País parado há 105 dias à espera da decisão

País parado há 105 dias à espera da decisão

Ricardo Lewandowski

Chegou o dia. Às nove da manhã, horário marcado para o início do julgamento, sentei-me diante da TV, papel e caneta sobre a mesa. No plenário ainda semi-deserto, senadores formam rodinhas em animadas conversas, tiram fotos, dão tapinhas nas costas. Só 13 deles haviam registrado presença.

Ricardo Lewandowski, o presidente do STF que vai comandar os trabalhos, chega dez minutos depois, mas ninguém lhe dá bola. Sorridente como um pai de noiva antes da cerimonia, o presidente do Senado, Renan Calheiros, chega pouco depois e cumprimenta um por um os colegas que vão julgar o impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff.

Em Brasília, os donos do poder que decidem nossos destinos não têm pressa. Na previsão otimista de Calheiros, tudo deve terminar na madrugada de 30 para 31 deste mês quando for dado o último voto. O Brasil que espere.

Há 105 dias, desde que o então presidente da Câmara, Eduardo Cunha, hoje denunciado por corrupção e afastado do mandato pela Justiça, acolheu o pedido de impeachment de Dilma, acusada de praticar crime de responsabilidade, o Brasil está parado à espera desta decisão.

A pior recessão econômica desde o início do século 20 se aprofundou, o desemprego desembestou, a inflação não parou de subir.

O segundo governo de Dilma Rousseff já tinha acabado bem antes dela ser afastada, em abril, e o governo do interino Michel Temer, que era seu vice, ainda aguarda o final do julgamento para poder começar.

Dilma caiu porque estourou o cheque especial no primeiro mandato, quebrou o País, mentiu na campanha da reeleição em 2014, ficou sem maioria no Congresso e perdeu o apoio da maioria da população.

Às vésperas de assumir como presidente efetivo na próxima semana, Michel Temer também vai encontrar grandes dificuldades para governar.

Segundo o ultimo levantamento do Ibope, Temer tem saldo negativo de popularidade em todas as 22 cidades pesquisadas, ou seja, as taxas de ótimo e bom do seu governo provisório são menores do que as taxas de ruim e péssimo.

Dilma chega ao julgamento, em que deve se defender pessoalmente na segunda-feira, cada vez mais isolada no Palácio da Alvorada, abandonada pelo seu próprio partido e por seus principais líderes, marcando o melancólico final do ciclo de 13 anos do PT no poder central.

Não mais do que 500 pessoas compareceram ao último evento público de que a presidente afastada participou, um Ato pela Democracia promovido pela Frente Brasil Popular, na noite de quarta-feira, em Brasília. O único cacique petista que a acompanhou foi seu ex-ministro da Casa Civil, Jaques Wagner.

Com mais de uma hora de atraso, Lewandowski explicava mais uma vez as regras do julgamento, e estava tudo pronto para começar o último ato do impeachment. Só não sabemos quando irá terminar, mas o desfecho é previsível, não deve surpreender ninguém.

Só nos resta continuar esperando.

Vai ver que é por isso que somos o país da esperança…

Vida que segue.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

41 thoughts on “País parado há 105 dias à espera da decisão

  1. Quis hoje que o dia também fosse de reverência a todos nós brasileiros que nos reconhecemos na figura daquele que faz do reconhecimento seu salário e tem como ferramentas os valores éticos e morais,25 de Agosto dia do Soldado.

  2. Que vergonha… um problema que deveria ser resolvido não mais do que em 30 dias, se arrasta por mais de 100 dias. Nem mesmo os mais fisiologistas dos fisiologistas do PT acreditam nela (e em seu governo) e o pais fica parado aguardando o resultado de um jogo que já está jogado. E ainda ficam perdendo tempo de avaliar popularidade de governo interino, que foi aliado e eleito com aprovação e apoio do PT. Agora não adianta reclamar que amanheceu urinado.

  3. Enquanto já se passou 9 meses, (tempo de uma gestação plena de um ser humano), desde dezembro de 2015, que o pedido de Impeachment foi aceito na Câmara, e um monte de lenga-lenga protela seu veredito, eis que o Ricardo Kotoscho conseguiu reduzir em menos de 03 linhas:
    “Dilma caiu porque estourou o cheque especial no primeiro mandato, quebrou o País, mentiu na campanha da reeleição em 2014, ficou sem maioria no Congresso e perdeu o apoio da maioria da população.”

    1. Perfeito Gilvan Costa. Ricardo sintetizou o que foi o desgoverno da afastada. Peço permissão ao Ricardo para utilizar essa frase quando perguntarem como o Brasil chegou a esse abismo. Lembrando quanto ao número de participantes no último evento do chororô apenas 500 seguidores alienados. Os outros 4.999.500 filiados segundo o caro Ênio estavam fazendo coisa melhor que defende-la.

    2. MAURÍCIO, pra teu governo (o do Temer), os 5 milhões de filiados do PT não residem apenas em Brasília, Rio ou São Paulo mas estão espalhados por todo o país. Não estamos pra defender a Dilma mas sim a Democracia e esse povo todo mais humilde que vai sofrer na carne as medidas impopulares que se avizinham. Não sei se tu já está aposentado como eu já estou, não sei se tu trabalha sob a CLT como eu não mais. Mas caso tu ainda não chegou aos 70 anos de idade e caso tu precise da proteção de sindicatos, pode te preparar que a tua hora vai chegar !!! E aí sim quero ler aqui o que tu vai escrever !!! O que o “Ricardo Kotoscho” (foi assim que o Gilvan escreveu o nome do Kotscho) não disse foi que tudo começou quando já se dava como certa a quarta vitória seguida do PT pelo voto direto (e não indireto como está acontecendo agora no Congresso) em que o ínclito senador tucano Aloisio “300 mil” Nunes Ferreira repetiu a frase de Carlos Lacerda: “Não pode ganhar e se ganhar não pode tomar posse e se tomar posse não vai governar e se tentar governar vamos cassa-la !!!”. AÍ ESTÁ !!!

    3. Conceda-me um “a parte”…
      Meu caro Ricardo Kotscho, aceita o meu mais sincero pedido de desculpas. Não foi intencional, nem intriga da oposição, foi relapso e/ou falta de percepção mesmo.

    4. Caro Ênio. Ainda não sou aposentado, falta tempo ainda, apesar de trabalhar desde meus 14 anos. Mas tenho minha amada Mãe com 87 anos que já sofre com o roubo da sua pensão. Meu Pai faleceu em 1996 e deixou para Ela uma pensão de 3,5 salários. Depois de 5 anos do PSDB e 13 anos do PT, hoje recebe 1 salário e mais 100 reais. Graças a Deus os 3 filhos podem ajudar a custear sua velhice, pois imagine sobreviver com esse valor. Qual seria sua qualidade de vida se ganhasse esse valor hoje sem ajuda? Agora aguardo sua manifestação.

    5. Caro Maurício, eu sei na minha pele e nas carnes que já não tenho tantas do calvário e do suplício de uma aposentadoria no que no meu caso é por invalidez permanente e não por tempo de serviço.
      Comecei a trabalhar também aos 14 e me aposentei muito cedo ainda, CONTRA A MINHA VONTADE aos 35 anos de idade (dia 5/9 próximo eu faço 59 anos bem “bebidos”) e no auge da minha carreira em uma empresa então subsidiária da Petrobrás (sou engenheiro químico). Nunca tive as benesses do fundo de pensão daquela empresa posto que lá trabalhei apenas por 12 anos e não me enquadrava nos seus requisitos. A minha aposentadoria é só a que recebo do INSS.
      Porém, contudo, todavia entendo também que aposentadoria não é nenhum premio de loteria, aliás, não é premio algum. Tirando os juízes, os políticos e os militares que só nos sugam, a maioria das pessoas que trabalham passa a vida tentando pagar o MÍNIMO de contribuição ao INSS (até falsificam dados por isso) para quando chegar a sua hora querer receber o MÁXIMO. E é aí que vem a desilusão e a “revolta” por descobrir que o aposentado recebe por aquilo que CONTRIBUIU durante o tempo em que trabalhou e nada mais e nada menos do que apenas por isso.
      SIM !!! eu acho o fator previdenciário uma crueldade e uma prostituta sacanagem de quem o criou (no caso o PSDB) e de quem o manteve (no caso o PT) mas já que o assunto do post não é esse, não vou querer me estender mas também vou te contar da minha família: O meu pai morreu cedo (tinha 48 anos de idade) e não deixou pensão alguma para a minha mãe que morreu há 3 anos (com 78) TRABALHANDO até a véspera do dia da sua morte em razão de um câncer de pulmão. Eu, tanto quanto a minha mãe, nunca precisamos da ajuda de ninguém, ela até o dia de morrer e eu até hoje. Espero nunca precisar. E VIDA que segue…

    6. Maurício, me esqueci de falar do salário mínimo com o qual vive a tua mãe na idade em que está. É terrível saber disso, é cruel, mas ao invés de bater panelas, tu devia era bater no peito em agradecimento em nome dela ao PT de Lula que lhe proporcionou um salário mínimo equivalente a 200 dólares ao mês comparado aos menos de 80 deixado por FHC do PSDB. O pouco em relação ao nada já é quase muito.

    7. Ênio realmente sua alienação já se tornou patológica e o fanatismo lhe roubou qualquer tipo de discernimento. Apesar de tuas bravatas, minha Amada Mãe trabalhou até seus os seus 80 anos, morando inclusive sozinha, e hoje Eu a ajudo sem nenhuma vergonha ou pena. Fala como fosse depreciativo uma filho ajudar a mãe e esta receber tal ajuda. Feliz o Filho que consegue ajudar seus Pais, sabendo por tudo que passaram e passam. Agradecer por receber 200 dólares chega a ser hilário de sua parte, pois veja quanto custava uma cesta básica em 1996 e de 2015?. Mas como disse seu fanatismo se tornou patológico. Faça esse esforço e viva com 1000 reais por um mês e depois volte com as mesmas bravatas que são comuns dos esquerda caviar.

    8. Caro Maurício, é uma pena que seja impossível expor tom de voz e expressões faciais nos comentários que escrevemos na internet. Tentei ser educado contigo, compreendendo muito bem o drama não só da tua mãe como de todo aquele que depende de poucos recursos para sobreviver e JAMAIS passou pela minha mente “depreciar” tanto ela quanto o filho. Eu não te agredi em nenhuma das palavras que custei para escrever mas infelizmente tu insiste em me chamar de doente mental. Sempre diz isso !!! Por acaso é essa a tua especialização ??? Passo longe de caviar !!! Nunca vi, nem comi, só ouço falar e não ganho pra isso. Obrigado pela tua “gentileza” de ler e responder o que escrevo mas da próxima vez não me xingue por favor, eu apenas penso diferente de ti e depois dessa já nem sei mais quem de fato é o “doente” aqui.

    9. Caro Ênio peça a um Amigo seu que leia apenas esse texto e pergunte qual interpretação varia disso? “….O meu pai morreu cedo (tinha 48 anos de idade) e não deixou pensão alguma para a minha mãe que morreu há 3 anos (com 78) TRABALHANDO até a véspera do dia da sua morte em razão de um câncer de pulmão. Eu, tanto quanto a minha mãe, nunca precisamos da ajuda de ninguém, ela até o dia de morrer e eu até hoje. Espero nunca precisar. E VIDA que segue…” Talvez agora tenha feito uma análise mais critica e acredito que tenha feito. Tenha percebido que suas palavras não foram apenas para comentar mais sim para expressar seu “orgulho” de nunca precisar de ninguém e depreciar a necessidade de outras pessoas precisarem. Talvez da minha Santa Mãezinha. Então Eu o parabenizo por essa atitude. Espero que em qualquer momento da minha vida se Eu precisar possa ter minhas Filhas a minha volta cuidando de mim com o mesmo amor e carinho que cuido hoje junto com meus Irmãos da minha Santa Mãezinha. Para encerrar minha Santa Mãezinha trabalha desde os seus 5 anos, pois veio da roça. Então Ela TRALHOU POR EXATOS 82 ANOS. (apenas colocando em caixa alta para destacar igual Você)

  4. Antes desta parada FORÇADA(até para cumprir o rito da lei de impedimento – os tais trâmites legais)o Brasil estava em plena marcha ré!!!!.

  5. Mestre, o país começou a parar e está parado, a bem mais tempo. Mais exatamente, parando há 893 dias, com o lançamento da operação Vaza Jato em 17/03/14, visando destroçar o PT para eleger Aécio presidente do Brasil, e parado há 603 dias, com a posse de Dilma em 01/01/15, quando a camarilha golpista (monopólio da mídia, justiça maçônica e demais pertences do baú do atraso), derrotada, após a quarta “sapatada popular”, coloca imediatamente em marcha o “Golpeachment Paraguaio”, paralisando o país através do recrudescimento de ações visando aumentar a crise econômica existente e da instauração da crise política, sob comando de Eduardo Trust Helvético da Cunha e aquele “bando parlamentar” que revelaria extrema dedicação, a família, a pátria e a Deus, para retomada do poder central. Que economia, em qualquer país do mundo, resiste a uma razia política, jurídica e midiática, que paralisa parte das atividades de base por mais de dois anos e meio? Só para ter-se noção da extensão e grandeza dessa tragédia, a Petrobrás representa 8% do PIB brasileiro, some-se a isso a demolição da Construção Pesada, com forte atuação no exterior, e dá para se ter uma ideia do desastre gestado por essa camarilha do atraso e o preço exigido para reconduzir a Casa Grande ao poder central do Brasil, pisoteando a constituição e a democracia, através da cassação na mão grande, do meu, do seu, dos nossos votos, por não terem os necessários. Só rindo ou rezando, né Mestre balaieiro?

    1. Creio que mesmo por análise diferentes, quase que concordamos totalmente. Principalmente quando culpas a Polícia Federal, Justiça Federal e a Imprensa pela derrocada.
      De fato acontece até de forma mais corriqueira em outras quadrilhas, que quando a polícia chega, com o Datena, Cidade Alerta, Brasil Urgente, etc faz um estrago danado no mundo perfeito dos criminosos. Ah, eles também culpam a Polícia, a Justiça e a Imprensa pelo ocorrido!

  6. Caro Kotscho, TEMERÁRIO, esse é o termo que melhor define os próximos dois anos deste país. “Triste do rato que não conhece mais o próprio buraco de onde saiu”, triste da nação cuja esperança se aloca e se maloca em um governo não votado cujos maiores expoentes são Michel Temer e José Serra. O PMDB de Romero “essa porra” Jucá, Sarney e Renan que sempre são governo, o DEM do Mendoncinha e Alexandre Frota (o pornográfico sub-ministro educador) e o PSDB de Serra, Parente e Alexandre de Moraes (o super-ministro educador das PMs). Sem contar o resto de denunciados corruptos que assumiram pastas. Tudo isso brotado do pântano imundo e do sub mundo do pior Congresso que esse Brasil já elegeu. E pensar que já fomos até outro dia admirados e exaltados em todo o planeta por elevarmos a auto estima de 30 milhões de necessitados. E lembrar que na era Lula atingimos pela primeira e única vez na história o patamar do pleno emprego. Não vou chorar, desculpem mas não vou chorar !!! Vou apenas rezar e desejar do fundo do meu coração que Deus tenha piedade de nós e que perdoai-nos eis que não sabemos ainda o que fizemos.

  7. Não está parado 105 dias, mas está paralisado desde março de 2013 quando banqueiros nacionais e internacionais, empresários, meio jurídico,. maçonaria e os donos da mídia entreguista chegaram a conclusão que a oposição daquela época era muito frágil e que não iria ganhar a eleição presidencial.
    Depois disso a ordem era “fazer o governo sangrar” como disse o tucano Aloisio aquele terrorista do passado. O grande objetivo deles era dobrar o povo e os trabalhadores,e já conseguiram.Por isso, que acabou a Lava Jato, com as empresas quebradas e os ladrões na rua.

  8. “O pior congresso que o país já elegeu” é o mesmo que elegeu a Dilma………”Fomos admirados pelo mundo”…quando nossas commodities estavam com preços nas nuvens……………..”Aquele que foi o maior governo” é o mesmo que disse que ella era uma gerentonA………..O Temer de hoje não é o de antes, na cabeça petista.

    1. Eu preferiria que a “tua cabeça” se dirigisse diretamente a mim, seria mais digno para um bom debate. Explique aqui para nós que Congresso é esse que “elegeu a Dilma” ???

    2. Calma Enio, quanto ódio no coração, isso faz mal.
      Os que elegeram o congresso foram os eleitores, e esses são os mesmos que elegeram a Dilma……..vc quer que eu desenhe ou estas claro?…….só sei de uma coisa, felizmente vamos tirar essa senhora do poder, para o bem do país, e ATÉ do seu partido……….TCHAU QUERIDA, TCHAU ENIO !!!

    3. É melhor tu desenhar já que sempre escreve uma coisa e explica outra, teus escritos nunca são muito claros e não sei onde tu viu ódio no meu coração, taí um sentimento que nunca tive, não tenho e me empenho para jamais te-lo.

  9. Se o Brasil parou, com os GOLPISTAS a certeza do retrocesso, em algum momento proximo havera acerto de contas, e nao sera agua da chuva que vai entupir os bueiros.

    1. Pessoas que pensam como você já tentaram isso no passado cesarT,perderam e foram até anistiados .O ¨braço forte e a mão amiga¨ daqui vai dar conta de novo se precisar.

  10. Ser taxado de golpista é um fardo muito pesado pra se carregar, porque ele atravessa gerações,e não só o acusado de golpismo é atingido, como seus parentes: Pai, mãe, filhos, netos, bisnetos, tataranetos… E’ um crime sem perdão, pois a historia tem mostrado que ladrões, CORRUPTOS e até assassinos; conseguem se eleger para cargos publicos, e ganham até respeito na sociedade, sendo homenagiados com medalhas, nomes de rua; participam de festas e comemorações; e até aparecem em colunas sociais e programas de TV; mas O SUJEITO ACUSADO DE SER GOLPISTA, não consegue mais se reerguer; pois essa rejeição só se encerra quando o acusado de golpismo consegue provar que não participou de um golpe; ou pior, só se encerra quando se acaba o sobrenome da familia. Ao final desse processo de impeachment, quantos senadores poderão encarar as ruas e o povo de cabeça erguida? Qual dos lados sairá com a consciencia limpa e sem abalo na sua carreira politica: O dos senadores que votarem CONTRA O IMPEACHMENT, para que a Dilma volte e promova um plebiscito para assim dar novamente ao povo, o direito de fazer o que ELE NÃO TEVE COMPETENCIA pra fazer, que é escolher um presidente que não se arrependa; ou o dos senadores que votarem A FAVOR DO IMPEACHMENT, muitos sem convicção, atendendo orientações do seu partido, e se apegando nas manifestações de rua, onde 65%, que hoje seguramente depois de se informarem representam um numero muito menor; sairam as ruas pedindo o impeachment da Dilma? – Como dizer que esse impeachment não é um golpe, diante das declarações: do ministro Augusto Nardes de que todos os ex presidentes fizeram e o TCU nunca fez nada mas que com a Dilma seria diferente; das declarações do Romero Jucá de que a Dilma precisaria ser retirada, para que as OPERAÇÕES DE COMBATE A CORRUPÇÃO FOSSEM FREADAS (e não por conta de algum crime que ela pudesse ter cometido ou por conta de incompetencia na administração, visto que todos os indices dela continuam superiores aos do FHC do PSDB); e quando TODAS AS GRANDES MIDIAS DO MUNDO chamam esse impeachment de golpe? -Se pela piramide social observa-se que apenas 5% da população pertencem as classes A e B, e portanto daqueles 65% contrarios a Dilma e ao PT, pelo menos 60% são beneficiarios direta ou indiretamente das ações do poder público, e que no Brasil só funcionam bem, os feitos pelos governo Lula e Dilma, que na pratica são os unicos que funcionam de fato no Brasil; quantos deles ficaram a favor de quem votar no impeachment, quando forem atingidos, por ações de um eventual governo Temer, como AS QUE JA APARECERAM NESSE 3 MESES do interino Temer, onde A INFLAÇÃO SUBIU e AUMENTOU O DESEMPREGO? -A Historia, que OS PATOS DO GOLPE, passarão a acompanhar, dirá!

  11. O PT me deixou rico. Quando vi que a madame Presidenta iria se lascar, vendi minha empresa e com a grana comprei uma quantidade imensa de ações da Petrobras. Em nove meses de duração do impeachmant, a Petro triplicou de valor. A ação, que comprei a 4,30, vale agora 12,70. Se calcular em dólar, nossa querida petro valorizou 400% em nove meses. Simples assim: quando o pt se dana, as estatais se salvam, aposte nisso e você fica rico. Torço para o impeachmant não passar. No dia seguinte será terra arrasada , vou comprar ações de graça e fazer uma fortuna quando o pt deixar o poder logo ali na frente. O pt é uma maravilha, mas você precisa saber jogar o jogo.

    1. Eu comprei ações da Petrobrás e do Banco do Brasil ao final do governo FHC e apostei que Lula iria resgatar o prestígio das empresas e ganhei mil vezes mais. Quando o PSDB se lasca, nossas estatais bombam. Quanta asneira, meu Deus !!!!

  12. Kotscho que capacidade de síntese!!! Perfeito. Tudo que você narrou no post é a mais pura retratação dos fatos. Sem nenhum reparo. Tomara que os comentaristas leiam o post com atenção várias vezes. Nenhum devaneio, nenhuma “teoria de conspiração” desenvolvida nos escritórios petistas e alardeadas pela militância como muitos que aqui frequentam gostam de retratar pra ver se algum incauto “engole”. Nada. Apenas fatos narrados da maneira mais simples e objetiva possível. Eu gostaria que os petistas e demais esquerdistas tivessem essa lucidez e capacidade de discernimento que você possui. Eliminaríamos boa parte das discussões estéreis que muitas vezes ocorrem aqui no Balaio. Um grande abraço.

  13. 105 dias sem saberem o que fazer com o país e acham que são responsáveis, isso não irresponsabilidade? Acho que é crime de incompetência mesmo.

  14. Nossas autoridades comportam-se como aristocratas, preocupados apenas com o próprio conforto, como é o caso do Lewandowski, cuja maior preocupação é o aumento do seu salário. Quanto ao conjunto da obra, evidencia-se cada vez mais o caráter dos petistas. É maior o número deles que prestigiam Lula, o grande responsável pela situação toda que vivemos, a história comprovará; do que os que amparam a Dilma. Sabem que Dilma já era, do que eles gostam nada pode oferecer, deliram que Lula poderá.

  15. Que coisa, os hipócritas não fazem mais nenhuma menção ao governo Venezuelano, neste blog ……coincidentemente o Lula, Dilma e cia., também “abortaram” o governo Venezuelano em seus discursos………..que coisa !!!, porque será?

  16. 25/08 – 15:17: “Mas tenho minha amada Mãe com 87 anos que já sofre com o roubo da sua pensão. Meu Pai faleceu em 1996 e deixou para Ela uma pensão de 3,5 salários. 18:59: “Apesar de tuas bravatas, minha Amada Mãe trabalhou até seus os seus 80 anos, morando inclusive sozinha, e hoje Eu a ajudo sem nenhuma vergonha ou pena. 22:54: “Para encerrar minha Santa Mãezinha trabalha desde os seus 5 anos, pois veio da roça. Então Ela TRALHOU POR EXATOS 82 ANOS.” Definitivamente, a coerência não é o ponto forte nesse tempo que vivemos. Mestre, Enio para o prêmio “Jó” do Balaio, incluindo-se adicional por insalubridade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *