Ibope para 2018 aponta aumento da rejeição de todos

Ibope para 2018 aponta aumento da rejeição de todos

Lula, o mais rejeitado

No mesmo dia em que, há exatamente um ano, a presidente Dilma Rousseff conquistava o segundo mandato nas urnas, com uma vitória apertada contra Aécio Neves, no segundo turno, pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira pelo Estadão mostra o aumento da rejeição dos principais nomes que poderão disputar a sua sucessão em 2018.

O mais rejeitado de todos é o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que deixou o governo em 2010, com 83% de aprovação popular, o maior índice já registrado pelo Ibope. Às vésperas de completar 70 anos, o percentual dos que não votariam de jeito nenhum em Lula chegou a 55% (em maio do ano passado, eram 33%) nesta pesquisa que foi a campo entre os dias 17 e 21 de outubro.

O dado mais significativo apontado pelo Ibope mostra que o aumento da rejeição das principais lideranças políticas do País é generalizado, com a queda da popularidade de Lula não beneficiando nenhum dos possíveis candidatos da oposição.

Em um ano, aumentou de 42 para 47% o número de eleitores que não votariam de jeito nenhum no tucano Aécio Neves. A rejeição de Marina Silva, que acabou de legalizar seu partido, a Rede, subiu de 31 para 50%. Os concorrentes de Aécio no PSDB também viram sua rejeição subir: a de Geraldo Alckmin chegou a 52% e a de José Serra foi de 47 para 54%, ambos em situação de empate técnico com Lula neste item negativo para suas eventuais candidaturas presidenciais.

Entre os que votariam com certeza num candidato, Lula está na frente, com 23%. Aécio vem em segundo lugar, com 15%, Marina, em terceiro, com 11%. Serra teria 8% e Alckmin vem na lanterna com 7%.

Quando os eleitores são perguntados em quem poderiam votar, a situação se inverte: Aécio fica com 42%, em empate técnico com Lula (41%) e Marina (39%). Serra chegaria a 32% e, Alckmin, a 30%. A soma fica acima de 100% porque os eleitores poderiam apontar mais de um nome no qual eventualmente votariam.

O levantamento reflete o crescente descontentamento da população com a classe política, sem que surjam novas lideranças nos grandes partidos. É um cenário favorável ao aparecimento de candidatos radicais nos extremos do espectro partidário, que se apresentam nestas horas como “salvadores da pátria”, sempre um perigo para a democracia.

E vamos que vamos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

38 thoughts on “Ibope para 2018 aponta aumento da rejeição de todos

  1. Estamos muito proximo da insatisfação que reinava no pais no final do governo Sarney, quando o pais era um descontrole só.. E ai apareceu um caçador de Marajás (que hoje é um deles) e aproveitou a insatisfação geral e se apresentou como um salvador da pátria… o final da historia todos ja conhecem.
    Com a rejeição geral de todos os politicos, sem exceção, corremos o risco de novamente aparecer alguem muito bem escorado em um maketing agressivo e se apresentar como a opção salvadora e novamente o pais da esperança eterna afundar de vez na nova aventura.
    É lamentável que o partido que governa chafurdam na lama da corrupção e ineficiencia e a oposição mais fraca do que nunca, sem condições de apresentar um plano de salvar esta nação… Infelizmente

  2. Dado o bombardeio midiático e nas redes sociais contra Lula e o PT, a pesquisa revela que Lula mantém capital político intocável e os tucanos – poupados por veículos de comunicação, promotores públicos e Moro na Lava Jato – foram os que mais perderam. Marina Silva deveria estar muito melhor na foto, mas mostra que não engana o eleitorado.

  3. às vezes eu me pergunto se o blogueiro gosta de se enganar ou de se fazer de tolo…que democracia é essa que o “cara-pálida” fala???? no Brasil? uma democracia que utiliza “ferramentas” que nao permitem a eleicao ser auditada? uma democracia onde urnas eletrônicas sao comprovadamente fáceis de serem adulteradas? uma democracia onde o processo de apuracao de votos é “secreto”???uma democracia onde a maioria massiva da populacao nao sabe interpretar um texto simples? uma democracia onde partidos parecem representar apenas os seus integrantes?? Com certeza isso nao é definicao de democracia…pode ser tudo, menos democracia..

  4. Mestre, Mestre…. faça e responda a ti a pergunta: Em que índices de aprovação e rejeição estariam hoje qualquer dos citados, caso sofressem uma delenda midiática e jurídica do porte da encetada diuturnamente e na base do vale tudo, pela casa do atraso, contra Lula e o PT, desde 2005, com a Vaza Jato politicamente rolando desde janeiro de 2014? A notícia dessa pesquisa, Mestre, não tem como, é uma só, não há segunda, Lula resiste e torna-se ainda mais substancialmente um fenômeno da política brasileira e mundial a ser profundamente estudado, por décadas e décadas, pois ninguém resistiria ao ataque de desconstrução de imagem, contínuo, que sofre da elite do atraso, que tem um país continental, sétima economia mundial, para chamar de seu, e com razão, pois sabem muito bem que se deixar o “bicho” solto, 2018, vira barbada e a sobrevivência anacrônica da casa bandida sob a qual a séculos se abrigam, fica sob risco, portanto destruí-lo e elimina-lo da política democrática é a última esperança. O resto é o luar golpista refletido ‘junto al agua azul de Ypacaraí’.

  5. O eleitor está percebendo que são todos farinha do mesmo saco, que estão no poder para defender seus financiadores, o próprio bem estar e enriquecer. No caso Cunha por exemplo, o PT acusa a opocição de fazer acordo com o elemento, a oposição faz desavergonhadamente as claras, o governo e o PT por debaixo do pano. Vejam o caso da representação contra Cunha no conselho de ética, de 62 deputados do PT, apenas 33 assinaram, e os que assinaram provavelmente levaram um pito. Num país onde oposição e situação dependem de adular um sujeito como Eduardo Cunha, o que esperar? O terreno está fértil para um novo caçador de marajas.

  6. Caro e prezado grande repórter RK, a população está desapontada com os políticos que se comportam mal no Executivo e no Legislativo. Tal desapontamento, para não dizer desilusão, explica a alta rejeição. É triste! Kotscho, se você me permite mudar de assunto (para não passar em branco), lembro que no fim de outubro de 1962 a Humanidade quase foi varrida do mapa. Escapamos por um triz durante a crise dos mísseis em Cuba. Até onde sei, o grande Papa João 23 interveio, puxando as orelhas de Kennedy e Kruschev, para evitar uma guerra nuclear devastadora. No dia 28 de outubro de 1962, mais uma vez a Humanidade passou a viver por prorrogação (foi a segunda prorrogação, pois a primeira ocorreu em 6 de agosto de 1945).

  7. O que esses senhores estão fazendo com a democracia?, o pior de tudo, é não termos nenhum candidato que “encante” a nós eleitores. O que não da para entender é o Lula, com o carisma que tem, inteligente e um legado de eleitores que tinha (de dar inveja a qualquer politico no Brasil), deixou-se levar pela “embriagues” do poder. Rodeado de “amigos” e nenhum a falar….”não precisa disso”……………Vamos aguardar, 3 anos pela frente, na política, é uma eternidade.

  8. Na verdade, é irrelevante o nome de quem vencer as eleições no Brasil, uma vez que o sistema implantado é o democrático , com todas suas falhas ,mas é, e seria uma temeridade um cidadão tentar fazer mudanças bruscas. O PT, o do palanque e das Assembleias, prega um regime comunista puro, mas, ao chegar ao poder, diante das Instituições sólidas, estas ideais de esquerda vão todas para o lixo ,ficando apenas os militantes fanáticos— como a gente vê por aqui— com seus discursos inflamados, dispostos, inclusive, até mesmo a pegarem em armas para defenderem seus ideais revolucionários arcaicos e falidos. Temos os nossos ”barbudos” e nossa Sierra Maestra ,mas, diante das nossas leis e instituições, os inflamados revolucionários ficam apenas no discurso e no onanismo ideológico.
    Recentemente a presidente Dilma deixou isso bem claro ao responder o discurso do Ruy Falcão; o partido é o partido e, o governo é o governo, disse a presidente.
    Se Lula ganhar em 2018, tenho certeza que ele despetizará o governo por inteiro e, jamais voltará a falar em socialismo. Lula, como é sabido, está contribuindo muito para o fim do socialismo Castro/ Cubano, pois está levando para lá o maior produtor de soja do mundo ,que é também um dos maiores latifundiários do Planeta, o senador Blairo Maggi ,a quem Lula entregou a sagrada missão de implantar em Cuba a verdadeira reforma agrária capitalista o que representará a redenção daquele sofrido povo.

  9. A cara de tristeza desse bicho marinho-revela o desânimo que lhe toma a alma!.Vai chegar o momento que nem mesmo o lula votará no lula.VIVA O BRASIL!

  10. Parece que anos de massacre midiático contra o Lula, por enquanto, faz efeito. Para alegria dos “jornais” e das “revistas” – assim mesmo, entre aspas.

  11. Não vai aparecer ninguém, não haverá salvador da pátria. O povo está descrente, descontente, desanimado e de saco cheio de “conversê” de políticos. Os políticos usam as mesmas estratégias antigas, mas o momento é novo e poucos se acordaram disso. Vem aí uma convulsão social, que, esta sim, vai unir as classes e sabe se lá Deus, que resultado trará. O nós contra eles, será o povo contra os políticos. Aguardem e verão que esse momento não será pacífico.

  12. Pois é, meus amigos, mesmo com a campanha avassaladora que tenta culpar o PT por toda a roubalheira aliada ou tucana, o resultado não deixa margem a duvidas: Lula vence !!!! E quanto mais pregam que politico é tudo igual, mais o PT agradece, pois só o PT tem militância, só Dilma poderá demonstrar que combate corrupção, só Lula tem numeros pra comparar, só Lula arrasta multidões, só ele conta com o apoio de nossa impecável presidente Dilma. E só Lula conta com o cabo eleitoral dos seus sonhos: FHC. Percebam que o PIG já acusou o golpe ao incluir o filho caçula de Lula nas investigações da blá blá blá blá. E vai perder mais um parcela da rala audiência e da parca credibilidade. E vamu qui vamu !!!!!

  13. Caro Kotscho
    A mídia comercial, corrupta e golpista está radiante !!! Conseguiu até aqui criar esse cenário momentâneo de terra arrasada, que até 2018 não deverá prosperar já que a economia com a certeza de que ninguém rasga dinheiro, vai se recuperar.
    Se a eleição fosse hoje (e não é), com esse cenário de terra arrasada, da mesma maneira que o Berlusconi se elegeu na Itália, aqui com certeza venceria um dos seguintes palhaços: Bolsonaro, Feliciano, Joaquim Barbosa, Sergio Moro, Tiririca ou o Chimbinha da Banda Calypso. Todos eles artistas circenses produzidos e incensados através de holofotes midiáticos. Por que esses elementos de circo não foram considerados na tal pesquisa do jornal Estadão ??? DEVERIA !!!
    Ocorre que no caso do Brasil, mesmo que persista o cenário de terra arrasada, terá mais chances o candidato ou partido com a maior capacidade de COMEÇAR DE NOVO !!! No PSDB a guerra interna entre três postulantes (Aécio, Serra e Alckmin) já o tira de vez da parada. A Marina da REDE terá que abrir a boca enquanto que o PT, por ser o partido mais organizado e mais enraizado na base da sociedade, tem como candidato único e natural ninguém mais e nem menos que LULA !!! Qual, dentre todas as lideranças políticas desse país, consegue dialogar e convencer usando a linguagem do povo ??? QUAL ??? QUEM ??? Não há dúvidas, LULA VOLTA EM 2018 !!!

    1. Lula não vai nem para o 2º turno, caso se candidate. Em 2016 teremos uma prévia do encolhimento do PT e em 2018 este partido já estará extinto, pelo bem do Brasil.

    2. RPG, Esta é a TUA vontade, o TEU desejo mas não é o que acontece de fato desde que o PT foi fundado. Desde sempre ouço isso: Da extinção e do fim do PT !!! O caso é que quanto mais atacado, mais esse partido cresce !!! Em 2016 talvez perderemos sim algumas prefeituras principalmente no sudeste, porém ganharemos muitas outras porque o Brasil não é só Rio-São Paulo. O objetivo central é 2018 !!! Aí sim com a economia estabilizada e com Lula percorrendo o país, não vai ter pra ninguém outra vez.
      Em Tempo: Gostas tanto assim de video-game para se apresentar com esse fake ???

    1. Mas o que é Ciro? Esquerda, direita, centro? Apenas mais um em busca de uma boquinha. Em qual partido estará ele em 2018? No PSDB se este arranjar uns cargos para sua oligarquia nordestina atrasada que promove show em inauguração de hospital. Os irmãos Gomes são apenas dois boquirrotos. Uma boa aposta para um messias, é o que pode brotar no lodaçal.

  14. Está tudo ‘ensaiado’…….Lula malhado que nem um Judas, nada ficará provado contra ele e seus filhos….e aí !!! A grande final ! Estão vendo, ‘nunca neste país um operário foi presidente, as elites não me perdoam……mechem até com minha família..blá, blá, blá……e o sujeito voltará para o Trono…querem apostar? Essa crise irá ter um final, em 2017, aí a Dilma entregará o país com os cofres mais ou menos……e esse camarada treinará por mais quatro anos. Façam suas apostas. Tudo que está ‘salgado hoje, voltará a ficar mais em conta,……digo Luz, Telefone, gás lembram-se nos dias Internacional da mulher o ano passado? Telefone mais barato. LEMBRAM-SE O ANO PASSADO NO 7 de setembro….luz mais barata…em REDE NACIONAL OBRIGATÓRIO….ou vão dizer que é mentira? TUDO REPRISE, UMA PORNOCHANCHADA SEM VERGONHA

    1. Que pena, né, Isaias !!! Dilma bem podia anunciar em rede nacional, às vésperas do primeiro turno, que dobrará as tarifas de energia e o preço dos combustíveis, que cancelará o Bolsa Família, o ENEM e o Pro-Uni e que reduzirá o Salário Minimo a 50 dólares. Então, Lula afirma que, se eleito, fará o contrário e ganha no primeiro turno. Tem jeito, não, Isaias: se correr a Dilma pega, se ficar o Lula come. Né, não, Everaldo ???!!!

  15. Só ganha aquele que mostrar como se combate a corrupção. O modelo existente só manterá corruptos e brigas pelo poder. Não podemos tolerar políticos pedindo dinheiro das empreiteiras e gastando em publicidades com dinheiro do povo. É ou não é ?

  16. Ainda ha pouco estava ouvindo radio, e estava tocando a musica do Péricles, que fala assim “” Para tirar meu Brasil desta baderna: Só quando o morcego doar sangue e o Saci Cruzar as pernas…O povo nunca tem razão, A Alta cúpula vive contaminada pelo micróbio da corrupção “””. Diria a turma da revolução dos ignorantes que “”O Péricles falou o que todo mundo queria dizer””. -Pois é, mas esta musica é do Bezerra da Silva, e foi gravada ha mais de 30 anos. -Mas então o que mudou de 30 anos pra cá? – Mudou, pois finalmente o Brasil está combatendo a baderna, combatendo a corrupção. O povo “tem razão sim”, e está sendo respeitado, pois o governo está lhe prestando conta. O governo não se nega a explicar todas as duvidas que o povo possa ter. -E é por isso que esse povo que votou na Dilma, e está acompanhando atento o que está acontecendo com o Brasil, saiu as ruas “apoiando a presidente Dilma, mas sem deixar de manifestar seu descontentamento com a situação da crise do Brasil. A esperança não ficou no passado como também diz esta musica, pois este povo politizado que votou na Dilma, e que está atento a situação do Brasil atual, porque acompanha a politica desde antes dessa musica existir; “Não terá o menor constrangimento em se virar contra a Dilma e contra o PT no momento em que ‘se for provado’ o envolvimento da Dilma com a corrupção”, sem precisar de excitação da midia e muito menos de desinformados que cairam de paraquedas na eleição passada, motivados apenas pelo preconceito ao Lula. E é por isso que é um vergonha a grande midia, ficar apoiando “este comportamento de moleque mimado, criado pelo avô; que o Aecio Neves do PSDB, está tendo desde que recebeu do povo politizado o Não nas urnas. A globo, a Veja e a Folha; deveriam se preocupar em zelar os seus nomes, ao invés de abrir tanto espaço para quem quer agir fora da Lei; de modo que assim, possa se redimir por ter apoiado a ditadura. Essa grande midia deveria avaliar o que o IBOPE aponta sobre as sua situações de aprovação e rejeição, frente ao povo. E quando se fala em povo nesse caso, isso envolve todas as classes, pois da mesma forma que o Jornal Nacional, assistido por todas as classes sociais, caiu o seu IBOPE; também as classes mais altas, que são as que compram jornais e revistas politicas; também derrubaram as vendas destas midias. Uma vergonha, em pleno primeiro ano de governo de uma presidente “legitimamente eleita pelo um povo poltitizado”, contra a qual não ha nada que desabone a sua conduta moral e administrativa, de maneira que pudesse motivar baseando-se na Lei, um pedido de cassação; ser submetido à estas inumeras tentativas de golpes, de uma oposição sem moral apoiada por uma midia com uma historia deploravel. Já chegaram até questionar “A legitimidade dos votos da urna eletronica”; se esquecendo que esta mesma urna eletronica, deu a vitoria ao FHC do PSDB, ao Serra e a Alckmin do PSDB; e até mesmo ao Aecio do PSDB; e nunca O PT questionou a sua credibilidade. – Credibilidade mesmo, falta ao PSDB, um partido que Não combate a corrupção, e de forma Arrogante se nega a responder os questionamentos do povo; como faz o PT. Já vergonha na cara, falta ao IBOPE, que faz pesquisa de eleição presidencial, num primeiro ano de governo de uma presidente.

  17. Não poderia ser diferente caro Kostcho, o desencanto e o descrédito na classe política é geral porém, na situação de momento vivida pelo pelo governo e pelo PT, é surpreendente que LULA esteja em primeiro lugar isolado nas pesquisas. Desta forma, vejo no horizonte uma estrela ainda brilhante e uma bola de cristal que diz o seguinte. Se LULA tiver ao seu lado um vice presidente com a credibilidade, honradez, lealdade e capacidade do falecido José de Alencar, não restará dúvidas que em 2018 teremos LULA de volta a presidência. Parece que o PT realmente é como fermento, como diz o velho ditado ” quanto mais apanha mais cresce “.

  18. enfim a era das mentiras esta chegando ao fim, o povo apesar de analfabeto politicamente, esta começando a pensar, tomara que ate as proximas eleições, as suas mentes se abram para a realidade, e votem pensando no futuro.

    1. O problema do Brasil não é o analfabetismo nem a pobreza. Se tivéssemos intelectuais e doutores com ideias avançadas não teríamos analfabetos nem pobreza. Quem está segurando este governo não é os pobres e analfabetos. São os intelectuais e doutores. O povo, nem os índios aguentam mais este governo.

    2. Quando escrevo analfabeto politico, e em relação ao eleitor que vota e não tem noção nenhuma daquele candidato, simplesmente vota por obrigação “para não ter o seu titulo anulado”, ou pelo fato da melhor proposta “mentira”, uma vez que não entende de politica, e coloca o Brasil nas mãos de politicos trapaceiros, parlapatões e poltrões. Em épocas de eleições pedem votos. Eleitos, dão uma banana ao eleitor e fazem do mandato um deboche, lamentavelmente, graças ao antidemocrático voto obrigatório. O que deveria ter sido mudado na reforma politica deste ano.

  19. Eu enxergo um ponto positivo com relação a percepção dos eleitores, porque o que se ver ai é uma oposição apostando na falta de inteligência dos eleitores, achando que qualquer piora no cenário vai cair sobre os umbros do PT e da Presidenta Dilma, e que eles saíram sempre lucrando com isso, mas pelo que se ver o povo esta percebendo que a oposição também esta contribuindo para arruinar tudo, pensando única e exclusivamente em voltar ao poder independente do preço que cada um tenham que pagar para que isso ocorra.

  20. “O problema do Brasil não é o analfabetismo nem a pobreza”. (J.Leite – 21:58). É a Educação e a riqueza, né, J Leite ? Por essa razão, Alckmin está empobrecendo São Paulo e fechando escolas !!! J Leite, voce é unico analfabeto avançado do Balaio: como fala bobagem !!!!!

  21. Enio, meu filho. Teu ídolo foi fazer campanha na Argentina para o candidato da situação, aquele que aparecia como favorito a levar a eleição no primeiro turno segundo as pesquisas, e deu no que deu. Vai para o segundo turno como o segundo mais votado. É a América Latina se livrando desse lixo populista de esquerda. 2018 é logo ali. Só que diferentemente da Argentina, “nosso” lixo populista de esquerda não vai nem para o segundo turno.

  22. Lula saiu do governo com 70% de aprovação, agora tem 55% de rejeição, só o João Santana para desenvolver o raciocínio de que Lula está por cima. A crença religiosa de que quanto mais apanha mais cresce, é a compravação de que o PT é mesmo uma… religião, ou melhor, seita. É pensar que o povo é mesmo trouxa que, como os seguidores da seita, se abstem de qualquer senso crítico. Sem a grana das empreiteiras amigas para financiar campanha milionária, só milagre mesmo.

  23. não custa nada lembrar aos “doentes” anti-PTistas que hoje é aniversario do Luiz Inácio Lula da Silva, vai dar muitas alegrias ainda, só 70 velinhas.

  24. Uma oposição frouxa como essa, cujo grande artífice é o…Eduardo Cunha, corrupto de 1a linha. Um governo incompetente e irresponsável que está destruindo a economia do país. Resultado: rejeição. E isso porque a pesquisa foi feita antes da continuidade da Operação Zelotes ontem. Dinheiro sujo pra nora, dinheiro roubado da Petrobrás pra quitar dívidas de campanha, e dinheiro suspeito pra um dos filhinhos gênios empresariais pagos pelo escritório de advocacia das montadoras que conseguiram aqueles mimos fiscais no governo…Lula. Que tipo de serviço será que uma empresa de marketing esportivo prestou a um escritório de advocacia pra receber aquela grana toda?? Boa pergunta. A PF quer saber. Vai ver que a empresa organizou o torneio interno de truco do escritório de advocacia. É como costuma se dizer: A semeadura é livre mas a colheita é obrigatória. Feliz aniversário.

  25. Tenho 72 anos e nunca fui entrevistada pelo IBOPE. Sou professora universitária. Acho que pesquisa tem que ser publicadas com idoneidade e não com intuito de perseguir um candidato ou um partido.
    Em um momento em que a mídia demonstra perseguição acirrada ao PT, a Dilma e a Lula, é natural que apareçam rejeições ao voto. Acho que esta é a análise que deveria ser feita pelos institutos de pesquisa. Porque os brasileiros estão rejeitando os possíveis candidatos e em que contexto político.

    É uma sugestão! Os Jornais e a Televisão só falam mal de Lula e em roubo querendo induzir que ele está envolvido. Como então não haver rejeição?

  26. Não vejo outro caminho a não ser a RENUNCIA, postergar essa decisão leva milhões de brasileiros a um sofrimento, sem fim………..talvez seja o momento presidenta de lançar o “bolsa esperança”, com sua renuncia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *