Lula e Bolsonaro sobem para 2018; o PSDB encolhe

Lula e Bolsonaro sobem para 2018; o PSDB encolhe

O deputado federal Jair Bolsonaro (PSC), ex-militar candidato da extrema-direita, engoliu os presidenciáveis do PSDB na disputa pelo segundo lugar, enquanto o ex-presidente Lula sobe e segue líder disparado em todos os cenários de primeiro turno para 2018.

Ao mesmo tempo, o PT volta a crescer e chega a 18% na preferência dos eleitores, enquanto o PSDB encolhe para 5%, ao lado do PMDB, os principais partidos da aliança governamental.

Este é o resumo da ópera da nova pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira, a primeira após as delações da JBS.

Nos oito cenários de primeiro turno apresentados pela pesquisa, a ex-senadora Marina Silva, da Rede, fica atrás apenas de Lula, que tem 30%, empatada com Jair Bolsonaro, com metade das intenções de voto do petista.

Lula tinha 22% em dezembro de 2015, quando Marina liderava com 24%, aparecendo agora com 15%.

Neste período, Bolsonaro subiu 11 pontos, saindo de 5% para os atuais 16%.

Os tucanos Alckmin (8%) e Doria (9%) surgem empatados em quinto lugar. Aécio Neves não aparece mais na lista.

A rejeição a Lula oscilou para cima de 45 pra 46%.  Alckmin (34%) e Bolsonaro (30%) vêm em seguida.

Em informação escondida no pé da matéria “Com Lula líder, Bolsonaro e Marina disputam 2º lugar”, a Folha registra que a popularidade do PT subiu de 11%, em 2015, para 18% dos eleitores com preferência partidária.

No mesmo período, o PSDB caiu de 9 para 5%. A maioria do eleitorado declarou não ter preferência por nenhum partido.

As novidades nesta pesquisa são os nomes do campo jurídico: Joaquim Barbosa, ex-presidente do STF, e o juiz Sérgio Moro, responsável pelo processo contra Lula na Lava Jato, ambos sem partido.

No primeiro turno, Sergio Moro surge com 14%, empatado com Marina Silva, no cenário que tem Lula com 29%. Joaquim Barbosa tem entre 10 e 13%.

No segundo turno, Moro (42%) está em empate técnico com Lula (40%). Se a adversária for Marina, Lula também empata em 40%. Em qualquer outro cenário, o ex-presidente está na frente.

Faltam ainda 14 meses para as eleições presidenciais, se não houver nenhum imprevisto no caminho.

Vida que segue.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

20 thoughts on “Lula e Bolsonaro sobem para 2018; o PSDB encolhe

  1. Como já dizia o Barack Obama esse Lula eo Cara engole essa Moro chupa que e de uva e tenta prender o ex presidente Lula sem prova pra ver o que vai acontecer contigo kkkkkkkk

    1. Vai acontecer o quê, gajo? Em primeiro lugar, só não há provas nas cabeças dos adoradores do molusco; em segundo lugar, iriam fazer o quê? Não irão fazer absolutamente nada a não ser vociferar, comi sempre e continuar com i mantra maldito: “Foi golpe!”… Gozado: O PT adora pedir impeachment contra os outros, como fez desde o Collor e a todos que o sucederam… Quando chega a vez dos moluscóides, passam a berrar desesperados! Pimenta no c* dis outros é bom, né? Agora, aturem e bebam do próprio veneno, pois o molusco é carta fora do baralho…

  2. Estourou a bolha do Golpe impichado. O povo não perdoará o que o PSDB está fazendo com a Pátria. FHC e os seus, NUNCA MAIS! O fiasco de Temer no Brasil, Rússia e Noruega, é ainda menor que o fiasco do PSDB. Alckmin quebrou São Paulo, Dória fantasiado de “prefeito”, Aécio decolou para as trevas do arrependimento e Serra não passou no teste de “ministro” das relações exteriores de suas contas na Suíça. Ardendo na fogueira da traição… o PMDB inchou, impichou e implodiu. Pior, o guru e dúbio FHC, pra inglês ver, agora… dá uma no cravo, outra na ferradura. Não adianta mais, oh! guru… está faltando “inglês”… em suas profecias. PSDB e PMDB morrerão de mãos dadas na praia da traição, um cuspindo na cara do outro. O povo não é tão bobo e a cada dia está implodindo a audiência da Globo. FHC e os seus, NUNCA MAIS! A bolha do Golpe… estourou de vez. Taí a pesquisa da Folha. Eu acredito.

    1. Pura verdade, Phillips! PSDB e agora o renomeado MDB, morreram juntos no lodaçal em que quiseram entrar e chafurdar! FHC, este vetusto comunista, nunca enganou quem está ligado nas suas patranhas… Voltemos aos primórdios desse verme: Aposentou-se como professor universitário com apenas 17 anos de exercício… Quem começa mal, bem não pode prosperar!

  3. “Me engana que eu gosto”…..O Encantador de Jumento sempre teve 25% de seu eleitorado fiel, então teria na verdade 5% acima (que poderia ser mais ou menos)……elle tem um índice de rejeição de quase 50%, e isso o descredencia num segundo turno, até hoje nenhum candidato com esse índice de rejeição ganhou uma eleição…….Não estou nem considerando o mais viável, a impossibilidade delle ser candidato ou mesmo sua prisão………RESUMO DA ÓPERA esses índices é pra boi dormir
    Eu fiquei surpreso foi com o Doria, que se apresenta nas pesquisas com 10% (com apenas 6 meses na política), isso se considerarmos que mais de 70% do eleitorado o desconhece, e ainda ter apenas 20% de rejeição.

  4. É incrível como para a mídia não existe direita, apenas extrema-direita. Assim como nunca exista a extrema-esquerda, apenas esquerda. Tudo mera coincidência, claro…

  5. Pesquisa é boa quando agrada nosso interesse. Tipo aquela do Senador Requião que pensando que o resultado seria diferente deu 60% concordam com a prisão do ex na ocultação do Triplex. Como não gostou, disse que foi robotizada a pesquisa. Igualzinho à pesquisa do Datafolha. Aqui por diversas vezes difamada. Seria fácil de medir se realmente é bem visto pelo povo. Que tal marcar uma caminhada pelos principais centros das Capitais do Brasil, sem aqueles papagaios de piratas em volta. Poderia ser o Grande Sérgio Moro de um lado da calçada e o grande líder da esquerda do outro. Vamos registrar os adjetivos que irão direcionar a ambos. Como digo dependendo de quem olha o copo poderá estar meio cheio ou meio vazio. Mas a sentença está madura para ser publicada e logo saberemos o destino de quem utilizou o poder para esconder patrimônios. Não esquecendo que ainda falta o preso político Palocci. Que tão logo delate se tornará o maior inimigo da esquerda brasileira. Vida que segue

  6. O nome da popularidade do PT é bolsa família, comida no cocho sempre da resultado, o cabresto usados pelos coronéis do nordeste fez escola. Lula, Bolsonaro, Dória, Marina… Estamos na roça. Calma Joaquim, se o Moro condenar Lula sem provas existem outras instâncias para recursos, tires outras ideias da cabecinha. Você é um daqueles que acredita que o sítio e triplex não são do Lula, como o malufista que não acredita que ele tem conta na Suiça?

    1. Vá tu comer no cocho !!! Que tal ??? É assim que um coxinha enxerga um ser tão humano quanto ele ??? Isso é doença cara!!! Procure ajuda o quanto antes!!!

  7. O PSDB vai ser o primeiro a afundar na canoa furada do governo Temer. Esses tucanos querem apoiarem e fazerem parte de um governo corrupto, sem caráter, sem moral, sem prestígio, protetores de bandidos, está aí o resultado, será um partido em via de extinção nas eleições de 2018.

  8. Hoje saiu a sentença do Palocci, e a do Lula está a caminho. Calango nordestino tem que cumprir seu destino, sem ter o que pôr no prato. Enquanto aumenta a pressão no andar de baixo. Pesquisa saída do Datafolha, é duvidosa, principalmente quando lá se tem funcionários ligados ao ex-presidente-, pois todos sabem que esta pesquisa só objetiva pressionar o Moro na liberação da sentença final. Sem chance. Creio que o Facin transferiu os outros três processos do Lula pra Brasília e SP, foi para desafogar um pouco da pressão sobre o Moro no que tange ás mobilizações em Curitiba. O Lula antes de pensar em ser candidato, deveria solucionar primeiro suas pendências com a Justiça federal, que eu penso que vai garrar!

  9. Encolheu o PSDB? Boa, PMDB! Fica, Temer. Quantos corações medrosos batendo descompassadamente com os números da pesquisa Folha. Bem feito. Lula está no meio do rio, rio acima, ou rio abaixo. Jamais desceu da canoa. E se tiver de passar o remo a outro, o fará, à bordo. FHC treme só de pensar nisso. Desancora não, Temer. Você atravessou o rio na curva da traição e não tem como voltar.

  10. Lendo certos comentários, Mestre, penso que o mais trágico momento do homem que mantém a capacidade de pensar e sabe-a não manipulável a partir das informações que chegam, é quando só lhe resta convencer a si de algo que pensadamente sabe não crível, mas é preciso sê-lo, caso contrário sentira-se transformado feito o Samsa de Kafka, embora pressinta que ao faze-lo, também sentira-se igualmente pegajoso. Pois é, como verso da Capoeira do Arnaldo, do saudoso “Ronda” Vanzolini, “os pecados do domingo, quem paga é a segunda-feira”. Mas parece que ainda não satisfeitos em auto enganarem-se ao anunciarem há meses (mais uma vez) que o PT e Lula tinham acabado, agora, feito a “falsa baiana” de Geraldo Pereira, “mexem remexem, dando nó nas cadeiras”, para convencerem-se que Lula, que sobre humanamente lidera as pesquisas, é o Poderoso Chefão de uma imensa e sofisticada organização criminosa, onde, investigada toda a sua vida e várias gerações da família e próximos, contando inclusive com esforços e empenho total da NSA, não encontraram um só misero sinal de riqueza, possuída ou usufruída, não compatível, que pudesse compor e justificar o figurino, por eles, ao “culpado Lula” destinado. Será o Benedito, Mestre, que Lula seja o primeiro Poderoso Chefão, Franciscano, onde, ao contrário de comprovados gangsteres e chefões de quadrilhas, apenas ele e os que lhe são próximos, não lucram compativelmente com o crime que lhe acusam ter praticado?

  11. A empolgação dos petistas é até compreensível.Pois em qualquer País sério, o Lula não teria 3%, muito menos 30%. Contudo, prefiro a constatação que quase 50% do eleitorado o rejeita. Isso até a justiça sentenciá-lo como criminoso. Até Lula ser inocentado, deve ser visto, como um réu na eminência de ser condenado. E olha que o caso Triplex já deveria ter sido extinto pelo princípio da insignificância, comparado aos verdadeiros descalabros causado pela quadrilha PT/PMDB, que governa o o Brasil desde 2003.
    Avante Lava jato!

  12. Que dupla teremos para 2018 – O futuro próximo recomprometido”.O povo brasileiro,trabalhador e ordeiro não merece isso!.Não pensa Kotscho que deveria surgir novos políticos e opções para os eleitores brasileiros().

  13. O Cesar T, tem razão, Gleisi Hoffman, presidente do PT, e seu marido, tão envolvidos na corrupção, mas é o Lula é quem manda na sigla.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *