Só 2 em cada 10 eleitores estão otimistas com eleições

Só 2 em cada 10 eleitores estão otimistas com eleições

Em tempo: atualizado às 21h35. 

JN omite informação

sobre os partidos

Em sua edição desta terça-feira, o Jornal Nacional da TV Globo fez uma ampla reportagem sobre a pesquisa CNI/Ibope, citando basicamente os mesmos pontos destacados na  matéria abaixo, publicada no meio da tarde aqui neste Balaio. Só omitiu uma informação: qual o partido da preferência dos brasileiros? Está lá na pesquisa: 48% declararam não ter preferência por nenhum partido. Entre os que citaram uma sigla, a liderança é do PT, com 19%, bem à frente dos seus principais adversários, o MDB, com 7% e o PSDB, com 6%. Para quem tem a responsabilidade de exibir o telejornal de maior audiência da TV brasileira, é uma omissão grave, que desrespeita o acesso à livre informação, um direito de todos os brasileiros.

***

Nova pesquisa CNI/Ibope confirma o que se ouve nas ruas e escrevi aqui em post anterior (ver abaixo): “Que eleição é essa com candidatos sem votos e eleitores sem candidato?”.

Só duas em cada dez das duas mil pessoas entrevistadas em 127 municípios responderam que estão otimistas com as eleições presidenciais de outubro.

Outro dado da pesquisa mostra porque os eleitores não confiam nos governantes e nos candidatos: 87% acham que eles devem ser honestos e não mentir nas campanhas.

Apenas 19% manifestaram esperança no voto e na participação popular.

O mesmo índice surgiu quando os pesquisadores perguntaram qual era o partido preferido dos brasileiros: 19% apontaram o PT, mais do que a soma dos seus principais adversários, o MDB (7%) e o PSDB (6%). Os demais partidos não passaram de 1% na pesquisa.

Diante do massacre midiático que vem sofrendo nos últimos anos, é surpreendente que o PT se mantenha na liderança.

Quase a metade dos eleitores (48%) não tem preferência por partido nenhum.

A pesquisa “Retratos da Sociedade Brasileira” foi feita entre os dias 7 e 10 dezembro, há mais de dois meses, portanto.

É curioso que embora 34% citem a expectativa por mudança e renovação como razões para otimismo, 72% prefiram que o futuro presidente já tenha sido prefeito ou governador.

Para 89% dos entrevistados, a qualidade mais importante que o futuro presidente deve ter é que conheça os problemas do país.

O pessimismo e a falta de confiança dos eleitores nos governantes e nos candidatos revelados pela pesquisa apontam também que as eleições deste ano devem registrar recordes de votos nulos, brancos e de indecisos.

Se houvesse esta opção na urna eletrônica, certamente o vencedor seria “nenhum deles”.

Vida que segue.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

10 comentários em “Só 2 em cada 10 eleitores estão otimistas com eleições

  1. Não me surpreende os 19% petistas, na verdade sempre existiu esse índice de eleitores, seja pelo fanatismo ideológico ou por aqueles que dependem do petismo para seu sustento. A mídia pode bater a vontade que esse índice não muda.

  2. Os rumores sobre a pesquisa IBOPE confirmaram-se. O teor da pesquisa foi publicado e confirma que o PT e Lula ainda possuem o queijo e a faca para levar o campo progressista a sobrepujar a direita que veio para ficar.

  3. Ciro e Marina devem ter ficado animados. Há rumores, semelhantes aos do IBOPE, Data Folha e da Nova Carta aos Brasileiros, de que Ciro e Marina podem juntar-se para a tal ‘terceira via’.

  4. Depois da eleição nos Estados Unidos, em a maioria das pesquisas e da mídia apontavam a vitória de Hilary Clinton, fica difícil acreditar em pesquisas. Lá deu Trump, aqui vai dar Bolsonaro!

  5. “Cada um leva a mesa o prato de sua preferência”….na Globo levaram os deles, aqui os seus…cadê os mais de 50% que querem lula na prisão?…cadê os mais de 50% que não querem lula como candidato?

      1. Kotscho, verdade, nesta pesquisa não tem esse índices. Porém em pesquisas anteriores, constaram esses índices, e você igualmente a Globo, “não nos trouxe a mesa”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *