2015 acaba com Chico Buarque X Manés da Elite

2015 acaba com Chico Buarque X Manés da Elite

Reprodução/YouTube

No meu primeiro dia de férias, já estou de volta para não deixar passar em branco o que aconteceu com Chico Buarque, na madrugada de segunda-feira, ao sair de um restaurante numa rua do Leblon, bairro carioca onde ele mora. Não poderia haver cena mais emblemática como fecho para o Fla-Flu insano que marcou este ano de 2015 do que o entrevero verbal entre um dos nossos maiores artistas e o patético grupo de manés, herdeiros daquilo que restou da elite da outrora Cidade Maravilhosa, cheia de encantos mil.

Basta ver quem se achou no direito de partir para cima de Chico no meio da rua com ofensas motivadas pelas suas opções políticas: o filho de um ex-playboy, filho de um ex-magnata da ex-elite que ainda não se conforma com o resultado das urnas, além do ex-namorado de uma atriz global e outros não identificados.

Junto com o nosso preclaro compositor, cantor e escritor, reconhecido no mundo inteiro, estavam os cineastas Cacá Diegues, Rui Solberg e Miguel Faria Jr., além do jornalista e escritor Eric Nepomuceno.

Do outro lado da rua, um desses ex-alguma coisa, já meio borracho, atirou primeiro: “Você é um merda! Quem apoia o PT o que é?”. Sem se alterar, Chico respondeu-lhe sorrindo: “É um petista”. E o cara insistiu: “É um merda!”.

Fosse eu, dava-lhe logo um tabefe ou ia embora deixando o bebum falando sozinho, que é o que se deve fazer nessas horas, mas, como podemos ver no documentário “Chico _ Artista Brasileiro”, o cidadão Chico Buarque de Holanda é um cavalheiro distinto, sempre na dele, de bem com a vida, um sujeito que gosta mesmo é de falar de futebol e tocar seu violão.

Conheci-o assim, nós dois ainda adolescentes, nos campinhos do Colégio Santa Cruz, em São Paulo, onde a gente passava mais tempo jogando bola do que estudando _ e ele não mudou depois de ficar famoso. Desde os tempos em que fazia canções censuradas pela ditadura militar, que ele combatia só no gogó, obrigando-o a dar um tempo no exílio, Chico sempre falou o que pensa sem pedir licença, mas nunca foi de entrar em bola dividida.

Veio outro mané e insistiu em tirá-lo do sério, o que sempre foi difícil. “O PT é bandido!”. Chico não se deu por vencido: “Pois acho que o PSDB é bandido, e agora?” E ainda deu um conselho ao rapaz: “Procure se informar melhor porque com base na `Veja´você não vai chegar muito longe”.

Num vídeo divulgado primeiro no site “Glamurama”, da Joyce Pascovitch, que depois viralizou na internet, dá para ouvir mais um boyzinho tentando desafiar o artista: “Para você que mora em Paris, é fácil…”. Desta vez, pelo menos, ninguém o mandou para Cuba, uma das “ofensas” mais comuns dos marchadeiros da avenida Paulista.

Pelo que conheço dele, Chico deve ter se divertido com tudo isso, mas é triste viver num País em que não se respeita a opinião alheia e os argumentos se limitam a agressões gratuitas. As baixarias que se multiplicam por toda parte não dão descanso nem na semana do Natal, bem no dia em que eu estava saindo de férias.

Agora é para valer: até janeiro, meus caros amigos do Balaio.

Vida que segue.

40 thoughts on “2015 acaba com Chico Buarque X Manés da Elite

  1. Caro e prezado grande repórter RK, o cantor e compositor Chico Buarque do Brasil (era assim que eu o apresentava no rádio) é um dos tesouros da cultura brasileira. É um dos cinco maiores compositores deste País, merecedor de todas as homenagens possíveis. Já quanto ao ano de 2016, os pessimistas de plantão preveem um ano sombrio. Com o aquecimento global, até que seria interessante um ano de sombras para amenizar o calor.Tem gente que quer um lugar ao Sol. Prefiro um lugar à Lua.

    1. Sim, J. Leite, Chico Buarque pertence à elite cultural brasileira, como o mundo todo sabe.
      Só que nunca foi um mané que ofende os outros na rua. Pense um pouco mais antes de escrever.
      Ricardo Kotscho

  2. Pois é Kotscho, encontra-se idiotas em qualquer lugar. Nesse caso foi na rua. Bêbados foram incomodar o cidadão com desqualificações em função de sua preferência política. Sem nenhum respeito, com palavras de baixo calão. Na rua esses eventos tem se repetido com certa frequência. Pelo menos esses imbecis mostraram a cara e se arriscaram até a tomar uns tabefes como você mesmo citou no post. Pior são os idiotas que frequentam os blogs e dão-se ao direito de ofender, desqualificar e xingar, protegidos pelo anonimato. Esses são os doentes que sabem que ficarão impunes.

  3. O senhor Chico Buarque era bom quando havia ditadura de direita, algo que ele combatia e realmente mostrava ser um cara diferenciado, porém nos dias atuais em que a ditadura esquerdista esta no poder suas reflexões e pensamentos exprimem quem realmente ele é… um artista, nada mais!

    Sobre política este senhor nada entende, a não ser viver na utopia marxista e achar que em nome de uma causa de esquerda se pode tudo, até roubar as riquezas de um país… ele e mais um grande número de profissionais de imprensa que defendem a situação atual da política escrota que o Brasil vive!

    Quem realmente paga suas contas através de seu suor e trabalho sabe do que eu falo, agora os que vivem de “mamar nas tetas do governo” irão criticar a minha opinião a ferro e fogo!

  4. É por essa e outras que a direita não ganha eleição para presidente, no voto direito. Quando a gente começa a pensar em não votar na esquerda, vem esses idiotas agredindo qualquer um que pense diferente. Não, eu e minha numerosa família, certamente jamais votaremos nessa direita imbecil, intolerante e raivosa. E o pior é que esse pensamento fascista está em todos os cantos, inclusive em altas esferas do Poder Público: Judiciário, Ministério Público, Tribunais de Contas, Polícia Federal, Receita Federal, Polícia Civil, Polícia Militar etc.

  5. Estupidez humana, como você disse em uns de seus comentários RK, eu digo mais, idiotice, independe de época de regime governamental, tá na cara que esses filhinhos de papai..só foram para atazanar o Chico Buarque, mas, essas “provocações’, calúnias, perseguições ideológicas e partidárias sempre existiram.
    Assisti, duas entrevistas do Cineasta Anselmo Duarte, uma no Roda Viva e outra para o Jornalista Roberto D’ÁVILA na CNT, sobre a” thurma”do Glauber Rocha sobre o filme o ‘Pagador de Promessas,” o que esse cidadão sofreu de paulada em jornais não foi mole…isto disse o Anselmo Duarte. Afirmou com todas as letras… e isto está gravado na TV Cultura e na CNT. O Glauber dizia que ele tinha pago o prêmio. Também o Massaropi “UM ALIENADO” se queixava da esquerda, o Zé do Caixão idem!!!…….”CINEMA NOVO. ? .Uma câmera na mão e várias ‘titicas na cabeça”………porque na opinião só eles sabiam fazer cinema……..não tinham coragem de dizer que era uma experimentação. Boa ou má, mas era uma experiência. Regina Duarte……como se na democracia ser “Tucana’ fosse pecado. Idiota tem de todos os lados. Tinha saído também de férias.mas? dando umas curtidas no R7…….eu acho que não fugi do assunto.

  6. Final de 2015, para o quadro dos abestados.
    Os primeiros que quiseram desmoralizar o Chico e levam invertida da opinião geral.
    O segundo, o Cunha, que se achando saiu desmoralizado da reunião com o Presidente o STF.
    Parabéns ao Presidente que pegou um pau e deu bem no meio dos dois olhos do Cunha.
    Até que está sendo mais divertido este final de dezembro!
    Feliz Natal Kotscho.
    Feliz Natal Balaieiros.

  7. Hoje só quero desejar feliz natal para o querido Ricardo Kotsco e toda familia. Para todos os comentarista que trazem bons textos para ler todo dia. Que Deus abençoe a todos e que 2016 seja mil vezes melhor que 2015 para todos..

    1. Valeu, caro J. Leite, tudo de bom pra tua família também e que o próximo ano, apesar de tudo, e se possível, seja melhor do que este que passou.
      Abraços,
      Ricardo Kotscho

  8. RK, mais um pouquinho e o PT fará 13 anos no governo, sorte nossa por ter presenciado esta revolução silenciosa, em que o povo teve vóz e vez no seu destino!
    Lula e Dilma são os líderes nesta caminhada e nesta construção!
    Não é por outro motivo que a direita, mídia e oposição, perderam a cabeça e quiseram tocar fogo no país, quase conseguiram, mas o povo percebeu a tempo e brecou!
    Seguiremos para completar os 16 anos votados e apoiados pelo povo, tomara possamos ganhar em 2018, será uma geração de brasileiros vivendo em um governo popular, com grandes ganhos econômicos e sociais!
    Desejamos 2016 de recuperação das sabotagens, principalmente do PIG!

    1. Joel, faço minhas, suas palavras e aproveito pra desejar um Natal de alegria e paz a todos, especialmente pro “oreia seca” Johnny (23 de dezembro de 2015 – 14:42) que não leu ou não entendeu que o texto do Kotshco é sobre anti-Petistas estúpidos que se acham no direito de insultar o grande artista e exemplar cidadão brasileiro, Chico Buarque, como insultaram e agrediram os ministros Guido Mantega e Alexandre Padilha e até o cadeirante Enio Barroso Filho. Se esse bando de vagabundos topasse com Eduardo Cunha, tratá-lo-i como ídolo, pois um gambá cheira a outro. São dignos de pena esses pobres coitados e se tivéssemos que eleger ou apontar alguém assim no Balaio, o Johnny seria forte candidato. Tô mentindo ? E durma com um barulho desses !!! Feliz Natal, Balaieiros !!!

  9. Grande Ricardo Kotscho, mais uma vez nos brindando com um texto simples e brilhante. Este jovem e humilde jornalista que aqui vos fala, e que é leitor assíduo do teu blog e admira a sua exitosa trajetória como repórter, te deseja um feliz natal e um 2016 de muitas pautas para o Balaio.

    Registro aqui que vou aproveitar as férias para continuar a leitura do livro “Uma Vida de Repórter: Do Golpe ao Planalto”.

    Um grande abraço, amigo.

  10. Todos podíamos passar sem essa, inclusive o Chico, se não existisse essa nefasta guerra tribal primitiva permanente, desnecessária, protagonizada pelo partidarismo-eleitoral e o golpismo-ditatorial, velhaco$, que, infelizmente, transforma seres humanos em bestas-feras. Eu quero ver se as tais oposição e situação, direita, esquerda e centro, são boas mesmo é num CONCURSO PÚBLICO PADRÃO, o mais rigoroso do país, capaz de moralizar todos os demais concursos, disputando 1 vaga a cargo eletivo competindo com todo o conjunto da sociedade, como propõe a nossa Democracia Direta com Meritocracia Eleitoral, cujos resultado serão aplaudidos por todos, porque restará a certeza de que se não conseguirmos chegar lá, quem conseguiu chegar é gente muito mais qualificada do que a gente, para os quais haveremos de tirar os nossos chapéus. É aí que eu quero ver, quem é quem ?

  11. Para acabar com esses Manés da Elite e outros, a Dilma terá que montar uma grande equipe para serem responsáveis pelos gastos em todo o Brasil. Equipe formada com pessoas responsáveis e sem envolvimento partidários.Dilma só aprovará os gastos com as receitas em dia. Assim o povo deixará de culpar a presidenta e os políticos que não terão acesso nas despesas..Qualquer erro nos contratos a responsabilidades é total da equipe.

  12. a culpa de tudo isso é da folha, veja e estadão que não publica toda a sujeira nas compras de trens e metros feitas pelo governo tucano e também desta justiça que não prende esses tucanos que se mantém no poder pela corrupção desde o governo mario covas, o dinheiro da corrupção é que sustenta esses tucanos até hoje.

  13. Chico está muito acima dessa cambada de manés fundamentalistas. Ele é e vai ser sempre o melhor. E os invejosos, que morram de inveja.

  14. E os covardes sempre escrevendo suas baboseiras protegidos pelo anonimato. A internet possibilita que psicopatas extravasem suas frustrações sem que haja qualquer tipo de consequência prática de curto prazo. Normalmente são pessoas que sofreram ou ainda sofrem do chamado bullying por algumas características físicas ou deformações mentais (o mais provável) e na frente de um teclado sentem-se poderosas e impunes. A vida sempre nos coloca na frente desse tipo de esbirro. Haja paciência com esses tipos de quase débil mental que infestam a internet e faz dela sua motivação primeira pra se sentir importante.

    1. johnny,
      com a tua replica, encerro mais esta polemica, e não publicarei mais comentários de um leitor atacando o outro. isso vale para todos.
      ricardo kotscho

  15. Segundo Mestre balaieiro, na madrugada de segunda, ao sair de um restaurante no Leblon, bairro carioca onde mora, Chico Buarque e amigos, foram agredidos verbalmente por um grupo de manés. Conforme conta-se, Chico do outro lado da rua ouviu: – “Você é um merda! Quem apoia o PT o que é?”. (E Chico pensando), ‘mata-me de rir, sei de longe e sei de cor que quando é lição de esculacho, olha aí, sai de baixo que eu sou professor’, (sem se alterar, sozinho, atravessa a rua com seu passo tímido e ergue no patamar quatro paredes mágicas, tijolo com tijolo num desenho lógico, para proteger-se e responder sorrindo) – “É um petista”. (o mané retruca), – “É um merda!”. (E Chico adaptando), ‘chame, chame, chame-o à razão’, (indagando), – “Quem é você, diga logo, que eu quero saber o seu jogo…”, (aí outro exaltado deixa claro que queriam botar água no feijão), – “O PT é bandido!”. (E Chico, sem se abalar), – “Pois acho que o PSDB é bandido, e agora?” (refletindo), ‘agora já não é normal, o que dá de malandro regular, profissional, malandro com aparato de malandro oficial, malandro candidato a malandro federal, malandro com retrato na coluna social, malandro com contrato, com gravata, capital e que nunca se dá mal… mas agora eu era o herói e enfrentava os batalhões, os alemães e seus canhões… (lembrando-os), não, não fujo não fascistas, a gente agora já não tem mais medo, no tempo da tortura, acho que você nem tinha nascido’, (e avisando), – “Procure se informar melhor porque com base na Veja você não vai chegar muito longe”, (enquanto outro aos berros, questionava), – “Para você que mora em Paris, é fácil…”. (E Chico), – “onde moro tão jogando futebol, tem muito samba, muito choro e rock’n’ roll, uns dias chove, noutros dias bate sol, mas o que eu quero é lhe dizer que a coisa aqui tá preta, mas ainda pago pra ver o jardim florescer, qual você não queria, você vai se amargar vendo o dia raiar, sem lhe pedir licença e eu vou morrer de rir, que esse dia há de vir, antes do que você pensa, pois apesar de você, amanhã há de ser outro dia.” (E Mestre encerrando com Chico:), – “Pelo que conheço dele, deve ter se divertido com tudo isso…”, “Cantei, cantei, ..vai trabalhar vagabundo, vai trabalhar, criatura, Deus permite a todo mundo uma loucura…nem sei como eu cantava assim, …vai passar, o estandarte do sanatório geral vai passar…, só sei que todo o Brasil que interessa, me aplaudiu de pé quando cheguei ao fim.”

  16. Sem comentários sr.. Kotscho, estou na expectativa da sua “indicação” do líder do governo no STF, afinal não é tão difícil assim, o senhor tem dez, eu disse dez opções. Agora em nome da imparcialidade e respeito aos leitores, manda ver, Kotscho. Tô esperando, tá. Té!!!

  17. O envolvimento político dos cidadãos não ligados aos sindicatos, OSs e ONGs e a organizações que de alguma forma são financiadas com o dinheiro público e atuam como milicianos na proteção do governo PT ,deu margem, naturalmente, ao revide deste exército clandestino a se sentir o dono do país e , por isso ,quem quer que seja que pertença a uma destas OSs ou não se torne um ”ESCRAVO” consentido , de ser marginalizado e acusado de fascista ,direitista e o escambau do linguajar dos mercenários.
    Em 1989, uma patrulha comandada por Chico Buarque atacou o jornalista Alexandre Garcia, na Av. Prudente de Moraes, Ipanema, quando ele se dirigia aos estúdios da TV Globo para publicar o boletim de apuração que. já era amplamente favorável ao candidato da oposição. Queriam, os meliantes, entre eles alguns atores globais, que o jornalista não divulgasse o resultado que lhes contrariavam.
    Daqui para a frente Sr.Kotscho, como diz a canção do Roberto, ‘tudo vai ser diferente. O PT vai ter que aprender a ser gente’ e nada ,nada nada ficará sem resposta. E os medalhões serão cobrados, em público, as razões dos seus silêncios diante de tamanha corrupção e desordem. Inútil a defesa de que outro partido ou político também sejam bandidos ,pois estamos falando dos bandidos compRovados em juízo, e não dos ”SUPOSTOS”. Quando estes, ”supostos” ou indiciados, se tornarem réus, nós os atacaremos.
    Enquanto isso ,sugiro aos leitores do blog que ouçam a nova versão de A Banda, do Chico BUaeque, agora com outra letra e o título muito sugestivo de ”O BANDO”

  18. RK, já nos estertores de 2015 o cenário vai clareando, mostrando que este ano foi extraordinário para o Brasil, a democracia brasileira venceu o golpe, mostrou-se forte!
    No governo popular do PT, as conquistas sociais continuam, SM de 2016 tem um ganho de 76% real, em relação ao de 2002!
    O povo já começa a entender que a corrupção apareceu graças a Dilma! A PF e o MP ganharam liberdade para investigar! Felizmente a Justiça acordou!
    As maracutaias já existiam desde FHC mas eram jogadas embaixo do tapete!
    O governo tem que governar para o povo, atender suas demandas, distribuir as riquezas que produzimos!
    2016 será melhor!

  19. Que adjetivo Chico poderia dar ao coxinha “somostodoscunha”, depois que mais um delator afirmou ter pago propina a Aécio.
    Se esse infeliz tivesse ganho, o Brasil estaria na porta do FMI de penico na mão.

  20. Feliz ano novo à todos os BALAEIROS, em especial ao RK, protagonista deste espaço de debates de ideias. Neste momento de passagem de ano, vamos depor nossas armas – Pixulequeiros e Coxinhas – e confraternizar este momento unico, esperando que o Brasil consiga encontrar seu caminho em 2016, que tudo indica será um ano bastante dificil… Salve todos

  21. Que fazer com uns “analfabetos políticos” , como estes, parte da elite brasileira, kotscho? Ainda bem que o Chico é um cara de bem com a vida e fez bem em não agredir estas pessoas(se é que podemos incluí-los nos humanos).
    Eles querem continuar subalternos a mesma turminha que mandou em nosso país nos últimos 500 anos (e deixou o que temos aí: falta de educação, falta de saúde (só para os pobres) e falta de segurança(tambem só para os pobres/classes mais baixas. pois os ricos tem sua milícia).
    O Garnerinho , se tivesse vergonha na cara, não teria coragem de aparecer em público, considerando seu histórico familiar…

  22. Mestre Ricardo,

    em primeiro lugar, um feliz 2016! Quanto ao fato Chio, de certa forma foi muito bom ter acontecido isso, pois mostra como nossa suposta elite é despreparada intelectual e culturalmente. Vazia de todos os sentidos. Não consegue nem mesmo defender seus interesses de forma civilizada. Ter dinheiro ou ser herdeiro de alguma, não significa tudo na vida, principalmente, tentar competir com gigantes do porte do Chico.

    Enfim, o episódio mostrou o quanto nossa elite é rastaquera e provinciana, pra não dizer caipira!

  23. Aécio Never, duas vezes delatado por corrupção na Petrobrás, e um silêncio ensurdecedor da mídia. O que querem não é combater a corrupção, não!!! O que querem é tirar o Lula do caminho para o Aécio entrar no poder. Lula o cara que investiu pesado em educação(ProUni, ciência sem fronteiras, Sisu, pronatec, fies desburocratizado e mais de 20 Universidade federais (antes do LULA não tinha uma). Acorda tu que dormes!!! Não seja enganado!

  24. Convém lembrar que Chico Buarque, Marieta Severo e Paulo Betti agrediram verbalmente Alexandre Garcia, na Rua Prudente de Morais, em Ipanema, quando Lula perdeu a primeira vez que concorreu à Presidência da República. O trio agressor não gostou do comentário de Alexandre Garcia dito na Rede Globo. Isso precisa ser lembrdo

  25. eu nao entendo porque o Chico buarque é intocavel !!! o cara nao mora aqui….mora em paris…nao produz nada de relevante ha muitos anos…vive do seu passado…a opiniao dele é igual á opiniao de todos….uma grande bobagem esse negocio de endeusar o CB e desqualificar qq pessoa que ouse ir contra o que ele pensa …..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *