PMDB, PT E PSDB: afundando juntos neste mar de lama

PMDB, PT E PSDB: afundando juntos neste mar de lama

Em tempo (atualizado às 11h55):

Depois de publicar o texto abaixo, leio na manchete do portal da Folha: “Brasil tem os piores políticos do mundo, diz pesquisa do Fórum de Davos”.

A matéria é do respeitável jornalista Clóvis Rossi, meu velho amigo, que escreve:

“Os políticos brasileiros são os menos confiáveis do mundo.

Não, não é uma opinião pessoal nem alguma mensagem postada nessa usina de maldades que são as redes sociais.

Trata-se da constatação do Fórum Econômico Mundial, aquele que reúne, todos os janeiros, a elite global em seu encontro anual em Davos.

Está no índice de Competividade Global divulgado nesta terça-feira.

No sub-item “Confiança do público nos políticos”, o Brasil aparece na 137ª posição, o último lugar, já que são 137 os países que compõem o Ìndice”.

Está explicado o que relato nesta coluna.

***

Em tempo (atualizado às 17h25):

Recebi e reproduzo abaixo a seguinte nota que recebi da assessoria do senador Aécio Neves:

“O senador Aécio Neves entende a decisão proferida por três dos cinco ministros da 1ª Turma do STF como uma condenação sem que processo judicial tenha sido aberto. Portanto, sem que sequer ele tenha sido declarado réu e, o mais grave, sem que tenha tido acesso ao direito elementar de fazer a sua defesa.

As gravações consideradas como prova pelos três ministros foram feitas de forma planejada a forjar uma situação criminosa. Os novos fatos vindos à tona comprovam a manipulação feita pelos delatores e confirmam que um apartamento da família colocado à venda foi oferecido a Joesley Batista para que o senador custeasse gastos da defesa.

Usando dessa oportunidade, o delator ofereceu um empréstimo privado ao senador, sem envolver dinheiro público ou qualquer contrapartida, não incorrendo, assum, em propina ou outra ilicitaude.

O senador Aécio Neves aguarda serenamente que seus advogados tomem, dentro dos marcos legais, as providências necessárias abuscar reverter as medidas tomadas sem amparo na Constituição. E confia que terá restabelecido o mandato que lhe foi conferido por mais de 7 de milhões de mineiros”.

***

* Aécio Neves, do PSDB, é afastado do Senado e das baladas noturnas.

* Lula, do PT, é acusado de apresentar provas fajutas de sua inocência.

* Michel Temer, do PMDB, é denunciado por corrupção pela segunda vez.

* José Dirceu é condenado à prisão perpétua e Antonio Palocci negocia delação premiada.

Tudo isso aconteceu no mesmo dia, 26 de setembro de 2017, uma terça-feira para ninguém esquecer em Brasília.

O que há em comum nestes fatos, qual o fio condutor deste circo de horrores em que se transformou a política nacional?

É a completa falência do sistema político e dos nossos três maiores partidos, que governaram o país nos últimos trinta anos, e agora afundam juntos no mar de lama do “presidencialismo de coalizão” movido a propinas e distribuição de cargos.

“Por onde começar?”, perguntei ao Heródoto Barbeiro na abertura do meu comentário no Jornal da Record News (assista ao vídeo após o final do texto).

O STF tinha acabado de anunciar a surpreendente decisão da Primeira Turma, que rejeitou o pedido de prisão preventiva de Aécio Neves, mas suspendeu seu mandato e o proibiu de sair de casa à noite.

Trata-se de uma decisão inédita, ainda mais em se tratando de um político tucano, presidente licenciado do PSDB e principal aliado do governo do presidente Michel Temer.

Na Câmara, a farra continuava animada, como se nada tivesse acontecido, com a barganha de votos por benesses do governo para evitar a abertura de processo contra o presidente de turno.

No Senado, aprovavam meio na surdina um fundo eleitoral com dinheiro público ao custo estimado de R$ 2 bilhões.

No PT, o principal partido de oposição, os ex-ministros Antonio Palocci e José Dirceu tomavam caminhos opostos.

De um lado, Dirceu praticamente condenado à prisão perpétua e, de outro, Palocci acusando Lula e o partido para fazer delação premiada e escapar da cadeia.

“Somos um partido sob a liderança de pessoas ou seita guiada por uma pretensa divindade?”, disparou o ex-ministro da Fazenda na carta de quatro páginas em que rompeu com o PT.

Cada vez mais enrolado em sua defesa nos processos e denúncias sem fim na Justiça, o ex-presidente Lula, líder nas pesquisas para 2018, apresentou recibos com datas de 31 em meses que só têm 30 dias no calendário.

Com seus principais líderes acuados e sem saber o que fazer ou propor ao país, PMDB, PT e PSDB só se uniram para garantir na “reforma política” a grana nas eleições, agora que está proibida a parceria-público privada do financiamento de campanhas e de assalto ao falido Tesouro Nacional.

Conseguiram quebrar ao mesmo tempo a política, a economia e a esperança, deixando no caminho mais de 13 milhões de desempregados neste grande país de 200 milhões de habitantes, absolutamente perplexos e atônitos, assustados e inertes.

Vida que segue.

Veja o vídeo:

22 thoughts on “PMDB, PT E PSDB: afundando juntos neste mar de lama

  1. Por enquanto, o que ser ver é a quadrilha do PT/PMDB afundada até o pescoço na lama da corrupção, e a acusação que 01 (um) nome do PSDB também está na falcatrua.
    Que todos os culpados sejam punidos, seja quais forem suas siglas partidárias.
    Contudo, me pareceu estranho o STF, ao não encontrar os tais “fatos legais” para prender o Aécio, criar uma nova jaboticaba (como no caso da preservação dos direitos políticos da Dilma), criando a figura do “Senador fastado”, que não existe em nenhum artigo constitucional, como se isso foi feito, para agradar aos zumbidos e gritarias.
    Por outro lado, já seria estranho (por demais), um ex-Presidente da República, declarar em juízo, que pagava aluguel de mais de 4 mil reais/mês, em dinheiro vivo, por mais de 5 anos seguidos, e ainda apresentar “ressibos” fajutos, com datas de vencimento em 31 de junho, 31 de novembro e/ou 30 de fevereiro. Quem, que não seja traficante, corrupto, ou qualquer praticante de ilícitos graves, já pagara aluguel por mais de 5 anos, sempre em dinheiro vivo, de mais de 4 mil reais, levados pela esposa, (agora já morta) que recebia “ressibos” fajutos, feito no Word, com datas de vencimento que nem existem no calendário?
    Qualquer um que não esteja movido por alienação e/ou cumplicidade, não engole esse deboche da defesa do Lula, tido por ele e pelos seguidores da seita corrupta, como “homem mais honesto do mundo”!

    1. Ora, Gilvan, o PSDB, seu partido, é igualzinho ao PT e PMDB e outros partidos do mesmo nível, a diferença é que é protegido pela justiça. Lembra-se do caso do promotor de SP que recebeu documentos da Suíça para investigar seu partido e os esqueceu em uma gaveta por 2 anos? Seu partido tem Paulo Preto, Vizinho, Santo, trensalão; tem conselheiro do tribunal de contas indicado por Covas que ficou milionário e é dono de ilha. Seu partido há mais de 20 anos governando SP só deixou passar a CPI da merenda na qual ninguém foi responsabilizado. Dá um tempo

  2. Obrigado General Mourão, muito obrigado pelo chacoalhão que destes no nosso judiciário………..resumo da ópera; o guerreiro do povo brasileiro vai desfrutar seus últimos dias de vida longe de sua mulher e de sua filha (questão de opção), o playboy esta proibido de viajar para exterior e não terá mais suas noitadas, o outro autor de uma carta que deu sustentação ao governo Lula, agora lança outra que é a pá de cal nesse que se tornou no maior vigarista de nossa política……Quanto ao honestão esse é aquele que se embriagou pelo poder, esquece ou engana-se em acusar os outros pelos seus próprios erros. Pela “lei Mourão” que passou a rondar esses picaretas nos últimos dias, o honestão tem muito a se preocupar, do que lhe espera.
    Obrigado General Mourão, muito obrigado.

  3. Enquanto isso, o PT e o partido que mais cresce, tem mais filiados, tem maior numero de simpatizantes, e seu candidato vence em qualquer cenario, TODOS seus adversarios…..a vida do coxinha nao esta facil.

    1. Você continua ecoando os sons das caixas de ressonância da seita petista, e nem se dá o trabalho em dizer, que no ano passado, nas eleições municipais, vocês diziam a mesma coisa, e o resultado foi um estrondoso fracasso nas urnas!
      E para te encher de mais esperanças, só vai conseguir algum resultado positivo, onde se aliar com o PMDB, como em Alagoas, por exemplo, cujo lulismo anda de braços dados com Renan Calheiros!

  4. Até tu, meu Mestre? Pesquisas que fogem ao cerco da desinformação silenciosa, adotada pelos institutos ligados ao monopólio da “informação”, Datafolha e Ibope, explicam o estranho silêncio de 5 meses, ao informarem que o PT, e só o PT, cresce e aos poucos vai saindo desse “mar de lama” em que o atiraram, através da maior operação já montada no país, visando criminalizar um só partido, de fato, por prática comum a todos partidos relevantes no cenário político desde Dutra e suportada pelo TSE desde sempre: O “Caixa 2 de campanha”. Sem o qual, nesse sistema, ninguém se elege. Hoje, ao anunciar novo fundo, Abílio, Nizan, Huck e Armínio, escancaram a desavisados e cínicos, que nada mudou. Lula não está cada vez mais enrolado em sua defesa nos processos e denúncias sem fim na Justiça, e sim, cada vez mais caçado e perseguido, por extravagante jurídico, o “Lawfare” de Curitiba, e NÃO “apresentou recibos com datas de 31 em meses que só têm 30 dias no calendário”, mas sim, vinte e seis recibos emitidos e assinados pelo LOCADOR, entre os quais dois com data não existente no mês (erro comum), sendo um deles, de 31 de junho, cristalino tratar-se erro no mês, junho ao invés de julho, observada a data emissão, 05/agosto e a existência de recibo com vencimento 30/junho, de mesmo ano. Apenas discussão ridícula imposta pela mídia para salvar do desastre o conto dos recibos, à falta de provas, sacado pelo “Imparcial”. Deveria ser ignorado, pois as pesquisas mostram o povo percebendo o logro, a farsa, o golpe, nele aplicado. Por fim, entre os que “conseguiram quebrar ao mesmo tempo a política, a economia e a esperança, deixando no caminho mais de 13 milhões de desempregados (…)”, cabe ao PT a responsabilidade por não empregar tudo que era possível, para impedir que os golpistas alcançassem esse desastroso objetivo, que não está a acontecer por acaso, foi deveras planejado, inclusive além 200 milhas.

  5. Surge mais um indício de falsificação de provas por parte da alma mais honesta das galáxias. Glauco da Costa Marques, primo de Bumlai e dono do imóvel alugado, estava em Los Angeles na data da assinatura de um dos recibos entregues à Justiça. Há também inúmeras outras inconsistências como recibos assinados em finais de semana, falta de autenticação, ausência de mais de 30 recibos e o estado de conservação dos documentos, que não teriam marca de tempo. Fora a burrice do falsificador em entregar 2 recibos assinados com datas que não existem (31 de junho e 31 de novembro). Vida que segue, né não!?!?!?

  6. Como assim, os piores politicos ? Esses imprestáveis estao bem acompanhados, pois temos o pior jornalismo e os piores jornalistas, os piores tribunais e os piores juízes, as piores igrejas e os piores pastores, os piores empresarios e os piores lobistas etc…..

  7. Aqueles cidadãos honestos que não possuem bandidos de estimação se sentiram frustados pela não prisão do senador corrupto e tendo a certeza que o ex além de corrupto como foi condenado é de falsificador de documentos além de não ter o mínimo de caráter em jogar toda culpa na Falecida. Também de alma lavada em mais uma denúncia ao atual presidente que mantém a organização criminosa do PMDB roubando o futuro dos Brasileirinhos e principalmente ver um dos responsáveis por ter instalado uma organização criminosa nos últimos 13 anos que destruiu nossa economia e junto nossas Empresas públicas e fundos de pensão passar seus últimos dias num lugar que nunca devia ter saído que dos ladrões e corruptos que é a cadeia. Vida que segue

  8. Meu caro Kotscho, agora você reuniu fatos que te levaram a conclusão de que esses partidos chafurdam num mar de lama. Esses e todos os demais. Quadrilhas organizadas pra saquear o erário público. Agora nem o foro privilegiado serve para o Aécio. Tem que dar graças a Deus que os ministros só o colocaram de castigo a noite. Se tivesse tido a mesma sorte do Delcídio já estaria em cana. Temos os piores políticos e continuamos elegendo-os. Todo mundo incomodado com as declarações do General Mourão, principalmente o STF que resolveu atuar com um pouco mais de rigor com esses pilantras. Tomara que esse mesmo STF coloque na berlinda o Collor, o Renan, o Moreira Franco etc.etc.etc. E a nós só resta continuar trabalhando para pagar os altíssimos impostos que até financiarão a eleição dos pílantras que continuarão nos roubando. Que vergonha!!!!!

  9. Com um texto perfeito, principalmente em seu fecho final, o articulista RK demonstrou nossos partidos igual à um Titanic, onde todos brigam por um bote de salvação, para acabarem sucumbindo à morte por hipotermia… E aqui no Balaio, fanáticos partidários continuam firmes tocando seus clarins, como se o que está acontecendo é com o barco ao lado e que nada vai atingi-lo. A miopia politica corroi até a alma.

  10. Kotscho: “Leia aqui hoje o que você vai ver em outras colunas amanhã ou depois de amanhã”. A profecia do Balaio feita em 2015, em “post” de Ricardo Kotscho (quando o Caranguejo “dava banana para nós”), continua sendo cumprida. A atualização da notícia do Fórum de Davos é uma prova material explícita da profecia comprovada, um ou dois dias antes. Coincidentemente, a quebra da tradição republicana, que sempre impedira a “reeleição”, também implicou a quebra da economia, da sociedade e do Estado. Barbosa Lima Sobrinho estava certo e foi profético quando combatera, combatera e combatera a reeleição. Senão vejamos, sua entrevista à Folha, aos 99 anos, em 1996, duas décadas passadas. Folha – Qual é a sua maior preocupação hoje?.
    Barbosa Lima – Em todas as constituições republicanas, pelo menos nas constituições legítimas, sempre se considerou inelegível o presidente da República para a sua própria sucessão. Esse é um dispositivo fundamental. Folha – Por quê?.Barbosa Lima – Porque ninguém pode ter ideia do gasto que vai fazer um presidente que se candidate à reeleição, além das concessões que tem que fazer”. Barbosa Lima Sobrinho, que subscrevera o pedido de impeachment de Collor de Mello ( à época em que PC Farias viajava os céus do Brasil no seu “Morcego Negro” amealhando dez por centos das empreiteiras), produziu uma frase célebre: ” No Brasil só existem dois partidos: o de Tiradentes e o de Silvério dos Reis”. O velho governador pernambucano e presidente da ABI, se vivo estivesse, diria hoje que seriam três partidos e incluiria o Partido dos Alcaguetes.

    1. “Léxico – Dicionário de Português On-Line – Significado de Cínico: adj. e n.m. – Diz-se de ou designa o que ou quem menospreza as normas sociais e os pensamentos e opiniões normalmente aceites pela sociedade; sem-vergonha, ousado ou descarado; indivíduo sem pudor ou vergonha;” “Um cínico é um homem que sabe o preço de tudo, mas o valor de nada” (Oscar Wilde). Mas se apenas mais um mero desinformado a desprezar o filtro modéstia, irônico, o que em outros tempos duvidaria, mas no atual certamente mais que provável, respeitada a presunção da inocência [útil], favor desconsiderar o cínico pespegado na opção primeira.

  11. Kotscho: “Leia aqui hoje o que você vai ver em outras colunas amanhã ou depois de amanhã”. Mais uma vez a profecia cumpre-se. As pesquisas mostram os tucanos e o Cartel do MT embolados no lamaçal, com rejeição maior do que à “seita”.

  12. “Libertas quae sera tamen” ,era o lema dos Inconfidentes. Protestavam contra a entrega das riquezas do Brasil…Precisamos de uma nova Inconfidência para salvar o Brasil! E a minha maior decepção é que o Temer é meu conterrâneo…e está entregando as riquezas do país…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *