Governo Dilma-2 acabou antes de começar

Governo Dilma-2 acabou antes de começar

Quarta-feira, 31 de agosto de 2016.

Acabou. Às 13h34, por 61 votos a 20, o Senado afastou definitivamente Dilma Rousseff da presidência da República e assume o cargo daqui a pouco o seu vice Michel Temer .

Era tudo absolutamente previsível desde a posse do governo Dilma-2, quando hibernou depois da vitória, montou um ministério muito fraco, não corrigiu os erros do primeiro governo e adotou a política econômica dos adversários que acabara de derrotar nas eleições.

Ainda no começo de 2015, no dia 5 de fevereiro,  às 10h01, sob o título “Governo Dilma-2 caminha para a autodestruição”, no auge da crise da Petrobras, quando a então presidente demorou a reagir, escrevi aqui mesmo que seu segundo mandato corria o risco de acabar antes mesmo de começar.

“Pelo ranger da carruagem desgovernada, a oposição nem precisa perder muito tempo com CPIs e pareceres para detonar o impeachment da presidente da República, que continua recolhida e calada em seus palácios, sem mostrar qualquer reação. O governo Dilma-2 está se acabando sozinho num inimaginável processo de autodestruição”.

Fui muito criticado e chamado de pessimista e derrotista pela maioria dos 211 leitores que enviaram comentários para o blog.

Não sou profeta nem dono da verdade, mas procurei explicar a eles que, para um repórter, basta lidar com os fatos como os fatos são, ainda que nos desagradem, e não como a gente gostaria que fossem.

Ainda nem se falava em Eduardo Cunha, que naqueles dias estava assumindo a presidência da Câmara, e só romperia com o governo muitos meses depois.

De lá para cá, todos sabemos o que aconteceu nesta tragédia anunciada. A crise econômica se aprofundou, a recessão, a inflação e o desemprego dispararam.

“Isolada, atônita, encurralada, sem rumo e sem base parlamentar sólida nem apoio social, contestada até dentro do seu próprio partido, (…) será que ela ainda não se deu conta do tamanho da encrenca em que se meteu?”, escrevi naquele texto premonitório de um ano e meio anos atrás, apenas três meses depois de Dilma ser reeleita.

De lá para cá, todos sabemos o que aconteceu nesta tragédia anunciada, que deixou 12 milhões de desempregados. A crise econômica se aprofundou, a recessão e a inflação dispararam, e Dilma perdeu a governabilidade. O governo Dilma-2 tinha acabado bem antes da presidente ser provisoriamente afastada em abril.

Ao longo dos últimos 110 dias perdidos em intermináveis discursos e questões de ordem da defesa e da acusação, cumpriu-se apenas o rito do impeachment previsto na Constituição. Se a decisão do Senado foi justa ou não, se houve golpe parlamentar ou se Dilma realmente cometeu crimes de responsabilidade, caberá aos historiadores do futuro julgar. Ao repórter, cabe apenas retratar fielmente o presente.

Repito agora o que disse no ano passado: “É duro e triste ter que escrever isso sobre um governo que ajudei a eleger com meu voto, mas é a realidade”.

 

62 thoughts on “Governo Dilma-2 acabou antes de começar

  1. Faço das suas as minhas palavras, já que Dilma caiu pelo conjunto da obra e as pedaladas só foram uma motivação para acabar com algo que estava esfarelando-se por si só!
    Dilma errou pela soberba, criticada até por seus pares, pelo ouvido “moco”, pela insistência em não condenar publicamente e com ênfase, seus pares denunciados e até condenados por atos de corrupção e outros crimes.
    Se um dia ocorreu de alguma “chantagem” por parte de Eduardo Cunha, conforme denunciado por ela, fica a pergunta o porquê de não haver denunciado no momento que ocorreu e o que ela tinha a esconder!
    O PT perde, por haver “criado em laboratório” uma idéia de super-administradora e por haver respaldado essa figura, inclusive nas mentiras para sua reeleição e tambem por haver misturado interesse público com ambiçoes particulares se imiscuindo e se favorecendo de mil imbróglios e maracutaias de corrupção, desvios e abuso de poder.
    Se o Brasil ganha ou perde, acredito sinceramente de que todos nós perdemos e muito, pois afinal a recuperação demorará muito acontecer, mas as perdas seriam muito piores se Dilma fosse inocentada e não tenho dúvidas de que seriamos em breve uma Venezuela piorada e aumentada, pois afinal temos 206 milhoes de bocas para alimentar!

  2. Boa tarde Kotscho. Gosto de acompanhar seu blog. Não concordo com tudo e respeito sua clareza de raciocínio. Acho que você foi um dos poucos que escreveu ou que descreveu o que iria acontecer, observando o desenrolar dos fatos sem a paixão das crenças políticas. Para mim o triste nesse governo é ver que pessoas de bom senso, como você, foram capazes de enxergar o caminho torto e cheio de obstáculos e ele não. Achou que estava tudo bem e que por ter sido “legitimamente” eleito, estava isento de ter uma base e apoio social. Não foi eficiente em ter apoio e arrogante em tentar tudo sozinho. Caiu.

  3. KOTSCHO, ACOMPANHO SEMPRE VC PELA RECORNEWS PERFEITO SEUS COMENTÁRIOS E SUAS ANÁLISES, INFELIZMENTE NÃO TINHA OUTRA SAÍDA SENÃO A CASSAÇÃO DA SRA. DILMA E RETIRADA DO PODER DA CÚPULA DO PT, A VACA JÁ ESTA NO BREJO AGORA A BATATA ASSADA ESTA NAS MÃOS DE MICHEL (UM SENHOR BEM MAIS PREPARADO PARA TOCAR ESSA NAÇÃO), VAMOS VER SE OS GOVERNANTES APRENDERAM ALGUMAS COISAS COM TUDO ISSO. ABAIXO A CORRUPÇÃO…

  4. Parabéns a todos que acreditaram e lutaram, cada um ao seu modo, para o Brasil não fosse condenado a uma vida miserável semelhante a outras nações, como Venezuela, que não conseguiu frear em tempo de cair no abismo que hoje vive. Por si só, esta decisão trás de volta a esperança que podemos continuar lutando por mais decência na política e em todas áreas.
    Parabéns aos Deputados Federais, inclusive aos oito deputados paraibanos, de um total de 11, que admitiu que esse processo pudesse ser julgado, Parabéns ao Senado Federal, que com todos seus defeitos, encontrou sua estatura no momento que foi preciso. Parabéns ao Ministro Lewandoski, que foi impecável na condução do julgamento. E mesmo discordando, parabenizo o Senador Jorge Viana-PT, que no momento de derrota, teve humildade de pedir a benevolência dos demais senadores, para que não cassassem os direitos políticos da Dilma. (que considero inconstitucional, e que será pendurada em algum cargo, para ter foro privilegiado), mas foi atendido. Que quem se sentir prejudicado que recorra, enfim… Assim como parabenizo o Senador Jorge Viana, também considero desprezível as atitudes do Lindemberg, pela arrogância, cuja, apenas a menção que nascera em João Pessoa, muito nos envergonha!
    Parabéns ao Jornalista Ricardo Kotscho, que durante todo processo, soube fazer a leitura adequada da realidade, ainda que em desconformidade de suas visões. Parabéns a todos que participam deste debate no Balaio, que se tornou uma arquibancada, onde cujas visões separou muitos, mas outros tantos permaneceram assíduos, participando do debate, apesar de nem sempre respeitosa. E claro, parabéns a DEMOCRACIA brasileira. Pois em nenhum outro regime, não teríamos 09 meses de um processo tão complexo e tão conflitante, sem que tivesse consequências maiores.
    Finalizo com o sentimento de alívio, meu e da maioria absoluta dos brasileiros, mas também com a disposição dos humildes, que mesmo em situações conflitantes, sai feliz sim pela vitória, mas nunca se deixa ser atraído a revanchismos para zombar de quem estava do outro lado também querendo vencer. VIVA A DEMOCRACIA!!
    João Pessoa-PB, Brasil – 31/08/2016.

  5. Você vinha escrevendo a realidade nua e crua sem devaneios ou fanatismo. Infelizmente, hoje tenho certeza que foi alçado ao patamar de inimigo da esquerda fanática e míope que nada via, ouvia ou escutava. Gritando o mantra de golpe, sem perceber que o verdadeiro golpe foi dado em 2014 com muita mentira e regada com muito dinheiro de corrupção. Como sua frase que sintetizou o que realmente aconteceu com final que vimos hoje: “…”…..Dilma caiu porque estourou o cheque especial no primeiro mandato, quebrou o País, mentiu na campanha da reeleição em 2014, ficou sem maioria no Congresso e perdeu o apoio da maioria da população…..” Destaco, ainda, a fala do Senador Magno Malta quando disse: ‘…o pt vez igual a assaltantes de banco. Foram cercados e pegaram os negros, pobres e movimentos sociais como reféns para poderem sair ilesos do assalto…” Felizmente foram pegos por 80% da população que lhes queriam fora do governo federal ou presos. Agora vamos torcer para que o remédio para consertar todo o estrago de 13 anos de demagogia e desastre na administração não seja mais amargo do que se avizinha.

    1. Maurício,
      o que esse Magno Malta fala não se deve escrever. Não tem credibilidade nenhuma.
      Ao contrário, não serve de exemplo para nada, é o retrato da falência do nosso sistema político.
      O que nos espera é muito amargo, sim, não nos iludamos.
      Ricardo Kotscho

    2. Desculpa Ricardo! Mas poderia indicar fatos. Realmente não acompanho a trajetória política dele mas acompanho os noticiários e não vejo envolvido em corrupção e roubalheira. Se for possível é claro. Obrigado.

  6. Os historiadores do presente já afirmam o golpe de 2016 Ricardo, sou historiadora e qualquer historiador sério que se preze afirma o fato independente de posição política e ideológica. A democracia sofreu um duro golpe.
    Nunca em minha vida anulei o meu voto, porém a partir deste ano esta será minha conduta. Não importa mais em que eu vote, o meu voto não vale de nada contra interesses de um pequeno grupo dominante neste país. Dia sombrio e lamentável.
    Maquiavel sabia o que dizia ao afirmar “os fins justificam os meios” na política não vejo frase mais certeira.

    1. Patrícia,
      como você, também nunca anulei meu voto, mas também não pretendo mais votar em ninguém.
      Pela lei, em breve estarei dispensado de votar, eu que tanto lutei para podermos voltar a ter o direito de eleger o presidente da República.
      Concordo com você: nosso voto não vale nada. Tudo muito triste.
      Abraços,
      Ricardo Kotscho

    2. Ingenuidade ou má fé. Difícil dizer. Compreendo o seu viés político, mas um jornalista que perdeu a capacidade de investigacao é inaceitável. Volte aos documentos básicos, vá ao Google, vá a campo…e vc verá que o que aconteceu tem chances massivas de nao ter sido a realidade nua e crua.. talvez o seu espírito crítico tenha se perdido com o passar doas anos. De quaqleur forma, sugiro que pesquise mais, colha esvidências e chegue a conclussoes mais realistas da situacao. Como dizia o Cazuza…a chance das “suas idéias nao corresponderem aos fatos” é grande..Bye.

  7. Primeiro Kotscho você não deve desculpas aos seus 211 leitores do seu blog, se infelizmente eles não tiveram capacidade de enxergarem o que se previa que iria acontecer a culpa não foi sua, mas deles pela incapacidade de entendimento, associada aos delírios de uma seita.
    _________________________________________________________________________-
    Só discordo de você, Kotscho, quando diz ….” não corrigiu os erros do primeiro governo e adotou a política econômica dos adversários que acabara de derrotar nas eleições”……..Os ERROS foram justamente por não adotarem a política econômica dos adversários já no primeiro mandato…esse foi o grande erro, essa foi a grande IRRESPONSABILIDADE que estamos pagando a conta.
    _________________________________________________________________________

    TCHAU QUERIDA !!!

  8. Convenhamos. Foi um GOLPE de mestre do Lula. Acabou com a base do governo Temer. Rasgou a Lei de Ficha Limpa, pois inclusive vão cassar Eduardo Cunha mas nas próximas eleições ele se elege de novo e costurou acordão contra a Lava Jato. Não dá para negar, o Lula é faixa preta 10 dan na canalhice e bandidagem.

    1. Bem risivel isso.
      O obvio é que sempre houve premiaçoes, premios em primeiro lugar politicos pra senador que votasse pro- Mordomo decorativo, claro. Porem nao havia premio algum a fim de que TAMBEM votassem para eliminar os direitos politicos de Dilma. E 11 acharam que o mandato era o bastante e sabem que ela não é politica nem gosta da area legislativa.
      Depois é cristalino que uma coisa é manter direitos politicos de uma cidadã idônea e inocente. Outra coisa será manter direitos politicos de um crápula certificado em cartório.(quando outros deputados incomparavelmente menos crápulas nao o tiveram)
      O cara de quem eles querem subtrair os direitos politicos é Lula em 2018, estúpido!
      “Ele se elege de novo” e ‘Costurou um acordao’ contra a lava jato”
      a correlaçao de tempo nessas duas coisas, qual é? Nem da logica.
      Primeiro nao costurou: cunha é ator pequeno demais para isso e outros o farão, mas só com ajuda da Globo.

  9. RK, vou usar um frase sua “Vida que Segue”, sua previsão política para a Dilma, revelou-se certeira. Até um cego conseguia enxergar, menos Ela, foi por cauda do PSDB? do Cunha? Do Temer? Incentivou o Kassab a criar um novo partido para enfraquecer o PMDB, etc. Foi por causa própria, se um dia se quer tivesse escutado o Lula, não estaria onde esta hoje, foi alertada, não deu ouvido, muito falaram não deu “bola”, hoje o derradeiro dia “D”, dia do Adeus. Desejo a Temer sorte na condução deste pais de 12 milhões de desempregados, com mais um PIB negativo (hoje em 3,9%), que a esperança reflita em investimentos, empregos e renda.

  10. Feliz dia 31 de Agosto, Feliz dia do Impeachment…
    Melhor que o feriado de Tiradentes…
    Melhor que o feriado da Proclamação da República…
    Melhor que a copa do mundo…
    Melhor que as olimpíadas…
    Seria até melhor que o carnaval se houvesse uma festa…
    Mas para não criar mais um feriado, poderíamos, trocá-lo pelo dia 7 de setembro, o feriado da Independência do Brasil, que agora se livra do Governo mais corrupto de todos os tempos no planeta.
    Não é verdade que o PT, Lula e Dilma criaram a corrupção, eles apenas aplicaram anabolizantes e turbinaram em milhares de vezes a forma de roubar, pagar propina, fazer barbáries na rua, invadir a terra alheia, e nos fazer passar vergonha perante outras Nações, e tudo isso para o PT aumentar a competitividade com as maiores facções criminosas do mundo, o Talibã, Al Qaeda, Hamas, o Islã e outros restando de tudo apenas trevas e ruínas na economia de nosso povo.
    Mais escroto que ver alguém defecando na Av. Paulista dando a desculpa do Golpe, é a própria presença nefasta de Lula no Senado ao lado do Chico, e não atras das grades junto a sua família de bandidos…
    Espero que isso não demore pra acontecer…
    Feliz dia do impeachment 2016 a todos…
    Que bom que estamos livres deles(estou engasgada com o PT desde o Mensalão ai vem o Petrólão), votamos no Lula para ele moralizar o Planalto, votamos no PT para ele fazer as reformas que tinham que ser feitas, mas infelizmente Lula só serviu para a corrupção, acharam que ficariam o resto a vida no poder, não gosto Temer mas e o que para hoje.
    Votei em 2 mandatos do Lula e 1 de Dilma, na eleição passada já anulei o meu voto, e espero que em 2018 eu tenha um candidato para votar, porque as porcarias que nós temos realmente não da vontade, os políticos que temos da nojo.
    A saída da Dilma me deixa muito FELIZ….. TCHAU MENTIROSA

  11. Kotscho, não podemos nos conformar com esse golpe da maneira que você parece achar normal pelas linhas que escreve neste texto. É um verdadeiro absurdo ver o PSDB sorrindo por conseguir vencer vergonhosamente em 3º turno as eleições presidenciais de 2014. Dilma foi a escolhida pela maioria e só poderia deixar seu cargo pelo impeachment se houvesse cometido crime de responsabilidade, o que foi provado não ter feito. Não podemos nos conformar com o absurdo que foi Aécio Neves e sua turma decidir não aceitar os resultados e fazer de tudo para que o governo Dilma não existisse, tornando o país ingovernável ao não aprovar nada que a presidente encaminhasse, seja à Câmara dos Deputados, fosse ao Senado. Seu segundo governo não acabou antes de começar, mas sim, foi boicotado pelos derrotados. Você, como jornalista, deve ser o primeiro a levantar a bandeira da indignação.
    Se Dilma não se mostrasse competente, que os supostos competentes se candidatassem em 2018 e tentassem se eleger, como ela o fez por duas vezes com sucesso. Tirá-la do poder através de manobras obscuras não pode ser aceito por ninguém! A maior prova de que o PSDB almeja aniquilar o PT no tapetão, por não conseguir faze-lo nas urnas, é ver que agora vão recorrer ao STF para exigir que os direitos políticos de Dilma que foram mantidos pelo Senado sejam também dela retirados, como foi feito com seu mandato. O que querem é briga, não justiça. Isso todos já sabem.

    1. O pior cego, é aquele que nega a enxergar, e se voce ainda acha que ela não fez nada de errado em relação aos crimes, que Deus o ilumine e o abençoe com muita sorte e saude, mas aceita que o Brasil ganha muitooooooo com a saida, pois foi sem dúvida alguma o pior governo da história republicana. Dilma conseguiu com honra ao mérito e sendo “hours-concours”, ser pior que Sarney e Collor juntos e misturados.
      NUNCA NA HISTÓRIA DESSE PAIS, SE VIU TANTA BOBAGEM, ERROS E DESMANDOS…juntos!
      Chora na cama que é lugar quente, pois se voce está levando para o lado pessoal, voce perdeu amigo, mas acredite que no minimo 12 milhoes de desempregados e suas familias , milhares de empresários falidos, milhares de pessoas em hospitais falidos e etc…pensam diferente de voce e eu e muito mais que a metade do Brasil, estamos do lado deles!

  12. Pois é Kostcho … e vida segue para o PMDB, um partido que assume pela segunda vez pelas portas do fundo. Inacreditável! Assume sem voto. Duro é que muita gente esclarecida acha isso “super normal”. Ainda por cima dizem que Dilma se elegeu por causa do Temer! (em tempo: realmente, infelizmente, o que vc disse aconteceu. quando vinha aqui e lia achava que vc estava “urubuzando”) abs

  13. Mestre, na ocasião, em plena guerra em defesa do governo e da democracia, pensando-o dentro e por postar na véspera, “FHC dá bandeira: golpe paraguaio está em marcha”, discordei, não em relação ao conteúdo do fato, que não tinha como não comungar, mas quanto a forma e a adequação ao expô-lo, comentando: ” (…) Na atual conjuntura, melhor efeito teria a mensagem incisiva e necessária se direta aos que podem mudar rumos, prerrogativa essa que tens, ao invés de alimentar transversalmente no Balaio esses corvos, cuja natureza no futuro, podendo, é vazar nossos olhos”. Ano e meio depois, permanece à exatidão o que escreveu, e nem poderia ser diferente tratando-se de quem se trata e se também visível a simples mortais, versados e informados sobre as coisas da política, a tragédia anunciada, na hibernação, no afastamento do PT e à entrega do comando político aos três mosqueteiros, dado que eram por demais escancaradas e inexplicáveis. Porém, se “ao repórter, cabe apenas retratar fielmente o presente”, continua faltando abordar com ênfase, pelo significado, sobretudo à sobrevivência plena da democracia, os fatos que permeiam o outro lado da moeda política, aquele que beneficiou-se do amadorismo político impensável, ocupando lhe o vácuo, mas que já agia através de seus fiéis agentes à corrosão do governo eleito, logo após a derrota não aceita, estendendo a operação Vaza Jato, que deveria elege-los, para fustigar governo e PT, e abrindo novo front na justiça eleitoral, sob comando do general “Toga Falante”. Que Dilma tem responsabilidade sobre a crise econômica e os mosqueteiros escancararam imprudentemente o flanco, é vero, mas que os golpistas nunca deixaram de tramar sua queda e do PT, alimentando a crise econômica e gestando a crise política, é mais que trovato, é fato que não pode ser abstraído, pois faz parte da Obra (sic), considerando que ao repórter cabe ao menos retratar fielmente o presente, afinal, Dilma/PT foram golpeados não pelos defeitos, mas sim pelas qualidades.

  14. Pelo menos o Brasil ganha credibilidade a nível econômico. Os investimentos externos voltarão e isso já é um ótimo começo pra recuperação da economia e do emprego. Ainda passaremos por maus bocados até que o deficit primário transforme-se em superavit. R$ 170 bilhões não é brincadeira. Com essa arrecadação pífia os cortes de despesas serão bem dolorosos. Tomara que tenham o bom senso de não sacrificar ainda mais a combalida população de baixa renda principalmente aqueles que se iludiram achando que eram parte da “nova classe média” e já estão voltando pro gueto. No mais tudo transcorreu exatamente como preconizado pelo Kotscho. Governo morreu antes de começar e começou a morrer no 1º mandato quando a grande estrategista econômica definiu que independente da queda dos preços das comodities o país tinha que continuar crescendo baseado no consumo interno e na expansão do crédito com diminuição de taxas de juros. Segurar artificialmente os preços dos combustíveis e da energia e desonerar setores considerados “chaves” somados a necessidade de aumentar gastos pra se reeleger, gastar o que não tinha e pra esconder as falcatruas, contar com a conivência do Banco Central resultou nessa cagada final e num deficit primário que é o maior da história da República Se somar a isso a inabilidade política e a tentativa de “´peitar” o PMDB o banquete estava preparado. São muitas cagadas feitas em poucos anos. Vida que segue.

  15. Meu caro Kotscho, UMA SEMANA TRISTE QUE MARCA O FIM DE DOIS CASAMENTOS, tendo como pano de fundo a Globo: O do William Bonner com a Fatima Bernardes; e o do Brasil com a Democracia. A Dilma perdeu a presidencia e o Bonner perdeu a sua familia. Nada a comemorar, somente a lamentar. Felizmente a Dilma, pode erguer a cabeça, encarar seus filhos e netos que sempre se orgulharão tanto agora, quanto no futuro; pois continuará sendo BEM RECEBIDA pelos maiores expoentes da cultura nacional, nos diverso segmentos: Teatro, cinema, literatura, musica e etc. Fico feliz em poder compartilhar a tristeza dos meus idolos. A Dilma sim TERÁ A SUA VIDA SOCIAL E PROFISSIONAL DE VOLTA. Impeachment é azar para o Brasil e sorte para o Rio Grande do Sul, que terá a chance de ter a Dilma como GOVERNADORA EM 2018. “Façam uma pesquisa para o governo do Rio Grande do Sul em 2018, afinal faltam apenas 2 anos; que convenhamos é um periodo muito mais curto do que o de 4 anos que os institutos fizeram em 2015 para a sucessão presidencial, em que na ultima aferição o Lula apareceu em primeiro”.

    1. Gesiel .. o povo Gaucho não merece tanta desgraça assim. Ja foi arrasada com os sucessivos governos do PT e agora vem mais essa.? melhor mesmo a Dilma reaver aquela lojinha de 1,99 e ficar bem quietinha no seu canto. No maximo, algum governo petista que restou, pode lhe dar um cargo de confiança,(ja que o PMDB deu a misericordia de ela não perder seus direito polioticos) para que ela não acabe mudando para a republica de curitiba

    2. Meu caro gesiel, mas que comentário cheio de ingratidão e mau agouro rapaz!
      Nenhum agradecimento ao Renan e a o Cunha, que na hora “H” salvou os direitos políticos da Dilma? Deixa de arrogância,e faça ao menos um reconhecimento ao Renan e ao Cunha pelo acordão!
      Ah, e pára de mau agouro para com o povo do Rio Grande do Sul…
      Minha avó sempre dizia..” quem cospe pra cima cai na testa”!

  16. Kotscho, peço por favor a você e a todos: os favoraveis ao impeachment e os contra o golpe, que “VOTEM SIM”; pois só assim podemos escolher OS MENOS PIORES para termos um dia os melhores como maioria. Entendo a sua forma de pensar Kotscho, mas quero acreditar que seja uma desilusão momentanea no calor do atual cenario politico. -Tirei meu titulo com 16 anos, QUANDO NÃO TINHA IDADE PARA A OBRIGATORIEDADE DO VOTO; e hoje em dia, vejo UM MONTE DE VELHINHOS indo votar contentes, mesmo SEM TEREM TAMBÉM A IDADE OBRIGATORIA DE VOTO, como adolescentes a caminho do recebimento da carteira de habilitação. -Certa vez, fiz a mesma pergunta para uma menina de 16 anos, que como eu fiz um dia, encarou naquele dia uma fila enorme para votar pela primeira vez; e fiz também a mesma pergunta do “por que estava alí votando?”, para um senhor. E a resposta de ambos foi a mesma: A de que o voto era uma forma de se sentir parte da sociedade (uma forma de sentir mais vivo). “Kotscho, compre o jornal, e vem ver o sol, ele continua a brilhar apesar de tanta barbaridade. Escuta o galo cantar a aurola dos nossos tempos. Não é hora de chorar. E quem tem coragem pra ouvir… Amanheceu o pensamento, que vai mudar o mundo com seus moinhos de vento, para impulsionar a grande roda da historia. O poeta não morreu, foi ao inferno e voltou. Conheceu os jardins do Eden, dizer o que viu e nos contou. ( banda: Barão VERMELHO)”.

  17. O que é isto Ricardo ??? O golpe seria dado por mais capaz que fosse DILMA de administrar politicamente o seu governo, e você sabe disto. A tradicional máfia que sempre se beneficiou dos cofres da federação, já estavam na sobrevida, não suportavam mais estarem sem as chaves dos cofres em suas mãos.O golpe só não aconteceu antes, na época do mensalão, porque a situação econômica era favórável a LULA, e não havia número suficiente de idiotas, inocentes inúteis ( coxinhas ) nas ruas o pedindo.Agora cabe ao Traíra, e seus comparsas, tratarem de mostrar a que vinheram, pois, se para 2018 tínhamos só o LULA, agora temos LULA e DILMA.O geverno do traíra, este sim, nasce acabado antes de começar.

  18. …parece que o salvador mercado, aquele que ia encher o país de investimentos se DILMA saísse, não deu a mínima para a posse do traíra, a bolsa despencou, assim como o dólar que caiu, não pela entrada de novos mas pela queda da procura.

  19. “será que ela ainda não se deu conta do tamanho da encrenca em que se meteu?, escrevi naquele texto premonitório de um ano e meio anos atrás.” //// Só falta, agora, Kotscho profetizar que Aécio Neves, Rede Globo e Veja culparão a “herança maligna do PT” pelas mazelas do governo golpista !!! Kotscho, atitude digna seria reconhecer que errou nas injustas e exageradas críticas a Dilma. Se voce mesmo reconhece que ela não tinha apoio parlamentar, o que esperava ? Que fizesse como FHC e comprasse votos contra o impeachment ?

    1. Victor Hugo,
      eu não esperava nada, não reconheço e não profetizo nada, só conto o que está acontecendo.
      Se não está satisfeito, por que você não vai escrever teu próprio blog?
      Ricardo Kotscho

  20. Eu não votei nesta chapa, mas digo estou sendo brutalmente prejudicada por este governo que agora se encontra a sete palmos de abaixo da terra, estudei fiz 2 cursos técnicos(na minha época não existia Pronatec) fiz minha graduação e olha o que aconteceu, não consigo voltar ao mercado de trabalho, porque o país encontra-se descendo ladeira a baixo, vejo muitos defendendo a Democracia, mas pergunto como defendo esta Democracia com contas vencendo, passando por absurdas dificuldades financeiras com perigo de perder um apt que financiei pelo MCMV (não tive direito a nenhum subsidio) ou seja sejamos sinceros preferiria estar trabalhando do que manter esta Democracia que não me acrescenta em nada.

  21. A raposa votou para que ela mesma tome conta do galinheiro.Foi o que aconteceu na votação da cassação de Dilma. Porque não é o STF que deveria analisar quem tinha a razão, uma vez que entre eles todos estavam certos. O STF que deveria dar o ultimo parecer da verdade. Se assim fosse eu estaria muito mais tranquilo e só assim eu continuaria sendo mais um votante. Decepção pela não interversão do STF.

  22. A próxima vítima: Temer. É para isso que chegou à presidência, vai ser um boneco nas mãos desse senado. Alguém se pronunciou sobre Cunha?- É preciso mais provas que ele tem Dinheiro em suas prorias contas sem declarar na Suíça? E seu processo está encalhado, alguém pelo menos ventila em acelerar? E de agora em diante, como vai ficar a Operação Lava Jato?

  23. OI Kotscho mto lucida sua reflexão!
    eu tb na eleição de 2014 a ajudei a reeleger-se,mas depois só decepção! um total estelionato eleitoral q ela praticou só para chegar de novo lá.
    A minha decepção é enorme! mas uma coisa a de bom nisso tudo,a máscara deles caiu e hj o país sabe q nos livramos de uma organização criminosa de nome PT PTRALHAS!!!

  24. A diferença entre os desempregados de hoje e os desempregados do passado, é que os do passado além de não terem empregos não tinham nem o que comer, os de hoje têm, no mínimo, dois carros na garagem casas próprias e filhos nas universidades.

  25. RK, você tem razão, o “Governo Dilma-2 acabou antes de começar”!, mas nem uma palavra sua sobre a sabotagem que o perdedor Aécio-PSDB, oposição política e empresarial e a mídia hegemônica comandada pela Globo fizeram contra o governo!
    Incendiaram o país, colocando o povo contra Dilma, espalharam a desconfiança no mundo todo, desconstruíram tudo o que Lula e Dilma fizeram! Sabe você que no mundo capitalista, do jogo do dinheiro, as desconfianças mudam como se fossem nuvens, uma minuto assim outro minuto “assado”!
    Foi tão grande a propaganda negativa, que o povo, que sustentou a política pró-cíclica de Lula, em 2008, deixou de comprar e de fazer, reduzindo as atividades, refletindo nas demandas e produções!
    Foi a crise fictícia perfeita, adubo do golpismo!
    Você é inteligente, mas sem capacidade de ver isto!

    1. Joel Miranda, vi tudo isso que você fala acontecer, e concordo com muitos dos teus argumentos, mas este jogo já estava jogado há muito tempo, e nada faria mudar o resultado final.
      Num regime presidencialista como o nosso, com o poder centralizado, sem canais de participação popular, cabe ao governo eleito tomar as providências necessárias, a tempo e a hora, para enfrentar as dificuldades colocadas no seu caminho e perseguir seus objetivos iniciais.
      Não foi o que aconteceu. Deu-se tempo demais para os adversários mandarem no jogo, sem esboçar reação, sem se abrir para ouvir os outros em busca de novas soluções.
      Depois, não adianta culpar os outros pelos nossos males porque, além de não resolver nenhum dos nossos problemas, ainda impede que reconheçamos nossos próprios erros para não repeti-los, como acabou acontecendo.
      Se foi tão grande a propaganda negativa, por que não se fez uma propaganda positiva baseada em fatos reais?
      Ainda levaremos todos muito tempo para entender o que aconteceu.
      Grato pela participação,
      Ricardo Kotscho

    2. …perfeito Joel Miranda….perfeito já fiz comentários aqui semelhantes. Você só deixou de abordar os interesses da macropolítica mundial, e da máfia financeira internacional, que foram preponderante na consumação deste golpe. O mundo está numa guerra silenciosa, em que o petróleo é o elemento gerador de todos os conflitos.Veja o que está acontecendo na américa latina, só a Venezuela e o Brasil estão em crise, pois têm petróleo.Os interesses da bandidagem local: políticos corruptos, midia bandida, imprestável elite paulista sem as chaves dos cofres da república, etc…são elementos secundários, são paus mandados, nesta crise.

    3. Mestre, como o Everaldo, muitos tentaram dizer-lhe o mesmo, porém nenhum mais explícito que Joel Miranda, portanto resta apenas registrar, a propósito, o que escreveu outro raro mestre sobrevivente, Jânio de Freitas, hoje, na golpista da Barão: “Nem as tais pedaladas e os créditos suplementares, desmoralizados por perícias e evidências, nem o “conjunto da obra”, cujos temas não figuram nos interesses da maioria absoluta dos parlamentares, deram base para acusações respeitáveis em um processo e um julgamento. Se, no entanto, envoltos por sofismas e manipulações, serviram para derrubar uma presidente, houve um processo, um julgamento e uma acusação ilegítimos –um golpe parlamentar. Os que o efetivaram ou apoiaram podem chamá-lo como quiserem, mas foi apenas isto e seu nome verdadeiro é só este: golpe.” Nesse momento, entre o acessório e o essencial, a democrática escolha, sem perder de vista que a democracia é nos essencial.

  26. Lewandoski é Lewandoski.. tem em seu DNA o golpe na hora certa. Postou-se de correto e bãozinho o tempo todo, para aliar-se à Renan + PMDB fisiológico + LULA maquiavélico para dar o golpe fatal: Dilma perderia o cargo mas não perderia os direito politicos. Sacaram o Jaboti emcima da hora e colocaram em cima da arvore. E agora PETISTAS, vão continuar devendo favores ao PMDB e ao Renan?
    Aqueles fanáticos que aqui bradam e rugem que foi golpe, pode continuar gritando; FOI GOLPE, FOI GOLPE.. foi golpe mesmo,mas nos brasileiros serios que queriam ver esta GovernANTA defenestrada de vez. Agora, se ela é tão boa assim,mande ela se candidatar em 2018 para ver se o plebiscito salvaria ela

    1. OI CesarT Lulla nada de braçadas sim direto p/ o chilindró!! c/ o juiz Sérgio Moro o esperando de braços abertos!! qto dna Dilma no senado nem em sonho pois estará 8 anos no gancho e inelegível e o que p/ ela ainda é pouco mto pouco!! qto a Aécio tb tô fora!! Xô!!

  27. Governo Dilma-2 acabou antes de começar.
    Campanha alicerçada na fraude,acusações alicerçadas na agressão gratuita,biografia alicerçada na enganação … a mentira tem a perna do tamanho que todos conhecemos.

  28. Lembro-me do seu texto e achei na época muito corajoso de sua parte fazer tal afirmações.
    Por conhece-lo, sei o quanto é dolorido pra voce esse momento.

  29. Kotscho, não podemos enxergar somente erros, pois um governo que terminava de gerar 4,9 milhões de empregis fosse entrar em crise tão rapidamente. A principal causa da crise foi o Eduardo Cunha que gerou a crise política e consequentemente a crise economica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *