No último dia útil do ano, só incertezas

No último dia útil do ano, só incertezas

Aeroporto de Brasília (Foto: Divulgação)

Numa das muitas festas de confraternização de fim de ano de que participei nos últimos dias, na hora de fazer pedidos e agradecimentos, uma senhora da minha idade desabafou:

_ Eu só queria agradecer que este ano está finalmente acabando…

Um gaiato não esperou ela terminar de falar:

_ Espera para ver como será o próximo… Você ainda vai sentir saudades de 2015…

É mais ou menos este o clima em todo lugar por onde andei nesta semana que antecede o Natal. Os mais otimistas esperam apenas que a situação não piore, mas não está fácil.

O Judiciário sai de férias nesta sexta-feira para só voltar em  fevereiro (eu também bem que gostaria…). O encerramento do ano legislativo está oficialmente marcado para o dia 23, mas alguém acredita que as excelências vão aparecer para trabalhar no Congresso segunda e terça-feira da semana que vem, bem na antevéspera do Natal?

Até se chegou a falar em suspender o recesso neste verão escaldante diante do agravamento da crise, mas quem confiou nisso pode ir tirando o cavalinho da chuva. Brasília já está saindo de férias e só volta em 2016.

Um ano atrás, nesta mesma época, as pessoas falavam sobre as viagens que pretendiam fazer, a compra do carro novo, a troca do celular por um de último tipo, a reforma da casa, muitos faziam planos e ninguém estava preocupado com seu negócio ou emprego, embora alguns mais bem informados já vissem nuvens negras na economia. Só para se ter uma ideia, a taxa de desemprego estava em torno de 4%, uma das mais baixas do mundo.

Em apenas doze meses, de um dezembro a outro, esta taxa dobrou, tudo mudou, mais de 1,5 milhão de trabalhadores perderam o emprego. Até parece que vivemos agora em outro país, mergulhados em preocupações e incertezas. Foi tudo muito rápido e radical. Neste último dia útil do ano em Brasília, para qualquer cenário que se olhe, há uma total falta de perspectivas e horizontes.

Não é para menos. Com a presidente da República ameaçada pelo impeachment e o presidente da Câmara correndo o risco de perder o cargo, o mandato e a liberdade, o vice-presidente conspirando abertamente com a oposição para formar um novo governo e o ministro da Fazenda cumprindo aviso prévio, navegamos no escuro sem terra à vista.

Michel Temer já estava correndo para o abraço, mas as novas operações da Lava Jato, que atingiram em cheio o coração do PMDB, rachando seu próprio partido, fizeram o vice antecipar as suas férias e sair de circulação. Para completar, o fracasso das manifestações contra o governo no último domingo deixaram as lideranças da oposição e seus colunistas de estimação mais perdidos do que cachorros em dia de mudança, abandonados pelas ruas, latindo para ninguém.

Os golpistas levaram outro banho de água fria nesta quinta-feira ao ler a pesquisa do Ibope divulgada com exclusividade pelo Estadão. Para 43% dos entrevistados, um eventual governo de Temer seria igual ao de Dilma; 24% acham que Temer seria pior do que Dilma e apenas 23% botam fé que, se o vice assumir, as coisas vão melhorar.

“Como só 9% da população avalia o governo Dilma como bom ou ótimo, significa que a maioria dos brasileiros acha a perspectiva de um governo do PMDB liderado por Temer, no mínimo, tão ruim e, no limite, até pior do que o do PT de Dilma”, conclui o colega José Roberto Toledo ao analisar a pesquisa.

De fato, parece que o povo cansou de todos eles, partidos e políticos. Estamos, literalmente, no mato sem cachorro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

36 thoughts on “No último dia útil do ano, só incertezas

  1. A certeza de que não haverá GOLPE.Garantia do STF ao processo de impedimento da presidente,tampouco do presidente da Câmara dos deputados.VIVA O BRASIL!,

  2. É o retrato fiel de um longo período de sucessivos governos petistas, cuja pauta exclusiva foi uma só: populismo demagogo, roubalheira e a mais irresponsabilidade. E o povo que pague as consequências de sua ingenuidade em reeleger todos esses bandidos.

  3. Por mais que os comentários e posts, de alguma forma, sejam declinados ao petismo, temos uma dura e cruel realidade……..a Dilma não conseguirá governar.
    Não posso deixar de concordar, que parte da mídia, não morre de amores pelo PT, existe interesses numa derrocada do PT, como também existem interesses, em movimentos sociais e sindicatos, na permanência desse governo, acho que isso é claro para cabeças pensantes e sem interesse partidário.
    Voltando a Dilma, o FRACASSO de seu governo, deve-se inicialmente TODO a ela, despreparada politicamente e principalmente a “ciência da economia”……NUNCA deve-se gastar mais do que se arrecada, é um princípio básico, para uma “sobrevivência” sem sobressaltos.
    Sinceramente DUVIDO, não havendo impedimento de seu mandato, ela consiga governar, para aquilo que ela própria quebrou…….as alianças e parte do próprio partido, inclusive seu criador, juntar os cacos na política é uma “técnica” que poucos tem, e ela já nos provou nesses 5 anos que é TOTALMENTE INAPTA.
    Não sou pessimista, mas também não sou um bobo otimista, prefiro achar que 2016 será pior que 2015, e ter a grata surpresa que foi a mesma coisa (até hoje tudo indica que será…Oxalá nos ouça)……..do que ser um bobo otimista, e depois virar depressão……….O momento atual, com esse governo, me leva a ser PESSIMISTA, infelizmente.
    O estado politico com a Dilma, é bem o seu São paulo F.C, chega um momento que a mudança se faz necessário de jogadores e técnicos e se não deu certo, que mude o presidente. Se vai melhorar é outra coisa, mas precisa ser feito……….Abraços de um Santista Feliz.

  4. Caro Kotscho, a situação econômica não piorou muito rápido. Ela já estava ruim mas estava escondida. O deficit público já era imenso mas estava “disfarçado” pelas pedaladas. A inflação já era bem maior mas estava represada (preço da energia e preço dos combustíveis). As mentiras ganharam as eleições e aí a realidade teve que aparecer causando mais e mais desânimo e desconforto. E então culminamos com a perda da classificação de investimento pelas principais agencias mundiais o que vai nos causar uma perda de US$ 25 bilhões de ingressos de capitais em 2016. E o desemprego e tudo mais são consequências dessa má gestão do Brasil por esse governo incapaz. Realmente a dona Dilma deve ganhar o premio Nobel de Economia, Administração Energética e Oratória. Não é á toa que estão puxando o tapete dela. Realmente dona Dilma e sua equipe merecem o Vice presidente que tem, o Presidente da Câmara que tem e o Presidente do Senado que tem. E vamos que vamos.

  5. Kotscho, farei 2 comentarios nesse post para tentar não fugir da regra do blog. Quero primeiro falar que é um erro dizer que a Dilma mentiu na campanha. Pode-se dizer até que ela calculou mal, pois ela achava que após ganhar a eleição, “teria algum choro dos perdedores”, mas “nem ela e nem ninguém imaginava que a presidente seria vitima de uma tentativa de golpe, promovida pela oposição enferma formada pelo PSDB e o DEMO e a Revolução dos ignorantes; apoiadas pela irresponsabilidade da grande midia”; essa sim, a maior adversaria da presidente Dilma e do PT. Se tudo tivesse transcorrido democraticamente como deveria ser, certamente o Brasil estaria até num cenario de crescimento, mas a partir do momento que a grande midia “Tomou partido pra ajudar a oposição perdedora e inconformada, a Dilma encarou uma luta desigual, onde a oposição contou diarimente com informativos omissos e mentirosos, tipicos do Padrão Globo de jornalismo, e embora isso não tenha atingido os investidores estrangeiros, que se baseiam de forma correta nas agencias internacionais que indicavam o Brasil como otimo pra se investir; conseguiu atingir os investidores nacionais, que deixaram de acreditar no Brasil. Felizmente, a se basear pelas ultimas manifestações contra a Dilma, nota-se que a Dilma, ja não conta com tantas rejeições,e terá um ano de 2016 muito mais tranquilo. “”Ontem a segunda agencia internacional de avaliação de risco de país, também rebaixou a nota para investimento no Brasil; mas nem deu tempo dos golpistas comemorarem, pois enquanto essa mesma agencia e os analistas de mercado aqui no Brasil, faziam previsões de que o Brasil com este rebaixamente, deverá perder cerca de 2 BILHÕES DE DOLLARES de investimentos estrangeiros; o congresso aprova a Lei de repatriamento, o que permitirá que retornem ao Brasil cerca de 50 BILHÕES DE DOLLARES””. Então, com a diminuição do numero de adeptos à revolução dos ignorantes, e com a queda da credibilidade da grande midia, o Brasil deverá ter um ano muito melhor, visto que o mercado já prevê uma inflação de volta a casa dos 6,5%, que vem sendo a tônica nos ultimos 12 anos, desde quando o governo Lula do PT recuperou o plano real e a economia do Brasil, que o FHC do PSDB havia destruido ao elevar a inflação para 12%.

  6. RK, você não disse a boa notícia, em todo o Brasil, o sucesso das manifestações ontem dia 16! Aqui em Salvador foram as maiores dos últimos tempos! Não vai ter Golpe!
    Não estamos no pior dos mundos, mas a direita golpista avançou detonando a economia que andava bem!
    O PIG fez sabotagem e terrorismo, criou um cenário de terra arrasada levando os consumidores a diminuir o seu consumo, daí as empresas cederam, diminuiram a produção e suspenderam seus investimentos!
    Quem nos destruiu foi o poder econômico capitalista e seu braço midiático que não gostam de governo popular!
    O Brasil só andará bem quando a mídia do PIG for controlada, já que não pode ser destruída!
    Desejo que você não entre em pãnico, lute pra que sua emissora não se junte aos pignianos!

    1. Joel Miranda,vc tomou seu remedio hoje?Foi a Globo que assaltou a Petrobra´s?Foi a Globo de maquiou os numeros da economia?Que deu as pedaladas para ganhar eleições,que recebeu propina das empreiteiras?É o tesoureiro da Globo que está na cadeia.Adorei ver a multidão em Salvador,tinha quase 500 pessoas,kkkk

    2. …parabéns Joel…e logo colado ao nosso Rio Grande, onde foi aberta uma filial do “paraíso”, denominada Argentina, já começa o choro e ranger de dentes…um capeta amigo meu me falou, que antes do final de 2016 vão fazer com ela o que fizeram com a Fabíola.

    3. Thiago, creio que você assistiu as manifestações de Salvador, “não vai ter golpe”, pela Globo!
      São Paulo só 3000mil, são sabotadores!
      Amigo, o capital gosta de sombra e água fresca, basta haver uma chuva pra ele se esconder!
      O PIG, Globo na frente, martelou o tempo todo que o Brasil estava em crise, não deu outra, tiraram o time, foram pra os paraisos fiscais, é assim o jogo! O povo consumidor foi na onda, parou de comprar!
      Na Venezuela os produtos que faltavam nas prateleiras dos mercados voltaram agora, já com prazos vencidos, tinham se escondido pra gerar uma crise de desabastecimento!
      Foi assim no Chile! Será assim no Brasil!

  7. Estão querendo transformar a politica em divã de famosos depressivos? Primeiro foi o Fabio Junior, querendo no embalo das manifestações, ja em declinio, contra a Dilma, falar de politica pela primeira vez na vida, muito longe do Brasil, sem saber sequer que o PMDB não é o partido da Dilma e nem o do Lula; Depois, recentemente, veio Michel Temer, que sempre foi um politicos decorativo,casado com uma senhora 40 anos mais nova, reclamar falta de atenção da Dilma; e no domingo no programa do Faustão, aparece a Cassia kiss, que até casou com seu psicologo, fazeendo criticas ao governo Federal, falando o obvio de que o governo federal é um servidor da sociedade, fazendo criticas igualmente obvias de quem “nunca se interessou por politica” e ainda “não aproveitou o momento para pesquisar e aprender”; cobrando do governo Federal, melhorias na educação, sem se dar conta de que Educação assim como as demais areas, são também de responsabilidade dos governos Estaduais e municipais; como também não deve saber os esforços do governo Dilma com programas voltados para educação, como o FIES, o PRONATEC e etc; e do desleixo do governador Alckmin com a educação, onde alunos passam de ano sem aprender e da destruição gradual da USP. -E como se não bastasse, tanta demonstração de ignorancia por quem deveria exalar cultura, eis que, nessa semana aparece o principe Ronie Von, “aquele que trancou a vida num apartamento”, e por isso nunca se deu conta das lutas do povo brasileiro por liberdade expressão; para dizer que “foi assaltado no Morumbi” (a poucos metros do palacio do amigo dele Geraldo Alckmin), e enfatizar um discurso contra a politica de segurança nacional. -Ronie von vá catar coquinhos! Pois se o Ronie Von, fala que o seu filho tem 3 faculdades, fala 4 idiomas, e teve que sair do Brasil; porque não consegue emprego, o problema pode não estar no Brasil e sim nele; porque se um cara que tentou ser cantor, mas “não teve talento pra isso”; e mesmo contando com a influencia do pai, não consegue uma colocação, pode ser que ele também não tenha aprendido nada do que estudou. -E por que o Ronie Von, que diz que é: cantor, compositor, arquiteto, apresentador, publicitario, empresario, comerciante, botanico, sommelier, piloto de avião, economista, chefe de cozinha, consultor de moda …; não coloca o filho pra tomar conta dos negocios dele? E por que o Ronie Von, se achar que o seu filho dele não tem competencia pra administrar “os seus negocios”, não o coloca pra trabalhar na produção do seu programa? Mas e se também o Ronie Von também achar que o filho dele não tem competencia nem pra ser estagiario no programa dele, por que o Ronie Von, não faz como muitos grandes empresarios, e compra uma camera e diz: “Toma filho vá fazer cinema?” -Ronie Von, vá ler um livro!

  8. Lamentamos o fato, que restando apenas 13 dias para chegarmos ao último de dia de 2016, o povo brasileiro em sua grande maioria percebe o total fracasso do governo do partido do 13, que apenas 13 anos afundou o País! Hoje a violência se espalha por todos os cantos ( e tende piorar), a saúde continua uma lástima, a educação idem (qualquer um que posta aqui cosntata, que não importa a época que estudou, se na década de 60..70..80 ou..90.., ele tinha mais conhecimento do que a maioria dos alunos de agora na mesma série). A economia em frangalhos, uma governante perdida, e seus apoiadores mergulhados na corrupção até o pescoço. Não tem jeito, o estrago já foi feito e naõ haverá milagre para 2016. A única certeza, que se a Dilma continuar vai piorar. Se ela sair, ao menos se espera que pare de piorar, o que já seria um alento!

  9. Caro Kotscho me desculpe mas, vou de encontro nas desesperanças para 2016. Vivemos o pior ano político de todos os tempos, desarrumou a economia, gerou insegurança, desarmonia de ideias, incertezas e muito ódio. Finalmente chegamos em dezembro vendo claramente o que vai acontecer em 2016, a inflação vai cair, o dollar vai se estabilizar, o desemprego vai ser superado pelas contrações, teremos o orçamento da união mais realista, Eduardo Cunha vai cair por tudo que fez de ruim no país, não teremos golpe, a corrupção vai se mostrar igualitária em todos os períodos dos principais partidos políticos, os politiqueiros continuarão comprando os votos dos eleitores não esclarecidos. Finalmente e felizmente a crise política chegará ao fim em 2016 e tudo voltará a normalidade, eu creio e tenho esperanças.

  10. No último dia útil do ano, só a certeza, jornalista, de que em breve seremos livres deste sistema político que desgoverna o Brasil há mais de 12 anos. Este sistema político predatório nunca se preocupou com o Brasil, apenas quis o poder a fim de implantar as suas ideologias comunistas, enganando os mais carentes com programas sociais que nada trouxeram de positivo para o país. Os inocentes beneficiários destes programas sociais não entenderam ainda que não existe nada de graça, pois aquilo que vem “de graça” custa o suor e o sacrifício de alguém. Quando o governo estimula os seus cidadãos a viverem dependentes de programas sociais, o pauperismo bate à porta. O melhor e mais eficaz programa social é o TRABALHO. O que torna este ano de 2015 intragável são os sucessivos escândalos de corrupção do universo político. Já disse Martin Luther King (1929-1968) em seu famoso discurso Além do Vietnã que: “Se um homem for capaz de mentir, ele roubará.” Onde há mentira há roubo, e onde há engano há decadência. Por este sistema político ter se estabelecido sobre mentiras e à base de chantagens emocionais, ele está chegando ao fim. Governos e pessoas que se estabelecem sobre mentiras acabam de maneiras desastrosas. Com a queda deste sistema político o céu do Brasil será mais azul, o povo brasileiro será mais feliz e todos nós patriotas desta Nação celebraremos a Libertação da nossa Pátria.

  11. Para ser sincero concordo com o gaiato. Não precisa ser mágo nem sábio para deduzir que 2016 para nós pobres trabalhadores vai ser pior. A crise está apenas começando.O governo só toma medidas para prejudicar quem trabalha e produz. Até agora o governo ainda nâo mexeu num fio de cabelo em sacrificio das suas mordomias para amenizar a economia do país. Sem sacar este governo do poder nada vai mudar. Com ela a tendencia é piorar. É triste saber que boa parte dos intelectuais brasileiros continuem lutando para que este governo continue sugando a ultima seíva de quem trabalha e produz riqueza neste país. Espero que a justiça seja justa e tome medida mais acertada em favor da maioria do povo brasileio

  12. Eu vejo as coisas com otimismo. No Brasil, historicamente, as coisas só se resolvem quando entram em colapso. Foi assim no regime militar, que só caiu porque o sistema todo ruiu de podre; o plano real só foi implementado porque atingimos a hiperinfação de 3.000% ao ano; a LRF só veio porque as finanças públicas iam para o beleléu. No caso presente, caminhamos a passos largos para um colapso total. A dívida pública aumenta exponencialmente a incríveis 500 bilhões por ano. Começam a correr risco salários de funcionários públicos e aposentadorias, inclusive aquelas pagas por fundos de pensão, roubados até a medula por políticos salafrários. Será preciso isso, a destruição total para então recomeçarmos. Sem isso ficaremos eternamente nas mãos de populistas e incompetentes. Sou a favor de Dilma ficar; sou a favor da destruição total e então um recomeço.

    1. Ufa!!!, Paulo, temos o mesmo pensamento. Essa coisa de impeachment é tolice, só favorece aos bravateiros….”foi golpe”. Quero sim o povo nas ruas, não pelo impeachment, mas pedindo emprego, pela redução da inflação, pela insatisfação desse desgoverno…….nisso, meu caro Paulo, não há bravata que segure a voz do povo………Pobre oposição que ainda não enxergou isso…….é tudo uma questão de tempo, e esta bem próximo.
      FICA DILMA, FICA……

  13. Caro Kotscho, eu também estive em uma confraternização de fim de ano na terça-feira e amigos nossos em comum me disseram que tu anda muito pessimista nos últimos tempos. Prometi que por isso iria pegar no teu pé aqui no Balaio e assim o farei. Veja bem, eu e a família viajaremos na próxima segunda para passar o natal em Natal-RN !!! Essa vigem foi programada em setembro e só conseguimos vaga em um hotelzinho fuleiro no centro porque o resto dos hotéis da cidade já naquele mês estavam todos lotados. Escolhi ir para o nordeste porque disseram que o povo lá está derrubando manga no pé com queijo do reino !!! Estão matando passarinho com camarão na “baleadeira” !!! Deve ser por causa da tal da “crise”. Mas eu não vi “crise” na rua 25 de março no sábado passado. Tava mais lotada que o metrô do Alckmin em horário de rush !!! Tive que fazer compras do lado de fora das lojas porque a minha cadeira não entrava de tanta gente lá dentro. Tu não faz ideia da quantidade de sacolas e pacotes imensos que batiam na minha cabeça quando aquele povaréu saía !!! Mas sei que para aqueles que foram protestar no domingo infelizmente a coisa tá feia, como não gostam de nordestinos e nem de periferias, não poderão viajar esse ano porque Miami e Disney estão pela hora da morte. Azar o deles e sorte a nossa !!! Mas Kotscho meu amigo !!! Seja pessimista não “hômi” de Deus !!! O pessimismo só atraia desgraças, faz mal pra saúde e não presta pra alma de qualquer penitente !!! Outra hora eu te conto o exemplo da Dona Luzia, vizinha minha” que só anda de preto e passa a vida excomungando o mundo !!! A “véia” foi internada essa semana com a boca torta por “sopro” no coração devido uma “crise” de espinhela caída !!! Os outros vizinhos estão dizendo que foi o sopro do capeta !!! Mas é que esse povo fala demais. Agora veja eu, por ser otimista, ATÉ O “ZAP ZAP” PRA MIM JÁ VOLTOU amigo “véi” !!! Sou tão otimista que até acho que esse teu pessimismo já passou só de ler as bobagens que escrevo. Passou ou não passou ???

    1. Passou, caro Enio, tem que passar. Teu alto astral derruba qualquer pessimismo.
      Sorte tua que pode ir para o nordeste. Eu vou ter que ficar aqui por perto, mas espero poder descansar um pouco porque este ano foi barra pesada.
      Que voce esteja certo e eu errado nas nossas nas nossas previsoes para 2016.
      Abracos,
      Ricardo Kotscho

  14. Nossa briosa oposição só entra em fria, mesmo com todo apoio do PiG, se enforca com a propria corda, não ha duvidas que sera novamente derrotada nas urnas. A questão maior é o que fazer com Temer se Dilma não aceitar ele de volta.

  15. …coxinhas…alô coxas !!! Será que com as decisões do supremo hoje, dá pra aceitar que não vai haver golpe ??? Conformem-se voces serão sempre perdedores pois agem sempre na marginalidade.

  16. A direita reacionária subestimou mais uma vez o povo Brasileiro como sempre fez. No passado era muito mais fácil impor pela força o autoritarismo pelas circunstâncias daquela época, principalmente pela precariedade dos meios de comunicação. A realidade é outra no nosso Pais graças ao PT. O Brasil ainda vai louvar muito por todas as transformações e fatos que estão ocorrendo nos dias atuais. Muita gente já compreende que o Brasil esta sendo passado a limpo realmente, o governo do PT pela primeira vez em 500 anos deixa as instituições trabalhar livremente sem intervenção de tendenciosas doe a quem doer democraticamente. Aqui no Estado de São Paulo, o PSDB já viu nos últimos dias com a greve dos estudantes que já não da mais para governar de cima para baixo na base da paulada e da força bruta. Aqui no estado de São Paulo o governador Geraldo Alckmin governa como um tirano com o apoio de todos os poderes. Eu considero na minha opinião que foi a maior vitória contra os reacionários do Brasil esta derrota do PSDB de Geraldo Alckmin por ele ser um dos maiores propulsores e entusiasta do impeachment, um golpe contra a sociedade Brasileira.
    Outro ponto importante, é ficar muito atentos ao que esta acontecendo com o PMDB. Esta havendo um racha muito grande no ceio deste partido, que representa uma verdadeira praga na politica nacional, o fisiologismo. Agora o PMDB esta tendo que mostrar as suas duas faces, uma do bem, e a outra do mal. As duas sempre andaram juntas, mas em momentos de crise estas duas faces ficam bem claras, que se dedica aos interesses do Brasil, evidentemente nunca vai se conciliar com aqueles que estão neste partido para defender os seus interesses egocêntricos como faz o Vice Presidente Michel Temer. Eu não confio em Renan Calheiros, pelo fato de ele estar se defendendo a muito tempo de envolvimento em falcatruas, mas o fato de ele ter comprado uma briga publica com Michel Temer nestes momentos com o discurso de que o PMDB tem que honrar o seu compromisso com o POVO BRASILEIRO é extremamente importante neste momento político difícil, mesmo que tenha vindo de Renan Calheiros. Aos trancos e aos barrancos o Brasil vai encontrando o seu caminho político da justiça e da democracia. Hoje amigos Ptistas oxalá tenha chegado a hora da virada, a hora em que a verdade há de prevalecer sobre a mentira, a escuridão e o golpe. VIVA O PT, VIVA A PRESIDENTA DILMA !!!!

  17. ” Dilma a mulher mais Torturada em 500 anos de Brasil ”

    kotscho, alguns saem tranquilos para o recesso, porém todos aqueles que apoiaram o Cunha, defenderam o Cunha, bajularam o Cunha, transformaram o Cunha em Heroi Nacional, fizeram Selfies com o Cunha, esses todos não vão passar bem no recesso, vai que eles acordam com um Japonesinho na Porta Da Casa.
    Eu duvido que o Paulinho Da Força tenha um bom final de ano, afora a mídia conservadora(Globo, Veja) transformarem um Terrorista Político em Herói, isso é vexatório para uma imprensa que se diz Democrática.
    Bom final de ano Ricardo, em fim se está fazendo a verdadeira justiça, porém essa mesma justiça nos Deve o Dono do Jato que vitimou o Campos, o dono da Cocaina, o Trensalão, Furnas, Bueno não acho que seja querer demais, mas é muitíssimo estranho esses fatos não interessarem a mídia conservadora.

  18. Não, Kotscho, não é só de incertezas, não. Confiram, voce e seus amigos do Balaio, o ultimo post do Blog da Cidadania do Eduardo Guimarães sobre o estrondoso numero de manifestantes pro Dilma de quarta, 16. Até nosso querido Enio B Filho está comentando lá, com o brilhantismo de sempre. Meus manos Gesiel, Dias, Everaldo, Cesar-T e demais amigos do Balaio: lavem a alma no imperdível post sobre as manifestações de quarta.

    1. Já fiz, Victor Hugo, quarta-feira: Paulista – Consolação – Praça da República em 2 horas que lavaram a alma com a festa, e bota festa nisso, da sagração da democracia, contra a escuridão do ódio, da mesquinhez e do preconceito. Não a toa o STF, de repente, não mais que de repente, finalmente acordou ontem. Povo na rua, acua, os que querem entregar a “rapadura” e deixar a pátria nua.

  19. Caro Kotscho e leitores, eu desejo que o próximo ano seja tão produtivo e bom quanto o anterior, e que possamos todos planejar nossas vidas, nos organizar e pensarmos não apenas no imediato mais no futuro nosso, de nossos filhos e netos…
    Se está ruim, o que estamos fazendo para no futuro sairmos dessa situação? O que estamos fazendo para que se a coisa piore mais ainda, consigamos resistir?

  20. Fora Levy, fora Levy….e não é que ele vai sair……….Agora a novela é outra, “quem será?”……..parece o triângulo das bermudas, numa ponta os movimentos sociais e sindicatos, na outra o mercado financeiro e por último Ella….essa última é a mais complicada, envolve uma série de fatores, dentre eles, se o nome é “compatível” ao seu temperamento, se vai satisfazer o mercado financeiro ou aqueles que a apoiaram contra o impeachment……..e o mais crucial….se ella vai poder “paparicar” no que esta sendo feito. Essa última é tão complexa que me lembra muitos grandes técnicos de futebol, que não aceitaram dirigir grandes times, porque o presidente gosta de escalar jogadores………….Bom como parece o triângulo das bermudas e lá tem um certo misticismo, só nos resta aguardar.
    ___________________________________________________________________
    Ontem a presidente me fez lembrar alguns dos presidentes de clubes de futebol que sentam a mesa com suas torcidas uniformizadas…..tamo bem na fita não?

  21. Tenho certeza que não é golpe. Certeza é que não vão acabar com o lava jato, petrolao e vai continuar com o mensalão tucano, trensalao e outtos. A verdade é o Brasil continuar eliminando os maus políticos e ser um Brasil para o povo. Chega de mafiosos na politica. Não podemos aceitar mudanças para que a máfia tome conta de tudo. Dilma e LUla tem muita moral para levar o Brasil num caminho certo elimanando os mafiosos que querem o poder para continuarem roubando o nosso Brasil. A máfia que ver o PT longe da política.

  22. Golpe foi o que os ministros do STF fizeram ontem. Prolongaram para pelo minimo mais uns 5 meses de incertezas. Cada vez mais me convenço que os ministros do STF rem que ser totalmente independentes. Não podem ser indicados pelo paresidentes e nem passar por aprovação do senado. Tem que ser selecionado pala propria justiça.

  23. O que faz um cidadão votar no Eduardo Cunha, num Feliciano, num Bolsonaro, num Crivela? Votar exige responsabilidade. Deve-se votar conhecendo bem o perfil do candidato. O que fez de bom para o povo. Sua seriedade, sua ética. Muitas pessoas votam de qualquer maneira e depois reclamam do país, como se não tivessem nenhuma responsabilidade com isso.
    Acredito que em 2016 o governo Dilma irá retomar o ritmo social e de investimentos em várias frentes. A tendência é tudo melhorar.E, para os que não gostam do PT, em 2018 teremos eleições. Basta ter mais do que 54 milhões de votos para assumir o poder. De forma democrática, ética, sem problemas.

  24. Dilma passará esse natal mais do que feliz, será agradabilíssimo. Subiu mais quatro pontos em sua avaliação! Em tempo de incertezas políticas e econômicas, Papai Noel para ela está sendo generoso.
    O Conde D…perdeu! O Joaquim Lewy saiu, um ex-sindicalista ortodoxo em economia assumirá a nossa Economia, e amigo do sábio guru. Este homem sábio, disse na PF que não indicou ninguém para a Petrobras, deixou na “conta de Zé Dirceu”, mas o nosso futuro Ministro da Economia é um frequente assíduo do Instituto Lula, nada de mais. Mas, o sábio guru o levava a ‘tiracolo! em reuniões com empresários, segundo a Imprensa. . Que bom, “o ex- ministro” demitido seria um funcionário do PSDB, caso Aécio tivesse vencido as eleições, então tudo bem, agora não terão mais desculpas, um ex-militante[e não a nada de errado nisso]será nosso funcionário público responsável para reabilitar a economia que o próprio governo desandou.

    1. …o “sábio gurú” é mesmo sábio, pois sabe que vocês com suas lideranças, Aécim Perrela, o popular Aécim pó ni mim, Alkimin Torneira sêca, Serra Vampiro Morto, Caiado, Agripino, Lobão, Frota, e outras tantas nulidades, são incapazes de derrotá-lo. è duro ser coxinha…né não ???

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *