Você está ficando louco? Desejar um bom final de semana a todos?

Você está ficando louco? Desejar um bom final de semana a todos?

Tem dado até medo de abrir o computador de manhã para ler as notícias do dia.

É um susto atrás do outro. Acostumamo-nos a esperar sempre pelo pior, por mais que a gente queira fugir deste baixo astral que afeta até nossas relações pessoais.

Ninguém aguenta viver ao lado de pessoas que só pensam e falam coisas negativas, queixando-se de tudo, sem conseguir ver nada de bom na vida.

Pode ser uma deformação profissional de jornalista, mas a verdade é que pessoas de outros ofícios também não conseguem enxergar coisas boas acontecendo, seja lá onde for.

Leitores da internet e dos impressos são testemunhas do meu esforço em encontrar histórias capazes de apontar dias melhores.

Ao encontrar amigos, costumo perguntar: “Você tem alguma notícia boa pra me contar?” É cada vez mais raro obter uma resposta positiva.

Tenho o hábito, aconteça o que acontecer, de encerrar minha coluna das sextas-feiras desejando um bom final de semana a todos.

Do jeito que andam as coisas, porém, podem pensar que estou ficando louco ou tirando o sarro da cara dos outros.

Por isso, fiquei feliz hoje ao encontrar logo cedo no meu celular, antes de ler o noticiário, a singela mensagem do velho amigo Ricardo Viveiros, jornalista, empresário de comunicação e escritor, que trata exatamente do fim de semana.

Até achei que ele estava brincando, mas o Viveiros escreveu algo muito sério em que também penso, sem conseguir expressar com palavras. Vale a pena reproduzir:

“Eu sei que pode parecer otimista demais, diante de tudo o que está acontecendo no Brasil e no mundo, eu lhe desejar um feliz final de semana.

Entretanto, a vida ensinou-me que a única forma de ter coragem para sonhar com um futuro melhor é acreditar nas crianças e nos jovens.

É investir, com amor, na educação e na cultura deles.

Abra seu coração e sua mente, desarme-se e sinta a força que essa turma tem para nos fazer melhores…”

Podemos não mudar o mundo com esta atitude positiva, mas pelo menos, se cada um de nós for capaz de se empenhar em ver também as coisas boas da vida, abstraindo as agruras do presente e olhando para o futuro, certamente melhoraremos nosso convívio com as pessoas mais próximas.

Revolver o passado é que em nada nos ajuda.

Na direção oposta, o baixo astral e o pessimismo acabam sendo contagiantes, espalhando por toda parte uma epidemia social difícil de controlar.

Isso nada tem a ver com alienação ou jogar a toalha, ao contrário: sem confiança em dias melhores, a tendência é que eles sejam cada vez piores, com as profecias apocalípticas se auto-realizando.

Não custa nada abrir um sorriso, dar um abraço, contar alguma coisa boa, elogiar o outro, agradecer sempre, encontrar uma esperança qualquer para não ficar maldizendo a vida.

Sei que não é fácil, mas é preciso pelo menos tentar. Mal não vai fazer. Da minha parte, vou seguir o conselho do Ricardo Viveiros, um poeta da vida.

Bom final de semana a todos.

Vida que segue.

 

14 comentários em “Você está ficando louco? Desejar um bom final de semana a todos?

  1. BOLSONARO É O RETROCESSO:O brasileiro tem qua aprender votar,é inadmissivel perceber que este cidadadão fascista ainda tem mais de 10% de votos considerando sua tragetória no meio político,pois nunca fez nada.Só gerou agressão nos meios em que esteve.Como militar capitão bolsonaro só gerou truculencia,como fazer para dar um pouco de consciencia para os aleitores totalmente desprovidos de conhecimentos no assunto.QUE DEUS NOS PROTEJA.

    1. A carreira política do fascista, de duas décadas, é uma lástima. Mas mesmo assim, conseguiu se reeleger várias vezes.
      E se o Bossalnaro for eleito? Será promovido a general quatro estrelas? Será que um general de Exército da ativa – o general Villas-Boas, por exemplo – vai prestar continência a um ex-capitão da reserva?
      Vai ser engraçado…

  2. Sobre a palavra dada o Cristo disse que a palavra tem força de mudança. Para Ele, a palavra é uma ponte que serve somente para unir e não para desunir as pessoas. O próprio Cristo também disse que as injustiças sociais precisam ser sempre denunciadas custe o que custar. Acontece que o mundo contemporâneo tem vivido em constante desatino em relação aos seus destinos e seus objetivos andam muito longe de serem atingidos. Alguns têm vivido mais iguais que outros, dependendo de sua raça, credo ou conta bancária. Os governadores têm feito de seus poderes um mero instrumento de conquista de novos mundos e de novos povos através da força, da opressão. Aquela ideia de só ouvir palavras agradáveis pra trazer harmonia e paz espiritual neste mundo de crises foi promessa do passado. A bomba é o deus que paira definitivo sobre nossas cabeças. Se você quer a harmonia, é claro, comece a plantar a paz. Sou daquele tempo que a palavra dada valia mais que uma assinatura dada numa folha de papel! Bons tempos aqueles.

  3. Caro Kotscho, “fim de semana” é uma expressão que condiz e faz sentido somente a quem trabalha, o que, contra vontade minha, não é o meu caso. Estando na condição de aposentado por invalidez permanente e portanto “recebendo do governo” para ficar a toa, significa para mim que segunda, sexta ou qualquer feira seja o mesmo que domingo (e vice versa). Todo dia é dia de índio, que como se sabe, não foi quem inventou o trabalho.
    Já trabalhei muito nessa VIDA e fui feliz porém não confortável pois quem trabalha o faz para receber a migalha de quem lucra além da conta. Quem trabalha quer ter, quem tem quer mais e quem tem mais nunca acha suficiente. Essa é a lei do “mercado”, o cão sarnento da indignidade humana. Trabalho dignifica o homem ??? Quem meteu isso nas nossas mentes foi algum patrão interesseiro que nunca trabalhou !!! Ou se trabalhou, na maioria dos casos, não foi honestamente já que para um ficar rico ao menos uns dez tem que ficar pobres !!!
    Sou vagabundo ??? Aos olhos de alguns, sim !!! Mas tento ocupar o meu tempo em cada vez mais aprender, aprender com os outros, aprender sempre !!! Isso sim é que é digno !!! Isso sim é que dá prazer de viver !!! Isso sim é que faz sentido acumular para levar pro lado de lá quando Deus, o patrão do mundo, assim determinar !!!
    Contudo, contudo, coletivista que sou, acredito e tenho fé de que se TODOS forem felizes, se TODOS estiverem bem, se TODOS estiverem serenos e confortados, eu também estarei incluso e contemplado, daí que…
    Um ótimo final de semana a TODOS !!!

    1. Na visão tosca de mundo do Sr. Enio, o patrão é sempre o ser malvado que almeja o lucro às custas de pobres explorados. Não pela sua condição física mas tenho pena do senhor.

      1. Pra voce ver o quanto é irritante, ridícula e enfadonha a ladainha coxinha “É tudo culpa do PT”. Mas enquanto Enio tem a seu favor o fato de ter escrito muitas das mais belas páginas do Balaio, V Sas contribuem com essas perolas: “Temer, nesse momento, é essencial” (Meia Verdade, 19 de julho de 2016 às 17:09). “Temer vai conseguir em 2 anos de mandato muito mais do que a Dilma conseguiu em 5 anos e 5 meses: CREDIBILIDADE” (Johnny 21 de julho de 2016 às 13:09).

  4. Estou em uma fase muito boa da vida e desejo o mesmo a todos.
    Bom final de semana!!!!
    Lembrando para guardarem energias, terça é o dia de esgotá-las!!!!

  5. ”Porque na muita sabedoria há muito enfado; e o que aumenta em conhecimento, aumenta em dor.” ECLESIASTES 1. 18.
    Como dizem os religiosos Sr.Kotsho, a felicidade tal qual a entendemos é um privilégio dos ignorantes. E ignorantes, entenda, não no sentido de grosseiro e estúpido ,mas na conotação de desinformado e pouco afeito à leituras e atividades intelectuais. Mas, sinceramente, quem chegou aos 70, sem dores físicas, enxergando bem e fazendo xixi normal, e não dependendo de ninguém para ir ao banheiro, já é algo muito próximo à felicidade. E a vida, como diz o Sr., segue…No Rio ,para variar, na 2ª feira, provavelmente a população viverá mais um dia de cão. Os rodoviários ameaçam paralisação total dos ônibus. Por isso ,insisto, greve só prejudica pobre. Os patrões acham é bom a confusão. Mas a população é FELIZ!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *