Maioria do plenário derrota Cármen Lúcia e bancada da mídia

Maioria do plenário derrota Cármen Lúcia e bancada da mídia

Uma nova divisão ficou evidente na sessão plenária do Supremo Tribunal Federal que começou a julgar nesta terça-feira o habeas corpus impetrado pela defesa de Lula para impedir sua prisão imediata.

Mesmo sem discutir o mérito do pedido, mas apenas se deveria ou não ser aceito para julgamento, formou-se ampla maioria a favor da posição da defesa.

Por 7 votos a 4, a maioria do STF admitiu julgar o habeas corpus, mas a sessão foi suspensa e o plenário só voltará a se reunir no dia 4 de abril porque o tribunal fecha para a Semana Santa.

Em outra vitória da defesa, foi concedida uma liminar para que o TRF-4 não possa determinar a prisão do ex-presidente antes de terminar o julgamento do habeas corpus no STF.

Nos dois casos, foram derrotados a presidente Cármen Lúcia, o relator Edson Fachin, Luís Fux e Luis Roberto Barroso, que defendem as mesmas posições da grande mídia, ou seja, pela prisão de Lula o mais breve possível.

Em vários momentos, o decano Celso de Mello, conhecido como um juiz garantista, deu verdadeiras aulas práticas de Direito Constitucional, mas seus colegas não pareciam interessados em ouvi-lo.

Edson Fachin queria porque queria ler e colocar logo em votação o seu voto contrário ao habeas corpus e insistiu reiteradamente em impedir o adiamento da sessão.

Falando direto para as câmeras de TV, Fux e Barroso exageraram nos prolegômenos com o mesmo objetivo.

Com seu sorriso de Mona Lisa, denunciando um indisfarçável nervosismo, a presidente Cármen Lúcia repetiu os argumentos usados na entrevista à Globo em defesa da prisão imediata após condenação em segunda instância.

Como amplos setores da imprensa já tinham marcado a prisão de Lula para o dia 26, próxima segunda-feira, após o julgamento dos embargos de declaração no TRF-4, os comentaristas que apareceram no vídeo após o encerramento da sessão em Brasília pareciam um pouco frustrados.

Apesar da vitória parcial de Lula, ninguém se arrisca a prever o placar do dia 4 de abril porque nas próximas duas semanas muita coisa pode acontecer e os votos de alguns ministros costumam mudar conforme as circunstâncias do momento.

Haja suspense. O país que espere para saber o que o STF vai decidir sobre as eleições de 2018.

Vida que segue.

 

38 thoughts on “Maioria do plenário derrota Cármen Lúcia e bancada da mídia

  1. Eu não me animo. O país jaz no maligno, querido Kotscho. Sinceramente não vislumbro qualquer futuro, basta olhar a manifestação dessa classe média que se vestiu de pato pra apoiar Skaf, Moro, Cunha e a Globo.

      1. Cada um com a sua opinião sem ofensas.
        Se Lula for preso, quem vai comparar as biografias não sou mas a História (Nelson Mandela antes de morrer também foi acusado de corrupção pelas inconformadas forças do atraso de seu país).
        Quanto a ser devoto, te digo que sou sim mas de Santa Joana D’Arc, a única santa que morreu “de fogo”.

      2. COMO assim “devoto”? Quantas milhares de pessoas saíram da fome por causa das políticas implementadas no governo LULA? Malditos brasilóides! Não reconhecem nada!!

      3. Acho que Lula fez muito mais pelo Brasil do que Mandela pela África. Ele pode ter tido um simbolismo maior, mas Lula é o cara. Parabéns Kotscho pela reportagem com Bruno Covas.

      1. Realmente Goebbels fez escola. Impressionante como as pessoas podem deturpar a realidade em prol de uma causa. Cada um tem o direito de viver em sua própria ilusao e mundo de fantasia. Mas acho que há um limite para a loucura.

  2. Boa noite Kotscho, a muito tempos leio seu blog, sempre gostei dos seus comentários e apesar de vc ter uma certa relação com partidos dos trabalhados vc na medida do possível (até onde a paixão permite) fez críticas quando necessário, não atuando de forma cega igual a outros blogs como 247, dcm e vermelho.
    Confesso que do outro lado tbm existem esses blogs.
    Entretanto, pode até ser nera impressão minha, mas após vc sair tv Record seu lado político (ou ideológico) vem falando um pouca mais alto.
    Noto vc mais crítico em relação a algumas pessoas e partidos, é mais ameno em relação a outros.

    Apesar de achar isso, reconheço em vc um grande jornalista.

    Abraço

  3. Caro Kotscho!
    Para leigos, como eu, é extremamente cansativo e difícil de entender o teratológico, termo que eles adoram usar, tribunal. A impressão que passam é que o idioma deles é diferente da nossa língua nativa.
    No caso específico que estamos acompanhando, este tribunal, que mais parece uma confraria de desafetos, poderia ser denominado de STFA (Superior Tribunal Federal Arbitrário). As leis são observadas de acordo com o desejo e/ou interesse de cada um.
    A reunião deles é similar a discussão entre daltônicos sobre matizes de cores.
    O Fux defendeu a prisão de Lula, já no dia 26/03, de tal forma que parecia ter um convênio preestalecido com a mídia para esta data.
    O resultado do julgamento do HC no dia 04/04 é imprevisível. Vai depender das reuniões em ante salas, do humor de cada juiz, das investidas e investimentos da Globo. Quanto a lei e a Constiuiçao…ora a lei e Constituição!

    Gostei do verbete polegômeno! Vou adotar também.

  4. Parece que pelo menos parte dos togados do stf em minúsculas mesmo estão com medo de predendo o ex presidente Lula o torne o mártir isso sem falar na possível reação popular so isso explica essa parcial vitoria do ex presidente Lula na quela pocilga das imoralidades que peninha pro Moro com certeza tava tão ansioso pra mandar prender o Lula já na semana santa para repetir o que um outro juizeco canalha Caifais fez contra o maior dos todos os homens que já existiu na Terra tem problema não meu caro Moro teu dia de Caifais chegara espera mas umas semaninhas agora quem será o Poncios pilatos que ira lavas as mãos eu aposto minhas fichas na Dona Carminha da Globo a conferir Senhoras e Senhores

  5. bom primeiro colocaram em pauta se deveriam ou nao julgar o tal hc,ora bolas deveria ir logo pras cabeças e julgar logo o hc,achei estranho quando liguei a tv e vi o voto do alexandre de moraes a favor do hc entaum percebi que era tudo uma armaçao dele voto para julgar e depois para condenar e a globo tar desesperada,e a turma do trf4 agora quer mais holofote,

  6. Não entendo pra onde vai a teratológica do jurídico neste país, nem sei se o remédio jurídico HC, foi usado corretamente pela suprema corte. Se existe realmente uma Constituição Federal no pé da letra a ser seguida – segundo ela – um indivíduo só pode ser preso pra cumprir pena – esgotado o último recurso (transitado em julgado). Vamos esperar a última trincheira do dia 4 de Abril. Conheço o significa de teratologia, na medicina. Se bem que, na idade média, ela era usada pelas cortes. Voltando ao caso: afinal, nem sei se vale a pena prolongar ainda mais esse sofrimento de espera. To ligado, valeu a figa! Risos. Obrigado pelo espaço democrático!

  7. Kotscho, o STF vai acabar dando a vitória em primeiro turno à excrecencia Bolsonaro. Já ouvi de mais de uma pessoa, que jamais votariam nele: já que é só palhaçada, vou botar fogo no circo e votar no Bolsonaro.

    PS: No final do dia duas boas notícias: um governador corrupto cassado e Paulo Preto indiciado. Chama o Batochio, Paulo Preto!

  8. Esses joguinhos de grande mídia não enganam mais ninguém. Sabes bem o que está em jogo. O que ficou claro foi a coisa mesma. PT, MDB e PSDB tudo a mesma coisa. O que falar de Gilmar Mendes do PSDB hoje?
    Todos puderam ver e tirar suas próprias conclusões.
    Meu medo não Lula ser eleito é qual reação isso gerará. Ninguém está olhando muito pra eles, mas duvido que os militares estejam gostando do que estão vendo. Melhor nem pensar muito. Só sei que toda ação tem uma reação.

  9. Prezado Kotscho: Assistindo aos jornais da grande mídia após a sessão de ontem no STF não acho que “os comentaristas que apareceram no vídeo após o encerramento da sessão em Brasília pareciam um pouco frustrados.” Acho mesmo que estavam inconformados. Era nítido que os jornalistas-moristas de plantão queriam porque queriam a prisão imediata do presidente Lula porque é esse o plano para esse ano de eleições. Não será porque “Lula é a joia da coroa do Plano Atlanta”, segundo sugere o título do artigo de André Barrocal publicado em 20/01/2018 na CartaCapital?

  10. Que tempos!
    Gilmar Mendes de uma hora para outra, sai do beco dos encontros suspeitos, das decisões polêmicas, da titularidade do time dos Ministros da Mídia FC, dos holofotes, etc, para se tornar titular absoluto do time dos Ministros Discretos FC, Célere FC, e sobretudo, o Ministro “Guerreiro do Povo Brasileiro”!
    Quem diria… Vida que segue…

      1. Porque Kotscho, faltou desenhar?
        Por acaso o título do seu post, não foi classificando a Ministra Carmen Lucia e demais Ministros ( Fachin, Fux, Barroso, Alexandre Morais) que tem entendimento favorável a prisão de corruptos e criminosos em geral condenados em segunda instância, de “bancada da mídia”? Por acaso, o Gilmar Mendes está do qual lado da bancada?

          1. Perdoai-o, Mestre, não sabe o significado de ‘intelecção’, quanto mais ‘de texto’ ou título, mesmo sabendo de quem tratarem-se, ‘supremo Merval’ et caterva’.
            PS: Quem sabe, descubra, ao desenhar?

  11. Como revelado pelo Juca, o Caju, estão estancado a sangria, concedendo HC ao Lula, o Amigo Brahma, abre-se a porteira para toda a boiada. Enquanto se pensa que a questão é de justiça, na verdade é de medicina alternativa. Como bem disse o Gilmar, realmente ele não tem simpatia pelo PT, tem pelo Aécio e pelo Temer, tanto que para se vender como isente ao salva-los no futuro, salva-se o Lula agora. Sangria estancada.

  12. Divertidíssimo, Mestre, apreciar a bancada suprema da Globo a dar ‘duplos twist carpados’, seguidos, ao vivo, no chão duro do fora da agenda, que bateu á porta nos ‘noticiários’, para mostrar que nem tudo estava perdido, embora a festa final tenha sido estragada.
    Num desses, Pontual, instado a informar como o caso é visto no exterior, desentrosado com a bancada, chutou o pau da barraca global ao dizer que o caso é visto como farsa jurídica para condenar Lula, através de ‘kangaroo court’ em Curitiba e Porto Alegre. Camarottti, Sardenberg e a ‘Musa da febre amarela’, surtaram e na tentativa de botarem a barraca global em pé, arriscaram-se à beira de um ataque de nervos.
    Imagine então, como ficarão até 04 de abril, ao saberem que o ex-ministro do STF, Sepúlveda Pertence, disse que, se algum ministro pedir vista a fim de ter mais tempo para analisar o caso, o mesmo é adiado e a liminar continua valendo, impedindo a Globo marinho de receber o presente, ‘Lula preso’, do ‘moro faz diferença’, ou seja, a agenda muda de mãos. Pode isso ‘supremo Merval’?

  13. Perdi toda a capacidade de discernimento sobre as atitudes dos homens públicos; Quando vi o ministro Barroso votar constrangido contra a liminar a favor de Lula, me deu uma decepção e uma tristeza imensa, que me fizeram abandonar toda esperança. Fico com Antônio Callado e o historiador (vivo) José Murilo de Carvalho: o Brasil não tem mais jeito (Callado), pelo menos não para esta geração (José Murilo) que viu Vargas, Juscelino, Tancredo, Ulisses, Brizola e … Lula. Vou parar de discutir política e nem sei se vou votar.

  14. É a lei que proíbe a prisão antes do trânsito em julgado? Não tem o que interpretar, o art. 283 do Código de Processo Penal é taxativo: “Ninguém poderá ser preso senão (…) em decorrência de sentença condenatória transitada em julgado”. As outras possibilidades de prisão são em em flagrante”, prisão preventiva ou temporária. Para cumprimento de pena, só com trânsito em julgado. O STF está considerando este artigo inconstitucional ou está dizendo que a lei é válida, constitucional, mas os meritíssimos juízes podem desobedecer a lei? Foi a impressão que eu tive da decisão provisória sobre as Ações Diretas de Constitucionalidade que está sendo seguida e que a presidente do STF não quer que seja discutida pelo plenário.

  15. caro Kotscho, sou jornalista, fui presidente do sindicato dos jornalistas do Piauí e diretor da federação nacional dos jornalistas, estou escrevendo livro sobre as diretas já no piauí. maior dificuldade de conseguir fotos. como você fez cobertura, inclusive do comício do dia 13 de fevereiro de 1984, na Praça do Marquês, em Teresina, pergunto de tens fotos em seu arquivo. se tem, como eu posso dispor delas? grato, kenard kruel.

    1. Caro Kenard, só quem pode ter estas fotos é a Folha de S. Paulo que fez a cobertura de todos os comícios das Diretas Já. Eu estive neste comício de Teresina, mas não tenho fotos guardadas.
      Para saber como obter estas fotos você pode se informar com a secretaria de redação no fone (011) 3224 4141. Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *