Corrupção desnuda a falência do sistema político

Corrupção desnuda a falência do sistema político

O empresário André Esteves

Agora é praticamente todo dia que aparece um novo escândalo de corrupção. Não que antes não os houvesse, desde que Cabral por aqui aportou, mas a bandalheira público-privada virou uma assustadora rotina e os números envolvidos são cada vez mais impressionantes.

Ficamos sabendo agora, segundo denúncia da Procuradoria-Geral da República, que o BTG, do banqueiro preso André Esteves, pagou R$ 45 milhões ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha, do PMDB, para incluir uma emenda na medida provisória nº 608, em 2013, destinada a liberar os créditos fiscais da massa falida do banco Bamerindus.

“Esse valor também possuía como destinatários outros parlamentares do PMDB”, diz o texto da PGR, no pedido para manter André Esteves na prisão, que foi acatado pelo Supremo Tribunal Federal neste domingo.

A nova denúncia vem se somar a várias outras por corrupção e quebra de decoro e ajuda a entender como Cunha conseguiu montar uma fiel bancada suprapartidária, com pelo menos 100 parlamentares, que agora o ajudam a enfrentar o processo para cassação do seu mandato pelo Conselho de Ética.

As prisões de André Esteves e do ex-líder do governo no Senado, Delcídio Amaral, na semana passada, entre outros políticos e empresários apanhados na Operação Lava Jato, mostram que os esquemas de corrupção são as únicas PPPs (Parcerias Público-Privadas), que realmente funcionam no país e se alastram por toda parte.

Mais do que isso, desnudam a completa falência do sistema político-partidário eleitoral implantado pela Constituição de 1988, que levou ao chamado “presidencialismo de coalizão”, sustentado pelo financiamento empresarial de campanhas, recentemente proibido pelo STF.

E o Datafolha divulgado no final de semana, mostrando que, pela primeira vez, a corrupção é apontada como o maior problema do país, ainda insiste em fazer pesquisas sobre a sucessão presidencial em 2018, quando não sabemos nem se o atual sistema político sobrevive até o final do ano.

A nova pesquisa revela também que partidos e instituições foram igualmente abalados pela crise sem fim que se arrasta de um ano para outro. Os índices de intenção de votos nos dois principais pré-candidatos tucanos, Aécio (menos 4%, agora com 31%) e  Alckmin (menos 2%, ficando com 18%), caíram em relação ao levantamento anterior, divulgado em junho,  juntamente com o ex-presidente petista Lula(menos 3%, caindo para 22%), que também apresenta o maior índice de rejeição (47%).

Não por acaso o único nome que cresceu foi o da reclusa Marina Silva (mais 3%), exatamente por ter se retirado da disputa política desde a eleição de 2014, quando ficou em terceiro lugar. Marina chega a liderar a pesquisa atual, com 28%, no cenário em que o candidato tucano é o governador paulista Geraldo Alckmin.

A imagem do Congresso Nacional é a pior desde 1993, na época do escândalo dos “anões do Orçamento”. Tem agora a desaprovação de 53% do eleitorado. A rejeição da presidente Dilma caiu de 71 para 67% e a aprovação subiu de 8 para 10%, uma pequena variação positiva, mas não o suficiente para impedir que 65% dos eleitores aprovem um processo de impeachment e 62% defendam a sua renúncia. E 81% são a favor da cassação de Eduardo Cunha.

Todos os números da pesquisa comprovam que os fatos políticos das últimas semanas levaram ao atual estado de anomia social e pessimismo: para a grande maioria, a inflação (77%) e o desemprego (76%) vão aumentar no próximo ano. Na virada do ano, chegamos ao impasse, a um nó que precisa ser desatado.

Nestas horas, me lembro da frase sempre repetida por um amigo filósofo de bar: é melhor um final horroroso do que um horror sem fim.

Até quando?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

34 thoughts on “Corrupção desnuda a falência do sistema político

  1. Desculpe-me discordar,R.Kotscho,mas o problema não é o sistema e sim os componentes do sistema, quem o adaptam de acordo com os seu princípios e conveniências.Diante desses bandidos não tem sistema político que dê jeito.Apenas o sistema penitenciário sério pode corrigi-los.Na minha modesta opinião.

  2. Sinceramente não vejo como desvincular tudo isso ao governo Dilma. Vai ser traumático ao país ela continuar no poder. O que ainda pode vir tudo vincula ao partido PT e seus aliados. Não bastasse tudo isso, a economia vai de mal a pior, inflação alta, desemprego e recessão, e para complementar o PT não afinando seu discurso com o governo, o Lula perdido entre apoiar e ser oposição, a coisa esta feia e séria………É IMPOSSÍVEL governar assim.

    1. Meia-verdade, além de ser incompleto, você inverteu a realidade, o PT foi ajudado por Deus(povo) para ganhar a eleição, mas aí veio o diabo(PIG) e jogou a merda(Aécio) no ventilador, sujando todo o mundo!
      Na verdade, o PT esqueceu que no caminho tinha a Globo e outros, não deu a devida atenção a este câncer, que contaminou o país!
      O terrorismo espalhado pelo PIG contaminou consumidore e produtores, todos estão sofrendo!
      No capitalismo, qualquer ventinho desanda o mercado, abate os agentes econômicos!
      Os EUA e o mundo até hoje sofrem com as cagadas do Lemman Brother!

    2. Eita nóis Joel Miranda, com “torcida uniformizada de futebol ou política”, fica impossível dialogar, infelizmente vocês não enxergam um palmo a frente………para você não ficar constrangido, só posso escrever…….”é verdade Joel….é verdade….viva o socialismo de maduro e cia.”.

  3. Estamos vendo o inimaginável: banqueiro amigo financiador dos poderosos e senador mafioso e imbecil em exercício de mandato atrás das grades, um monte de políticos aflitos com o que está por vir, e virá. É a dor co crescimento, como dizia minha avó. Precisamos de mais juízes e promotores como os da Lava Jato, em cada cidade, em cada estado (e, SP fazem falta). Que Dilma tenha compaixão pelos brasileiros e renuncie, não haverá horror algum, só alegria e festa.

  4. Kotcho, após as manifestações de 2013, Dilma e seu partido propuseram uma profunda reforma politica via plebiscito, que poderiam inclusive implicar na sua reeleição. Basta ver quem foi contra.
    Confio na Presidenta, não vai ficar pedra sobre pedra.

  5. A lavajato, sem disparar um tiro, sem sangue, sem destruição, é a maior revolução da história do Brasil. Pela primeira vez um juiz e um valente time de promotores e delegados, só com a força da lei, está desnudando um sistema podre, que afeta a elite política e econômica do país. Um sistema corrupto montado de forma clara, de cima para baixo, com suborno inclusive da oposição (10 milhões ao ex-presidente do PSDB Sergio Guerra, só ao que se sabe), com o claro objetivo de manter um grupo no poder e ganhar bilhões com isso. Enfim, a democracia brasileira é uma piada. E o STF dorme em berço esplêndido, só acordando quando leva um susto, como o que aconteceu agora, quando veio à tona seus próprios conchavos.

  6. Kotscho, um pequeno acréscimo. Anterior ao políitco está o econômico. O capitalismo é, em si, corrupto. Falo a partir de baixo onde me encontro. Os empresários corrompem os que administram os bens públicos todos os dias e a qualquer hora. É bom não esquecer a leis da física. A panela sempre esquenta de baixo pra cima. Se lá em cima há corrupção é porque ela nasceu aqui embaixo.

  7. Agora tudo é culpa do “financiamento empresarial de campanha”,mas até o ano passado o PT não questionava isso,só agora,depois que arrombou o cofre da Petrobras e garantiu verba pra ganhar a eleição até o ano 3000,vem com essa conversinha pra enganar os mesmos trouxas que enganou na eleição,ainda bem que a America do Sul está se “endireitando” com Macri na Argentina e com a lapada que o Maduro(idolo dos petistas,que mana assassinar e prender opositores)vai levar na Venezuela,isso se ele não der o golpe e fraudar as eleições,o que é bastante provavel.O populismo corrupto e nocivo está chegando ao fim.O PT se destroçado nas urnas em 2016 nas eleições municipais,e a maior derrota será do Haddad,o prefeito suvinil,e ainda tem a lava jato hein!!!!!bye bye PT

  8. Dona Dilma II logrou um feito inimaginável, sob todos os aspectos.
    O seu governo, desde logo comprometido desde junho de 2013 pela a tempestade paulistana provocada por 20 centavos, que os sábios de botequim vaticinaram não passar de uma chuva de verão, não apenas encontra-se à deriva, como catapultou Lula à situação de perdedor em todos os cenários, até para o picolé de chuchu ( entrevado com a crise das escolas ocupadas e escassez de águas em São Paulo, para não falar dos escândalos devidamente debaixo do tapete, que os tucanos sabem ocultar, muito melhor, do que o PT que assinou a Carta aos Brasileiros, digo, banqueiros).
    Onde está a presidenta? O que tem a dizer sobre o seu líder de governo no Senado?
    Até agora apenas uma declaração foi noticiada: “fiquei extremamente perplexa”. Então, tá.

  9. Kotscho, contribuição de empresas privadas e/ou indivíduos para as campanhas políticas é uma realidade em uma grande parte das democracias ocidentais. Claro que o sistema é imperfeito e isso dá margem a um jogo de interesses muitas vezes lesivo ao patrimônio público. Mas o que ocorre no Brasil de sempre e que tem vindo a tona nos últimos anos é uma calhordice generalizada na relação entre políticos e empresários que extrapola em muito as doações legais de campanha. Tem sido um verdadeiro assalto aos cofres públicos. Compra de medidas provisórias, superfaturamento em tudo que se adquire nas empresas públicas e autarquias, investimentos lesivos cujo objetivo é desviar dinheiro para partidos políticos, políticos, empresários, lobistas e outros apaniguados como foi o caso de Pasadena, má administração e/ou administração fraudulenta, enfim, não há país que aguente tantos desvios, falcatruas, roubos, picaretagens e principalmente incapacidade e incompetência. O Brasil está a deriva, não está sendo administrado, a cada dia estoura um novo escândalo. Agora há poucos instantes foi publicado o indiciamento de 15 pessoas pela compra de medidas provisórias que beneficiaram setores da economia, na chamada Operação Zelotes. Provavelmente serão presos mais uma porção de empresários, lobistas, funcionários públicos, políticos e sabe-se lá quem mais. Ainda estamos longe do fundo do poço no quesito “falta de vergonha”.

  10. Ihh… para piorar as coisas para o PT, e mostrando o quanto o País está indo para o fundo posso, o TSE numa decisão sem muitas explicações, informa que voltaremos a votar na Cédula de Papel…Em breve o Governo anuncia a suspensão do aumento do Salário Mínimo…. e depois o tiro de misericórdia, a suspensão do Bolsa Familia.
    Em tempo, estranho que os petistas ainda não tenham se manifestado a venda por preço de banana de 27 Hidrelétricas pelo valor médio de 500 Milhões cada (só lembrando que o custo médio de uma Hidrelétrica é entre 5 a 30 Bilhões, como é o caso de Belo Monte), e vocês petistas, que condenam tanto as privatizações não dirão nada? Nem mesmo depois da Dilma vender 27 hidrelétricas por menos que o valor gasto na Usina de Belo Monte? E se fosse 27 Vales pelo preço menor que uma?

    1. Gilvan, você acha que Dilma vendeu barato? Acho que se tivesse dado de graça o país ainda sairia no lucro. Imagine se essas termoelétricas ficassem com o estado? Se a Vale, Embraer, CSN, e outras não tivessem sido privatizadas e suas administrações rateadas entre a petezada, PP, PMDB et caterva? Se na Petrobras roubaram mais de 40 bi, imagine o que fariam com essas joias… Mesmo quando a privatização é cheia de maracutaia como os pedágios de SP, para o contribuinte ainda é melhor.

    2. Dilma em Paris dissimula sobre a tragédia em Mariana. “Ação irresponsável da empresa causou tragédia”. Frase de efeito, mas mentirosa. O que causou a tragédia em Mariana foi o ‘Presidencialismo de Coalizão’, entendido em nossas terras como loteamento dos ministérios, inclusive dos setores de fiscalização. Cargos técnicos importantes ocupados por militantes incompetentes e por corruptos contumazes, ou os dois juntos. Dilma é co-responsável pela tragédia, por ter sucumbido sem limite ao toma lá da cá. Vejam o exemplo do ministro da ciência e tecnologia, na mão do pau mandado do Cunha. Junto com ela são responsáveis o órgão estadual, do palestrante Pimentel, e municipal de um prefeitinho submisso aos interesses econômicos da empresa.

  11. Caro Kotscho, a “CuzCuz Clã” aqui do Balaio, versão tupiniquim da Ku Klux Klan do sul dos EUA na década de 60, continua achando que com o extermínio do PT e o fim do governo Dilma, o Brasil voltará a ser o paraíso de outrora. Para esses “encapuzados”, sentar o porrete em petistas até que morram é a única solução. Com o fim do PT acabaria a corrupção, o homossexualismo, o racismo, o feminismo e até os privilégios dos deficientes físicos !!! Semana passada no Paraná, o estado mais reacionário do país depois de São Paulo, um grupo fascista de lá lançou em outdoor uma campanha para acabar com isso (veja aqui nesse link : http://www.revistaforum.com.br/blog/2015/11/campanha-pede-reducao-de-direitos-de-pessoas-com-deficiencia/ )
    Para a “CuzCuz Clã” tudo é muito fácil !!! Tira o PT e o mundo finalmente ficará livre da origem de todos os males !!! Incluindo a corrupção que para eles não existiria sem o PT !!! Antes, se o Congresso tinha apenas 300 picaretas, agora não, os picaretas se resumem aos 68 deputados que compõem a bancada do PT em um universo de 513..

    1. …rsrsrs…Cuz Cuz Clã…rsrsrs…pois é meu irmão, fico pensando o que será destes malucos, depois de toda esta luta, serem derrotados em 2018 outra vez, como irá acontecer.Suportarão este infortúnio ???

  12. Ricardo Kotscho

    Antes das eleições de 2010… insisti… inclusive por meio de seu blog… na época.. no IG… que a eleição de Dilma seria péssima escolha para o Brasil…

    Agora… vemos ruir todos os ganhos que o Plano Real proporcionou… e o Brasil caminha pra voltar a situação “pre-Real”…

  13. Aliás Sr.Kotscho ,em Brasília , as conversas de corredores que noutras épocas tratava de acertos políticos, agora só se fala na nova sede do PT que irá se mudar, uma parte para Curitiba e outra para a Papuda. O pessoal da esquerda finalmente, e tristemente, aprenderam que o voto popular não autoriza o vencedor a se tornar o dono do tesouro e nem torna lícito o roubo.
    Cabe lembrar aqui que, para que se rotule alguém de fascista é imprescindível que se saiba que, um liberal jamais poderá ser um fascista. O fascista é ,necessariamente e geneticamente estatista e nacionalista.
    Sr.Kotscho ,ao que se saiba ,ninguém é contra a criação de benefícios para quem quer que seja. O que se discute, nestes tempos de crise é: ”Quem vai pagar?” .E isso está na lei; ao gerar um benefício é necessário que se aponte e determine-se a fonte de financiamento.

  14. Em setembro de 2002, o então candidato Lulla assinou um documento de compromisso com a ONG Transparência Brasil onde iria combater implacavelmente a corrupção. Ele elencou 8 medidas para isso, entre elas estava a criação de uma agência nacional anticorrupção, o desenvolvimento do combate científico a corrupção, com a capacitação dos órgãos de investigação, o fim do nepotismo e empreguismo e a criação de um sistema de ouvidorias em todos os órgãos da administração federal.
    Depois de eleito, Lulla não só não combateu a corrupção, como viu em seu governo ser instituído o maior sistema de corrupção nunca antes visto na história deste país. Que escárnio!

    1. Vannelder, não seja bobo, a corrupção apareceu, exatamente porque se combateu, o oposto às épocas anteriores ao PT!!!
      Mais, quanto mais nos aprofundamos no capitalismo, mais corrupção existirá!!!
      É da essencia do capitalismo!!!

  15. “Viva a cuzcuz clã, viva o PIG, viva o Fascismo, viva a corrupção elitizada, viva o capitalismo cruel” !!!!…..Viva Tudo o que quiserem………..porque o que o povo quer é FORA PT.

  16. O aparecimento cada dia mais de novos corruptos, se deve às atuantes investigações, coisa que antes jamais havia. A mídia descobria e tornava público aqueles que carregavam dinheiro em sacas, malas, bolsos, meias e até em cuecas e tudo ficava como se fosse normal. As quantias maiores sequer eram divulgadas, nada era apurado ou investigado e tudo continuava como dantes no quartel de Arantes. O MP e o DPF iniciaram um trabalho que encontrado o fio da meada, vai se desenrolando e está muito longe de terminar, tamanha é a gama de corruptos. E… deve mesmo continuar as apurações e julgamentos pertençam a quais partidos forem os criminosos. Precisamos mostrar que HONESTIDADE não é uma virtude nesse país, mas sim, um dever do cidadão.

  17. Já que falamos de “falência do sistema político”, eis que o “baiano”‘ Rui Costa do PT, sucessor do Jaques Wagner na governadoria da minha Bahia, encontrou a solução para os brasileiros de classe média a deixar o carro em casa e andar de ônibus… Simples! Criar o “Classe Média Bus”. Ah, segundo ele poderia ter uma tarifa diferenciada, pois seria para transportar uma “‘classe diferenciada”!
    Essa é daquelas, que se não tivesse sido filmada, ninguém acreditava! Gostaram da ideia petistas??? Essa ideia, nem o fanfarrão do Bolsonaro teve!

  18. Aí vem um lunático dizendo…”viu coxinhas, até o FHC admitiu que a nossa presidente é confiável…” meu Deus…imagine o nível de alienacao desse maluco….

  19. O governo do PT tá “esquartejando” a Petrobrás e vendendo as partes pra iniciativa privada por preco de banana…os “carnica” do balaio nao falam nada agora? culpa do FHC? culpa do IS? culpa do presidente do Togo? sao pândegos esses petralhas…

  20. “Até quando?” A resposta é a mesma de meses atrás: até quando o PT estiver no governo. Se a Dilma renunciar hoje, a coisa começa a se ajeitar amanhã; se ela ficar até 2017, se recolhe os cacos a partir de 2018. É a vaidade dessa senhora, o medo de ser preso do seu proprietário e o interesse dos milhares de companheiros aboletados na máquina que entrava tudo. Tivesse ela um mínimo de grandeza e tudo se arrumava. O Brasil está disposto a fazer uma grande concertação, mas, obviamente, sem os corruptos arrogantes do PT.

  21. “”Finalmente está dando Orgulho de ser brasileiro””. Estamos a cada dia caminhando para “acabar com a imagem do Brasil país não serio como disse o Charles de Gaulle; e de país da corrupção e da prostituição, como ainda se fala no exterior”. Apurar tudo e punir os envolvidos mesmo que preciso for cortar na propria carne,como disse o Lula; Combater a corrupção doa a quem doer, como disse a Dilma. “”E é o que está acontecendo””, como “Nunca na historia deste país”. -Assim sendo a parte Politica e policial, está tendo avanço. O que precisa agora é a parte social. Por isso é preciso que “”as mulheres””, comecem a se interessar mais pelo cotidiano, e ajude a melhorar o Brasil. E pra isso, as mulheres precisam se informar mais sobre politica, parar de valorizar mulheres futeis e vulgares; e passar a valorizar as mulheres Honestas e decentes, que lutam para subir na vida com etica e decencia. – A dona Luiza Trajano, dona do Magazine Luiza e a modelo Gisele Bundchen, são alguns exemplos de mulheres brasileiras, que os Homens brasileiros, querem para que suas: eposas, mães, irmãs e filhas sigam; e são exemplos para que as mulheres “que vivem lutam para serem mais respeitadas, também sigam”. E’ um absurdo que se aplaudam pessoas que fazem muitas criticas às mulheres pobres que por falta condições se sujeitam a viver com homens que as desrespeitam; e ao mesmo tempo, não fazem as mesmas criticas à mulheres milionarias e com formação superior, que mesmo assim não tên coragem para se separarem dos maridos que não as respeitam. A Dilma, é um exemplo de mulher de coragem, pois lutou por liberdade de expressão; e exemplo de mulher decente que com seu esforço mostrou capacidade na sua profissão e hoje ocupa o cargo mais importante da America Latina, sem ter seu nome envolvido com corrupção. -Nem mesmo o Datafolha “Teve a cara de pau”, diante dos fracassos da ultimas manifestações da Revolução dos Ignorantes contra a Dilma; e do sucesso da administração Dilma, diante de uma grande crise plantada pela Grande midia; e de uma crise verdadeira, que embora muito menor que a crise criada Pelo Padrão Globo de jornalismo, é uma crise preocupante; para assim rebaixar ainda mais a avaliação da presidente. No entanto a pequisa continua despertando a desconfiança; pois se a Dilma conseguiu aprovar tudo que queria no senado, e os indices de inflação, taxa de juros e desemprego; continuam em valores satisfatório, longe do que pregava o PSDB e a grande midia; como poderia o Aecio que não fez nada de importante desde o fim das eleições e ainda teve, ao contrario da Dilma, se nome denunciado por corrupção na usina de FURNAS, estar com grande aprovação?

  22. Se os petistas fossem honestos, não teriamos o mensalão e nem o petrolão. E os escandalos que eles tanto falavam da época de FHC seriam realmente investigados. A corrupção que era tão combatida, hoje é praticamente aceita pelo PT que trata os envolvidos como ”heróis”…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *