Desembarque e debandada: últimos capítulos

Desembarque e debandada: últimos capítulos

Lula Marques/Agência PT

O “Dia D” anunciado para esta terça-feira tem dois significados: o desembarque do PMDB e a debandada, na sequência, de outros partidos aliados. Assim, o governo Dilma tem cada vez menos votos na comissão especial do impeachment e no plenário da Câmara. Ao que tudo indica, estamos vivendo os últimos capítulos desta história.

Se prosseguir nesta toada, só estarão garantidos ao governo os votos do PT, PCdoB e PDT. Por enquanto. Dá um total de apenas 91 votos, quando o governo precisa de ano menos 172 no plenário para evitar o impeachment.

Ameaçado de ficar sem base de sustentação no Congresso, o governo partiu para o toma-lá-dá-cá, tentando garantir os votos isolados de partidos menores, como o PTN, que ganhou a presidência da Funasa no lugar do indicado por Michel Temer.

Caso se confirmem as previsões de todo mundo, com o PMDB saindo de vez da base aliada, ficarão vagos sete ministérios e entre 600 e 1.000 cargos de segundo escalão, o que pode paralisar boa parte da máquina administrativa que ainda não parou.

A gravíssima crise política que estamos vivendo não deve surpreender os leitores mais antigos deste Balaio. No início de 2015, quando o segundo mandato de Dilma mal tinha começado, publiquei aqui mesmo, no dia 2 de fevereiro de 2015, às 10h01, o texto “Governo Dilma-2 caminha para a autodestruição”, prevendo o que iria acontecer.

Reproduzo abaixo alguns trechos:

“Pelo ranger da carruagem desgovernada, a oposição nem precisa perder muito tempo com CPIs e pareceres para detonar o impeachment da presidente da República (…) O governo Dilma-2 está se acabando sozinho num inimaginável processo de autodestruição”.

“Isolada, atônita, encurralada, sem rumo e sem base parlamentar sólida nem apoio social, contestada até dentro do próprio partido. Como estará se sentindo neste momento a cidadã Dilma Rousseff, que faz apenas três meses foi reeleita por mais quatro anos? Ou, o que seria ainda mais grave, será que ela ainda não se deu conta do tamanho da encrenca em que se meteu?”.

Imaginem agora.

31 thoughts on “Desembarque e debandada: últimos capítulos

  1. O cargo mais adequado ao Lula neste governo seria o de Porta Voz! Assim, toda vez que abrisse a boca teríamos um panelaço.
    Eugênio José Alati
    28/03/2016.

  2. Convenhamos, esta Senhora não tem e nunca teve condições para governar um pais co mo o Brasil.
    Independentemente de paixões partidárias, demorou demais. O estrago foi muito grande. Tem que sair rápido..AGORA O PIOR…. QUEM COLOCAR NO LUGAR DELA? Só tem abutres esperando para o jantar dos cadaveres

  3. Restou-nos bem claro à lição que deve ser assimilada pelos militantes que aqui frequentam sempre dispostos ao enfrentamento de guerra. Agora está provado que, não é assim que a banda toca, pois, como nunca o ditado foi tão correto; ‘pau que dá em chico dá em Francisco’. Nos idos da jovem guarda, por volta de 1965 o ídolo da juventude também avisava seus desafetos; podem vir quente que estou fervendo! É isso aí milicianos e militantes, aprendam a respeitar adversários.
    A debandada se dará ,não por questões de moralidade ,mas tão somente porque o governo tornou-se um fardo, um peso morto e, neste caso, apoiá-lo seria um suicídio político ,o que torna o substituto eventual da presidente ,apenas o respeito à legalidade. A ausência do PT, no entanto, nos dá muita esperança em mudanças profundas na economia e a retomada imediata do crescimento.

  4. Uai! A turma peteba não apareceu para expender sua devoção cega?! Desde as 15:53 que o Balaieiro postou o texto e até agora, 18:54, nada!!
    ADIÓS, PT!!! ADIÓS, Dilma! LUlA, a Papuda te aguarda!

  5. Lembro-me dessa postagem e também a comentei. Lembrei à época aqueles que alertavam para o fato político e eleitoral óbvio e ululante: Dilma não poderia ter sido candidata. Havia já a crise em gestação desde as jornadas de junho de 2013, dos 20 centavos, que Dilma negara ao prefeito de Sampa, quando este tentava a renegociação da dívida do município paulistano. Por conta da disputa interna no PT paulista – o aloprado Mercadante já se perfilava como candidato à sucessão de Dilma II – a dupla Dilma/Mercadante não fez eleitoral e politicamente correto: convidar Lula para retornar e assumir o posto que apenas não teria sido seu porque não havia licença constitucional para um terceiro mandato. Dilma resolveu assumir que não era apenas uma solução tampão. Deu no que deu. Levou junto Lula, o PT e a esperança de que havia um outro país possível. Pior, a partir de agora, a conversa não é apenas com os votos dos eleitores, mas os votos dos ministros dos Tribunais.

  6. Caro, enquanto a Dilma cai, Cunha se perpetua no poder junto com seus 300 achacadores, que fizeram de tudo para ele não cair, enquanto Cunha fazia de tudo para inviabilizar o governo da presidente. Ninguém se empenhou em pelo menos afasta lo do seu trono. Nem Moro, nem STF, nem oposição, nem os revoltados de plantão e muito menos a mídia, que sequer dedicou uma capa de revista pedindo a sua cabeça…Depois querem falar em ética, em moralização, em punição aos corruptos? O que me conforta saber, é que os senhores da ética e da moral vão assumir o governo de um país que eles contribuíram e muito para prejudicar e vão pagar a fatura…. Quanto ao Moro e sua Lava a Jato, deve cair junto com a Dilma, pois perde a sua serventia…Os rapazes do PMDB e PSDB não hão de querer o juiz Moro pendurado em seus cangotes, e muito menos uma Lava a Jato acabando com a economia do país…Vida que segue.

    1. Prezada Elizabete, neste país de políticos oportunistas, tudo pode ainda acontecer: impeachment ou não impeachment,, justa cassação do Cunha ou sua eternização no poder. Mas em qualquer um dos casos, quem vai pagar a fatura não são eles – nenhum deles, independentemente do partido ao qual pertençam. Somos nós, milhões de desempregados pela crise econômica, que não foi produzida pela Lava Jato.

  7. Segundo dizem, até mesmo a imprensa anti-Dilma e anti-PT, o PMDB estaria dividido, com uma leve vantagem para os que querem sair do governo, pois seriam: 14 diretorios estaduais querendo sair e 13 querendo ficar. Dentre os que querem sair, está de MANEIRA ASSUMIDA o Eduardo Cunha, cada vez mais fora do congresso e da vida publica, e o Michel Temer, que não assume publicamente sua posição; e do outro lado estão o Leonardo Picciani e o Eduardo Braga; dois representante da renovação do PMDB. Tendo em vista que o Leonardo Picciani conseguiu vencer o Cunha em varias batalhas no congresso, aprovando 90% do que queria a Dilma, e que o Michel Temer, nunca foi um politico expressivo, não acho que esteja tão facil para uma vitoria dos que querem sair. E’ esperar pra ver mesmo! Acho que se o PMDB observar a somatoria das manifestações, vai perceber que 34% ainda apoiam o PT; enquanto que 100% não apoia nenhum partido, inclusive o PMDB. Portanto, seria uma coisa pra se pensar, se é melhor o PMDB ficar ao lado do PT, que tem um apoio significativo nas ruas, ou se AVENTURAR num apoio ao PSDB, um partido que a cada dia se destroi um pouco mais; e ainda, lembrando que o PMDB não tem nenhum nome forte para preitear a presidencia em 2018. -Dois lances importantes desse final semana, foi o fato do Michel Temer e do ministro do STF Gilmar Mendes, não terem levado a diante a reunião que fariam em Portugal; e o outro foi da justiça, onde a desastrosa divulgação na midia dos Grampos, feita pelo Sergio Moro, em que nada tinham a ver com as questões da lava-jato; acabaram prejudicando o PSDB, pois mesmo sem querer, o Lula, quando chamou a justiça de um bando de covarde, obrigou a justiça a tomar providencias contra o PSDB e as atitudes anti-eticas do Juiz Moro e do ministro Gilmar Mendes, onde a justiça mandou reabrir os processos contra o FHC, o Serra e o Pedro Malan; que o Ministro Gilmar Mendes tinha arquivado. Imagine que até o procurador Rodrigo Janot, que “mesmo diante de denuncias na lava-jato contra o Aecio, não pediu o indiciamento dele; nesse final de semana usou a frase da Dilma, de que “tudo tem que ser investigado doa a quem doer”. Que bom que a justiça está pensando em fazer, o que o povo espera dela.

  8. … é muita irresponsabilidade dos golpista…muita, mais ainda dos pessoas que estão os apoiando por pura raivinha do PT…o que farão quando o caos for instalado, pois aqueles que hoje se silenciam, irão em massa às ruas pedindo soluções…os golpistas serão enxotados do poder.Pobre Brasil vítima dos oportunistas.

    1. A relação esquizofrência de Dilma e Lula c/ o PMDB demonstra falta de capacidade, falta de ética e falta de credibilidade. O PT vive na mentira e não percebe que a imensa maioria do Brasil vê nos petistas que sobraram uma corja fracassada e moralmente à deriva.

      1. Aos leitores,
        com este comentário do Everaldo, encerro mais uma polemica, e aviso que não publicarei mais ofensas de um leitor ao outro.
        Sei que é uma batalha inglória, mas não desisto de tentar um nível mínimo de civilidade nestes debates.
        Ricardo Kotscho

  9. Amanhã será o grito de independência, as cores verde e amarela voltarão a brilhar pelo país…….FORA PT.
    Falem o que quiser…”golpe, cicatriz na democracia………”, mas vocês estarão fora do poder em breve, o Brasil é maior que vocês.
    E Viva o Temer !!!…..viva o PMDB !!!

  10. E aquela carta”de despedida”do conde D…….. foi achincalhado pelo Presidente do Senado, Renan Calheiros, foi ironizado pelo petistas, e depois o Lula tem a coragem de ir pedir arrego para o conde D………. , recebeu um não na cara !!! ; “Estamos caindo fora”,………ou melhor Lula, já caímos fora do barco há tempo só vc e Dilma não perceberam. Agora, para mim o mais interessante foi Aldo Rabelo conversar com o General !! Foi pedir orientações, foi pedir proteções?kkkkkkkk..cada uma.

  11. Caro Ricardo,
    descobri hoje teu blog. Fui teu leitor no passado. Depois você foi ser assessor do Lula e sumiu. O Lula parece que trocou bons amigos e profissionais como você, o Frei Betto, o Oded Grajev por gente como o Renan, Sarney, Romero Jucá… Só podia dar no que deu. Estou certo?
    Confesso que nesta briga PT e o resto fiquei perdido. Estamos num trem no meio do túnel e ele é cheio de curvas. Não dá para ver o final.
    Lula e o PT estão perdidos: não é só a Dilma.
    Enfim, vou tentar ler o teu Balaio do Kotscho.
    Sds.,
    Claudio

  12. Caro Kotscho, tu já entregou os pontos ??? Nós não !!! Escreveu, escreveu e não apontou quel o crime cometido pela Presidenta Dilma !!! SEM CRIME NÃO PODE TER IMPEACHMENT !!! É o que reza a Constituição !! E te digo que caso deem o golpe de estado, haverá resistência e MUITA resistência !!! Estamos enviando vídeos com legenda nas respectivas línguas a vários países e a todas as agência de notícias mundo afora. E o conteúdo são apenas as traduções das agressões orais, as imagens das agressões físicas e as traduções dos cartazes ostentados pelos amarelos golpistas em suas próprias manifestações. Estamos mostrando ao mundo a gênese do fascismo que por aqui emergiu de 2013 anos pra cá desde a turma do “Não vai ter Copa” até os agora acampados feito patos na sede da FIESP passando pelos agressores do Teori Zavascki de madrugada na sua própria residência !!! Dá trabalho mas RESISTIR É PRECISO. Quero ver qual governo do mundo vai reconhecer governo golpista do Brasil !!! NÃO VAI TER GOLPE !!! E se tiver ninguém governa !!! EM TEMPO: Teve um comentarista aí embaixo que pergunta se caso a Dilma cair quem assume. Respondo: QUEM ASSUME É A GLOBO, independente do criminoso que vier a vestir a faixa presidencial.

    1. Enio, te respeito muito mas, “SEM CRIME NÃO PODE TER IMPEACHMENT !!! É o que reza a Constituição”, só uma palavra diz tudo o que penso, votei na Dilma no primeiro mandato mas ela cometeu o maior crime MENTIRA, ela mentiu para a população esse foi o que para mim o que mas pesou, como você pode acreditar em uma presidente que governa na base da MENTIRA, enganação, conchavo, enrolação, uma presidente tem que ser transparente, tem que ter pulso forte, tem que saber falar, tomar atitudes, e o que vimos foi uma presidente falando um monte de besteiras, ela nunca nos governou, ela esta apenas como figura(poste), quem manda são os outros (PT e LULA), ela já esta lá ocupando um lugar que nunca foi dela. Eu estava esquecendo ela e pirracenta, pode uma presidente ver o BRASIL se destruindo e ela fazendo BIRRA, tirou milhões de brasileiros da linha da pobreza e condenou um monte que estava empregado ao DESEMPREGO, ai eu pergunto isso e governar?. Você conhece aquele ditado DA COM UMA MÃO E TIRA COM A OUTRA.

  13. Calma coxinhas, já vi gente sentar na cadeira da prefeitura de São Paulo antes da hora e deu (como dizia minha mãe) com os burros n´agua.Portanto muita calma nessa hora.Bom dia a todos.

  14. Bomm Dia, espero que o dia não nós decepcionem, estou ansiosa em frente a TV e internet, aguardando os acontecimentos, torcendo para que tudo de certo para o nosso país, estamos ficando cansados desta novela, e tanto escândalos de corrupção, que quando acabar se acabar, não vai sobrar ninguém no mundo da política, e tanto nome envolvido que nós pobres mortais já desconfiávamos, quem achou que o crime era perfeito caiu do cavalo, até os mortos estão sendo acusados, o STF estão desenterrando processos arquivados, SERÁ que todos agora vão trabalhar, porque no passado era tudo arquivado, VIVA JUIZ SERGIO MORO, A MIDIA, A INTERNET, OS JORNALISTAS QUE NOS MANTEM INFORMADOS, porque acabou a farra do boi.

  15. RK, os apoiadores do golpe deve esperar terminar o jogo, pois está empate!
    Comemorar antes do final podem ficar como Aécio, que ficou paralizado quando saiu a contagem dos votos de 2014!

  16. “Duas grandes maldades”……….a primeira é uma pessoa lhe chamar de Palmeirense e a outra é de petista.
    Enio…..leva esse seu otimismo ao ex prefeito petista de Osasco, kkkkkkkkk

  17. Se o Temer assumir, assumirá imediatamente no comando da economia o Meirellis com o Armindo Fraga no BC, o que fará com que a economia volte a funcionar imediatamente. Economia, como se sabe, reage negativamente aos ditames dos amadores, populistas e corruptos, características intrínsecas do petismo.
    Não adianta, portanto, a milícia Bolivariana fechar estradas e ruas ,pois com a nova lei eles serão rechaçados e presos. O novo governo mostrará à população a diferença entre movimentos sociais legítimos e milicianos mercenários financiados com recursos da população de quem são negados os serviços básicos como saúde, segurança e educação.
    Bolivarianos ”não passarão”

  18. Caro Ênio,
    já retirei o comentário a que você se referiu na tua última mensagem, que me escapou na moderação.
    É por isso que estou pensando em fechar a área de comentários e não faz sentido publicar o teu.
    Abraços,
    Ricardo Kotscho

  19. o ultimo comentário do dia, fico revoltada com tanto cinismo com dinheiro publico que serviria para os fins realmente necessários saúde, educação e segurança, aposto que todos que aqui comentam tem + de 50 anos fato, nós nunca fomos beneficiados com material escolar, merenda e tudo mais que o governo distribui com segundas intenções, pergunto não seria melhor em vez de jogar fora esse dinheiro (corrupção), oferecer emprego para o cidadão cuidar de sua família, graças a Deus A Polícia Civil e o Ministério Público Estadual realizam na manhã desta terça-feira (29) a segunda fase da Operação Alba Branca, que investiga a suspeita de fraude em licitações da merenda escolar em 22 cidades paulistas nos últimos dois anos. Isso não e um absurdo, falo novamente esta festa tem que acabar, sou contra a várias obras sociais, isso e pura lavagem de dinheiro, corrupção e roubo no nosso bolso, você paga imposto e o seu dinheiro e jogado no lixo. Vocês já declararam o imposto de renda da até raiva de fazer isso.

  20. O golpe paulista não passará. A fiesp e Associação Comercial SP e a Sociedade Rural Brasileira também não.

    Eduardo Cunha, o dos 22 processos por corrupcão, é o herói dessa massa em busca dum furher.

    O playboi qAécio que não aceitou a derrota, vai derrotar o Brazil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *