Ibope: Haddad abre 6 pontos sobre Bolsonaro no 2º turno e tem o dobro de Ciro no 1º

Ibope: Haddad abre 6 pontos sobre Bolsonaro no 2º turno e tem o dobro de Ciro no 1º

Com os principais concorrentes estacionados nos mesmos números da semana passada, o novo Ibope desta segunda-feira mostrou apenas o crescimento de Fernando Haddad, que agora tem o dobro (22% a 11%) de votos de Ciro Gomes no primeiro turno, e bate Jair Bolsonaro por 6 pontos no segundo (43% a 37%).

Derrotado por todos os adversários nas projeções de segundo turno, Bolsonaro viu sua rejeição crescer mais quatro pontos, chegando agora a 46%, o que praticamente afasta qualquer possibilidade de vitória no segundo turno.

A rejeição a Haddad subiu apenas 1 ponto e está agora em 30%, o que lhe confere ampla vantagem sobre o capitão reformado no turno decisivo.

Desde a primeira pesquisa do Ibope, em 20 de agosto, Haddad saltou 18 pontos percentuais, de 4% para 22%, enquanto Bolsonaro subia de 20% para 28%.

Mantidas essas curvas, Haddad derrota Bolsonaro tanto no primeiro como no segundo turno e, pela primeira vez, aparece como o grande favorito desta eleição.

Pela cara melancólica dos comentaristas de TV quando foram anunciados os novos resultados do Ibope no começo da noite, esse cenário indica que não tem mais volta.

Mesmo condenado e preso há mais de cinco meses em Curitiba, Lula caminha para a quinta vitória consecutiva nas eleições presidenciais.

De nada adiantaram quatro anos de campanha da Lava Jato contra o PT, todas as noites na televisão, e o massacre midiático contra Lula.

Deu tudo errado para os golpistas.

Ficaram primeiro sem candidato competitivo e depois tiveram que adotar, já no desespero, o inacreditável capitão Bolsonaro.

Agora, viram Ciro, em quem também jogaram suas fichas, empacar no Ibope e ficar 11 pontos atrás de Haddad.

Como diz o Elio Gaspari, jogo jogado.

A vigorosa e valente campanha das mulheres contra Bolsonaro nas redes sociais começou a dar resultado e, pela primeira vez, tolheu seu crescimento, que era contínuo.

Desse perigo parece que estamos livres.

Só um fato novo sobrenatural, ou mais um golpe, nestas duas semanas que faltam para a eleição, podem impedir uma nova vitória do PT de Lula, agora com o nome de Haddad.

Vida que segue.

 

 

 

 

 

 

34 thoughts on “Ibope: Haddad abre 6 pontos sobre Bolsonaro no 2º turno e tem o dobro de Ciro no 1º

  1. O #EleNão vai terminar esta campanha com menos votos do que iniciou.
    Só esta nossa medíocre classe média coxinha acreditava que acabaria com o LULA.
    #LULASIM …#elanão

  2. Kotscho sou fã do seu jornalismo sempre muito informativo, só que após eu ter visto em outros noticiários que o haddad está flertando com os tucanos para o segundo turno resolvi ir à cidade vizinha e justificar e não mais votar no segundo turno pois acho que aliado dos tucanos o haddad virá as costas para o Lula.

  3. Se o haddad está buscando alianças com os golpistas tucanos é sinal claro de que esta decidido a trair Lula, triste porque esse poste só será eleito através do prestígio que tem o Lula.

    1. Sabe de nada, inocente! Haddad não dá um passo sem “sugestão” do Lula, logo, se há alguma aproximação do Haddad com o PSDB, é o Lula que está por trás de tudo…

  4. Pesquisa alvissareira meu velho. Mas eu ainda mantenho um pezinho atrás. Revista Veja e SBT vão entrevistar o maluco do Adélio às vésperas da eleição. Pra quem já viu milhares de capas da revista de esgoto espalhadas pelo país, sequestradores de Abílio Dinis com a camisa do PT sendo apresentados pela PF, eu ainda prevejo nuvens pesadas e muita tempestade por vir!!

  5. O primeiro turno sequer começou -Está falando do segundo turno!!!.Tudo indica(e não será com o meu voto) o presidente eleito no primeiro TURNO;Jair Messias Bolsonaro!.Quem confia em pesquisas,uma em cima da outra,pode ficar maluco.

  6. Kotscho, não vejo esperança. Não vejo como vencer o ódio que a mídia disseminou Brasil afora. E esse judiciário, formado por uma corja de bandidos, e os chefes dos crime organizado midiático deixarão um candidato de esquerda governar? Duvido.

  7. Pesquisa fajuta. Qual motivo, o que explica a subida, ainda que de apenas um ponto, na rejeição do “Haddad Tranquilão”? E como Bozo continua com 28%, nao perde um ponto sequer, apesar do brutal aumento de sua rejeição? Reafirmo: Bozo só vai pro segundo turno, se houver fraude nas urnas. Pela cara melancólica do William Bonner, acho que Haddad vence no primeiro turno, ou no segundo, contra Ciro Gomes.

    1. Grande Victor Hugo, o Bolsourão não vai pro segundo turno pela razão que não haverá segundo turno.
      Mas o que quero, é deixar duas dicas lúdicas, a primeira, apreciar na próxima sexta o Datafolha tendo que dar o triplo twist carpado para alinhar os números de sua pesquisa; a segunda e mais divertida, observar bem que achará travestido, quem, desaparecido procura.

  8. A PF adiou para para o dia 5.10 (sexta-feira), dois dias antes do 1. turno, a divulgação de um relatório sobre o atentado ao sr. Bolsonaro. Estranho, não? Depoimentos do agressor Adélio Bispo estão na ponta da agulha para serem divulgados. Estranhíssimo, não?

  9. Esta pesquisa do Ibope, praticamente, mostra o mesmo resultado divulgado pelo Vox Populli em 13/9. Os institutos da mídia (Globo & cia.), também o DataFolha, usaram subterfúgios para não colocar na pesquisa o nome de Haddad/Manuela, certamente tentando uma (im)possível reversão. Cozinharam o galo por 11 dias, mas não deu, não poderia dar. Agora, muita atenção porque tudo pode acontecer na atuação dessa mídia venal para atender os exploradores de nosso povo. Tudo é possível, inclusive mortes. Todo cuidado é pouco. Quem pratica genocídio para enriquecer como fazem os golpistas, nada interessa a não ser o dinheiro. Na realidade, está dada a senha para a união dos democratas, aumentando a pressão sobre o esquema dos golpistas, que irão fazer de tudo para não entregar o poder. É uma situação peculiar. Fica difícil admitir que depois de afastar e manter preso o Presidente Lula, que certamente ganharia o pleito no primeiro turno, tantas mentiras, tantos urros de gorilas, de todos amedrontar pregando o ódio, os golpistas possam agir com algum republicanismo, que vão agir democraticamente. Que fiquem restritos aos 15-20% das viúvas da ditadura de 1964, como sempre. Só que dessa vez, está visto, só uma candidatura de oposição chegará no primeiro turno com chances ganhar. Para os demais partidos, realmente de oposição e democratas, não está difícil decidir já, que rumo tomar. Juntos seremos muito mais fortes. Lula livre, Haddad/Manuela.

  10. Estão contando vitória antes do tempo…
    Muita coisa pode acontecer…
    O povo do Sul e Sudeste que rejeita o PT, e perceber que o militar perde para o Haddad, pode migrar para Alkmin, pois esse tem menos rejeição que o Bolsonaro, além de ter mais chances de ter o máximo de apoio dos antipetistas ..
    Até o Haddad pode perder a vaga para o Ciro, pois o eleitor petista pode preferir a “segurança” da vitória de Ciro contra os demais…
    Quinze dias é uma eternidade…
    Vamos que vamos…

  11. Kotscho, me explica por favor porque eu não tenho como perguntar ao Freud. Como é possível essa mídia cometer repetidamente, eleição após eleição, os mesmos erros? Como essa gente não foi capaz de detetar a força do Lula? Onde vai meter a cara esse judiciário, esse Barroso nojento, esse Toffoli erigido a presidente do STF, que não entendeu que tem que botar em julgamento as ADC’s o mais rápido possível? Pô, a gente vê o Haddad tomando banho de povo nordeste afora, os outros lá encolhidinhos da vida. Só tem uma coisa: eu que sou negro, lamento não ver um negro entre todos esses candidatos. Por isso eu fiquei feliz de ver a Joyce Ribeiro portando a bandeira da raça.

  12. Prezado Kotscho: Essa sua observação é perfeita: “Pela cara melancólica dos comentaristas de TV quando foram anunciados os novos resultados do Ibope no começo da noite, esse cenário indica que não tem mais volta.” Ontem a noite na Globo News, por exemplo, os comentaristas desandaram a gastar um tempão falando do Amoêdo porque, diante dos resultados que eles tiveram que divulgar e comentar, parece que estavam sendo obrigados a comer um mousse só de chuchu que, aliás, para ficar com gosto, tem que levar azeite, sal, pimenta do reino, cebola bem picadinha e requeijão.

  13. prezado sr Haddad:
    1- O primeiro principio da competição e da guerra é que quem esta ‘na frente’ faz de conta que, mas negocia muito pouco com o oponente. E nao foi voce que começou esta guerra…NAO esqueça isso.
    2-ao começar o 2o turno, bote uma pá de cal no caixão golpista: diga que vai rever logo o sistema de preços da gasolina e derivados. O qual alem de muito burro é desaforo aos que usam combustivel como caminhoneiros.
    3-seja mais realista e diga que a ‘gerda’ criada e cevada pelo golpe é tão grande que vai levar dois anos provavelmente para consertar.

  14. Nunca fiquei tão feliz e risonho em velórios, efetivos ou prospectivos, como agora.
    Velório na vara do Moro.
    Velório em Houston ,Texas of course, nos institutos petroleiros.
    Sobretudo velório no Jardim Botânico.

  15. Nada como um dia após o outro!
    Se Haddad está buscando buscando alianças, tenho certeza que tem apoio de Lula e uma ajuda da sinuca de bico que os tucanos entraram.

  16. No Brasil,com o sistema de governo que temos, presidente nenhum conseguirá fazer alguma coisa sem aliança.Lula ,mais do que ninguém, sabe disto.

  17. Há algo no ar além de pássaros e aviões e gostaria muito de ter insight information da campanha de Haddad. E, explico.
    Tenho acompanhado as pesquisas, inclusive, fiz alguns comentários anteriores, aqui, sobre o tema. Como anotado agora, pelo Fernando, venho observando algumas incongruências nos resultados do Ibope e Datafolha, principalmente, se comparados com o resultado da única pesquisa da Vox Populi, de duas semanas atrás, que indicava Haddad na liderança. Não irei elaborar, mas, uma observação simples confirma que há um delay entre os resultados da Vox Populi e dos outros citados, ou seja, as curva são semelhantes, porém, com diferença temporal entre elas. Acredito que a intenção de votos em Haddad é superior ao que está sendo divulgado. Por óbvio, o que aqui faço é uma elucubração mental, baseada em indícios sem comprovação. Vamos lá.
    1 – A CUT, diferentemente da Globo, Folha, XP Investimentos, BCG Pactual, Poder 360 e outros mais, não encomendou uma segunda pesquisa, resumindo-se à pesquisa de meados de setembro.
    2 – Não vi, por parte de Haddad ou de mais alguém ligado à campanha, qualquer reparo aos resultados divulgados, aceitando-os passivamente sem questionamento, por mínimo que fosse, muito embora, em entrevista recente, Marcos Coimbra, dirigente da Vox Populi deixou, com extrema discrição, entrever ligeira crítica ao Ibope e Folha.
    3 – Nunca havia presenciado uma serenidade tão grande em uma campanha eleitoral como a ora registrada no PT, o que, dada a excepcionalidade da situação política e das circunstâncias em que se dá esta eleição, é inusitado, no mínimo estranho.
    4 – O discurso e o comportamento de Haddad e Manuela não são os esperados por alguém enfrentando, em desvantagem, um candidato e uma plataforma política que são a antítese a qualquer modelo civilizado de sociedade, tendo pela frente o desafio e a responsabilidade de superar o golpe, reunificar o país e recuperar a economia. A impressão é de quem fala e age como governantes eleitos, cujo foco de atenção está para além do pleito.
    5 – A, chamemos assim, estratégia Lula foi até agora uma lição única de construção e aplicação do pensamento estratégico. A habilidade com que tem contornado dificuldades, vencido barreiras e imposto o rumo e o compasso da campanha, atrelando todas as outras candidaturas é algo inédito. Tenho certeza que a campanha do PT de 2018 irá ser objeto de muita discussão, reflexão e pesquisa acadêmica por décadas a vir. É história, qualquer o resultado das urnas.
    Com base nesses cinco pontos, eu concluo que pesquisas internas, por certo em curso, mostram, senão uma vitória em primeiro turno, uma vantagem considerável a favor de Haddad. Tendo vantagem consolidada e com tendência consistente de ampliação não haveria necessidade de expor-se em demasia, acirrando ânimos e provocando reações equivalentes e indesejáveis. Afinal, são estes “tempos estranhos” e uma posição de cautela, segurando a onda e solidificando a vitória estaria em consonância com o que sabemos de Lula e em linha com a estratégia desenvolvida até agora.
    Viver para ver.

  18. Eles podem espernear, bufar, rasgar suas pregas e atirarem suas balas de chumbo, prata ou de ouro, que seja, que nada vai adiantar, essa eleição o Lulal junto com o Presidente Fernando Haddad DO PT já levou !!!
    2018 pode ser o ano da minha vida !!! O Palmeiras pode ser campeão da Libertadores, da Copa do Brasil, do Brasileirão e até ganhar seu Mundial além do Lula ser o primeiro brasileiro Nobel da Paz. São sonhos meus mas perfeitamente possíveis e realizáveis. Ao menos um eu sei que comemorarei mas só uma coisa fará eu poder morrer plenamente realizado que é ver finalmente a JUSTIÇA ser feita em
    meu país e meu amigo Lula sair LIVRE porque inocentado !!!
    AÍ SIM EU VOU PRA GALERA NEM QUE SEJA BÊBADO NUM CAIXÃO !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *