Em vez de festa, Rio-2016 assiste a vexame olímpico

Em vez de festa, Rio-2016 assiste a vexame olímpico

A dez dias do início dos Jogos Olímpicos Rio-2016, o que era para ser uma grande celebração mundial transformou-se num vexame olímpico, com obras inacabadas e tropas nas ruas.

Quase não se fala de atletas e competições esportivas, mas apenas dos problemas encontrados pelas delegações em metade dos 31 prédios da Vila Olímpica, dos monumentais esquemas e exercícios de segurança, do doping que ameaçou deixar de fora a Rússia, dos suspeitos de terrorismo presos na semana passada.

É um clima completamente diferente daquele do dia 2 de outubro de 2009, em Copenhague, na Dinamarca, quando, entre abraços, choro e gritos de vitória, os brasileiros comemoraram a indicação do Rio de Janeiro para receber a Olimpíada de 2016, depois de três tentativas frustradas, tornando-se o primeiro país da América do Sul a sediar o evento.

“Os Jogos Olímpicos do Rio serão inesquecíveis, pois estarão cheios de magia e da paixão do povo brasileiro”, anunciou o então presidente Lula durante a apresentação da candidatura brasileira, que derrotou Madri, Chicago e Tóquio.

Um dos mais entusiasmados com a vitória do Brasil em Copenhague foi o ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, agora ministro da Fazenda do governo interino de Michel Temer, que comemorou a escolha do Rio de Janeiro mostrando o bom momento vivido pelo país naquela época:

“Nós temos a 10ª maior economia do mundo e o Banco Mundial prevê que seremos a quinta até 2016. Já somos o quinto maior mercado publicitário do mundo e ainda estamos crescendo. E graças ao descobrimento do maior campo petroleiro do mundo, temos também grande reserva de petróleo. Nossa força econômica traz a certeza de que podemos ter os Jogos Olímpicos”.

De lá para cá, tudo mudou, o cenário virou do avesso. Sete anos passados, o que diria Meirelles hoje ao ver o que está acontecendo no Rio de Janeiro e no nosso país às vésperas da abertura da Olimpíada?

Vida que segue.

35 thoughts on “Em vez de festa, Rio-2016 assiste a vexame olímpico

  1. RK, os mesmos que estão destruindo o Brasil pra tirar o PT à força, como diz Eleonora, solaparam a Copa e agora as Olimpíadas, são os entreguistas e vira-latas! O PIG dá as cartas!

  2. estou achando tudo muito bom, os Jogos Olímpicos do RIO esta sendo realmente uma vergonha, isso e bom para provar ao mundo que aqui só tem político irresponsável, qualquer outro presidente jamais aceitaria dois eventos tão grande em pouco tempo (diferença de dois anos), são muitos gastos, falta de planejamento, muita corrupção, um prefeito fora da casinha “para não dizer burro, inconsequente, não tem jogo de cintura, não gosta de ser contrariado”, PARABÉNS BRASIL estamos sendo a noticia mais negativa no mundo, realmente um VEXAME. O meu grande medo e preocupação e o terrorismo, rezo todos os dias para que não haja um desastre com pessoas inocentes. O resto estou batendo palmas, mais uma vez PARABÉNS pelo fiasco, rsrsrsrs Queriam aparecer, realmente somos o centro das atenções negativas, vamos entrar para a história.

  3. Tem razão um vexame completo,podíamos passar sem esta,um país cuja metade da população não tem saneamento básico…,uma megalomania indesculpável.Vontade de aparecer,ou quem sabe receber propinas das empreiteiras?Quando este país vai tomar juízo e se tornar uma Nação?

  4. Ésta é mais uma trágica herança maldita das ilusões do LULA que se achava um grande estadista. Todos sabiam (alguns fingiam não saber) que o Brasil não estava e como não está pronto para receber um evento deste porte. Mas os arroubos do estadista, trouxe logo 2 mega eventos – a Copa do Mundo e a Olimpiada – e o que se viu e continuamos a ver é um rastro de obras inacabas, superfaturadas, e a roubalheira instalada.
    A pergunta final, não deve ser endereçada ao Meireles, mas àquele que fez toda esta lambança. Paises muito mais rico e estruturado, abriram mão de sua candidatura e o terceiro mundo abraçou..Vamos reclamar do que agora…

  5. É nisso que deu a megolomania de um populista demagogo. O mundo vai ver de forma explícita o” grande legado” de Lula da Silva: violência, miséria, sujeira, corrupção, incompetência. A baía da Guanabara, infestada de esgoto, é a cara do legado petista.

  6. Caro Kotscho, acho muito cedo para cravar que a Olimpíada é um fracasso. A entrada na Vila Olímpica certamente foi mas vamos aguardar a saída. Alguém que já comprou apartamento novo e entrou pra morar encontrou tudo perfeito ??? Certamente que não mas nada que um encanador ou pedreiro não ajuste. Estive outro dia no Rio e pude constatar que a cidade que já era maravilhosa está ficando muito mais linda, e moderna !!! Especialmente no transporte público e na mobilidade urbana. É Metrô, é VLT, é BRT, viadutos novos e lindíssimos, vias expressas e muito mais novidades. Senti o povo carioca orgulhoso e estupefato com tanta beleza, conforto e melhora significativa nesses quesitos. Sem contar o belíssimo museu do amanhã e as praças do centro todas reformuladas e ajustadas ao seculo XXI.
    Mas a “turma do amendoim” aqui do Balaio não perdoa, né ??? Me lembro do “Não vai ter Copa”. Escreviam aqui o mesmo que escrevem hoje sobre a Olimpíada que nem começou e no fim, tirando o 7 x 1 pra Alemanha (ao meu ver por culpa dos contratos desses nossos jogadores e técnico “estrangeiros”) a Copa foi um sucesso aqui e elogiadíssima lá fora. Calou as bocas e fechou os olhos gordos desses tais “patos revoltados” batedores de panelas. Sediar uma Olimpíada era um anseio antigo do Rio de Janeiro, os tucanos tentaram três vezes e fracassaram mas como foi no Governo Lula que os velhos sonho virou realidade, então agora “Olimpíada não presta”. E se vazar uma torneira, entupir uma privada, soltar um parafuso de algum corrimão, piscar uma luminária, então “Tudo é culpa do PT”. O Governo Federal só viabilizou os recursos, quem dá ou quem deu o “aplique” desse dinheiro é e foi o PMDB !!! Ou Eduardo Paes, Sergio Cabral, Pezão & Cia. viraram agora filiados do PT ??? TENHA DÓ !!! A inveja corrói e mata mas o ódio é que cega de vez !!! Não vejo a hora de ver a abertura dessas Olimpíadas no Rio, tenho certeza que irei me emocionar e ter cada vez mais muito orgulho do NOSSO BRASIL !!! E VIVA O RIO !!!

    1. R$38.260.000.000,00 por reforma de praças,28 Km de VLT,um museu,39 Km de faixa exclusiva de ônibus .É o PIB anual do estado de Alagoas ou Sergipe.Falar o que né?

    2. Oromar, quanto custou a ponte Rio-Niterói que os teus milicos fizeram ??? E o minhocão ex- Costa e Silva e agora João Goulart ??? Não sei e nem quero saber de onde tu tirou esse valor e se de fato foi pra custear só isso que tu listou aí. Faça o seguinte: Vá ao Rio, quebra tudo e peça o dinheiro de volta !!! Mas antes de pegar a marginal e se dirigir à Dutra, passe na sede da Gaviões da Fiel e diga lá também que o estádio deles não presta.

    3. Meu caro senhor, não sei onde você viu as noticias de que a copa do mundo foi um sucesso….vivo no exterior e não vi nenhuma notícia a respeito. Quanto as olimpíadas, o que leio e se fala nas televisões é que faltam muitos poucos dias para começar e os problemas são muitos, portanto com o dinheiro que se gastou e o tempo que tiveram para organizar não justifica ser como está sendo, o problema do Brasil são os Brasileiros , contentam-se com muito pouco quando podiam ter o melhor!!!

    4. Beatriz, eu não sei onde a senhora vive e fez parada mas minhas filhas também estão no exterior. Tem uma que trabalha em navio e roda o mundo !!! Mediterrâneo, Caribe, EUA, Austrália, Cingapura, China, Japão, enfim, e foram elas que me contaram o que viram e ouviram. E o problema do Brasil não são todos os brasileiros mas sim aquela parte amarela de “patéticos” que desprezam as origens e odeiam a própria Pátria para adorarem o seu país patrão, mesmo quando patrão não o são !!!

    5. Vamos lá meu caro.7 BI para operação dos jogos,6.6 BI para instalações olímpicas e 24.6 BI restante seria o legado.Além das obras já listadas tem complexo desportivo de Deodoro,campo de golfe,laboratório de dopagem,despoluição da baia de guanabara(???),centro de transmissão de dados jornalísticos(1.6 BI),estádio aquático …tem razão Enio,não sei como o Rio conseguia viver sem essas obras,principalmente o campo de golfe,e o centro de transmissão jornalística então!O certo seria mesmo ter feito o estádio aquático no lugar da ponte Rio-Niterói.

  7. E TUDO ISSO sem contar com “uma campanha negativa do PSDB alavancada pela grande midia como aconteceu na Copa”. “-IMAGINE NA OLIMPIADA”, se tivesse uma campanha, dizendo que os Aeroportos não tinham condições de atender uma olimpiada, e pedindo: Hospitais PADRÃO COI? E’ talvez, ao realizar uma copa, o governo Dilma do PT, conseguiu convencer o povo de que o Brasil tem condições de realizar uma Olimpiada; visto que os Patos do golpe, devem estar achando que os HOSPITAIS ESTADUAIS, estão uma maravilha, e mereçam medalha de ouro. -Mas, o que as grandes midias não mostram também, “é a preocupação do governo interino Temer, com os banquetes que o famoso desagregador ministro José Serra do PSDB está preparando no Rio, para bajular mais de 1000 estrangeiros; pois, se forem boicotados estes banquetes, será A PRIMEIRA GRANDE manifestação coletiva mundial, contra o governo Temer, cujo a imprensa de varios desses paises que estarão no Brasil para as olimpiadas, ja se mostraram contra, por considerar o governo Temer ILEGITIMO.”” “” No dia 13/07/2016 o deputado do partido democrata dos Estados Unidos, Alan Grayson, mesmo partido do presidente Barack Obama, fez um discurso de critica ao governo interino Temer, e em apoio a presidente Dilma, contra o impeachment por ele chamado de golpe. E na sexta-feira passada, dia 22/07/2016, 33 parlamentares entre senadores e deputados, de maioria do partido democrata dos Estados Unidos, mesmo partido do Barack Obama, assinaram e entregaram ao secretario de estado John Kerry, uma carta, assinada também por sindicatos de trabalhadores, imprensa e associações de empresarios norte americanos, pedindo para que os Estados Unidos, boicote qualquer ação feita pelo governo interino Temer””. Isso serve para mostrar AOS PATOS DO GOLPE, que “”ao contrario do que o PSDB diz e a Grande midia quer que os brasileiros acreditem, não é somente os paises da America do Sul, como a Venezuela, a Bolivia, o Peru, o Equador, o Chile e o Uruguay; que estão contra esse impeachment da presidente Dilma, por considera-lo um golpe contra a democracia.”””

  8. Será que mais uma vez fica esclarecido o motivo do processo político sofrido pela Presidente Dilma?As declarações do Henrique Meireles dão bem a dimensão do tamanho da mentira que envolveu a população em nome de um projeto de poder .Consequências é o que não faltam.

  9. E você esperava algo diferente disso meu caro Kotscho? Num país onde as autoridades esportivas (presidentes e diretores de Confederações) salvo raras exceções, vivem envolvidas em escândalos sendo que um deles sequer viaja por medo de ser detido e preso fora do Brasil, você tinha esperança de que faríamos uma Olimpíada exemplar? A delegação da Suécia já abandonou a Vila Olímpica. A dos EUA sequer lá entrou. A Baía de Guanabara, cartão postal do Rio e do Brasil, é uma verdadeira privada cheia de merda, onde se realizarão algumas competições. A segurança dentro da Vila é uma brincadeira de mau gosto, assim como o é o prefeito da cidade que só faz e fala besteiras para o mundo escutar e observar. O Brasil se mete a querer abrigar eventos dessa magnitude, jogar milhões pelo ralo assim como aconteceu na Copa, e não consegue cuidar sequer da saúde e da segurança de sua população. O estado do Rio não consegue honrar salários do funcionalismo. Essa é a “grande nação emergente” tão propalada ao redor do mundo. Piada internacional. País do”foro privilegiado” e da impunidade de políticos e ex políticos.

    1. “Joãozinho”, tu já ouviu a música “Quem nasce Zé não morre Johnny não” do meu “cumpade” e amigo Zé Geraldo ??? Procure ouvir !!! Ele. assim como o Ariano Suassuna não troca o seu “oxente” pelo “ok” de ninguém !!!

    2. Meu caro Enio, esse é um apelido que ganhei quando vivi por alguns anos nos EUA. No ramo de negócios em que trabalho todos me conhecem por esse apelido. O Kotscho sabe meu nome completo. Um dia, se formos beber umas cachaças juntos você também saberá. Abs.

    3. Eu sempre digo (e o Kotscho sabe disso) que no dia em que botarem uma garrafa de cachaça da boa em uma mesa de reunião da ONU ou do G-8, G-20 e a porra toda, acabam-se as guerras no mundo !!! Vamos beber sim e aí vou te contar como surgiu a minha amizade com o grande Zé Geraldo, que dentre tantos sucessos guardados na memória desse povo também escreveu uma cujo título é que mais gosto: “Os Grandes São Grandes Porque Eu Ainda Estou De Joelhos” !!! Também escreveu “Tô Zerado” cujos versos terminam: “…assim eu atravesso esse país
      e tenho até a ousadia de dizer que sou feliz
      ao lado da minha nega criando meus bacuris no braço do violão.
      Sou feliz por não ter mais a ilusão de aparecer nos programas do
      Gugu e do Faustão…” ABRAÇÃO !!!.

  10. Kotscho, eu não vou aturar aqui brasileiro de dentro ou de fora esculhambando o Brasil e já aviso, pra cada ataque eu vou pra cima nem que tenha que aleijar de vez o único dedo com o qual eu digito. BANDO DE VIRA-LATAS !!!

    1. Não vou ao Rio assistir os jogos porque não tenho dinheiro pra isso. Mas da minha casa vou torcer sim para o BRASIL e para nenhum outro país estrangeiro. E torço também para que tudo dê certo e essa seja a melhor Olimpíada de todos os tempos como foi prometido. Não sou do contra e nem mal agourento.

  11. Como penso que dizia o “coveiro” que sepultou a velhinha de Taubaté, L. F. Veríssimo, “o apressado come cru”, mas como não poderia deixar de ser, a imortal síndrome do vira-lata, lapidar observação de NR, está de volta com o golpe paraguaio em andamento e nada mais manjado que extrapolar os problemas na entrega de apartamentos na Vila Olímpica, que dentro de mais alguns dias serão passado (como já o são para a Austrália), com os mesmos atletas e dirigentes, que sempre reclamam a cada entrada em vilas a cada nova olímpiada, apenas não com tamanha repercussão oferecida pelos órgãos de desinformação do país sede, a ponto de Mestre balaieiro, antes de começar, declara-la “vexame olímpico” (mesmo até a de Atlanta não sendo), elogiando a nossa, que como a Copa do Mundo, ultrapassará as expectativas, surpreendendo a todos, como a Copa de futebol, considerada a melhor até então realizada, quer nos espetáculos oferecidos dentro das quatro linhas, nos estádios e organização (também ditos cheio de defeitos, dias antes) e nas ruas do Brasil afora, fazendo os coxinhas de todos os matizes, recolherem-se a mesquinhez e mediocridade, natas, perante fatos inquestionáveis então escancarados. Dia 22 de agosto, Mestre, espero que volte para declarar-se equivocado ao acreditar em órgãos de desinformação, promotores do golpe paraguaio e useiros e vezeiros em fraudar pesquisas e informações, agora pensando-se necessitados que a Olímpiada fracasse para sufocarem a auto estima do brasileiro e assim ajudarem o golpe a não dar “chabú”, por pressão popular, no senado, dias após encerrada a Olímpiada. Quem não os conhece que os compre. PS: Londres, 2012, antes que James Bond despencasse do céu, trazendo junto a rainha Elizabeth II, ao Estádio Olímpico, vaticinava-se: Fracasso. Aguardemos…

    1. Caro Dias,
      eu escrevi sobre o cenário do momento, às vésperas da abertura e, até agora, estamos assistindo a um vexame olímpico, o que não quer dizer que os problemas não possam ser resolvidos e, no final, o evento seja um sucesso.
      Se você ler o texto até o final, verá que eu não precisarei esperar até o dia 22 de agosto.
      Só não dá para ignorar o que está acontecendo no Rio e sendo mostrado para o mundo inteiro, o que certamente não ajuda a melhorar a imagem do nosso país. Ou você acha que o clima é de festa?
      Ricardo Kotscho

  12. Incrível! Enquanto comissões estrangeiras apontam defeitos de todo tipo, atletas brasileiros elogiam os mesmos lugares, vi por ai que teve uma turma que até beijou o chão… Isso sim é síndrome de de vira latas, não valorizar o dinheiro que foi gasto, tirado de seu imposto suado, não exigir qualidade pelo que pagou, aceita qualquer coisa e abana o rabo. Essas olimpíadas não foram feitas para distribuir medalhas, foram feitas para distribuir barras de ouro, e os vencedores já estão com elas bem guardadas, bem longe daqui, no Panamá, Suíça, e outros paraísos fiscais. Por sorte a Lava Jato está pegando os vencedores dopados de tanto ouro. Elogiar porcaria só porque é do meu país, feito superfaturado pelo meu partido, isso sim é atitude de vira lata.

  13. Um desgaste desnecessário da nossa imagem para o mundo, tudo deveria estar pronto com algumas semanas de antecedência da chegada das delegações, para que pudessem fazer vistoria nos imóveis….claro que pequenos problemas surgem numa obra desse porte, mas o que estamos vendo é ridículo, por falta de planejamento……DETALHE: isso é peculiar a grande maioria de nós brasileiros “tudo em cima da hora”.
    “Se você convida seus amigos a uma festa, na sua casa, por educação e receptividade todos os detalhes devem ser pensados, para que estes se sintam bem”……….

  14. Caro Kotscho, estou chegando no Rio de Janeiro no dia 03/08 para as Olimpíadas. Como faço parte da família do Judô, já recebi as credenciais ( minha e a do meu marido ) há uns 2 meses atrás. Tudo correto. Recebi a informação de que o Hotel onde vou ficar ainda não tem todos os quartos terminados… Espero que finalizem até lá! Infelizmente, aqui na Suíça e no mundo todo tem chegado muitas notícias sobre as falhas nas obras da Vila Olímpica, a não despoluição da Baía da Guanabara, assaltos a equipes de TV estrangeiras, estádios não finalizados etc. Trabalhei como funcionária do Comitê Olímpico Brasileiro. O meu diretor era o Agberto Guimarães, atual Diretor de Esportes do Comitê Organizador da Rio 2016. Eu fui emprestada para trabalhar nos Jogos Pan-Americanos 2007 no Rio de Janeiro. Sabe, tem uma equipe profissional que trabalha duro nos bastidores, que dá todo o seu suor, sacrifica o seu tempo com a sua família para realizar um trabalho, no mínimo com a qualidade esperada por todos, por todos nós. Toda essa repercussão negativa na mídia é real, mas também é política. O Prefeito diz que o Comitê Organizador falhou e… um joga para o outro a responsabilidade. Estive nas Olimpíadas em Londres, 2012, a organização foi impecável, no entanto deve ter acontecido alguns problemas, mas não fizeram disso notícias, simplesmente resolveram os problemas. Sempre que procuro assistir aos jornais na internet sobre serviços para as Olimpíadas vejo os mesmos noticiários sobre a Vila Olímpica, a Vila Olímpica, a Vila Olímpica… Sempre batendo na mesma tecla. Em vários jornais. O noticiário em geral está pobre de informações. Só polêmicas. A mídia corre atrás do igual, fica todo mundo noticiando as mesmas coisas. Fico pensando como faz falta uma reportagem com cunho investigativo que você, Kotscho, tanto se dedicou… Deixo aqui o meu respeito pelas pessoas que estão trabalhando sério e com dignidade para que um evento como esse seja realizado com sucesso. Há um desgaste da imagem do Brasil e tudo isso não ajuda nem um pouco. Quero acrescentar que também estou com muito medo de viajar, pois vou fazer escala em Frankfurt, e se não acontecer nada durante o meu trajeto aéreo espero assistir a Abertura no dia 05.08. Desejo a todos bons Jogos Olímpicos. Que bom seria se houvesse uma trégua…Abraços e Obrigada por nos oferecer esse espaço…

  15. Nossa (minha?) teimosia (esperança?) durante o regime militar – ao menos daqueles medrosos como eu de desaparecer um dia, sem motivo algum, e virar uma “não-pessoa” – era suportar a ferro e a fogo aquele absurdo, que, por tão absurdo, iria acabar – por podridão interna – um dia qualquer.
    Foi assim com todos os poderosos e vastos impérios colonial-absolutistas na história.

    Fácil de prever:

    O dinheiro fácil (via praticamente as mesmas empreiteiras que estão enroladas na Lava jato hoje) já havia tornado a vida da tigrada do porão mais risonha e franca. Seu poder de vida ou morte sobre tudo que passava à sua frente dava-lhes a soberba e falsa euforia de que tudo por aqui é eterno. Relaxaram na pontaria…

    Os sobas, que só cuidavam de expedir algumas ordens de “sumam com esse sujeito”, estavam nadando de braçada em piscinas muito mais azuis e tomando sol muito mais seletivo em suas dachas em Angra, Cabo Frio, Búzios, etc.

    Deu no que deu, embora tenha demorado, muitos culpados tenham ficado impunes e o sistema ainda operasse por longo tempo com medo “deles”.

    Tudo isso para falar que então sentíamos medo; que era u, tempo em que a violência no quintal dos vizinhos era tolerada – quando não refinada através do cursos para os botucudinhos – pelos nossos “amigos” do norte. Escuro, cruel, violento, selvagem, mas permitindo uma esperançazinha, lá no fundo – pelo menos para os mais jovens, mesmo os medrosos como eu – de que “um dia isso vai mudar e vamos poder viver sem medo sob a luz do sol”.

    Hoje, aos 65, aquilo que jamais pensei: vergonha de meu país.
    Obrigação de suportar quieto, sem argumentos para justificativas, aquele olharzinho enviesado e sorriso meio debochado de amanuenses de guichê de emigração.
    O horror, o horror…

  16. Só vexame. Apartamentos alagados entregues (com a maior cara dura) e o anfitrião ao invés de pedir desculpas, faz gracinhas como ”micagens” para pagar o ”mico”, cidade sitiada pelas forças armadas como se estivéssemos em ”guerra”, agora por fim uma colisão entre aviões da FAB, o que mais está por vir? Tudo construído à toque-de caixa (a pressa sempre foi inimiga da perfeição). Será que aqueles 7 x 1 não serviram para nada? Francamente, não tenho ânimo para ir a esse evento. Infelizmente…

  17. Acredito que o pior nao seja esta incompetência e corrupcaao massivas que solapam os jogos (e defendidas arduamente por pelegos fanáticos e irresponsáveis), mas sim os probllems sérios de seguranca. Nao há um controle de quem entra e quem sai e o risco de atentados é muito alto. Quero ver estes pelegos irresponsáveis e bossais virem aqui defender estes incompetentes caso aconteca uma tragédia. Mimados irresponsáveis….

  18. Caro Kotscho, em tempo gostaria de acrescentar que concordo com o seu comentário abaixo, quando você diz que “não existe um clima de festa”. Abraços e Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *