Lava Jato mira em Lula e Dilma; crise se agrava

Lava Jato mira em Lula e Dilma; crise se agrava

O marqueteiro João Santana

Fosse a nossa vida real uma novela, poderíamos dizer que estamos entrando agora nos capítulos decisivos, mas ninguém ainda tem ideia de quando nem como ela vai terminar. A operação casada da Lava Jato nesta segunda-feira, que pela primeira vez mirou simultaneamente na presidente Dilma e no seu antecessor Lula, elevou o clima político à temperatura máxima.

Os dois sempre foram o alvo preferencial oculto da força-tarefa criada há dois anos para investigar o chamado petrolão. Ao decretar a prisão de João Santana, o marqueteiro e guru dos dois petistas, responsável pelas últimas três campanhas presidenciais, as investigações chegaram ao centro do poder, embora os procuradores garantam não ser ainda este o objetivo no momento.

Para as oposições, que desde a reeleição de Dilma em outubro de 2014, não se conformaram com o resultado, agora tudo é só uma questão de tempo, não importa o meio utilizado para afastá-la do Palácio do Planalto _ se pela cassação no TSE ou o impeachment no Congresso Nacional. Os dois movimentos agora correm paralelamente, com o governo imobilizado, mostrando dificuldades para encetar qualquer reação.

As novas revelações feitas pela Lava Jato sobre contas de João Santana no exterior, que teriam sido abastecidas por propinas de empreiteiras envolvidas no esquema de corrupção da Petrobras, colocam em cheque a defesa da presidente e dão novo folego aos processos movidos pelo PSDB na Justiça Eleitoral. Flávio Caetano, advogado da campanha de Dilma, reafirmou que todos os pagamentos feitos ao marqueteiro na última campanha eleitoral foram declarados ao TSE.

Em outra ofensiva, desencadeada no mesmo dia pela Operação Acarajé, na 23ª fase da Operação Lava Jato, o alvo foi o ex-presidente Lula para apurar “possível envolvimento em práticas criminosas”, por suspeitas de que a sede do Instituto Lula e outras propriedades tenham sido bancadas pela Odebrecht com recursos desviados da Petrobras. O Instituto Lula informou que a entidade nem existia em 2010, data em que os pagamentos teriam sido feitos.

Com a ressalva de que estas investigações devem ser feitas “com parcimônia”, o relatório da Polícia Federal afirma: “É importante que seja mencionado que a investigação policial não se presta a buscar a condenação e a prisão de A ou B. Se os fatos indicarem a inexistência de ilegalidades, é normal que a investigação venha a ser arquivada”.

Quem mais poderá ser A ou B depois da blietzkrieg desfechada nas ultimas semanas pela força-tarefa contra o ex-presidente para investigar suas relações com executivos de empresas privadas já denunciados e condenados na Lava Jato?

Qualquer que seja o desfecho jurídico da novela, o desgaste político dos dois líderes petistas já está comprovado por todas as pesquisas. Defenestrar Dilma e imobilizar Lula é tudo o que querem os adversários para que sejam logo convocadas novas eleições. As mesmas pesquisas, porém, mostram que nenhuma força política se beneficiou da derrocada do PT a ponto de poder formar uma nova hegemonia capaz de enfrentar a grave crise em que estamos afundados.

De imediato, uma coisa é coisa é certa: a Operação Acarajé vai ter reflexos na votação do ajuste fiscal, tornando ainda mais frágil a posição do governo e mais improvável a recuperação da economia, além de servir para municiar os opositores que já começaram a convocar novas manifestações de protesto para daqui a três semanas. Parece que tudo obedece a um cronograma invisível a olho nu, que só os historiadores do futuro poderão escarafunchar. Cobrem-me daqui a 50 anos…

O problema é saber até onde o País aguenta esta situação que caminha para um impasse institucional e a anomia econômica. Não se trata de ser pessimista ou otimista, mas apenas de encarar a realidade como ela é, sem a fantasia das novelas e sem tomar partido.

Vida que segue.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

52 thoughts on “Lava Jato mira em Lula e Dilma; crise se agrava

  1. A oposição está acabando com o país para voltar ao poder a qualquer custo. Estão atrasando o desenvolvimento do país e eu tenho certeza absoluta que no dia que conseguirem retirar o PT da chefia do executivo, no dia seguinte, todo esse circo em torno da operação Lava Jato será desmontado, as empreiteiras voltarão a prestar serviço para o Governo Federal como se nada tivesse acontecido e nada será investigado e ninguém será punido.

    E continuo, como eleitor, como cidadão, aguardando que a PF, o MP e demais autoridades me expliquem como que uma empresa que doa dinheiro para 99% dos partidos políticos conseguiu a façanha de dar dinheiro ilícito apenas para um deles e não cometer irregularidade nenhuma em nenhuma outra esfera de Governo. É conversa pra boi dormir.

    1. Acorda André!!! A oposição não apita nada no país desde 2002 como pode ela ter causado esse estrago todo no país? A oposição tem culpa também pela omissão em fazer oposição quando em 2005 da época do mensalão liderada por FHC se uniram em defesa do governo contra abertura de processo de impeachment. A crise que estamos enfrentando agora é 100% causada pelo governo petista.

  2. nenhum delator investigado empresario citou o nome de luula e dilma citaraom o nome de aecio e tantos outros,ki o dr; moro arquiva td.ele e do psdb…….sera,e o golpe democartico e kem vai dar e a policia federal,

    1. Bem, delatores que indicaram desvios de dinheiro sujo para o PT é o que não faltam. Detalhe, todos eles pertenciam a quadrilha…sua memória já apagou os nomes de: Paulo Roberto Costa, Pedro Barusco, Renato Duque, Ricardo Pessoa, Pascovich, os delatores da Setal, da Camaro Correia, e tantos outros? Detalhe, essas delações foram aceitas não somente pelo Juiz Moro, e sim pelo Ministro Teori Zawaski, até então que eu saiba, um ministro mais alinhado ao petismo do que a oposição. Citaram o Aécio e alguns da oposição? Citaram… mas de tão vagas foram as citações, que nem mesmo do semi-advogado de Dilma, Rodrigo Janot conseguiu dá crédito! E tenha certeza meu caro, ele adoraria fazer isso! Só recordando as três citações do Aécio…Youssef, disse que ouviu dizer do quase santo Janene, (já morto, e que Deus perdoe seus pecados) que o Aécio recebia propina…(quantos “janenes” não falam que todos políticos recebem propinas). A outra citação, foi de um terceiro, que entregara dineheiro a outro, que dizia, que achava, que só poderia ser do Aécio e do (chatinho mesmo, Randolfe Rodrigues), bem, nada consistente. Todas elas arquivadas pelo STF! Agora só falta vocês espalharem que o Rodrigo Janot, na PGR, e o Teori Zawaski no STF, são infiltrados do PSDB!

  3. Em resumo, este é o preço da mentira! Sempre soubemos que a dita cuja teria pena curta, e tem mesmo! Nada disso estaria acontecendo, se diante da derrocada da economia, já a partir de 2013, com sinais claros que estaríamos de ladeira a abaixo, o governo federal não tivesse feito, “contabilidade criativa, onde se registrava até plataformas de petróleo, em projeto de construção, como crédito. (o que deveria ser registrado como despesas, simples, não?). O que dizer da redução de 20% do custo da energia, onde havia a necessidade de aumento em torno de 15%? Ou seja, o rombo aumentou 35%, que como todos sabemos, este rombo chegou a mais de 70% de aumento em nossas contas! Interessante, os mesmo petistas que até reconhecem que a Dilma só ganhou (se é que ganhou mesmo, naquele episódio estranho de mostrar o resultado só depois de 95% “contabilizado”), porque apenas mentiu na propaganda do marqueteiro preso. Quem atualmente é enganado por uma propaganda mentirosa, qualquer que seja um produto, e após reclamar, ouvir da outra parte (volta pra casa, seu trouxa, já comprou, espere até o próximo lançamento, e se tiver insatisfeito, vá relaxar, aceite que foi feito de trouxa que dói menos). É assim que a oposição tem sido tratada. Está claro que a Dilma só ganhou pq usou dinheiro escuso, de origem de roubo, usou a mentira e a desconstrução dos adversários como estratégia, enfim, isso até uma criança sabe. E vem os petistas se sentirem perseguidos por estarem sendo cobrados por aqueles que foram enganados, lesados, tirada sua vitória na trapaça? Se dizem que eleições é um jogo, e o perdedor tem que aceitar a derrota. Isso é verdade até o suposto vencedor ser flagrado trapaceando. Como PT ganhou na trapaça, está sim sendo questionado pelos que foram enganados! Sim, vamos para as ruas de novo no dia 13 de março, até para comemorarmos a primeira manifestação dos que não aceitaram ser trapaceados, para mostrarmos que nós, os trapaceados, não vamos relaxar para doer menos, enquanto os trapaceiros estão rindo da nossa cara, e sempre vem com a desculpa fuleira, de que temos que esperar a próxima rodada! FALTAM 19 DIAS… E que bom seria, se a 24ª. etapa da Lava a Jato, com o nome de “Operação IL” acontecesse antes disso!

  4. Caro jornalista, varias vezes neste blog, de forma cristalina você apresentou defesas enfáticas ao LULA e a política do PT. hoje neste texto percebo que como muitos aflora no seu âmago que o ex presidente e seu partido participou diretamente das falcatruas de seus asseclas e empreiteiros, para manter o poder a todo custo. O que é uma pena. O Lula hoje decepciona pessoas como nós que acreditaram no seu discurso ético. Pois governou em causa própria.

  5. Soluções para a crise:
    1- canonizar o Lulla em vida
    2- prender o juiz Moro
    3- desmantelar a Polícia Federal
    4- mandar os rapazes do MPF bater carimbo, ao invés de investigar delinquentes
    5- soltar os petistas presos e pagar indenização a todos por danos morais e materiais
    6- presidência vitalícia para o nosso guia Luiz Inácio
    7- abrir uma lojinha de R$ 1,99 para a Dilma “administrar” (oi?)

  6. Tá, descobre-se o maior roubo de dinheiro público da história da humanidade e vocês querem que as autoridades façam o que? deixar pra lá? Não foi a oposição que descobriu a roubalheira, foram as instituições do Estado. E quando forem argumentar que “é perseguição”, lembrem-se que o Genoínio foi condenado por corrupção por 10 X 1 no STF. Ou seja: todos os Ministros do STF com exceção de Levandowski consideraram o presidente do PT corrupto na época. E ao invés de se emendar, o partido resolveu aprimorar a roubalheira.

  7. Em tempo, hoje às 20:30h (trapaceados, preparem as panelas), o PT levará ao ar, o seu programa partidário! O mesmo já está disponível no Youtube. Uma verdadeira propaganda ensaboada, com papinho de vítima. Nada de admitirem o fracasso de suas políticas, tão pouco admite que a Dilma só se reelegeu porque trapaceou. À fala do Lula então, a mesma ladainha de perseguição. Pobre coitado, como sabemos, vive igual ao ex-presidente Mujica do Uruguai, voltou para Caetés, comprou um DelRey e pretende se candidatar a vereador por sua Cidade natal. Depois de afundarem o País na mais grave crise de todos os tempos, eis que vem para TV dizer que “os insatisfeitos, são os que não admitem sentar na poltrona ao lado de um pobre, ou de não suportarem que um filho da empregada faça uma faculdade’. Ou seja, o que era uma ladainha virou um escárnio! FALTAM 19 DIAS, para comemorarmos no dia 13-03, nas ruas do Brasil, um ano da maior manifestação do povo que não relaxou para doer menos, quando descobriu as trapaças que foi vítima! Se você também se sente que foi trapaceado, não deixe de comparecer! Hoje já mostraremos nossa indignação, batendo panelas durante o programa do PT. Como um recado, de quem não acredita mais em trapaceiros!

  8. Não encontrei nrnhuma referência ao bilhete da esposa do publicitário,nem qualquer rabisco sobre a Odebrecht ter feito depósitos nas contas do dito cujo.Materialidade não significa prova?

  9. Quando turista vai comer acarajé na Bahia, a Baiana pergunta: QUENTE ou FRIO. Pelo jeito o Juiz Sergio Moro só tem acarajé quente para servir…Preparem-se para o dia da redenção.

  10. RK, tem que entender o que é causa (corrupção) e consequência (lava jato), a impressão que tenho é a inversão de valores e ordem das “coisas”.

    Os agentes da Lava Jato, deve ter uma pilha de provas maior que todas as operações (23), contra Lula e Dilma, a Dilma tem foro privilegiado.

    Ninguém seria louco de mandar prender um ex presidente se não tiver provas contundente, estão acumulando, assim que tiver todas amarrações, acabou.

    O que fica claro a cada dia que as eleições foram fraudadas, pelas fantasias do João Santana (novo Duda Mendonça), com mentiras e mais mentiras, pelo uso de recursos escusos (roubados) da Petrobras, mesmo com a insistência que tudo foi declarado, em suma querem fraudar até o TSE.

    O melhor para o Brasil seria a renuncia da Dilma, poderíamos ter um fio de esperança, se não vai por bem vai por mal, a chapa será caçada pelo STF (TSE), assim espero.

    Gosto de ordem nesta bagunça, só existe a Lava Jato, por existir corrupção.

  11. Transmissão de pensamento. Ao ler o título logo pensei escrever que essa operação política lembrava “Redenção” e o “Direito de Nascer”, intermináveis, com a diferença que bastava girar o botão para ver-se livre do drama, enquanto a hoje em cartaz, para azar do Brasil, objetiva desgastar personagens que ameaçam a Casa Grande e, para tanto, paralisa a economia, levando ao desemprego, a extinção de nossas empresas da construção pesada e ao estrangulamento da Petrobrás e do setor petróleo, sem botão que se possa girar para botar fim a predadora trama. Terminam aqui as concordâncias, pois a Acarajé, friamente analisada, ao invés de demonstrar força, mostra que chegaram ao fim, ao serem obrigados a apostar as dúbias fichas restantes na operação para abafar os incendiários casos, FHC-Brasif e Triplex global-Mossack Fonseca, com ocultação de patrimônio e uso de lavanderias na aquisição, conforme “lido por Bonner” ontem no JN, e reforçar o golpe no TSE. Ao contrário do que escreve, conforme insinuam e não dizem por sabe-lo improcedente, o dinheiro recebido no exterior por Santana não tem relação com a campanha Dilma, tanto que moro fugiu da antecipação oferecida pela defesa e o parecer emitido pela PF na Acarajé, atesta que valores pagos a Santana pela Campanha Dilma estão devidamente declarados e legais. Tentam levar o distinto público da novela paraestatal a conclusões precipitadas, mas os recursos dizem respeito a campanhas em outros países e, o pior (pra eles), também legais. Quanto a acusação a Lula, esfarela-se por não existirem, construção de prédio e o Instituto Lula na aludida data, daí recheada: com parcimônia.., não se presta a buscar.., possível envolvimento, etc. Mestre, a camarilha bandida não merece respeito, através de instituições do estado botam o terror para voltar o Brasil ao atraso e eles ao comando central. A nós resta derrota-los e os derrotaremos.

  12. Haja paciência! Não morro de amores pelo PT mas dizer que durante os governos petistas ocorreram os maiores desvios de dinheiro público é extremar toda a ignorância sobre o assunto “corrupção”.
    É ignorar um passado recente em que o PSDB privatizou e ganhou comissão pela venda.
    A Samarco – da Vale – só em 2014 lucrou 2,5 bilhões de real. Multiplique por 10 anos ou mais e verão o resultado se estivesse nos cofres do Brasil.
    Só com a venda da Vale e o minério de ferro o PSDB encheu os bolsos dos seus pares gananciosos.
    Essa é a conta da privatização. Sem falar nas teles!
    Onde vocês estavam quando FHC, o príncipe da privataria, entregava o patrimônio dos brasileiros a seus pares gananciosos?
    Infelizmente Kotscho, tem faltado sobriedade a grande parte dos que aqui atacam nossas figuras políticas. A todo instante chega um comentário repleto de recalques.
    A parcimônia foi substituída pelo ódio. E ódio faz tanto mal quanto o câncer.
    Já disse um psiquiatra famoso que o ódio é uma forma de não aceitarmos o sucesso das pessoas. Eu passei a acreditar nisso!

  13. Só gostaria de entender a lógica do juiz Moro onde doação para o PT é propina e para o PSDB é legal. Acaso o dinheiro que abasteceu ambas as campanhas não teve a mesma origem? Longe de querer ensinar o seu oficio juíz Moro, mas certas atitudes suas, nos levam a duvidar da credibilidade da sua Lava a Jato…Por exemplo, como é que informações que estão sob sigilo de justiça chegam tão facilmente nas mãos dos jornalistas? E por que as informações vazadas só tem um alvo? Por que Eduardo Cunha, apesar das provas de corrupção escancaradas, ainda não foi preso e pior, debocha da justiça? Como o senhor pode determinar a prisão de uma pessoa que já está presa? Por que o senhor teve que esperar João Santana viajar para o exterior para decretar sua prisão, se antes de viajar ele se colocou a disposição da justiça aqui no Brasil?? É são muitas as perguntas sem respostas…Dizem que Aécio Neves anda divulgado, para quem quiser ouvir, que já avisou aos empresários que se a Dilma cair, a PF não vai mais barbarizar nem humilhar ninguém; tudo volta ao normal”. Essa Lava a Jato tá parecendo coisa de novela…
    Só mais uma perguntinha,:se Aécio Neves for coroada miss Brasil, ele corre o risco de perder a coroa, afinal o seu partido também papou doações na Lava a Jato e por falar em papar o PSDB tá papando tudo, é amante, é merenda de criança e por aí vai…kkkk

    1. Parece difícil, mas não é não. Explico: Quem tinha as chaves e a (in)gerencia da Petrobras, a oposição? quem nomeava a diretoria, a oposição? As doações podem ter a mesma origem (construtoras), mas a finalidade eram diferentes, uma para a manutenção do poder, e a outra talvez para a troca de poderes. Portanto na duvida cacem os 2, ops. quem foi eleito?

  14. Então quer dizer que caso existam realmente fatos a serem investigados, a Polícia Federal, deve ignora-los, por se tratarem de objetos que incriminam este ou aquele envolvido. Que retrocesso, por mim tem mesmo é que apuram, prendam os corruptos, não importa o partido, ou cargo que ocupe.

    1. Luiz Antonio,
      quem foi que disse que, se há fatos a serem investigados, a Polícia Federal deve ignorá-los?
      No meu texto, limitei-me a fazer uma análise sobre os objetivos e as consequências da Operação Acarajé.
      Ricardo Kotscho

  15. Moro e o MPF comprovam a força de Lula

    Alguns comentaristas torceram narizes diante de minha avaliação sobre a vantagem de Lula na campanha de 2018. Talvez, com certa razão, achem cedo para tecer prognósticos, especialmente os favoráveis ao PT.

    Mas será tão difícil reconhecer que a perseguição a Lula reflete o poder propagandístico do seu legado administrativo? Até a direita parece admiti-lo. Se Lula será candidato ou, caso afirmativo, se conseguirá vencer, permanecem questões esotéricas, para as quais cada facção adapta suas respostas preferidas.

    As lucubrações em torno da tentativa de destruir o“mito lulista” não me parecem equivocadas, mas resultam simbólicas demais num combate aberto. E, no final das contas, apenas corroboram aquele raciocínio, sem traduzi-lo nas poucas e boas palavras que a situação pede.

    Sérgio Moro, orgulhosamente pragmático, não se dedicaria a desconstruções imaginárias sem uma finalidade muito precisa. Conforme aponto desde o início da Lava Jato, seu alvo principal sempre foi Lula, e não Dilma Rousseff, porque é nele que reside o projeto de continuidade do PT no poder.

    Isso não tem nada a ver com mitologias, sonhos, esperanças ou mesmo programas de governo. O objetivo do Ministério Público é destruir o petista com maiores chances de vencer as eleições presidenciais de 2018. Se Lula não as tivesse, jamais estaria sendo atacado por motivos tão frágeis e risíveis.

    Quanto mais desesperada e apelativa for a sanha punitiva contra Lula, mais evidente fica o temor que ele inspira no antipetismo judiciário. A militância progressista deveria usar isso como estímulo, em vez de ignorar a natureza eleitoral dos ataques. Seus adversários não cometem o mesmo equívoco.

    http://www.guilhermescalzilli.blogspot.com.br/

  16. Luta vai na TV hoje dizer:”Cometemos erros”,mentira,claro,cometeram crimes!Os petistas não se cansam,nada é com eles,nunca sabem de nada e sempre a mesma respostinha orquestrada:”Todas as doações do partido foram registradas e aprovadas pela justiça eleitoral”.João Santana não é Duda Mendonça e o saco do povão se encheu mais desde o mensalão,a rua roncou,tentaram invadir até o palacio do planalto(nunca antes na historia desse pais isso tinha acontecido),a america latina está se desbolivarizando,graças a Deus!Os petistas nem na rua saem mais,kkkkk,todos amarelões como o Lula,que põem seus vassalos como Paulo Teixeira(que recebeu 180 mil da engevix,sem querer,kkkk)para frear processos que não tem freio mais.O efeito Moro se espalhou pelo país,Conserino pegará o Lula e vingará a perda de milhares de pessoas que tiveram seu dinheiro roubado pelo Vaccari para bancar o projeto criminoso de poder petista.

  17. Vendo a foto e lendo as “pérolas” do Gilvanildo Costa, lembrei-me dessa postagem no facebook: “chamaram-me de vagabunda, drogada, rameira, favelada, maconheira…..Mas se queriam ofender-me, precisariam pegar pesado, xingando-me de admiradora de Jair Bolsonaro, Eduardo Cunha, Aécio Neves, Geraldo Alckmin, Sérgio Moro, Gilmar Mendes…..

    1. Tirando o Bolsonaro e o Cunha, os demais agentes públicos que você citou me representam! Só faltou você incluir: FHC e José Serra! Quanto aos adjetivos por você citou, nem preciso de fotos para ter certeza que o são vossa cara!

  18. “somostodoscunha” paneleiro virou piada.
    Ficou ridiculo a novela do triplex, do sitio, (agora esse rabisco IL) visto que nada liga as campanhas eleitorais ou alguma irregularidade de Lula e Dilma, Por isso o PT é um fenomeno, só cresce, visto que o POVO ja percebeu que existe vida fora do PiG.

    1. O povo ta percebendo mesmo a quantidade de demissões e a falta de emprego e os bancários enriquecendo.
      Só falta aprovar a cpmf e criar mais algum imposto, porque agente já paga tão pouco.

    2. O PT só cresce?Só se for a população carceraria ligada diretamente ao partido kkkk,quantos prefeituras o PT perdeu em 2015?Eu respondo,em SP só 20 prefeituras,No nordeste perdeu a unica capital que governava que era João Pessoa,agora aguardaremos as eleições municipais de 2016,a capital paulista já era e pelo andar da carruagem crescerá muuuuuuiiiito mais kkkk

  19. Boa tarde, gostaria que o lula tivesse sido eleito no mandato do FHC , queria ver se ele faria a melhoria econômica que o FHC fez, pegar o país encaminhado é fácil , agora só esta acontecendo um reflexo de que o político é acima do bem e do mal com a Dilma, uma pessoa que é enroladora e manipuladora, estou esperando a redução do salário dela e dos ministros de 10% que ela anunciou em rede nacional. Ela é sim é uma Cara de Pau que nem seu antecessor.
    Veremos quando ela deixar o poder se ela saí livre ou os podres vão aparecer.

  20. “Os petistas nem na rua saem mais, kkkkk” (jeferson luz – 14:46). Verdade, kkkkk !!! Eu mais meia duzia de petistas que fomos ao forum da Barra Funda, dia 17, precisamos pedir proteção à policia do Alckmin, pra não apanharmos, kkkkk, dos milhares de Gilvanildo’s, Jeferson’s, Johnny’s, Zé Eduardo’s, RodrigoE’s …. ///// Gilvanildo, além de ser a cara do porteiro do meu prédio, voce tem mais em comum com o Zé Maria: ambos são da tribo “tôcucunha”, viúvas do Aécio e crentes no impeachment da Dilma. Eu mereço !!! Abração, Gilvanildo.

    1. Victor Hugo – 23 de fevereiro de 2016 – 16:04-Boa Vito ugo,isso prova que vc faz parte da corja de vagabundos,tanto de um lado,quanto do outro,que em horario de trabalho em dia de semana estavam em frente ao fórum tentando obstruir a justiça.Claro que tinha muito mais petistas,que obviamente financiados com aquele famoso pixuleco de cinquentão mais pão com mortadela e tubaina pela CUT.Eu apesar de ser anti-PT,não estava lá,estava trabalhando para pagar alguma bolsa que vc recebe.Pode espernear o Conserino vai pegar,kkkk.Agora que o CNMP aprovou por unanimidade o Conserino a frente do processo contra seu ídolo/chefe,qual medida vcs tomarão para obstruir a justiça?O tiro do Paulo Teixeira saiu pela Culatra,só serviu para desgastar ainda mais a imagem do Lula.Continuem assim carcaças,vcs facilitam a vida nossa.

  21. Quanta mentira! Esse senhor integro, amavel, educado, simples, mesmo tendo condições de comprar casas, iates, sitios, só tem amizades com amigos de vida modesta. AMIGOS BANQUEIROS, DONOS DE COSNTRUTORAS, MONTADORAS DE VEICULOS ? NEM PENSAR! vive de forma tão modesta! Praticamente, quando era pobre. Nunca aceitou favores que quem quer que fosse. Nunca levantou um dedo para facilitar a vida financeira dos filhos. Sempre voltado a trabalhar para o bem da família, fiel a esposa e para com o povo brasileiro. UM SANTO! VAMOS FAZER UMA CAMPANHA, COM ASSINATURAS, PROVAS DOS MILAGRES FEITOS POR ESSE SENHOR AO POVO BRASILEIRO. TÃO PURO, ILIBADO, PARA TENTAR CANONIZÁ-LO: SANTO LULA!

    1. Gostaria de saber quando o PT, vai parar com essa de se defender acusando o Gov. de FHC, que ficou somente 8 anos no Gov. O PT já está há 14. Qual é a desse partido incompetente?

  22. Kotsho: você se lembra do IBAD? E do IPES, se lembra? Pois é, está passando da hora de alguém devassar as atividades do sucessor de ambos, o Instituto Millenium. Meu velho faro de repórter, hoje aposentado, me diz que tem alguma coisa no ar além dos aviões de carreira: está orquestrado demais, cheirando ao que eles definiram, na época, de guerra psicológica. O que você acha?

  23. Se investigarem seriamente políticos acharão sempre coisa errada. Moro, Janot e Gilmar e os meninos do MPF sabem disso. Então é muito simples: é só irem investigando aqueles quem interessa e prenderem quando precisarem dar pauta para mídia da elite, DISFARÇAR… Mas uma coisa é certa, se investigarem FHC e AECIO acharão, se investigarem Serra acharão, se investigarem Aloisio acharão; e não são só políticos: se Investigarem Gilmar acharão (como disse Barbosa: jagunços), se investigarem os meninos do MPF acharão, aliás quanto a estes e ja acharam faltas graves com relação a eles todos, mas nao deu em nada, nada, nada………..Entonsis, tomara que acabem logo com esse inferno – mas ESQUECER, eu jamais me esquecerei destas pessoas, como, por exemplo, até hoje não me esqueci de Pinheirinho, do Rio Centro, do 2o. mandato, do Doi Codi, do algoz do Herzog, do Geisel, do J Passarinho e seu papo de anjo, do JJAbdala, do Maluf, da merenda, ao AI5, do Cara de Cavalo, do Erasmo Dias, do Chico Picadinho, do Cabo Anselmo, Calabar, do Lacerda, Newton Cruz, do Joaquim Silvério dos Reis…e por ai vai…

  24. Hoje ví na TV a comissão de ética que estaria reunida para a cassação de Cunha…que enrolação, pessoas que só resmungavam, não falavam da boca prá fora, alto claro e em bom som…Deu até sono…Quem esperava uma votação, análise, objetividade, verificou que só perdiam tempo assistindo aquilo. Isso é progresso? Uma lerdeza, lesmas eram mais velozes, falavam coisas que não havia nada com a pauta, que tranqueira! Mostraram que neste país ninguém quer nada com nada. Quantas excelências, nada excelentes! E já comemoram as empurradas com o umbigo, pois, não pensam em nada além do próprio. Dá dó!
    Enquanto isso vejo neste espaço do meu amigo RK, alguns que são simpáticos ao impedimento da presidenta. Porém, supondo o efeito desse impedimento, não arriscam mencionar o nome de uma pessoa imaculada, honesta, ilibada, para substituí-la. ”Bons-de-bico” tem muitos é com ”bico grande” ,mas, com esses adjetivos próprios para governar, não!

  25. O Instituto Lula, vir à público e dizer que o mesmo não existia em 2010, talvez na planta e no CNPJ, o chapéu que passaram para o ‘tal Instituto’, foi mais generoso do que o do FHC enfim de mandato.
    Fico impressionado com a memória seletiva deste cidadão “de bem”, não se lembra de nada, mas se lembra das “injustiças” que seu partido fizera quando era oposição ao FHC.

  26. Caro Kotscho, em qualquer país cuja cidadania é evoluída e a democracia consolidada, investigar é normal. Anormal é não investigar !!! Em novembro de 2002, segundo o que escreveu Gerson Camaroti na revista Época na época, Fernando Henrique, em pleno exercício do mandato reuniu em um suntuoso jantar os mais empoderados empresários do país e entre eles estava lá também um membro da família Odebrecht, no intuito de “passar o chapéu” para a criação do Instituto FHC. Foi assim que surgiu o tal instituto. Por que não investigar ??? Se é pra investigar que se investigue os dois institutos, tanto o de Lula quanto o de FHC e vamos ver no que dá !!! Mas no “Brazil” dos irmãos Marinho as coisas são diferentes tanto quanto no Brasil de Moro ( juiz do caso Banestado) onde uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa, a depender do lado “coisado” da coisa em que se assentam na política.
    E por falar em LADO, fico embasbacado com a queixa de eleitores do Aécio, expressada aos borbotões aqui no Balaio de que foram ENGANADOS pela Dilma. Não foram !!! Tanto que não votaram nela !!! Eu votei na Dilma por duas razões: Primeiro porque eu sou petista e segundo porque sempre votei e votarei CONTRA O PSDB !!!. É sabido que muitos, eu diria até que a maioria dos que votaram em Dilma não votaram a favor dela, porque gostavam dela ou porque ideologicamente se afinavam com ela, mas diante do que tinham como opção do outro lado, votaram assim como eu….CONTRA O PSDB principalmente porque viveram e se lembravam do que foi o ciclo de poder desse, digamos assim, “partido”. Só pra lembrar, não é a primeira vez que se ouve falar de roubo de merenda escolar praticado por “elementos” desse grupo. Também já roubaram órgãos humanos, já roubaram sangue, remédios e “otras cositas” mais de hospitais. Roubaram no Metrô !!! Roubaram fora e dentro dos trens !!! ROUBARAM A ÁGUA !!! Ou seja, são especialistas em roubar, comer e beber com os seus bicos, tudo aquilo que é essencial à vida humana, especialmente a dos mais pobres da nossa população. Só aí é que tucano se aproxima de um pobre, pra rouba-lo evidentemente sem pudores e remorsos e com a certeza absoluta da impunidade !!!
    Gente, eu voto no PT e sempre votarei no PT porque “Quem trabalha e mata a fome, não come o pão de ninguém, mas quem ganha mais do que come, sempre come o pão de alguém” e como eu sou “do outro lado da força”, sou da guerra e das estrelas e sou o avesso de vocês, ao contrário de vocês eu digo solenemente: O PSDB NUNCA ME ENGANOU !!! Seus hipócritas comparsas midiáticos, policialescos e jurídicos e seus hoje aliados de ocasião, também não !!! Não precisa ser tucano pra fazer o jogo dos tucanos !!! Façam suas apostas senhoras, façam suas apostas senhores, o jogo é jogado !!! Eu sou Lula em 2018 e dou 13 de vantagem !!!
    Em tempo: As próximas eleições não serão bancadas com dinheiro de empresas e o tempo de campanha será mais curto.Vencerá quem tiver mais carisma, empatia com a maioria do eleitorado e o melhor discurso !!! Aliás, como é normal nas melhores democracias do mundo !!! E se prenderem o Lula no caminho, vai ser mais fácil ainda, a gente vai lá, solta a fera e ele já entra na disputa como herói novamente !!! O JOGO É JOGADO, não é mesmo ???

    1. Enio, que magnifico comentário !!!! Saiba que no post em que voce brindou-nos com o trocadilho “O TRI(Plex) de Lula será em 2018”, enviei vários comentários nos quais divulgava uma denuncia tão séria sobre FHC, que fazia o escândalo Mirian Dutra parecer roubo de galinha, mas não foram publicados e lamento, pois num deles abraçava você, lembrando que seremos todos TRI, pois votaremos no melhor, mais caluniado e injustiçado presidente que esse país já teve. Então, Enio, receba agora não um, mas vários e fraternos abraços pra que divida com meus manos, Dias, Everaldo, Cesar-T, Gesiel, Helena, H Menon Jr, etc… Boa noite e obrigado pelo monumental comentário de hoje. //// Em tempo: Abraço, também, pro sósia do Zé Maria.

  27. Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar
    que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo
    suborno e por influência, mais que pelo próprio trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário,
    são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converter
    em auto-sacrifício; então você poderá afirmar, sem temor de errar, QUE SUA SOCIEDADE ESTÁ CONDENADA.

  28. A Operação Lava Jato é Política e tem ser ENFRENTRADA como no tal no COMPADRIO DE TOGA…

    Já que o ENFRENTAMENTO é politico não resta alternativa a quem quer democracia senão ENFRETAMENTO POLITICO, a Lava Jato já teve de seus momentos de Justiça, infelizmente hoje é um pastelão mambembe capitaneado por comandantes bizarros, quem perderam o respeito a sociedade e foram os integrantes da Lava jato caçoam do voto, se querem afrontar o eleitorado e população civil que não quer ver a democracia ser vitima de leviandade do acaso dos que perderam, fazendo da sua patente social instrumento para tendenciosamente colocar seus conceitos como verdade absoluta, se afrontam meu direito a democracia não podem ser encarados como justiça, se as cortes no Brasil viraram castelos de sustentação das elites, não nos representam mais enquanto povo e nos querem tutelar eternamente a padecermos a míngua, a justiça usada de forma intolerante e opressora não me representa e se os aparelhos de estado fazem a pratica reacionária não nos servem, já que a razão estranhamente deu lugar aos mais iguais e que tem distinção na letra fria da lei, que se mostra caolha quando olha para os pares e compadres de classe, o COMPADRIO TARDIO se mostra a escoria de uma sociedade que só reconhece os bem nascidos, essa seletividade tem se ENFRENTADA de politicamente combatida… Porque a toga não tem legitimidade eleita e quando usa a lei de maneira seletiva se deslegitima.

  29. “quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converter em auto-sacrifício; então você poderá afirmar, sem temor de errar, QUE SUA SOCIEDADE ESTÁ CONDENADA ” (Allan Passos – 18:32). /// Sr Allan Passos, condenada está uma sociedade formada por pangarés mancos que muito murmuram, mas não movem uma palha pra mudá-la. Condenado está o infeliz que acredita piamente na mídia calhorda, magistralmente dissecada por Ricardo Kotscho em post anterior (“No caso FHC, midia escancara a parcialidade”). Condenados, mortos e enterrados estão os que acreditam na justiça de Sérgio Moro, que não moveu, nem moverá uma palha pra prender Eduardo Cunha, esposa e filha e ignora as denuncias da Lava Jato contra Aécio Neves, o mais chato cobrador de propinas junto a empreiteira UTC, segundo o delator Carlos Alexandre de Souza Rocha, em vídeo divulgado pelo site do jornal Folha de São Paulo. Abração, Sr Allan Passos.

    1. Você está confundindo as coisas e parece ressentido também. Claro que se todos estes que vc citou tiverem cometido atos ilícitos, deverao pagar na justica. Mas tudo a seu tempo. Primeiro vamos pelas prioridades (que pelo critério mais racional é o nível de roubalheira…nisso o PT é insuperável, com o maior rombo de toda a história da humanidade). Depois sim, a justica deve focar nos “vira-latas”…sim, porque perto do queo PT fez, todo o resto acaba virando “marolinha” como dizia Lula.

  30. Tenho 86/87 anos de nascença e existência. Centrado no aprender lições da Escola da Vida, tenho um verdadeiro prvilégio de também ter estudado Filosofia Pura e caaregar esse aprenziado para a orem prática e até mais comum do dia-a-dia e do meu próximo. Estou triste. Estou propenso a diagnosticar que, após a primeira construção real, possível e papalpável do Brasil ante si próprio e ante o mundo começou apenas em 2003. Mas, que que vai ser degolada. Esquartejada. E dependura, como os restos do Alferes Mineiro pelas veredas e caminhos de umbrazllzinho de antes. E que serásózia do México pelo futuro a fora. Pra mim, só por um prodigio de deuses da Mitolgia Grega é ainda poderiamos ser salvos da hecatombe. Então os anngelicais adoradores do fmi, das perenes idas às compras no estrangeiro, pra envernizarem o compexo de vira-lata. E adorarão que a Base de Alcantâra volte a ser o começo da posse física do territótio brasileiro. Bem como celebrarão saudosos a comemoração que não houve dos 500 anos de Brasil. Egagagerão com o podeosamente expressiva um novo dialeto, o portinglês born in usa.

  31. Prezado K, quais são as suas provas (evidências concretas, provas circunstanciais) que o levaram a afirmar “Os dois sempre foram o alvo preferencial oculto da força-tarefa criada há dois anos para investigar o chamado petrolão.”
    abraços

    1. Caro Alceu,
      não preciso apresentar provas: basta você ler o noticiário publicado todos os dias na imprensa brasileira.
      Uma simples interpretação de texto te dará todas as respostas.
      Abraços,
      Ricardo Kotscho

    2. Uma simples interpretação de texto, é, Mestre?
      E consultar os universitários, pode?
      Cruel, muito cruel, mesmo podendo consultar os universitários, mas fez por merecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *