O inferno astral de Lula no dia em que chega aos 70

O inferno astral de Lula no dia em que chega aos 70

Os velhos companheiros chegaram a planejar uma festa para comemorar seus 70 anos num tradicional restaurante de frango com polenta de São Bernardo do Campo, onde tudo começou, mas o próprio aniversariante mandou cancelar, já na semana passada, por achar que não havia clima para comemorações.

De fato, não há, e o pior ainda estava por acontecer nesta segunda-feira, véspera do aniversário do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Logo às 6 da manhã, a Polícia Federal fez uma operação de busca e apreensão nos escritórios do seu filho caçula, Luís Cláudio. Antes do dia acabar, o ex-ministro Gilberto Carvalho, que foi seu fiel chefe de gabinete nos oito anos de governo, teve que prestar depoimento na Polícia Federal. Ambos são investigados na Operação Zelotes.

Dias antes, o próprio Lula passou pelo constrangimento de prestar declarações na Procuradoria da República por conta de investigações da Operação Lava Jato. Amigos e parentes do ex-presidente são denunciados por delatores nas duas operações.  O cerco está se fechando.

Para completar, levantamento Ibope sobre os possíveis candidatos à sucessão presidencial em 2018 mostrou que Lula tem o maior índice de rejeição, com 55%, ao mesmo tempo em que lidera com folga a pesquisa espontânea de intenção de votos, com 23% (ver análise no post anterior).

No dia em que chega aos 70 anos, Lula enfrenta o maior inferno astral da sua vida, cercado por todos os lados, na guerra política sem fim desencadeada durante a última campanha eleitoral. Do céu ao inferno, passaram-se poucos anos, desde que ele deixou o poder, no auge da popularidade, elegendo a sua sucessora.

É muito difícil para mim, vocês podem imaginar, escrever este texto sobre um velho amigo, que conheci ainda na época das greves dos metalúrgicos do ABC, no final dos anos 1970, e acompanhei na sua longa trajetória até o Palácio do Planalto. Não consigo ter o distanciamento necessário que se exige de um repórter. Estou muito triste com tudo isso que está acontecendo, mas na vida a gente colhe o que plantou, de bom ou de ruim, de acordo com as escolhas que fazemos. De nada adianta colocar a culpa nos outros.

“Você tem falado com o Lula?”, costumam me perguntar amigos comuns. Não, não nos falamos desde a véspera da eleição do ano passado. Circunstâncias da vida foram aos poucos nos afastando, sem que eu saiba explicar os motivos. Acho que nem teríamos agora muito o que dizer um ao outro. Dizer o quê?

Se eu fosse ele, a esta altura do campeonato, já teria me dedicado mais a preservar a saúde, zelar pela biografia e cuidar da família, mas sei que Lula não pensa assim. Sempre foi um campeão de sobrevivência e, certamente, pelo que conheço dele, vai continuar lutando, enquanto tiver fôrças, para defender seu legado contra tudo e contra todos.

Parabéns, Lula, pelos “setentinha”, como disse o velho Chico. Ainda chego lá…

Vida que segue.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

92 thoughts on “O inferno astral de Lula no dia em que chega aos 70

  1. Hoje, Lula completa 70 anos. Ele deixou de ser operário, formalmente, em 1980, quando fundou o PT (na verdade, como líder sindical, já não dava expediente no chão de fábrica desde 1972).

    Ou seja, Lula deixou de trabalhar, no duro mesmo, aos 35 anos. Metade da sua vida foi dedicada à “arte da política”, e não ao batente diário que consome o tempo de milhões de brasileiros.

    Lula trabalhou muito menos do que operários, empresários, professores, comerciantes, jornalistas e profissionais liberais que ainda têm de suar a camisa para pagar as contas.

    Lula é a elite da elite. Lula é um político que virou lobista.

    1. E FHC? Aposentado com 12 anos de professorado na USP? Aposentadoria de R$ 22 mil!! E chamou os aposentados de “vagabundos”!! Lembra, cretino?

    2. Sim! E FHC? Também aposentado precocemente! Mas como justificar um erro e um desvio com o outro? Como usar a comparação para justificar sua opinião? O sr. Celso nada mais faz do que igualar um ao outro. E dessa maneira legitimiza o enriquecimento rápido e suspeitíssimo do Lula através da crítica (coerente) ao outro ex-presidente!

      A verdade é que independentemente dos louros e das conquistas trazidas pelo governo do Lula, é inegável que há um processo muito mal explicado de enriquecimento de todos os membros da família Silva! Não dá pra tampar o sol com a peneira e achar que o fato de ter sido presidente possa justificar qualquer desvio!

      Como justificar um indivíduo como o Lulinha que era um funcionário inexpressivo de um zoológico e hoje negocia milhões? Simplesmente isso fere a inteligência de qualquer pessoa minimamente culta!

      A questão que fica é se os atos praticados foram ilegais ou “meramente não-éticos”. Há, claro, diferenças, mas a maior parte da opinião pública tem dificuldades em dicernir um do outro.

      Nossa crise moral nacional será escancarada quando surgirem provas de desvios éticos e morais que não são necessariamente ilegais cometidos pela família Silva ou por qualquer outro ex-governante. Aí passaremos a discutir se os fins realmente justificam os meios como a cúpula do PT mostrou pensar nos últimos anos.

  2. Prezado Kotscho, a que fatos você quer se referir quando escreve “Estou muito triste com tudo isso que está acontecendo, mas na vida a gente colhe o que plantou, de bom ou de ruim, de acordo com as escolhas que fazemos. De nada adianta colocar a culpa nos outros.”?

  3. Caro Kotscho
    Nós, milhões de BRASILEIROS no coração e PETISTAS na alma, seguiremos firmes e fortes com Lula em mais essa luta contra tudo e contra todos !!!
    Não é a primeira e nem será a última !!!
    Não somos , como ele mesmo diz, de “levar gato ensacado pra casa” !!!
    VIVA O MELHOR PRESIDENTE DA NOSSA HISTÓRIA !!!
    VIVA LULA !!!
    VIVA O BRASIL DE DENTRO !!!

  4. Você retrata os fatos. Apesar do constrangimento. Como eu disse no comentário anterior: a semeadura é livre mas a colheita é obrigatória. Lula só está colhendo o que plantou. E ainda nem começou. Vai ficar muito pior. Corre o risco de seguir o exemplo do José Dirceu que manchou toda sua história e que dificilmente sai da cadeia. As próximas semanas vão mostrar o que vem por aí. Obviamente que o MPF, a PF e os Juízes Federais não são malucos de mandar fazer buscas, prender gente etc. sem que hajam evidências de crimes. Lula, Cunha, Renan, Collor, Maluf, Sarney, todos da mesma estirpe. Todos da mesma índole.

    1. Se existissem ou vierem a existir evidências em relação a Aécio, FHC (nenhum de seus filhos enriqueceu em 8 anos que ele ocupou a Presidência), Serra, com certeza estariam ou estarão sendo investigados. Lula achou que o país lhe pertencia. Errado: o Brasil é dos brasileiros principalmente daqueles que pagam os impostos absurdos e são surrupiados diariamente por elementos como o Lula e os demais da sua estirpe. Feliz aniversário. Chegar aos 70 anos a pique de ser desmoralizado e ver seu legado transformado em pó pela sua própria ganância é muito triste. O Brasil realmente pode estar dando um grande passo a medida em que começa a investigar e punir meliantes travestidos de empresários e populistas. Pena que os políticos são julgados pelo STF. Por isso Cunha, Collor, Renan e outros ainda estão soltos exercendo mandatos.

  5. “Na vida a gente colhe o que plantou, de bom ou de ruim, de acordo com as escolhas que fazemos. De nada adianta colocar a culpa nos outros”, desde que nada nos plantem, né? Pois é, Mestre, já eu tive outra sensação, a que finalmente atravessaram o Rubicão da indecência e da sordidez humana, em busca do poder perdido sobre o destino do conteúdo do cofre, o Brasil para o futuro ou de volta ao atraso. Outro Mestre, da pequena constelação que paira sobre o deserto do monopólio da mídia de desinformação, Jânio de Freitas, parece que em mesmo insight, revela-o magistralmente em seu artigo de hoje, vislumbrando que ‘abriu uma fresta na cortina que os protege’ e o promissor candidato certo, a Mestre, Fernando Brito, escancara no Tijolaço os putrefatos inimigos, resgatando lá no longínquo 31 de julho de 2009, Mestre balaieiro [“As crianças chegaram! Já estão em casa”, contou-me no começo desta semana o amigo Gilberto Carvalho, feliz da vida porque finalmente tinha conseguido concretizar o grande sonho dele e de sua mulher, a Flor: adotar uma criança. Uma não, foram logo duas, de 6 e 4 anos. Depois de dois anos de batalha nas Varas da Família, enfrentando toda espécie de burocracias e dificuldades, o casal estava comemorando naquela noite a chegada das crianças…”] para desabafar: “A investigação da PF sobre Gilberto Carvalho é só lixo – Não posso deixar de ficar indignado -até mais que o próprio – com a irresponsabilidade da PF na mixórdia de “investigação” contra Gilberto Carvalho. O que eram as tais “relações estreitas” que se apontou contra ele? Uma anotação de um suposto lobista, Alexandre Paes dos Santos, que também teria participado do negócio, registra um “café” com o ex-ministro no dia 16 de novembro de 2009. Não era preciso mais que ir ao Google para saber que, neste dia, Gilberto Carvalho não estava nem aqui, no Brasil (…) [estava em Roma] na reunião da ONU sobre Segurança Alimentar (…) E o “código da propina”? “Não esquecer de levar duas bonecas para o Gilberto”. O que eram as “bonecas”? Duas malas de dinheiro? Não, eram mesmo duas bonecas de plástico, para as meninas que Carvalho acabara de adotar… A adoção das meninas custou a Gilberto dois anos de luta judicial, que ele descreve em carta a Ricardo Kotscho, também disponível aos doutores delegados na internet. Talvez ali decifrassem o “mistério” das bonecas… Fico impressionado e engulhado com este tipo de coisa. Na Operação Zelotes, só nas maiores empresas, há fraudes para sonegar impostos de duas dezenas de bilhões de reais. E os nossos valentes delegados e delegadas federais estão investigando bonecas para as meninas do chefe de Gabinete de Lula, com quem tive o privilégio de conviver e sobre o qual, por inevitável dignidade, não posso deixar de, modestamente, testemunhar a integridade. Se os homens públicos brasileiros tivessem metade da simplicidade e da honradez de Gilberto Carvalho, o Brasil seria o país mais honesto do mundo.” Definitivamente não é tempo para comemorações, Mestre, agora dá licença que vou até ali vomitar…

  6. esse Celso já tá perdendo a “estribeira” e comecou com ofensas pessoais. Nao adianta reclamar petralhas…a justica tarda, mas nao falha (sim, até no Brasil pode a justica funcionar”). Lula tanto fez maldades que deverá agora pagar. Deve ser, pelo menos 1 vez na vida, “macho” o suficiente para arcar com as responsabilidades de seus feitos nefastos. Seja “homem” Sr. ex-presidente e pague pelos seus erros e atos terríveis. O Sr. emporcalhou o nome de uma nacao….

    1. Não sou “petralha”. E se fosse, qual é o problema? O que eu não sou mesmo é “Maria vai com a Globo”. Como muitos aqui inclusive você. Seja você macho o suficiente e pense pela SUA cabeça. Mas acho difícil…
      Repito: enquanto isso, Aécio “aeroporto”, Serra Chevron Chirico, FHC entreguista, soltos.
      Não gostou do “cretino”? Não seja por isso. Coma menos.

  7. “”Temos que confiar na justiça””. E quando se fala em “confiar na justiça”, é confiar que a “justiça vai fazer justiça”; e não na justiça que possa condenar ou absolver: O Lula, a Dilma, o FHC, o Aecio, o Serra, o Alckmin e etc. -Falo por mim: “”Eu continuo acreditando na honradez do Lula!”” – Eu tinha 12 anos e me ofereci pra fazer campanha pro Lula, porque eu sempre ouvia um justiceiro da TV dizendo que “no Brasil só existia cadeia pra pobre, prostituta e preto”; e então eu conclui que se o Lula fizesse algo errado ele iria pra cadeia, porque ele era pobre. -Então deixei o velho atari, o TK 2000 color, o skate plancton e a bola topper; e fui lutar pelo Brasil dream que acreditava. -Recentemente o Lula, se mostrou um pouco decepcionado com o PT, ao ver alguns pouquissimos petistas envolvidos com corrupção; e disse que “”O PT tinha nascido pra ser um Partido diferente dos outros que estavam aí””. -E’ de se entender a decepção do Lula, que é a mesma decepção que muitos filiados ao PT e muitos simpatizantes do PT tiveram; ao ver que o PT não é mais aquele partido de quando foi criado, onde se imaginava ser um partido inatingível pela corrupção. -Mas no entanto, a verdade é que o PT, mesmo tendo alguns poucos membros envolvidos com corrupção, continua sendo “o partido diferente dos que estão aí”; pois é o unico até o momento que “Está combatendo a corrupção, doa a quem doer como disse a Dilma, e mesmo que preciso, ‘cortar na propria carne’, como disse o Lula”. Na epoca do FHC do PSDB, a Aecio Neves era o presidente da camara e não deixava abrir CPIs (como os deputados estaduais fazem aqui no governo Alckmin); o procurador da republica era o Geraldo Brindeiro, que engavetava investigações contra o governo FHC; a policia Federal, praticamente não fazia operações de combate a corrupção e o TCU, aprovava “as mesmas pedaladas fiscais que agora quer punir no governo Dilma do PT” (E alguns ainda querem dizer que o PT aparelhou as instituições publicas para se beneficiar com a corrupção). O PT continua combatendo a corrupção e o PSDB continua jogando a corrupção pra debaixo do tapete. E o povo cada vez mais politizado sabe disso. A torcida é pra que a justiça seja feita sempre. A Globo fez um alarde danado sobre o depoimento do Fernando Bahiano, onde fala de um encontro entre o Lula e lobistas numa fazenda de um conhecido do Lula; onde teria o objetivo de se fazer acertos de corrupção na petrobras. No entanto, a globo ao final da materia, disse que o mesmo Fernando Baiano “Disse que Não foi fechado acordo nenhum”. “”-Então do que o Lula está sendo suspeito ou acusado?”” “”Vida longa ao Lula, o maior lider brasileiros de todos os tempos, reconhecido no mundo inteiro; tão importante para o Brasil como Gandhi para a India.””

    1. A famiglia Lula da Silva enriqueceu com dinheiro da corrupção,todo mundo sabe disso gente,o povo não é bobo.Só o Lula mesmo pra ter 2 filhos ultra bem sucedidos como o Lulinha o “Ronaldinho dos negócios”e o Lulinhazinho “gênio do marketing esportivo” que trouxe o futebol americano pro Brasil(kkkkkkkkk).Devia trazer também o críquete ou o hóquei no gelo,iria arrebentar de ganhar dinheiro kkkkkk

  8. Ricardo, boa tarde . Lula é culpado por ter imposto goela abaixo essa figura sinistra que nos governa, ou seria, desgoverna…….Lula é culpado pela situação de caos que vive nosso Brasil, pela quebra da Petrobras, e pelo maior escândalo de corrupção já visto, a nivel mundial…..Enriquecimento fantástico da familia em curtíssimo espaço de tempo, isso por sí só, já seria suficiente para indiciamento……Querer calar a PF já é demais, mesmo para um petista…… Francamente……. Vida seguindo…….

  9. Todo país precisa de lideranças e Lula sempre foi um líder expressivo de parte da população brasileira. Goste-se ou não dele, isso é um fato. No entanto, o Brasil descobre atônito que o grande líder popular não passa de um reles “Brahma”, um vulgar lobysta de empreiteiras que faziam negócios com a Petrobras. E agora somos apresentados com uma história pavorosa: 2 milhões para o filho em troca de uma MP assinada por ele, Lula, no exercício da presidência; mais 2 milhões para a nora, pagos por Fernando Baiano através do amigo Bunlai. Como pode alguém sujar sua biografia de tal modo por dinheiro e ainda colocar no meio do furacão a família? Inacreditável.

    1. Caro RK, o nosso balaio, se assim posso chamá-lo, Já foi melhor frequentado. O contraditório. O contraponto. Sim. Mas o desfile de insanidade que pude ler nos comentários… Vale aqui, o que escreveu o Deputado Jeam Wiles: É fascismo em estado puro. Ódio contra Lula e o PT, sem qualquer fundamento. Mesmices, lurares-comum… Família milionário, filhos ricos… Revoltante

  10. “Tem pessoas que morrem viva, outras porque chegou a hora, e poucas ficam viva nas memórias”, seu legado caro jornalista se encaixa na última, entendo como deve ter sido difícil e triste escrever essas linhas, talvez por isso e tudo mais, que você é tão respeitado no meio jornalistico e político.

  11. Por que só agora a Lava Jato chegou a Cunha?

    Os indícios de que Eduardo Cunha possui contas no exterior são conhecidos pela Justiça há meses. As investigações começaram já em abril na Suíça, e poderiam ter ocorrido antes, se as autoridades brasileiras tivessem reagido às primeiras suspeitas.

    Enquanto os réus da Lava Jato e seus familiares eram presos com uma afoiteza que até prejudicou inocentes, Cunha seguiu ocupando o terceiro cargo da sucessão presidencial do país. Podendo movimentar suas fortunas.

    Eis que ele cai em desgraça justo agora, na fase crítica dos planos golpistas. Não antes, prejudicando as manifestações promovidas pela mídia conspiradora. Nem depois, no recesso parlamentar ou na paralisia do ano eleitoral.

    Claro que não se trata de mero acaso. O cerco ao deputado é uma forma de forçar a sua derradeira investida contra o governo. Acuado pelo noticiário negativo e incapaz de fazer acordos salvadores, ele não teria saída senão apressar os ritos do impeachment.

    A estratégia consiste em mantê-lo refém dos investigadores, prestando serviço ao roteirotraçado para a Lava Jato. Prática adequada, aliás, aos métodos coercitivos de Sérgio Moro: sob ameaça de ver parentes presos por sua causa, a vítima faz tudo que os meganhas ordenarem.

    Estes são os verdadeiros bastidores das vicissitudes de Cunha, e que a mídia golpista se esforça tanto para ocultar. O teatro punitivo não muda a essência do arranjo. Desmoralizam o sujeito, bloqueiam suas contas, expõem seus familiares, mas ele preserva o poder de alavancar a cassação da presidente da República.

    Sugiro, portanto, certa parcimônia comemorativa com o indiciamento de Cunha. O episódio mancha para sempre a memória dos seus aliados, mas também ilustra a força do conluio institucional que patrocina o impeachment.

    Não será sob aplausos crédulos que o Congresso ou Judiciário barrarão o ataque final do golpismo.

    http://www.guilhermescalzilli.blogspot.com.br/

    1. Cunha só não está preso porque tem foro privilegiado, está submetido apenas ao STF. Mas todas as pilantragens dele foram descobertas na operação lava-jato, a cargo do juiz Moro, que remeteu o caso ao STF. Ocorre que o STF está à serviço dos poderosos da vez, seja Eduardo Cunha ou qualquer outro que detenha poder na República. Ah, e Eduardo Cunha sempre foi aliado do governo nos últimos 12 anos. Era líder do PMDB, partido do vice presidente e maior partido da base alugada.

  12. Não temerá más notícias; seu coração está firme, confiante no Senhor.
    O seu coração está seguro e nada temerá. No final, verá a derrota dos seus adversários.
    Reparte generosamente com os pobres; a sua justiça dura para sempre; seu poder será exaltado em honra.
    O ímpio o vê e fica irado, range os dentes e definha. O desejo dos ímpios se frustrará.
    Salmos 112:7-10

    1. Meu caro Paulo, a oração é algo que faz parte do meu dia a dia. Então caríssimo, eu não comecei a rezar, eu rezo desde sempre. Rezo por mim, por meus familiares, amigos e inimigos também. A oração faz bem, desejar o bem dos outros faz bem. Rezo sim para o presidente Lula, porque lhe tenho apreço, rezo para que a justiça de Deus seja feita. Rezo pelas pessoas que são perseguidas injustamente, e rezo principalmente, para que eu não chegue a odiar tanto o meu próximo, a ponte de desejar a sua morte, e pessoas desejando a morte e o mal do seu semelhante é o que mais temos visto nas redes sociais. Experimente rezar também, é de graça sabia? E não faz mal a ninguem. Fique em paz.

    2. Elizabete, rezar é bom. Mas no caso do nosso Lula, penso que se aplica melhor o estrofe de entrada da Divina Comédia, de Dante Alighieri, o deus das letras:

      “Da nossa vida, em meio da jornada,
      Achei-me numa selva tenebrosa,
      Tendo perdido a verdadeira estrada”.

      Pena que Lula não possua um Virgílio para guiá-lo. Do jeito que é, ele é que iria querer guiar Virgílio.

  13. O “inferno astral” de quem zomba com a nação brasileira.E ainda por cima está muito rico.E se quiser poderá fungir para a paradisíaca Cuba,não menos paradisíaca Venezuela,Argentina,Bolívia,Equador ou mesmo China,Russía e Corea do Norte.VIVA O LULA! Parabéns!.

  14. O grupelho dilmista insistiu na reeleição. Lula aguardava o convite.
    O Volta Lula era isso.
    Aqueles que se insurgiram contra o “Volta Lula”, na disputa interna pelo “legado”- não se davam conta do que muitos percebiam com clareza meridiana: delineava-se a incapacidade da presidenta e sua assessoria de aloprados, em lidar com política e a economia em tempos do cólera. O exemplo do veto à renegociação da dívida de SP, que permitiria a Haddad haver negado os 20 centavos de real de aumento das passagens, assim impedindo a tempestade de junho que emborcou a popularidade presidencial, encontra-se no início da queda livre de Dilma, que levou de cambulhada Lula e o partido.
    As crises nunca entraram no gabinete da presidenta e dali saíram iguais ou menores do que eram. Se existiu uma especialidade em que Dilma destacou-se foi essa: uma excelente turbinadora de encrencas. Claro que Lula pagou caro por uma aposta mal feita. Afinal havia dois ex-governadores à disposição, que bem ou mal, não deixavam de serem do ramo: Tarso e Wagner. Alguém duvidaria que Lula é o mais arrependido dos petistas pela escolha de Dilma? O que dá esperanças, entretanto, a Lula e ao PT, é, de um lado, a mediocridade e fragilidade da oposição, dispersa e fragmentada, sem líderes suficientemente capazes de empolgar e transmitir a confiança mínima no eleitorado. Isso significa dizer que Lula estaria, como sempre esteve, confortavelmente no segundo-turno de qualquer eleição majoritária no Brasil. Por isso cuidado, diria Elis: há perigo na esquina! O cerco à família do ex-presidente está mais para um cerco à candidatura de Lula. Uma condenação, em primeira instância, na cidade de São Paulo, com julgamento colegiado em segunda instância antes de 2018, seguido de condenação ainda que sem sentença definitiva transitada em julgado, faria Lula cair na rede da Lei da Ficha Limpa , que o impediria de ser candidato. Lula já esteve a anos-luz de correr quaisquer riscos. A escalada das alcaguetagens premiadas turvaram completamente a visibilidade dos possíveis desdobramentos políticos, partidários e eleitorais. FHC, o mentor do impeachment, não perdeu a viagem no Roda Viva e agora, com todas as letras, pôs em xeque a honestidade de Lula, naquele seu estilo melífluo e dissimulado sabido de quem o conheceu em priscas eras: não discutiu a honestidade de Dilma, mas quanto a Lula declarou alto e bom som que “tem que esperar para ver”. A pesquisa CNT/CTMA disponível também confirma Lula sempre em segundo turno, mas também dá fôlego à oposição.

  15. Considerando a ficha corrida de 08 anos no governo, com as “parcerias” que fez, que perduraram pós mandato, até que está vivendo o melhor dos aniversariantes. Milionário, amigo de bilionários. Família, que a nora paga parcela de apartamento mixuruca de 2 milhões. Filhos que ganharam poder de trazer o Futebol americano para Brasil, outros se tornaram não menos milionários. Tornaram-se os “ronaldinhos gaúchos” do meio empresarial. De fato, não tem do que reclamar!

  16. O Presidente LULA não tem nada que se acomodar e deixar o jogo sujo da oposição vencer esta batalha, se ele não deve nada não tem que se acovardar! quem tem a consciência tranquila tem que ir ate o fim, rejeição isso é normal diante do bombardeio que vem sofrendo da imprensa que nunca engoliu sua chegada a Presidência da Republica veem buscando uma vingança a qualquer custo, mas numa campanha tudo pode ser revertido ainda mais se tratando daquele que foi o melhor Presidente da Historia deste País, na hora que ele for pras ruas o povo vai refrescar a memoria e vai lembrar como era o Brasil antes e depois do LULA.

  17. Kotxcho, boa tarde!

    Desculpe a franqueza, acho que o LULA merecia de você um post mais humano e que demonstrasse para todos o legado de seus 08 anos de governo. Lembro de uma frase no início de mandato que ele falou ” SE NO FINAL DO MEU MANDATO OS POBRES FIZEREM 03 REFEIÇÕES POR DIA TERÁ VALIDO A PENA A LUTA DE UMA VIDA” a FAO confirmou esta Vitória que não é minha (que sempre tive 3 ou até mais refeições por dia), mais de pessoas humildes que se não fosse o governo do LULA talvez não estivessem vivos hoje para comemorar o aniversário de um dos maiores líderes deste pais, pisoteado todos os dias, toda hora, todo minuto, todo segundo por uma mídia covarde.
    Faço parte destes 23% da pesquisa que estão firmes com LULA e não se engane, na hora que a onça beber água as urnas irão mostrar a força dele e do povo que jamais esquecerá o seu mandato.

  18. Viram que ficou difícil tirar a Dilma , resolveram bater no Lula, eta complexo de vira lata.Parabéns Presidente Lula que Deus te ilumine sempre, você merece todas as orações dos milhões de brasileiros. Por falar em filho do Lula cadê o filho do Nardes?

  19. Caro Kotscho, posso imaginar o quanto você está sofrendo. Moro no ABC Paulista desde o dia 04 de dezembro de 1974. Fui metalúrgico até o mês de julho de 1986, quando deixei a empresas, pois estava no último semestre do curso de Direito, também em São Bernardo do Campo. Era sócio do sindicato, e possuía a carteirinha com o nome de “LUIZ INÁCIO DA SILVA” – Lula foi acrescentado muito tempo depois. O ano era 1979, grande efervescência no ABC, com uma grande greve dos metalúrgicos, da qual, com orgulho, participei. Eu estudava no sindicato, que mantinha uma escola denominada “Centro Educacional Tiradentes”, cujo diretor era ele próprio, LULA. Como representante de classe, estive mais de uma vez com LULA, grande capacidade de conciliação, já que, embora todos estivessem no mesmo barco, havia divergências entre alunos e professores, de um lado, e os diretores do sindicato, do outro. Tudo em razão da notícia do fechamento da escola, que acabou ocorrendo, mas com a promessa, cumprida, de os alunos já matriculados estudarem em outra escola, subsidiados pelo sindicato. Hoje, Promotor de Justiça há mais de 25 anos, em São Paulo, penso que você entende o quanto sofro quando externo minhas ideias um pouco esquerdistas, forjadas naquela época, principalmente porque saído da roça aos quase vinte anos, sem qualquer nível de informação. Convivendo diariamente com juízes e promotores ligados ao PSDB, dá para imaginar o quanto sou criticado (para dizer o mínimo) pela maioria absoluta dos meus pares?

    1. Caro joacil, enfim a confissão de uma ideologia, onde supostos “fins”, justificam quaisquer meios. (isso pregado por um Cidadão, aqui na arquibancada do Balaio, mas que é revestido, pelo Estado brasileiro, de cargo de “promover a justiça”, certamente por muito mérito próprio, conforme suas origens relatadas, e não precisou de Bolsa para isso. Enfim, que importa que para se eleger Presidente, o Lula, tenha se aliado com o pior da política, e de cara, já cedendo o “pescoço dos aposentados” aos bancos, que hoje lucram bilhões com os empréstimos consignados, enquanto os velhinhos penam para renovarem suas dívidas para outros dezenas de anos. Que importa um governo que liberou o BNDES para emprestar dinheiro para empreiteiros construir de Estádios “elefantes brancos”, buscar petróleo onde não existe, ajudar na junção de gigantes de bebidas ou de alimentos (perdigão/sadia), a viadutos, metrôs, pontes e Portos em países ditatoriais. Que importa se um governo liberou (ou até vendeu MPs) de isenções fiscais para montadoras, para que elas pudessem continuar nos vendendo carroças a preços de carros de luxo, e enviando seus Bilhões de lucros para suas matrizes. Que importa ter levado o País ao caos da insegurança pública, onde se mata mais de 50 pessoas para grupos de 100 mil (você ainda é privilegiado, mora, onde se mata “só” 11 por cem mil habitantes). Que importa se a saúde pública continua um caos, pois o que mesmo importa é que se leve “médicos cubanos” para perto de onde pessoas que ficam felizes por tão pouco. Tudo isso para se vangloriar, que hoje é (ou era) possível um pobre andar de avião, ter um celular, comprar uma moto (nem que abrevie a vida debaixo de uma caminhonete) ou receber um pouquinho todo mês para comprar comida! Reflita meu caro, se vale a pena ver um País ser usado assim, por tão pouco de retorno!

    2. Falando em BNDS, hoje a tarde acompanhei o depoimento atraves da tv camara do ministro Guido Mantega, sobre a CPI do BNDS. E a comissão questionou sobre o emprestimo que fez para a contrutora Odebrecht reformar o porto de Mariel em Cuba… ele simplesmente os enrolou e não deu respostas concretas, so que sabemos que para evitar “questionamentos desnecessários”, governo e banco mantêm sigilo sobre o empréstimo total de US$ 692 milhões para construtora modernizar terminal em Cuba. Parte dos recursos foi transferida “a fundo perdido”, isto é, sem nenhum ônus para o tomador, gastamos uma grana danada, estamos quebrados e os americanos agradecem! E depois o ministro Joaquim Levy, vem falar em cobrança maior de impostos e CPMF, porque o caixa esta quebrado, ME ENGANA QUE EU GOSTO, não fomos nos brasileiros que quebramos o caixa, emprestando dinheiro a perder de vista “ou não receber porque o governo empresta um dinheiro do povo”, porque temos que pagar as contas do governo.

  20. Desde quando ainda líder sindicalista,
    70 impedir-lo,
    70 eliminar-lo,
    70 destruir-lo,
    Porém desde sempre, juntos e solidários resistimos.

    VIVAM OS FORTES !!! Quanto maiores os ataques, maior a volta por cima.
    VIVA LULA !!!
    O MELHOR PRESIDENTE DA HISTÓRIA DO BRASIL !!!

  21. LUUUULA MEU AMOR, MEU AMULETO, PÈZINHO DE COELHO, TREVINHO DE QUATRO FOLHAS…VAMÚ QUI VAMÚ MEU FII.Teus inimigos são grandes, mas maiores são aqueles que te amam.

  22. Lula tem sim muito para comemorar, são anos e anos de luta pelo povo brasileiro. Um líder mundial que infelizmente é mais reconhecido lá fora. Inveja mata, vamos que vamos Lula ,a luta continual

  23. Enquanto se atrasa a festa, para que a “dilminha” participe dos “parabéns pra você”, ela mesma pode dá a notícia aos presente, que…A área técnica da Câmara dos Deputados, vai recomendar ao presidente da casa, que dê andamento ao Pedido de Impeachment da Presidenta Dilma, pois, segundo apurou a Folha de São Paulo, o pedido se enquadra nos requisitos da lei 1.079/50 (que trata do impeachment), no regimento interno da Câmara, e que traz em seu escopo elementos que apontam a indícios de participação da presidente em supostos crimes de responsabilidade.
    Que povo apressado! Será que não seria melhor esperar o TSE julgar a chapa inteira? O Collor, foi acusado de desviar dinheiro para comprar uma Fiat Elba, e levaram mais de 02 anos apara apeá-lo da Presidência? E já querem “apear” a Dilma, “só” por elas ter usado uns pixulecos, na ordem de 41 Bilhões, sem autorização do Congresso para bancar incentivos a grandes e médios Pecuariatas, Montadoras e o bolsa família? Que povo impaciente! Eu, hein!!!

  24. Parabens Luiz Inacio Lula da Silva, a partir de 2002 passei a sentir um orgulho danado de ser brasileiro, e vida longa tbem aos derrotados pois são eles que me motivam a continuar na luta.

  25. vida longa ao Lula….para que pague com juros e correcao monetária todo o mal feito…em uma cela para que possa refletir sobre todo o mal causado ao país…Lula, um verdadeiro traidor da pátria… destruiu nosso amado país e vendeu os pedacos a uma ideologia diabólica…

  26. O poder fascina, mas também vitima. Este é mais um político que não teve aulas com a História. Se agarrou ao marxismo para se manter no poder e este esquerdismo-comunismo-socialismo de sua ideologia política proporciona-lhe a sua derrocada política. Se há um político nesta Nação que merece o posto de “amado do povo” é somente D. Pedro II, este sim amou o Brasil e os brasileiros. Foi traído, foi expulso da Pátria que tanto amou, mas nunca deixará de ser aquele que mais amou o nosso Brasil. Ao mentor da que preside a República fica a lição: Nunca tente seduzir as massas com um bocado de pão seco, pois, quando estas mesmas massas tiverem as suas consciências despertadas elas descobrirão o real valor de ser humano, e, então, vão querer a liberdade, pois a liberdade de consciência do ser humano é o seu maior patrimônio. Até que enfim acabou o sonho de querer comunizar o Brasil. Só nos resta a tão sonhada liberdade, e como é bom o doce som da liberdade!

    1. Quanta sandice, Cara Diane!!! .Você demonstra não saber o que é comunismo, socialismo, fica falando de D. Pedro, massas e depois ainda fala de uma doce liberdade – que chegou???. E então? o que? Explica de novo por favor…

    2. Carlos P – 27/10/15 – 22:47. Socialismo, comunismo, marxismo, esquerdismo são formas de escravidão ideológica. Todas estas ideologias se resume numa só coisa: Despersonalizar as pessoas ao ponto delas se tornarem escravas do Estado (Governo). Por isso, quando os adeptos deste tipo de ideologia não conseguem comover as massas (pessoas de diversos níveis sociais) com seus discursos, é um sinal de que a consciência dos cidadãos foi despertada e a liberdade enfim chegou.

  27. Bom que você reconhece que, no que se refere ao Lula e ao PT você não tem a isenção esperada para um repórter, da mesma forma que muitos outros também não têm em relação a outros políticos e partidos, mas não admitem. Parabéns pela sua honestidade.

  28. Ao maior e melhor Presidente do Brasil nos últimos 50 anos, LULA, o meu muito obrigada. Toda a minha família e eu não usamos bolsa família e nem temos crianças e/ou jovens em idade escolar, mas a insensibilidade não tomou conta de mim: vejo o que fez pelas crianças, pelos jovens, pelos estudantes, pelos negros, pelos desempregados, pelos menos favorecidos e, também, ara que pudessem viajar, ter sua casa própria e/ou seu carro, etc etc LULA, querido Presidente, vc governou com ALMA, porque vc é GENTE de ALMA BONITA. Mas vc é BOM DEMAIS, INTELIGENTE DEMAIS, SENSIVEL DEMAIS… e isso incomoda muita gente letrada e endinheirada. E entenda: estamos no final dos tempos: no início dos tempos, MUITOS não ficaram contra JESUS? Pois é, caro Presidente, os Judas apedrejam.. eles querem o poder pelo poder e não para ajudar os pobres, não para combater a fome, não para melhorar a vida dos estudantes… nós sabemos disso. Que Deus o proteja e o abençoe! Que Deus proteja e abençoe o Brasil e a nós brasileiros e brasileiras com a sua volta em 2018. Que Deus o livre das garras desse grupo do mal e dos Judas. Amém. Parabéns aniversário!.

  29. 27 de outubro. Data de nascimento de um homem que foi um líder de seu país, um estadista, um presidente com uma habilidade política única, adorado por seu povo até hoje, mesmo anos depois do fim de seu mandato. Parabéns Theodore Roosevelt!!!

  30. As torcidas se unem e cantam……”ole…ole…ola…lu..la…lul..la”. Que bonito ver as torcidas rivais cantando juntas…..Lu…La……Lu…La

  31. …um semeador como o LULA, deve ser avaliado pelo saldo da colheita, e pela qualidade dos produtos colhidos, nada mais deve ser considerado, tudo o mais é sem valia. Se tivéssemos uma política composta de adversários honestos e honrados, em respeito à sua pessoa, usariam de outras armas para derrotá-lo, e não das que estão usando. Seus amigos, jamais o deixariam por quaisquer razões que fosse.

    1. Grande Everaldo, ao menos em função do alvoroço e o nível desprezível das loucas, em desvario além do limite da insanidade política, nesse Balaio, esperei pela complementação que trocasse o sentimento menor pelo maior que o caracteriza, mas infelizmente não veio, porém veio em boa hora, felizmente, de quem sempre se espera e também de Wellington Gueiros, o que não podia deixar de ser escrito, preciso e bastante no cumprimento do objetivo, que só me resta agradecer em poder compartilha-los como expressão do que também sinto, assinando embaixo com o polegar esquerdo, o do lado do coração, ambos.

  32. Retirante vitima do descaso do Brasil colonizado e totalitário, lutou pela democratização, pela liberdade de forma incansável e perseverante buscou por meio da organização dos trabalhadores legitimidade para representa-los, ora no sindicato, congresso e por fim na Presidência da Republica, fatos esse que o tornou diferenciado na historia do Brasil.
    Obstáculos diversos já foram superados e continuará a sua luta constante, no seu tempo, na tua sabedoria e experiencia acumulada de ensinamentos nobres, Florestan Fernandes, Chico Mendes, Pe. Josimo e tantas e tantos lutadores do povo que continuara eterno na história, vida longa ao Lula e com qualidade.

    1. “lutou pela democratização, pela liberdade de forma incansável e perseverante buscou por meio da organização dos trabalhadores legitimidade para representa-los”

      Como a pessoa não tem vergonha de escrever uma asneira dessas? Lulla jamais lutou por democracia, por liberdade ou foi perseverante em organizar sindicato. Entrou de gaiato no lugar do irmão. Sempre foi um preguiçoso nato, se aposentou cedo, teve só um mandato de deputado. Viveu décadas sem trabalhar.

      Por isso esse país vai de mal a pior.

  33. Caro Kotscho Muito triste com o que essa mídia nojenta está fazendo com o Brasil e com os meus irmãos brasileiros. Os comentários deste teu post é o retrato fiel do Brasil de hoje. Não agredi nem respondi nenhum dos que de mim pensam ao contrário. Parece que odeiam até que possamos ter o livre e democrático direito de escolher.
    O que faço neste espaço ??? Defendo dos ataques desferidos ao meu partido !!! Defendo a MINHA opinião e o meu lado na política sem nunca desejar mudar a opinião do outro, JAMAIS FIZ ISSO em 7 anos que frequento esse Balaio !!!
    Talvez por isso, e por falta de argumentação melhor, um “João” aí de baixo taxou-me de ser “uma pessoa perigosíssima” !!!
    Para esses é perigosos duvidar da imprensa mercantil.
    Para esses é perigoso não aceitar essa campanha pela criminalização da política e da democracia praticado o tempo todo pela imprensa mercantil.
    Para esses é perigoso não aceitar o pré-julgamento desprovido de provas praticado o tempo todo pela imprensa mercantil.
    Para esses é perigoso combater sem tréguas o fascismo ou o comportamento típico de um fascista !!!
    Eles não sabem, mas quando se mata a democracia o que vem no lugar é sempre pior.
    Enquanto isso, Geraldo Alckmin manda FECHAR 94 ESCOLAS no Estado de São Paulo !!!
    Para mim, isso sim é ser “uma pessoa perigosíssima” !!!
    Para mim, isso sim é crime hediondo !!!
    Sigamos em frente, triste, porém confiante e com a certeza cada vez maior de que estou no lado certo !!!

    1. Caro Enio,
      você diz isso porque não vê as dezenas, às vezes centenas de barbaridades que deleto todo dia. A realidade é muito pior.
      Os comentários publicados neste blog _ e em quase todos os outros, diga-se _ são um retrato da indigência mental que assola boa parte dos brasileiros submetidos há anos ao pensamento único da mídia familiar transformada em partido político com seus porta-vozes enlouquecidos que não se conformam de ter perdido o poder.
      Infelizmente, é o que temos. Fazer o quê? Como disse o Eduardo Campos um dia antes de morrer, “não vamos desistir do Brasil”. Pois é isso que os pregadores das trevas querem.
      Abraços,
      Ricardo Kotscho

    2. seus comentários inflamados fazem de vc uma pessoa perigosa, pois pode influenciar pessoas de caráter fraco e sem espírito crítico…parafraseando uma música…”suas emocoes fazem de vc um monstro…”…minha opiniao (acho que tem a mesma validade da sua) é de que vc está sim no lado errado, pois o seu lado nao permite a análise crítica, racional e sistemática dos fatos…no seu lado, tudo passa, infelizmente, pela emocao exacerbada, pelo aspecto gutural, que nao permite uma visao racional e real dos fatos…problemas devem ser discutidos entre homens, nao entre ´”bestas ensandecidas e controladas por uma bandeira ideológica”…este seu lado, realmente eu nao quero pra mim. Mas como diz o ditado…”continue sonhando…”, mas pense que vc deve ser respnsável pelo seu comportamento, pois vc pode (como disse anteriormente) influenciar de forma negativa pessoas com personalidade mais fraca e com espírito crítico nao desenvolvido.

    3. João Pedro
      Como tu te diz uma pessoa “com espírito crítico desenvolvido” e portanto superior aos demais, não me atreveria aqui te ensinar o que é fascismo, mas prefiro te dizer que não nasci pra fazer “análise crítica, racional e sistemática dos fatos”, deixo isso para os cientistas frios como tu. NASCI PARA SONHAR e sou só emoção !!! Eu respiro VIDA !!! Faço política desde menino por AMOR e para AMAR às pessoas e não e jamais para odia-las.
      Não conheço a música que tu me dedicou afirmando da minha “monstruosidade” mas ofereço-te em troca o final de um poema do Maiakovski que diz:
      “… Nos demais,
      todo mundo sabe,
      o coração tem moradia certa,
      fica bem aqui no meio do peito,
      mas comigo a anatomia ficou louca
      e sou todo, todo, todo… todo coração.”
      e ainda de quebra a frase de Caetano e Gil: “ATENÇÃO, TUDO É PERIGOSO, TUDO É DIVINO MARAVILHOSO !!!”

  34. “…um semeador como o LULA, deve ser avaliado pelo saldo da colheita, e pela qualidade dos produtos colhidos, nada mais deve ser considerado, tudo o mais é sem valia.”..

    o nível de psicopatia neste comentário é assombroso…é o mesmo que permitir a acao livre de traficantes em comunidades carentes, pois eles propiciam servicos que o governo nao consegue fornecer….lastimável a sua forma de pensar…e demonstra em grande parte a falta de caráter de uma robusta parte da populacao brasileira..

    1. Pedro, estado lastimável de psicopatia, estão aqueles que procuram colocar em uma frase um sentido que quem a escreveu não teve a intenção de colocar. estado lastimável de psicopatia, estão aqueles que, por puro desvio moral e emocional, aceitam e apoiam quaisquer meios, mesmo as mentiras, para saciarem seus ódios a duas pessoas. LULA/DILMA, sem medirem quaisquer consequências, e sem respeitarem uma jóvem democracia duramente conquistada.Para estes, qualquer terapeuta, eu sugeriria, enfiarem a cabeça no vaso sanitário, tres vezes ao dia, para esvaziarem seus cérebros putrefatos.

    2. …mau caratismo tem aquele que considera, os “produtos colhidos pela semeadura do LULA”, igual ao colhido pelos traficantes dos morros.Mau caratismo têm aqueles que consideram o Cunha, menos nocivo ao Brasil, do que o Fernandinho Beira Mar…né não Vítor Hugo ???

  35. Parabéns, presidente! Sorria! De hoje em diante o artigo 115 do Código Penal é aplicável ao sr: “Art. 115 – São reduzidos de metade os prazos de prescrição quando o criminoso era, ao tempo do crime, menor de 21 (vinte e um) anos, ou, na data da sentença, maior de 70 (setenta) anos”. Nada mal se porventura, alguma dia, talvez, quem sabe, vier a ser condenado, hein?

  36. Há muito tempo leio seu blog e o respeito como jornalista. Esta é a primeira vez que me manifesto e queria dizer apenas que considero o Lula uma calhorda principalmente por ele ter abandonado o grande José Genoíno durante todo processo do mensalão, que aliás era o único petista inocente, no meu entendimento. Esse negócio de dizer que não sabia de nada não cola nem com o mais inocente de seus seguidores, e como o Sr. mesmo disse colhe-se o que se plantou, estou com o senhor ele merece isso tudo.

    1. Caro Roberto S Dias Filho, liguei para o meu amigo Genoino e ele desmentiu a notícia de que teria sido convidado para trabalhar no Instituto Lula. Me desculpe pela informação errada. É o que dá acreditar nessa midia mentirosa e sempre golpista principalmente se tratando de Globo.

  37. Enquanto os fanáticos fingem de cegos, e tem em Lula a única esperança de votos, eis que a cada dia a Policia Federal e o Ministério Público encontra mais falcatruas nos governos petistas. E nessa da Operação Zelotes, não é liderada pelo Juiz Sérgio Moro. Assim, logo os petistas estarão em pé de guerra. De um lado a queixa dos lulistas, que acusam os dilmistas de usarem “pixulecos” da Petrobrás. Por outro lado os dilmistas dizem…”peraê… não fomos nós que montamos esquemas para vender Medidas Provisórias, que bastariam os favorecidos “balançarem o rabo” para elas (as MPs) serem aprovadas! Assim, vale uma aposta… Quem é pior dos dois? Os “pixulequeiros” ou “balança rabos”?

  38. Como foi triste ver essa mídia nojenta petista, na eleição passada, vendendo um produto que seria adulterado logo em seguida……………enganando o meu Brasil e meus irmãos brasileiros e brasileiras, que honestamente ganham seu pão no dia-a-dia.
    Nunca estive nesse blog querendo que carcaças de frango, sigam o que eu penso, mas me agridem covardemente, pelo simples fato de postar meus pensamentos….QUANTO ÓDIO.
    Dizem que NUNCA se fez tanto pelo combate a corrupção, mas quando atinge a eles, convocam a colocar as tropas armadas nas ruas………quanto ódio.
    Mas sigo meu caminho, pela paz e tolerância daqueles que são contrários ao que penso.

    1. PF investigando Eduardo Cunha é porque nunca antes na história desse país se combateu tanto a corrupção, A PF investigando Lula são as mãos do preconceito e ódio. Que ironia, né!?
      _________________________________________________________________________________
      O sujeito se ofende quando é chamado de perigoso mas sente-se a vontade para chamar quem pensa o contrário dele de fascista.

  39. Difícil encontrar pessoas com coragem de mudar e reconhecer que acertos ou erros do passado não justificam acertos ou erros atuais. A imprensa precisa de mais vozes que busquem se distanciar do discurso de ódio e de segregação e busquem retratar a realidade.

  40. Ontem, no Jornal de Record News você ficou dando a entender que a operação Zelotes mudou de rumo só para perseguir o Lula. Meu caro, se os familiares do Lula se envolverem em questões que acabaram sendo deflagradas durante a investigação, a operação tem que fazer de conta que não é com ela, só pra agradar você e a sua grande amizade pelo Lula? É o rabo correndo atrás do cachorro, então? Me poupe, camarada jornalista. Essa sua amizade faz você parecer um pateta ao comentar qualquer desventura do seu colega, fruto daquilo que ele mesmo plantou, oras. Te orienta.

  41. Lulla é um vencedor na vida. De origem pobre, oriundo da seca do nordeste, migrando para São Paulo, com a educação básica, tornou-se presidente da República e líder de um partido político de expressão internacional. Hoje, aos 70 anos, é milionário, mora muito bem, quando doente ou fazendo um check-up frequenta o hospital mais caro do Brasil, quando viaja vai de jatinho executivo, triplex na praia, bela casa de campo, filhos, sobrinho e “amiga do peito” bem-sucedidos. Enfim. É um vencedor!

  42. RPG, vou te pedir um favor. Apesar de tu te esconder atrás de um fake, poderia se dirigir a mim diretamente ??? Eu sempre prefiro dialogar ou debater com as pessoas cara a cara ainda que seja virtualmente. Para isso me identifico na internet com o meu nome completo. Vamos lá !!! Coragem !!! Não precisa me atacar em rodapés de comentários e me chamar de “sujeito”. Tenho nome e se quiser te dou endereço, RG, telefone, o que quiser e que achar necessário !!!
    SOBRE FASCISMO : Recentemente eu li um artigo de Rubens Casara que é Doutor em Direito, Mestre em Ciências Penais, Juiz de Direito do TJ/RJ e colega de um primo meu que também leciona (no caso, Ética ) na Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro. ( Rubens Casara na EMERJ é Coordenador de Processo Penal ). Vou te passar alguns trechos fundamentais deste artigo sobre o FASCISMO:
    “O fascismo recebeu seu nome na Itália, mas Mussolini nunca esteve sozinho. Diversos movimentos semelhantes surgiram no pós-guerra com a mesma receita que unia voluntarismo, pouca reflexão e violência contra seus inimigos. Hoje, parece que há consenso de que existe(m) fascismo(s) para além do fenômeno italiano ou, ainda, que o fascismo é um amálgama de significantes, um “patrimônio” de teorias, valores, princípios, estratégias e práticas à disposição de lideranças de ocasião (que podem, por exemplo, ser fabricadas pelos detentores do poder político ou econômico, em especial através dos meios de comunicação de massa), que disseminam o ódio contra o que existe para conquistar o poder e/ou impor suas concepções (fascistas) de mundo.” ——–

    “O fascismo possui inegavelmente uma ideologia: uma ideologia de negação. Nega-se tudo (as diferenças, as conquistas históricas, a luta de classes, etc.), principalmente, o conhecimento e, em consequência, o diálogo capaz de superar a ausência de saber.” ——

    “Os fascistas, como já foi dito, talvez não saibam o que querem, mas sabem bem o que não suportam. Não suportam a democracia, entendida como concretização dos direitos fundamentais DE TODOS, como processo de educação para a liberdade e de limites ao exercício do poder. Essa mistura de pouca reflexão, de ode à ignorância e de recurso à força (como resposta preferencial para os mais variados problemas sociais) produz reflexos em toda a sociedade.”——–

    “As práticas fascistas revelam uma desconfiança. O fascista desconfia do conhecimento, tem ódio de quem demonstra saber algo que afronte ou se revele capaz de abalar suas crenças. Ignorância e confusão pautam sua postura na sociedade. O recurso a criação de inimigos imaginários (a transformação do “diferente” em inimigo), a confusão entre acusação e julgamento (o acusador – aquele indivíduo que aponta o dedo e atribui responsabilidade – que se transforma em juiz e o juiz que se torna acusador – o inquisidor pós-moderno) são sintomas do fascismo que poderiam ser superados se o sujeito estivesse aberto ao saber, ao DIÁLOGO QUE REVELA DIVERSOS SABERES”——

    Enfim, RPG, em qual ou quais destas características tu te enquadra ???
    De minha parte, diante dos riscos do fascismo, o meu desafio aqui é confrontar o fascista com aquilo que para ele é insuportável: O OUTRO !!!

    1. O problema da esquerda é que acredita piamente em tudo o que ensina. O PT é uma galinha que cisca para a esquerda e bota ovos à direita. Tu não tens absolutamente nada a me ensinar, Enio.
      Vamos ver se DESTA vez o Kotscho libera o comentário da minha tréplica.

    2. De fato, EU não tenho NADA para te ensinar.Não quero e nem pretendo. Os trechos do artigo aí escrito não são meus mas sim de Rubens Casara que é Doutor em Direito, Mestre em Ciências Penais, Juiz de Direito do TJ/RJ entre outras. Aprenda com ele como eu aprendi. E sim, aprenda também a ler o que escrevo !!!

  43. Esse maniqueísmo entre petistas e antipetistas em nada contribui para a melhora da política brasileira. Ao contrário, só piora. Nenhum partido ou seus líderes são santos. Mas daí aceitar tudo que a grande mídia publica sobre um político como sendo verdade absoluta vai uma distância abissal. O interessante é que os que atacam o petismo e Lula, embora às vezes tenham razão, consideram desde logo com se se tratasse de sentença transitada em jugado, mesmo que a maioria das acusações nunca tenham sido comprovadas. Agora, se acusação é contra um dos seus, vale a presunção de inocência. Que senso de justiça é esses, meu Deus!

  44. Deputado petista Siba Machado, xinga jovens que estavam democraticamente contestando esse desgoverno, de vagabundos e ameaça convocar sua “trupe” a agredi-los com paus…….Quanto ódio, fascistas, que não sabem lidar com a democracia.

  45. Se o filho de Lula tem contratos milionários, é bem sucedido empresário e mora nos Jardins,
    com certeza não faz parte da elite branca que persegue seu pai.

  46. Realmente é uma vergonha a postura do dono deste blog. Sabendo das provas contra os grandes sonegadores e corruptores deste Brasil velhaco, este escreve sobre o baixo astral do Lula. Nenhuma palavra sobre a calhorda perseguição e tentativa de destruição do legado lula e a tentativa de cortina de fumaça sobre as manobras da direita midiática, jurídica e policial que não quer investigar a Globo e sua matilha. E pior, por quem já trabalhou com ele. Sua postura “Em cima do Muro” pode ser conveniente, mas como todo equilibrista, uma hora cai, Não é sem razão que este blog transformou-se num antro de coxinha mal educados, grosseiros, sem nenhuma vergonha de assumir que o problema do Brasil não é a corrupção, mas sim tentar destruir o PT e seu legado de um grande Brasil para todos. Aqui frequenta hoje a tchurma do 1% e seus pobre idiotas que idolatram os 1% e sonham em serem corruptos também

    1. Ulisses, você tem um sério problema de astigmatismo, não consegue ver as coisas tão próximas de você, diferentemente do RK, que tinha um sonho bem diferente do que ele esta vendo hoje.

  47. Está proxima a hora em que vai se concretizar a profecia de Jarbas Vasdconcelos: “Vocês têm dúvida de que Lula vai ser preso na operação Lava Jato? Vai ser uma cena bonita, ele caminhando para Curitiba, uma cena normal”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *