No hospício do Senado, a volta da "Guerra Fria"

No hospício do Senado, a volta da "Guerra Fria"

Ali ninguém rasga dinheiro, mas Renan Calheiros não deixa de ter razão ao comparar o Senado a um hospício nestes primeiros dias de julgamento do impeachment.

Hospício político, circo mambembe, teatro do absurdo, cinema barato, seja lá o que for, lembra tudo menos um tribunal de juri que está decidindo os destinos da República, sob o comando do presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski.

Entre outras peculariedades, vamos dizer assim, o Brasil deve ser um dos poucos lugares do mundo onde ainda sobrevive a “Guerra Fria”, que dividiu o mundo entre a direita conservadora e a esquerda socialista até a queda do Muro de Berlim, em 1989.

Aqui se criou um Fla-Flu ideológico cada vez mais radical, intolerante e insano, desde as ultimas eleições presidenciais, embora um lado já não tenha muito o que conservar nem o outro a dividir.

No grande palco que se abre para a televisão, destacam-se duas figuras caricatas que simbolizam esta guerra fora de época: Ronaldo Caiado, do DEM, líder do bloco pró-Temer, e Lindbergh Farias, do PT, chefe da tropa de choque pró-Dilma.

Quem são eles?

Ronaldo Ramos Caiado, 63 anos, goiano de Anápolis, médico ortopedista, dono de terras e gado, fundador da União Democrática Ruralista (UDR), foi candidato a presidente da República, em 1989, pelo PDS (ex-Arena, o partido do governo militar), quando teve 0,68% dos votos, e hoje é líder da bancada do DEM (ex-PFL, sucessor do PDS) no Senado.

Luiz Lindbergh Farias Filho, 47 anos, paraibano de João Pessoa, era presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), com 23 anos, quando virou uma figura nacional ao comandar as manifestações dos “caras-pintadas” no movimento que levou ao impeachment de Fernando Collor, em 1992. Foi duas vezes prefeito de Nova Iguaçu (RJ) e hoje é vice-lider do PT no Senado.

Os dois já tinham protagonizado outras baixarias, sempre de dedo em riste e ameaçando partir para o pau, ao longo dos 100 dias que durou a Comissão Especial do Impeachment, mas foi esta semana, com o início do julgamento na quinta-feira, que eles roubaram a cena, levando o presidente do senado, Renan Calheiros, a descer ao plenário na tentativa de acalmar os ânimos, e acabou jogando mais gasolina na fogueira.

Na véspera, a senadora Gleisi Hoffrmann, do PT, tinha afirmado que os senadores não tinham, moral para fazer o julgamento da presidente afastada, lembrando o arsenal de acusações que existem contra muitos deles na Justiça. Caiado reagiu ao citar as acusações que existem contra o marido de Gleisi, o ex-ministro Paulo Bernardo, sobre fraudes em empréstimos consignados.

_ Eu não sou ladrão de aposentadoria! _ disparou Caiado.

_ Você é de trabalhador escravo! _ retrucou Gleisi.

_ Canalha! Sua ligação é com o Carlinhos Cachoeira. Demóstenes é que sabe da sua vida!_ gritou Lindbergh para Caiado avançando em sua direção.

_ Tem que fazer antidoping. Fica aqui cheirando, não! _ repetiu Caiado várias vezes.

Foi neste clima, que voltou a agitar o plenário na sexta-feira, cercado por Lindbergh, Gleisi e outros parlamentares contra o impeachment, que Renan Calheiros perdeu a paciência e comparou o Senado a um hospício, dizendo que a burrice não tinha limites.

A esta altura do Fla-Flu, já não tinham a menor importância os argumentos técnicos e jurídicos sobre as razões do processo de impeachment, esgrimidos em intermináveis discussões entre senadores, advogados e testemunhas de defesa e acusação.

O que estava em jogo nesta “Guerra Fria” tupiniquim é apenas saber quem vai ser o presidente da República a partir da próxima semana _ se Dilma Rousseff volta ou Michel Temer fica, os dois representando projetos de poder absolutamente antagônicos, embora tenham sido eleitos na mesma chapa faz menos de dois anos.

É outra peculariedade brasileira.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

25 thoughts on “No hospício do Senado, a volta da "Guerra Fria"

  1. Sobre Renan entenda uma coisa, caro Kotscho. O teatrinho patético de ontem foi para encobrir aquilo que Calheiros já havia decidido há tempos. Vai votar pela degola da “incompetenta” e precisava de um motivo. Gleisi “Narizinho”, Lindbergh “Cara de Pau Pintada” e todo o resto da turma do jardim de infância caíram direitinho. O coronel não tem fígado. Acha mesmo que perderia a compostura por causa disso?

  2. Não tenho a menor admiração pelo Senador Renan. Muito pelo contrário, visto que ele foi o principal salvador do esquema Lula/mensalão em 2005, e está entre os protagonistas do esquema Lula/petrolão. Mas não nego que ele, institucionalmente exerce a presidência do Senado com ligeira habilidade. A intervenção dele junto a Senadora Gleisi, que acabara de se olhar no espelho e declarar… “‘aqui ninguém tem moral”, digamos que foi o estopim para tirá-lo do sério. Afinal, traduzindo a reação do Renan, ficaria mais ou menos assim..’Será que todos aqui não tem moral mesmo, ou está usando a régua que te medes, cara pálida”?
    Em tempo, vejo neste Senado, sim bons nomes, até que me provem o contrário demonstram dignidade para o cargo: Os Senadores da bancada gaúcha, Ana Amélia (que de amélia não tem nada, minha futura Presidente..rs), Lasier Martins e Paulo Paim-PT (apesar de de discordar com quase tudo dele, mas o assunto aqui é credibilidade), Simone Tebet (meu destaque, gosto das convicções), Rose de Freitas (que capixaba arretada), e o Antonio Anastasia… (a inteligência deste senhor, e o sangue de barata merece o Oscar).

  3. Os mandatos dos senadores;Gleise Hofman e Renam Calheiros,devem ser cassados urgentemente.Fazer uma limpeza geral e irrestrita no Senado na Câmara de Deputados,dentre outras instituições brasileiras.

  4. Circo na câmara e hospício no senado, né, Mestre? O concavo, o convexo e retornamos a guerra fria e hospício, do título, para acrescentar Janaína “Del Fuego” Paschoal tentando inserir a Venezuela no golpeachment paraguaio, durante inquirição a testemunha da defesa, ontem, no senado. Mas indo ao que interessa (saber para onde vamos), o “Le Monde” acaba de cravar, “Se esse não é um golpe de Estado, é no mínimo uma farsa. E as verdadeiras vítimas dessa tragicomédia política infelizmente são os brasileiros”, em tempo em que a última ficha, na verdade, ainda não caiu, já não tem um japonês atrás de mim e um dos mais argutos observadores científicos da cena política e das coisas do Brasil, Marcos Coimbra, complementando, alerta: “As elites responsáveis pelo ataque à democracia e ao nosso futuro terão saudades de Lula.” Fecha aspas e ponto final.

  5. Prestem atençaõ os senadores petista fazem sempre a mesma pergunta ,uma fala sobre educaçaõ ,que alias está faltando, a NARIZINHO naõ tem o que falar , portanto repete sempre que a PRESIDENTA naõ fez nada de errado ( SANTA DILMA) quando tudo isso acabar já que ela naõ volta a presidencia teremos que fazer um altar para coloca-la já que é uma santa mentirosa.

  6. Aconteça o que acontecer: A Dilma sairá desse processo de impeachment de cabeça erguida, como presidente da Republica ou como Mártir presidente cassada num processo que as maiores midias do mundo e pelo menos 35% dos Brasileiros (64% dos que a elegeram), consideram como golpe; como ja faz agora com sua bicicleta todas as manhãs de Brasilia onde recebe o carinho das pessoas; pronta para ser cabo eleitoral de qualquer candidato a eleição ou a reeleição. E o Temer, o Aecio,o Serra e os senadores que votarem a favor do impeachment, que foram hostilizados por 100% dos manifestantes pros e contra a Dilma e o PT; sairão com a mesma cabeça erguida, ou se esconderão como faz o FHC? Aqueles senadores que foram eleitos, graças ao apoio da Dilma e do capital de voto do PT que tradicionalmente é de 35%, e que votaram para a continuidade do processo de impeachment no senado, conseguirão se eleger ou se reeleger sem o apoio do PT? Aqui em São Paulo, o “vidraça” Haddad até nas pesquisas do IBOPE e do Datafolha aparece à frente do “estilingue” João Doria, assim como a Erundina também aparece à frente. Mas será que quando começar o horario eleitoral, e a população for informada de quem está por tras de quem, a população que fez manifestação 35% a favor da Dilma e 100% contra todos os politicos, vai mesmo que nessas pesquisas do Datafolha e do IBOPE, manter esse placar? Alias, desde ja a pergunta que não quer calar, é: Por que a Marta do PMDB, o Major Olimpio do Solidariedade e o João Doria do PSDB, não permitiram a presença da Erundina do PSOL no debate? Do que têm medo o João Doria do PSDB, a Marta do PMDB e o Major Olimpio do Solidariedade? -Talvez eles estejam acreditando que as pessoas vão bater panela durante o horario politico no radio e na TV, de maneira que a unica chance que a Erundina vai ter pra falar é nos debates. Amem? -Amem!

  7. Caro Kotscho, quem dera fosse um hospício !!! Tanto o senado quanto o resto do Brasil, já que no hospício as pessoas estão presas e afastadas do convívio da maioria exatamente porque PENSAM, porque de alguma forma tem conteúdo ainda que estranho à mediocridade padronizada da imensa maioria que segue como boi de boiada ou como peixe de cardume. E brigam e se matam sem ao menos saberem por que estão brigando ou por que estão se matando. É a ignorância e a falta de saber que levam as pessoas a isso. Não sabem (porque não leram) o que é o comunismo da mesma forma que não sabem (porque não compreenderam) o que é o capitalismo. Tanto as “guerras frias” quanto as quentes que se desencadeiam desde 1848, ano em que foi publicado o “Manifesto Comunista” assinado por Marx e Engels ( não confundam com Hegel conforme escreveram outro dia aqueles dois promotores imbecis de São Paulo que tentaram também prender o Lula) mais parece com o tempo das cruzadas medievais em que mouros e cristãos se matavam para decidirem qual Deus era o melhor, se Alá ou o Pai de Cristo quando na verdade os dois são o mesmo !!! O comunismo, conforme teorizado naquele Manifesto e nas circunstâncias históricas em que foi escrito (isso é importante enfatizar), é dito lá como sendo a evolução natural do capitalismo e só se daria quando esgotada exploração do homem pelo homem e a consequente concentração absoluta da mais valia por setores minoritários da burguesia. É PORTANTO UMA UTOPIA !!! Eu não verei, tu não verás, eles não verão e pelo menos as cinco próximas gerações não verão e nem vivenciarão o que de fato é o tal do comunismo !!! Daí que eu fico indignado e não me conformo com tanta ignorância quando leio coisas do tipo “O comunismo nunca deu certo em lugar nenhum”. EVIDENTE QUE NÃO DEU CERTO POSTO QUE AINDA NUNCA FOI IMPLANTADO !!! Como podem dizerem-se comunistas países pobres, não industrializados e não desenvolvidos economicamente tais quais como Cuba, Venezuela ou Angola ??? Como pode dizer-se comunista (a não ser pelo desespero de Lênin) uma Russia cuja economia na época era baseada somente na agricultura ??? Como pode a China de Mao ??? Sob risco de deflagrar uma outra guerra quente aqui no Balaio, paro por aqui sob pena de outra vez me mandarem pro hospício (um lugar até que legal)

    1. Enio, bastou ler as primeiras quatro linhas pra concluir que havias escrito mais um de teus monumentais comentários. E permita-me parabenizá-lo pela forma brilhante com que respondeste ao psicopata defensor dos milicos assassinos e torturadores. Aliás, essa aberração insinuou, em comentário no Facebook do grande Everaldo Alencar, ter sido um dos torturadores do regime militar. E pra falar a verdade, nem levei a sério a insinuação, pois está claro que o pobre diabo em questão nem pra isso serve. Abração, Balaieiros.

  8. Não sei porque tanta indignação …lá esta o espelho dos Brasileiros.
    Quando vejo eleitores dizendo que de um lado o roubo foi infinitamente menor e do outro gritando “guerreiros do povo brasileiro”…….esperar o que desses senhores que foram eleitos por nós?…. o dia que tivermos a união de irmos as ruas sem essas ideologias baratas partidárias E EXIGIRMOS DESSES SENHORES LEIS MAIS RíGIDAS ANTI-CORRUPÇÃO, O FIM DO FORO PREVILEGIADO, certamente os eleitores estarão mais afinados para escolher seus representantes. Enquanto isso “viva o Brasil de nós brasileiros”…………..E.T: da para se ter um resumo disso, nos debates que temos nesse blog.

  9. ¨Pimenta no dos outros é refresco¨.Bem atual para seu texto.Puxemos por exemplo o episódio da Comissão Nacional da Verdade,precisamente ambientada nos anos da Guerra Fria e trazida para a atualidade por obra e capricho do partido da Lindbergh .Pois bem,essa comissão terminou seus dias desmoralizada,serviu apenas para o ego de alguns que ainda não entenderam que houve uma anistia que beneficiou aqueles que pegaram em armas contra a sua própria Nação.Esse perdão foi patrocinado e implantado pelos militares que exerciam o poder na época e que poderiam muito bem terem dado outro destino aos anistiados, e receberam em troca uma atitude revanchista inócua.O R Kotscho tem razão,a guerra fria ainda não acabou por aqui,quem será que luta para mantê-la viva?

    1. Oromar tu bem que podia se abster de escrever esse teu comentário totalmente fora do contexto e de um cinismo que beira o sarcasmo. Escreve como se os militares daqueles tempos sombrios não fossem torturadores e não tivessem praticado naquele período os piores crimes anti humanitários que a nossa história registra. Tu viu os relatos da Comissão da Verdade ??? Tu leu “Brasil Nunca Mais” que também escrito pelo Kotscho ??? Quem pegou em armas contra a Nação foram os que já as tinham e o fizeram para agradar o lado norte americano daquela guerra insana e fria.
      Que “revanchismo inócuo” que nada !!! O que se quer é que se feche de uma vez por todas as feridas abertas dos mortos sem sepultura e sem suas famílias consoladas. Pelo que tu escreveu a Nação é que deveria agradecer àqueles bárbaros milicos assassinos de outrora por terem nos perdoado a todos em gestos de grandeza, benevolência e compaixão !!! Quem vocês pensam ou imaginam que são ??? Deuses ou donos e senhores dos nossos destinos, das nossas cabeças ou do que de dentro delas se produz em forma de pensamentos ??? Ainda bem que os militares das forças armadas de hoje em dia não são como aqueles antigos, ainda bem que sentem vergonha por tudo aquilo que se passou. Pelo menos os que eu conheço (e são muitos) assim são. Recicle-se !!! Modernize-se Sr. Oromar !!!

    2. Pois não Enio,vc tem meios de me informar pelo menos 1(um) arrependido,que eu desconheço completamente a existência,e possivelmente conheço mais homens e mulheres dessa profissão que você.Exitem bons vídeos no youtube cujos protagonistas,Fernando Gabeira,Carlos Eugênio da Paz e Eduardo Jorge,sendo esse último o mais lúcido deles, explicam ao vivo e a cores as intenções dos tais movimentos que lutavam por democracia no Brasil,esses três senhores também merecem respeito por terem coragem de assumirem suas posições. A modernidade sobre esse assunto,que nos remete à guerra fria está acontecendo ao lado,na Colômbia,com mais uma tentativa de acordo de paz,após 52 anos de movimento insurgente e 250 mil mortes estimadas,tudo porque essa Nação não teve a coragem de implantar um regime de exceção necessário como nós o fizemos por aqui,que aliás ,de lambuja ainda avançou nosso PIB em mais de 40 posições,mas isso é outro assunto.Quanto ao que pensam os militares é muito fácil entender,é sabido , patente e notório que as forças militares brasileiras recrutam seus membros no segmento mais simples da população,notadamente aqueles de mais altos postos ,e pode ter certeza que pensam e convivem como e com simplicidade.Mais duas observações para você meu caro,a Turma de Oficiais formados em 11 de dezembro de 2010 em Agulhas Negras,que serão promovidos ao posto de Capitão em dezembro próximo é denominada Turma General Emílio Garrastazu Médici ,portanto não creio que existam Forças Armadas diferentes .A segunda observação é para que você foque menos nas consequência e mais nas causas,possivelmente vai entender um pouquinho melhor a complexidade dos fatos.

  10. O Congresso Nacional retrata com fidedignidade o povo que eles representam. Os membros desse Congresso foram eleitos pelo povo brasileiro. Pelo menos os titulares. Obviamente que ainda não se criou um regime ideal. Capitalismo, comunismo, socialismo, qualquer sistema/ideologia quando colocada em prática não se mostra perfeita em termos de justiça social. As nações que mais se aproximaram de um processo de justiça social plena são os escandinavos (Suécia, Dinamarca, Noruega e Finlândia) e mesmo assim ainda existem desigualdades. Os EUA, a Alemanha, o Japão representam o sucesso do capitalismo e mesmo nesses países ainda se encontra muita injustiça social. A China com seu capitalismo de estado revela algum sucesso em proporcionar alguma melhora de vida a sua população que ainda vive quase num regime de escravidão. Ou seja, o mundo está bem longe da justiça social. O Fla Flu que vigora hoje no Congresso só representa o Fla Flu que vive o Brasil como um todo. O que existe hoje é uma tremenda indignação de ambos os lados. Do lado que se autodenomina progressista existe a indignação com a iminente perda do poder da forma como está ocorrendo. Do lado conservador a indignação é com a hipocrisia de quem se dizia guardião da ética, da transparência, da justiça social mas que acabaram por se revelarem tão ou mais perdulários do que aqueles a quem combatiam. E, a pior ironia, os pseudo progressistas perdem o poder pra quem sempre os apoiou na empreitada de manter o poder a qualquer custo. No frigir dos ovos o que existe hoje no Poder Público do Brasil é apenas uma guerra de quadrilhas que disputam palmo a palmo as chaves dos cofres da Nação. Na minha opinião não é uma guerra de ideologias. Abs

    1. Meu caro Johnny, eu respeito e muito o teu ponto de vista na análise que faz porém se me permitir quero fazer algumas considerações. Se o PT perdesse o poder através do voto direto estaria tudo bem e nos conformes, já que é da democracia e cada lado que assumisse em paz e em ordem os seus novos ou velhos papéis. Quem ganhou governa buscando se reeleger (se manter no poder) e quem perdeu vai para a oposição se preparando para a próxima. O caso é que deu-se de novo um golpe de estado no nosso país !!! Quer gostem ou não gostem da palavra, quer aceitem ou não o termo, foi sim um GOLPE na democracia brasileira sem tiros de canhão desta vez. Quanto a disputa pelo poder isso existe desde que o mundo é mundo e vai sempre existir. Se tu assistiu “2001 – Uma odisseia no espaço” vai te lembrar daquela primeira cena em que um macaco senta um pedaço de osso na cabeça de um outro ao som de Zaratustra para assumir o comando. Hoje é igual e o que mudou foi só o osso !!! Até no Céu tem disputa de poder entre as legiões de anjos quindins, querubins e serafins para ver quem fica mais perto de Deus. Sabe-se bem quem está sentado a direita do Pai mas o Espírito Santo (que é a mídia de lá) omite quem está a esquerda. Também no Céu há corrupção !!! Basta lembrar que o pecador para se salvar tem que dar o que tem e passar tudo no nome de Deus. Veja o caso de Jó que protagoniza um dos primeiros livros da bíblia. O “caba” era rico !!! Possuía ele sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas (não sei porque o livro não fala dos jumentos machos), tendo também muitos servos, de modo que este homem era o maior de todos do Oriente. E o que fez Deus ??? Tomou-lhe tudo incluindo até os filhos e a mulher. Só depois que Jó parou de blasfemar e passou a fazer campanha entre os seus amigos sobre a grandeza dos propósitos da divindade eterna é que Deus lhe devolveu tudo em dobro, o que prova que ninguém muda de lado a toa se não for pra ter recompensa !!! No inferno então nem se fala, lá a corrupção e a disputa pelo poder chega a ser um verdadeiro inferno !!! Soube outro dia pelo celular (Sim !!! Agora até no inferno também já tem celular !!!) de uns amigos vermelho-sindicalistas que lá vivem que a coisa piorou desde que o ACM (que é DEMO) chegou lá e já quis roubar o capeta em conluio com o Sergio Mota (que é tucano) que tinha privatizado até o fogo, as bostas, os foles e as caldeirinhas. Nem no inferno esses neo-liberais dão sossego !!! Falemos então de ideologias. Se aquele povo amarelo-panela que foi para as ruas vociferar, xingar e bater em qualquer passante que vestisse roupas em tons que lembrassem o vermelho não são FASCISTAS, então nem Deus nem o diabo sabem mais o que é ideologia !!!

    2. Não haverá justiça social enquanto vingar o capitalismo, que para uma minoria de ricos e é obra de Deus e para a maioria dos pobres é coisa do diabo. E eu cá ainda me perguntando: Pra que tenta jumenta meu Deus do céu ???

    3. Meu caro Enio, no dia em que sentarmos num botecão clássico e começarmos a trocar ideias, com certeza esvaziaremos umas 2 ou 3 garrafas de cachaça da melhor qualidade. Você como um esquerdista clássico, petista da primeira hora, da época em que o PT ainda não se tinha contaminado, continua sonhando e lutando por um mundo mais justo. Eu, como um ex esquerdista que mudou sua visão do mundo quando viveu fora do Brasil e vivenciou experiências únicas de iniciativa empresarial e de todas as naturezas nos EUA, mas que temos uma ideia em comum: não suportamos injustiças, queremos que todos tenham as mesmas oportunidades, queremos um mundo em que todos tenham o básico e cada um lute por suas ideias sem repressão, no fundo, somos idealistas e morreremos assim. Verdade, o PT está saindo do poder sem o voto popular e isso gera toda revolta mas, você sabe muito bem que os erros cometidos pelo partido e principalmente pelo Lula que poderia ter apoiado alguém com um mínimo de humildade, competência e que fizesse um “mea culpa” por todas as cagadas que perpetrou, talvez não chegassemos nessa situação de hoje onde a única alternativa de curto prazo para a volta do investimento e a tentativa de retomada do crescimento é a saída da Dilma. Você sabe disso e todos aqui no Balaio também sabem disso. Um abraço e vamos tomar umas cachaças.

  11. No “hospício” do Senado Federal – A Dilma será legalmente cassada,e muitos senadores,tanto da defesa,bem como da oposição DEVEM SER CASSADOS!.

  12. “O Congresso Nacional retrata com fidedignidade o povo que eles representam.” /// Não, Johnny !!! Aécio Neves, Jair Bolsonaro, Eduardo Cunha, José Serra, Ronaldo Caiado, etc…não me representam, nunca me representaram. Bolsonaro representa, TALVEZ, o Oromar. Eduardo Cunha representa, TALVEZ, o Meia Coxa e demais Tôcucunhas confessos do Balaio. José Serra e Aécio Neves, TALVEZ, representem voce. Johnny, generalização é subterfúgio de idiotas.

    1. Evolua rapaz. Como eles chegaram lá? Pare de escrever besteiras. Assim como a Dilma e outros arrogantes e incompetentes do PT representam você porque recebem seu voto, todos que você citou também foram eleitos legitimamente. Pense antes de escrever. Ou pensar não é seu forte? O Congresso é o retrato do povo que o elege. E sua impecável incompetenta vai ser deposta por esse Congresso. Vai ser sucedida por quem o seu partido se aliou nas últimas eleições. Conforme-se e comece a adquirir o saudável hábito de pensar antes de escrever sandices. Eu mereço!!!!

  13. Sr Israel Pereira Andrade (12:38), e quanto aos demais denunciados na Lava Jato, como o próprio presidente interino, Michel Temer, e muitos de seus ministros ? E quanto ao governo Alckmin, envolvido até os ossos, em denuncias de corrupção no Metrô de São Paulo e em desvio de verba de merenda escolar ? E quanto ao ministro Gilmar Mendes ? E quanto à prisão de Eduardo Cunha ? E quanto ao Juiz Sergio Moro que ainda não incomodou, sequer, a esposa de Cunha e jornalista da Globo, Claudia Cruz ? E quanto ao ex-governador Aécio Neves, o “mais chato” cobrador de propina junto à empreiteira UTC, segundo o delator Carlos Alexandre de Souza Rocha, conhecido como Ceará, na Lava Jato ? Sr Israel, acredita mesmo que só precisamos cassar uma presidente HONESTA e cassar mais meia duzia de congressistas pilantras ? Com todo respeito, Sr Israel, vá ser simplório assim lá na conchichina !!!!

  14. A senadora Gleisi tem razão quando diz que os senadores não têm moral para julgar o impedimento da presidente Dilma. Boa parte dos senadores estão envolvidos em indiciamentos, acusações e ações de fundo jurídico. Estão sob suspeição. E o senador Renan, que foi ministro da Justiça do presidente FHC (poucos lembram esse fato) mostrou o seu lado arrivista e mesquinho quando disse que estava magoado coma Gleisei e o PT e que, por isso, poderia abandonar a sua decisão de votar o impedimento e votar a favor da queda da presidente. Como “ele pensa no Brasil”. Um dos senados mais caros do planeta (e um dos menos produtivos) essa casa é uma vergonha. Extinguindo o senado e dando força a Câmara Federal, o Brasil sairia ganhando e faria grande economia..

  15. José Eduardo (18:43), alguns petistas estão presos, mas Eduardo Cunha, esposa e filha estão soltos. Dilma, Dirceu, Genoino, Haddad, representam-me, SIM, pois ao contrário dos tolos, não voto, nunca votei, jamais votaria em salvadores da Pátria, como Sérgio Moro. Voto na esquerda, pois sei que a solução de nossos problemas dependem de todos e de cada um dos brasileiros. Só gente estúpida esperaria iniciativas patrióticas ou soluções mirabolantes de empreiteiros ou banqueiros nacionais ou estrangeiros. Deploro o dinheiro por seu avassalador poder corruptor, vivo bem com pouco. Sou, como José Genoino, que me representa, SIM, um homem de idéias. Não me apeteceria mostrar pros amigos, fotos de meus pimpolhos com Mickey e Pateta na “Disneylandia”. Isso, sim, é coisa de subdesenvolvido. Reafirmo: José Genoino, Lula, Dilma, Diorceu representam-me, sim. E quando tivermos um juiz honesto e decente, que trate com igualdade políticos de todos os partidos, também representar-me-á. NÃO reconhecerei ou apoiarei farsantes de toga que punam apenas adversários do PT, pois não quero estimular gente de bem a se corromperem. No dia em que nossa justiça olhar com os mesmos olhos tucanos e petistas, pobres e ricos, negros e brancos, corrompidos e CORRUPTORES, terá meu apoio e confiança. Por enquanto, só analfabetos de pai e mãe aplaudem Sergio “Moroso” (com tucanos e PMDBistas), só os parvos confiam em nossa justiça, somente os mais desprezíveis e rematados idiotas acham que ganharemos algo trocando nossa HONESTA presidente Dilma pelo famigerado Michel Temer (citado na Lava Jato) e seus ministros (muitos, também, citados na mesma investigação). Concluindo: Johnny (18:39), como espera tomar cachaça com Enio, empobrecendo o debate com sua lamentável e deprimente escassez de argumentos, com sua manjada, enfadonha e tosca cantilena anti-Petista ? Boa noite e boa semana, Zé, Johnny e demais participantes.

    1. Victor Hugo,
      com esta tua réplica da tréplica, informo aos demais comentaristas deste debate que virou combate, que vou encerrar a polêmica entre vocês.
      Espero que cada um defenda suas opiniões sem ter que atacar a dos outros.
      Bom dia a todos.
      Ricardo Kotscho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *