Dilma ganha fôlego; Temer, Cunha e PSDB derretem

Dilma ganha fôlego; Temer, Cunha e PSDB derretem

Dilma recebe apoio de movimentos populares (Foto: Reprodução/Rede Record)

De um dia para outro, mudou tudo de novo. Quinta-feira foi um divisor de águas na crise: as decisões do STF sobre o rito do impeachment e uma sequência de vitórias no Congresso Nacional deram um novo fôlego à presidente Dilma Rousseff nesta reta final de 2015.

Os grandes derrotados do dia foram o vice-presidente Michel Temer, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, e todos os caciques tucanos que se aliaram a eles para jogar tudo na derrubada do governo com o apoio da velha mídia.

Os ventos do poder mudaram em Brasília. Após o fracasso das manifestações pelo impeachment no último domingo e da derrota no Judiciário, que anulou as manobras de Cunha para a formação da Comissão Especial na Câmara, as oposições agora derretem em praça pública, deixando colunistas e blogueiros do Instituto Millenium à beira de um ataque de nervos.

Perderam o rumo também o líder do PSDB no STF, Gilmar Mendes, e seu fiel aliado Dias Toffoli, mais uma vez votos vencidos, junto com o ministro relator Edson Fachin, que levou uma goleada do plenário logo em sua estreia para os holofotes supremos.

A maioria dos ministros decidiu que o rito do impeachment vai ter que começar tudo de novo, com voto aberto para a indicação dos membros da Comissão Especial, que só poderão ser indicados pelos líderes partidários, sem a lista avulsa de Cunha, e deu mais poder decisório ao Senado caso o processo seja instalado na Câmara.

A grande aliança político-jurídico-midiática pró-golpe, que estava só esperando a hora de subir a rampa com Temer, deu meia volta, saiu de fininho e antecipou as férias. A vida dá muitas voltas e desta vez deu um nó na ala rebelde liderada por Cunha-Temer, atropelada pelo excesso de esperteza ao ir com muita sede ao pote.

Com estrategistas do porte de Moreira Franco e Eliseu Padilha e lideres populares como Paulo Skaf e Alexandre Frota, só podia mesmo dar nisso. Por mais erros que o governo cometa, sempre pode contar com a ajuda das lambanças da oposição.

No dia seguinte às manifestações que levaram 55 mil pessoas às ruas de São Paulo contra o impeachment da presidente, foram prestar apoio a Dilma 64 representantes dos movimentos sociais, intelectuais e artistas. “Nossos movimentos são contra o golpe em curso na Câmara e a favor da democracia. Elegemos Dilma e 27 governadores, todos os eleitos devem ser respeitados. O povo votou, só o povo pode retirá-los”, afirmou João Pedro Stédile, líder do MST.

Enquanto isso, as movimentações golpistas de Michel Temer, que saiu dos seus cuidados de vice decorativo para montar um “novo governo de união nacional”, eram detonadas pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, que assumiu de vez o papel de líder do governo no Congresso Nacional.

Primeiro, os governistas do PMDB, comandados por Renan, devolveram Leonardo Picciani, fiel aliado de Dilma, que havia sido derrubado por Cunha-Temer na semana passada, à liderança do partido na Câmara. Antes do dia acabar, Renan aprovou no plenário do Senado requerimento encaminhado ao TCU para investigar as pedaladas do vice-presidente em sete decretos assinados por ele este ano, autorizando a abertura de crédito orçamentário _ exatamente as mesmas razões alegadas pelos três “juristas” do pedido de impeachment.

Esta semana, o governo federal obteve ainda vitórias em sequência no Congresso, com a aprovação dos vetos aos projetos da pauta-bomba de Cunha e da proposta orçamentária para 2016. Foram vitórias políticas tão importantes que deixaram em segundo plano a saída de Joaquim Levy do Ministério da Fazenda, antecipada por ele mesmo durante a última reunião do ano do Conselho Monetário Nacional.

Assim, a presidente Dilma Rousseff poderá entrar em 2016 inaugurando finalmente seu segundo mandato, não só com novo ministro para comandar a política econômica, mas também promovendo as mudanças necessárias para atender às demandas de quem a elegeu e apoia na luta contra o impeachment.

E vamos que vamos.

Assista ao meu comentário sobre este assunto no Jornal da Record News:

69 thoughts on “Dilma ganha fôlego; Temer, Cunha e PSDB derretem

  1. Kotscho, com todo respeito que você merece, esse seu título do post é uma piada….quem esta derretendo é o governo, é só ver a reação que o mercado esta tendo hoje…….e que venha “somar” o Nelson Barbosa, fica Dilma…fica…….Essa muiê é a “pá de cal “para o sonho de Lula…..fica Dilma, fica.
    Recado a oposição……fiquem em silêncio, para escutarem, num futuro bem próximo, o barulho do povo nas ruas.

    1. Esse é o típico comentário “desejoso” (sic), não pode ser levado a sério, pois, reflete tão somente o desejo do missivista, longe, portanto, da realidade, dos fatos.

  2. Não podemos esquecer dos números apresentados pela Secretaria de Segurança Pública, chefiada pelo novo-velho tucano Alexandre de Moraes, sobre a manifestação contra o impeachment, na Paulista. Primeiro falaram em 3 mil pessoas, depois que perceberam o ridículo corrigiram para 50 mil.

    Saudações tricolores e boa sorte ao mestre Bauza.

  3. Embora já conhecemos o PMDB a muito tempo, é impressionante a gangorra que acontece lá, uma hora é a dupla Temer e Cunha que estão em alta, no dia seguinte tudo muda, enquanto os dois preparavam o Golpe com destituição do líder do partido na Câmara e a antecipação do congresso do Partido para selar o rompimento com o Governo Dilma, parecia que tudo já estava sacramentado quando de repente aparece Renan Calheiros, ai reconduz o líder do partido na Câmara, e bate de frente com Temer e agora estou vendo que ele já esta articulando para tirar a Presidência do Partido das mãos do Temer, ou seja, o Temer pode ter a frustração de não ter sucesso no Golpe para assumir o Governo como também pode perder o comando do seu Partido.

  4. Com Cunha afastado do poder ou atrás das grades, e a oposição colocada no seu devido lugar, Dilma finalmente poderá ter paz para governar. Se Dilma não fosse forte o suficientemente não ia aguentar tanta pressão. Qual é o presidente que consegue governar tendo o mau caráter do Cunha na presidencia da Camara? Corrupto, sabotador, chantagista, cínico, desprezível como ser humano e como politico… Se deu mal e a oposição que é igualzinha a ele, e embarcou nessa canoa furada também se deu muito mal. Bem feito!

  5. A velha midia (Globo,veja, folha, etc) já se vendeu a esses patifes
    E´só abrir as paginas na internet -que são vistos anuncios de empresas estatais e ministerios
    verdadeiro absurdo esses “movimentos sociais e pseudo liberdade”

  6. A cada dia que passa tenho mais certeza de que a fiz a coisa certa há 7 meses ao negociar dívidas com credores e fornecedores, assim como contas a receber de devedores e clientes, vender todo o maquinário, o imóvel próprio, despedir 5 funcionários, alguns com mais de 10 anos comigo, quitar dívidas trabalhistas, pagar um escritório de contabilidade para encerrar a empresa e pegar o que sobrou e investir em aplicações financeiras. Este país é um túmulo para quem quer empreender.

  7. Caro Kotscho, fui contrário as suas desesperanças para 2016 na postagem anterior, sabe porque?. Vi claramente o fracasso das manifestações das ruas, elas sinalizaram todo sentimento e compreensão da maioria do povo brasileiro, principalmente aqueles que votam no PT. A oposição deveria está trabalhando no planejamento de novas propostas para mostrar ao país em 2018 e não atrapalhando a política, economia e o povo em geral. Por isso dizemos que o PT apanha e cresce pois, temos uma oposição muito fraca, contaminada e sem propostas. Boas Festas e um Feliz Ano Novo a você e a todos os seus seguidores. Que tenhamos um 2016 de recuperação, confiança e crescimento em todas as esferas governamentais e nos setores privados.

  8. RK, desejo bom ano novo a todos, que o pessimismo de 2015, dos “drogados” pela mídia, seja curado!
    Eu desejo que 2016 seja, no mínimo, igual a este ano!
    A nosso democracia, mesmo capenga, está indo, se firmando!
    Veja você, um ano de terrível sabotagem na economia e na política, mas ainda assim passamos, isto é sinal de força, o povo começa a acreditar na democracia!
    A corrupção, mesmo incurável, porque é do sistema, está sendo combatida pelo MP, pela PF e pela Justiça. O governo petista, mesmo se sujando, é o grande responsável, pois dotou e deixou estes organismos atuarem!
    Quem imaginou, empreiteiros presos, políticos, funcionários públicos, ninguém!
    Em 13 anos o Brasil avançou como nação!
    Isto reforça porque o PT, partido dos trabalhadores, ganhou quatro eleições(!!!), é indicação do desejo da maioria que os governos olhem para o desenvolvimento econômico, mas não se descuidem do desenvolvimento social e da distribuição das riquezas!
    É isto que faz o PT forte, mesmo com suas contradições, é de esquerda, pensa socialista, mas é capitalista!
    Digo aos meus amigos, o BF é uma medida capitalista, pois o governo bota dinheiro na mão dos mais pobres, pra que eles sejam consumidores dos produtos das empresas capitalistas!
    2016 será melhor, desde que o PIG abandone esta luta burra, de escorpião, como visto, ele e seus seguidores estão definhando com o veneno inoculado na vida do país!
    Nós somos a sétima economia no mundo, 200mi de habitantes, temos sol, vento e petróleo, este país não pode se dobrar aos traidores, temos que enxotá-los daqui!
    Como um amigo que disse que vem passar férias em Natal, sugiro você vir à Bahia, veja Salvador, hoje um canteiro de obras, governador é petista!

  9. Prezado Kotscho: Essa é a boa notícia de hoje “Dilma ganha fôlego; Temer, Cunha e PSDB derretem”, para sair daquela de ontem “No último dia útil do ano, só incertezas”. Bom Natal e Próspero Ano Novo para você e Família. Heraldo.

  10. “Engole-se a grandes tragos a mentira que nos agrada, e bebe-se lentamente a verdade que nos desagrada.” (Jornal Imprensa Evangelica. Nº 13, 1891). Após a decisão vergonhosa do STF ficou claro e evidente que o Impeachment de Collor foi Golpista. Povo brasileiro, peçamos perdão a Fernando Collor, pois ele foi mais uma vítima deste sistema político desgovernante que nunca quis o bem do Brasil. O STF poderia fazer uma caridade de Natal e devolver os anos que faltaram para Collor terminar o seu mandato eletivo, seria o mais justo. Com certeza ele será um presidente mais eficiente do que a ex-presidenta. O Impeachment de Dilma é legítimo e o governo dela já caiu. A única saída decente para a ex-presidenta é a RENÚNCIA JÁ! A decisão do STF não representa nenhuma vitória para o Governo como a imprensa esquerdista está proclamando. Votação aberta, pressão popular na certa e vamos ver quem tem mais força: os apoiadores deste desgoverno ou o povo que paga imposto para sustentar os luxos dos nossos desgovernantes. Não adianta os apaixonados pelo governo Dilma achar que um governante se sustenta sem o apoio popular. O governo da ex-presidenta já é falecido. Quem quiser prantear no sepulcro dele, fique à vontade. O que importa é que seremos livres deste desgoverno, isto é apenas uma questão de horas.

    1. Sr. Antonio Lopes – 18/12/15 – 21:19- Este comentário é meu mesmo. Collor foi mais uma vítima deste sistema político desvairado que ama mais as benesses do poder do que o Brasil. Collor de alguma forma tem de ser recompensado desta injustiça histórica que sofreu e já que é quase Natal, seria ótimo se o STF devolvesse o mandato dele e o colocasse no lugar de Dilma. Pelo menos ele usa a gramática da língua portuguesa corretamente e todo mundo entende o que ele fala. Só faltou ao petismo pedir o Impeachment de Deus como Autor e Governador do Universo e agora que chegou a vez do petismo colher o que plantou, querem se esconder atrás do STF. Mas não adianta nada disto, pois este sistema político caiu na cova em que cavou. Enquanto isto é só sentar e ver o barco afundar. Não aguentamos mais sustentar com os nossos impostos este desgoverno.

  11. Para quem ainda duvida da força do PT e da sua valente e extraordinária militância, vou resumir repetindo o mantra que venho escrevendo aqui há muito tempo, são quatro palavras: O – ÓDIO – SEMPRE – PERDE !!!

    1. Não caro Ênio. Ao menos nos últimos 13 anos ele vem ganhando seguidamente! E na única vez que sentiu ameaçado, teve uma uma ajuda sobrenatural, nada Divina e venceu de novo!

  12. É claro que a mudança no rito do Impeachment é muito favorável ao governo. Bem, mas que governo? O que permitiu que a inflação chegasse a 11%, o PIB encolher 4% e ter causado a demissão de mais de 1 milhão e quinhentos mil de trabalhadores?
    Bem, também não poderíamos deixar de falar que esse governo é o mesmo que a Policia Federal não para de bater na porta de seus componentes (ministros, diretores de estatais, presidente de partido…Lider do governo, etc) e também de seus aliados. E que bom que o PMDB resolveu lavar a roupa suja!
    Metem o pau no Cunha e no Temer e endeusam o Renan Calheiros, Jader Barbalho e Romero Jucá!
    Ademais, ficou visível que o processo do Impeachment foi erroneamente confundido com o Cunha, tanto pela sociedade como pela imprensa e acabou refletindo no STF. Claro que a Câmara dos Deputados foi atropelada e o poder maior se tornou o Senado. Outrossim, os que defendem o Impeachment não saiu de mãos vazias. O STF,ao referendar o processo, dando seu rito, (ainda que ao gosto do governo, tipo, só aceito se for do meu jeito), mesmo que tenha tornado ele mais moroso e complexo, acaba por chancelá-lo a luz daqueles que chamavam de golpe. Assim o processo se torna mais favorável a quem está no poder, mas por outro lado, o Impeachment ganha mais robustez jurídica, em caso de sua confirmação. Ou seja, o STF não “impitimou” o Impeachment, apenas o referendou, o que o fez muito bem. E ao contrário do que parece, o governo termina o ano com o Impeachment sendo sua principal preocupação, e não resta dúvida que começará 2016 como o principal problema também.
    Em tempo, o TSE continua cada vez mais recebendo elementos que comprovam as ilegalidades da campanha da Dilma, e com uma vantagem, a cassação da Chapa pelo TSE, cassa também o vice, o que daria ao povo uma nova chance, com uma nova eleição.

  13. Sem duvidas uma semana de vitorias para a Dilma, pois ja no domingo as manifestações contra ela cairam novamente, se tornando um numero inexpressivo, visto que as manifestações de quarta-feira a favor dela foram maiores; ou seja de 148 milhões de eleitores brasileiros apenas 0,05% sairam as ruas contra ela, ou ainda dos 71 milhões de eleitores contrarios a Dilma, somente 0,09% sairam as ruas para protestarem contra ela; obviamento muito distante dos 90% que as pesquisas dizem que estão descontentes com a presidente. Depois veio a aprovação no plenario da Lei de repatriamento do dinheiro, que foram mandados pra fora do país sem pagar impostos; e por fim as decisões do STF que deram um fim na farra do Cunha, de não respeitar o lider do partido e o presidente do partido; e até não querer respeitar as regras constitucionais. Dificil dizer quem foi o maior perdedor, pois antes disso poderia se dizer que o maior perdedor teria sido o Cunha nesse processo de impeachment, mas depois da carta do Temer, onde ele proprio se declarava um Ser decorativo no governo Dilma, e das decisões do STF, onde pôs regras no processo de impechment; como também as decisões do PMDB de reconduzir o Picciani ao cargo de lider que tinha sido tirado de forma arbitraria pelo Temer; e ainda, o fato do STF ter autorizado abertura de investigações aos decretos assinados por ele, Temer quando ocupou a presidencia na ausencia da Dilma; sem duvida nenhuma o grande derrotado foi o Temer; que antes era supostamente tido como um vice presidente da Republica decorativo, e um presidente de partido fraco; agora se consolidou como um politico inexpressivo, uma liderança que apenas despacha e não influencia nada.

  14. O que mais gostei de tudo isso foi a questão do voto aberto. Em nenhuma instância legislativa, da municipal à federal, deveria sequer ser considerada a hipótese de voto secreto. Não importa qual o tema da hora. Os eleitores têm o direito de saber como se comportam os representantes por eles eleitos. Afinal, somos nós que pagamos os belos salários que eles recebem para que nos representem e votem por nós.

  15. Em qualquer das situações AI! do povo brasileiro.O Brasil precisa de uma mudança geral – começando por todos os políticos atuais e passando por diversa reformas verdadeiras e a favor do povo!.Fora isso,é só tristeza!.

  16. Qual será o próximo golpe destes mafiosos. Ainda bem qie temos a polícia Federal com toda liberdade enfrentando todo tipo de falcatruas. Está muito difícil de governar.

  17. RK, desculpa, mas que está derretendo faz tempo é o Brasileiro, o único que sempre tem a perder. Uma frase: “A ideologia de Dilma é incompatível com a estabilidade monetária e fiscal” Por Mirian Leitão – O Globo.

  18. Prezado Kotscho: matutando sobre o dia de ontem, quando o STF fez História, elocubrei uma tese que livra a cara do ministro Fachin. Ora, ele deu o seu voto e tornou-o público, comunicando-o, com antecedência, aos pares. Conhecedor como ele é, da matéria, suponho que ele já sabia, de antemão, que não seria acompanhado pelo Plenário, mas eliminaria o risco do inefável Gilmar Mendes pedir vistas, procrastinando o processo. Para isso, creio, contou, também, com a cumplicidade do ministro Tófoli que, ao acompanhá-lo, levou o coronel matogrossense a crer na possibilidade do STF coonestar o golpe. Basta ver o teor dos dois votos, carentes de fundamentação, mais parecendo um discurso político, principalmente a fala do Gilmar. Se assim foi, parabéns ao Fachin. Vai ser maquiavélico assim lá na… deixa prá lá! Vida que segue! Afinal, todos nós, Democratas, merecemos um Feliz Natal!

  19. Mestre balaieiro, observando-se que, “Temer, Cunha e PSDB derretem”, Dias-Mendes, Merval e Vaidoso Henrique morrem pela boca, Aécio, Lobão e Frota, em fim de carreira e o pelotão coxa replicante no Balaio, não mais firme de baliza e meia-porta de bandeira, apavorados pelo ESFRIA do “povo vermelho” na rua, na quarta-feira, nada melhor, para acalmar os, em frangalhos, espíritos golpistas, que a elegância sutil e inteligente de Jorge Mautner, o pai da Amora, em “A bandeira do meu partido”: “A bandeira do meu partido / é vermelha de um sonho antigo / cor da hora que se levanta / levanta agora, levanta aurora! / Leva a esperança, minha bandeira / tu és criança a vida inteira / toda vermelha, sem uma listra / minha bandeira que é socialista! / Estandarte puro, da nova era / que todo mundo espera, espera / coração lindo, no céu flutuando / te amo sorrindo, te amo cantando! / Mas a bandeira do meu Partido / vem entrelaçada com outra bandeira / a mais bela, a primeira / verde-amarela, a bandeira brasileira.

  20. Vc realmente acha que a Dilma vai começar seu segundo mandato agora em Janeiro? Com um novo ministro da fazenda definindo a política econômica? Por causa das interpretações do STF em relação ao rito do impedimento? Nada vai mudar. O novo ministro da fazenda vai ser igual ao anterior que se submetia a política econômica da dona Dilma. Só não vai continuar “pedalando” pois isso já causou a reprovação das contas de 2014 e também reprovará as contas de 2015. O déficit vai continuar aumentando pois a meta fiscal, qualquer que seja ela não será atingida. A dona Dilma não vai cortar despesas de custeio não obrigatórias. A situação política mais parece um filme de Fellini. O grande esteio do governo que é o PMDB agora está rachado tendo de um lado Renan Calheiros que presta vassalagem ao Planalto na esperança da dona Dilma “aliviar” junto ao Janot o monte de denúncias contra ele na Lava Jato e de outro lado o futuro cassado e quiça engaiolado Eduardo Cunha que conseguiu jogar seu julgamento pela Comissão de Ética pra Fevereiro de 2016 e promete não deixar pedra sobre pedra até lá, junto com o enigmático Michel Temer que, aparentemente, só fica na espera das “cagadas” da dona Dilma pra tentar sentar na cadeira dela, mas nos bastidores conspira usando toda sua experiência em sacanagens políticas. Briga de malandros: Cunha/Temer x Renan/Planalto/Dilma. Começar seu segundo mandato?? Duvido que ela consiga contornar a crise política do jeito que é teimosa, arrogante, cercada de idiotas por todos os lados. Sequer consegue atrair para o Planalto um nome com credibilidade para assumir o ministério da fazenda. Desculpe me Kotscho, eu realmente não sei o que vai acontecer com esse processo de impedimento, mas penso que continuaremos exatamente onde estamos, com ou sem impedimento. O problema não é a tentativa de impedimento e sim a falta de capacidade de qualquer natureza para esse governo continuar a frente do país. Já está provado que o governo está sem rumo, sem credibilidade, submetido politicamente por picaretas da pior espécie. Veja você, o grande esteio político da dona Dilma hoje é o….Renan Calheiros. Dize me com quem andas e te direi quem és. O segundo mandato da dona Dilma já começou mostrando exatamente o retrato da administração do país e assim vai continuar. Um abraço

  21. ”O povo votou, só o povo pode retirá-los”, afirmou João Pedro Stédile, líder do MST.”
    Errado ,errado. Trata-se de uma interpretação de quem nunca acessou ou teve contato com, o arcabouço jurídico do paí.
    O que é impeachment?
    No Brasil, assim como nas democracias que o Stédile despreza há o mecanismo Constitucional que se chama impedimento (O impeachment) e ocorre quando autoridades praticam um crime de responsabilidade. Trata-se de uma situação na qual a autoridade que comete a infração perde o cargo e sofre sérias consequências previstas no Artigo 52, incisos I e II da Constituição Federal.
    A acusação parte de qualquer cidadão brasileiro contra o Presidente da República (artigo 14 da Lei nº 1079/50). Primeiramente, ocorre um juízo de admissibilidade pela Câmara dos Deputados, que precisa autorizar o início do processo por 2/3 dos seus membros. Após, ocorre o julgamento pelo Senado Federal, presidido pelo Presidente do Supremo Tribunal Federal. Para que o Presidente seja condenado também será necessária uma votação por 2/3 dos Senadores, conforme o artigo 86 da Constituição Federal.
    Caso seja condenado, o Presidente da República perde o cargo, assim como fica inabilitado para o exercício de função pública por 8 anos, sem prejuízo de outras sanções judiciais cabíveis (artigo 52, parágrafo único, da Constituição Federal).
    O Stédile, como se pode ver, não entende nada, nada nada de leis e democracia.

  22. Todo paciente terminal tem seu dia de melhora, que parece que encontrou a salvação, para logo em seguida encontrar-se com a morte. Em se tratando de Dilma, nada que está ruim não pode ficar ainda pior…. Veja bem o que acaba de fazer para substituir Joaquim Levy. Talvez fosse melhor colocar aquelas figurinhas proeminentes que está na foto acima, como o Boullos, o Stédile . Alias RK, voce usar um pensamento do João Pedro Stédile para ilustrar seu o post é abusar do bom senso. O que fez este cidadão a vida inteira senão incitar, quebrar , destruir, abusar da pobreza de muitos que são submetidos em condições anomalas a escravatura vivendo degbaixo de lonas pretas na beira das estradas, esperando que este senhor lhes traga .a boa nova e de quebra, os usam para fazer suas arruaças. E ainda chamar isto de movimentos sociais? . O PMDB e o PT estão parecendo urubus brigando pelo espolio da carniça que está acabando… vão morrer abraçados um culpando o outro pelo fracasso que foi de ambos. Até que isto não afunde de vez, ficamos aqui nós que trabalhamos, produzimos e ajudamos pagar a conta desta cambada toda na espera da derrocada final. Que Deus os ajude o diabo os carregue

  23. Não é possível q um povo tão ignorante, como tantos q se dizem intelectuais, não sintam na pele a barbárie de um governo decadente em q se desencadeia uma corrupção sem precedentes da história! Acorda, revejam seus conceitos e atualizem-se . É preciso mudança urgente.

  24. Parabéns, RK, pela coragem de dizer o que outros pseudos jornalistas jamais ousam dizer. Falam apenas o que adoça aos ouvidos do patrão de mídia. Eles derretem sim, pelo simples motivo de querer o poder pelo poder, sem apresentar um projeto alternativo ao Brasil. O PSDB já teve a sua vez e todos sabemos o jeito tucano de governar, entreguismo nas escusas privatarias e o país vivia com pires nas mãos de joelhos ao famigerado FMI. Agora, ri muito quando você afirmou que eles “perderam o rumo também o líder tucano Gilmar Mendes no STF” , essa é uma verdade incontestável, e tragicômica, é rir pra não chorar, com certeza.

  25. 2016 começou ontem, pessoal…
    O ano que não quiseram deixar começar, 2015, acabou antes de terminar, Graças a Deus!!!!
    Os derrotados de 2002, 2006, 2010 e 2014 foram de/pelo Novo derrotados num terceiro turno que eles mesmos criaram, tentando vencer a qualquer custo, inclusive derrotando o povo do Brasil. Perderam, PLAYBOYS!!!!
    O menino Jesus chegou mais cedo este ano com sua Boa Nova em 16/12/15. E chegou com uma Força tão grande….! Até o desemprego caiu!!! Axééééééé!!!
    Que a Boa Nova desse Natal antecipado nos acompanhe por todo o Ano Novo que recomeçou ontem, 17/12/2015!

  26. Bom se o rito sobre o impeachment que o supremo arbitrou o ontem e o correto Fernando Collor de Mello foi vítima de um golpe e tem que reivindicar o resto do mandato que lhe faltava . Senador Fernando Collor de Melo o senhor foi vítima de um golpe reivindique seus direitos . De o troco nos verdadeiros golpista que estão destruindo o país .

  27. Pára tudo!!! Para combater a crise em que a “Nova Matriz Econômica” do governo nos deixou, Dilma alça ao Ministério da Fazenda um dos maiores entusiastas dessa porcaria. Pelo amor de Deus!!! Vocês não cansam de fazer tanta caca???

  28. Ricardo, seu comentário não está sendo muito açodado. “A Dilma ganha fôlego”, como”? Todos os dias saem notícias econômicas que jogam o governo no mais fundo abismo e você acha que ela ganhou fôlego? Neste fim de semana saiu o rebaixamento do grau de investimento, que quando o Brasil ganhou o Lula disse “que agora o Brasil era um país sério”,o BC disse que o mês de novembro a recessão continua. É você, repito, acha que o governo ganhou fôlego?.

    1. Não adianta. A culpa é desse partido maldito que acha que é o Estado e a horda de zumbis que o seguem que transformaram este país nessa bagunça generalizada. Desisto.

    2. Não. A culpa é dos governos Lula e Dilma. Foram eles que chamaram toda essa caterva de larapios para dentro do governo deles. O presidente é responsavel por seus subordinados. Quando o Brasil perdeu de 7×1 para a Alemanha o Felipão veio a publico e assumiu toda a responsabilidade. O Vasco caiu para a segunda divisão Eurico Miranda não culpou nenguem. Ele assumiu toda a responsabilidade. Essa historia de ficar dizendo que não sabe de nada não cola.

  29. E é apenas isso que nos cidadãos de bem que respeitam a democracia querem: Que o País volte a funcionar, e que esses golpistas peguem seus bonés e saiam de fininho pois não vai ter golpe.

  30. Fôlego? Um milhão de desempregados só em 2015, inflação de 12% em algumas capitais, a Lava Jato investigando Renan Calheiros, Jader Barbalho et caterva, sustentáculos do governo raquítico da madame. No interior o nome disso é Visita da Saúde, o último suspiro do moribundo.

  31. Agora acredito que a nossa última esperança, o impedimento de dilma, ficou mais longe. O que será do Brasil em 2016, nas mãos dessa gente incompetente?

    1. Felipe, se você trabalhar com otimismo e se esforçar bastante, não será essa gente que você chama de incompetente que irá atrapalhar a sua vida e o seu sucesso.
      Ao longo de décadas sobrevivi a isso que chamam de crise – que foram várias – e, hoje, estou colhendo os frutos de meu trabalho árduo.
      Deus foi muito bom comigo, viu meu esforço e os fardos se apresentaram menos pesados.
      Por outro lado, se você só reclamar que as coisas estão difíceis, então, prepare-se para beijar a lona por muitas vezes.
      Certamente, a vida vai surrá-lo sem piedade.
      Por fim, até Deus será culpado pela sua má sorte.
      Ou, você é um desses folgados que esperam tudo de graça?

  32. Dilma a brasileira mais endividada do Brasil………deve muito ao Renan…..deve muito aos movimentos sociais….. deve muito aos sindicalistas………deve ao Lula………deve muito ao Picciani…….
    _________________________________________________
    Ella precisa tomar cuidado, esses são os ABUTRES DO CAPITALISMO POLÍTICO

  33. Muito deprimente o Brasil de hoje. Recessão combinada com inflação. Notas rebaixadas, credibilidade zero. Há muito não se via todos esses eventos simultâneos. Mais um ano e estaremos iguais a Venezuela. É desesperador pensar nas milhares de famílias que estão perdendo seus empregos com os preços subindo da forma como estão, principalmente, alimentos. E observar que a única preocupação desse governo é se manter no poder. Nada mais importa. Cada povo idiota tem exatamente o governo e os parlamentares que elege. Quem sabe agora esse povo idiota aprende a votar e a não cair mais nessas armadilhas eleitorais que levam esse tipo de incompetentes ao poder. Revoltante.

  34. Agora surgem os especialistas em “STF” afirmando em letras maiúsculas que os votos a favor de reinício da eleição da comissão, e abertos, inclusive, vieram de ministros alinhados ao governo! Eu nunca li piada maior que esta, viu?

  35. Vale citar: Lula não lembra o nome completo das noras em depoimento à PF. Eita sujeito liso, haja óleo de peróba! Os esquerdopatas que frequentam o Balaio e desprezam os delatores da Lava Jato, vão desprezar também o Lula, que tirou o seu da reta e entregou Dirceu e Dilma? Bem que o Zé Dirceu podia dar uma vingadinha.

  36. Tão dura é a realidade pra Daiane Firmino Cavalcanti que não lhe resta outra alternativa a não ser enganar e convencer a si mesma que o ídolo dos coxinhas, Fernando Collor de Mello, foi cassado por obra e graça do PT. E pra que não paire dúvidas sobre a insanidade de sua obsessão, Dona Bonaparte acredita que o PT, que contava com meia dúzia de vereadores, dominava o Congresso e até mesmo o STF, cujos ministros haviam sido indicados por José Sarney e pelo próprio Collor de Mello !!!! Dona Bonaparte, sei que a verdade lhe dói, mas foram Rede Globo, Veja, Folha, etc.. que elegeram e derrubaram seu ídolo. Essa afirmação é do próprio Collor, que vive às turras (inclusive na Justiça), contra a Veja. Dona Bonaparte, convide o Johnny Coxinha, Gilvanildo Costa, José Eduardo, Meia Coxa, J Leite, Velho, etc…e vão às ruas pedir a anulação do impeachment de “vosso” idolo. E não esqueça a camiseta estampada com a inesquecível frase do pastor Silas M King Kong, “somos todos Cunha, tôcucunha e não abro”. Quem sabe umas boas borrachadas da policia de Alckmin (as mesmas que aplicaram nos alunos das escolas publicas do estado) no lugar certo e com a força apropriada realizam o “milagre da cura”. Bom fim de semana, Balaieiros.

  37. O que está derretendo como gelo na estufa é o Brasil. O STF anulou o Cangresso Nacional. Com essa brincadeira de ministros do STF vai causar prejuisos com a demora do impeachment de pelo menos mais uns R$30 bilhões.

  38. Com a derrota dos ritos do Impeachment, agora moldado ao gosto do PT, Dilma ganha fôlego, será mesmo? O maior fôlego que a Dilma ganhou foi o empenho do Renan Calheiros em defendê-la. Entretanto, assim como no caso do Eduardo Cunha, chegará um momento que perceberão que esse custo é pesado demais. Que a Dilma, o Lula, o Cunha não são nada santos, já sabemos. Mas tem certeza que vocês se sentem confortáveis tendo o renan Calheiros como o último pilar deste governo? Em tempo, ele teve a quebra de seus sigilos bancários quebrados, causando “revolta” em seu advogado! Logo ele cobrará proteção da Dilma, através de seu Procurador, o Janot. Isso sem contar: Edson Lobão, Jader barbalho e Fernando Collor!
    É de se imaginar o tamanho da encrenca que a Dilma está metida!

  39. Sr. Kotscho,
    Não se esqueça do pessoal do TSE. Ali também tem muitos traíras. Segundo artigo do Andre Nassif, o Toffoli está no bolso do Gilmar Mendes…a tentativa de golpe também virá de lá…

  40. O quadro explícito é assim: as instituições tem sido testadas e a vontade popular acompanha e é também acompanhada: VIVA A DEMOCRACIA ! VIVA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA!

  41. A gente bem que poderia passar pelo menos o Natal em paz, né não ??? Sem essa “miadeira” ressentida de anti-petistas desconsolados. Eita povo perturbado da moléstia !!! Vão procurar um padre, um pastor, um exú incorporado ou um psiquiatra e parem de nos encher o saco !!!

  42. Se o desejo dos coxas é que a economia se deteriore, é bom se prepararem pois isto não vai acontecer…o melhor que fazem é se acostumarem com a enésima derrota.Afinal é isto que lhes dá prazer.

  43. Bem que o Zé Dirceu podia dar uma vingadinha (José Eduardo – 19 de dezembro de 2015 – 13:16). Zé Mané, Eduardo Azeredo (ex-governador tucano de MG e ex-presidente do PSDB) acaba de ser condenado a vinte anos de prisão pelo Mensalão Tucano. Eu disse VINTE anos, Zé Mané. E os tucanos de alta plumagem, liderados por Aécio Neves correram pra prestar-lhe apoio, pois pensam como você: vai que o Azeredo resolve dar uma “vingadinha”. Eu mereço !!!!

    1. Olha que beleza, Victor Hugo. Se Azeredo, Dirceu, e outros corruptos como eles resolvessem contar o que sabem. Seria um ótimo presente de Natal para o Brasil. Você não acha?

    2. Zé Mané, se voce quisesse mesmo que corruptos fossem pra cadeia, independente de partidos, cor da pele, condição social, etc…voce estaria ao lado de nossa impecável, honrada e digna presidente Dilma e exigiria, como nós exigimos, cadeia para empresários corruptores (especialmente os donos de jornais e emissoras de televisão) e juizes safados que deixam livres Eduardo Cunha e família, por “excesso de provas”. Zé Mané: voce, Johnny Coxinha, Meia Coxa, etc…escolheram o lado dos pândegos “tôcucunha”, de forma que, por nada desse mundo, sujeitar-me-ia a “vossa” companhia. Passe bem, Zé Mané.

    3. Vitão, você é incorrigível! Não mostra respeito e civilidade mesmo com as advertências do RK e com os conselhos do seu amigo Ênio. Vamos lá: Em qual planeta gente honrada se alia a gente do tipo do Renan Calheiros e família Picciani? Só se alia a esses tipos, gente mal intencionada ou desesperada. Quero ver quando a PF bater na porta do Renan, o honrado, que hoje é investigado em 6 processos, a quem recorrerá sua honrada presidente. A hora do Renan vai chegar.

  44. O Supremo Tribunal Federal nada concedeu. Apenas explicitou e aclarou tudo que está disposto nas Leis e na Constituição/88, e fez com muita competência e elegância da maioria de seus ministros. A mídia, Eduardo, Cunha e a oposição distorciam, com entendimentos para dar curso ao impedimento da Presidente Dilma, atos que passaram, a contar com o Vice-Presidente, Michel Temer, que seria o beneficiário do golpe paraguaio. Muito ridículo. Também, ficou decidido, como estabelece a Constituição, que a Câmara de Deputados somente e tão somente admite por voto aberto o pedido de impedimento, cabendo ao senado instaurar ou não o procedimento de afastamento da Presidente.

  45. Ricardo,

    Como pode um homem da grandeza do Cunha ser levado tão a sério pela mídia? Como um político tão corrupto pode presidir a “Casa” do povo brasileiro, sem nenhum questionamento da mídia?

  46. Comentário de hoje de um leitor de coluna do Estado:
    “Eleitor militante do PT, que prometia regatar a dívida social brasileira e a probidade na gestão pública, fiquei revoltado quando o falecido parlamentar Roberto Campos definiu o meu Partido como “o Partido dos estudantes que não estudam, dos trabalhadores que não trabalham e dos intelectuais que não pensam”. Hoje, quando vejo a Petrobrás, ícone do nosso nacionalismo, quebrada; as grandes empreiteiras afundadas na corrupção sistêmica; a saúde pública esfacelada; a educação do povo em pandarecos; a infraestrutura deteriorada e a nossa indústria em processo vertiginoso de sucateamento sinto-me hoje corresponsável por crimes hediondos.”
    Dilma ganha fôlego para quê mesmo, jornalista ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *