Bateu o desespero: Moro e mídia jogam tudo na delação de Palocci contra Lula

Bateu o desespero: Moro e mídia jogam tudo na delação de Palocci contra Lula

Sem conseguir até agora provar a ligação dos processos contra Lula com a corrupção na Petrobras, e como Guarujá e Atibaia não ficam no Paraná, o juiz Sergio Moro e seus aliados na mídia agora jogam tudo na delação do ex-ministro Antonio Palocci, homem forte dos governos do PT.

Bateu o desespero na força-tarefa da Lava Jato em Curitiba para não perder o controle dos processos.

Por isso, resolveu peitar o Supremo Tribunal Federal, que na semana passada determinou a remessa de parte dos autos com as delações da Odebrecht para a Justiça Federal em São Paulo.

Sergio Moro, por enquanto, resiste a cumprir a ordem.

Durante dois anos, Palocci tentou fazer a delação com Ministério Público Federal em Curitiba, ameaçando denunciar também bancos e empresas de mídia, mas os procuradores se recusaram a aceitar o acordo por falta de provas.

Como só denúncias contra Lula interessavam à Lava Jato, quem passou a fazer o serviço, foi a Polícia Federal, que a toque de caixa concluiu esta semana o acordo da delação de Palocci.

Segundo o jornal O Globo, o acordo já estaria em fase de homologação por Sergio Moro, “o que deve acontecer em até duas semanas”.

Agora é uma corrida contra o tempo: Moro quer usar a delação de Palocci antes da publicação do acórdão da decisão da 2ª Turma do STF, que está nas mãos do ministro Dias Toffoli.

Palocci já foi condenado a mais de 12 anos de prisão, a mesma pena de Lula, e agora está negociando as bases dos benefícios que terá para delatar o ex-presidente e ficar menos tempo na cadeia.

De acordo com a Folha, “uma das ações possivelmente afetadas pela decisão do STF de retirar das mãos do juiz Sergio Moro partes da delação da Odebrecht, o processo sobre a compra de um terreno para o Instituto Lula contém depoimentos que não relacionam essa negociação diretamente com ilegalidades na Petrobras”.

O principal objetivo da Lava Jato, porém, já foi atingido.

Lula está confinado numa cela solitária em Curitiba há quase três semanas, impedido de receber visitas até do médico, mas a decisão do STF da semana passada pode retirar de Moro não só os processos ainda pendentes, mas também reabrir o caso do triplex do Guarujá.

Decisão tomada pelo ministro relator Edson Fachin concentrou os processos do chamado “Petrolão” em Curitiba, para os acusados sem foro privilegiado, porque a investigação começou lá com a prisão de Alberto Yosseff e outros doleiros.

Provar que Lula teria recebido propina da Odebrecht e da OAS em troca de contratos na Petrobras continua sendo o grande desafio de Moro e da Lava Jato para manter os processos contra o ex-presidente em Curitiba e justificar sua prisão.

Com Lula fora de combate, embora ainda lidere todas as pesquisas, abre-se uma avenida para o establishment lançar um candidato competitivo nas eleições de outubro, caminho que começa a ser ocupado por Joaquim Barbosa, o ex-presidente do STF que abriu a temporada de caça ao PT no julgamento do mensalão.

Estava tudo saindo nos conformes, quando o Supremo Tribunal Federal abriu a divergência, e começou a questionar a competência de Sergio Moro para julgar Lula no Paraná por fatos investigados no Guarujá, em Atibaia e São Paulo, onde ficam as propriedades atribuídas a Lula, mas que não estão em nome dele.

Com o STF rachado ao meio e o Judiciário assumindo o papel de protagonista da campanha eleitoral, muita água suja ainda vai rolar por baixo da ponte para o futuro nestes cinco meses e pouco que faltam para a abertura das urnas.

Vida que segue.

 

23 thoughts on “Bateu o desespero: Moro e mídia jogam tudo na delação de Palocci contra Lula

  1. Se bem me lembro, na peça de julgamento do Lula no caso do Triplex , o Moroso escreveu expressamente que o caso não tinha ligação com a Petrobras ( isto porque ele não tinha como provar…)… concluindo….. o processo tem que ser anulado… Ou estou errado???

    1. Vai sim… Do mesmo jeito que foi anulado o Impeachment!
      Aliás, foi o Gilmar Mendes que deu o voto que desempatou a decisão sobre o envio da delação da Ordebrech para outra cercania…
      Depois de Dirceu e Palocci, eis quem sobrou para “herói do povo brasileiro”, segundo os petistas: Gilmar Mendes!

      1. Gilvanildo, deixe de infantilidades e criancices, faça por merecer o espaço que lhe é concedido e e escreva algo que se aproveite. Nem os demais anti-petistas do Balaio aguentam suas baboseiras enfadonhas e cansativas.

      2. Gilmar Mendes? Ele foi a favor de conceder o hc de Lula porque muitos picaretas que ele está protegendo seriam prejudicados com a prisão em 2ª instância.

  2. Mesmo sem ser Petista ou Lulista, me convenço cada vez mais que todas as ações do aprendiz de capitalismo de Curitiba e a rede Global de mídia armaram um grande circo golpista..

    1. Com certeza. Somente sendo muito insano para não ver os dois pesos e duas medidas da turma de Curitiba e Globo. Azeredo está aí, há 20 anos, livre e solto.

  3. Para os petistas a questão não é mais negar que Lula recebeu propina, é questionar de onde ela veio para poder trocar de juiz. É confissão. Quanto a mudança de entendimento de três advogados do STF, da mesma tese em menos de um ano, com a única consequência, pelo menos no momento a beneficiar Lula, tudo normal em Banania. Viva Palocci!

  4. Breve carta ao papa Francisco, ao presidente Obama e aos líderes de uma Europa cosmopolita e cidadã, Emmanuel Macron e Angela Merkel.
    O maior líder popular da história recente do planeta, o homem simples que tirou 36 milhões de brasileiros da linha da miséria, está trancafiado e incomunicável em uma cela da Polícia Federal. Silêncio forçado terrível. Sob a imposta aparência de normalidade institucional, forjada por uma jamais vista aliança entre mídia cartelizada conservadora e um núcleo policial-jurídico desgarrado do moderno estado democrático constitucional de direito, impede-se que a maioria dos eleitores deste país faça valer a sua vontade soberana.
    O “cara” no cárcere! Nem o médico do ex-presidente pode visitá-lo. Seus algozes de terno circulam faceiros e triunfais, ganhando dnheiro com o “coach” da sua caça, tudo isso com o desplante de exibir um “arranjado” selo de prestígio internacional: Heidelberg /Sorbonne / Harvard /Columbia. Sabemos que estas matrizes civilizatórias não endossam este cenário.
    Esgotamos os recursos endógenos de defesa da democracia, estamos em vias de assistir a chegada ao poder nas próximas eleições de um líder da extrema-direita, capaz como nenhum outro de articular os setores intolerantes da nossa sociedade. Senhoras e senhores, o Brasil corre severos riscos!

  5. Primeiro o Moro mandou prender antes da publicação e do julgamento dos embargos e agora ele diz que tem que aguardar a publicação do acordão. Qualquer pessoa sensata sabe que isso é uma tremenda perseguição.

  6. Kotscho, com toda sua experiência, me explique. Vejo em seus posts o cuidado jornalístico de não se ‘aventurar’ em tirar conclusões, que poderiam ser precipitadas, tipo: ‘Provar que Lula teria recebido propina da Odebrecht e da OAS em troca de contratos na Petrobras continua sendo o grande desafio de Moro e da Lava Jato para manter os processos contra o ex-presidente em Curitiba’.
    Pergunto: como vc acha que vai terminar toda essa confusão? Moro/Globo caem do cavalo ou Lula morre na cadeia?

  7. Mestre, antes de enviar outro comentário, como cidadão brasileiro e democrata que jamais irá admitir calado ter seu voto cassado por golpistas entregadores da pátria, tenho o dever e a obrigação de agradece-lo por esse post, corajoso, fundamental e necessário, nesse tempo de monopólio midiático, no momento crítico em que bate o desespero nos golpistas, ao anteverem que o golpe, com Lavajateira, Globomídia, Jurídico, Embaixada e tudo mais que, antidemocraticamente e ilegalmente, se fartaram e abusaram, ‘está indo pro saco’, passando ou não, antes, pelo ‘beco sem saída’, pois falharam em anular Lula e hoje preso, ‘Lula Livre’ fala mais solto espalhado pelo ar, Brasil adentro.
    Grato, Mestre.

  8. Se for homologada a deduragem com, inclusive com a anuência do MPF, não restarria alternativa aos advogados de Lula a não ser exigir uma acareação com o ex-prefeito de Ribeirão Preto. O ex-homem forte das finanças nunca foi um “mané” do partido e do governo. Nesta altura do campeonato poderá trancar de vez as remotas expectativas de relaxamento prisional de Lula.

  9. Continuo dizendo, vamos apreender com a Nicarágua, Nicaraguita, mas linda flor do meu viver, e com a Turquia gente boa, com excessões, é claro!

  10. A delação do Palocci será a cartada final da Lavajato. Ninguém tem dúvida. Seria essas as tais provas, que o Moro disse ter do cidadão Lula? Só lembrando que macaco velho não enfia a mão na cumbuca – ele sabe que se enfiar – agarra. Qualquer delação quando for devidamente comprovada, vale como prova. (Depoimento pessoal. Confissão. Exibição de documento ou coisa. Prova documental. Prova testemunhal. Prova pericial. Inspeção judicial). Fica a seguinte pergunta no ar: os que detêm o poder responderão pelos seus atos? Não.
    Então, os reféns (eleitores), transidos de medo vêem os soldados (políticos) como verdugos (carrascos). Isso é brincadeira! Este país está precisando urgentemente é de fazer uma Recuperação da Política; antes, porém, era pra ontem: já devia ter acontecido uma reforma política construída pelo Povão. Isso, se aqui tivéssemos um parlamento forte. Mas se esta massa de manobra não gosta de falar de política, e nem se interessa por uma mobilização popular objetivando tal ‘Reforma Política’ então, fica tudo muito difícil.

  11. Lula fora das eleicoes e a continuacao do golpe de 2016. Pra se comprar um congresso corrupito e votar as coisas importantes alguns tomadas de atitudes era imprescindivel.
    Morofoi parcial ao escolher a esquerda para pagar o pato.
    O que deu numa enorme reviravouta no pais.favorecendo uma elite voltada a interesses americano sem se importa com o caos e miseria do pais.

  12. Prezado Kotscho: É isso mesmo. “Bateu o desespero: Moro e mídia jogam tudo na delação de Palocci contra Lula”. É só assistir os telejornais da grande mídia para sentir a frustração dos comentaristas políticos na busca do seu candidato do centro para jogar todas fichas e eleger o próximo presidente. Parece que a grande frustração deles é ver a grande obra de deus do Alckmin não lá muito bem nas pesquisas.

  13. Contra numeros não tem argumento,Lula e Dilma tiraram o Brasil das mãos de FHC com uma dívida de 60% do PIB,e colocaram em 29% do PIB,com distribuição de renda,ganho no salário mínimo e diminuição da pobreza extrema.Temer já colocou a divida em 52% do PIB,com desemprego nas alturas e somente em 02 anos,só comparavel em país em guerra,sem contar as taxas de juros estratoféricas,os rentistas estãoo felizes com a desgraça dos outros,este não é o país que queremos.

  14. Afinal quem está desesperado? O Grande Sérgio que continua sua jornada de mandar os nembros das organizações criminosas que tinham e estão instaladas para roubar nosso impostos? Ou os membros da seita partidária? Mesmo ameaçando e fazendo todo circo em volta da prisão do ex condenado o Brasil vai caminhando. Lembra que a Rocinha aínda não desceu e graças ao Grande Sérgio Moro os corruptos dos 2 ou 5% de propinas vão amargando o sol nascer quadrado. Afirmar que depois de bilhões roubados das estatais e dos fundos de pensão o ex condenado é inocente é puro fanatismo e alienação. Bom! Entendemos que somente esses espaços ainda são destinados a falar sobre condenados pois até mesmo nos bares o assunto acima perdeu espaço para assuntos mais pertinentes. O tempo se acarretará de mandar para o vácuo os políticos corruptos que roubaram o futuro de milhões de brasileirinhos sem antes infelizmente garantir aos seus herdeiros os milhões que hoje fazem falta na economia. Vida que segue

    1. Tem sentido Maurício, belo comentário; só da Petrobrás foram 42 bilhões de reais, de rombo, e foi o Alckmin quem disse que o país vai gastar 80 anos pra recuperar tal prejuízo. 42 bi só da Petrobras. E só lembrando que juiz nenhum condena e nem prende ninguém sem ter provas cabíveis. Se tá preso, alguma coisa de errado fez…

      1. José Anísio, de onde você tirou estes números fantásticos? tá delirando? Aonde o Alckmin disse essa barbaridade? Não vou mais publicar teus comentários com estes chutes na lua. É preciso ter um mínimo de responsabilidade para escrever nas redes sociais. Pense e pesquise um pouco antes de escrever ou vai procurar outro lugar para publicar teus comentários alucinados. Ricardo Kotscho

  15. Que baboseira esses comentários dessa gente que detesta o Lula; são duras palavras, proferidas por insanos fanáticos destilando seus ódios.
    Ora bolas! Se o Lula for corrupto como pregam esses animais invejosos e inconsequentes que o condenam, ele é um gênio da corrupção, pois o resultado de seu governo foi altamente favorável ao Brasil e ao povo brasileiro!
    Lula pagou a bilionária divida com o FMI, que FHC dizia ser impagável; tirou milhões de patrícios do mapa da fome da ONU, desviou as águas do Velho Chico, beneficiando toda uma região e milhões de lares nordestinos; isso pra citar apenas uma parte dos feitos benefícos por ele deixados.
    Em contrapartida, seu antecessor, FHC , o príncipe da privataria, quebrou o país em 3 ocasiões, mesmo tendo privatizado o que pode, deixando um país endividado e os pobres mais miseráveis, e os ricos mais ricos.
    Então minha gente, por favor, deixem de falsidade e julguem os fatos com honestidade e com sentimento de brasilidade que cabe a todo brasileiro consciente ter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *