Dilma já monta o seu "bunker", mas para quê?

Dilma já monta o seu "bunker", mas para quê?

Um bunker alemão da época da Segunda Guerra Mundial (Foto: Reprodução Wikimedia Commons)

Na minha infância, ouvia muito falar nesta palavra alemã “bunker”, como eram chamados os abrigos subterrâneos, onde minha mãe se refugiava com a família, durante os bombardeios na Segunda Guerra Mundial. Eram lembranças muito tristes, que me marcaram para o resto da vida.

Setenta e um anos após o final da última grande guerra, esta palavra volta ao noticiário, agora no Brasil. Já certa da derrota na batalha do impeachment, Dilma começou a preparar o desembarque do Planalto e a montar um “bunker da resistência” no Alvorada, segundo relato dos repórteres Marina Dias e Valdo Cruz, na Folha desta terça-feira.

Pergunto: vai resistir para quê, resistir contra quem, quais são os seus planos?

Até onde sei, nenhuma força inimiga está preparando um bombardeio sobre o Palácio do Planalto. A guerra política é travada no parlamento e nos tribunais, com acusação e defesa citando a Constituição Federal. Não há no horizonte, até onde minha vista alcança, aviões militares, canhões ou navios de guerra.

São ambiciosos os planos de Dilma para o período em que ficará afastada do poder central. Em nada lembram a retirada discreta de Fernando Collor, quando caiu em 1992, esperando em silêncio e resignação, isolado na Casa da Dinda, pelo julgamento final. A quase ex-presidente quer montar uma estrutura de 15 assessores, mais seguranças, carros oficiais e um avião da FAB, além de manter todas as mordomias do Palácio da Alvorada.

Ao contrário de Collor, que deixou o Planalto pela porta dos fundos acompanhado apenas pela mulher, Dilma está pensando num final grandioso para a despedida, programada para o próximo dia 12, segundo o cronograma do Senado. Quer descer a rampa solenemente ao lado do que restou do ministério de seu desastrado governo que quebrou o País.

Em seus atos de desespero nos últimos dias, a ainda presidente deixou claro que pretende cair atirando, para infernizar a vida do seu sucessor constitucional (e, por tabela, a de todos nós, que pagamos a conta), como fez no 1º de Maio, ao anunciar um “pacote de bondades” que aumenta as despesas e diminui a arrecadação, no apagar das luzes, deixando um rombo perto de R$ 100 bilhões nas contas públicas.

Mesmo que o possível governo Michel Temer fracasse em sua tentativa de ressuscitar a economia brasileira, é consenso no meio político, até no PT, que não há a menor chance de Dilma voltar ao cargo no final dos 180 dias de afastamento. Então, eu só gostaria de entender: para quê tudo isso? Para continuar repetindo ao Brasil e ao mundo que ela está sendo vítima de um “golpe”, colocando em risco a estabilidade institucional?

Jânio e Jango também ficaram esperando que as multidões saíssem às ruas para pedir a volta deles. Morreram esperando.

Vida que segue.

66 thoughts on “Dilma já monta o seu "bunker", mas para quê?

  1. Bom, parabéns Kotscho por analisar esta situacao de forma coerente e racional. Relamente, talvez vc seja o único petista lúcido que eu conheca.

    1. O colunista parece um daqueles defensores do golpe….tipo assim….tu ta fora e cala a boca….os suspeitissmos deputados dizem q nao ha nada contra a presidente sendo um julgamento puramwnte politico e temos que concordar com uma ruptura institucional pq suas excelencias querem??? Entao nao precisamos mais de democracia. Fecha-se o parlamento. Alias com esse nivel que ta si hj de bandidos não se perde nada já que a democracia eles chutaram

      1. Luis,
        não sou defendo golpe coisa nenhuma. Limito-me a relatar e comentar os fatos que estão acontecendo. Precisamos de democracia, sim, mas devemos aprender a escolher melhor nossos governantes e representantes.
        Ricardo Kotscho

  2. A Presidente Dilma, legitimamente eleita por 54 milhões de brasileiros tem todo o direito de resistir, enquanto for possível e utilizar de todos os recursos, legalmente permitidos para denunciar sim, esse golpe abjeto que se põe em marcha, engendrado por indivíduos que fariam corar “Al Capone”.
    Essa assertiva ridícula de “desastrado governo que quebrou o País”, é algo equivalente às que proferem, diuturnamente, os autores do golpe. Acaso há levas e levas de emigrantes, deixando o país por terra, ar e mar, conforme ocorreu na Grécia e outros países da Europa? O país fez algum empréstimo de dezenas de bilhões de dólares ao FMI, conforme ocorreu em governos de triste memória?
    Ademais, não se pode olvidar que o montante das Reservas em moeda forte chega a mais de três centenas e meia de bilhões de dólares.
    Outrossim, o Brasil perdeu o seu status de 8ª Economia do Mundo?
    A questão do desemprego atingiu os níveis críticos dos governo FHC?
    Também, já há seguidos indicativos da queda da inflação, conforme publica hoje o jornalista Luís Nassif no GGN, abrindo a ótima perspectiva da queda da Selic.
    Enfim, Dilma tem todas as condições sim, de superar as infame sabotagem da qual tem sido vítima e, continuar a frente do Executivo Federal.
    Tem todo o direito, de através do Corpo Jurídico que a assessora, exigir desse STF, frouxo e acovardado, que o mesmo se manifeste sobre o mérito (direito material), do tal pedido de impeachment, porque até agora só houve manifestação sobre o direito formal (direito processual). Eles têm que dizer se estão ao lado da Constituição e do Estado Democrático de Direito ou, se serão mero apêndice do golpe.
    Por fim, senhor jornalista, Ricardo Kotscho, com fulcro neste seu comentário, dissipa-se qualquer dúvida sobre a sua simpatia ao time que tenta promover essa infame ruptura institucional.
    Indago-lhe, então: será, mesmo, Dilma Rousseff a vilã ou, a bruxa malvada, em todo esse “filme” de horrores?

  3. A Presidente Dilma deveria montar um “bunker” contra os corruptos que querem através da traição praticar um golpe contra o Brasil. A maioria dos parlamentares estão gravemente implicados em crimes que vão desde a corrupção até atentados. Tem um partido no Brasil chamado de “tucanos” que adoram a defesa pela parlamentarismo, só quando estão na oposição. Quando era governo esse mesmo partido cometeu um crime contra a nação fabricando a reeleição, que além de escabrosa veio a difundir a arrecadação de doações suspeitas de empresas que atendem os governos municipais, estaduais e federal. Mas, levando em conta que o povo também não é ético, nem portanto honesto, vive de ódio, rixa e age como torcedor de futebol, sempre defendendo suas cores, ainda que mais enlameada que a dos adversário, autorizam a Presidente a ter que montar “bunker” porque lá dentro e aqui fora, é um pega para capar.”

  4. Como brasileira fico triste com o fim melancólico do governo Dilma. Fazer o quê, né? A mulher não dava mesmo para a coisa. Bem faria o PT em recolher as armas, fazer uma autocrítica VERDADEIRA e tentar salvar alguma coisa do seu legado. Vamos ver agora nas eleições municipais uma resposta do eleitor a respeito disso tudo. Mas, em primeiro lugar, torço para o Brasil. Do jeito que está não dá. É muita gente desempregada! Meu D’us, nos ilumine (oh eu colocando D’us na roda igual o povo lá da Câmara dos Deputados; os intelectuais odeiam isso)! Mas eu não tô nem aí, que a mão forte de D’us nos guie nesse momento tão difícil!!!!

  5. Não tá morto quem peleia ! Colocaram,propositadamente, a carroça na frente dos bois. O impeachment, precedeu a formalização da acusação. A própria procuradoria do TCU confirma que as “pedaladas” começaram e terminaram em 2014,portanto no exercício anterior. Dilma cresce na adversidade, é uma característica sua, reconhecida até mesmo pelos seus adversários. Quem resistiu à “cadeira do dragão” não se intimidará com os arreganhos golpistas daqueles alijados do facilitário executivo nos últimos treze anos. O que se desenha , continentalmente, como estratégia,é a desarticulação ,primeiramente, do Mercosul e logo dos Brics. Honduras,Paraguai, Argentina, Venezuela resistindo e a cereja do bolo: Brasil! China e Russia,incomodam sobremaneira ,o status geopolítico dos EUA, e estes, já se sabe como atuam:Iraque,Líbia,Síria e Ucrânia…

    1. Dilma eh a afogada que se agarra a qualquer coisa para se salvar , nao importa nada , nao imorta quem , soh importa EU . MiNHA cadeira , MEUS programas . VAIDADE eh pecado mortal , a nao ser que voce seja comunista (ai vale tudo) . Como lembrou nosso congresso (nao meu congresso) nao somos um pais de ateus , nem de comunistas . Pelo conjunto da obra , Adeus querida .

  6. Na verdade o Brasil já teve um precedente parecido : Maria I, rainha de Portugal (e do Brasil por consequência) era conhecida como a “rainha louca”. O governo era tocado pelo príncipe regente D. João VI e a tal da Maria vivia como um fantasma pelos palácios reais de Portugal, gritando e rezando. Consta que certa feita começou a gritar “não vai ter golpe”; a partir dali foi internada num hospício.

  7. ACHO QUE A DILMA DEVE SIM TIRAR PROVEITO DESTA SITUAÇÃO…..NADA MAIS JUSTO, ELA FOI ELEITA DEMOCRATICAMENTE E O QUE ESTÃO FAZENDO CONTRA SEU SEGUNDO MANDATO FOI TUDO MONTADO, SÓ OS “ANALFABETOS POLÍTICOS”, INCAUTOS, E QUE SE DEIXAM MANIPULAR PELA REDE CORRUPÇÃO DE TELEVISÃO E AS DEMAIS MÍDIAS TRADICIONAIS NÃO ENXERGAM OU NÃO QUEREM ENXERGAR A REALIDADE. INFELIZMENTE ESTÃO PRONTOS PARA ENTREGAR NOSSA MAIOR RIQUEZA O PRÉ SAL AOS AMERICANOS COMO O “CERRA” PROMETEU, (PRIVATARIA TUCANA). CLARO QUE É UM F[GOLPE INSTITUCIONAL OU GOLPE BRANDO COM O QUEIRAM COMANDADO PELO QUARTO PODER.

    1. Carlos Zambon,
      respeito e publico aqui todas as opiniões que não contenham ofensas nem baixarias, mas te peço para não escrever em caixa alta (só letras maiúsculas), o que contraria as normas do blog.
      Grato pela compreensão,
      Ricardo Kotscho

  8. Prezado Jornalista. Dilma monta seu Bunker justamente para mostrar dignidade contra jornalistas alinhados aos patrões da mídia golpista. Ela tem dignidade e honradez e não convarde! O “para quê?” ficam para os apoiadores do golpe!

  9. Tchau querida. Pode chamar a Granero, encomendar uns 20 containers e arrumar um sitio de “Amigo” para levar os vinhos, obras de arte e de tudo mais que restou após a saida do seu antecessor. Tire uma quarentena para colocar em ordem os poucos neuronios a que dispõe e depois monte novamente uma lojinha de 1,99 para reaprender e ver como é bom pagar impostos.

  10. Dilma, tem que resistir até o último segundo, sim. Quem deveria estar sendo “deposto” são os tais dos “julgadores” e não ela. Quem cometeu crime não foi ela e, sim, sabemos muito bem quem. Aliás, defender a saída dela é de uma imbecilidade tamanha. Pena que publicações (sérias?) tenham em seus quadros pessoas dessa índole. Pena mesmo. Quem perde é o povo. Quem perde é o Brasil.

  11. Provavelmente a figura mais incompetente, arrogante, prepotente e mal educada que ocupou a presidência em toda história da república. Não acredito que ela passou anos envolvida diretamente com as questões energéticas na qualidade de ministra das minas e energia, presidente do conselho da Petrobrás, ministra chefe da casa civil e nunca soube de nenhuma irregularidade ou falcatrua na Petrobrás, Eletrobrás, Nuclebrás etc. História pra boi dormir. Ela sabia sim. Mas os fundos desviados eram para uma “causa nobre” (perpetuação no poder) e portanto os desvios eram “legítimos”. Assim como as “pedaladas” que, segundo ela, destinavam-se ao pagamento de programas sociais. Mentira deslavada. O procurador do TCU, ontem na Comissão do Impeachment, simplesmente destruiu a mentira criada pelo PT e repetida a exaustão pela maluca da Dilma e seus asseclas. Não passa de uma doente obcecada por um ideal e pela vaidade que agora vê seu castelo de areia ruir junto com seu exército de apaniguados que já estão tentando se encostar nos governos estaduais e prefeituras onde ainda o PT se faz presente. Complicado procurar emprego no momento que vive o Brasil. Tchau incompetente, irresponsável, estelionatária eleitoral.

  12. Brilhante texto, Kotscho.
    Como você bem disse, em seu post anterior a este, “trocam-se as figurinhas, mas o jogo é o mesmo”, porém esses 11 milhões de desempregados, não podem esperar mais, estamos falando de um número correspondente a população inteira de Portugal, a população inteira da cidade de São Paulo…é muita gente, sem emprego. O Temer é a solução?, acho que neste momento é fundamental que as relações políticas e empresariais falem a mesma língua, por isso devemos nos abraçar a essa esperança “emergencial”, tem que dar certo, é o povo pedindo SOCORRO !!!

  13. Prezado jornalista Kotscho,

    Acredito que o moderador do seu blog não vai publicar o meu comentário. Mas se ele passar para você já está de bom tamanho.

    Lamentável você comparar a saída de Dilma com a saída de Collor.

    Dilma até agora foi acusada de qual crime? De pedaladas fiscais, certo? Mas, nem na Globo e nem na Rede Record vi matérias que acusam Dilma de roubo. Ou ela fez as pedaladas e pegou o dinheiro para ela? Não né. Agora, Collor de Mello saiu cheio de acusações e você sabe que Collor renunciou. Dilma não renunciou até agora e diz que não vai renunciar.
    Falar que a Dilma quebrou o País, que a economia está mal? Você já viu o lucro do Banco Itaú, do Bradesco, das montadoras, das indústrias legadas a FIESP? Realmente, coitados, estão todos quebrados. E eles dizem que não vão pagar o pato. De fato, não vão.
    E pela sua trajetória você sabe que são os trabalhadores que vão pagar.
    Entendo que vivemos o pior momento na política e no jornalismo.
    Ler textos iguais ao seu na Veja, na Folha, no Estadão…vá lá.
    Agora ler esse texto de sua autoria, com esse tom ácido e detonando ainda mais o Governo Dilma, francamente…
    Será que estamos enlouquecendo como disse Bresser Pereira?

    1. Dilma está sendo acusada de “crime de responsabilidade” o que já está caracterizado pelo TCU sendo que esse tipo de crime é julgado pelo Senado Federal com base no acolhimento da ação impetrada junto a Câmara dos Deputados e devidamente aceita. Se aceita a ação pelo Senado Federal ela será afastada e, em até 180 dias será julgada. Dilma, por enquanto não está sendo acusada de nenhum crime previsto no Código Penal pois, se isso ocorrer (o Janot já está recomendando que ela e o Lula sejam investigados por “obstrução de justiça”) ela será julgada pelo STF. Se tivesse sido caracterizado um crime previsto no Código Penal, ela seria julgada pelo STF. Não confunda “crime de responsabilidade” previsto na Constituição com “crime comum” previsto no Código Penal. O fato de ela, até agora, não ter sido acusada de nenhum crime comum, não a isenta de responder por “crime de responsabilidade” o que já está caracterizado no relatório do TCU.

  14. “Quer descer a rampa solenemente ao lado do que restou do ministério de seu desastrado governo que quebrou o País”. Essa afirmação me parece um pouco equivocada, assim como sua posição a respeite de Dilma resistir ao golpe. O governo tem sim responsabilidade pela situação do país, mas não podemos esquecer que a oposição junto com seu lider, Eduardo Cunha, não permitiu que Dilma governasse o país. Eles apostaram no quanto pior melhor, e não lembrar isso é ser injusto com Dilma. O país estaria muito melhor se não fosse essa oposição irresponsável e esse bandido na presidência da câmara, salvo pelo STF acovardado. Sabemos que o governo cometeu erros, mas temos a consciência que muito do que está ai fruto dos golpistas que não aceitaram a derrotas nas urnas. Um abraço.

  15. ora a presidente dilma tem td o direito de se defender ela foi eleita e tar sendo golpeada por 1 monte de bandido,vc sabe como jornalista que o pmdb tar enterrado ater as tripas em corrupçao………..

  16. …o pior pôste já bublicado no Balaio…o pior…quer dizer que tú acha que ela deve se recolher e ficar rezando para que os bandidos que ocuparem o poder não sejam molestados ???Para com isto rapaiz, como uma lider das forças progressistas, tem que assumir o seu papel histórico..A vergonha que o nosso país esta passando para o mundo tem outra orígem.Quanto a sua volta ou não só o futuro dirá.Uma coisa é certa, esta aventura destes marginais terroristas, tem vida curta.No máximo até as próximas eleições.

    1. Pior post que já li aqui. Ela tem que mostrar mesmo e não aceitar o golpe calada como vc sugere nas entre linhas. A historia estará do lado dela.

    2. Este não foi o pior post publicado, sei o caro Kotscho é extremamente experiente e inteligente. Tenho certeza que neste post ele está testando a lealdade dos seus leitores petistas. O que acontecerá no futuro só DEUS sabe …………….

  17. Irreconhecível o tom o Kotsho no artigo…

    Esperava o que? Que Dilma fosse pra casa chorar as mágoas…

    Fala das “mordomias” do Palácio da Alvorada quase que num tom de condenação à Dilma por tê-los, queria o que, que ela abrisse mão disso? Detesto essas mordomias, mas me parece demagógico abordar isso nesse tom e nesse contexto…

    O sobre o País quebrado…ora, a responsabilidade Golpistas é maior do que a de Dilma, e o texto não critica isso…sei lá, estranho…Aos desavisados até parece que Kotscho justifica o Golpe…

    No mais, o artigo não acrescenta nada…nem parece que foi o Kotscho que escreveu…

    Mas é vida que segue…

  18. Imagine-se, algum leitor seu chamou a Dilminha de “lider das forças progressistas” !!! Só falta chamá-la de guerreira do povo brasileiro, hahaha…
    Só acho que, na marcha batida para a lata de lixo da História, a “lider” deveria levar o Arno Augustin, a Erenice, o Mantega, o Coutinho (onde estarão eles agora, sumiram misteriosamente ?) mais alguns dos brilhantes ministros que ela escolheu. E a idéia do bunker, tão de jerico, é bem coerente com o nivel da ex-guerrilheira, brizolista fracassada em sua tentativa de afundar (ainda mais) o Brasil e detonar os projetos do PT e do Lula.
    Em tempo: a Dilminha deveria convocar em sua defesa a Corte Internacional de Haia, não acham ? E convidar o Maduro para a festa de despedida, os dois têm performances presidenciais bem semelhantes, não acham ?…

  19. nos últimos dias tenho lido e concordado com os textos, e nem sinto vontade de comentar porque já disse o quanto triste estou com o governo, mas hoje novamente vou escrever o quanto e deprimente ver a que fim levou Dilma (se diz vitima), “vitimas são o povo, os 54 milhões que votaram nela, que depositaram esperança”. Ela esta esperneando porque perdeu (durante sua campanha afirmou que iria disputar ainda que a vaca tussa), sua atitude do 1º de Maio prova o quanto e vingativa, esta indo contra o Brasil, não tem condições de continuar governando, não tem dialogo. Tenho assistido ao programa Roda Viva no youtube, e fiquei admirada com jurista Helio Bicudo quando ele explica porque saiu do PT, simplifica o que e realmente Democracia “PT não pratica democracia”, na atualidade estão no poder só para enriquecer e esqueceu o mais importante governar para o Brasil.

  20. RK, penso que você está “brôco”!
    O bunker de Dilma é nosso também, assim como o de sua família foi também dos aliados, que ganharam a guerra, da qual você sobreviveu!
    Dilma pode ser derrotada, nós também, mas não podemos entregar de bandeja a nosso luta, a nossa democracia, as nossas conquistas!
    O país está com números negativos, não muito culpa do governo do PT, mas grande culpa do PIG e seus aliados que sabotaram o país!
    Dilma tem que ir á luta e denunciar este governo traidor de Temer e do bandido Cunha, também do PIG!
    A resistência dela não será em vão, possivelmente salvará muito das conquistas que chegaram aos trabalhadores e que Temer vai tentar destruir!
    Nós vamos pras ruas defender este legado!
    Que não tenha sangue!

  21. Te respeitava muito. mais também não consigo entender sua defesa do temer. por que é isso que me parece. Não sou defensor da Dilma. Mais isso é golpe e golpe a gente combate! ou você também acha normal o Temeroso assumir o governo?

    1. Ok, por hipótese, digamos que é golpe. Por favor me diga então o que ocorreu com Collor? Foi golpe? Você sabia que no julgamento do Senado ele foi inocentado? Sabia que o Sr. Lula e todo o PT foi a favor do Impedimento do Collor? Itamar assumiu e não disseram que ele foi um golpista… Enfim, aqui se faz aqui se paga… Lula perdeu a voz e logo perderá outras coisas, como a liberdade.

  22. RK, depois do golpe, o PIG vai dizer que Temer salvou o Brasil, possivelmente você também!

    “Economia sinaliza recuperação, diz ‘Financial Times’

    O jornal britânico “Financial Times” afirma, em reportagem publicada na edição desta terça-feira (3), que a economia brasileira está começando a mostrar sinais de recuperação, mas que isso deve acabar beneficiando o vice-presidente Michel Temer, que assume caso Dilma seja afastada pelo Senado no processo de impeachment.
    …”

  23. Nessa hora, em consideração ao que significa e representa Mestre, não tem como deixar passar, como não deixa o mais que escolado e veterano balaieiro, Everaldo, ao definir, com razão: “O pior pôste” (“… seu desastrado governo que quebrou o País”). Corra, Mestre, corra… ler Harry G. Frankfurt, quem sabe ajude. PS: Para que não embebedem também os fatos, registre-se que todos os principais índices atuais do governo Dilma (disse, todos), se apresentam melhores que os relativos repassados a Lula pelo governo FHC, em 2003, e as reservas internacionais (o que de fato quebra um país) são hoje, “apenas” vinte vezes superiores as então repassadas a Lula, ou sejam, US$377 bilhões, sem falar que os índices atuais, conforme previsto e não divulgado por motivos óbvios, começam a melhorar ou indicar melhora, como da inflação que tende estar dentro da meta, ainda em 2016. Quem quebra o país, ou pior, condena-o a desigualdade e ao atraso, é sua elite golpista, hereditária e mesquinha.

  24. Melancólico o canto do cisne ( ou seria da cisna, ao sabor estético presidencial?). Dilma vai passado da radicalização à ridicularização como já dito por aqui. Há uma tese por trás da atitude irredenta clara: riscar na face do governo que se encontra prestes a assumir a nau capitânia o sinal da ilegitimidade e ilegalidade. Não sei quantos comprariam a aposta nem quanto dariam por ela, enquanto tática de retirada. Os russos fizeram duas vezes, com os franceses e os alemães, e liquidaram seus inimigos com a tática da terra arrasada. A diferença é que os russos eram os russos, não os burocratas acostumados às sinecuras e o dinheiro fácil do oficialismo. A conferir o parto dessa montanha, até porque já se viu muito rato parido nessa história.

  25. o nível de alienacao dos petistas neste balaio é realmente patológico. O que faz um doutrinamento na cabeca do indivíduo? Este doutrinamento que anestesia completamente os sentidos do espírito crítico. Zumbis andando pela terra recitando continuadamente o mantra da bandeira…Konsalik diria..”o horror…o horror…” Nada tenho contra vcs petistas, mas também nao consigo diferenciar o seu grau de alienacao com o grau de alienacao de um membro do estado islâmico…vcs lutam apenas por causas diferentes…..vcs morreram para a vida e ainda nao notaram…o horror…o horror….

    1. “…Konsalik diria..”o horror…o horror…””, Joseph Conrad, “os ovos, às galinhas”, Kurtz, seu famoso personagem, “ao vencedor, as batatas”, já Quincas Borba, “ao de Assis, o Machado” e esse, “ou ficar a Pátria livre do PT, ou morrer pelo Brasil da globo”. Agora, pato lógico, em tempos de somos todos cunha, da justiça maçônica do “não vem ao caso” e do monopólio da mídia de oposição, além do skaf que patrocina, temos a figura do replicante verde-amarelo CBF, que sequer sabe o que replica, mesmo quando lhe defina: “O que faz um doutrinamento na cabeca do indivíduo? Este doutrinamento que anestesia completamente os sentidos do espírito crítico. Zumbis andando pela terra recitando continuadamente o mantra da (Casa Grande)…”. E pra encerrar “o horror, o horror” coxinha de ouro: “Nada tenho contra vcs petistas, mas também nao consigo diferenciar o seu grau de alienacao com o grau de alienacao de membro do estado islâmico…”. Nem poderia, né? Para tanto é preciso pensar, ao invés de apenas replicar besteiras, como essa do Konsalik. Como “compodiria” Safadão: Vivendo e aprendendo a (pensar, informar-se, etc.) jogar.

      1. Dias..vc refutou o argumento do cara com insanidades apenas…tipico de um petista fanatico..by the way…o horror…o horror eh de conrad mesmo no fantastico e dificil coracao das trevas…

  26. Com desgosto pagaremos por seis meses as despesas de Dilma e seus associados em seu bunker, cuja única finalidade é esticar o direto a foro especial da turma. Quando a mamata acabar, pagaremos com prazer, a estadia dos mesmos por uns 60 anos em Curitiba.

  27. Caro Kotscho, os processo de impedimentos são diferenciados, Collor cometeu delitos e Dilma não cometeu nenhum, nada mais que justo a defesa da sua honra. Os problemas econômicos não podem servir de justificativas para o impedimento da presidente, até porque a crise política foi o principal combustível para a situação que vivemos. Olha meu caro, Collor tinha em seu partido 33 deputados e apenas 12 votaram como ele e depois de oito anos o ” sUPREMO ” deu-lhe alforria para voltar ao crime. Dilma tem todo direito de resistir e se tiver que sair, sairá de mãos limpas, não envergonhado a sua família e nem seus eleitores.

  28. É um golpe. Dilma não tem que facilitar a vida de golpista. Você sempre avalia que o problema é Dilma, não é. O problema são os golpistas que estão jogando no lixo 54 milhões de votos. Dilma tem que resistir e atrapalhar mesmo a vida do golpista do Temer. Tem o meu apoio e a minha solidariedade. E tenho certeza que terá de milhões de brasileiros.
    O mundo é outro, e Dilma não é Jango e muito menos Jânio.
    A estabilidade institucional a que você se refere, quem está quebrando são eles, desde o dia que perderam as eleições.
    Por que temos que morrer de medo de resistir?

  29. O precedente histórico e o final dessa história todos já sabem… A diferença é que o nome do cachorro do outro era “Blondie”, e o da Dilma é “Nêgo”.

    Abraços Kotscho! Dias melhores virão!

  30. …neste funk da crioula doida, que virou este golpe,…não podemos nos surpreender se, o Temer tiver uma “diverticulite” e o Cunha se tornar o presidente… não é o que desejo mas…tem muita gente desejando isto. O cara quando aceita ser ungido pelo Malafaia…esta sujeito a tudo.

  31. Dilma não deve “entregar o ouro aos bandidos” sem luta. Ela e todos nós, brasileiros conscientes, sabemos que há um golpe nojento em curso. Não ganharam nas urnas e estão levando a vitória das eleições no tapetão.
    Seria covardia de nossa presidente desistir sem lutar. Tem que resistir até o fim, e, se preciso, morrer atirando!
    Fora, golpistas!

  32. Não esperava ler isto. Dá-se conotação de que os políticos contrários à Dilma, são todos honestos e imaculados e que ser julgado por pessoas que em sua maioria respondem à processos de crime de lesa-pátria é uma normalidade, que os crimes praticados em o outros governos do mesmo naipe ou ainda pior, ora sendo camuflados (não aceitos nessa discussão), tornaram-se legais, compatíveis com o exigido para destino do país, é fazer justiça. Passar a borracha na memória dos brasileiros é válido em qualquer tempo, a ponto de esquecer as privatizações de outrora, é normal para a inteligência da nossa sociedade. Sou a favor da justiça, mas, que enxergue tudo não somete alguns. Deixar a voz da razão para atirar pedras, não é o correto de acordo com a minha formação. Contudo, sou democrata e concordo que todos tenham o direito de opinião e expressão.

  33. Caro Kotscho, sou leitor assíduo do Balaio e sempre achei suas análises ponderadas,mas deixando claro o campo político que defendias. Mesmo nas críticas ao governo, algumas severas e justas, serviam para reforçar a sua posição política. Mas de uns tempos pra cá não sei o que está acontecendo, suas análises políticas estão servindo para reforçar o campo oposto e, pra mim, atinge seu clímax com esta sua afirmação:”…governo que quebrou o País “. Quebrou o País?! Realmente você acha isso? O governo errou, é certo, mas onde você esteve neste último ano e meio? Oposição, mídia e alguns membros do judiciário e PF em aberta campanha para desgastar e engessar o governo, bueno, e todo o cenário que se desenhou e nos trouxe até aqui. Sugiro refletir sobre isso. Não podemos aceitar isso passivamente.

  34. De muita lucidez vosso artigo, meu caro Ricardo Kotscho. Talvez a única injustiça deste processo, seja que a Dilma esteja sendo julgada apenas por fraude fiscal e desobediência da Constituição, por estourar o orçamento (ainda mais) sem autorização do Congresso. Claro que seria mais justo vê-la sendo julgada pelo estelionato eleitoral, pela fraude da Refinaria de Passadena, pela obstrução à Justiça, só citar alguns dos mais graves. Mas como os crimes comuns não podem ser julgados pelo Congresso, deixemos que a partir de hoje, onde finalmente, o Janot teve coragem de pedir ao STF para investigar as patacoadas da Dilma, como no caso do famigerado termo de posse. É lamentável que primeira mulher que conseguiu ser erguida à presidência tenha um final tão deprimente. Esperemos que o Temer tenha dignidade para resgatar as boas práticas, na administração pública, com medidas necessárias para corrigir os rumos deste País… Que venha o novo, não carregado de milagres, e sim cheio da responsabilidade que o momento tanto requer. Parabéns pela leitura do momento….Faltam 08 dias…

  35. “de seu desastrado governo que quebrou o País.” Calma Kotscho não força a barra, você como experiente jornalista conhece as causas da atual situação econômica melhor que muita gente. Então por que não dizer o que vem acontecendo desde a apuração da eleição de 2014? Omitir o fato da oposição em conluio com a mídia jamais ter aceitado a derrota e de lá para cá tem feito tudo para inviabilizar este governo não é correto. Omitir a passividade e complacência do judiciário com um contumaz criminoso como Cunha ao mesmo tempo que não se manifesta contra a ilegalidade flagrante do processo comandado por essa pessoa é equivocado.

  36. Onde no texto o Kotscho defendeu Temer? Ou qualquer outro político ladrão desses que estão para assumir o poder? Os defensores da Dilma e do PT estão tomados pelo ódio tanto quanto os fascistas da direita. Esse ódio os impedem de ler o que está escrito, e os faz ver palavras que não existem. É isso ai, Kotscho, no momento que vivemos é sempre bom uma voz sensata, no caso, vindo de alguém simpático ao PT é melhor ainda. Nunca fui petista, mas votei várias vezes no PT, nem por isso vou ser condescendente com as maracutaias que o partido se meteu.

  37. o brasil tem que abrir os olhos td essa pirotecnia do moro nao e combatera corrupçao e tirar os beneficios sosciais e devolver o brasil para a privataria

  38. Nos tempos da inquisição na Europa , onde se encaixa a Alemanha também, as mulheres acusadas de serem Bruxas éram queimadas vivas, sem nunca ninguém sequer ter assistido uma bruxaria qualquer.
    A nossa Presidenta Dilma já entra para a História do Brasil e da humanidade como sendo ” A mulher mais perseguida no Brasil depois de Maria Bonita ”
    Primeiro manda matar depois julga, estamos em 1800 e antigamente.
    Esses episódios lamentáveis da suja política brasileira , irão virar livros, novelas, filmes para que se conheçam a verdade nas futuras gerações.

  39. …caro amigo, relendo o seu texto eu me pergunto: que poder têm estes golpistas para levar uma pessoa como você a fazer uma análise tão primitiva do momento ???O Brasil sendo vítima de um golpe encomendado, e uma pessoa do seu nível sendo pautado pela imprensa golpista??? Decepcionante.

    1. Nada disso Everardo. Esse texto do Kotscho foi de uma lucidez histórica. Um jornalista precisa se pautar pela verdade. Você Everardo é que vive preso a uma ilusão faz tempo por pura teimosia. Mas o fato de você ser iludido é irrelevante diante dos fatos: Dilma quebrou o país e foi rejeitada pelo povo brasileiro. Entrará para a história como a mais incompetente presidente desta nação, expulsa do Palácio do Planalto e questionada pelo próprio partido. Que reze pra não acabar na cadeia.

  40. Caro Kotscho,
    Permita-me discordar. Incompetência e solidão política não são motivos constitucionais para o impeachment. Sendo assim, acho justo que a presidente tente cair atirando, como você diz, e tente espalhar ao mundo que o processo que está sofrendo por sua incompetência não tem pressuposto constitucional.

  41. Seria muito mais digno se ela saísse discretamente, reconhecendo seus erros, omissões, deslizes.
    Mas esta é uma qualidade de poucos… E ela e Lula, infelizmente, não a têm.

  42. Para o artigo do Kotscho ficar ainda melhor (?), faltou ao jornalista escrever algo mais ou menos assim: “da mesma forma que os militares limparam o país quebrado de Jango, os parlamentares estão limpando a sujeira de Dilma que quebrou o país em 2016.”.
    Ao final do texto o jornalista poderia informar seus leitores: “atenção, eu, Ricardo Kotscho, estive em Marte nos últimos dois anos, e não sei bem o que aconteceu com o Brasil. Por isso, resolvi escrever esse artigo me baseando em dois repórteres da Folha Golpista para falar de bunker da Dilma.”.
    Com o respeito que o jornalista merece, sinto informar-lhe que seu escrito parece uma cusparada na cara de seus leitores. Nós não somos vaquinhas de presépio para aceitar seus devaneios. Seu público é de outra linhagem. Não se esqueça disso. Nunca!

  43. Bom mesmo é deixar rolar uma quebra democrática, ainda mais para assumir o pior da casta política brasileira. Dilma e todos nós deveríamos aceitar isso bovinamente, claro que rezando que o governo Temer não traga mais retrocessos ao país, assim como os militares fizeram após o Jango, tanto nos quesitos sociais, econômicos, de direitos humanos, concentração de renda, explosão da criminalidade a aí vai.

    Em tempo: Dilma não quebrou o país. A dívida pública aumentar em um, dois ou três pontos percentuais em relação ao PIB pode ser considerado negativo, mas tá longe de ser uma quebra. O erro dela foi ter aplicado uma política recessiva que gerou uma espiral de diminuição da arrecadação. Para um país ser considerado “quebrado” significa que ele não consegue mais financiamento no mercado de capitais e precisa recorrer ao “bom e velho” FMI.

  44. Caro Kotscho, “desastrado governo que quebrou o país”??
    Me desculpe, mas é simplista demais essa sua afirmação.
    Desde 2014, os preços das commodities (petróleo, minério de ferro, soja, trigo, etc.) estão caindo, e esse movimento de queda acentuou-se abruptamente entre o primeiro e o segundo turno da eleição presidencial. Por isto mesmo, ninguém levantou esse assunto durante a campanha de 2014.
    Apesar de a grande mídia ter omitido isto do país, esse fato externo foi o responsável principal pela enorme queda das receitas no país, e foi o principal responsável pela gravidade da crise econômica. Não dá para botar toda a culpa no governo pela crise econômica. Se o governo cometeu erros, foi pelo exagero em fazer desonerações para tentar minimizar os efeitos internos dessas questões externas que muito contribuíram com a crise.
    O Brasil é um país exportador de commodities. Claro que a queda desses preços influenciou decisivamente na queda das receitas. Só para dar um exemplo: o barril do petróleo já foi cotado a 140 dólares, e hoje está a 30 dólares o barril.
    Não é possível ignorar isto.

    1. Alfredo,
      tudo bem, é a tua opinião, mas gostaria que você também respeitasse a minha.
      Não escrevo para agradar a ninguém e nunca vou deixar de dizer o que sinto e penso porque alguém pode não gostar.
      A omissão de quem não diz o que sabe sobre o que está acontecendo no nosso país é, na minha opinião, também responsável pela situação que estamos vivendo.
      Ricardo Kotscho

    2. Pelo contrário, este foi o melhor post publicado pelo jornalista. Um petista reconhecendo que este governo foi um desastre.

  45. Que o Senado seja sábio o bastante para encerrar esse julgamento ,com toda a garantia juridica de manifestação de defesa, no período máximo de 60 dias, a partir de sua abertura.Tempo mais que suficiente para se analisar e fazer juízo sobre a responsabilidade politica e jurídica da Presidente da República e seus atos administrativos.Procrastinar esse julgamento com atitudes por parte da Presidente em sabotar a segurança institucional e o ordenamento jurídico como de senadores eventualmente alinhados ao antigo bloco de governo em alongar o julgamento de forma desnecessária será um tremendo desserviço ao pais e colocara uma macula danosa em sua administração pública e as chamadas propagadas conquistas sociais.Além do que vivemos uma situação econômica miserável que penaliza milhões de famílias que não merecem a custa de seu sacrifício pessoal bancar mordomias desnecessárias a uma presidente afastada democraticamente de seu exercício de poder.

  46. A meu ver, o seu artigo faz uma análise muito precisa do comportamento de Dilma nesse momento de iminente afastamento do cargo. É um comportamento de ódio, de insensatez e de falta de grandeza perante o Brasil. Se os seus aliados, assessores e até o PT erraram, a Sra. Presidente errou mais ainda por não escutar gente que poderia ajudá-la, e muito, a gerir o País. Sinceramente, se com o Temer é uma incógnita, imagine com a Dilma até 2018? Melhor que ela vá prá casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *