a falta de sutileza – para dizer o mínimo. Pensava já ter visto turo, desde getúlio – sim, eu já era nascida e meu pai foi resistente – mas tem uma hora que mesmo os mais espertos enlouquecem. Saudades do nosso tempo de redação… verdes vales do fim do mundo.

  40. “Bom dia Kostcho!! Nunca me manifestei…, mas depois de varios golpes sofridos ontem(Tofolli, Moro, Ibope, Globo), acordei hoje ainda meio atordoado, e vi que não é hora para nos acovardarmos !!! (…) agora é guerra!!” (José Carlos – 9:41).
    Pois é, Mestre, alguma coisa mudou de 89 para 2018 e não foi na anacrônica Casa Grande, autopsiada hoje pelo xará Semler, na Folha, com direito as vísceras expostas ao sol, a escancarar as sempre mesmas tristes e nauseabundas personagens: Globo Marinho, elite econômica, … e por aí segue o desfile de horror pra condenar o Brasil ao atraso, a desigualdade e a submissão colonial.
    A novidade, além da ‘ideia’ Lula empatando-os, é que após o concatenado e massivo bombardeio de saturação de ontem, ao invés de escombros e pavor como dantes, vemos surgirem, não desânimos, mas esperanças e mais disposição para derrotar as forças do atraso, pela razão que dissipada a poeira, notam-se as marcas da fragilidade e do desespero inimigo, ao manipularem pesquisas no limite da irresponsabilidade, ao sacarem pulhocci, sabidamente delação mendicada e vencida, e o pior, restar-lhes só a figura odienta do inominável pra chamarem de sua, no segundo turno.

  41. Caro Kotscho, vc disse velho repórter? Pois é nessa tua idade e experiência que nós leitores devemos confiar. Nesta guerra que está sendo travada e que acompanho diariamente a minha opinião é: O Haddad deveria ser algo mais imperativo, o povo gosta de autoridade mandando e executando. É do Bozo que eles gostam devido ao seu domínio autoritário? Pois nós também devemos ter. Mostrar mão firme, paz e amor de momento não atrai multidões e sim ordem, respeito, desejos de justiça, fim da bandalheira, do caos político. É o que vejo no momento que vivemos e está-nos fazendo falta. Devemos dançar de acordo à música da ocasião. De mais, aproveito o ensejo para manifestar que vc está cada dia melhor nos esclarecendo 100% da situação política da atualidade. Aquele abraço amigo, vida próspera e longa!

  42. Recordar é bom.Infelizmente o tempo-espaço não retrocede!.Dizer que os tempos de Lula voltará é falta de consideração com o raciocínio alheio.

  43. Caro Ricardo,

    para mim, modestamente, as baixarias destes últimos e próximos dias são a penúltima barragem.
    O passo definitivo será a apuração “especial” dos votos das urnas.
    Espero estar errado.

    Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *