Brasil sacoleja no Trem-Fantasma sem destino

Brasil sacoleja no Trem-Fantasma sem destino

“Temer não é ponte para o futuro. Temer é ponte para o passado” (economista Monica de Bolle, do Instituto Peterson).

***

Na longa, imprevisível e sacolejante viagem que estamos fazendo celeremente rumo ao passado dos tempos da Lei Áurea e dos coronéis donos de gado e de gente, veio-me a imagem dos parquinhos de diversões de antigamente nas cidades do nosso interior, bem antes dos brasileiros descobrirem os encantos da Disneyworld.

Lembram-se?, uma das atrações era o Trem-Fantasma _ um susto a cada curva, gritos de pavor, fortes emoções.

A diferença em relação ao que senti esta semana como passageiro da longa agonia brasileira é que aquele trem tinha hora de partir e de chegar, ponto de partida e de chegada, o brinquedo era seguro, as pessoas se divertiam.

Sabíamos que a viagem seria breve, e logo estaríamos todos comendo pipoca e maçã do amor.

Às vezes, a gente saía direto do Trem-Fantasma e subia na Montanha-Russa, uma farra danada, mais ou menos como o espetáculo encenado esta semana na melancólica pracinha dos Três Poderes em Brasília cercada por soldados.

Não tem mais farra, não tem mais brincadeira. As bruxas e os fantasmas são reais, personagens resgatados da República Velha, em carne e osso, sacripantas que zombam da nossa cara.

Neste Trem-Fantasma de delações, gravações e malas com pacotes de dinheiro vivo, as assombrações não são mais imaginárias, mas assustadoramente verdadeiras.

Nem é o caso de fulanizar porque todo o elenco parece saído do mesmo circo de horrores onde antes imperavam a mulher gorila, a mula de duas cabeças, e outros bichos.

Perdoem-me, mas descrever esta realidade, mais parecida com a ficção inverosímel de um Gabriel Garcia Marques, não é tarefa para velhos comentaristas políticos perdidos entre fake-news, furos furados e pós-verdades.

Chamam a isso de “novo normal”, que ainda não descobri o que quer dizer. Pedem-me para explicar o que está acontecendo, mas como fazê-lo, se não consigo nem entender?

Tudo virou estranhamente normal, por mais anormal que me pareça.

Como explicar a cena de um presidente recebendo a sós em seu palácio, depois das dez da noite, o megaempresário investigado por corrupção, que paga mesada para um ex-deputado preso, confessa uma série de crimes, e depois sai assobiando para curtir sua fortuna na Quinta Avenida em Nova York?

Sem querer entrar no mérito das tenebrosas transações, o que mais me chamou a atenção nas conversas gravadas entre delatores e delatados, em mais esta crise do fim do mundo que não acabou, foi a vulgaridade da linguagem empregada e a certeza da impunidade, sobrevivendo altaneira, apesar das mil operações Lava Jato.

Sei que posso parecer nostálgico, pois sou mesmo antigo, mas por estes dias senti uma saudade danada dos tempos do Trem-Fantasma naquele parquinho de diversões da praça principal de Caraguatatuba, onde comecei a namorar minha mulher.

A gente era feliz, e sabia.

Vida que segue.

Fim de linha

Ao final do seu imperdível artigo publicado na página três da Folha desta sexta-feira, sob o título “Fim de Linha”, escreve o professor Paulo Sergio Pinheiro, meu velho amigo PSP, que foi secretário de Direitos Humanos no governo FHC e hoje preside a Comissão da ONU de investigação sobre a Síria:

“É inaceitável que aceitemos, para evitar abalos econômicos, um governo comprometido com a corrupção. É grotesco imaginar ser sustentável a condução de qualquer plano de reformas, por mais milagroso que pareça, por um bloco no poder que atua não somente de costas para a humanidade, mas também à revelia da lei.

Os estragos causados na institucionalidade e no Estado de Direito têm de ser estancados. Chegamos ao fim da linha”.

Antes fosse, ouso discordar, caro PSP. Temo que ainda estejamos longe do fim da linha e você ainda possa vir a sentir saudades da Síria.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

47 thoughts on “Brasil sacoleja no Trem-Fantasma sem destino

  1. Prezado Kotscho. Apenas uma pergunta. Você que esteve próximo ao poder por algum tempo, alguma coisa que veio à tona é novidade? Não sabemos todos como sempre se financiou campanhas em nossa terras Tupiniquins? A questão é agora que, na briga de ratos, temos uma vontade institucional de investigação atuante.

    Abraços cordiais.

    Ronei

  2. Apesar de toda essas provas, repercussões nacional e internacional contra esse presidente não eleito pelo povo, dificilmente ele sairá do poder antes do final de 2018. A direita brasileira representada principalmente pelo PSDB e DEM atolada na lama da corrupção dará suporte político para que ele permaneça no poder, mesmo à revelia da lei.

      1. Não Dani , o PT pode até ser corrupto tb mas não vai dar suporte a esse governo não. Aff precisa desenhar prá ver se consegue interpretar uma? resposta. A isso chama-se analfabetismo funcional.

  3. Excelente artigo publicado pelo professor Paulo Sergio Pinheiro na Folha. Na verdade o único comprometimento da direita no Brasil desde a chegada dos portugueses em 1500 sempre foi e será com a proteção das empresas estrangeiras na extração das nossas riquezas a preços irrisórios e com a corrupção.

  4. A gravação pode não ter sido conclusiva, porém as intenções e os fatos levam esse governo, em especial o Temer, a ingovernabilidade.
    Para não ser traumático, o razoável seria sua renúncia, porém ontem deu mostras que o apego ao poder é maior que a sensibilidade ao povo já tão sofrido (já vimos isso recentemente).
    Outra coisa chocante, vou a gravação da conversa do Aécio com Joesley, que vocabulário é esse de um senador?(já vimos isso, também, no governo passado e de uma ex primeira dama), ………..e tem gente que acha ruim a lava jato rsrsrs, como esta sendo bom conhecermos um pouco da “intimidade” desses nossos “Excelência”. VIVA A LAVA JATO !!!…

  5. Kotscho, há um pensador que disse que a ignorância é um paraíso. Não jovem e não vi muito, mas acho que eramos ignorantes (a isso) e não sabíamos. A nossa política sempre foi assim, alias esse é um dos motivos de eles não conseguirem parar: é um hábito. Acho que agora estamos criando os anticorpos para termos um Brasil mais saudável no futuro.

  6. O que me deixa impressionado é como a força tarefa da lava jato, sabe lidar com a opinião publica contraria. Soltou um aperitivo da delação da JBS ontem que implicavam Temer ( o golpista ) e Aécio ( o arque inimigo) e os PTs e satélites riram, se deliciaram e se esbaldaram, como se não houve amanhã ou como se não estivessem na mesma lama de seus algozes. Hoje a delação sai por completo lá estão os seus deuses ( Lula, Dilma, Guido e outros ). Como negar uma e legitimisar outra parte??? Cabe a nos brasileiros de bem rezar, pedindo a Deus que nos salve, por que esta verdadeiramente difícil ser brasileiro.

  7. Caro e prezado grande repórter RK, parece que o nosso amado Brasil é, ainda que mal comparando, uma nave rumo ao desconhecido. Há figuras caricatas no poder e, sinceramente, tenho vontade de rir toda vez que vejo o “deputado” Carlos Marun(PMDB-MS). Ele parece o Zé Colmeia e não arreda pé – e pelo jeito nem a mão – na defesa do Lulia, outro caricato e patético. Triste Brasil!
    Quem explica o Brasil? Freud? Shakespeare? Chamem o Costa-Gavras ou o produtor da série House of Cards. Parem o Brasil que eu quero descer. Vem aí Carmen Lúcia ou Diretas-Já?

  8. Querido RK. Vejo sempre que possível o Jornal do Heródoto, por sua causa e do Nirlando Beirão. Aliás, da TV aberta é o único programa que assisto. Mas, ontem, fiquei surpresa com sua posição sobre o tamanho do escândalo do áudio. Mesmo que não houvesse a concordância com o mensalão de Cunha, que está audível (tem que manter isso…), dez por cento daquela conversa derrubaria qualquer presidente em qualquer país do mundo. O cidadão entra no palácio na calada da noite, sem dar o nome, narrando crimes e crimes, envolvendo políticos, procurador (além do suborno, diz que tenta trocar um procurador) e dois juízes, tudo isso para um presidente da república e não se configura crime de peculato para este? Sinalizar que juros vão cair? REFIS? troca de diretor do CADE? Acho que estou perdendo o senso de medida. Sério. Abraços da fã.

    1. Cara Rita,
      Você tem toda razão nas críticas que me faz.
      Não tinha ouvido todos os áudios. O conjunto da obra é um escândalo sem tamanho, sem precedentes.
      No post de hoje, comento exatamente esta visita na calada da noite e a narração dos crimes.
      De vez em quando, a gente acerta; de vez em quando, a gente erra.
      Abraços,
      Ricardo Kotscho

  9. Nesse saudoso e bem lembrado trem fantasma que nos levou da vida que segue à infância, Mestre, não podia tudo, tínhamos que nos manter sentados e chegava certo, como disse, a estação que nos levava a roda-gigante, a montanha-russa, que não comia criancinhas, ao carrossel e as guloseimas de mastigar, lamber e lambuzar. Mas nesse trem, nada fantasma, em que nos embarcaram sem percebermos em 17 de março de 2014, vale tudo a pena se resta no Brasil o que se depena. É o trem marcha a ré, puxado pela “locomotiva do mercado”, ora sem combustível, composto pelos vagões, do atraso, da desigualdade, do patrimonialismo de estado, do ódio, da incompetência, dos sem raízes, da justiça maçônica, da mídia monopólio, dos hereditários, dos políticos despachantes, dos cínicos e hipócritas, “dos barões famintos, dos napoleões retintos e dos pigmeus do bulevar”, empurrados túnel do tempo abaixo, por analfabetos políticos virtualizados e literalmente entubados, de bicos amarelos abertos à espera das migalhas e da autorização para embarcar no vagão dos meios capatazes e meios bate-paus. PS: O “Fim de Linha” do grande Paulo Sergio Pinheiro, hoje na Folha, faz contraste de intensa luminosidade, ao registrar o grotesco de imaginar que quem atua à revelia da lei possa conduzir qualquer coisa no comando de um país, com a opinião INCONCLUSIVA da Folha quanto ao áudio e consequentemente ao “Fim de Linha”, como também tu, quanto ao “Fim de Linha”, Mestre, mas por razões outras, pessimistas, mas que procedem e comungo.

  10. Lula eleito, prometeu descarrilar a locomotiva dos golpista de sempre (especialmente a rainha do PiG)… quem vem atras vira escombro, sucata, ferro velho, lixo.

  11. Outro belo texto, senhor Ricardo Rotscho. Post Irretocável. Temer sequer teria competência para lavar a privada desse parquinho de diversões. Temer não é ponte, provado está. Parasita político, ponte jamais o foi. Temer, omisso, conivente, criminoso e traidor. A quadrilha de Temer, instalado o parque de diversões em sua cidade, roubaria até os fantasmas. E Gilmar Mendes, metido a “ombudsmaníaco” de plantão, não diz nada? Terá Sua Excelência e pares do TSE, coragem de pôr esse trem lotado de bandidos propineiros , sugadores do dinheiro do pobre, novamente nos trilhos? Estamos perto da Estação da convulsão social. O povo está a ponto de descarrilar esse trem de Brasília. Para não correr sangue inocente, já que o traidor é covarde para renunciar, que o TSE julgue e condene essa figura jurássica, qual carrapato nas gordas tetas da corrupção tupiniquim. Senhor Temer, fora. Senhor Temer, chegou o tempo de temer o “fora” a ser protagonizado pelo povo. Com a palavra o TSE. Que se julgue e condene Temer, resgatando e recomeçando com dignidade a História do sofrido povo brasileiro. Que o TSE saiba que ao exarar a sentença, que esta, seja a mesma que o povo já assinou nas ruas da Pátria brasileira.

  12. Você faz parte dos que mais acertam. Felizmente ainda contamos com alguns poucos ótimos jornalistas. A maioria perdeu-se nos chiqueiros do PIG.

  13. Já foi dito, com razão, que a corrupção não nasceu com o PT. Mas não foi mesmo. O PT deu outra dimensão à corrupção, ou outro patamar. O estouro Joesleigaty foi o ápice de um projeto iniciado em 2003 com a ascendência do PT ao poder. A ideia,à época era ”comprar” tudo e a todos ,e para tal empreitada, claro, o auxílio luxuoso dos empreiteiros e fornecedores de serviços ao Estado .Daí porque a defesa intransigente, constante e a qualquer custo do estatismo,do qual tantas e tantas vezes clamamos aqui mesmo no balaio, ser um facilitador e gerador de corrupção. Podemos ver agora, com a clareza plena o motivo de se manter a PETROBRAS estatizada, pois que dali seria gerado recursos para bancar alianças espúrias e a manutenção de ONGs guerrilheiras para dar suporte ideologizado ao crime. Dizíamos à época que, para manter a fidelidade dos militantes descontentes e decepcionados com a guinada liberal do partido, foi necessário inchar a folha de pagamento de pessoal e promover aumentos salariais elevados no aparato público. Aí está o desastre. Visível e dolorosamente escancarado de tal forma que dispensa especialistas e sabichões para detectá-lo. A saída, também dolorosa, será ,Constitucionalmente, uma eleição indireta com mandato até 2018 votada pelo Congresso.

    1. Mas lembrar que de comprar apoio começou com o mensalão mineiro e a emenda de reeleição do PSDB, sua memória falha né velho. Sr. possuidor de memória seletiva.

  14. Já foi dito, com razão, que a corrupção não nasceu com o PT. Mas não foi mesmo. O PT deu outra dimensão à corrupção, ou outro patamar. O estouro Joesleigaty foi o ápice de um projeto iniciado em 2003 com a ascendência do PT ao poder. A ideia,à época era ”comprar” tudo e a todos ,e para tal empreitada, claro, o auxílio luxuoso dos empreiteiros e fornecedores de serviços ao Estado .Daí porque a defesa intransigente, constante e a qualquer custo do estatismo,do qual tantas e tantas vezes clamamos aqui mesmo no balaio, ser um facilitador e gerador de corrupção. Podemos ver agora, com a clareza plena o motivo de se manter a PETROBRAS estatizada, pois que dali seria gerado recursos para bancar alianças espúrias e a manutenção de ONGs guerrilheiras para dar suporte ideologizado ao crime. Dizíamos à época que, para manter a fidelidade dos militantes descontentes e decepcionados com a guinada liberal do partido, foi necessário inchar a folha de pagamento de pessoal e promover aumentos salariais elevados no aparato público. Aí está o desastre. Visível e dolorosamente escancarado de tal forma que dispensa especialistas e sabichões para detectá-lo. A saída, também dolorosa, será ,Constitucionalmente, uma eleição indireta com mandato até 2018 votada pelo Congresso.

  15. Quantas crianças esses corruptos assassinaram? Quantas crianças morreram por falta de remédios, equipamentos, médicos e hospitais? Ouvimos milhões para todos as organizações criminosas travestidas de partidos. Hoje recebi uma mensagem no WhatsApp que define bem o Brasil de hoje: “Corrupção tem no mundo todo, mas fã clube de corrupto, só no Brasil”. Até quando as pessoas irão deixar que suas ideologias e vaidades fiquem acima da população ordeira e honesta? Lendo os comentários de hoje e passados, fica se defendendo o indefensável e tentando a todo custo dizer que o outro é mais corrupto. Todos estão no mesmo saco da roubalheira e corrupção, sem distinção de partido e ideologia. Agora para jogar tudo na lama comum o projeto de abuso de autoridade bancado por políticos de direita e esquerda foi apadrinhado até pelo Ministro Gilmar Mendes. Todo esse movimento tinha e têm um único objetivo: Calar e acabar com as investigações da lava-jato. Espero que a pressão popular não deixem. Vergonha. Meu único sentimento hoje. Abraços

    1. Cesart…nao adianta ironia de quinta categoria…na minha opiniao vc nao eh nada engracado e tambem nao me parece muito inteligente…anyway, I don’t care….doi ouvir verdades neh pelego?

  16. As revelações de Joesley sobre Aécio, Temer, Cunha não são nenhuma novidade, pois a grande corrupção vem dos governos FHC. O PSDB é mestre nisso, portanto não há nada de novo no front. O duro é ver coxinhas ainda atirando pedras só no PT. Um pouco de cultura não faz mal a ninguém, pessoal. Parem de sentar sobre o próprio rabo e reconheçam que o golpe pró impeachment de Dilma foi um verdadeiro tiro no pé. Até os movimento MBL e Vem Pra Rua se acovardaram e não vão participar do movimento “Fora Temer” que está sendo convocado para domingo na Avenida Paulista. Estão certos, pois não entendem nada de política mesmo!

  17. Algo dito pelo Renan, e publicado na mídia há pelo menos um mês atrás está-se confirmando: – o Cunha mesmo preso ainda continuava (usei o verbo no pretérito) mandando no governo, e as malditas reformas (Trabalhista e Previdenciária) não passariam jamais pelo Senado. O velho caudilho sabe das coisas. Tá cheirando eleição indireta, e o futuro presidente terá, certamente, o aval do Temer – outra raposa velha. O Cunha é o malandro inteligente. No dia da votação do impeachment, ele olhava no olho de cada um, como que dizendo: a vez de vocês ainda vai chegar. Certa vez ele chegou até a afirmar que não ia cair sozinho!

  18. Cruz credo. Mas sabes que já faz um tempo venho temendo que nos convertamos em algo parecido com a Síria? Nós e a Venezuela , e mais i parte da América do Sul. O império norte-americano agoniza e como é mais do que sabido os no seu declínio ficam muito mais vorazes.

    1. Rachel, o presidente Temer está fazendo chacota com o povo brasileiro. Ele só vai sair do poder depois que transformar o Brasil em uma Venezuela da vida. Em relação de transformar o Brasil em uma Síria, fique sabendo que aqui no Brasil mata mais gente que na Síria por falta de segurança pública..

  19. Kotscho, o seu blog é muito valioso porque aqui a gente tem a oportunidade de se expressar e aprender ouvindo a opinião dos outros. Embora acho que é tolice pessoas ficarem se digladiando, procurando o domínio com palavras, de um querer ser melhor do que o outro defendendo quem não tem defesa. Se o ladrão tá no poder, foi o povo que o pôs. O povo vota muito bem (MAL). É preciso cair na real, Democracia não funciona no Brasil. O envolvimento com a Corrupção reforça o ensinamento dos mestres da Teologia: a maioria dos políticos, infelizmente, nem serão julgados por Deus – pois já estão sem volta no caminho rumo ao Inferno.

  20. Prezado Kotscho: Bons tempos mesmo aquele do “Trem-Fantasma naquele parquinho de diversões da praça principal de Caraguatatuba”. Era o Parquinho do Trombini. Também segurei na mão de uma menina muito bonita nesse mesmo Trem-Fantasma, mas que acabou não sendo minha namorada. Agora esse “Trem- Fantasma sem destino” que você cita pode chegar ao final de linha se tivermos, por mais difícil que seja a sua execução, diretas já, em todos os níveis (não somente para presidente), acompanhada de uma reforma política.

  21. Muitas vezes aqui no Baldio vários comentaristas foram criticados por escreverem que os partidos políticos não passavam de quadrilhas. Aí está meu caro Kotscho. Empreiteiras, JBS, Montadoras etc. Uma classe política totalmente envolvida e comprometida com a corrupção. Independente de bandeira ideológica. E o Fla X Flu correndo solto nas redes sociais, nas manifestações de rua, nas famílias. Quanto desperdício de tempo e energia. Agora os mortadelas e os coxinhas se degladiam sobre eleições diretas ou indiretas. Os esquerdopatas querem eleições diretas agora já que o Lula ainda não foi condenado na 2a instância. E o restante querem evitar que isso ocorra. Ou seja, parece que ninguém aprendeu nada com tudo que vem ocorrendo na esfera política judiciária. O Brasil efetivamente poderia se dividir em 5 nações distintas tais são as diferenças de formação, educação, objetivos das diversas regiões brasileiras. Ainda não há luz no fim do túnel. Abs

  22. Será que devo acreditar ao menos uma vez nos petistas?
    Segundo os petistas, a única propina válida foi aqueles 2 Milhões do Aécio e 1 milhão para Temer..O resto é tudo mentira dos caras da Friboi…pois não tem nenhuma filmagem..! Fiquem tranquilos, Cunha, Kassab, Cid Gomes, Serra, Martha Suplicy, Guido Mantega, Palocci, Dilma, Lula, e tantos outros…Vocês só serão apontados como recebedores de propinas, se aparecer em alguma filmagem das operações controladas da Polícia Federal! Çei!

  23. Cala a boca, Batista!!! E FHC não diz nada? Não? O PSDB de FHC e Aécio, de Doria e Alckimin, de Serra e demais filiados, está na moita. Caladinho, pedindo a Deus para outras delações do Batista, desviarem o foco da má fase, “esgoto a céu aberto”, de sua vida política. Aécio indicou o substituto e licenciou-se “de araque”. Só isso, e ninguém fala mais nada? E FHC não diz nada?? E acham que “o riquinho da fantasia”, por se autodenominar “não político”, que já se “apresentou” em caso de últimas necessidades… e acham que “o da fantasia” esconderá seu partido numa provável candidatura? Bem “” peessedebestado”” , dizer que a maioria não chafurda na lama onde vive Aécio, é sem dúvida… covardia total. Covardia e traição para com a vara quádrupede, inocentes animais de chiqueiros da roça, fonte de emprego de muitos brasileiros em serviço honesto e honrado. E FHC não diz nada??? Ninguém sabe em que lama o PSDB escondeu Aécio! Que silêncio é esse? Deveria ser expulso. Sua irmã está na cadeia. E FHC não diz nada???? Doria não é político? É tão político e domina, com todo o respeito, a politicalha na calada das madrugadas… às margens do Tietê. Ou não é traição, igual a Temer, apresentar-se no lugar de Alckmin, para fazer a elite dominante do país voltar ao Poder? Que fantasia é essa agora? E FHC não diz nada??? Aécio, Alckmin, Serra e Temer estarão nas páginas do livro que o ex presidente promete lançar em breve? Na podre história brasileira, eles já conquistaram seu “merecido” capítulo negro. Hmmm… Doria eleito, até a rampa do planalto sabe que é o retorno do velho PSDB. O mesmo PSDB de Aécio, Serra, Alckmin e jurássicos propineiros outros. E FHC não diz nada? …………… Com total respeito ao político Fernando Henrique Cardoso, embora ninguém esquece as masturbações de seu governo… denunciadas pelo seu homem de confiança e Ministro Serjão. PSDB, quem diria? FHC tem explicação para justificar tanto silêncio?…………. No PSDB todos só rezam e falam: CALA A BOCA, BATISTA!

  24. Caro Kotscho, não comentei nada até agora sobre os últimos acontecimentos porque é preciso muita calma e cautela nessa hora. Primeiro devo dizer que tenho trauma desses trens desde criança quando me levaram a embarcar em um desses no velho Parque Shangai que existia no Parque D. Pedro II. Nunca mais fui o mesmo!!! Não gosto de fantasmas e nem de quem vê fantasmas como é o caso do Michel Temer que correu do Palácio da Alvorada assim que viu um quando se olhou no espelho.
    Quanto a conjuntura é preciso esperar mais pra que tudo se esclareça. Se a Globo resolveu agora satanizar o Temer é porque aí tem!!! A Globo só age em benefício próprio e pra ferrar o povo. E mais nada!!! Portanto vale ouvir o fantasma do velho Brizola que ensinava : “Na dúvida, procure saber pra que lado aponta a Globo e siga o caminho contrário”. Então agora a palavra de ordem é FICA TEMER até que se façam eleições gerais e diretas o quanto antes e com uma grande e definitiva reforma política, essa sim a reforma de que o Brasil mais necessita pra se livrar de vez dos seus velhos fantasmas autoritários. Eleição indireta com esse Congresso e esse judiciário e com aquela mulher parecida com a Mortícia da Família Adams aí sim que é o terror !!!

    1. Quando se apaga a luz da democracia o resultado é sempre as trevas. E com a direita brigando de faca no escuro onde ninguém é de ninguém. O que está acontecendo é pior que a suruba do Jucá que dizia que o Aécio seria o primeiro a ser comido. Não foi preso ainda por que??? Não adianta tirar o “mordomo” e botar a “Mortícia”, o povo é que tem de decidir!!!

  25. Se ainda restaria dúvidas ao TSE sobre o quão podre foram as eleições de 2014, não resta mais. A dupla vencedora deve ser cassada. Em tempo (ou o tempo se encarregou), de agradecermos que o segundo colocado não possa assumir.
    Por enquanto resta a Constituição, que prever uma eleição indireta. Pior que muitos querem golpear a Constituição. E são exatamente àqueles que são pai e mãe da Ordebrech, da OAS, do Eiki Batista, dos irmãos “Batista da Friboi” do Cunha, do Sérgio Cabral, e de tantos outros apodrecidos, são os que pregam o golpe da “eleição direta?” para tentar eleger o maior responsável por toda essa destruição do Brasil, antes que a Justiça possa impedí-lo.
    Ou seja, depois de matarem as galinhas, derrubarem o galinheiro, querem colocar a raposa para comandar a zona!

  26. Mestre, saca só as frases extraídas de dois comentários abaixo: “(…) Até quando as pessoas irão deixar que suas ideologias e vaidades fiquem acima da população ordeira e honesta? …Fica se defendendo o indefensável… Todos estão no mesmo saco da roubalheira e corrupção, sem distinção de partido e ideologia. …Todo esse movimento tinha e têm um único objetivo: Calar e acabar com as investigações da lava-jato.” O gajo replica standards e força desconhecer que a população não é tão ordeira e menos honesta que se diz, basta olhar em volta, quando não para si, além de observar o microcosmo que a representa no congresso, assembleias e câmaras. Porém, mostrando “evolução”, agora considera não ser apenas aquele, mas todos, culpados, mas insiste desconhecer a realidade dos fatos e considera indefensável o justo e/ou inocente, e pior, o que hoje ocorre objetiva acabar com a lava-jato. Tadinho, acredita em moro e força tarefa lutando contra a corrupção e após três anos, ainda não deu conta tratar-se apenas de luta pelo poder. A outra: “A saída, também dolorosa, será, Constitucionalmente, uma eleição indireta com mandato até 2018 votada pelo Congresso.” Reveladora, escancara que o povo pode ser tudo, durante muito tempo, mas não tapado durante todo o tempo, como outros. Após 3 anos de perseguição jurídica-midiática sem precedentes, o povo percebe que não há no Brasil, político atestado mais honesto e capaz que Lula da Silva, pelo fato que contra ele, apesar de esforços até do NSA, só sobraram delações premiadas do, “ouvi dizer”, “ele sabia”, “é o chefe”, “fulano disse” e com convicções e sem provas, por aí vai, enquanto outros que só agora chegam, via Imponderável da Silva, bastam dias para saltar prova, grampo e vídeo, de todo lado. Então o velho meia furada diz, só pode ser “indireta, respeitando a constituição”, a mesma que desrespeitaram em 2016 com golpe, mas agora tem um porém, terão que combinar com o povo, que deseja eleger no voto direto, o da Silva, presidente.

  27. Que Trem-Fantasma, que nada, Mestre, é o Chapéu Mexicano, sem cinto e assento às nádegas, com muita pimenta e travação. Terrir puro na veia, pois a mídia resolveu prolongar a chanchada do mordomo de vampiro e tenta distrair a distinta platéia com o hamletiano drama de desinformação, “O Grampo, to be, or not to be”, esquecendo que ao público foi dado ciência ter havido compra de votos de deputados no “golpeachment da presidente Dilma”, origem de toda essa tragédia, cuja autora, a trupe jurídico-midiática, tem dois de seus principais artistas, hoje, no olho do furacão político. Não devemos esquecer ainda acepipes complementares servidos pela JBS, destacando-se malas de dinheiro disponibilizadas a Temer e Aécio, cujos fiéis escudeiros, deputado Loures e primo Fred, levaram-nas ao destino final, um não divulgado e o outro ao amigo Perrela, dono do esquecido helipóptero da meia tonelada. Temer e Aécio, ao insistirem, mostram que perderam completamente a noção dos limites da escancarabilidade comprovada. Haja peroba, seletividade e “não vem ao caso”, para manter essa turma longe da justiça, há tanto tempo.

  28. Onde será que anda aquele movimento do MBL? Será que está com depressão pós pato? A polícia federal deveria investigar esse movimento. De onde será que vêm os recursos financeiros para bancar esse movimento farjuto?

  29. O Jornal Nacional, em edição histórica, admitiu que mentiu sobre as contas de Lula e Dilma, que na verdade pertencem aos donos da JBS. Então, quero agradecer ao Johnny pelas incansáveis tentativas de culpar o PT pela roubalheira do Aécio, Eduardo Cunha, Michel Temer, etc… Gilvanildo Costa, Meia Coxa, José Eduardo, Mauricio Teixeira, José Anysio Vieira Guimarães, Johnny e demais anti-Petistas do Balaio, em nome de 14 milhões de desempregados e de suas respectivas famílias, quero dizer-lhes: PARABÉNS !!! Sem a decisiva participação de voces, nada disso teria sido possível. Kotscho e amigos, o Brasil foi entregue a uma quadrilha de bandidos da pior espécie, graças a essa cambada de gênios da melhor espécie. Estamos no mato sem cachorro, que Deus tenha misericórdia do povo brasileiro !!!!!

  30. As reticências da vida……… Trem sacolejando? Quanto otimismo, prezado diretor do Balaio do Kotscho………… Os fantasmas foram os primeiros a saltarem fora na curva em declive dos Batistas, logo após o túnel da vergonha. Não viu a Globo? Não viu a Veja? Perdendo audiência e leitores, mudaram a estratégia e sacolejaram o governo que construíram, implodindo a ponte Temer da traição golpista…………… Manter um império a qualquer preço, mesmo com “oportunos lances batistanos”, patos amarelos impichados no meio, está cada vez mais difícil. Assinantes e audiência que o digam… Pode fazer as pesquisas. Hoje, as pesquisas de cada cidadão consciente de sua força e importância, em segundos de rede social, multiplicam-se milhões de vezes……………Quantos políticos “batistanos” existem por aí, cortando a carne fraca e podre do governo Temer. Este impichado, veio das trevas, já natimorto. Assim continua, há um bom tempo. Os fantasmas fogem das alças de seu caixão…………. Temer e fantasmas viram o tiro vazar a culatra da traição. Os pais da criança e prepostos outros, saltaram do trem ao primeiro sacolejo. Precisam de crematório urgente. Inclusive aqueles impérios que fazem de bobo, o sofrido, o descoberto, o desnutrido e incauto irmão brasileiro………….. Quando o povo descobrir , mesmo sacolejando, sua força, saltará para o trem bala das urnas democráticas. Hmm… faltará crematório para o Executivo, Legislativo e Judiciário! Fora, principalmnte com os “comparsas aecianos” da dispensável senatoria federal. O povo estará pronto para enfrentar os deuses dos tribunais de toda espécie………. O Brasil precisa de menos picadeiros e sambódromos. A Pátria de todos nós………. precisa de um Salvódromo e muitos crematórios… mais dignidade e menos reticências!

  31. Esse governo será cassado pelo TSE(chapa Dilma/temer). Por isso não quer renunciar e dirá: saí porque cassaram a Dilma. Entendeu a ausência de renúncia? A mídia poderosa já sabe disso, eis a razão da mudança de rota. Sobreviverá com fantasia o PSDB ?

  32. Carlos Aleixandre Almeida de Moraes – 21/05/17 – 01:15
    ”Mas lembrar que de comprar apoio começou com o mensalão mineiro e a emenda de reeleição do PSDB”
    Sim, sim, sim, claro! Não discuto isso. Discuto patamares e a capilaridade. A época citada 6 deputados foram ”comprados” por uma mixaria para votar pela reeleição .O PT pagou, segundo o processo do mensalão, (valor negociado com o presidente do partido ,segundo o processo)só para ter o vice José de Alencar, 15 milhões de reais na bucha, ao vivo e a cores. E o mensalão mineiro tinha ”modus operandi” mais cauteloso e ainda se prendia a certas regras de moralidade e volumes envolvidos. O PT, crente na impunidade e no apoio das ONGs e sindicatos sequer se deu ao trabalho de apagar vestígios e rastros ,ficando extremamente vulnerável às investigações. E gora ,mais uma vez, segundo o Joeslei, foi o PT que levou a maior parte da propina; 350 milhões de reais.
    E comprar apoio não começou em Minas. Desde da mais remota antiguidade os governantes, de alguma forma, às vezes veladas, dissimuladas e às vezes na mão grande, extorquiam mesmo, compravam apoio.
    O Imperador Romano Julio Cesar quis dar uma de durão nesta questão em 44 a.C. Deu no que deu. Até o sobrinho querido dele o traiu. Tu quoque, Brute, fili mi! Te lembras?

  33. Carlos Aleixandre Almeida de Moraes – 21/05/17 – 01:15
    ”Mas lembrar que de comprar apoio começou com o mensalão mineiro e a emenda de reeleição do PSDB”
    Sim, sim, sim, claro! Não discuto isso. Discuto patamares e a capilaridade. A época citada 6 deputados foram ”comprados” por uma mixaria para votar pela reeleição .O PT pagou, segundo o processo do mensalão, (valor negociado com o presidente do partido ,segundo o processo)só para ter o vice José de Alencar, 15 milhões de reais na bucha, ao vivo e a cores. E o mensalão mineiro tinha ”modus operandi” mais cauteloso e ainda se prendia a certas regras de moralidade e volumes envolvidos. O PT, crente na impunidade e no apoio das ONGs e sindicatos sequer se deu ao trabalho de apagar vestígios e rastros ,ficando extremamente vulnerável às investigações. E gora ,mais uma vez, segundo o Joeslei, foi o PT que levou a maior parte da propina; 350 milhões de reais.
    E comprar apoio não começou em Minas. Desde da mais remota antiguidade os governantes, de alguma forma, às vezes veladas, dissimuladas e às vezes na mão grande, extorquiam mesmo, compravam apoio.
    O Imperador Romano Julio Cesar quis dar uma de durão nesta questão em 44 a.C. Deu no que deu. Até o sobrinho querido dele o traiu. Tu quoque, Brute, fili mi! Te lembras?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *