Na Justiça da Lava Jato não há surpresas: tudo preparado para condenar Lula

Na Justiça da Lava Jato não há surpresas: tudo preparado para condenar Lula

“Após ouvir relator e revisor, anulei qualquer dúvida sobre o caso”.

Quando o terceiro desembargador da 8ª Turma do TRF-4, Vitor Laus, começou a dar o seu voto, o placar já estava definido: 3 a 0 pela condenação de Lula em segunda instância.

A Bolsa subiu, o dólar caiu e, às quatro da tarde desta quarta-feira, os militantes que foram a Porto Alegre para apoiar o ex-presidente começaram a levantar acampamento.

Na avenida Paulista, os manifestantes contra Lula começaram a gritar, buzinar e soltar rojões.

Correu tudo como previsto. Na Justiça da Lava Jato, não há surpresas: cumpre-se apenas um ritual pré-estabelecido há muito tempo.

As alegações preliminares e alegações finais da defesa do ex-presidente foram solenemente ignoradas e rejeitadas.

O revisor Laus repetiu os argumentos do relator, João Pedro Gebran, que, por sua vez, baseou seu voto na sentença do juiz Sergio Moro, apenas aumentando a pena de Lula de nove para 12 anos, todos eles assinando embaixo da denúncia feita pelo Ministério Público.

Nenhuma novidade para quem, como eu, assistiu ao primeiro interrogatório de Lula em Curitiba, no ano passado. Naquele dia, as câmeras de televisão ficaram fixadas em Lula e não dava para saber se quem estava falando com ele era o juiz Sergio Moro ou alguém do time de procuradores do power-point.

Por aí deu para ter uma ideia do que viria pela frente: todos procuravam encurralar Lula com as mesmas interpelações.

Nos tribunais comuns, pelo que a gente vê nos filmes, o promotor acusa, o advogado defende e o juiz, depois de ouvir os dois lados, decide de acordo com o que está nos autos.

Na Lava Jato, promotores e juízes jogam juntos, fazem tabelinha, um elogia o trabalho do outro e, todos juntos, decidem que o réu é culpado _ dependendo, é claro, do nome do réu.

Se o réu se chama Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-presidente da República que é o candidato favorito para voltar ao cargo nas eleições deste ano, ninguém tem dúvidas, não é nem preciso ouvir os votos.

Quando os juízes começam a falar, em poucas palavras, já dá para saber como eles vão votar.

Como o julgamento estava sendo transmitido ao vivo pela televisão, o desembargador Vitor Laus fez uma longa introdução. Olhando diretamente para as câmeras, deu uma aula magna de Direito, tentando traduzir o juridiquês do  Código Penal para os leigos.

“Estou sendo informal para que as pessoas entendam”, explicou. Não sei se todos entenderam, mas nem precisava explicar nada porque todo mundo já sabia como iria concluir seu voto.

Gastou-se muito latim para acusar Lula de ter comandado o esquema de corrupção na Petrobras para ganhar em troca um triplex meia boca no Guarujá, pelo qual foi condenado a 12 anos de prisão em regime fechado.

Durante todo o dia, o julgamento foi o assunto mais comentado no twitter, dominado desde cedo pelos movimentos contra Lula.

Na internet, até as 16h22, a campeã era a hashtag #LulaNaCadeia, com 82 mil publicações, seguida de #MoluscoNaCadeia, que apareceu 78 mil vezes. A seguir, aparecia a #hashtag CadêaProva?, dos apoiadores de Lula, que ficaram sem resposta.

No momento em que termino de escrever este texto, seis e meia da tarde, não há notícia de nenhum confronto entre os guerreiros das hashtags nas ruas.

E o roteiro pré-estabelecido pela Lava Jato foi cumprido sem maiores intercorrências até agora.

Vida que segue.

 

30 comentários em “Na Justiça da Lava Jato não há surpresas: tudo preparado para condenar Lula

  1. O Brasil da produção, do trabalho, da esperança de uma reconstrução moral do País está feliz…
    Tudo indica que só o Maduro continuará destruindo seu próprio povo!
    Justiça 3 x 0 Corrupção!

    1. Comentário babaca esse teu, porque em campo estava 4 x 0 com dois golaços de Lula e depois mais dois de Dilma, daí arranjaram três gols de juíz no tapetão. Mas esse jogo está longe, muito longe de acabar. A hora é de radicalizar !!!

        1. Eu classificaria a senhora como uma coxinha do tipo “psite da poltrona”, que nasce, vive e morre pregada na Globo. Pensava que esse programa aí nem existisse mais, mas como vê, eu não estou no teu nível de “modernidade”, ainda prefiro fazer coisas mais antigas nos domingos a noite.

    2. O brasil dos ladrões corruptos tipo Aécio Neves Michael Temer Garaldo Alckmin Sergio moro e toda corja podre e bandida da tua laia ta feliz Justiça Bandida 3 Democracia 0

  2. KOTSCHO. POR QUÊ A RECORD SÓ TRAZ PESSOAS PRA DESCER A LENHA NO LULA? Tem um sociólogo do Mackenzie que é figura carimbada .
    E o seu colega Heródoto?

  3. Um triplex “meia boca”?, o senhor esqueceu os 9 milhões de reais em investimentos, o sitio em Atibaia, a ascensão dos filhos no mundo dos negócios, o apartamento vizinho ao dele, pelo visto o senhor achar que aquilo, só aquilo é “meia boca”, hummmmm o senhor é mesmo da esquerda caviar, pois eu sou uma pobre coxinha comparada a isso.

    1. Não se faca de sonsa sua coxa estragada triplex que moro e os outros togados imundos não apresentou qualquer prova so as ridículas convicções canalhas mas so espero que a senhora algum dia seja victima dessa pseudo justiça ai dona coxinha estragada vai ver oque bom pra tosse lembre-se os humilhados serão exaltados e os exaltados serão humilhados

  4. Prezado Kotscho: De fato, você tem razão: “Quando os juízes começam a falar, em poucas palavras, já dá para saber como eles vão votar.” Como eles vão votar no julgamento e nas próximas eleições.

  5. Continuamos podendo expressar nossas opiniões. Cada um pode ver o julgamento de ontem da forma que quiser. Para mim, justiça foi feita. Se o condenado era candidato isso não importa. É que eu espero de uma democracia. Na minha opinião foram horas apresentando provas e mais provas. Não foi só por um triplex meia boca, mas pelo triplex ser resultado de corrupção e lavagem de dinheiro, algo novo em nossa cultura leniente com corruptos. E mesmo que fosse somente um apartamento popular ou carro popular ou só 1000,00 ainda seria corrupção. Com o tempo nos acostumaremos a ver políticos e poderosos na cadeia e o caso do Lula será apenas uma página, exemplar, na história.

    1. Por que esse mesmo sistema judicial não investiga a corrupção da Rede Globo e os tucanos. Os casos de corrupção nos governos tucanos de São Paulo é emblemático, mas até o momento, absolutamente nada foi feito. Você acha isso justo? Na verdade o que há no Brasil é uma ” justissa” que, historicamente, sempre esteve a serviço das elites conservadoras..!

      1. Odilon, eu realmente não acho justo que, se efetivamente tiver problemas nos outros governos, principalmente nos tucanos, que seja apurado e aplicado a mesma dosemetria.
        Agora o que não se aceita, é que aquele que ja está condenado, seja absolvido porque os outros ainda não foram.
        Não se esqueça que as sentenças prolatadas por Morto e agora o Bretas, ultrapassa a 1.000 anos de condenação, com BANDIDOS dos mais variados partidos.

  6. Parabéns, Kotscho. Suas considerações mostram que estamos vivendo no país um judiciário que rasga a Constituição em nome do falso moralismo político. A foto em que aparece Moro ao lado de Alckmin, Aécio, Temer, durante premiação de uma revista, corrobora suas palavras.

  7. Interessante, Cabral ja foi condenado em mais de 6 processos e tem mais uma dezena a responder. Sua condenação já passou de 89 anos. Eduardo Cunha, o algóz de Dilma ja foi condenado em mais que um processo, com mais de 15 anos de reclusão, e ja está preso ha muitotempo. Dezenas de outros empreiteiros e politicos, já foram condenados ,cuja somas das penas ultrapassam mais de mil anos. Não vi ninguem aqui dizendo que estava se procedendo um ajuste de contas “politico” e que não merecia a condenção. Agora porque LULA, que é considerado o “capo” de todas as quadrilhas instaladas no ambito do governo federal, que diga-se de passagem escapou por pouco de uma condenação no mensalão, agora porque é candidato e favorito nas pesquisas , não pode ser condenado. São duas coisas distintas, em que o PT faz questão de juntar para poder defender-se do indefensável. Atribuir ao judiciário um campanha sordida pra tirar o Lula da jogada, é não querer ver o encontro da maldade com a justiça.
    E vem mais por ai.

  8. Essa condenação, ou melhor, o golpe, teve início quando a ministra Rosa Weber leu o seu voto na ação penal 470 (mensalão): ” não tenho provas contra José Dirceu mas, a literatura me permite condená-lo”. A propósito, quem escreveu o voto da ministra foi o seu assistente a época, nada mais, nada menos, que o juizeco Sérgio Moro. Coincidência..?

    1. Juiz Gebran Neto disse que há provas de que Lula articulou o esquema da Petrobras e que, no caso do tríplex, “provas indiretas têm o mesmo valor do que as diretas”.

      Leandro Paulsen completou: “Temos provas fora de qualquer dúvida razoável”

      Victor Laus: “Nós temos provas que sustentam as acusações trazidas pelo Ministério Público Federal”. Segundo ele, as provas foram submetidas a críticas dos advogados de Lula e resistiram porque têm “substância”.

      Sobre o fato de o apartamento nunca ter sido passado para o nome de Lula, outro ponto que o PT martela, Gebran Neto disse que o caso equivale a alguém que usa um laranja para ocultar um bem ilícito. “Crimes dessa espécie não passam recibo”.

      Gebran Neto: “Não julgamos um nome. Julgamos os fatos”.

      Fato é que a causa está transitada em julgado.

    2. E ela estava errada? O Dirceu estava sendo condenado no mensalão, pedindo para os militantes fazer vaquinha para ele pagar a multa devida e ja estava atolado até o pescoço no petrolão ,com os bolsos abarrotados de dinheiro desviado. Deu no que deu, bandido reincidente. Não se esqueça, que este persona foi cassado pela ditadura e cassado também na democracia. E bandido da pior especie.

  9. O tempo dirá… enquanto alguns se regozijarão com as “modernidades” enfiadas goela abaixo dos brasileiros – as quais o 1o mundo não compra nem utiliza porque estragam rápido e tiram pessoas dos empregos – a maioria do povo vai ter que abandonar suas casas e seus pequenos negócios para morar fora das metrópoles e ser mao se obra intermitente das transnacionais…
    Como disse Milton Santos, tudo depende de que tipo de mundo você quer viver… se achar que a diversidade é superflua e que o mundo está ficando sem graça porque temos que cuidar das palavras para nao ofender minorias (que na verdade sao maiorias) estará tudo certo. Tão certo como uma deposição ou uma condenação sem provas.

  10. Faltou dizer que para os adoradores de lula, maduro, castros e todos que tentam dizer que a esquerda é perseguida e demonizada o julgamento foi forjado. Para aqueles que pensam ao contrário foi julgamento mais que justo. Poderia já ter expedido o mandado de prisão. Todas as tentativas de transformar o julgamento em nós da esquerda popular contra eles direita capitalista foi para o fundo do mar. Com o ódio nos olhos vários petistas tentaram durante as semanas que antecederam o julgamento transformar as ruas de Porto Alegre em uma praça de guerra. Não conseguiram e não conseguem mais mobilizar as pessoas sem o dinheiro dos nossos impostos. Agora partem para a vaquinha que está tão magra que não juntam meia dúzia em dois dias seguidos. No Rio de Janeiro por exemplo nenhuma manifestação ou alguém gritando na Cinelândia palco de quem seguia a história desse condenado, que juntava milhares em sua volta. Lembra Ricardo??? A mascara caiu o cidadão honesto percebeu que os milhões nos fundos de pensão e nas contas não foram ganhos na honestidade. Então vai indo o Brasil se desviando das ameaças e tendo certeza que aqui não é Venezuela. Vida que segue

  11. Lula é um coitadinho, vítima do cruel imperialismo Estado Unidense com a ajuda dos malvados da CIA que financiam o golpe contra a democracia brasileira. A única e verdadeira democracia é aquela aonde Lula seria nosso eterno líder, todo resto é golpe dos coxinhas! Maduro é um homem puro que fala com o espírito revolucionário do Hugo Chaves encarnado em passarinhos silvestres, vítima de sórdido complô das forças imperialistas capitalistas ocidentais. Como esses cominhos são alienados! Não percebem o óbvio! Lula é e sempre será inocente, seus filhos milionários são inocentes, Maduro é gente boa. Vocês coxinhas são loucos! Vão estudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *