Quem tem coragem para liderar a reforma do Estado?

Quem tem coragem para liderar a reforma do Estado?

“Ao governo, cabe abandonar o mantra obsessivo de mais e piores impostos e operar uma reforma profunda do Estado, reduzindo Ministérios, cargos comissionados, e revendo contratos. Agora é a hora da verdade. O governo não cabe mais no PIB brasileiro e precisa reavaliar todos os seus programas e conferir prioridade aos que devem ser mantidos”.

Perfeito esse diagnóstico. Assino embaixo. Precisamos mesmo rediscutir urgentemente o tamanho do Estado Brasileiro e promover uma reforma de cabo a rabo, em lugar de ficar discutindo no varejo cortes de despesas e aumentos de impostos para fechar as contas públicas.

E vocês sabem quem é o autor da frase acima? Por incrível que possa parecer, é o presidente do Senado, Renan Calheiros, um dos mais emblemáticos representantes do patrimonialismo cevado pelas oligarquias desde os tempos do Império, e de tudo que existe de mais atrasado na política brasileira, cuja melhor expressão partidária é o PMDB, o verdadeiro dono do poder desde a redemocratização do País.

Poderíamos começar cortando pela metade o número de ministros, deputados, senadores, vereadores e desembargadores, juntamente com todo o respectivo séquito de motoristas, assessores, servidores de cafezinhos, além de acabar com todas as imensas frotas de aviões e carros oficiais e apartamentos funcionais custeados pelo Estado, ou seja, por todos nós.

A despesa pública com esta farra de mordomias dos exércitos de excelências, por consequência, iria, de cara, cair pela metade _ e não iria mudar nada nas nossas vidas, ninguém iria nem perceber, não fariam a menor falta. Ao contrário, sobraria dinheiro para custear saúde, educação e infraestrutura, os grandes gargalos nacionais, cada vez mais ameaçados pelos cortes de recursos. E não seria preciso criar nem aumentar nenhum imposto.

Um dos mais aberrantes exemplos de como os cofres públicos são sangrados sem dó nem piedade, e sem que a maioria da população saiba disso, é o pagamento de pensões vitalícias a filhas de militares. De acordo com os números da “Avaliação Atuarial das Pensões dos Militares” enviados pelo Ministério da Defesa à Comissão de Orçamento, e revelados esta semana por reportagem publicada no jornal O Globo, há ainda 185.326 beneficiárias deste injustificável privilégio concedido às Fôrças Armadas.

Embora extinto há 15 anos para servidores admitidos depois da mudança na legislação, o benefício continua sendo pago para as filhas dos militares que já integravam as Fôrças Armadas. Este contingente de filhas de militares representa hoje 27,7% do total de pensionistas das três Forças e 36,25% do efetivo de militares.

Sabem quanto este privilégio, que sobrevive a todos os regimes e governos, custará ao País em 2015? A módica quantia de R$ 3,8 bilhões, a serem pagos por um regime de aposentadoria deficitário, que apresenta um rombo projetado em R$ 11 bilhões para este ano, como informam as repórteres Geralda Doca e Letícia Fernandes. É por isso que as nossas contas nunca fecham e os buracos só aumentam no Tesouro Nacional, provocando a perda do grau de investimento, a disparada do dólar, dos juros e do desemprego.

Está aí apenas uma das razões pelas quais ninguém quer mexer com esta história de reforma do Estado. Quais são as lideranças que temos hoje, quais são os partidos políticos com coragem para liderar este movimento num País que é um dos poucos do mundo onde o regime geral da Previdência Social prevê o pagamento integral (igual ao valor recebido pelo segurado enquanto vivo) da pensão aos herdeiros dos servidores públicos?

A reportagem de O Globo lembra que, “no ajuste fiscal do começo do ano, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, tentou mudar a fórmula de cálculo. O valor cairia pela metade, mais 10% por dependente, incluindo o viúvo ou viúva. No entanto, o próprio relator da medida provisória, deputado Carlos Zarattini (PT-SP), mudou o texto proposto pelo governo e reduziu a economia prevista”.

E vamos que vamos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

123 thoughts on “Quem tem coragem para liderar a reforma do Estado?

  1. O ex-presidente Lula teve as condições econômicas, políticas e sociais mais favoráveis, tanto interna quanto externamente, para fazer algumas mudanças fundamentais que o país precisaria para se tornar verdadeiramente um país desenvolvido, como as reformas política e tributária. Só que isso implicaria em desgaste e os frutos políticos poderiam não vir em seu governo. Daí ele optou pelo imediatismo,por ações que inflariam sua própria biografia, mas que, como a realidade está mostrando, não eram capazes de resistir à primeira instabilidade econômica.

  2. Você esta coberto de razão, Kotscho, é uma gastança de dar dó, o que fazem com o nosso dinheiro. Mas você há de convir, com o PT, envolto em tantas denúncias de corrupção, não conseguirá fazer qualquer mudança nesse sentido. Eles agora estão governando para poder governar, ou seja continuar no poder.
    Agora, conta pra nós Kotscho, você sendo amigo do Lula, ele nunca te falou ao “pé do ouvido”….que adoraria ser oposição hoje.

  3. O político governa pensando na próxima eleição, o estadista na próxima geração. Onde se enquadra Lula? Sabemos bem. Já que seu governo acabou, e ela não tem pretensões políticas, Dilma poderia iniciar uma grande e radical reforma administrativa, cortando tudo o que precisa ser cortado, ir a TV, convocar o povo a apoiar tais reformas, e renunciar. Seria um checkmate difícil do PMDB sair.

  4. Com certeza somos um Estado cheio de defeitos, inchado, e onde muitos abutres roubam “sem culpa”. Mas como foi dito aqui, quem melhor oportunidade teve para reformar esse Estado foi o PT, que preferiu, para que pudesse permanecer no poder, apenas aumentar as benesses, pagando inclusive “com dinheiro público”, apoio no Congresso (mensalão). Hoje o PT fez nos sentir saudades do “mensalão”, pois os acordos espúrios com empreiteiros e políticos quebrou todas as instituições (o petrolão, eletrolão, etc) e piorou ainda mais os serviços por elas prestados. Enfim, no momento de instabilidade atual, não se reúne qualquer condição política, econômica e social para se fazer essa profunda e necessária reforma. Para se ter uma ideia, veja quem é o principal cotado para assumir o Ministério da Saúde, que foi oferecido ao PMDB como moeda de troca, pela insistência do PT em não querer cair. (mas vai…)
    O Deputado do PMDB mais cotado para ocupar o ministério da Saúde, Manoel Junior (PB) defendeu a renúncia da presidente Dilma Rousseff há cerca de um mês.
    Ele também já se posicionou contra a volta da CPMF, imposto que pode aumentar a receita da pasta que atualmente ele pretende ocupar.
    Na campanha de 2014, Manoel Junior apoiou as candidaturas de oposição.
    Para presidente, ele votou em Aécio Neves (PSDB), adversário de Dilma.
    Numa entrevista há duas semanas, o deputado fez duras críticas sobre a relação do governo Dilma com a bancada do PMDB.
    “O PMDB já não é mais governo há muito tempo, desde quando fomos excluídos de algumas políticas públicas”, disse.
    No dia 10 de agosto, ele disse que Dilma deveria renunciar para dar lugar ao vice Michel Temer.
    “Ela tem de pensar no Brasil”, disse, segundo um site daqui da nossa Paraíba.

  5. Adoro esses comentaristas tucanos e tucanas cheirosos e cheirosas daqui,são hilários,quando não cínicos,adeptos contumazes da capadoçagem.Cinco fofos e fofas aparecem para blasfemar aos céus,contra o PT,Lula,Dilma,Delubio,o Frei Chico,Helio Bicudo,ex-petista,Fernando Gabeira,ex-petista,Osmarina Silva,ex-petista,Martha Suplicy,ex-petista,o Papa Francisco,não sei a que partido pertence.Se se contabilizasse os 1001 voos de Aécio,no jatinho privê,o PIB do T,Produto Interno Bruto Tucano,tinha crescido 5%.

  6. RK, somente uma nova constituinte para mudar esta balburdia que nos encontramos, já faz tempo que o governo não cabe no PIB. Perdemos a oportunidade quando o Lula tinha +80% de aprovação, se pensasse nas gerações futuras, teria feito, mas… não pensou, estamos pagando caro de mais, estou cansado de ouvir que somos o pais do futuro, futuro que nunca chega.

  7. Espero e torço muito para que o Brasil,não alcance o “desenvolvimento” da Venezuela!.Tem videos com SOS Venezuela.Eu pergunto;O que o Brasil e os brasileiros podem fazer pelos vizinhos venezuelanos – Além de rezar.Gostaria(se possivel) ler a opinião dos nobres participantes deste blog.

  8. …taí Ricardo uma manifestação que mesmo que fosse organizada por coxas, eu estaria no meio da massa. Quem sabe algumas destas que estão recebendo esta grana, por serem filhas de nossos probos militares, resolva liderá-la, é só me convocar.O que tem de vagabundo se passando por honesto não é brincadeira…

    1. O PT não será.Veja o exemplo,o nobre ex- governador do DF,Agnelo Queiroz-PT,após levar uma surra nas urnas(nem foi pro 2º turno,mesmo com a maquina publica a seu favor),hoje está mamando em uma tetinha no ministerio da saude.Bom ser petista não?Imaginem quantos milhares estão na situação dele,por essa e outras que os petistas não largam o osso nem a pau.

  9. …Na bucha Ricardo. O nosso problema é esta cultura de dependência e apropriação do estado. Só uma imensa mobilização nacional exclusiva para este fim, poderá dar um basta nisto. Os coxinhas não se habilitam à iniciarem esta ???

  10. Caros ,enquanto tiver piloto de caça ou comandante de fragata ganhando menos que motorista de deputado ou ascensorista de elevador de juiz,esquece.Não vai ser possível entregar fatura de crise econômica pros milicos.

    1. De minha parte eu dependo mais de um motorista ou de um ascensorista do que capitão de fragata ou piloto de caça. Jamais viajarei em uma fragata assim como em aviões de caça que só cabem um passageiro !!!

  11. “A conta do inferno chegou ao PT”
    ________________________________________________________
    Quem não se lembra, o bravateiro vulgo Brahma, dizer que quando assumiu a presidência, o dolar estava nas alturas?, o bravateiro, aproveitador de mão cheia, só não disse, na época, que tinha ido as alturas, porque o mercado precificava o que poderia ser um desastre de seu governo.

    E agora Brahma?

    O país “quebrou” 3 vezes no governo de FHC……..uau, quanto competência de FHC para reerguer um pais “quebrado”……e agora Brahama, o que tens a dizer do seu governo?, vão conseguir reerguer o pais?
    O Brahma ia nas portas de fábricas, ameaçando as indústria…………….agora é o PMDB ameaçando esse governo (que ironia).
    ___________________________________________________________________________
    Mas nem tudo é tão ruim, para nós brasileiros……..2a feira dia 28, teremos humor nas telinhas de TV…..A governAnta irá discursar na ONU………hummmmm vai ter muita risada, por aqui, preparem a pipoca e divirtam-se.

  12. Quem tem força para fazer as reformas é o governo do PT com apoio do povo, Um dos maiores entraves era o PMDB, e Renan Calheiros ja admite que não da mais pra segurar. Dilma deverá entregar a seu sucessor (com certeza não será um demotucano, pois estes onde pousam só fazem merda) um Brasil livre das mazelas de hoje.

    1. Em 12 anos o PT não conseguiu fazer nada p/ enxugar o Estado? O Lula chegou a ter 70% de maioria no Congresso.

      Por que o PT criou 15 ministérios? Esses 113 mil aspones existem por quê? Por que o PT criou estatais p/ cuidar de trem bala, pre-sal etc e essas empresas não apresentaram resultado nenhum e tem 100% de apaniguados do PT entre os funcionários, ou seja, nenhuma meritocracia?

  13. É verdade Kotscho, hoje vivo a situação inversa destes abnegados brasileiros que ainda reclamam das mordomias que recebem. Trabalhei 33 anos no setor privado e luto a dois para me aposentar, busco apenas o direito especial que mereço, fruto do trabalho vivido na longa jornada em condições especiais. É duro saber tudo isto, é duro ter o direito negado constantemente, é duro calar diante de tantas aberrações porém não vou desistir, afinal sou brasileiro.

    1. Dermeval, mais duro ainda é ver no meu estado um senador chamado ” Zé Agripino ” receber uma aposentadoria de 21.900,00 reais desde 1986 por um mandato de 8 anos como governador. Assim tem muitos……………………

  14. Saiu no site http://www.bbc.com/portugues no dia 22.09.15 um post com o título “Só o fim de privilégios e superpensões pode equilibrar contas públicas”. Neste post diz que o déficit da Previdência relativo aos servidores militares e públicos aposentados somaria R$ 61 bilhões – quase duas vezes o que o governo pretende arrecadar com a CPMF. Uma pessoa que se aposenta no setor privado hoje receberá no máximo R$ 4.663,00 pelo INSS. Já um funcionário público, dependendo da data em que foi contratado e da carreira que seguiu, ainda pode receber uma aposentadoria integral até um teto de cerca de R$ 33 mil (um salário de um Ministro do STF). Se a pessoa for viúvo ou viúva de um outro servidor público bem remunerado, é possível que receba, somando a aposentadoria a pensão por morte a que tem direito, um total de mais de R$ 40 mil todo mês, bancado pelos cofres públicos. “Não há justificativa para essa diferença entre as condições de aposentadoria do setor privado e do setor público. Trata-se de um exemplo de privilégios que precisam ser revistos para que o país consiga controlar suas contas públicas”, defende, em entrevista à BBC Brasil o jornalista e economista britânico Brian Nicholson, autor de ‘A Previdência injusta: Como o fim de privilégios pode mudar o Brasil (Geração Editorial). Um caso que eu já comentei aqui é o da atriz Maitê Proença, cujo pai foi procurador da Justiça em SP, e que, só por continuar solteira sem ter se casado no papel, recebe uma pensão vitalícia de R$ 21,5 mil, conforme li no site http://www.conjur.com.br uma notícia de 2008. É claro que a dita cuja já se “casou” várias vezes no regime “união estável” mas, esperta como é, jamais se casará de papel passado para não perder a gorda pensão de seu pai. E a dita cuja vive falando mal do bolsa família mas não abre mão da “boquinha”. Assim como ela, há varias filhas de militares que ficam solteiras para não perder a pensão de seus pais, conforme diz o post. Portanto, acho que é necessário que haja alguma regulamentação para acabar com esses privilégios escandalosos. E, como diz o post, sempre achei que deveria haver uma diminuição na quantidade de deputados e senadores e seus milhares de assessores, como já comentei aqui. O Executivo está fazendo sua parte ao diminuir os seus ministérios, mas então por que o Legislativo e também o Judiciário não fazem a sua parte cortando suas despesas e seus privilégios? Agora o post pergunta “Quem tem coragem para liderar a reforma do Estado”, e eu digo, somente com pressão popular para se conseguir isso.

  15. Hoje, o PMDB, em rede nacional, dá o tom de como será a música logo adiante…………..o petismo vai trançar as pernas com essas notas.
    Nas entrelinhas…..”chega de estrelismo”….para um bom entendedor…..basta.
    Pelo visto, o PMDB, não gostou de ser servido com marmita feita dias atrás.

  16. “…reforma profunda do Estado…”. O Brasil precisa é de uma profunda reforma de consciência, tanto cidadã quanto política. Não adianta depois de mais de 12 anos, este sistema político fazer discurso do tipo: “Vamos salvar o Brasil.” Depois de todo esse tempo, será que não deu tempo deste sistema político descobrir que suas ideologias falharam e que não suportamos mais os seus folguedos? A crise que o Brasil vive é também uma crise ideológica: não suportamos mais o marxismo deste sistema político tentando se trajar de “bom para os pobres.” Bom mesmo é ser LIVRE, pois “aqueles que jamais arriscam a vida pela liberdade, seguramente perderão a liberdade sem salvarem, certamente a vida; que se não prezarmos algo na vida que seja mais precioso do que a própria vida, renunciamos à condição humana”. (Sidney Hook, Os Paradoxos da Liberdade). E a pergunta que não quer calar: Quem terá coragem de libertar o Brasil deste sistema político?. E vamos que vamos, mas para onde? O buraco que o Brasil caiu é profundo, e ainda não chegamos ao fundo, mas não nos apeguemos ao desespero da desesperança, vamos nos apegar a esperança de que em breve seremos livres destes grilhões ideológicos que nos aprisiona.

    1. Sr. Enio Barroso Filho – 24/09/15 – 20:53. Para mim, Marxismo é uma doutrina macabra herdada de um ser macabro chamado Karl Marx onde Marx trata o Estado (Governo) ou poder central como um ser divino, onde tudo e todos passam a ser propriedade do Estado, ou seja, despersonaliza as pessoas, tornando-as dependentes do Estado. O marxismo tem como sinônimo o socialismo, o comunismo, o materialismo. Usa-se discursos ilusórios de igualdade material, e igualdade material nunca vai existir na terra, pois a verdadeira felicidade não se resume na quantidade de bens materiais que possuímos, pois há aqueles que sentem felizes com um fusca, outros com uma bicicleta e outros com uma Ferrari. Somos iguais na essência de ser humano. Em todas estas doutrinas (marxismo, socialismo, comunismo) o Estado ganha status de sagrado, o valor do ser humano é reduzido à nada e o Estado passa a querer interferir até mesmo nos Direitos da Consciência. Um exemplo de marxismo aplicado no Brasil é o Bolsa Família da maneira que vem sendo aplicado, pois as pessoas beneficiárias deste programa se tornam dependentes do Estado, não diminui o analfabetismo, as pessoas não conseguem se sustentar pelo seu próprio trabalho e isto é prejudicial aos cofres públicos, pois “se o Estado oferece ao povo a oportunidade de viver sem trabalho, aumentará notavelmente o número dos que formam a classe mendicante; e, por outro lado, se estimula a independência do trabalho, fará diminuir consideravelmente o número dos que vivem da caridade dos mais.” (Jornal Imprensa Evangelica, 2 DE MAIO DE 1891. ANO XXVII, Nº 18, p. 142). Por isso que sempre gosto de dizer: o melhor dos sistemas políticos é ser livre.

    2. Cara Daiana
      Eu só te perguntei porque não havia entendido a relação entre a frase que tu escreveu – “não suportamos mais o marxismo deste sistema político tentando se trajar de bom para os pobres” – e o texto escrito pelo Kotscho tratando de apontar os cortes necessários para uma Reforma do Estado a partir do fim das “mordomias” de políticos, juízes, funcionalismo e parentes de militares. E isso não tem nada de “marxismo” !!! Pelo contrário, cortes nos gastos públicos são comuns sim mas nos sistemas políticos em que vigora o capitalismo. O Brasil por exemplo !!!
      Agora com a tua resposta entendo menos ainda o teu pensamento já que trata-se de um “amontoado” de palavras, conceitos errados e sem nexo que nada ajuda a debater o tema proposto. Mesmo assim vou tentar te ajudar a não errar mais para não ser reprovada nas provas do ENEN. Nunca, jamais, em hipótese alguma escreva a palavra “macabro” em relação a Karl Marx !!! É zero na certa !!! Nascido no antigo Reino da Prússia (hoje Áustria) Karl Marx era de família judia e praticante do judaísmo, religião que originou o cristianismo como o conhecemos agora. Era um economista e cientista social que idealizou (não sozinho) a possibilidade de construção de uma sociedade com uma distribuição de renda justa e equilibrada e que só muitos anos após a sua morte em 1883 é que essa sua teoria ficou
      conhecida como “marxismo”. Marx foi o criador da obra “O Capital”, livro que tem como tema principal A ECONOMIA e não a política !!! (Marx não era um político !!!). Esse livro mostra estudos sobre o acúmulo de capital, identificando que o excedente originado pelos trabalhadores (a mais valia) acaba sempre nas mãos dos capitalistas proprietários e exploradores (burguesia), classe essa que fica cada vez mais rica ás custas do empobrecimento cada vez mais acentuado de quem realmente produz, ou sejam os trabalhadores assalariados que não possuem a propriedade (o proletariado).
      Marx acreditava também que a Educação era parte da superestrutura de controle usada pelas classes dominantes. Desacreditava no currículo que ela traria e na forma como seria ensinado. Defendia a educação técnica e industrial (essas ideias tiveram um impacto posterior na educação EM TODO O MUNDO, especialmente no que diz respeito à educação tecnológica). Karl Marx defendia a educação pública e gratuita para todas as crianças. Esta era, na sua visão, a solução para retirá-las do trabalho nas fábricas. Defendia, ainda, que a educação deveria formar o homem nos aspectos físico, mental e técnico, trazendo os panoramas do estudo, lazer e trabalho. O intuito fundamental deveria produzir seres humanos desenvolvidos integralmente através do trabalho produtivo, escolaridade e ginástica.
      NÃO DAIANE !!! Marx nunca defendeu o Estado como centro ou como “ser supremo” como tu escreveu. Quem formulou algo parecido foi Lênin !!! Marx pensava no homem, na sociedade mais justa e consequentemente focava suas idéias no avanço do TRABALHADOR !!! Até hoje, as ideias marxistas continuam a influenciar muitos historiadores e cientistas sociais que, independente de aceitarem ou não as teorias do pensador alemão, concordam com a ideia de que para se compreender uma sociedade deve-se entender primeiramente sua forma de produção para depois REPARTI-LA !!!
      E já que tu gosta de ler temas extraídos de jornais evangélicos (nada contra) fique com Mateus 19:21 “…Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; depois vem e segue- me”.
      Daiana !!! Pare de implicar com as mães que recebem o Bolsa Família !!! Jesus desaprova… e Marx também.

    3. Ah sim, querida e cara Daiane !!!
      José Martí, um poeta, escritor, orador e jornalista cubano que é tido como o Mártir da Independência de Cuba (sua Pátria) do domínio espanhol no sec. XIX nos deixou a seguinte frase: “Ser culto é a única maneira de ser LIVRE”.
      Um grão de poesia e uma gota de tolerância bastam para perfumar toda uma existência !!!. Pense nisso.

    4. Enio, vc deu uma aula sobre Karl Marx. Aplaudo seu comentário, como sempre. Agora, só uma curiosidade: vc é seguidora dos Estudantes pela Liberdade, versão tupiniquim dos Studentes for Liberty, sra. Daiane?

    5. Sr. Enio Barroso Filho – 25/09/15 – 02:35. Você com certeza nunca pesquisou a vida de Karl Marx. Marx era riquíssimo, pois herdou uma grande fortuna de seu pai e nunca dividiu a fortuna dele com ninguém. Era um egoísta que não amava nada e nem ninguém. Se desviou dos bons caminhos que seu pai e sua mãe lhe ensinou. Embora fosse judeu, ele nunca praticou o judaísmo. Odiava os judeus, assim como odiava toda a humanidade. Suas filhas e um genro cometeram suicídio por não suportar o fardo das ideologias que seu pai lhes ensinara. O economista Marx perdeu a fortuna herdada de seu pai. Ficou mais macabro ainda. “Marx propôs um paraíso humano. Quando os soviéticos tentaram implantá-lo, o resultado foi um inferno.” Richard Wurmbrand (1909-2001). Morreu em agonia e desespero. Após a morte de Marx historiadores partidários do marxismo formularam um Marx utópico para colocar nos livros de história. Martin Luther King (1929-1968) fez esta reflexão: “[…] O comunismo esquece que a vida é individual. O capitalismo esquece que a vida é social. E o reino da fraternidade não se encontra nas teses do comunismo nem nas antíteses do capitalismo, mas em uma síntese superior. Encontra-se numa síntese superior que combina as verdades de ambos.” E está síntese superior é definida numa frase do próprio Luther King: “Amar e servir a humanidade.” CONTINUO A DIZER: Bolsa Família do jeito que vem sendo aplicado não tira ninguém da miséria, os beneficiários não conseguem trabalho para ter uma renda fixa e viver com dignidade. A melhor ajuda é aquela que nos capacita a caminhar com as próprias pernas sem nos tornar dependentes de quem “ajuda”. ***UM LEMBRETE: EU NÃO PRECISO DO ENEM, pois já sou formada em Direito por uma das melhores universidades deste país, não necessitei do Enem e nem de sistema de cotas para entrar; sou negra e sou totalmente contra sistema de cotas. MAIS UM LEMBRETE: programa social bom é aquele que as pessoas depende dele o menos possível e sai dele o mais breve possível.

    6. Sra. Helena/S.André SP – 25/09/15 – 11:24, não sou “seguidora dos Estudantes pela Liberdade, versão tupiniquim dos Studentes for Liberty”. A Política é algo meramente administrativo, mas, infelizmente, muitos se apegam a ideologias políticas buscando um sentido para a vida, e por consequência se tornam escravas destas ideologias. Por isso não concordo e não voto em nenhum partido que tenha como base o esquerdismo, o marxismo, o socialismo, o comunismo, pois, para mim, todas essas ideologias são escravizantes. Podemos gostar de algo ou de alguém sem sermos escravos deste algo ou deste alguém. “Enquanto a mente estiver escravizada, o corpo não poderá ser livre.” Martin Luther King (1929-1968)

    7. Cara Daiane. Tá vendo ??? Saímos completamente fora do assunto proposto pelo Kotscho por tua culpa. Quem mandou enfiar o “marxismo” no teu comentário sobre cortes nos gastos públicos ??? Mas te parabenizo pelo teu curso de Direito e pela sorte de Karl Marx não ter caído nas provas do teu vestibular. Eu tenho 58 anos de idade e estudo Marx desde a minha adolescência. Até hoje muito pouco aprendi devido a complexidade, profundidade e vastidão da sua obra intelectual. Preferia debater sob esse aspecto (a obra de Marx) pois assim tu poderia me ensinar um pouco mais, mas infeliz e lamentavelmente tu preferiu ir no Google bisbilhotar e falar mal da vida pessoal do sujeito.
      Debate não é uma disputa para ver quem sabe mais, não é para ninguém diminuir ou exaltar o outro. Debate de idéias é um diálogo com troca de impressões, contrárias ou não, em que todos saem ganhando em conhecimento ou aprimoramento de suas legítimas convicções. Não estou aqui para convencer ninguém e muito menos afirmar minhas “verdades”, estou aqui para opinar e de vez em quando (hoje em dia aqui no Balaio em raríssimas vezes) APRENDER !!!
      Como afrodescendente que é, tenho certeza que lá no fundo, tu não é contra as cotas. TU É CONTRA O PT !!! Daí que te cega toda e qualquer possibilidade de admitir como BOAS algumas idéias postas em prática por esse partido. Encerro torcendo para que tu te cures dessa tua intolerância “macabra” (essa sim !!!) pois na VIDA isso poderá te custar perder a poesia… e o perfume !!! Obrigado por me responder !!!

    8. Prezado Sr. Enio Barroso Filho – 25/09/15 – 15:58. Quero te informar que eu não procurei no Google para saber sobre o lado macabro e sombrio de Karl Marx, pois minha média de leitura é de 48 livros por ano. Procure ler biógrafos sérios de Marx, pois muitos que escrevem sobre Marx se fixam apenas nas teorias que ele escreveu em O Capital, e se esquecem de mostrar dados como: as crenças dele, o que ele lia, quem exerceu influência sobre o seu pensamento, como ele era como pai, o seu relacionamento com a esposa e com o restante da família, possíveis traumas que sofreu na infância ou na adolescência… A partir deste tipo de dado você pode fazer uma análise sóbria deste personagem sem sofrer manipulação por má informação histórica. E quanto a “sorte de Karl Marx não ter caído nas provas do teu vestibular”, na disciplina de Filosofia no meu curso de Direito tínhamos que fazer uma redação toda prova e advinha o tema que caiu para mim: Karl Marx. Tirei a melhor nota entre todos da sala e olha que discordo veemente do macabro Marx. Não aceito e não concordo com as ideias de Marx, pois reduzem o valor do ser humano e torna os homens escravos do seu próprio egoísmo. E quanto ao sistema de cotas sou veementemente contra sistema de cotas, pois nós negros somos humanos, e como tal, somos valiosos demais para sermos tratados como seres que necessitam de esmolas para chegarmos a algum lugar. Todo ser humano nasceu para ser livre. Não nascemos para nos subordinar a ideologias que cedo ou tarde nos tornarão cativos delas.“Agir e agir consciente e desinteressadamente, deve ser a nossa divisa.” Martinho Lutero (1483-1546)

    9. Que arrogância e prepotência a sua hein? É o mal de vcs petistas acharem que estão sempre certos, mas a vida e história desmentem isso a cada dia. Leia mais sobre o assunto, mas sem o viés partidário, vai ter uma surpresa enorme: tem alguém que sabe mais que você. Por último gostaria de sugerir a você e a Helena de Sto. André que procurem frequentar aulas de história, de preferência com o professor Marco Antonio Villa, além de aprender muito poderão ter vossas idéias clareadas. Como diz o Sr. RK a vida segue, mas com a Dilma até quando?

    10. Sr. Pedro, aprender História com o tal Marco Antonio Villa, aquele que levou um “banho” do Fernando Haddad numa entrevista na Jovem Pan? youtube.com/watch?v=IsHXTQsxEIl
      E outra até o próprio cientista social Vitor Amorim, que foi orientado por Marco Antonio Villa na sua pós-graduação, não foi “contaminado” por suas posições anti petistas. Vide a entrevista que Vitor Amorim deu ao DCM do jornalista Paulo Nogueira, postado no dia 27.03.15 sob o título “O anti-Villa: o cientista social que pegou a Globo de surpresa ao não fazer demagogia”.

  17. A questão não é coragem para fazer, é não ter apoio para fazer esta nescessária mudança, bem descrita por Calheiros. Estes seguidos governos “Socialistas”, desde Fernando Henrique, por ideologia, Lula, por poder, e Dilma, por absoluta falta de inteligencia, colocaram o Brasil na lona, deixaram enorme numero de brasileiros preguiçosos, maus habituados, a esperar migalhas do governo, e encolheu nossa massa trabalhadora, para numeros mesquinhos, será dificil alguem conseguir mudar isto apenas na politica, imediatamente, a saida é termos um serie de governos compromissados com o desenvolvimento em todos os setores, ou então termos uma abrupta ruptura com o modelo atual, que pode ser bastante traumatica.

  18. Caro Kotscho
    Tem uma música do Tom Zé cujo um dos versos diz assim: “…Veja que beleza… em todos sabores… a burrice está na mesa…” . Estou cantarolando-a porque acabo de descobrir que sou burro !!! Muito burro, aliás !!! Ou então a maioria dos opositores amarelo-panela que escrevem aqui é que estão em um nível de inteligência inalcançável pela média da raça humana !!! Tu escreve sobre as MORDOMIAS (palavra que tu inventou) dos filhos e filhas de militares desde o tempo da ditadura militar e assassina e os “cabas” iluminados tascam logo e de novo a culpa no Lula !!! Me impressiona o alto nível de análise avançada dessa gente. SÃO GÊNIOS !!! E eu que embora não passo de um “enio”, por falta de uma mísera letra, de um insensível e insignificante ponto “G”, me sinto o pior dos piores muares em termos de inteligência.
    Esse teu post nos faz lembrar daquela tua série de reportagens que te rendeu vários prêmios de jornalismo e que tratava das mesmas MORDOMIAS em plena ditadura militar, aquela que torturava para depois assassinar os que dela ou deles (os “milicos”) ousassem pensar em discordar. Os militares !!! Sempre eles !!! Eles tem as armas e por isso são tão temidos em todo tempo, REGIME e lugar do planeta !!!.
    Desculpe por me estender mas terei que exemplificar com o que EU VI em um certo país da América Central sempre tão odiado e amaldiçoado pelas nossas “invejáveis” inteligências daqui e na maioria as de coloração amarelo-panela.
    Tu sabe que eu estive em Cuba recentemente e por 45 dias tratando da minha distrofia muscular. Cuba é um Estado totalmente militarizado !!! Apesar de aquele país ter alcançado quase a perfeição nos quesitos Saúde, Educação e Segurança Pública, o resto é uma desgraça. Trata-se de um país muito pobre por obra do bloqueio econômico e criminoso dos EUA porém livre também da miséria, da ignorância e da indigência. Diferente do que imaginam os daqui que nunca estiveram lá, Havana não é um grande cortiço com ruas esburacadas para servirem de leitos carroçáveis às carroças e carros velhos e antigos que lá transitam. Isso é “La Habana Vieja” na região central da cidade tombada pelo Patrimônio Mundial da Humanidade e que hoje vem sendo restaurada (Não pode ser reformada !!!) na medida do possível em um trabalho lento, estudado e artístico. Os carros velhos da década de 50 servem basicamente como táxis para turistas. TODOS QUEREM NELES PASSEAR !!!
    Mas Havana tem uma maioria de casas muito bem construídas e com alto padrão. Uma infinidade de palacetes !!! E uma maioria de carros novos e “do ano”, tais quais muitas “Mercedes”, “Subarus”, “Hondas” e que tais. Além de uns poucos ministros de estado (na maioria militares) e de diplomatas, essas mansões e carrões de último tipo são ocupadas e usufruídas pelos.., MILITARES !!! MILICOS !!! “LOS DIVISAS” como dizem os cubanos !!!
    Conversando com o povo, eles não reclamam do regime, de Fidel ou de Raul (que são tidos como heróis ) mas descem o pau em “Los divisas” aos quais odeiam, xingam e os querem longe da ilha !!!
    Eu sempre digo que o dia em que a humanidade se livrar dos banqueiros, dos líderes religiosos e dos MILICOS, esse mundo poderá finalmente se tornar o Paraíso !!! A revolução cubana aconteceu há mais de 50 anos e aquele país, depois de todo esse tempo, já se livrou de duas dessas categorias de destruidores da Paz, só falta… “LOS DIVISAS” !!! Mas isso é impossível já que ELES ATIRAM !!!
    E aqui, os inteligentes acham que simplesmente se Lula ou Dilma falassem ao povo pela televisão, esse mesmo povo apoiaria em massa o fim dessas tais e eternas mordomias. Como eu sou burro e MUITO BURRO vou começar a fazer minha parte hoje mesmo dedando os PMs chacineiros de Osasco para iniciar a revolução !!! Quem vem comigo ???

    1. Braaaaavo Ênio, li num fôlego só…fantástico o seu comentário…fantpastico. Duvido que se o povo soubesse dos privilégios de suas filhinhas lhes davam a credibilidade que dão, será que em vez de respeito não é mêdo ???. Afinal rapaz…o que estas mulheres têm de especial para merecerem este presente ???

    2. Ênio, seu ídolo, o Tom Zé, é aquele “artista” que faz severas críticas ao imperialismo americano, ao Jorge Busch, em shows com patrocínio da Coca Cola?

    3. Oi everaldo,quanto tempo!Não são as filha e sim os pais que são especiais,são militares.Aliás,não é proibido prá ninguém,existem diversos concursos na área todos os anos,agora…tem que estudar,tem que ter saúde perfeita,física e mental.Recomendo a leitura que está publicada logo abaixo em meu nome sobre o sistema previdenciário dos militares ser superavitário(24 de setembro de 2015 – 18:55),com competência e sem corrupção a coisa vai.

    4. Sr.Enio, se Lula identificou 300 picaretas no congresso, tinha que ser uma mulher para “peitar” todos eles, e foram avisados, “vcs podem me vergar, mas jamais me quebrarão”. Não tenha duvida, ao final do processo de depuração, fara as reformas necessarias com o que sobrar de bom, e será a grande vitoriosa, pois é fiel a seus ideias

  19. Que conversa mais sem pé nem cabeça.O sistema previdenciário dos militares é superavitário até 2036,conforme http://www.camara.gov.br/internet/comissao/index/esp/Min_Defesa.ppt.Quem se profundar nas pesquisas conseguirá entender que a mudança de tal situação acarretaria na verdade uma interrupção imediata de arrecadação de 120 milhões anuais,pois junto ao fim das pensões vem o fim das contribuições.O problema do desarranjo não está aí,a justiça federal em Curitiba já está cuidando.

  20. claro que existem delirios que tem que ser extintos como essas pensoes pra filhas de militares e também aquelas que ocorrem com herdeiros no ambito do judiciario; também aberraçoes tipicamente brasileiras como penduricalhos nos salarios do judiciario e legislativo, assim como os apartamentos funcionais em brasilia; a mudança da capital pra brasilia foi responsavel pela explosao de mordomias com a esfarrapada desculpa de compensaçao do sacrificio de ir morar num local ermo e sem atrativos; tudo isso e muito mais absurdos que acontecem também nos estados e municipios sangra os cofres publicos e tem que ser extinto; dificil acreditar que va acontecer no cenario atual; mas sangria muito maior da qual pouco se fala sao isençoes de impostos concedidas aos trilhardarios do pais e a sonegaçao de impostos dos bilionarios.

  21. Um pouquinho de cultura não faz mal a ninguém : ¨ …a Questão Militar foi uma sucessão de conflitos entre 1884 e 1887, suscitados pelos embates entre oficiais do Exército Brasileiro e a monarquia, conduzindo a uma grave crise política que culminou com o fortalecimento da campanha republicana. Foi uma das questões que assinalaram a crise do regime imperial no Brasil, conduzindo à proclamação da República em 1889¨.( de alguns livros de história).Agora um pouquinho de atualidade : http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,apos-polemica–ministro-da-defesa-devolvera-competencias-aos-militares,1758642.Jornalista Ricardo Kotscho,os militares já estavam lá no século XIX lidando com os políticos e suas safadezas,o PT estava onde nesse tempo?Precisa mais do que meias verdades ou enfrentamentos baratos como o da assessora do Min Def prá abalar a instituição lider em confiabilidade do povo brasileiro.

  22. “Um dos mais aberrantes exemplos de como os cofres públicos são sangrados sem dó nem piedade, e sem que a maioria da população saiba disso, é o pagamento de pensões vitalícias a filhas de militares.”

    Lembro que, certa vez, uma famosa atriz brasileira causou polêmica quando descobriu-se que ela recebe essa pensão. No mais, como você mesmo colocou, uma reforma geral vai mexer com os interesses de muitos que não querem ser contrariados. Por exemplo: mexer com cargos comissionados é pedir para ganhar mais partidos opositores. É uma fisiologia maldita que parte de onde mais se pede mudanças: aqui embaixo onde o voto cria esse ciclo vicioso.

  23. kotscho, e tanta coisa que precisa ser mudado, o primeiro passo seria as urnas, dar um choque neles nas proximas eleições, (mas duvido que tenha algum brasileiro dos 93% descontentes que deixe de não votar, não sair de casa nem por decreto), imagine no dia das eleições não comparecer uma viva alma, um unico voto, no pais inteiro, porque esta passando da hora de nos tomarmos uma atitude, voces ja ouviram que o Ministro Gilmar Mendes, quer reabrir o julgamento que proibiu as doações para campanhas eleitorais por parte de empresas seja reaberto na Corte, para ele, o tribunal deixou de definir a partir de quando a decisão valeria, fase de um julgamento conhecida como “modulação de efeitos”, o grande problema e que ele não se conforma com o fim das doações e fica perdendo tempo… ou deixaram lacunas em aberto justamente para que isso ocorre-se), alem do que voce relatou eles perdem muito tempo com picuinhas, disse me disse, um e a favor agora, depois de cinco minutos fica contra, o país esta quebrado por pura pirraça dos politicos, infelizmente os mesmos não pensam no Brasil como uma grande empresa que tem que produzir para gastar, primeiros eles gastam depois na frente vão tapar o buraco ou empurrar com a barriga.

  24. “Globo 24/09/2015 20h03 – Atualizado em 24/09/2015 20h18

    Deputado Alessandro Molon deixa PT e se filia à Rede Sustentabilidade.

    Molon foi o deputado petista mais votado no Rio de Janeiro em 2014.
    Rede, fundada por Marina Silva, conseguiu registro no TSE na terça (22).”

  25. Pelo jeito, Mestre balaieiro acordou ontem enfezado e como também não tem o número do telefone do Bush, resolveu deixar pra lá e incorporar o “Américo Pisca-Pisca”, inspirado por Renan Calheiros, de volta aos tempos de PC do B, e propor a reforma não da natureza, mas do estado brasileiro, segundo o método de Jack, por partes. E lá foi ele investir feito Don Kotsxote, contra dois moinhos do atraso nacional, de prima ao coração do Dragão da Maldade e, feito Santo Guerreiro, assestar a lança certeira em corte pela metade das vagas dos três poderes, legislativo, executivo e judiciário, esquecendo apenas do quarto poder, que tomo a liberdade de acrescentar, corte de 80% das verbas repassadas a título de comunicação, mantendo 20% para comunicação de utilidade pública, saúde, educação, etc. Na segunda investida, cutucar com lança comprida um moinho secundário mas espinhoso, as pensões vitalícias das filhas de militares, esquecendo das filhas solteiras da justiça, onde temos como símbolo e exemplo maior, certa atriz, pensionista vitalícia solteiríssima, embora declaradamente tenha mantido relação estável de 12 anos, com filha nascida da mesma. E Não poderia jamais deixar de assinar embaixo e de lamentar apenas que a presidente Dilma não ache assim tão importante, como líder, fazer política e encampar e propor, em cadeia nacional, esse tipo de medida, “Todo mundo pelado, pro povo ver quem quer o que, mesmo”. Mas fazer o que né, Mestre… coisas do Brasil!

  26. Fora de pauta: para os que ficam criticando o bolsa-família dizendo ser um programa “marxista” olha só a notícia que saiu no site http://www.pragmatismopolítico.com.br no dia 25.09.13: “Bolsa-Família” dos EUA mata a fome de 40 milhões de americanos. Pois é, pouca gente sabe, mas os EUA também tem o seu “Bolsa-Família”, que ajuda 40 milhões de americanos de baixa renda a se alimentarem. Lá como cá, o conservadorismo critica o programa dizendo que ele “ensina a não trabalhar”. Nos EUA o programa chama-se SNAP (Supplemental Nutrition Assistance Program) e funciona no mesmo esquema de cartão magnético que o nosso, com a diferença de que o benefício não pode ser sacado mas utilizado eletronicamente nas lojas cadastradas. O cartão de lá veio substituir os antigos “food stamps”, tíquetes de alimentação que existem há décadas nos EUA. E a Suiça também adotou o seu “Bolsa-Família”, conforme noticiou o site http://www.infomoney.com.br no dia 17.10.13 “Suiça votará projeto de Bolsa-Família no valor de quase R$ 6.000,00 por pessoa”. E no Japão também tem o seu “Bolsa-Família”. Lá é chamado de Teates, conforme li no site connexion.com o post publicado no dia 16.03.15 “Bolsa-Família no Japão. Os teates no Japão”. Pois é, é o Bolsa-Família fazendo escola, mas como diz o jornalista Fernando Brito do Tijolaço em referência às críticas, tanto aqui no Brasil como nos EUA ou em qualquer lugar do mundo, de que o programa “ensina a não trabalhar”, “é triste ver que a mediocridade é universal e que, não importa a língua, a elite sempre se parece em crueldade”. PS: no post do pragmatismopolítico.com.br há uma análise do programa SNAP pelo Prêmio Nobel da Economia 2008, sr. Paulo Krugman, onde ele defende a necessidade do programa.

    1. No Brasil, o bolsa-familia pode ser aprimorado com o cancelamento do saque em dinheiro e no lugar com a compra de SOMENTE alimentos nos mercadinhos de esquina de micros e pequenos mercados.
      O Bolsa-familia é importante também para amenizar a revolta da população que procura emprego e não acha, e se acha encontra “com experiência”.

    2. Helena, eu não critico e sim acho errado a forma que e feito não existe fiscalização direta, pois conheço um caso de aposentada por invalidez (então o governo tinha o cadastro dela no sistema) , trabalhava para a minha mãe semanalmente, pegava o bolsa familia, ganhava roupas do meu filho( 4 anos) “roupas novas” e quando recebia o dinheiro do bolsa familia comprava roupas em vez de alimentos. Acredito que se o governo fiscaliza-se mais talvez isso realmente seria benéfico aos que realmente precisam, “exemplo idosos doentes”, porque tem muita gente que acha que o governo tem OBRIGAÇÃO de ajudar (o governo não teve participação na confecção do filho), o governo tem obrigação de fazer o BRASIL crescer e não distribuir dinheiro (mesmo que seja pouco), porque são milhoes de brasileiros que se encosta nesta ilusão do bolsa familia, e não progride esta sempre na mesmice, assim o Brasil e um país inutil onde milhões ficam esperando do governo. Com isso acho que nunca passaremos uma grande potencia, porque cade vez mais cresce o numero de pessoas aguardando esse beneficio, “e o mesmo ja não aguenta, o caixa esta estourando, imagine voce com um cofre que ao inves de entrar dinheiro so sai”. No passado não existia tantos beneficios como hoje, e nos estamos vivas, saudaveis, inteligentes (nunca precisei de material escolar, uniforme e nem merenda para ir a escola), acho que voce tambem não. Então amiga, quanto mais o governo da beneficios, mais as pessoas ficam estagnada, ficam esperando que as coisas caia do Céu. Sou a favor de boas escolas com estrutura para ensinar e professores com vontade de fazer o mesmo, e hospitais com profissionais bem capacitados para atender os doentes. O resto cada um que faça o seu, porque se continuarmos assim todos iremos para o buraco, imagine um país de vagabundos(chega na politica).

  27. Nem os tucanos tem coragem para efetuar as reformas… nessa situação eles preferem entregar o Brasil para o FMI.
    As reformas de qualidade é retirar TODAS as mordomias dos parlamentares, políticos, militares e judiciário, redução drástico do número de partidos, diminuição do fundo partidário ou a extinção da mesma e etc.
    É mais fácil deixar a população sofrer entregando a administração para iniciativa privada (com politico nas sombras) sob as ordens do fundo monetário internacional.

  28. Enquanto a Dilma se esperneia no cargo, resistindo o quanto pode, para não cair (mas vai….?) eis que parte do seu partido, conspira para colocar mais gasolina do fogo. Segundo matéria do Estadão (sim, eu prefiro o Estadão do que “conversa fiada”), que Sibá Machado, reuniu uns 30 parlamentares do PT, e líderes de vários partidos da base, com o Eduardo Cunha (ele mesmo), para tentar derrubar o Levy e de carona levar junto o Mercadante e o Cardozo! Com parceiros como estes, que se reúnem com o Cunha para pedir a cabeça do único ministro que tem alguma moral no País, é mesmo de se preocupar com o mandato. Isso sem contar com o Lula, que enquanto a Dilma resistia em entregar o resto do poder ao PMDB, disse..”é melhor entregar os ministérios do que perder a Presidência.
    Em tempo, e o programa do PMDB? Pareceu de oposição… ou seria “de opção”?

  29. Nós aqui, encampando o esquerda versus direita, Marxismo x Capitalismo, branco versus preto e lá no Legislativo eles dando risada de todos em geral, fazendo seus novos arranjos para o continuísmo da roubalheira, mordomias e do poder desmensurado.

  30. …pensões vitalícias para as filhas…pelamordedeus…é o fim da picada, e ainda acham um absurdo se dar uma bolsa família a uma mãe abandonada…em algum outro país do mundo existe isto ??? Isto não seria corrupção legalizada ???

    1. Só pra amparar o que foi dito sobre a legalidade e moralidade das pensões às dependentes dos militares : ¨ Durante a ditadura, sobreviveu com os
      recursos financeiros de sua esposa, que recebia o MONTEPIO, ou seja, um benefício
      que consistia em indicar uma pessoa devido a sua condição de “morto”,
      para receber os proventos, como determinava a legislação¨.(http://novo.fpabramo.org.br/sites/default/files/3.perseuespecial.cardoso.pdf).Fundação Perseu Abramo do PT,faz referência ao Montepio dos Militares,que nada mais é que a manutenção de um direito,pago por recursos dos próprios militares,que foi praticamente surrupiado na construção de Brasília.Sem choros e nem velas,o benefício,legal e moral vai continuar.
      .

  31. Após, a manutenção dos vetos frustrar a queda de Dilma ocorrida e comemorada antecipadamente por replicantes desavisados e adjacentes no Balaio, outro jabuti, a alta política do dólar (sic) desabar da árvore, ontem, com o truco do BC e com Levy descobrindo, o que no Balaio sabíamos, que com reservas internacionais de 370 bilhões o Brasil é “magrimente inespeculável” por bons anos, mesmo com o BC demorando semanas para reagir com o óbvio, não é que, enquanto descobria-se que a Aeciérotur fazia a ponte aérea BH-RJ, o ana-crônico FHHC propunha a renuncia de Dilma com data agendada (sic) e Alckmin, o provinciano, levava prêmio hídrico (sic) concedido pelo congresso, através de ex-dirigente tucano da Sabesp. Definitivamente, o brasileiro não merece essas coisas do Brasil trucano, né, não, Zé Simão?

  32. Perfeito Ricardo …..Pela primeira vez vejo um comentário brilhante que ajuda a repensar o BRASIL, independente das paixões partidárias.

    Perfeito. Depois de cortado todas os benefícios amorais, aspones, cargos em confiança, DAS, etc …., e mais ainda, livrar-nos das empresas públicas desnecessárias ao gerenciamento e operação da empresa BRASIL, vender ou fechar estatais e empresas mistas que tem prejuízo de maneira consistente, vender patrimônio para recuperar o caixa destruído, aí sim dona Dilma e seu Levy, ou quem os substituam, se tiverem coragem, existiria a condição moral de eventualmente falar em receitas. Talvez até pudéssemos diminuir impostos.

    Perfeito Ricardo ……. Quem tem coragem ??
    PMDB sempre foi e é agora, junto com o PT nos últimos anos, o responsável por este estado de coisas.
    Cunha, Renan, Sarney, Collor, Lula não tem a menor moral para falar em receitas, antes de falar em corte de despesas, amorais e aeticas nos três poderes da República ( Executivo, Judiciário e Legislativo) e nos três níveis de governo (Federal, Estadual e Municipal), inclusive o Srs., FHC, Alckimin e Aécio….. Não escapam não e não perdem por esperar…… Já está faltando pães e breve vão faltar brioches … Pescoços não servem apenas para segurar a cabeça …..

    Boa Ricardo, assim você ajuda o Brasil. Precisamos de mais gente, honesta intelectualmente, que cobre insistentemente estas posições, seja para os atuais mas, e principalmente, cobre dos futuros mandatários, se é que vai haver alguém com coragem para assumir estas posições, absolutamente necessárias para um BRASIL mais justo e feliz.

    Reformas…..
    da Previdência, do Jurídico, da legislação eleitoral, reforma do Legislativo, do Judiciário, Fiscal
    e outras que o PMDB nunca colaborou para que acontecessem …… portanto é o responsável maior por este estado de coisas e o responsável maior para mudanças.

  33. Mestre balaieiro, o Houdini decrépito despirocou de vez, logo abaixo, ao escancarar que nem de longe desconfia que a Petrobrás “falida”, nos últimos 6 anos, atingiu produção de petróleo equivalente a que demorou 40 anos antes para atingir, que o custo atual de extração do barril no pré sal é de 8 (o-i-t-o) dólares e que petróleo é finito e o preço sazonal, enquanto contrato de venda em baixa não é sazonal na alta, é definitivo, enquanto dure. Sem falar ainda que, se não houvesse a absurda extrapolação da Operação Lava Jato do Supermoro, ao não preocupar-se em preservar a companhia, patrimônio do Brasil, em 2023 estaríamos produzindo 5 milhões de barris por dia, produção essa que agora corremos o risco de não alcançar. Só rindo! O Balaio não merece… Cadê Victor Hugo?

  34. ¨De minha parte eu dependo mais de um motorista ou de um ascensorista do que capitão de fragata ou piloto de caça…¨.(Enio Barroso Filho – 24/09/15 – 19:47).Pergunto se tem fechadura em casa?Quantas vezes a usa por dia?Já pensou no tamanho da porta que precisa para fechar o Brasil?

  35. Quem tem coragem para liderar a reforma do Estado? Ora, Dilma Russef, a maior liderança política que o mundo conheceu desde Churchil. A mulher genial, de inteligência ímpar, capaz de arrastar multidões só com a força de seus discursos memoráveis. Dilma Russef nos conduzirá à um futuro glorioso. Tenham fé, irmãos, tenham fé. E oremos.

  36. Boa Tarde, Ricardo kotcho!
    Ricardo, faz um favor pra mim? Fala para os dirigentes da Record que a parcialidade da globo com seu partido PSDB, é o que esta fazendo sua audiência despencar. Sem opção, e com a imparcialidade da Record com relação a política e ao esporte, os petistas e os clubistas estão fazendo a globo rolar de ladeira abaixo. Uma abraço, e vida que segue! rsssss

  37. O PT vai acabar?………….quem pensa que no partido só tem “corruptos”, engana-se, quem pensa que no partido não tem pessoas do bem, engana-se, também. A verdade é que muitos ficaram “embriagados” com o poder, a ascensão e os ventos sopraram tão a favor, que alguns, e principalmente o Lula, sentiram-se como o “midas”…onde colocassem o dedo, o problema estaria resolvido. Foram tantos “tapinhas nas costas”, e sorrisos para o lula, que ninguém se atrevia a dizer……”você não precisa disso”. Quem é ou já foi gestor, sabe bem disso, os “afagos” são mais traiçoeiros que as interpelações, os afagos nos tornam cegos.
    Resta ao PT se reinventar, buscar no seu quadro político talentos que foram oprimidos nessa obsessão desenfreada pelo poder. Como bem disse ontem FHC, e eu em comentários anteriores, é bom para Brasil a continuidade do PT………Mas hoje, para o Brasil, o PT faria um bem danado, fora do poder…e quem sabe ao próprio PT.

    1. Meia Verdade é o Sandoval Quaresma do Balaio.Vai indo,vai indo,vai indo,no fim empurra Fernando Henrique Cardoso na história.Esse não serve a coisa a alguma.Dizem uns e outros,outros mais que uns,se o PIG não fosse obrigado pagar a fatura da Privataria Tucana,não ultrapassava as fronteiras de Higianopolis.Nenhum tucano vira as costas para ele.

  38. Gilvanildo,você não é quem estou pensando.Na minha terra não tem a ave do bico grande.Por falta de condições climáticas, seco,quente de dia,frio a noite, elas migraram de lá.Deve ter sido seu caso.Eu nunca esquecerei,quando bati em retirada,você foi o primeiro a se manifestar pela minha volta.Tem minha amizade.Mas deve me conhecer,ou a mim ou a Papai.Um abraço.

  39. Mestre Balaeiro,é certo que fará,mas peço-lhe até com certa veemência, que se manifeste,sobre essa barafunda dessa tal reforma ministerial.Não estou achando nada engraçado esta patranhada.

  40. Kotsho,seu blog é muito bom,um dos melhores da blogosfera,dou uma passadinha aqui quase todo dia,seus posts são do tamanho ideal,mas pelo amor de DEUS,faz uma reforma na area de comentários,tem alguns lá que mais parecem um “Tratado”,isso deixa o espaço muito pesado,cansativo e enfadonho,olha o twiiter,é um sucesso pq é curtinho,abraço.

    1. Tu já parou pra pensar se o “curtinho” aqui não é tu… tezinho ??? Não quer ler, não leia. Vá pro twitter então. Mania dessa gente querer regular e eliminar até o tamanho dos outros, ou ainda do pensamento dos outros !!!

    2. Enio Barroso Filho – 25/09/15 – 16:34=Fico feliz que pelo menos uma vez seu comentario foi breve,ao contrario dos outros que vc escreve e são chatos pra caramba.Mas vc não prestou atenção,nunca me dirigi a vc e sim ao Kotsho que é dono do blog e eu admiro, e dei uma sugestão,Quanto a regular,não sou petista para querer regular liberdade de expressão de ninguem,vamos se ligar meu querido.

    3. Se acha meus comentários chatos é porque leu. Sei que para alguns, LER é um ato cansativo, pesado, enfadonho. Não leia então. Não escrevo para agradar e tampouco para TE agradar, “tá ligado” ??? ( 54 caracteres a mais do que o permitido pelo twitter, só que aqui não é o twitter !!!)

    4. Enio, teus comentários sao geralmente longos, chatos e sentimentalóides. Essa é a minha opiniao e deve ser respeitada. Da mesma forma, se nao gostou do meu comentário, nao o leia. Tu falas muito dos outros e nao gostas de receber críticas. Todo o caminho é de 2 vias camarada.

    5. As pessoas são aquilo que escrevem. Isso eu aprendi aqui no Balaio nas vezes em que pude conhecer pessoalmente alguns “Balaieiros” ao longo desses 7 anos de existência do blog. Quem me conhece sabe e já pode comprovar que eu sou só emoção !!! Um cachacista “sentimentalóide” convicto e assumido. Choro muito quando é pra chorar e rio muito quando é de se rir. SOU FELIZ !!! E a razão de tanta felicidade é poder ter, SER e fazer amigos. Amigos maravilhosos e imprescindíveis que os tenho aos milhares desde que a VIDA me tirou os pés do chão e me sentou na cadeira de frente da tela de um computador. Escrever é o que faço o dia inteiro incluindo as noites. Escrever, escrever e LER MUITO é a minha maior diversão !!! VIVA A VIDA !!!

  41. olá!

    Tenho 29 anos de idade, e já estou cansado deste falso e falido regime democrático que nos é imposto por políticos desprovidos de pudor e caráter. Não que seja eu a favor de um golpe militar, porém sinto que a transição de governo militar para o governo dito democrático não foi presidida pelas pessoas certas, pois estas haviam morrido na luta por um futuro justo onde todos pudessem opinar na construção do nosso país; “eles devem estar se revirando no túmulo”, vendo o caos que se instalou no país. Sou da opinião que, todo o nosso sistema de poderes (legislativo, executivo e judiciário) deveria ser repensado, iniciando pela quantidade de partidos e sindicatos, pois possuímos tantos de ambos quanto os Indianos possuem deuses.
    Desde já agradeço por este espaço onde podemos compartilhar nossas idéias.

  42. Meus manos Dias e Everaldo, estou muito bem sem comentar no Balaio, pois eu não tinha liberdade pra responder insolentes que desrespeitavam a todos (inclusive Dona Mara, que nem comenta no Balaio), mas há um imbecil aqui que só envia asneiras e ainda se acha no direito de repreender o Gesiel pelo tamanho de seus comentários, o que só compete ao Kotscho. O Balaio piorou muito desde que saí, não pela minha ausência, mas pela presença do tal de “Tezinho” que tá acabando com o “Tezão” de ser Balaieiro. É muita imbecilidade !!! Meus manos, de vez em quando passo por aqui pra matar saudade de “vossos” comentários, mas nem perco tempo lendo “Oromar o velho” (pelas baboseiras e não pela idade), Meia Coxa, Gilvanildo e a tal de Daiane Firmino. Essa ninguem merece. Como pode ler tanto e continuar tão tapada ???!!! Deve ler fotonovelas e revista Veja. “Só pode”. Abração, meus amigos.

  43. Boa noite, meu amigo RK e a todos os comentaristas. Falando em coragem de reformar, comento a situação da capital do meu estado, o ”mais rico do país”. São Paulo…Tão violenta como nunca. Chegamos ao ponto de ”desovarem” cadáveres no centro da cidade…de queimarem ”trocentos” ônibus,.. de dinamitarem inúmeras agências bancárias, (e termos de dar graças a Deus por usarem esses explosivos somente contra caixas eletrônicos)…Um imensurável número de homicídios, num jogo absurdo estatístico, onde são separados os latrocínios, como se neles não houvessem mortes, da mesma forma, as chacinas, os resultantes de ”rachas” no trânsito, etc. Pura banalização da vida humana! Os que tem o dever de cuidar da segurança pública, simplesmente vem na ”telinha” tentar enfeitar o engodo, expondo evasivas desse ridículo estado de coisas. Sociedade temerosa, presa nas residências e mesmo assim é atacada pelo mundo do crime, mas, tem o direito de pagar por todo serviço público, cujo retorno é menos que o infimo. É muito triste! Infelismente.

  44. Enquanto discutimos aqui a necessidade de uma reforma, de economia, ficamos sabendo que Ideli Salvatti ajeitou sua vida e de seu marido em uma boca rica na OEA. Os políticos estão muito preocupados com o que pensamos.

  45. Marina Silva aceitaria a CPI dos Bancos ou auditoria da divida?

    E se fizéssemos diferente e todos nós, povo brasileiro, nos uníssemos em torno de três questões básicas:

    1- A divida pública que nos escraviza há décadas
    2- A democratização da mídia
    3- A reforma o Judiciário, o poder mais corrupto dentre os corruptos

    Juntando poder financeiro da banca, mídia e aparato midiático-judicial, é o que temos constituído nisso que chamamos de poder dominante ou verdadeiro poder corrupto: é disso que se trata, é este o nosso inimigo comum a ser enfrentado e submetido

    Continue lendo

    http://lexometro.blogspot.com.br/2014/10/o-mensalao-nao-existiu.html

  46. Não sei,tampouco quero saber,o motivo que leva o Mestre Balaeiro a morrer de amores por Fernando Henrique Cardoso.Posso apenas constatar,qualquer post da minha lavra criticando os horrores de FHC,vai direto para Guilhotina,ou para o Garrote Vil.Vem a ser o único blogueiro ou balaeiro da Blogosfera suja,que se encanta pelos feitos do príncipe dos sociólogos.Vai ver,deve ser a admiração do Mestre Balaeiro pela Privataria Tucana.Nem Elio Gaspari,lhe concede essa honraria toda.Pode também explicar a quantidade de fomentadores de ódio de classes,que aqui aportam dia sim,outro também.

    1. Dermeval,
      como você anda muito insatisfeito com este Balaio, o melhor caminho é procurar outro blog.
      Nunca fiz parte de nenhuma blogosfera suja ou limpa. Faço meu trabalho com absoluta independência e sou o único responsável por este espaço.
      Procuro deletar qualquer ofensa a terceiros e leviandades em geral.
      No trabalho, jornalistas não têm amigos nem inimigos.
      Passe bem, seja feliz,
      Ricardo Kotscho

  47. Procuro ser justo comigo mesmo,para ser sincero,nunca li no Balaio uma crítica mais contundente,escrita por Ricardo,tendo como foco a figura do ex Presidente Fernando Henrique.Ja Aecio,não só por merecer,apanha como um cão danado.Va-se entender esses paulistas.

    1. Dermerval, acho que vou te deixar feliz…………….um político que almeja, qualquer cargo e principalmente a presidência, tem a obrigação de cuidar de sua imagem. O Aécio tendo sido pego numa blitz em estado de embriaguez, com a carta vencida e recusando-se a fazer o teste do bafômetro, deixando as chaves do aeroporto aos “cuidados” do tio, para mim o fim da picada, não posso de deixar de concordar com vocês.

      Agora não estou aqui para fazer a defesa do Kotscho, mesmo porque sua biografia, já lhe atesta o quão jornalista respeitado que é, nos meios políticos e junto a seus leitores.Apesar das diferenças, que possamos ter, é um jornalista que admiro muito. Vocês “desse mesmo lado ideológico”, deveriam se orgulhar de ter um jornalista sério e competente a lhes informar.
      Democracia SÉRIA, meu caro, é isso,podemos “chorar” em vermos erros do nosso lado, mas JAMAIS, vedarmos nossa visão.

  48. RK, o diagnóstico é perfeito, mas só da boca pra fora!
    O estado brasileiro é formado de executivo, legislativo e judiciário, todos autônomos, isto é, gerentes de suas próprias contas!
    Cabe a cada um enxugar ou ampliar o seu orçamento!
    Ampliar é fácil, enxugar é que é o difícil, pois direitos ganhos são difíceis de ser tirados, é o caso das pensões vitalícias das filhas dos militares!
    De um modo geral nós só cobramos do executivo e do legislativo, que, quando não atendem, não são reeleito!!!
    É o judiciário?
    Acho que devemos ter um estado forte nas três pernas, para poder atender as demandas da população, pois estado mínimo é entregar o galinheiro às raposas do capital.
    A verdade é que, em algum tempo, teremos que enxugar o estado, pois o PIB não dará atendimento!
    Mas também não poderemos continuar com este capitalismo selvagem, sugadores das riquezas que todos produzimos!
    Não é possível continuar com os paraisos fiscais, armazens do dinheiro excuso que corre pelo mundo!

  49. Sr. Ricardo, o Sindicato dos Bancários tem uma leva de aposentados, ex funcionários, que recebem o salário integral de quando estavam na ativa tendo o reajuste anual da categoria.

    Entendam: o funcionário ganhava R$ 6.000,00. Aposentando-se pelo INSS, digamos, com vencimento de R$ 2.500,00, começou a levar de adicional R$ 3.500.00.

    Os atuais beneficiários nunca contribuíram com um centavo pelo adicional.

    Tem salários altos; R$ 10.000,00 a R$ 15.000,00. Essa anomalia foi criada pelo Partidão quando dominava o Sindicato. Somente há 06 anos acabaram com isso.

    São direitos adquiridos e não tem como reduzir estes salários injustamente recebidos como das filhas dos militares. É o Brasil que vai capengando.

  50. Enquanto se busca um rumo para País, onde a grande maioria não crer que a Dilma seja liderança capaz para isso, eis que a dita cuja, viaja as pressas para os EUA para participar na ONU sobre as discussões do momento (que não são poucas) . Pegando carona na brilhante coragem do Papa Francisco de tocar em assuntos nada confortáveis dos países ricos, como uma maior participação de outras nações nas decisões da ONU, a Dilma discursa, na linha “que o Brasil precisa ter mais voz no Conselho, de preferência por uma cadeira cativa. Entre eles, parecia um discurso ao vento. Alguns se entreolhavam, como se perguntassem.. “mas não é essa a presidente do Brasil, que está afundando o País, que moral ela tem de vir aqui e meter o bico? Afinal, não é a presidente do País que fecha os olhos para as ditaduras das Américas e da África? Não é esta presidente, que junto com o seu antecessor, ajuda e ajudou com financiamentos tiranias mundo a fora? Não é esta a presidente, que diante das carnificinas produzidas por terrorista do Estado Islâmico, ela sugeriu que devêssemos negociar com os terroristas que cortam pescoço, cozinham seres humanos vivos ou amarram fios de dinamites nos pescoços dos cristãos, e explodem, só por serem cristãos? Não são os presidentes recentes deste País, que esteviram de mãos dadas com Armnejad do Iran, o nada saudoso Kadaffi da Libia, o Ditador de Angola, Hugo Chaves e Maduro e similares? Não senhora, obrigado! Melhor que volte a sua meta de tirar o País da lama, que seu partido colocou em apenas uma década. Aqui na ONU não há espaço para parceiros de tiranos!

  51. Baseado nos princípios das irredutibilidades dos salários e estabilidade do funcionário publico só temos 1 chance para encaixarmos o PIB aos direitos adquiridos, independentes de quem vai pegar o ABACAXI:
    Congelar Ad Eternum os salários públicos para adequar aos salários oferecidos pela iniciativa privada que correspondem à realidade de mercado (o servidor público brasileiro produz pouco e ganha mais do que vale).
    Congelar contratações do serviço público e alterar a Constituição para a possibilidade de portabilidade da função pública( vc não serve aqui mas serve ali para o bem público). Acreditem ainda existem funcionários públicos da ponte Rio-Niterói e vc está pagando.
    Corte linear dos cargos públicos de 30%(com alteração constitucional) … não sentiremos (contribuintes) falta nenhuma…com portabilidade.
    Corte linear dos salários públicos de 30%( executivo, legislativo e judiciário) em níveis federais , estaduais e municipais, com alterações constitucionais. Não sentiremos (contribuintes) falta nenhuma.
    Privatizar TODAS as empresa públicas não ligadas á saúde , educação básica ( 1 a 9 série) e segurança pública e taxar conforme a TIR.( din din para o tesouro) .
    3, 2 ,1 para os Aspones e viúvas do Marx deste blog vociferarem sobre estas teses…
    O SOCIALISMO só funciona até acabar com o dinheiro DO OUTRO.
    PS : Kotscho manda para a Presidenta DILMA …
    …………….única chance para ela ficar para a história…..
    ou o FIM será triste….
    nunca votei no PT mas estou inseguro com o futuro dos meus descendentes….

  52. agora que a vaca vai para o brejo. Sob sigilo extremo está em curso uma negociação inicial entre procuradores de Nova York e o doleiro Alberto Youssef para realizar um acordo de delação premiada. O objetivo é que o principal operador da Lava Jato conte o que sabe sobre as falcatruas na estatal, com isso colocarão o FBI, a polícia federal americana, no encalço de ex-diretores e ex-conselheiros da Petrobras, incluindo a presidente Dilma Rousseff. Faz tempo que eles estão espionando ela (inclusive pode ter a ver sobre o tal foro de São Paulo), que muitos não conhecem. Outra piada a presidente Dilma Rousseff defendeu neste sábado (26), em Nova York, uma reforma no Conselho de Segurança da ONU. Ela quer que o Brasil participe como membro permanente da ONU, isso para mim e piada o Brasil não consegui nem resolver os seus problemas internos e quer discutir assuntos dos outros, “cade a nossa reforma Dilma” para voce cobrar reforma na ONU, o Brasil deveria dar o exemplo e fazer reformas internas urgente.

    1. Que nada, Ivone! Olha só o que saiu no site http://www.caminhoalternativo.wordpress.com sobre o pré-sal: “Os Rothschild e Rockefeller querem usurpar o pré-sal brasileiro que vale R$ 20 trilhões de reais”. No vídeo quem fala é o jornalista Bob Fernandes e Nazareno Godeiro, que é coordenador do ILAESE. Veja bem o que está em jogo. Essa riqueza do pré-sal tem que ser do povo brasileiro e não das petrolíferas estrangeiras. Esse papo de corrupção é só pra desviar a atenção.

    2. Comece a ler blogs menos idiotas e tendenciosos, ao menos, que não tenham tendências esquerdopatas e saibam fazer contas.
      Com o petróleo ao preço que está e com as inúmeras alternativas energéticas que surgem a cada ano só quem não tem noção de aritmética pensa que existe algum valor no pré sal.
      Os Rockfellers sabem fazer conta assim como qualquer capitalista, ao contrário de uma certa senhora que, com o dólar mais de R$4 hospeda-se numa das mais caras suítes de NY pra desfilar seu rosário de sandices deixando todos boquiabertos com sua incapacidade de iniciar qualquer raciocínio e conclui-lo com alguma lógica.

    3. Agora vão tentar me convencer que o que está acontecendo na Síria é porque estão com dó do povo por causa do seu presidente Assad dizendo que ele é muito malvado….. Destruíram e arrasaram com o Iraque porque diziam que lá tinha armamento de destruição em massa (afinal, cadê esses armamentos?)…. Querem desestabilizar o governo venezuelano porque acham que o povo está passando necessidade dizendo que lá não tem papel higiênico…. Ou será por que esses países são os maiores produtores de petróleo? Pois é, qualquer semelhança com o que está acontecendo no Brasil, não é mera coincidência….Tanto é que estamos vendo entreguistas como o José Serra fissurados para entregar o nosso pré-sal para as petrolíferas estrangeiras….. Me engana que eu gosto….

  53. Caro Ricardo, só para lhe dar uma sujestão semelhante a que dei lá no inicio quando uns terroristas digitais tentaram acabar com o Balaio.Para lhe poupar de ficar lendo o mesmo do mesmo, com algumas exceções, este bate-boca infantil, cria uma filial, um outro blog, quem sabe lhe denomine de Balaio de Gatos, ou, Inferno do Kotscho em homonimia ao Inferno de Dante, e despacha para ele todos os comentáristas, nele estaria, sem moderação, liberados, coices, pontapés, mordidas nos cangotes, chutes nos sacos, etc e os escambau. Que tal ??? Este tempo ganho tu vai brincar com os teus netos que é muito mais lucrativo…né não ?

    1. Caro Everaldo,
      até que a ideia é boa, mas a iniciativa tem que caber aos próprios leitores insatisfeitos com a moderação, assim como aconteceu com o Boteco do Balaio, uma filial deste blog que durou vários anos no Google.
      Mas eram outros tempos, outras pessoas, o Brasil era outro.
      Só não entendo por que não criam um blog próprio ou procuram outro lugar.
      Ninguém é obrigado a entrar aqui nem concordar comigo.
      Abração,
      Ricardo Kotscho

  54. “Está uma zona”… Não foi eu que disse. Foi você no Heródoto de ontem ou anteontem. Só que “saiu” meio sussurrado, tal qual o atual senador da base” do governo Dilma, ex-presidente destituído, quando se dirigia à figura do chefe da PGR. “Filho da pluta” num sussurro ouvido do alto da tribuna do Senado Federal e que nenhum senador abriu o bico para censura-lo. Aliás ter o rabo preso, é a coisa mais natural naquela fétida casa Legislativa. Coisa que não pode ocorrer, no caso de um suspeito senador. No seu caso, e cumprimento-o pelo fato, já que a frase é da nossa (minha, sua e da maioria do “comentaristas que tem o prazer da frequência) geração. Do nosso tempo em que nos divertíamos nas Zonas do Meretrício aonde ela existisse. Na minha terra ela era mundialmente conhecida. A cafetina do melhor puteiro que existia na Zona de Bauru, foi retratada em livro. Eny Cezarino foi uma figura praticante da filantropia na acepção da palavra. Hoje, os viajantes que passam por Bauru, transitando pela Rodovia Rondon, são obrigados a fazê-lo pelo “trevo da Eny”. Em nossa juventude, e bota juventude nisso, nossos finais de noite, depois de deixarmos nossa namorada em sua casa obrigatoriamente às 22 horas, nosso destino era frequentar a rua “Costa Ribeiro” e adjacências, para curtirmos as prostitutas que ali se encontravam mercadejando seus corpos. Na época, cidade que não tivesse uma Zona do Meretrício, não tinha muito valor. Sua frase causou-me boas lembranças. Deu-me a oportunidade de reviver que o “estar uma zona” é de tempos imemoriais. Obrigado pela paciência. Grande abraço.

  55. Não sou,nunca fui,jamais serei comentarista pegado a laço.Essa não é forma mais educada,de um dono de um blog se dirigir a um participante dele.Não é a primeira vez que você falta com o respeito comigo.Você tem seus valores,não há como negar,concomitante a isso,tem o ranço paulista de se achar melhor que os outros.Isso não é uma suposição,mas uma constatação,que você não tem como negar.É científico meu caro.Se você se sente incomodado com os meus comentários, por que sei escrever tão bem como você,existem formas mais educada de solicitar que eu vá cantar em outro terreiro.Você não contribui em nada,agindo desta maneira.Não foi você que outro dia pediu clemência aos seus balaeiros para manter o nível dos comentários,e age com toda essa arrogância e descontrole?A sua deselegância nada mais é,da verdade incontestável da minha razão.O rei ficou nu?Por que você acha que os fomentadores do ódio de classes aporta no seu Balaio?Antes que você responda que é pelo seus belos olhos,passe bem você.Considero esse meu ultimo comentário em seu Balaio,como um direito de resposta.A dignidade exige que ele seja publicado em sua íntegra.

    1. É…. parece que os petralhas estao comecando a se “devorar”…nao Dermeval Junior, vc nao escreve tao bem como o Kotscho. Pra ser sincero, vc se expressa de forma confusa e com erros de sintaxe e concordância. De qualquer forma, adeus e seja feliz. Você nao fará falta alguma neste espaco.

  56. Pare o cavalinho e mova-se de cima para baixo. O senhor, além de liderar, do seu jeito, claro, já faz parte dessa grande maioria de brasileiros que estão ávidos por uma profunda reforma do Estado Brasileiro. E ela vem acontecendo. Com clichê ou sem, com mantra ou sem mantra. Quer através de uma tacada só, no curto prazo, ou de quantas forem necessárias no médio e longo prazos. De cabo a rabo. Pronto!

  57. Agora que saiu do Balaio, Demerval Junior deveria esperar a queda da Dilma p/ propor a ela uma sociedade: lojinha de 1,99 em Cuba. Ela faz o planejamento orçamentário e ele escreve as propagandas.

  58. Caro Kotscho
    Tu me desculpa mas não posso deixar passar essa. Teve um comentarista aí pra baixo que me sugeriu aprender mais sobre história com o professor e “historiador” Marco Antonio Villa. Justo o Villa e eu conheço o Villa !!! Não sei se eram casados no papel mas a mulher dele morava num apartamento do Conjunto do IPESP aqui nos fundões da zona norte enquanto ele passava a maior parte do tempo em São Carlos fazendo sei lá o que. A mulher dizia que ele dava aulas por lá. ERAM PETISTAS RÔXOS !!! APAIXONADOS !!! Daqueles que decoravam a casa com bandeiras e temas do PT. Sofás vermelhos, quadros, almofadas, lençóis, travesseiros, abajures, louças… TUDO !!! Tudo enfeitado com as estrelinhas e as cores do PT !!! Até o cachorro andava com eles enfeitado nas costas com uma bandana vermelha do PT !!!
    De vez em quando nos fins de semana tinha umas festas petistas regadas a cachaça e ele, o Villa aparecia. Ruim de copo como só ele só !!! Bastavam alguns poucos goles e sujeito já bambeava e danava a falar besteira. Era exaltado na defesa do partido e exagerava ao extremo no tom. Naquele tempo eu trabalhava no Governo da Luiza Erundina e ele vivia me pedindo um emprego, um cargo com salário, ou qualquer coisa para que então pudesse se fixar por aqui. Respondia que as coisas não eram assim, que as indicações tinham critério e que antes dele havia uma fila de militantes com mais história e mais presença política na nossa região e que mesmo sendo ele um “fanático”, isso não bastava para passa-lo na frente e coisa e tal. Mesmo assim ele toda vez que me via, insistia. Passou um tempo e eles sumiram, nunca mais vi.
    MAS VEJA COMO O MUNDO É PEQUENO !!! De uns tempos pra cá tenho visto o Villa dando entrevistas, fazendo comentários, escrevendo artigos em jornais, TRABALHANDO, veja você, no Jornal da Cultura !!! Só que agora do lado de lá !!! Com os mesmos rompantes, a mesma euforia, o mesmo fanatismo, o mesmo exagero e os mesmos rompantes para atacar e amaldiçoar sua antiga paixão, o PT !!! É PROFISSIONAL !!! Deve estar agora ganhando bem !!! O Villa pode ser “historiador” lá pras nêgas dele mas pra mim é o mesmo “bebum” chato e pidão !!! Além do que, como “historiador” ele devia contar essa parte da sua própria história, só que não !!! Ele não é besta, né mesmo ??? Hoje em dia xingar e falar mal do PT nas revistas, jornais, rádios e na televisão dá “status”, dá emprego e dá dinheiro !!! Vida que segue…

  59. Além do “historiador” da TV Cultura, sei também de umas histórias daquele tal Demétrio Magnoli, o geógrafo !!! Outro desassistido e desconsiderado em remoto passado pelo PT. Assim como também sei umas do “vejeiro” Reinaldo Azevedo que militava na ex-corrente interna do partido, “Convergência Socialista”, meses antes de essa ser todinha expulsa do PT. Ele diz conhecer as nossas entranhas mas na verdade o que ele conhece bem é o PSTU e uma de suas rimas !!! E essa molecada de hoje dia ainda vai na deles !!! Sabem nada os ingênuos !!!

    1. Não Marcio L , Eu me lembro dele de uma festinha do Mario Puerro, que foi suplente de vereador na eleição que elegeu a Luiza Erundina prefeita e chegou a exercer o mandato por um curto período. As festas da Convergência eram concorridas (assim como as da Libelu) por conta da presença de muitas mulheres bonitas. Me lembro bem do “bulling” de algumas delas contra o rapaz “exótico”.

  60. A “Primavera Democrática” convocada pelo PT, movimentos sociais e outros burgueses do capital alheio, ontem conseguiu a proeza de reunir 500 pessoas na Praça da Sé. A organização esperava 5.000, número bem abaixo do que a mobilização PTista já foi capaz. Manifestação de Esquerda em final de semana não funciona. Só rindo mesmo.

    1. Vi a foto e foi patético: parecia um dia de movimentação normal na praça da Sé. Meia dúzia de gatos pingados que pareciam ter vergonha de estar ali tentando defender o indefensável e perfumar o cadáver desse governo que destruiu o nosso país.

  61. Cumprimentando o comentarista…Joao Pedro – 26/09/15 – 13:34
    A nossa presidente parece que está sempre num Carnaval de idiotices, mandiocarias e trapalhadas. E falando em carnaval, você tirou 10 no seu referido comentário. Parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *