Lula lidera pesquisas, mas perde de goleada na Justiça e pode ser preso

Lula lidera pesquisas, mas perde de goleada na Justiça e pode ser preso

Se for candidato, Lula será eleito presidente pela terceira vez, dizem todas as pesquisas.

Depois do Datafolha, do Ipsos e do Vox Populi, nesta terça-feira foi a vez da pesquisa CNT/MDA confirmar Lula na liderança folgada (33,4%), com o dobro de intenção de votos de Bolsonaro (16,8%).

Só que não: em Brasília, o Superior Tribunal de Justiça rejeitou por unanimidade (5 a 0) o pedido de habeas corpus da defesa do ex-presidente para que ele não seja preso.

Se depender da Justiça, Lula não será nem candidato e vai assistir à campanha eleitoral na cadeia.

Ainda de manhã, antes da decisão do STJ, Lula disse em entrevista à rádio Metrópole de Salvador que acreditava nas instâncias superiores para que seja julgado pelo povo nas eleições.

Sem chance. Lula já perdeu em três instâncias e agora só falta a última, o Supremo Tribunal Federal, colocar seu processo em julgamento, mas a presidente Carmen Lúcia nem pensa nisso.

Depois de Curitiba e Porto Alegre, em Brasília foi cumprido apenas mais um ritual da condenação de Lula, exatamente como previsto pela mídia, sem nenhuma surpresa.

Poderiam até ter dispensado a defesa oral feita por Sepúlveda Pertence porque os cinco ministros já estavam com suas convicções formadas e seus votos prontos quando a sessão do STJ começou.

Como tinha transmissão ao vivo pela TV, assistimos novamente à longa e enfadonha leitura dos votos siameses falando numa linguagem incompreensível para os simples mortais, com uns citando e elogiando os outros, a exemplo do que tinha acontecido no TRF-4.

São, acima de tudo, todos muito chatos, repetitivos, como se fossem personagens de um filme de época numa reunião das guildas da Idade Média.

Do lado de fora do tribunal, o resultado foi bem diferente, mas estes dois mundos estão cada vez mais distantes.

De 23 de fevereiro a 3 de março, os pesquisadores da CNT/MDA ouviram 2.002 pessoas em 137 municípios de 25 Estados e encontraram um Brasil onde Lula ganha de goleada.

Na pesquisa estimulada, Lula vence em todos os cenários de primeiro e segundo turnos e aumenta a diferença para seus adversários.

Contra Jair Bolsonaro, Lula passou de 40,5% a 44,1% num eventual segundo turno, enquanto o deputado-capitão caia de 28,5% para 25,8%.

Se o adversário fosse Geraldo Alckmin, a diferença seria ainda maior:  Lula teria 44,5% contra 22,5%, quase o dobro do governador paulista, que tinha 23,2% em setembro.

Só num país totalmente esquizofrênico teríamos notícias tão conflitantes no mesmo dia.

Vida que segue.

 

27 comentários em “Lula lidera pesquisas, mas perde de goleada na Justiça e pode ser preso

  1. Só esqueceu caro jornalista de dizer que 53% da população brasileira quer seu herói atrás das grades. Como a grande mídia que aqui afirma que manipula informações abreviou seus leitores dessa informação. Sendo assim em um país democrático a vontade da maioria deve ser respeitada. Ou não? Vida que segue

  2. Tudo isso acontecendo porque Lula e Dilma se negavam constantemente em aumentar salários “estoura teto” dessa cambada de juízes que depois seriam repassados em cascata aos procuradores de ministérios públicos e demais funcionários do poder judiciário tanto nas esferas federal quanto estaduais.
    Sem contar que Rocha Mattos foi o primeiro juíz na história do Brasil permitido ser condenado e preso exatamente no primeiro mandato do Presidente Lula. Aberto tal precedente o ódio inflamou e enraizou entre os “togas pretas”.
    Diferente da idade média pra agora, só mudam as vestes mas o cheiro podre e sulfuroso da inquisição está só começando.

    1. “Dilma abriu crédito extra para pagar auxílio-moradia”, notícia do Estadão de fev/2018.
      Apenas 420 milhões de reais pro judiciário.

  3. Tudo normal dentro do esperado. Eu curto demais essas frases latinas usadas pelos juízes. Quando eu estudava, ficava competindo com os colegas, na hora da prova oral, quem seria capaz de usar a frase maior. e com melhor sentido. Dificilmente o STF irá contrariar a decisão do STJ. Acredito que brevemente o veremos preso; porém, nunca o veremos algemado!

  4. Nada disso, Ênio, isso acontecendo porque o Lula manteve uma relação promíscua com empreiteiras, aceitou para si e para sua família agrados de toda sorte. Alguém tem alguma dúvida de que o sítio é o triplex são dele? O triplex está mais do que comprovado, com zelador testemunha e contrato rasurado. O que você quer, um recibo de corrupção? Quanto as pesquisas, se fizerem uma pesquisa para deputado, Maluf, mesmo preso, estará entre os primeiros.

    1. José Eduardo, eu sei que é inútil e sem futuro debater contra esse teu ódio e paúra já lacrados em ti em relação ao Lula. Eu assim como qualquer cidadão minimamente exigente de confiar no estado de direito no Brasil quero ver SIM senão um recibo mas algum documento inquestionável que comprove corrupção de qualquer um dos políticos incluindo também o Lula. Um documento assinado ou uma gravação de voz como no caso do Aécio Neves. Depoimento de zelador que em seguida se candidata a vereador pela fama repentina de acusar alguém famoso é e sempre será suspeito. Em qualquer outro país do mundo tal “prova” seria anulada. Quanto ao contrato rasurado, foi motivo de questionamento da defesa negado pelo Moro exatamente por estar assim: Rasurado !!! Não pode ser prova. Se Lula aceitou, como tu diz, agrados de toda sorte para si e para a família, por que há tanto tempo seus filhos estão todos desempregados e sem perspectivas presentes e futuras ???
      Tu tens as tuas convicções e eu tenho as minhas dúvidas e na dúvida, PRO RÉU, que é como se faz justiça no mundo todo, menos aqui e nas cabeças feitas pelo sistema e pelo mercado. Tu és um manifestoche da Tuiuti, eu não.

      Em tempo: Mesmo que tu replique, não vou treplicar. É inútil e pra mim cansativo demais bater tecla com casmurros ou pirrônicos.

          1. Palavras de Emílio Odebrecht:
            “Lula nunca foi de esquerda, Lula é um bon vivant! Uma pessoa que contratei na década de 70 para resolver uma greve sem solução em uma de minhas empresas”

  5. caro jornalista sou cearence e moro em sao paulo a mais de 20 anos nunca vi um presidente fazer tanto pelos mais necessitados trabalhou para todos quem tava na miseria melhorou muito de vida e que era rico ganhou mais dinheiro ainda entao o que ouve,bom ninguem quer ter companhia de pobre em aeroporto,ninguem que ver empregada domestica chegando para trabalhar de carro,ninguem quer ver empregada e porteiro de predio se negando a receber roupas e calçados usados dos patroes,bem,fora isso o senhor todo poderoso do parana nunca teve interesse em acabar com a corrupçao,ele odeia o pt em especial o lula,basta ver quantos tucanos foram ou estao presos ,exemplo o paulo preto,tudo foi feito para chegar no lula ,e pena que ele e a dilma nao acreditavam,abraços lula 2018

  6. Até o PT e Lula, além dos próprios advogados, já sabiam que da cartola do STJ não sairia coelho algum. As fichas foram jogadas ali cumprindo a tabela das hierarquias do Judiciário. O cacife principal será jogado no STF, cujo colegiado tem emitido todos os sinais imagináveis de uma mudança na jurisprudência favorável ao ex-presidente. Todas as esperanças do lulo-petismo estão nas mãos da presidente do STF, que se tem negado, por conta da pressão midiática, a pautar a matéria cujo desfecho poderia ir ao encontro das redentoras expectativas do ex-metalúrgico.

    1. tu podes te considerar NAO ignorante, mas para a verdade isso nao importa. Tu és de fato ignorante por acreditar em um corrupto como Lula

      1. Você além de analfabeto político está sendo deselegante com a Zilda que pelo visto tem uma postura mais adequada ao momento político atual. Fico com a frase de Ives Gandra: Só porque houve um julgamento em que todas as partes se manifestaram onde tentou-se fazer de 1+1=11 não significa que foi justo! Para ser ainda mais didático: No mesmo processo do Triplex julgado pela Justiça de São Paulo TODOS os envolvidos, eu disse TODOS, incluindo aí o presidentes da OAS e outros 20 envolvidos foram inocentados. A justiça de São Paulo é mais cega do que a do Paraná? Moro tem algo de divino que pode ver o mal em apenas uma pessoa? Pode um mesmo processo ter duas sentenças distintas? Quem é o ignorante nesta história?

    2. Zilda, com toda certeza um, primitivo explícito a evoluir feito Pokémon, estava a descobrir o tu e tu, no Balaio.
      Mas paciência, “em certo dia, à hora, à hora…”, tem dia que é de noite e, pior, quanto mais se reza para que desapareça, mais o indesejado corvo crocita: “Nunca mais”.
      Domestiquemos-no.

  7. Kotscho, mesmo que não seja preso, Lula não poderá ser candidado com base na lei da ficha limpa, aquela que o PT defendia quando se passava por virgem do bordel. Não gosto da casta togada cheia de privilégios, injusta, mas dá gosto ver quando mesmo quando contrata um defensor medalhão, um poderoso vai em cana. Passou da hora de ter uma lei que proíba ex presidentes a se candidatarem, nem mesmo para vereador, Lula deveria fazer um favor ao Brasil e ir pescar no lago do sítio que não é dele.

  8. Ao contrário do que desinformam, não há na pesquisa CNT-MDA, hoje divulgada, pergunta questionando, se Lula deve ser preso, há sim, sobre se deveria ser condenado, com 52% sim, 48% não e sem opinião, empate que, levando-se em conta o massacre do monopólio midiático, indica vitória de Lula e nada que quatro ou cinco entrevistas na Globo não revertessem o esforço de mais de três anos em tentar destruí-lo, ainda mais levando-se em conta os furos e a falta de provas no processo.
    Quanto a rejeição, também não informada, mas não reclamada, lula já é o candidato menos rejeitado, entre os que contam, e em relação, se deve ser proibido de candidatar-se, 53% acham que deve, 43% que não deve e 4% sem opinião, o que levando-se em conta a desconstrução midiática, é mais que uma vitória, bastando nesse caso, uma ou duas entrevistas na Globo para reverter-se.

  9. Caro jornalista qual parte da famigerada frase do corrupto senador Romero Jucá que disse Com o Supremo com tudo o senhor ainda não entendeu então não há justiça pro presidente Lula o que a e um tribunal inquisitório falso moralista hipócrita imundo covarde corrupto que quer porque quer a arbitrária prisão do ex presidente Lula como pode ver os bandidos da Toga não tão nem ai pra verdade realmente a Ditadura da Toga e a pior das Ditaduras

  10. Acabei de examinar a íntegra da pesquisa disponível no Poder360. Os números são extremamente favoráveis a Lula e ao seu eventual substituto, seja qual for o seu poste sem luz. Espera-se que Lula não repita a opção zureta pela tese da “gerenta”. Mas que os números apontam para alguém do lulopetismo no segundo turno, sem dúvida apontam.

  11. Caro e prezado grande repórter RK, lembrei-me do Otto Lara Resende e de sua sugestão para o comando do Brasil pouco antes – ou pouco depois – da Redentora de 1

    Caro e prezado grande repórter RK, lembrei-me do Otto Lara Resende e de sua sugestão para o comando do Brasil pouco antes – ou pouco depois – da Redentora de 1º de Abril de 1964.
    “Chega de intermediários, Lincoln Gordon para presidente”, bradou Otto, sugerindo aos golpistas de então que dessem posse ao então embaixador americano como novo presidente brasileiro.
    Como não mudou quase nada e o Tio Sam ainda dá as cartas por aqui, ouso plagiar Otto e falo alto e bom som: “Chega de intermediários, Peter Michael McLinley para presidente”.
    Claro, o McLinley em questão é o atual espião, quer dizer, embaixador dos EUA no Brasil. Ele conhece o “quintal”, pois já serviu no Peru e na Colômbia, sem contar que também foi embaixador no Afeganistão.
    Chega de agonia, toma conta de uma vez e EE.UU aviso: não estou para blablablá.
    É como você diz, RK, o Brasil faz mal para a nossa saúde e, no meu caso, cansa a minha beleza, logo eu que sou mais bonito do que o George Clooney.

  12. Falta nas pesquisas a pergunta que definiria, com clareza meridiana, o efeito multiplicador do apoio ostensivo e declarado de Lula ao candidato de fato do partido. “Se Lula declarar apoio a Haddad, você votaria, poderia votar, não votaria, não sabe?”. Não basta fazer a pergunta, sem nominar o ‘poste sem luz’. Quem está definitivamente consolidado no segundo turno, sem dúvida alguma, é mesmo o ex-capitão. Pela primeira vez, após a redemocratização, a direita escancarada chega à final do campeonato eleitoral.

  13. Essa condenação implacável a Lula é dissuasória e coerente com as estratégias desde sempre adotadas pela ‘coisa’ que há tempos se chamava ‘classe dominante’: chega de confiar nas oscilações do voto popular, Meirelles (e Alckmin) não têm chance mesmo, então precisamos agir… Parece que, com a falência do modo esquerdista de interpretar o mundo, será preciso muito tempo para que surja um pensamento social que consiga explicar a falta de saídas para este momento de trevas, em que se escolhe o maior líder popular da história nacional para pagar todos os pecados de uma democracia agonizante. Ainda bem que o fluxo de eventos não para e o inesperado irrompe quando menos se espera.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *