Humberto Costa é o retrato do ocaso do PT

Humberto Costa é o retrato do ocaso do PT

A imagem de Humberto Costa, líder do partido no Senado, de cabeça baixa, olhos fechados e sem saber o que falar diante do microfone, cercado de parlamentares com expressão compungida, é o melhor retrato do ocaso vivido pelo PT, depois de 13 anos no poder central. A foto de Alan Marques na capa da Folha desta quinta-feira fala por si só.

No dia da prisão de Delcídio Amaral, líder do governo no Senado, o partido mostrou mais uma vez como está rachado e perdido ao enfrentar a mais grave crise da sua história de 35 anos. Antes da sessão do Senado, que manteve Delcídio na cadeia, por conspirar contra a Operação Lava Jato,  corroborando decisão inédita do STF, o presidente do PT, Rui Falcão, tinha divulgado nota oficial na qual afirma que “não se julga obrigado a qualquer gesto de solidariedade”.

Ou seja, rifou solenemente o companheiro, antes mesmo que ele seja julgado pelo STF. Segundo Falcão, “nenhuma das tratativas atribuídas ao senador tem qualquer relação com sua atividade partidária, seja como parlamentar ou simples filiado”.

Humberto Costa não concordou com a nota do partido, e fez questão de deixar isso claro, ao encaminhar a posição da bancada do PT no Senado, contra a decisão do STF de mandar prender o colega em pleno exercício do mandato.

“A posição da bancada é de votar contra a decisão do Supremo. O que está em discussão é se um Poder pode mandar prender um parlamentar no exercício do mandato. É isso que está em discussão. Posso até estar dando adeus à minha vida pública, espero que não. Mas jamais poderia dar adeus à democracia”.

Apenas dois senadores petistas, Paulo Paim e Walter Pinheiro, não seguiram a orientação de Humberto, votando a favor da decisão do STF. Antes, o líder do partido já havia sido derrotado pela ampla maioria do plenário ao defender o voto secreto, mais um motivo de desgaste para o partido.

Cada vez mais isolado no Congresso e com sua base aliada em frangalhos, o PT vai remando contra a maré, no momento em que o governo mais precisa de apoio para aprovar as medidas do ajuste fiscal e poder fechar suas contas até o final do ano. Quem cuidava disso no Senado era justamente Delcídio Amaral. Seu substituto, no entanto, só deverá ser anunciado na próxima semana.

É tudo muito triste, mas esta é a realidade.

Parece que 2015, o ano que não começou, agora não termina nunca. E ainda faltam 36 dias.

Em tempo (atualizado às 9h30 de 27.11):

Viajo daqui a pouco para o retiro espiritual anual do meu grupo de oração, sem levar celular nem laptop. Por isso, só volto a atualizar o Balaio e moderar comentários na segunda-feira, dia 30.

Bom final de semana a todos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

77 thoughts on “Humberto Costa é o retrato do ocaso do PT

  1. O que mais aflige grande maioria dos brasileiros não é ver um dos membros da quadrilha preso e sim a imprensa continuar a chamar essa quadrilha de “partido político”. E outra, para humilhar os brasileiros ainda mais, chamar esse “partido” como sendo dos trabalhadores, onde o certo seria chamar de PQ = Partido de Quadrilheiros!
    E aqui no Balaio, continuam a bandinha dos “cinco”, Titanic a dentro e/ou a fundo da lama!

    1. Gilvan, esta turma podia fazer um gesto de grandeza e pegar um avião e ir viver em Cuba, se é que os irmãos Castro vão dar asilo politico para bandido?
      Tenho muito medo do que esta por vir. Este governos ( desgoverno ) não tem mais sustentação. O líder do governo no senado negociando ao estilo Fernandinho Beira mar. E verdadeiramente vergonhoso. O maior problema é esta turma não querer lagar o osso. Políticos, indicados, mamadores, movimentos sociais e sindicatos e querem fazer alguma reação.
      O supremo não tinha como agir de outra maneira e vou dizer mais DEMOROU, é uma questão de sobrevivência. Espero não ver uma vergonha como aconteceu no final do julgamento do mensalão.

  2. O PT e seu principal líder vem cometendo erros há muito tempo. Mensalão, incompetentes e incapazes sendo colocados em funções chaves nos ministérios, estatais, autarquias, agencias etc. Roubalheira generalizada nas estatais que apenas começaram a ser reveladas, pois, quando chegarem nos Correios, BNDES, Fundos de Pensão, BB e Caixa aí se saberá a verdadeira extensão das falcatruas. E pra fechar com chave de ouro, o Lula do alto dos seus quase 80% de aprovação, promove a eleição da Dona Dilma que vem fazendo um dos piores governos desde que a república foi proclamada e, como a cereja do bolo, cometeu um dos maiores estelionatos eleitorais que se tem notícia, simplesmente arrebentando as contas públicas e mentindo descaradamente ao eleitor incauto visando sua reeleição. Ou seja, toda derrocada do PT deve-se quase que exclusivamente a arrogância, prepotência, ambição desmedida de seu principal líder. Todos os equívocos do PT tem como base direta ou indiretamente as decisões do seu principal líder.

  3. Não vou generalizar porque seria uma injustiça, as poucas pessoas de bem, que compõe esse partido, mas o PT, de sua fundação para hoje, nos mostra o quão corrupto se tornou. A ganância pelo poder se institucionalizou, por todos os meios escusos, esqueceram a ética a moral e a dignidade, e não foi a toa a debandada daqueles, que estavam no partido, que ajudaram a construí-lo. Se temos um “capital da ganância”, hoje, é o PT, não mediram “esforços” a sua sustentação.
    O PT de hoje, me lembra, alguns casais, quando se separam…..a culpa é dele(a), não é capaz de fazer uma “leitura” dos seus erros. O TRISTE, que você citou, para mim, são milhões de brasileiros que caíram nessa lorota (estelionato), da última eleição, e que hoje estão sem emprego………as vezes na vida, aprendemos escutando, lendo, outras “APANHANDO” da vida.

  4. É o ocaso de uma parábola de enganos. É o ocaso do cinismo e do escárnio. Muitos estão perplexos. Mas eu não! Vem é muito mais coisa por aí. Na verdade, como já venho opinando aqui há alguns anos, a pior coisa que poderia ter acontecido para o nosso país era o PT chegar ao poder central. Sempre tive a certeza, e isso deixava claro nos meus comentários, o grande mal que este partido iria fazer à sociedade brasileira, como de fato vem fazendo. Ainda bem que o PT não teve tempo suficiente para corromper todo o sistema. Agora, que se afunde no profundo poço de lama que ele mesmo fez, pra nunca mais voltar!!!! No final quem tinha razão era a Regina Duarte quando dizia em 2002:” – Eu tenho medo!”. Se pudéssemos saber o mal que o PT iria fazer, a frase seria trocada para : “- Eu tenho pânico!”

  5. Humberto Costa foi coerente, defendeu a instituição Senado, mas em nenhum momento defendeu o tucano infiltrado.
    Nunca se viu uma delação pré-datada, só vale nos ultimos 12 anos. Essa do banqueiro amigo do Aécio ter em mãos a minuta da delação de Cerveró abriu os olhos dos Juizes do STF. Será igual a represa de Mariana, Moro não vai segurar sozinho.

    1. Pois é, Cesar T, o senador Humberto estava defendendo a instituição Senado e não propriamente o senado Delcidio. Agora vá fazer esses que se opõe ao PT entender isso. Não se consegue, pois já estão tão envenenados pela mídia a ficar contra o PT que nada os faz raciocinar. Não entendem nada mesmo. Outra coisa, quem está vazando informações aos poderosos como André Esteves. Essa o MPF, a PF e mais o juiz moro vão ter que explicar.

    2. Delcidio esta no PT faz 14 anos e pego com a boca na butija da noite para o dia vira tucano infiltrado,kkkk,vcs petistas não valem nada mesmo hein.

  6. Como é fácil seguir uma grande onda! Todos indignados, com razão, com os escândalos petistas que não param de surgir. No entanto, toda essa ‘indignação” não se volta para escândalos que não sejam do PT. Logo, é um a “indignação” ideológica. Ninguém reclamou – aliás, nem se lembra – do que STF fez com mensalão do PSDB. Aliás, seria bom que alguém pesquisasse como anda o caso do Metrô-SP. E Eduardo Cunha? Por que ainda não foi preso? E a mulher dele, que parece que nem está sendo investigada? E o STF, quantas condenações proferiu, em toda a sua história, antes de 2003? Vamos ser contra a corrupção, mas sem hipocrisia.

  7. Já que não se deve comer mais carne processada, coma Tucano. Esse nunca é processado, além de, segundo nosso judiciário, não ter prazo de validade para ser consumido.

  8. Resultado da utilização da coisa pública por um grupo político que domina o poder por 13 anos e se acostumou a “fazer o diabo” para se manter nele.
    De “guerreiros do povo brasileiro”já ficamos vacinados.

  9. O deputado Wherles Rocha (PSDB-AC), enviou uma representação à Procuradoria-Geral da República dizendo que o PT, em seu último congresso da juventude, fez apologia ao crime e ainda usou dinheiro público para tal, financiando o evento com recursos do fundo partidário.
    Segundo ele, os cartazes dizendo que José Dirceu, Delúbio Soares, José Genoino, entre outros condenados do mensalão, são “guerreiros do povo brasileiro”, configuram crime.
    O artigo 287 do Código Penal diz que é passível de detenção de três a seis meses quem faz, publicamente, “apologia de fato criminoso ou de autor de crime”.
    Por isso, o deputado pede que um inquérito seja aberto contra integrantes do partido e que recursos do fundo partidário sejam suspensos para a sigla.

    1. Caro Ricardo Batista. Realmente o deputado do PSDB do Acre fez muito bem… Afinal é comum nas comunidades” pessoas serem pagas para fazerem apologias aos “chefes” do local. Muitos criam até “funcks” idolatrando seus comandantes. Nada mais justo que o Deputado tenha feito a mesma analogia!

  10. …o que será do Moro quando o Delcídio começar a falar ???A prisão do Delcídio, tão festejada pelos coxas, diante do que ele viu ontem no senado, vai mudar o curso da lava-jato…é só uma questão de dias…num é Dias ???Pela cara do Aécio, foi armada uma arapuca.

  11. Caro Kotscho, ontem assisti um filme sobre uma passagem da biografia de Martin Luther King. Trata-se de “Selma”, nome do filme e nome de uma cidade do interior do Alabama no sul dos EUA. As primeiras cenas me fizeram lembrar dos meses que antecederam a fundação do PT.
    Vivíamos em plena ditadura militar e aquele regime fez de tudo para impedir que surgisse no Brasil, pela primeira vez na sua história, um partido criado de baixo pra cima, com autonomia coletiva e composto por uma esmagadora maioria oriunda da classe trabalhadora.
    Criaram inúmeras barreiras através de decretos ditatoriais e destas, a que seria mais difícil de ser ultrapassada era a exigência exagerada no número de filiações em cada estado da federação. Tomamos aquilo como nosso maior desafio e saímos de casa em casa, de fábrica em fábrica, montamos milhares de barracas nas ruas em cada bairro, em cada cidade, enfim, onde fosse possível para preencher aquela enormidade de fichas de filiação exigidas que deveriam ser entregues semanalmente nos Tribunais Eleitorais de cada estado e diretamente aos seus respectivos juízes. DE CADA 10 FICHAS, 9 ERAM SUMARIAMENTE RECUSADAS sob as mais estapafúrdias alegações !!! Mesmo assim, depois de muita luta e de entrega total àquele objetivo conseguimos finalmente obter o registro provisório da criação do PARTIDO DOS TRABALHADORES, o que nos garantiu o direito de disputarmos em 1982 nossas primeira eleições. Perdemos todas as eleições para governador de estado evidentemente (no RS, por exemplo, o Olívio Dutra obteve menos votos do que o número de filiados do PT registrados naquele estado !!!) mas ainda assim e com muito esforço conseguimos eleger alguns deputados estaduais aqui e ali e uma pequena bancada de 8 federais no Congresso Nacional. (Djalma Bom, José Genoino, Irma Passoni, Aírton Soares, Bete Mendes, Eduardo Suplicy por SP, José Eudes pelo RJ e Luis Dulci por MG).Só em 1990, com o Suplicy, é que conseguimos eleger o nosso primeiro senador da República, o único do PT naquela ocasião.
    De lá pra cá foi só pancadaria !!! Nunca tivemos paz e aceitação da “Casa Grande” !!! Não seria diferente mesmo depois que Lula finalmente chegou ao poder central somente em 2002. Ser petista é e sempre foi como ser negro no Alabama !!! Não acredita caro Kotscho ??? É só ver como somos tratados pela “Ku Klux Klan” que invadiu esse teu Balaio !!! Basta defendermos o nosso lado na política, basta nos afirmarmos como petistas e já logo somos taxados de “ladrões”, “bandidos”, “organização criminosa”, “escória”, “carcaças de frango” e mais uma infindável lista de adjetivos pejorativos tais quais as aplicadas aos negros do sul dos EUA na década de 60 !!! Ali e naquele tempo bastava o ser humano ter a cor da pele um tantinho “moreninha” para já ser jurado de morte !!!
    Eu já fui ameaçado de morte várias vezes na internet e aqui no Balaio sei que a vontade de alguns não faltou e credito isso à tua moderação. Sou considerado “elemento perigoso”, “seguidor de seita”, “fanático xiita”, e que tais apenas pelo fato de SER PETISTA COM MUITO ORGULHO SIM SENHORES !!!
    O PT não acaba nunca, nasceu pra ficar e VAI FICAR !!! Quer gostem ou não, O PT É O PARTIDO DO POVO !!! Não é a toa que o número de jovens que se filiaram ao partido esse ano supera e muito o número do ano passado, e assim vem sendo sucessivamente ano após ano porque sabemos o que criamos, sabemos a razão de existirmos e sabemos de que lado estamos. E saibam mais: O PT É O RETRATO MAIS FIEL E MAIS COMPLETO DO BRASIL !!! Porque o PT, não é só uma legenda para disputar eleição, é um PARTIDO de verdade na melhor definição do termo e… formado de GENTE !!! Gente de todo o Brasil !!!

    1. Brilhante seu comentário, Ênio, como sempre. Gostaria apenas de fazer um adendo para citar que a cidade de Diadema, aqui da região do ABC paulista, foi a primeira cidade onde o PT ganhou a prefeitura em 1982. O PT governou por 30 anos a cidade de Diadema, mas nas eleições de 2012 o povo decidiu trocar o PT pelo PV. Desnecessário dizer que o povo de Diadema se arrependeu horrores de ter tirado o PT do poder. O prefeito que ganhou, o sr. Lauro Michels, que recebeu muita ajuda financeira do sr. Alckmin para sua campanha eleitoral em 2012, está fazendo um péssimo governo que está deixando a população em polvorosa. Espero que o povo de Diadema tenham aprendido: se estava ruim com PT, ficou pior sem o PT.

    2. Enio, discursos inflamados beirando a psicopatia nao alterarao o curso dos fatos. Este partido maligno e nocivo chamado PT está com os dias contados. Aleluia…

    3. Psicopata !!! Faltava mais essa agressão !!! Nem todos os estudiosos do assunto conseguiram até hoje uma definição conclusiva para a psicopatia. Alguns dizem que as principais características de um psicopata são: desvio de caráter, narcisismo, egocentrismo, manipulação falta de sentimentos, frieza, falta de empatia. PORÉM O JONAS, especialista na área, conseguiu me diagnosticar com a sua certeza mesmo depois de atribuir a mim uma suposta “inflamação” no discurso. Isso é o contrário de frieza, de falta de sentimentos ou de falta de empatia o que de imediato já aniquila a sua própria tese. Que beleza !!! Justo eu, um declarado e apaixonado coletivista !!! E ainda termina o seu comentário (ou agressão) com um religioso “aleluia” !!! Para quem acredita em Bíblia, conta-se ali da existência um homônimo seu que supostamente teria sido comido e depois expelido (sabe-se lá por qual orifício) por uma baleia !!! Como sabemos que não existem e jamais existiram baleias no rio Jordão, no mar morto, vermelho e nem no mediterrâneo, ao contrário do Jonas, não vou me atrever a devolver-lhe a agressão comparando-o a uma possível comida ou cagada do mamífero em questão.

    4. Ênio, desculpe mas este negócio de ” o pt nunca ter sido aceito” não corresponde aos fatos. O pt ganhou seguidas eleições para a presidência, Lula teve uma avaliação record, teve a maior bancada de deputados, era o partido com mais apoiadores percentualmente entre todos os demais. O que ocorreu – e eu lamento profundamente isso já que é uma perda para a frágil democracia brasileira – é que o partido se corrompeu. Achar que todos estes escândalos são “culpa da mídia”, é, a meu ver, coisa de fanáticos. Como negar que a petrobras foi assaltada quando o próprio balanço auditado da empresa reconhece perdas com corrupção da ordem de 19 bilhões? como negar fatos que foram reconhecidos por 11 dos 11 Ministros do STF? lembre-se que o Pizzolato foi condenado por 11 votos a zero. O Marcos Valério ídem; O Genoíno foi condenado por 10 votos a 1 (inclusive do Tóffoli). São bilhões recuperados e já repatriados pela operação Lavajato. Isso significa que só o pt é corrupto? longe disso. Mas não há como fugir de um fato: o partido, aquele que você e tantos outras pessoas de bem criaram com tanta esperança, não existe mais. Transformou-se numa organização criminosa. É triste, mas é um fato. Lamento por você e tantos outros que acreditaram (tenho um irmão que é filiado), mas continuar dando apoio à criminosos os torna cúmplices da roubalheira inacreditável que se instalou no Brasil com o protagonismo do pt. Combater o pt, a esta altura, tornou-se uma obrigação moral de pessoas decentes, tal qual foi no combate à ditadura.

    5. Você está certíssima Helena. Assim como na Argentina será difícil para o Macri, O Sartori, no RS, o Rollemberg no DF, assim será quando derrotarem o Maduro na Venezuela, etc. Todos comerão “o pão que o diabo amassou” depois que a esquerda passar por algum lugar! Até imagino como estaria o Brasil agora se o Aécio tivesse ganho a Presidência e esses cínicos posando de vítimas! Ops… em tempo, segundo a Ministra Carmen Lucia, já estamos na era pós cinismo, chamada de período “escarniano”! O período do cinismo foi o até o “petrolão”!
      Quando nossa avós diziam, “Deus escreve certo por linhas tortas…”

    6. Paulo, eu nem me referi a nossa mídia historicamente golpista e mercantil nesse meu comentário já que essa aberração não passa de apenas uma correia de transmissão dos desejos da “Casa Grande” já que somos a “Senzala” segundo a definição do antropólogo Gilberto Freyre. E reafirmo: O PT jamais foi aceito pela “Casa Grande” !!! Eles perderam para Lula e Dilma por 4 vezes seguidas e por isso a pressão e por isso jamais se conformarão !!! E se tu fosse de fato uma “pessoa decente” como se afirma, não teria como “obrigação moral” combater um único partido, mas sim as pessoas que se corromperam em todos eles. Isso sim é obrigação moral, combater TODOS os corruptos e não os seus partidos, já que não se deve criminalizar a política como um todo sob pena de não sabermos o que vem depois, ou melhor, sabemos sim, pela história, o que vem depois: A barbárie, a desordem e a desesperança que nos remetem aos tempos de Hitler, Mussolini, Idi Amim Dada e mais recentemente a Silvio Berluscone na Itália pós “mãos limpas”, a operação que arrasou com todos os partidos políticos daquele país. Temos que combater AS PESSOAS criminosas e nunca e jamais as instituições que obrigatoriamente as abrigam, sendo que no caso do Brasil, uma dessas instituições é o PT quer tu goste, deseje ou não.

    7. Ênio, eu não tenho partido algum (até já votei no pt). Por mim, se as instituições de Estado (MP, Justiça, PF) encontrarem provas, devem condenar o sujeito, não importa de que partido seja. Esta é a diferença básica entre eu e você: eu não tenho bandidos de estimação. Pra mim, tanto faz se o sujeito é prisioneiro político dos milicos de direita dos anos 60/70 ou dos fascínoras atuais e Caracas ou de Havana: são vítimas de ditaduras. Vocês do pt pensam – especialmente os fanáticos – que sendo de esquerda o regime pode roubar, matar e torturar. E pra mim, quem defende crimes é cúmplice.

    8. É meu caro,falar hj é fácil,inclusive verdades pela metade.O PT foi cria da ditadura,o LULA foi incentivado e apoiado pela turma do Golbery que precisava de uma liderança mais forte que a do Brizola e Arraes,dois potenciais terroristas que já estavam de malas prontas para o retorno nas asasa da abertura.Vc sabe disso.

    9. Gilvanildo, só pra citar alguns desastres da administração de Lauro Michels na prefeitura de Diadema: aumentou o IPTU da cidade, chegando a quase 162% em alguns casos; está avacalhando com a saúde de Diadema; está conseguindo perder recursos federais para abrir UPAs em bairros que precisam urgentemente de postos de saúde, por não saber apresentar projeto em tempo hábil; no início de seu governo a cidade perdeu 82 médicos que não concordaram com a nova administração do Secretário da Saúde escolhido por Lauro Michels; a cidade está abandonada, nem parece que tem prefeito em Diadema. Olha, se ele conseguir se reeleger em Diadema no ano que vem, vou passar a acreditar em milagres. Quanto a fala da Ministra Carmem Lucia sobre “o escárnio que venceu o cinismo” tão comentado pelos oposicionistas do PT, nada melhor que ler o que disse o bispo Dom Orvandil em seu post no site http://www.viomundo.com.br com o título “Dom Orvandil à Ministra Carmem Lucia: A senhora não disse nada sobre André Esteves pelo fato dele ser banqueiro e rico?”

    10. Paulo, não é possível dialogar com alguém que escreve uma barbaridade como essa: “Vocês do pt pensam – especialmente os fanáticos – que sendo de esquerda o regime pode roubar, matar e torturar.” . Sinto muito em dizer que o “fanático anti-petista e doente” aqui é tu !!! Onde e quando que tu ouviu, leu ou assistiu que o PT defende roubos, assassinatos e torturas sejam elas de esquerda ou direita ??? ONDE ???

    11. Oromar, eu sei disso o que ??? Vai querer agora transferir o PT para dentro das boinas dos teus milicos assassinos ??? Com ou sem Golbery o PT já estava pronto para existir !!!

    12. Ô Ênio, você vive num mundo paralelo. O PT apoia explicitamente o regime cubano; apoia explicitamente o regime venezuelano. Vai negar que existem prisões políticas e torturas nestes dois países? Você mesmo, como militante, já apoiou aqui o regime cubano. Vou dizer de uma forma que você entenda: quem apoia criminosos é cúmplice, assim como era cúmplice do regime militar quem o apoiava. Não existe “ética setetiva”; não existe “bandido de estimação”. Eu não apoio nenhum bandido, seja de que partido for. Você apoia bandidos, desde que sejam de esquerda. Esta é a diferença básica entre nós: eu quero um mundo melhor, você quer um mundo de bandidos, desde que sejam de esquerda.

  12. Pra que oposição?, porque irmos as ruas?, pra que impeachment?……..ontem o presidente do pt, sempre nos “agraciando”, com seus pronunciamentos, jogou o Delcidio as “cobras” kkkkkkkkkkk, não é que Renan se sentiu ofendido (porque não sabe o que poderá recair a ele e outros aliados) e saiu atacando Rui Falcão de covarde……kkkkkkkkkk. Fico aqui pensando….como estão se sentindo os políticos “aliados” que veem que poderão a qualquer momento serem jogados as “cobras”, pelos petralhas?.
    Algum “aliado”, depois de tudo isso, confiará nesse governo?……………..Esse desgoverno, se ficar até 2018, vai sangrar muito, a essa altura o pt, não tem condição nenhuma de parar essa sangria…..Salve Rui…..Salve Rui !!!

  13. Não se pode condenar um bairro inteiro, por causa de um ato isolado de um morador. O PT tem 10 senadores, e apenas um deles errou. E o povo brasileiro, que a cada dia está mais culto ao olhar as periferias com menos preconceito, sabe bem disso. Meu se o povo, percebeu que “o fato do ex ministro Zé Dirceu ter sido preso por atos que ele cometeu numa sala proxima ao gabinete do presidente Lula, não significava que o Lula soubesse das ações do ministro da casa Civil;” o povo também não terá dificuldades para entender, e as reações da economia e da imprensa mostra isso, que um ato de um senador como o Delcidio Amaral, que fica ha 500 metros de onde despacha a presidente Dilma, não indica que a presidente Dilma era conivente com atos deles. E assim, enquanto não houver nada que ligue o nome da presidente Dilma com atos errados, a presidente Dilma, continuará contando com o apoio de quem a elegeu, e mantida no cargo, chancelada pela boa administração diante de uma crise economica, e de uma crise politica. De se ressaltar no video exibido pela imprensa, o fato de que o Delcidio Amaral do PT, faz criticas a presidente Dilma do PT pela sua postura firme no combate a corrupção, e sita uma suposta preocupação do vice presidente Michel Temer do PMDB, com o depoimento do Jorge Zelada, o que talvez se explique “A falta de emprenho do vice presidente Michel Temer em defender com mais firmeza o mandato da presidente Dilma, que tem tolerancia zero com a corrupção, da tentativa de golpe da oposição patética apoiada pela grande midia”.

    1. Então, meu caro gesiel. Como notoriamente você repete exaustivamente a brilhante administração petistas, e que a Dilminha é tão límpida que se caísse por acidente nas águas enlameadas da barragem estourada, tornaria a água cristalina, já conseguiu descobrir quanto custa em moeda petista, “PM$” (pão com mortadela), desvendar a língua do “P” do Cerverozinho? Você mesmo já decifrou, o que quer dizer..”A Dilma sabia de tudo da compra da refinaria, (a ruinvinha enferrujada), inclusive ligava todos os dias para saber do “pá…pá…pa”?

    2. Caro Gesiel. Nesse caso aconteceu o contrario. Colocaram uma laranja boa dentro de uma caixa de laranjas todas podres. A laranja perfeita foi contaminada por todas as outras e ficou mais podre do que a outas.

  14. A quem serve o Judiciário brasileiro?

    Uma ação contra o deputado estadual Barros Munhoz (PSDB) prescreveu em abril, depois de três anos inativa no Tribunal de Justiça. Mesmo destino devem ter os processos do “mensalão tucano”, remetidos pelo Supremo Tribunal Federal à Justiça mineira. A peça contra Eduardo Azeredo, por exemplo, ainda aguarda distribuição.

    Graças a decisões do STF, o inquérito dos cartéis metroviários paulistas isentou políticos do PSDB, mesmo os citados em depoimentos dos réus. O Ministério Público de Minas Gerais pediu o arquivamento da investigação sobre o aeroporto que o governo de Aécio Neves construiu nas terras de sua família.

    Ignorando as evidências de que os esquemas da Petrobrás começaram antes, a Operação Lava Jato investigou a estatal apenas a partir de 2003. Deixou de lado, assim, um contrato fraudulento, assinado no governo FHC e denunciado pela Comissão de Valores Mobiliários, que movimentou cerca de R$ 56 milhões.

    Os episódios acima têm três características chocantes: a ausência de punições a políticos do PSDB, a simultaneidade dessa lacuna com o rigor aplicado contra petistas e as semelhanças (quando não os elos operacionais) entre processos que tomaram rumos tão diferentes.

    É cômodo minimizar tais fatos atacando a frágil hipótese conspiratória usada por setores da esquerda para defini-los. Também soa ingênuo ver neles uma simples disputa entre “linhas-duras” e “garantistas”, como se fosse probabilisticamente aceitável que a cada facção sempre coubesse julgar o mesmo flanco partidário.

    Não podemos, obviamente, arriscar generalizações em torno de um universo amplo e heterogêneo como o Poder Judiciário. Mas as estatísticas são eloquentes demais. Existem modelos de absolvição (para uns) e punição (para outros) no tratamento judicial a políticos, ainda que suas motivações tenham origens variadas e desconexas.

    Esses padrões se reproduzem, com tendências semelhantes, pelos demais campos de interesses oposicionistas. A blindagem a tucanos espelha o respaldo das cortes à mídia que os apóia, nos processos por calúnia, difamação e crimes eleitorais. Os veículos de comunicação retribuem legitimando o partidarismo dos magistrados que materializam a caçada moral contra seus inimigos comuns.

    Um sintoma da coesão ideológica da teia de favores é o radicalismo antipetista que ela assume em público. O desempenho performático de certos magistrados e procuradores possui teatralidade conclamativa típica de palanques eleitorais, com discursos messiânicos semelhantes aos repetidos pelo colunismo sectário de direita.

    A retórica salvacionista ajuda a naturalizar a imagem positiva da injustiça. Quem critica o viés tendencioso das investidas judiciais contra o PT costuma ser acusado de propor uma inversão dessa parcialidade. Em outras palavras, que os petistas recebam o beneplácito dado a seus opositores. Afinal, a punição de criminosos é necessária independentemente de “contrapartidas” de isonomia.

    Há um vício grave nesse raciocínio, que resulta na equiparação entre repudiar a impunidade de alguns e defendê-la para todos. Mas seu grande problema é conferir a qualquer justiciamento uma essência positiva, como se conduzisse necessariamente a avanços institucionais e civilizatórios.

    A necessidade da equivalência encontra-se tanto nas bases formais da Justiça quanto nos seus “princípios substanciais”. Como o estado de Direito, por definição, se apoia no pressuposto da chamada reciprocidade moral, o tratamento díspar a cidadãos diferenciados pelo perfil partidário afronta a legalidade vigente. Viola, portanto, os tais preceitos republicanos.

    A prática também contraria a natureza saneadora das punições. Poupados pelas cortes e pela imprensa, os criminosos perpetuam-se nos cargos administrativos. E fortalecem suas artimanhas, já que a certeza da impunidade favorece o agravamento dos delitos. Resultam inócuos os efeitos positivos das sanções aplicadas aos petistas, já que eles serão substituídos, nas mesmas estruturas, por delinquentes protegidos.

    Eis a face tenebrosa do combate à corrupção no Brasil: parte relevante do Judiciário fornece guarida para a hegemonia de uma casta delimitada por afinidades ideológicas, levando a retrocessos constitucionais e ao fortalecimento do crime. Com o apoio da mídia corporativa, esse predomínio adquire uma força institucional de alcance tirânico.

    Admitindo que o partidarismo judicial não passa de outro vetor entre os demais que influenciam as agendas decisórias, a solução talvez seja quebrar a redoma protetora e confortável que separa as cortes das pressões populares. Se os magistrados assumiram prerrogativas de interferência nos rumos do país, que forneçam contrapartidas equivalentes à sociedade. Que enfrentem, portanto, o ônus de fazer política.

    http://www.guilhermescalzilli.blogspot.com.br/

  15. Isaias Alves,
    há mais de sete anos no ar, este blog não publica comentários escritos só com letras maiúsculas (caixa alta). Como já escrevi tantas vezes, aqui ninguém é surdo nem cego.
    Grato pela compreensão,
    Ricardo Kotscho

  16. Não entendi como você. A posição do partido não tem nada a ver com a votação do senado. O partido, logicamente se desvincula do senador, que claramente cometeu crime em seu nome e não do partido. Quanto a votação do senado era para homologar ou rechaçar a prisão do senador. A maioria do PT entendeu que a prisão não fora legal, contrariando a constituição, apenas isso. Quanto a tristeza de Humberto Costa, era geral o clima de velório no senado, principalmente pela perda de um senador muito querido e também pela perda de poder para o judiciário. E o senador só foi preso porque afrontou o STF, colocando em dúvida a lisura de seus juízes. Quanto aos vazamentos, até agora o STF não tomou nenhuma atitude para acabar com eles, só agora que poderia prejudicar os senhores juízes é que se dignaram a condená-los. Vazamento pode, desde que seja contra o PT e a favor da mídia.

  17. Mestre, detesto as notas do Falcão, prefiro ação, mas na relativa ao ocorrido, dizendo-se perplexo com os fatos, o presidente nacional do PT, manifestou que: “1- Nenhuma das tratativas atribuídas ao senador tem qualquer relação com sua atividade partidária, seja como parlamentar ou como simples filiado; 2- Por isso mesmo, o PT não se julga obrigado a qualquer gesto de solidariedade; 3- A presidência do PT convocará, em curto espaço de tempo, reunião da Comissão Executiva Nacional para adotar medidas que a direção partidária julgar cabíveis.” Então, de frente para os inquestionáveis fatos divulgados, de frente à reação da mídia monopólio e a repercussão desejada de conseguir colocar o PT como protagonista principal, pouco importando Delcídio, Esteves ou o vazamento da delação de Cerveró, sem contar a familiar dupla, Preciado & Serra, solenemente ignorados, pensando serenamente, onde é que a nota afirma algo que não se coadune à realidade dos fatos? Onde é que o PT entra nessa gravação como autor ou protagonista culpado do que quer que seja? Onde a nota rifa o até então leve e solto Delcidio em suas ações pessoais, que agora servem não para rifar, mas para linchar o PT? Onde a nota diz algo que perante os fatos não seja a mais pura verdade? Mestre, que de forma permanente procurem destruir o PT, mesmo antes da sua constituição legal, há mais de 35 anos, é da luta que vivenciamos, que de forma sistemática, após 2003, tentem “varrer do mapa” o PT, por ter assumido a presidência da nação, é da luta e da sobrevivência de um sonho coletivo, que sonhamos realidade, mas o ocaso do PT, cabe aos inimigos anunciarem até serem definitivamente derrotados, portanto, que divirtam-se agora com o fugaz retrato do Mestre, afinal sonhar não custa nada, tornar realidade é que são elas…

    1. …graaande Dias, belo comentário. Depois do que fez pelo nosso país, as suas realizações concretas, visíveis, fotografáveis, por mais que tentem não destruirão o PT.

    2. o que rui falcão quis dizer foi que a tramoia só se justifica se for a favor do partido, caso contrário não. muita gente foi assassinada em regimes totalitários por trás desse tipo de pensamento.

  18. Kotscho, voce fala em “ocaso do PT” e não ponho nenhum reparo nisso, mas pergunto: os adversários do PT estão melhores, têm mais serviços prestados ao país que o PT ? Explico e justifico a pergunta, que nem carece de resposta, pedindo licensa pra reproduzir a seguir, meu ultimo comentário no post anterior: ////// “Onde se escondeu Victor Hugo, que ama defender o PT aqui nos comentários ? (Marcos Machado – 25 de novembro de 2015 – 21:20)”. /// Marcos Machado, não me faça rir !!! Não me escondi de nada e nem lamento, muito pelo contrário, a prisão do ex-diretor da Petrobras da era FHC. Lamento muitíssimo, isso sim, que voce e os demais coxinhas que aqui comentam não disponham do mínimo de inteligência necessário pra entenderem que se FHC confessou em recente biografia que foi informado sobre o “Petrolão”, em 1996, pelo empresário Benjamim Steinbruck da CSN (Cia Siderurgica Nacional) e nada fez, pois o então tucano Delcidio Amaral havia sido indicado diretor da estatal pelo próprio governo FHC, então o PT não é, nunca foi e nunca será o culpado pelo “Petrolão”, muito pelo contrário: O Partido dos Trabalhadores combate corrupção como nenhum governo anterior e qualquer comparação entre os governos Lula ou Dilma x FHC é covardia, quer seja nos indicadores econômicos ou sociais, quer seja no combate a corrupção. Por esse motivo continuo Petista convicto e Balaieiro assíduo enquanto Alah, o altíssimo, e mestre Kotscho permitirem. Marcos Machado, espero ter esclarecido a voce e aos demais “nobres” coxinhas do Balaio como encaro o combate a corrupção. E espero tê-lo feito com a mesma competência com a qual o genial Cesar-T esclareceu-lhes como devem comportar-se os derrotados em eleições democráticas, ou seja, como os Petistas (Kirchneristas) da Argentina: sem choradeira, sem apelações, sem pautas-bomba e sem ridículas contagens regressivas para o impeachment do candidato vitorioso. Na verdade, meu mano Cesar-T conseguiu duas façanhas, que eu considerava humanamente impossíveis, numa só tacada: educou e corou (além de ridicularizar) os coxinhas do Balaio. Meu abraço e minha gratidão ao mano Cesar-T. /// Em tempo : abração pro presidente de meu fã clube, José Eduardo.

    1. Victor Hugo, rir dos coxinhas continua sendo o melhor remedio, vc judiou deles, estão procurando ate hoje no dicionario espanhol o significado de “balajo del kotjo”.

    2. Victor Hugo, uma sugestão: comece a abandonar esses termos infantis, “coxinha”, “mortadela”, “petralha”. Isso é coisa de crianças do ensino fundamental brigando na hora do recreio. Filho, o sinal bateu, tá na hora de entrar pra sala – e pra vida. Esse tipo de coisa só comprova que no Brasil, hoje, não há militantes (de qualquer ordem, “esquerda” ou “direita”, devendo-se observar que já há muitos anos não há qualquer diferença fundamental entre os dois lados), mas sim fanboys de partidos políticos e figuras políticas. Sim, porque fanboy é exatamente isso: sujeito que defende seu ídolos, a qualquer preço. Volta pra aula, filho, volta.

    3. Vejo que ainda vamos ser roubados mais e mais só pelas postagens. Não se discute quem roubou mas qual partido roubou mas fez. Só falta o Maluf se filiar ao PT

  19. Helena/S.André SP (26/11/15 – 13:59). Tive o privilégio de morar em Belo Horizonte à epoca em que Patrus Ananias era prefeito. Tão magnifica foi a administração do Petista que senti imenso orgulho de ser Brasileiro. Hoje tenho a felicidade de residir em outro município administrado pelo PT. Conseguimos expulsar os tucanos e duvido muito que voltem a governar nossa cidade. Se o PT está no ocaso, como diz Kotscho, os demotucanos já viraram comida de verme, há muito !!! /// Mano Dias, simplesmente momumental, seu comentáriode 15:17. Meus parabéns !!!!!

  20. Kotcho, mal sabia que Delcidio do Amaral então nomeado Diretor da PetrobraX por FHC foi chefe de Nestor Cerveró, esse dois fizeram, e sabem coisas do arco da velha. Zé bolinha, AeroAécio tbem tem cópia da delação de Cerveró e do nada FHC preferiu se refugiar na perigosa Paris. E o PT é quem esta no “ocaso”.

  21. …a arapuca foi armada, o Delcídio vai falar, e quando o Delcídio abrir a boca, vai-se descobrir que a corrupção na Petrobrás, é obra de tucano fantasiado de petista. Como não conseguiam viver sem roubar o estado, e como o PT não perde para eles eleições, infiltraram o Delcídio, que era afilhado do Serra, que amava um espanhol, que mandava no Baiano, assim-assim com Cerveró, que foi indicado pelo Del…e deu neste borogodó…é ou num é Cerveró ???FAAAALA DELCÍDIO FAAAAALA !!!

  22. Humberto Costa estava certo, o que se devia discutir no Senado é se uma área do Poder Judiciário (o STF) pode mandar prender um membro do legislativo que ainda não foi julgado. A gravação parece ser em áudio, o STF periciou? O que o Poder Judiciário podia e devia ter feito era convocar todos os envolvidos, inclusive a PF, para comprovar a veracidade e como a delação premiada e sigilosa foi parar nas mãos do senador e do banqueiro. Não soltarem boutades como fez, mais uma vez, dona Carmen Lucia. Se o STF tem poder para prender, então vamos torcer para que recupere o atraso e prenda um sujeito procurado pela Interpol que é deputado federal.

  23. GOLPE. ISSO SE CHAMA GOLPE DE ESTADO.
    Também já é ESTADO DE EXCEÇÃO, como insinuou BATTOCHIO que foi quem fez a lei e que disse: sinal dos tempos?

    Se colocar escutas em qualquer politico a chance de dar B.O. é quase 100%. Aliás, isso em quase todos os poderes e instituições…

    O que está ocorrendo é que somente investigam petistas, então somente serão presos petistas.

    Esse é o golpe contra o Brasil que é dirigido por uma petista honesta, um golpe neoliberal que está em andamento…bem antes do dia em que o inominável falou que queria ver Dilma sangrar porque ela ganhou dele.

    É golpe. Ou precisa desenhar?

  24. Embora os covardes petistas, de terem jogado aos leões, mesmo sendo o Delcidio Amaral, senador, petista desde 2001, antes mesmo da eleição do Lula, principal articulador do Governo no Senado, único que conseguia negociar alguma coisa no Senado, enfim… Eis, que com o abandono do PQ, (salvo por alguns sub-senadores, PeQuistas), o temor (pânico geral no Planalto e no PMDB) é uma eventual delação premiada do dito cujo. Nós da oposição já chamamos! #DelataDelcidio

  25. …nenhum coxa, até agora, pediu para o André falar sobre ter bancado todos os custos do casamento do Aécio…iaí Givanildo, iaí Vanvan, o que é que voces acham ???

    1. Olha vévé, eu acho que como diz a tua tia Dillma, não se deve ter respeito por delator. Quando o Cerveró, o Nestor, contar tudo sobre Pasadena, eu te pergunto: vai ter Falcon50 suficiente pra petralhada fugir do Brasil ou vão ter que usar um avião cargueiro?

    2. everaldo – 26 de novembro de 2015 – 21:19 ”…nenhum coxa, até agora, pediu para o André falar sobre ter bancado todos os custos do casamento do Aécio…iaí Givanildo, iaí Vanvan, o que é que voces acham ???”
      Para a justiça everaldo ,não basta boatarias e disse me disse, principalmente de acusadores desmoralizados e sem nenhuma confiança. E se o ANDRÉ falar ,aí sim ,apure-se se o fato foi criminoso e lhe dê o encaminhamento adequado em juízo. Entendeu everaldo? E não tente abafar ou amenizar crimes apontando outros crimes, pois isso equivale a confissão.

    3. Caro everaldo, não queiram sair pela tangente, o assunto principal é decifrar a língua do “P” do Cerveró… Afinal, todos estão ansiosos para saber, o que significa…”A Dilma estava por dentro de tudo… ela ligava todos os dias, queria saber do “pá”…”pá”… “pá”…?!

  26. Interessante, qualquer pessoa, mesmo pouco observadora, notará, que quanto menos argumentos teem, mais escrevem, tentando enrolar, ludibriar, acham que conseguirão, coitados.

    1. Jorge, esse método usado pelos carcaças de frango tem também a finalidade de dificultar a leitura dos textos de outros foristas. O Texto longo enche a tela, esconde os textos menores. Entendeu? Provavelmente é dica do marqueteiro da facção.

  27. Conta tudo aí Delcídio. O Cerveró já entregou geral e não salvou nem a Dilma .Até o Romário entrou pelo cano e a VEJA terá que pedir desculpas por ter se desculpado.
    Estamos discutindo a corrupção entranhada no PT como método de governo , o que é bem diferente das ladroagens de grupelhos que infestam as diretorias de estatais. Para os leigos ,roubo é roubo, mas para a justiça é diferente.
    Um exemplo de como um roubo é diferente:
    Furtar energia elétrica é roubo cominado no Art,155. Trata-se de crime afiançável e a pena é de 3 a 6 meses ou de 1 a 3 anos no caso de reincidência. Mas ,atenção, o mesmo furto, se praticado alterando o marcador (§2ºdo Art.155)é agravado como fraude e passa a ser inafiançável com pena de até 8 anos.

  28. Acho que não foi divulgada toda a conversa gravada. Na minha modesta opinião ainda tem muita lama para rolar, se é que vão divulgar, (Só divulgam o que o Moro quer). O Velório no Senado tem uma explicação , estão todos com medo , se a moda pega não fica quase ninguém. Fala Delcídio, fala Ceveró.Em tempo continuo com Lula e Dilma.

    1. Concordo com teu comentário Maria do Rosário, na cúpula côncava e convexa do congresso nacional parece que não existe exceções, a lama represada de centenas de anos, continua jorrando, poluindo e contaminando a política e o povo brasileiro. O medo é geral, os politiqueiros dos partidos tradicionais como o PT, PMDB, PSDB, DEM, PSB, PP, PRB e outros estão apavorados e atordoados. Acho a atitude do supremo correta porém, a prisão deve ser pra todos e não direcionada somente a um partido. Gostaria de entender, o porquê? um político é preso em proferir palavras e outros estão soltos por debocharem e roubarem milhões de reais. Resta uma esperança, que o eleitor faça sua parte, começando em 2016 a descontaminar a lama residual da política nacional.

  29. E o chefe saiu a bravatear…………”é um idiota, imbecil……”……chego a conclusão que com essa frase, ele quis dizer…….”se me perguntasse eu saberia lhe dizer o que fazer”. É Delcidio, eu me atrevo a dizer que você é principiante………….Enquanto isso o nosso Rui, foi claro, se fosse “prol do partido”, sairíamos em sua defesa, mas como não foi…….

  30. Vejam as contradições dos petralhas. Vendem Dilma como a gerentona detalhista (como se isso fosse qualidade), a ponto de querer saber da ponte no interior do Piauí. A mesma detalhista que como presidente do conselho de uma das maiores empresas do mundo, fechou um negócio obscuro amparada por um relatório de um subalterno supostamente relapso. Não cola. Esperamos que Cerveró seja realmente detalhista em sua delação.

  31. A declaração do Rui Falcão é a coisa mais asquerosa que já ouvi na vida: o sujeito pode praticar crimes, desde que seja em nome do partido. Tudo que for feito em nome do partido terá o apoio do pt. Poucos fascínoras da história chegaram a tanto; inacreditável no que se tornou este partido.

  32. Fico pensando……o que passa na cabeça de um Paulo Paim, Suplicy e outros, pessoas honestas, vendo os carcaças de frango saindo em defesa dos indefensáveis, e esquecendo-se deles. Ao invés de começarem uma “construção” com os “sobreviventes do holocausto”, perdem tempo e coerência no que falam……QUE COISA !!!

  33. “O que está em discussão é se um Poder pode mandar prender um parlamentar no exercício do mandato.”

    Falam da prisão do Delcídio como se ele não conhecesse a Constituição Federal para fazer o que fez e garantir a impunidade. No que dependesse da CF (a cara de pau desses artigos que defendem a classe política é uma coisa inacreditável), ele estaria solto e respondendo em liberdade. Como diz aquele ditado: é preciso quebrar os ovos para fazer o omelete. Bem feito. Que sirva de lição. E quem estiver achando ruim, é só pegar o endereço da prisão para ir oferecer o seu ombro ao Delcídio.

  34. E como dizem os mais velhos…”Quando a fase está ruim, o urubu que nada por baixo caga no de cima”
    Eis, que a sempre “questionada Mega-Sena”, no concurso 1764, sorteara uma bolada de mais de 205 Milhões! A principio a caixa informa no seu site que tinha acumulado outra vez… Em seguida, misteriosamente aparece um ganhador, logo para a Cidade de Brasília….Todos, brincando ou seriamente ficou de orelha em pé. Depois a caixa até divulgou uma “Nota de esclarecimento” que informando que não tinha nada de errado, e tal. Para piorar a situação, descobre-se que o sócio da lotérica onde supostamente foi feita a aposta vencedora, é um tal de Nasser YOUSSEF Nasr! (Ex-deputado, processado por fraude, etc).
    Depois da prisão do Senador PeQuista, líder do Governo Dilma no Senado, junto com o “banqueiro parceiro e/ou preocupado”,vem a MEGA-SENA super acumulada a ser sorteada numa lotérica da família Youssef! Como diria o brilhante Milton Leite, do SporTV…”QUE FAAAAASE!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *