Agora é tempo de baixar a bola e repensar a vida

Agora é tempo de baixar a bola e repensar a vida

A sugestão do título vale para cada um de nós e, principalmente, para quem tem responsabilidades públicas pelo destino de mais de 200 milhões de brasileiros. Neste momento de passagem de um ano para outro, é tempo de baixar a bola, dar uma parada e repensar a vida.

Estamos, literalmente, numa encruzilhada histórica, entre o país que somos e o que gostaríamos de ser para deixar aos nossos filhos e netos. Ninguém vai se salvar sozinho. Não há milagres, fórmulas mágicas nem salvadores da pátria à vista.

Vocês sabem que até cheguei a defender, aqui e na TV, a suspensão do recesso do Legislativo e do Judiciário, diante do agravamento das várias crises nacionais nas últimas semanas, mas ninguém me ouviu. Para falar a verdade, até que foi bom assim. Ninguém aguentava mais aquela inhaca de falar todo dia dos mesmos assuntos e dos mesmos personagens, nem eu, nem os leitores deste blog. Vamos nos dar um tempo para refletir sobre os rumos que tomaram nossas vidas no trabalho, na família e no convívio social.

2015 foi um ano difícil para todos nós, verdadeira corrida de obstáculos, uma gincana diária, mas está acabando. Precisamos agora olhar para frente, pensar no que cada um de nós pode fazer para recuperar a autoestima e a confiança no futuro do nosso país. Se todo mundo achar que as coisas só vão piorar, aí é que não tem saída mesmo, as profecias apocalípticas acabam se autorrealizando.

Tem coisas, claro, que não dependem de nós. Cunha, Renan & Cia. continuam soltos, mandando no Congresso Nacional, e quem podia tirá-los de circulação, nossos nobres juízes, já entraram em recesso na sexta-feira, para só voltar ao batente em fevereiro. Até lá, não há mais o que fazer, nada vai mudar. Decisões sobre impeachment, cassações, mudanças na economia e na política ficaram tudo para depois do Carnaval, como o Balaio já vinha prevendo.

Fazer cara feia e botar a culpa dos nossos problemas nos outros não vai resolver nada. Certo está o nosso preclaro comentarista Ênio Barroso Filho, paradigma de brasileiro que não entrega os pontos e não desiste nunca, ao puxar sua cadeira de rodas até uma praia em Natal, no Rio Grande do Norte, para tomar umas e outras e comer muito caranguejo de olho no sobe e desce das marés, longe do computador. Boa ideia!

E o caro leitor que está me lendo, o que pretende fazer? Quais são seus planos para 2016?

Quem sabe, trocando nossos sonhos, descobertas e experiências, encontremos juntos novos caminhos. O futuro depende de cada um de nós. O que não podemos é ficar só reclamando da vida, esperando que as soluções caiam do céu.

Ânimo, moçada, vamos levantar a cabeça, respirar fundo, abrir os braços, o coração e a mente, deixando entrar na alma o ar do amanhã.

Chega de 2015. E que venha 2016.

Vida que segue.

Em tempo: também entro em recesso nesta semana, mas volto ao Balaio antes das excelências, no dia 11 de janeiro, segunda-feira.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

21 thoughts on “Agora é tempo de baixar a bola e repensar a vida

  1. Antes de mais nada, desejo a todos os colegas, que por aqui passam, Um Feliz Natal, um 2016 com muita saúde e prosperidade, e claro ao nosso colega Kotscho e família, que nos brinda com seus comentários. Estou de malas prontas, para minha querida Buenos Aires.
    Em 2016 conto com o caro Kotscho, e todos os colegas que comentam, os caminhos podem ser diferentes, mas acredito que o fim que desejamos seja igual…..UM BRASIL MELHOR PARA TODOS !!!

  2. MENSAGEM DE FIM DE ANO

    Errar é humano (de Seneca), persistir no erro é DILMICE (de milhões de brasileiros).

    “O melhor que se pode esperar de 2016, é 2018”.

    E não se salvarão nem quem puder!!!

  3. Caro Kotscho, “”O que une o desejo dos que sabem o que estão querendo ao o dos que não sabem o que querem, e apenas repetem o que ouviram falar; é o discurso de que para se construir um Brasil melhor é preciso investir no ensino, na instrução; que muitos chamam de educação””. E foi por caminhos tortos que esse ano de 2015, “a instrução e a cultura do povo avançaram; pois ao sairem as ruas sem saber o que estavam querendo, sem saber sequer quem eram o Lula, a Dilma e o PT; o Aecio, o FHC, o Alckmin o Serra e o PSDB; movidos apenas pelo preconceito ao Lula e ao ‘ouvi dizer’; muitos eleitores que cairam de paraquedas na campanha do Aecio do PSDB e pousaram na revolução dos ignorantes; resolveram pesquisar sobre politica, e muitos deles, já aprenderam que o que está acontecendo agora no Brasil; é que finalmente a corrupção está sendo combatida, e não jogada para debaixo do tapete como sempre aconteceu, desde o seu descobrimento; e que ainda acontece aqui em Sâo Paulo, onde os deputados estaduais da base do governador Alckmin do PSDB; não deixam abrir CPIs para investigar as inumeras denuncias de corrupção contra os governos peessedebistas do Alckmin e do Serra.” E o resultado disso Kotscho, pode ser visto nas manifestações contra a Dilma e o PT, que estão cada vez mais esvaziadas, ao passo que as manifestações em apoio a presidente Dilma, cujo não ha nada perante a Lei para que se justifique um pedido de sua cassação, estão aumentando e se fortificando. -Então é isso meu caro Kotscho: O Brasil, Patria da educação, pregado pela Dilma, está suplantando o estado de São Paulo, Patria da ignorancia, arquitetado pelo Alckmin. – E com a queda da credibilidade da imprensa que abre espaço para os golpistas, a tendencia é que estas manifestações contra a Dilma, cheguem ao ponto de não ter mais ninguém, visto que de uma pra outra caem em 50% o numero de participantes; e como os politicos do PSDB do Aecio e do FHC , defensores do golpe à democracia, “não têm coragem para sairem as ruas para protestarem contra o governo Dilma do PT, em breve o numero de manifestantes contra chegará a zero.” -O que muda entre o Nelson Barbosa e o Levy, é que o Barbosa é muito mais eloquente do que o Levy e a Dilma, e assim, juntamente com o plano B do PT, Jaques Wagner, as respostas do governo serão mais rapidas e precisas. As duvidas e os boatos serão respondidos quase que em tempo real. Nunca é demais lembrar, que tudo que precisava ser aprovado no congresso, o governo Dilma conseguiu aprovar.

  4. Estou com o “Meia verdade”, apesar de muitas vezes não parecer, também creio que ao menos a grande maioria luta e torce por um Brasil melhor para todos. Assim, meus votos são para que tenhamos um fim de ano de paz e um ano novo com muito trabalho e acertos em nossas vidas e no País, e no mundo em geral. Ao Kotscho, em especial, os votos de um Natal Feliz e revigorante. E um 2016 muito melhor que 2015! Feliz Natal a todos!

  5. Desculpe-me Kotscho.Émelhor nem repensar a vida,como diz a m´´usica…”deixe a vida me levar..”.O povo brasileiro tem o destino traçado por grupo de políticos,a maioria deles interessado apenas no seu bem estar e no bem estar dos seus aliados!.Infelizmente,o povo é aliado “forçado no dia das eleições.É VERDADE OU MENTIRA().Feliz Nata a Todos!.

  6. As esperanças de dias melhores eram poucas e, com a troca do ministro Levi e se prevalecer a ideia do crescimento da economia com base tão somente no consumo imediato, como querem os Doutos do PT e seus congêneres, o desastre será inevitável. O consumo é uma determinante do crescimento, mas os heterodoxos não sabem disso,o consumo não pode ser dissociado da produtividade, que explica 80% da expansão do PIB. Estimular o consumo de forma voluntarista com o intuito de fazer crescer a economia é o que pode chamar, com certeza, de ”rota de colisão” e o desastre é 100% certo ,conforme nos ensinou a história.
    Em 2004/5 Lula fez isso, mas sob a batuta de Henrique Meirelles, que só afrouxou depois de quase 2 anos de um superavit de mais de 5% e de ter recebido a economia limpa do governo de FHC. Ou seja ,Meirelles só autorizou a festa quando o churrasco estava garantido.
    A grande mestra Maria da Conceição Tavares só foi aprender esta lição por ocasião do Plano Cruzado .Ela não sabia nada disso,pois até chorou de emoção pela ação heterodoxa dos PMDBISTAS alucinados com o poder, que foi um dos maiores erros jamais praticados na economia brasileira.

  7. Eu ,pobre, passarei o Natal em casa ,pois como diz a música do grande Assis Valente :Boas Festas ”Eu também pensei que todo mundo fosse filho de Papai Noel ,bem assim a felicidade um brinquedo de papel. Já faz tempo que meu Papai Noel não vem, com certeza já morreu, ou então felicidade é brinquedo que não tem”. Assis Valente fez esta música na noite de Natal de 1932.

  8. RK, na verdade o jogo estava catimbado por causa do PIG(Globo e outros) e da oposição(PSDB e outros), sabotadores derrotados e ainda não satisfeitos!
    A amigo José Medeiros disse, no texto anterior, que o que o STF fez foi seguir a constituição, exatamente, e era isto que o governo e o PT queriam, pois somos legalistas, republicanos e já ganhamos quatro eleições, não foi no tapetão, mas foi por voto do povão, coisa que a oposição não consegue!
    O golpe será a única forma de o PSDB voltar ao governo, pois aqui pra gente, eles não governam para o povo, para o cidadão, eles são capitalistas entreguistas!
    Que venha 2016, com força pra Dilma e o PT!

  9. Assim como grande parte dos brasileiros, incluindo você Kotscho, eu não posso me dar ao luxo de “desanimar” e deixar a peteca cair pois sobrevivo do meu trabalho apesar de já ser aposentado há alguns anos. Como sou aposentado pela iniciativa privada, apesar de ter recolhido o INSS pelo “teto” de 10 salários mínimos durante mais de 25 anos e de ter sido contemplado com um benefício original de quase 9 salários mínimos, hoje recebo menos de 3 salários mínimos. Então, não tem folga, tem que trabalhar e fazer as coisas acontecerem se quiser levar a vida com um mínimo de dignidade, coisa que a maioria dos brasileiros não conseguiu e muitos dos que conseguiram estão perdendo para essa crise econômica sem data para terminar. Em 2016 continuo como sempre, lutando, trabalhando e torcendo para que as coisas melhorem. Infelizmente não vejo atitudes por parte do governo para atrair o tão necessitado investimento em produtividade que tem que vir obrigatoriamente da iniciativa privada pois o estado está literalmente “quebrado” e não possui nenhuma capacidade e muito menos competência para investir. Só a iniciativa privada coloca o Brasil novamente no rumo do crescimento econômico embasado em produtividade. Regras claras, objetividade, credibilidade são necessários para que o investidor coloque seus recursos no Brasil em atividades produtivas e não especulativas. Otimismo é muito bom, realismo é melhor ainda. Palavras bonitas o marketerio produz as pencas, mas, atitudes coerentes demandam capacidade, humildade, auto crítica, honestidade de propósitos e principalmente sinceridade com toda sociedade. Vamos ver o que 2016 nos mostrará. Bom Natal a todos e Feliz 2016 (tomara!!!)

  10. Kotscho.
    Repensar a vida; ótima sugestão para os nossos dias.
    Se bem que para nós não tem muito o que pensar ou repensar.
    Isso é muito mais para os malfeitores, para se corrigir e reparar os danos.
    No mais, o nosso “Brasilzão” segue em frente, chovendo bem (o que bem poderia estar acontecendo também no Nordeste) e safras enormes chegando. Claro que não é só isso.
    Mas eu confio no Brasil.
    Estamos avançando.
    Para mim, não é “esse país”, “nesse país”, “o país”.
    É o Nosso País, o Meu Brasil.

  11. Mestre balaieiro, sei lá por que, talvez a cordialidade buarqueana transpirada, deu tremenda vontade de repensar a vida com Sebastião Rodrigues Maia, então, a não cínicos e não hipócritas, em especial se também balaieiros, ou aos que confessam ter cometido ao menos uma infraçãozinha na vida, da boca para fora e coração adentro, Tim ensina: “Não fumo, não bebo e não cheiro, mas às vezes minto um pouquinho.” / “A coisa que eu mais odeio é a hipocrisia. É a mentira da mentira”. / “O Brasil é o único Pais em que além de puta gozar, cafetão sentir ciúmes e traficante ser viciado, o pobre é de direita.” / “A demagogia é a pior das mentiras, porque é uma mentira mentirosa.” / “O Brasil é uma terra de mestiço pirado querendo ser puro-sangue.” / “O mundo só será bom no dia que todo o dinheiro acabar. Mas que não me falte nenhum enquanto isso não acontece.” / “O que nós temos de melhor no Brasil são a música, o futebol, o jogo do bicho, a batata doce e o baseado – temos que exportar isso. E ainda temos o Maguila, que vai matar o Mike Tyson. De susto, mas vai.” / “O problema do gordo é que quando ele beija, não penetra. E quando penetra, não beija” / “Fiz uma dieta rigorosa. Cortei álcool, gorduras e açúcar. Em duas semanas, perdi 14 dias”… Jacarézinho, avião… Jacarézinho, avião… Que em 2016 voemos alto, sem medo de cair, tirando os pés do chão, pois Tim Maia, também pode auxiliar na rota mais provável, pela improvável vida.

    1. Dias – 21 de dezembro de 2015 – 20:26 ”O Brasil é o único Pais em que… o pobre é de direita”
      Não existe pobre de esquerda. A maioria absoluta da população é conservadora ,religiosa e abomina o ateísmo propagado pelas esquerdas. No Brasil, as esquerdas só têm voto dos pobres porque agem como parasitas e, para tanto, precisam de um ”hospedeiro” para sobreviverem do voto popular. O PT é hospedeiro do PCdoB, um partido que se for no palanque pedir votos e se expor com suas próprias ideias não se elege nem para guarda noturno. Isso num eleitorado inorgânico como o do Brasil.
      Quanto ao ”filosofo” Tim Maia e suas tiradas intelectualoides, não discuto ,mas, entre uma bobagem e outra, a maior parte é pura besteira.
      Eu sou brasileiro pobre, mas não gosto de futebol, de carnaval, não bebo e não fumo ,embora tenha fumado 45 anos direto.

  12. Só pode melhorar se respeitarem uns aos outros. Não tem classificação esses que fazem de tudo para sangrarem o nosso Brasil.Um Bom Natal para os seres humanos, os humanos.

  13. “Como sou aposentado pela iniciativa privada, apesar de ter recolhido o INSS pelo “teto” de 10 salários mínimos durante mais de 25 anos e de ter sido contemplado com um benefício original de quase 9 salários mínimos, hoje recebo menos de 3 salários mínimos”. (Johnny – 18:43) //// E não merecia receber nem 2, pois voce é quem mais defende quem chamou aposentados de vagabundos e os tratou como tal em seus dois mandatos como presidente. E mais triste e deprimente é constatar que no seu caso, FHC estava certo: como merece ser tratado o aposentado que defende o desgoverno tucano e o impeachment de Dilma ? Feliz Natal, Johnny !!!!

  14. O Natal…Nascimento do Menino Deus, daquele que tudo que fez foi ensinar aos homens o caminho dos honestos, ensinou que o mal não existe na mente dos que vem ao mundo, mas é ensinado pelos adultos, cuja ilusão é do ter, não ser. Por isso foi perseguido por aqueles que se consideravam poderosos, que estavam acima da justiça, que todos os valores materiais deveriam estar sob seus domínios e não admitiam que um justo, os ensinasse o que significa justiça, daqueles que se consideravam até imortais. Mas, nenhum deles conseguiu fazer o que o Senhor fez. Seu Nome imortal pela justiça e honestidade, pelo amor aos seus semelhantes. Exatamente o que muitos se orgulham em NÃO FAZER HOJE. Feliz Natal ao meu amigo R.K. e a todos os comentaristas. Que mundo não se empenhe em construir tantos materiais bélicos, mas sim, empenhe suas capacidades nos estudos de amenizar o sofrimento de todos os humanos, eu nascemos da mesma forma e da mesma forma morremos. Então, por que não vivermos felizes, todos juntos, acreditando que tudo que Ele criou é bom e que o mal é apenas uma ilusão, pois Ele não criou! Este planeta é lindo, temos tudo que precisamos e a PAZ é o maior tesouro que há dentro de nós, temos que fazer aflorar esse sentimento, nossos descendentes, até que estão por nascer, esperam encontrar coisas melhores aqui. Precisamos cumprir com nosso dever com honestidade e amor ao próximo.

  15. o que faremos….. tenho uma sugestão aos investidores, pegue o seu dinheiro e invista em um país serio “aonde os governantes não brinquem de fazer politica”, e ao povo outra sugestão comecem a plantar o que for possível, “vocês ja ouviram falar na feira do rolo”, então vamos começar a frequentar estas feiras e trocar o que temos por outras mercadorias, porque do jeito que as coisas estão caminhando retrocedemos uns 10 anos, e talvez tão logo não sairemos, porque sai um ministro ruim e entra outro pior, o que os caras so pensam e em ferrar o trabalhador, parece ate piada de mau gosto, fico ate com preguiça de comentar, o que eu realmente gostaria era de cruzar os braços e deixar o circo pegar fogo, “porque eu me sinto uma palhaça”, isso o que eles fazem com a gente e pura humilhação, mas como tem gente que gosta, e eu sou minoria, vamos esperar por 2016. Sem ESPERANÇA INFELIZMENTE. Rkotscho bom descanso merecido….e FELIZ NATAL.

  16. Que neste Natal, nosso país elevem seu pensamento ao nascimento do Menino Deus, Jesus Cristo, que dedicou a sua vida aos ensinamentos em usar toda sabedoria aplicada no amor ao próximo, mostrando que a honestidade não é uma virtude, mas sim, uma normalidade. Vemos então que Ele era uma enorme fonte de conhecimentos, um verdadeiro professor. É por isso que já comentei nos meus posts: ”A maneira mais eficiente de transformar o povo em escravo, é fechando escolas, coibindo o direito do saber, mantendo-o cada vez mais longe do conhecimentos”, reduzindo assim, o seu poder de discernimento e raciocínio à se tolerar toda tirania, por não enxergar um palmo além do nariz. Feliz Natal a todos e vamos nos instruir cada vez mais.

  17. Meu caro Véim…faliz natal e ótimo ano novo. As chamadas festas natalinas, que deveriam ser bonitas em seus propósitos, se transformaram numa aberração cristã. Presentear os nossos filhos, sobrinhos etc, é exaltar o egoísmo bem contra o espírito dito cristão.Se eu fosse o Cristo teria colocado no Pai Nosso, em vez de: “livrai-nos dos nossos inimigos”, colocaria: “livrai-nos sempre de nossas hipocrisias “, quando o encontrar no paraíso, vou lhe dar uma grande bronca por esta falta.Desejo também a todos os que conosco convivem neste Balaio, que tenham um bom 2016, especialmente os coxas, pois têm sofrido muito, nesta sanha paranóica de derrubar a DILMA.

  18. Está findando o dia que comemoramos o Natal. Muita alegria e ate brincadeira para esquecer as coisas ruins que tivemos aqui em nosso país. Uma das brincadeiras, foi um conselho para este fim de ano: Para o seu INIMIGO secreto dê uma foto do Cunha e para o seu AMIGO secreto dê essa mesma foto, montando à frente dele um ”HASH TAG”. (vendo o sol nascer quadrado).

  19. 2016 – FELIZ ANO NOVO! Meu amigo R.K. e todos os comentaristas.
    O meu desejo à toda população do planeta, é que consigamos nos entender como inteligentes que somos, sem necessitar do uso de armamentos para impor nossas vontades, sempre respeitando o direito dos nossos iguais. Um ano com a esperança e concretização de incluirmos em nossos ideais a certeza de que a honestidade seja uma qualidade do que é normal e não uma virtude. Que algumas ilusões cheguem ao fim, como a avareza e mesquinhez, a capacidade de eleger o ‘’ter’’ a se suplantar o ‘’ser’’, o que resulta em jogar o próprio nome no lixo, levando o homem abaixo do ultimo degrau, degradando até a sua própria prole pela perca total da vergonha. Que o orgulho da igualdade, aflore na mente dos humanos, para que realmente tenhamos um Ano Feliz. Que Deus esteja presente em todos os corações, abençoando e dando toda Paz interior, Amor, Saúde, Alegria, Sabedoria, Harmonia, Sensatez, e muita, mas, muita FÉ, ACREDITE e agradeça a Deus: Obrigado Senhor por fazer de mim uma pessoa do BEM, pois, é a Sua Vontade. E lembre-se: Nenhum templo é tão puro quanto àquele que está dentro de você! Façamos deste ano que ora se próxima, um exemplo de correções e acertos dos nossos atos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *