“Governo Dilma-2 caminha para a autodestruição”

“Governo Dilma-2 caminha para a autodestruição”

Não, o caro leitor não se enganou: o título acima está entre aspas porque é exatamente o mesmo do texto que publiquei aqui no dia 2 de fevereiro de 2015, às 10h01 _ quase sete meses atrás, portanto, quando a crise que vivemos hoje estava apenas começando.

Reproduzo abaixo alguns trechos:

“Pelo ranger da carruagem desgovernada, a oposição nem precisa perder muito tempo com CPIs e pareceres para detonar o impeachment da presidente da República (…) O governo Dilma-2 está se acabando sozinho num inimaginável processo de autodestruição”.

“Isolada, atônita, encurralada, sem rumo e sem base parlamentar sólida nem apoio social, contestada até dentro do próprio partido, como estará se sentindo neste momento a cidadã Dilma Rousseff, que faz apenas três meses foi reeleita por mais quatro anos? Ou, o que seria ainda mais grave, será que ela ainda não se deu conta do tamanho da encrenca em que se meteu?”

“É duro e triste ter que escrever isso sobre um governo que ajudei a eleger com meu voto, mas é a realidade. É preciso que Dilma caia nesta realidade e mude radicalmente sua forma de governar, buscando e não arrostando apoios, ouvindo pessoas fora do seu núcleo palaciano, como prometeu no discurso da vitória, antes que seja tarde demais”.

***

Neste meio tempo, a situação do governo e do país só fez se agravar a cada dia, até entrarmos em recessão econômica, em meio a uma guerra política, sem ninguém poder prever o que virá pela frente.

Tem horas em que gostaria de estar errado. Neste caso, infelizmente, estava certo. Como sempre digo, não posso, no meu ofício de repórter, brigar com os fatos.

 

 

 

 

75 thoughts on ““Governo Dilma-2 caminha para a autodestruição”

  1. RK, o povo está pagando pelos erros da própria Dulma, não há luz no fim do túnel, não há dinheiro, as previsões para este é o próximo ano são sombrias. O melhor para o Brasil hoje seria a sua renúncia, ai o Temer teria condições políticas para coalizão, teríamos esperança. Do jeito que está não dá. Não dá para culpar o FHC, são 13 anos de governo petista que venceu, como vence um produto, ainda mais quando o produto é ruim (Dilma). Todas as conquistas sociais correm risco pelo desgoverno. Gostem ou não a Dilma foi uma escolha errada, não tem preparo, não sabe dialogar com a política e não competência técnica.

  2. Sabia que muitas pessoas possuem recomendação para usarem óculos, e até compram o danado, e joga-o numa gaveta e permanecem forçando enxergar uma realidade que não existe mais? Geralmente, quando bate o carro, ou quando levam uma queda é que se convencem que devem usar óculos. Muitos são assim, insistem não enxergar a realidade. Sim, o governo começou terminando. E acabou antes mesmo que começar. Não tem planos, não tem lastro, não tem rumo. A única torcida que há hoje é que o TCU não se renda e criminalize o óbvio. O governo que foi eleito maqueando dados, prometendo o que já se sabia ser impossível cumprir, e sobretudo desqualificando os adversários. O resultado está aí cristalino, basta colocar o “óculos da realidade”.
    Em tempo, o único político do PSDB acusado por menos da quadrilha do petrolão de também ter recebido propina, não foi encontrado “indícios mínimos” pelo Procurador Geral, o Janot, e foi pedido o arquivamento do processo. Só falta agora quererem desenterrar o Sérgio Guerra e o Eduardo Campos para tentarem puxar alguém da oposição para o mar de lama podre que é o petismo e parte de seus aliados!

  3. Discordo, Kotscho. Claro que não é essa oposição pífia e hilária que está dificultando ou encurralando o governo Dilma. São a crise do capitalismo (que já chegou à China), nossa Justiça e nossa imprensa, essas sim, as verdadeira inimigas do Brasil e do mundo, pois o mesmo aconteceu e está acontecendo com a administração de Fernando Haddad, enquanto Alckmin, Anastasia e Beto Richa nadam de braçada, com seus estados falidos e sem água. Lamentável ter que admitir que o grande Ricardo Kotscho esteja sofrendo de amnésia irreversível e catarata progressiva. Bom fim de semana a todos.

    1. Meu Caro atacar tudo e todos para defender a incompetência e a falta de lisura está fácil. Agora defenda esse governo justificando suas ações, justificando por exemplo a volta da CPMF, falando alguma coisa boa a respeito dos auxiliares do núcleo palaciano. Isso me parece impossível, não é? O melhor que a Dilma tem a fazer é renunciar mesmo, seria um ato nobre para o bem do País. Os únicos culpados são os PT a Dilma e principalmente o Lula, e isso é intransferível.

  4. O Mestre andou passeando pela Grécia e voltou “desacorsoado”? vejo mais um desarranjo na base governista do que crise politica, e uma oposição desse quilate, envolvida até a medula com a corrupção só faz barulho pra assanhar os coxinhas. que andam um pouco irritados porque não conseguem trocar de carro e smartphone. Dilma esta a anos luz na frente, sabera lidar com essa dificuldade momentanea, vai entregar ao Lula, um Brasil “redondo” com todas as reformas implementadas. Quem viver verá.

  5. Nesse meio tempo meu caro Kotscho, A Dilma vem colecionando vitorias em cima de vitorias, e até “emagreceu”. -Será que alguém emagrece de preocupação como diz a minha vó? Bem sei lá, mas o fato é que enquanto a Dilma conseguiu aprovar tudo que queria no congresso e conseguiu apoio de representantes importantes da sociedade como: a UNE (estudantes), FIRJAN, FIESP e CNI (empresarios); e CUT, UGT (o sindicato que montaram para o PSDB ter trabalhadores que o apoiava, mas que,como sempre acontece, depois que deixaram de ser ignorantes e Pesquisaram a historia das administrações do PSDB, preferiram a netralidade; e agora estão apoiando a Democracia) e até Parte da Força Sindical (o sindicato montado pelo Collor para tentar tirar poder do Lula junto aos movimentos sindicais) que depois de tantas atitudes nebulosas, começam a querer dar um chega pra lá Paulinho da Força. “”””E o que o Aecio e a oposição fizeram de promissor e o que tiveram de avanço nesse periodo?””” – Absolutamente nada! E pior, o grande lider da oposição, o presidente da camara Eduardo Cunha do PMDB, que desde antes da eleição “já se apresentava como um traidor do PMDB que faz parte do governo Dilma do PT”; a cada dia vai caindo mais pelas tabelas. -Ontem, sem assunto e sem apresentar fato novo, o jornal nacional do Wiliam Boner, que ao vivo foi chamado de “”Sacana”” pela moça do tempo Maria Julia Coutinho; fez um resumo da operação lava-jato, onde repetiu o mesmo que vem repetindo desde o começo da operação lava-jato ha mais de 1 ano; como se fora um desses justiceiros da TV, que além de reapresentarem materias de anos passados, ainda as repetem por diversas vezes no programa ao vivo; e o telepectador mais atento percebeu que de funcionarios da petrobras envolvido na corrupção tinha apenas 7 funcionarios, um numero extremente insignificante diante do total de 80 mil funcionarios da empresa. O JN também falou da “Crise mundial”, onde o “sacana” do Boner, segundo a Maju; falou da Grecia que começa a se recuperar depois que fez varias privatizações. Talvez o Boner não tenha prosseguido no assunto privatizações, por ter se lembrado de que o Brasil não tem mais o que privatizar depois que o FHC do PSDB privatizou o Brasil a preço de banana, e a Petrobras, essa que de repente o Brasil se deu conta que pertence aos Brasileiros, só não foi totalmente privatizada, porque o Serra do PSDB não ganhou a eleição, por conta do povo ter se dado conta desde aquela epoca o quanto nocivo foram os e mandatos do FHC do PSDB. “”Vamos esperar que nessa onda de lembranças do Padrão Globo de Jornalismo, que hoje fala de corrupção como se a corrupção fosse obra do PT e que o “semi-analfabeto Lula é PHD nela”; lembre-se do seu saudoso jornalista Paulo Francis, que ja nos longínquos anos de 1980 e 1990; denunciava essa mesma corrupção na Petrobras, que agora um dos delatores ja disse que recebia propina desde 1997 no periodo do governo FHC do PSDB.

  6. É isso aí, Victor Hugo, das 11:34hs. Lamentável ler um post desse naipe do sr. Kotscho. Mas falando em crise hídrica, olha a notícia que saiu no jornal El País no dia 26.08.15 como título “Afetadas pela escassez de água, indústrias já avaliam parar produção”. É a falta de água que pode paralisar a atividade industral em SP. Olha o que diz a gerente do Departamento do Meio Ambiente da Fiesp, sra. Anicia Pio: “Estamos chegando no fundo do poço e se os reservatórios, tanto o Alto Tietê e o Cantareira, não se recuperarem a prioridade absoluta vai ser o abastecimento humano, e aí vamos ter que parar a produção”. E nessa mesma linha, li uma reportagem na Revista do Brasil, onde o engenheiro e sanitarista José Roberto Kachel disse que o Alto Tietê deve secar até o fim de novembro. Pois é, sem produção nas indústrias significa mais desemprego e se o desemprego está preocupante, agora vai ficar mais dramático por causa da falta de água no Estado mais rico da Federação, como o PSDB se vangloria de dizer em tudo quanto é propaganda do partido. E a culpa é da Dilma? Ou do governo PSDB que está no poder há 20 anos em SP e ficou sem fazer uma obra para se precaver contra a seca que se avizinhava? Alertados foram em 2004 pela ANA quando ficou acordado que havia necessidade de se ampliar o Cantareira para atender uma população que crescia ano a ano. E agora Alckmin fica gastando milhões em obras emergenciais que se mostram inócuas, como o caso que citei aqui sobre a Transposição do Rio Guaió para a Represa Taiaçupeba, que está sem funcionar após 50 dias da inauguração, pois o rio secou.Quer dizer, planejamento ZERO. É o governo PSDB trabalhando mal e despreparadamente pra você!

    1. Pra que vamos nos cansar dançando pra chamar a chuva? Deixa o Alckmin se esborrachar com toda a sua incompetência. Ele deve estar rezando uma reza brava, dia e noite, pra chover em SP e não está adiantando. Ele não é da Opus Dei? Eu quero mais é que Alckmin se lasque….

  7. É meu caro Kotscho, as coisas estão tomando rumos que nem os “búzios” conseguem prever.
    A governAnta, fez tantas atrapalhadas em seu primeiro governo, que era sabido por todos o que viria pela frente, o que todos não sabíamos era os ingredientes explosivos que se somariam a essas atrapalhadas.
    Nunca se viu tanta roubalheira, nunca se viu tantos “colarinhos brancos” e políticos envolvidos, num escândalo dessas proporções. Fizeram um governo engajados num proposito… O PODER, usando a “moeda pobre” como sua sustentação.
    É impensável parar a Lava Jato, é impensável não punir os responsáveis.
    Não vejo caminho nenhum, para essa despreparada governAnta, mudar os rumos que ela levou o Brasil, o mais sensato, se pensam realmente nos “pobres”, seria a RENÚNCIA….não é justo levar milhões de brasileiros ao desemprego. Não conseguirão com bravatas alimentá-los, não conseguirão com bravatas saldarem suas dívidas…..”não ter é uma coisa, perder é outra….leva-se ao inaceitável”.
    A democracia esta entrando em xeque, se querem ainda, esta na hora de fazerem alguma coisa, e o começo seria a a RENÚNCIA.

  8. Meu caro Kostcho… infelizmente é dificil para quem acreditou e votou na Dilma, aceitar que o fim está proximo. A Dilma não tem preparo nenhum para gerir uma nação e muito menos o PT tem em seu quadro, pessoas aptas a assumir cargos de destaque e fazer a diferença. Palocci era o unico que tinha capacidade e jogo de cintura, mas também enveredou para o caminho do mal, que faz parte do DNA da maioria dos PTistas dirigentes do partido. Além, disso, a Dilma tem em seu DNA o espirito do escorpião: pede ajuda quando está morrendo, mas tão logo volte a respirar, ataca que a ajudou… veja o caso do Temer.: Não tinha mais com quem contar para a fazer a coordenação politica (Mercadante é uma ameba) , teve que se render ao Temer. Cumprida a missão, colocou-o para escanteio e trouxe de volta os incompetentes para fazer a coordenação politica….
    Não tem jeito não… quanto mais cedo ela espirrar, melhor para o Brasil, melhor para os Brasileiros…. não importa como, se por renuncia, cassação, ou outro recurso.
    E o PT tem que aprender que o Tesouro da Nação não é caixa de Sindicato….

  9. Tenho falado isso há algum tempo: não existe mais Governo Dilma, existe uma crise econômica que atinge todos os setores e um vácuo de liderança. Não existe base partidária mais, vários parlamentares DA BASE já se articulam p/ a era Temer. Segundo o Radar, Lula falou (p/ Senadores do PMDB, diga-se de passagem) que de 10 brasileiros 3 gostam dele, mas zero gostam de Dilma. Além disso, hoje na mesma coluna há a seguinte nota:

    “uma pesquisa inédita encomendada pelo PMDB do Ceará ao Ibope conseguiu fazer uma fotografia sem photoshop do que aconteceu com Dilma Rousseff da eleição para cá.

    Na cidade de Lavras da Mangabeira, de 31 000 habitantes, Dilma obteve a inacreditável marca de 86,6% dos votos no segundo turno, em outubro passado. Agora, de acordo com a pesquisa realizada em agosto, ou seja, dez meses depois, 76% dos habitantes reprovam o governo.

    Sua popularidade, portanto, esfarelou-se, até em pequenas cidades nordestinas que a apoiaram de forma esmagadora.”

  10. E olha que é só o começo da crise,segunda feira a Mercedes Benz joga 1.500 pais de familia no olho da rua.Dilma quer a volta da CPMF para bancar a saúde,um governo que se diz “do povo”aumentando impostos,é brincadeira!Os petistas sofrem da síndrome de Estocolmo,que o sequestrado se apaixona pelo sequestrador,só que no caso dos petistas são os assaltados pelos assaltantes.Essa culpa eu não tenho,faço parte dos 48,5%da população que não votam no PT,durmo sem esse peso na consciencia.

  11. Não, o Governo Dilma-2 não está inexoravelmente perdido, meu caro Ricardo.
    Mas é claro q ele precisa de um grande ajuste. E não é o fiscal, mas o ‘dialogal’…
    Ah se o Dialoga Brasil fosse, antes de tudo o Dialoga Dilma…
    Ah se Dilma, então, resolvesse conversar e, principalmente, nos ouvir, nos ler, como VC, velho joranalista, tão jovialmente, ainda teima fazer…
    Ah se Mercadante e o Zé Cardoso…
    Ah se o Lula assumisse o ministério da educação e começasse a rodar o país todinho anunciando e demonstrando que a Pátria Educadora de fato investirá 20% do PIB em EDUCAÇÃO de qualidade para tod@s…
    Eu creio. Há 3 coisas q nunca poderemos perder: a Fé, a Esperança, e o Amor. Já dizia São Paulo (o santo, viu!!)
    Axééééééé!!!!!!!

  12. Deus te ouça, RK! Quando um governo está com a popularidade extremamente alta, ou extremamente baixa, pode fazer tudo, para o bem ou para o mal. Collor confiscou a poupança, não aconteceu nada além de matar do coração alguns velhinhos poupadores, Lula trocou o avião presidencial, o Sucatão, por um avião caríssimo, maior do que o de governantes como Angela Merkel, por exemplo. Lula poderia ter feito o que bem quisesse para o bem do país, poderia ter se unindo aos políticos bons que existem em todos os partidos, são minoria, claro, preferiu buscar os piores nas prateleiras. Escolheu o PP de Maluf e Pedro Correa em bloco, deu um naco da Petrobras ao Collor, abraçou a escória do PMDB, agora, nós pagamos por suas escolhas. Dilma, que não tem pretensões políticas, poderia fazer uma grande reforma administrativa, acabar com pelo menos 100 mil cargos de livre provimento, ministérios e secretarias, fazer uma auditoria nos gastos com cartões corporativos, entre outras necessidades urgentes; cortar na carne, como estamos voltando a fazer em nossas casas. Disse que fará uma reforma que eliminará mil cargos de livre provimento, disse que cortará dez ministérios, grande reforma, não? Dilma preferiu ferrar com o povo tentando criar mais um imposto, é muito sem noção essa mulher! O melhor que ela tem a fazer é renunciar, ir para Porto Alegre curtir a vida e ralhar com o cachorro que ganhou do Zé Dirce, e não com subordinados no planalto. O país não aguenta Dilma mais seis meses. Cuidado RK, bom senso e liberdade intelectual poderá lhe custar uns petelecos de algum petista, venho lhe avisando…

    1. Jose Eduardo, de todos os comentarios fora o post do Rkotscho foi o que mais me chamou a atenção, eu fiz parte da galera que perdeu dinheiro com o Collor( e um que não deveria nem estar no congresso, foi causador de mortes), naquela semana tinha acabado de vender um apartamento para comprar uma casa, pois minha mãe não gostava de apto, qual minha surpresa( mesmo trabalhando em banco) o meu dinheiro foi confiscado, quando resgatei deu para comprar somente um fogão de 6 bocas, então meu amigo estou com voce no seu texto, o que eles não querem e acabar com suas mordomias e de seus aliados, para o povo resto que se dane( para não falar palavrão), Dilma pode mudar mais não o faz, isso significa que nos estamos ferrados, assino em baixo nos seus argumentos que ela deveria exterminar muitos gastos, com isso economizaria e olha que o salario deles e muito alto para um pais quebrado.

  13. Não vejo de uma maneira tão negativa, temos saídas sim, existe uma grande necessidade de chamar todos a razão, e trabalhar muito, não se conquista nada sem trabalho, o pais tem recursos para isso,já passamos momentos piores.

  14. Mestre, dado a origem e sustentação da crise política, convenhamos, nada que não seja reversível politicamente no prazo de dois ou três meses e economicamente em menos de um ano, resolvida a crise política, se de imediato forem tomadas medidas essenciais precedentes, inexplicavelmente não tomadas até hoje, embora sabidas, desde sempre, por todos que contam, com exceção de quem, de fato e direito, pode viabiliza-las e precisa ser convencida do desastre que é manter a situação atual. São elas, a substituição de Mercadante, Zé Cardozo e Edinho Silva, por, Jaques Wagner, Tarso Genro e Franklin Martins, Lula vir a morar em Brasília, pelo menos até o final do ano, e o governo e PT combaterem politicamente, sem tréguas, a mídia do catastrofismo econômico e do “vaza jato”, que objetiva paralisar o país com seu terrorismo da desinformação 24 horas, voltado ao golpe paraguayo. Para tanto é necessário fazer o contraditório e informar os cidadãos sobre a crise econômica mundial e a real situação do Brasil, onde, hoje, todos os índices apresentam-se inferiores aos de crises anteriores enfrentadas, sem falar nas reservas internacionais, hoje em US$372 bilhões, e nos interesses escusos que movem essa gente, de repente, não mais que de repente, paladina da ética, exemplo em competência e esteio dos bons costumes e cidadania. Só rindo! PS: O que fazer com os demitidos? Simples, Edinho retorna a São Paulo e Mercadante e Zé Cardozo, enviados em missão de paz a Palmira, para negociarem a preservação de obras de artes, patrimônio da humanidade, restantes na região.

  15. É RK, eu acho, que a Presidenta, afastou, quer dizer será que se afastou ou os próprios militante profissionais de São Paulo se afastaram dela?

    O problema da Presidenta é a sua arrogância e mentira. Começou nos debates, ela e a filha do Tarso Genro, dizendo que Aécio agredia e não respeitava mulheres.
    Depois, disse que estenderia a mão amiga,”só se for da amiga da onça’.

    O que me causa espécie……..é que o Lula deu a Ela um ‘chá de cadeira’………eu não sei porque cargas d’agua, ele resolveu falar agora há alguns meses. Será por que a água está batendo naquele lugar?
    Os plantonistas, dizem que ela humilha seus comandados, principalmente os do 2º Escalão, ficou pior com o Aluízio Arrogante seu ‘braço direito, nem os petistas tem tolerância com essa amável peça palaciana.

    Agora. quanto mais cara feia ela fizer? Pior ficará para ela e para nós. E olhamos para o quadro eleitoral opositor e não veja nada em minha frente.
    Está osso, com diz a garotada, ela irá ter que cortar programas sociais se a mará continuar ‘alta’, aí RK é que azeda tudo!!!
    E se o Lula tentar reerguer o PT, nesta fase, vai levar vaias…sobre vais..caiu o carisma do “presidente operário’, na região sudeste o sonho acabou.

    ***A ESPERANÇA VENCEU O MEDO? TAMO NA ROÇA !!!!

  16. O esvaziamento ideológico do PT não por acaso coincide com uma profunda crise ética.
    Para Lula, pouco importa que a crise política intensifique ainda mais a crise econômica e seus perversos efeitos sociais.
    Insistiu na ladainha de que o cenário internacional é responsável pela crise brasileira e
    joga todos – o PT, Dilma e ele próprio – nas profundezas do volume morto, para tentar sair de mãos limpas,como fênix que ressurge das cinzas.

  17. Kotscho, permita a esse seu amigo e admirador lembrar-lhe o título de outro de seus infelizes post’s anti-Dilma: “Cunha toma poder de Dilma, que a tudo só assiste” (12/02/2015). Entendeu porque Dilma só assistia, meu caro ? Não alimente falsas esperanças dos coxinhas do Balaio que continuam acreditando que o que falta pro Brasil é um salvador da Pátria: sai Figueiredo e entra Sarney, sai Sarney e entra Collor, sai Collor e entra FHC, sai FHC e entra Lula, sai Lula e entra Dilma, sai o PFL e entra o PMDB, sai o PMDB e entra o PSDB, sai o PSDB e entra o PT e os coxinhas do Balaio continuam reelegendo “ad eternum” Eduardo Cunha – Deputado, Alckmin e Beto Richa – governadores, Aécio, Serra, Renan Calheiros.Agripino, Alvaro Dias, etc.. – senadores acreditando que Joaquim Barbosa, Sérgio Moro, Gilmar Mendes, Eduardo Campos (in memorium), Marina Silva, etc… salvarão o Brasil e o mundo dos malvados comunistas comedores de criancinhas !!!! O que falta pra esses cabecinhas de camarão perceberem que há algo de errado com nossa imprensa e com nossa Justiça quando um prefeito (Unaí-MG) consegue ser eleito e reeleito (desde que não seja do PT), mesmo acusado de ser o mandante de um quádruplo assassinato ???!!!

  18. Caro Ricardo Kotscho,já se perguntou quais são as causas dessa crise?Já parou prá pensar que estamos vivendo as consequências de uma política social míope e sem objetivo,cuja origem vem do antecessor da Presidente Dilma,que criou fundos financiadores sem lastros econômicos minimamente confiáveis,portanto com objetivos meramente eleitoreiros ;estamos colhendo os frutos de uma política externa caótica que promoveu anistia a dívidas de países devedores sem motivação prática aparente,emprétimos bilionários a nações possuidoras tanto de alinhamentos políticos ideológicos ultrapassados como detentoras igualmente de economias fracassadas,também aparentemente sem praticidades possíveis para o Brasil,tudo protegido por sigilo oficial, com fortes indícios de objrtivos/partidários com investigação em curso.Já parou prá pensar que a presidente Dilma foi escolhida a dedo para a continuidade dos abusos por sua comprovada falta de condição administrativa em desproveito de nomes mais talhados dento do próprio PT,como Aloísio Mercadante e outros.Não é o governo Dilma que está a caminho da destruição.

    1. Concordo com você, Oromar. Embora Dilma seja incompetente política e administrativamente, ela herdou a barca furada deixada pela mediocridade administrativa do Lula. Ele encontrou a inflação controlada e o cofre cheiro deixados por FHC, a tal “herança maldita”, e achou que era uma festa. A festa acabou e o trabalhador está pagando o pato. Lula está tranquilo, os rendimentos de suas “palestras” devem estar investidos no mercado financeiro. O metalúrgico que virou rentista.

    2. Fora de pauta. A direita é violenta e autoritária mas, quem portando um estilete em uma manifestação pacífica, corta o boneco inflável do Lula, é uma singela mocinha petista. E se fosse um “coxinha” cortando uma dessas bolas infláveis pró PT em uma manifestação da CUT? Estaria vivo o “coxinha”? Estaria no mínimo esfolado.

  19. Dilma, federaliza as reservas do niobio! Afinal o Brasil possui 98% da reserva mundial desse minério que tem 1001 utilidades. Somos praticamente os donos de toda a reserva mundial e as grandes potências estão de olho nesse tesouro. Segundo especialistas nossa reserva de nióbio vale trilhões de dólares. Claro que os empresários da mineração vão chiar se houver a federalização, mas essa riqueza é do povo brasileiro e significa a redenção financeira do país. Esta parado no Congresso o Marco Regulatório da Mineração, mas o povo tem que exigir que o nióbio seja federalizado, como já apregoa o professor de Economia aposentado da UnB, sr. Adriano Benayon. Portanto, vamos fazer a campanha ” O Nióbio é nosso” assim como “O pré-sal é nosso”!

    1. Olha, se esse tal Enéias Carneiro era nacionalista (o que eu desconheço, pois já nem lembro da triste figura), eu concordo com ele. Sou nacionalista sim, ao contrário dos entreguistas do PSDB, que só querem o bem, mas de outros povos e não do povo brasileiro.

    2. Já que a Sra. não o conhece, vou apresentá-lo. Perdeu o pai e teve que sustentar a mãe com 9 anos de idade, foi terceiro sargento do exército brasileiro, era formado em medicina, física, matemática, ciências, letras, mestre em cardiologia e anestesia, estudou nas áreas da robótica, filosofia, química e lógica… mas o povo elegeu um apedeuta analfabeto cuja única virtude é se gabar de não saber de nada.

  20. Melhor Dilma sair mesmo porque está cedendo tudo à direita (ao PSDB) de bandeja – e sair sei la como, mas deve sair de modo ao governo não cair no colo do PSDB e, por conseguinte, diretamente nas mãos neoliberalismo das corporações internacionais, quando seria o fim do Brasil, da nação, da petrobrás, etc e da (muito) rala social democracia que ainda nos resta. Que Deus ilumine Dilma (e o povo)!

  21. Em 2005 14% das famílias estavam endividadas, hoje 46%…a política que deveria ser adotada, deveria ser no sentido de resolver este gargalo. Não seria mais responsabilizáveis os bancos e não o governo por esta crise ??? E os consumidores que não souberam administrar os seus consumos ???

  22. A cada dia fica mais claro e inequívoco o erro que foi essa senhora ter sido eleita em 2010 e reeleita em 2014. Faço mea culpa. Em 2010, fui convencido pelo Goebbels da marquetagem política brasileiro, João Santana, das “qualidades gerenciais” da candidata Dilma Rousseff. Em 2014, ele ainda conseguiu fazer com que milhões ainda não enxergassem o óbvio. O país está no fundo do poço. Dilma Rousseff e seu desgoverno nos levaram a isso. E o ex-presidente Lula também é responsável por este descalabro, goste-se ou não. O Brasil, vê-se agora, jogou fora a tremenda oportunidade que teve com os anos de céu de brigadeiro da economia mundial com a eleição desses dois personagens. E Dilma Rousseff é exatamente isso, um personagem criado pela marquetagem política. Lula, o seu criador. Acho incrível que ainda possa existir gente que defenda esses dois. O Brasil, como dizia Tom Jobim, não é um país para amadores. E no momento estamos nas mãos de gente amadora. O preço é esse que estamos pagando. E o que é pior. A prestações.

    1. Mais claro e inequívoco é que não fará “mea culpa”, pelo simples fato que nunca votou em Dilma, quanto mais no PT, pois sempre esteve junto aos que, clamavam por Barrabás na Galileia, aplaudiam Torquemada na Idade Média, comungavam com Richelieu no Absolutismo, saudavam Adolpho na primeira metade do século XX, marchavam com Lacerda de 54 a 64, aplaudiam a ditadura militar no AI-5 e votavam Adhemar de Barros, Maluf, Alckmin, Serra e Aécio, desde sempre. Que desconhece o maior erro que a presidente Dilma cometeu, tentar ser republicana em terra de “golpistas paraguayos”, onde cínicos manipulam desavisados que enxergam com a cabeça deles o país no fundo do poço, por desconhecerem que os atuais índices econômicos são bem melhores que os das crises em que seus mentores do atraso desgovernaram e quebraram o Brasil (sobretudo FHC, por três vezes), levando a eleição de Lula em 2002, que não apenas pagou o FMI, como criou condições para que hoje tenhamos US$372 bilhões em reservas internacionais. Se o ex-presidente Lula é responsável por algum “descalabro”, é o de ter tirado da miséria 40 milhões de brasileiros, ter criado mais escolas técnicas em 12 anos, que os demais governos nos 113 anos anteriores da república, ter retornado a Petrobrax à Petrobrás, passando a participação de 3% do PIB em 2002 para 13% em 2014, ter criado universidades e possibilitado a milhares de pobres cursarem o ensino superior, passando de 3,5 milhões para 7 milhões de alunos e o melhor, proporcionar aos brasileiros, despirem-se do complexo de vira-latas e sentirem o gostinho e o orgulho de serem brasileiros, ao inserir-nos no mapa do mundo, e pasmem, isso tudo em “anos de céu de brigadeiro da economia mundial”, acha o coxinha, mas na realidade, na maior crise econômica mundial desde 30, segundo os fatos. Também acho incrível que ainda possa existir quem não defenda esses dois perante cínicos golpistas e desavisados, como esses que replicam sandices dessa ordem de ignorância informativa aqui no Balaio. O Brasil, como dizia Tom, não é um país para iniciantes e no momento continuamos (judiciário, legislativo e monopólio da mídia) nas mãos de gente predadora e cínica, viu iniciante? O preço é esse que estamos pagando e, o pior, a vista de desavisados como tu, iniciante, desde 1500.

  23. Não sei o que aconteceu com o Kotscho, sou viciado em acompanhar seu blog, jornalista de prima, português correto, quisera eu ter suas qualidades e um sítio para receber meus amigos (inveja boa)! Seu blog antes falando a linguagem da minha turma agora está infestado por pessoinhas do outro lado, seus posts tomaram um viés direitista. Que seja feliz! Vida que segue! Só acho que ele deveria fazer um post sobre esta guinada.

  24. Oromar, com todo o respeito, como é que voce ainda tem coragem de repetir as mesmas asneiras que repete no Balaio desde os tempos do IG, depois da vergonha que voce passou em post anterior ? Faça, pelo menos como o Robson de Oliveira e Luiz Carlos Velho e dá uma sumidinha de uns dois meses pra disfarçar. Abração, Oromar !!

    1. nao sei de qual post vc está falando. Agora, o último post que eu li do cara foi muito pé no chao e sensato. Agora, vc “cumpadi” é muito chato e quase sempre escreve asneiras…vc nao estava falando que ia deixar este espaco?? aproveita e vaza meu…

    2. Quequeisso Tavares? Eu não sumi não. Muitos postes meus são cortados e, no momento ,eu e a analistas do Santander (te lembras dela .a profeta?) estamos apenas observando o cumprimento de nossas profecias. Estou ,deverazmente satisfeito com a crise que solapa a nossa economia e ,enquanto isso, os alopradões que aqui comparecem pregando censura à imprensa ,reformas Bolivarianas e outros aloprismos estão ocupados e na defesa da sobrevivência ,só lhes restando os ataques infames. Enquanto isso, o Brasil corre menos riscos. Viu?

  25. Esse também foi o motivo do meu desaparecimento.Desde que Presidenta encastelou Aloísio Mercadante na Casa Civil,se escondeu na redoma.Eu não sou de dar murro em ponta de faca.Forte abraço.

  26. Para também ser justo e para minha tristeza,o nazi-facismo se apossou completamente do Balaio.Tal qual o desgoverno Dilma,aqui também está sentindo os efeitos da crise.Como diz o Procurador Janot,o pau que da em Chico também dá em Fracisco.É a vida.

  27. …como a DILMA, ou qualquer outro, administraria a crise política com a oposição e PMDB, se eles não aceitam quaisquer acordos que não seja lhes entregar as chaves do cofre ??? Alguém sabe dizer ??? É muito fácil jogar toda culpa na DILMA, o que é difícil é dar uma sugestão, apresentar proposta que não seja sua saída, ou se com a sua saída os problemas seriam solucionados. Ela tem sido heróica em estar levando o barco neste mar de aproveitadores e abestalhados.Pra acabar definitivamente com eles é fácil, basta levar o governo, mesmo que seja aos trancos e barrancos até o final do ano que vem e aí lhes entrega, o Brasil vai à ruina, mas em 2018 LULA volta sem precisar nem fazer campanha.

    1. vc parece estar num “surto psicótico crônico”. O PT acabou com a país…terra arrasada. Vcs fizeram a m., agora que limpem…em 2018? bem, aí já foi tudo pro saco…o PT, Lula e o país…

  28. …só pra apresentar aos defensores do governo ( petralhas ) que aqui comentam, para darmos um tempo sem comentar, só pra vermos como seria um Balaio só de coxinhas…que tal Vítor Hugo ???Já que o nosso bom Véim, ultimamente, só posteia o que lhes agrada ???

    1. Everaldo, apenas preocupa-me quando noto algo de insondável no desalento de mestre Kotscho. Mas a admiração por ele não diminui e o respeito só aumenta, conquanto ele, como verdadeiro democrata, permite que o descasquemos, sempre que necessário. Triste é o Oromar, que consegue ser pior que o Gilvanildo, Meia Coxa e J Leite, juntos. Abração, meu mano.

    2. Grande Everaldo, certo que em tempo de Mercadante e Zé Cardozo e a consequente manutenção teimosa e absurda de condições à crise política desejada pela elite do atraso, só mesmo post escrito pelo Mestre, após ler a Folha, sem ter antes tomado o café da manhã, esquecendo que tempo cínico e golpista vivemos e que coxinha tem dificuldade instransponível em relação a intelecção de textos, para nos deixar ainda mais …. A adversidade aumenta, mas é da nossa tradição aumentar a disposição à luta e a perseverança nessas horas, até a vitória, como tem ocorrido. Mestre balaieiro, como Dilma, são calejados companheiros de jornada de vida, como tantos outros, apenas que inveterados crentes praticantes do republicanismo, mesmo quando em tempo e em terras, de golpistas paraguayos e de “otras cositas mas”. Lembremos que Israel só se fez realidade pela existência dos “Menachem Begin” e se dependesse apenas dos nossos “Shimon Perez”, a nossa luta tinha cessado em 78 e Begin certamente teria sido preso como “terrorista assassino”, como Dirceu está hoje “ladrão corrupto”, mas segue a luta e seguirá ainda por muito até o Brasil para todos, moderno, democrático e justo. Portanto sigamos em frente, que agosto já era e a primavera se aproxima, pois não há teimosia absurda que sustente por mais um mês o combinado medo e incompetência política ditando a estratégia do governo e, afinal de contas, o Balaio, como o governo, são “nossos”.

    3. Independência, senso crítico, liberdade intelectual, são algumas das virtudes do Balaio, virtudes insondáveis para as mentes petista, as que sobraram (7%, e olhe lá!). Não podem acreditar que ainda existe jornalista que trabalha sem os sondáveis pixulecos. Olha a ironia da autenticação do comentário: Digite o texto da imagem ao lado: melhor benze. kkkkk

  29. O que o PT sempre teve foi uma militância ativa, principalmente como oposição. O que o PT nunca teve foi uma militância tão forte anti-petista…mas agora, cresce em cada canto no Brasil, do pobre ao rico.
    Com um governo incompetente, arrogante e mentiroso, acho difícil, quase que impossível, virar a mesa dessa situação, os ingrediente são muitos… desemprego, inflação, derrocada do PIB, corrupção, sem sustentação política. O PT conseguiu fabricar uma “bomba atômica”, para se auto destruir…mais 3 anos desse governo?…….pago pra ver!!!

  30. Da coluna de Lauro Jardim.
    Há três semanas, numa reunião com senadores do PMDB em Brasília, Lula permitiu-se a uma estocada em Dilma. Não foi a primeira, nem será a última.
    Com sua prosa característica, disse que numa mesa de bar que junte dez brasileiros, os assuntos serão obrigatoriamente mulher, futebol e política: “Quando falarem de política e de mim, três dos dez me defenderão; já quando chegar a vez dela ninguém vai defendê-la. Ela tem apenas 7% de aprovação. Isso é menos de um em dez…”
    ____________________________________
    Nem o criador leva a criatura a sério.

  31. Antes de tudo -para que haja “autodestruição” ,obrigatoriamente tem que existir!!!!.Até o presente momento,no meu modesto entendimento,o que de fato existe;um grupo de corruptos desgovernando o Brasil.

  32. na eleição que o Lula ganhou o meu padrinho criticava muito o PT( voce vai se arrepender de ter votado nele porque o mesmo e sindicalista e sindicalista não gosta de trabalhar), e eu como tinha esperança de um Brasil melhor defendia, agora concordo com o meu padrinho, esta semana fiquei profundamente irritada com uma entrevista dada pelo Lula em relação a CPMF( cujo imposto em sua campanha ele era contra e falava atrocidades dos outros, hoje reconheço que jamais algum politico pensa no povo e tudo armação para ganhar as eleições), prometi para mim mesma que a partir de hoje sera a ultima vez que falarei deste assunto, o que leio e assisto na Tv, me embrulha o estomago saber que pessoas a quem nos tentamos confiar realmente são estas que nos decepciona, e ja falei que o PT(Lula) e uma profunda decepção, os demais politicos( legendas) esperava. Autodestruição da Dilma deve muito as falsas promessas de campanha juntamente com o fracasso que sera os pagamentos sociais a quem eles tentam empurrar para ganhar voto, duvido que ela consiga sair deste governo com alguma vitoria, ja que o Brasil esta se afundando e a mesma admitiu tarde demais, com o passar do tempo o povo vai ficando esperto e o que esta acontecendo, espero que mais pessoas acordem, e que apareça uma luz no fundo do poço em que eles nos jogaram, eu acredito e rezo todos os dias.

  33. Estarrecedor (e algo patético) que alguns comentaristas aqui só achem o Kotscho bom qd ele puxa o saco do governo Dilma, a essa altura um cadáver que aguarda apenas o enterro. Esse tal de everaldo ameaçando ficar um tempo sem comentar é risível, como se os comentários dele fossem preciosas pérolas de sabedoria política. Falta de noção total.

    1. …conterrâneo, também sou paraibano de Itaporanga, tú deve ser de Campina Grande…né não ??? Terra do Cássio “Cunha” Lima, ou, quem sabe, um funcionário dele, recebendo das verbas de gabinete pra ficar destilando asneiras por toda a internet..kkk…estou surpreso por você dar importância ás besteiras que escrevo, eu nunca dei, quando peguei um pau-de-arara lá em 1952, não imaginava que um dia isto pudesse acontecer.Quanto aos pôstes do Kotscho, não me agrada ou desagrada que escreva só pessimisticamente em ralação ao governo, acho mesmo que ele faz isto como um ato de caridade para amenizar o sofrimento de vocês, ou por achar muita graça nos comentários mediocres de vocês.

    2. Não funciona assim não. Ou vc assume o que escreve, e respeita o direito do Kotscho de escrever o que ele apura (e não o que vc quer ouvir) ou vc não é levado a sério. Vc está morando num gueto mental, acorda p/o Brasil de hoje.

    3. É ruim, hein, Primaz? Acordar para o Brasil de hoje, conforme recomenda o replicante conterrâneo, onde os medíocres perderam a modéstia e Gilmar reclama que Janot está fazendo política e defendendo a presidente Dilma (o sábio símio Simão ainda acaba perdendo o emprego, por concorrência desleal). Não a toa Mestre balaieiro teve que recorrer a meditação para não correr da mediação. Só rindo! Enquanto a borrasca paraguaya não passa.

  34. [Da Série ‘Outro linchamentos vulgares’!]
    O PAROXISMO DA VULGARIDADE – O CAOS INSTITUCIONAL!
    Pasme, o portal uol/folha noticia com invejável naturalidade:
    ‘Ministro é xingado e vaiado na [Avenida] Paulista’
    E o ministro é o da Justiça!
    Sim!
    O ministro da Justiça!
    Vítima e/ou culpado pela tragédia?!
    ######################
    O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo (PT), é hostilizado por membro do Movimento Brasil Melhor, que inflou boneco do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, enquanto caminha pela avenida Paulista, em São Paulo
    FONTE: http://noticias.uol.com.br/album/album-do-dia/2015/08/30/imagens-do-dia—30-de-agosto-de-2015.htm?abrefoto=26

  35. Caro jornalista. Se
    ria o ideal se pudéssemos falar sobre os estados da federação também,principalmente aqueles que pensam ser exemplo de correção e ética.
    Exemplo, em São Paulo, há muito enfrentamos a falta de água, que os governadores tucanos em mais de vinte anos no poder, não tomaram as devidas providências. Também as obras do metrô e do monotrilho paradas. Se for falar sobre a educação publica estadual, perderei muitas horas e acredito que não irá entender, pois estão deixando faltar nas escolas estaduais o necessário, faça uma visita a uma escola se permitirem pois é ordem do governador não permitir a entrada de jornalistas nas mesmas , o que é cumprido a risca. Fico impressionado com o seguinte, :estamos vivendo uma crise mundial, o senhor melhor que eu sabe perfeitamente, e no Brasil, alem da crise econômica é a crise política feita por aqueles que são contrários a política adotada pelo governo federal nos últimos anos que melhora e melhorou a situação de muito pobres, negros em sua maioria, o senhor esta ciente,Também no período fhc, vivemos situação muito pior que foi solucionada pelo grande Estadista, seu companheiro, amigo do qual o senhor serviu por algum tempo como Ministro.Agora dizer que o governo está decadente,caro jornalista, basta ver a situaçao capitalista mundial, todas as potências em decadência, até a China através do noticiário, ficamos sabendo. Agora dizer simplesmente que a Presidenta está fora do processo, esta deixando de lado o processo que está decadente, vai de encontro ao discurso que a grande mídia irradia, e sei que tens suas opinioes e nós que moramos nessa megalópole nunca percebemos o senhor relatar algo sobre o deficiente governador de São Paulo, sejamos justos ao criticar e também ao estabelecer opinião e comentários. Desde o início do segundo mandato da Presidenta, a sua faloa foi justamente essa, a derrota e a condução para o abismo, . Como vivi o regime militar os governos civis posteriores antes da era petista, sei que muito foi feito, ha muito por fazer,mas precisamos ser mais justos ao expressar, pois o senhor tem muita vivência e experiência jornalística. ” VIDA QUE SEGUE’ “

  36. Neste momento de tanto e perigoso radicalismo, lamento o título radical da matéria. É mais uma lenha na fogueira. Claro, Dilma está cometendo muitos erros, especialmente na afoiteza de anunciar fatos e medidas antipáticas que, depois, são anuladas por ela. Nisso culpo o banqueiro e ministro Alexandre Levy que parece não ter sensibilidade social.Jamais poderia ter dito em cima da hora (meados de agosto) que não haveria pagamento antecipado do 13º salário do aposentado porque o governo não tem caixa. O aposentado não vai poder dizer que não tem caixa para pagar dívidas contraídas na confiança que os governos Lula e Dilma instalaram a respeito desse adiantamento. Depois, veio o caso da CPMF. Aproveitando os erros do 2º governo Dilma, o PSDB com a ajuda da mídia está aproveitando para destruir Dilma e qualquer chance de vitória de seu sucessor no PT. Monitorada pelo raivoso e inconformado Aécio (que projetos de valor ele apresentou no Senado, Kotscho?), muitos estão se deixando levar por esse clima de linchamento sem destacar fatos positivos (o aumento das pequenas empresas, da venda de ingressos em cinemas, do turismo em vários locais do Brasil) sem destacar os malfeitos tucanos (a burrada de Alckmin que a Folha apontou em relação a falta de água). Kotscho, tudo bem, não peço apoio a Dilma, nem que deixe de apontar as burradas. Mas peço a você e aos clunistas políticos mais ênfase em situações mais desesperantes da população (o achatamento da aposentadoria, a insegurança pública, a lerdeza da justiça, a lerdeza e a ineficiência do Congresso, do Poder legislativo). Abraços

  37. O meu desalento não é recente………….vem de longe….de muito antes do 2o. mandato do Lula. Tudo isso que vem aflorando sem parar faz também um bom tempo, e que não está se conseguindo estancar, começou bem lá at rás, com a tal carta aberta ao povo brasileiro, com o tal pacto pela governabilidade e coligações imorais, com o tal pragmatismo, com as ‘vistas grossas’ de nosso então presidente aos “desvios” dos ”sócios” daquela época; pelo PT ter se portado como um vendilhão da pior espécie, e também pela cúpula ter se esquecido da base – e dos ideais. Exatamente isso: dos ideais. Pessoalmente atribuo a culpa disso principalmente ao próprio Pres. Lula. A Dilma é a pessoa errada, no lugar errado e bem na hora de pagar pelos pecados (mortais, diga-se), em meio a um inferno dantesco cheio de zumbis de todas as matizes (e religiões). Ao menos, Dilma parece ser honesta o que me leva a uma unica esperarança: de que Deus nos ajude.

  38. Desconstruir quem quer que seja.
    Não tem lado, é todo o mundo levando pau.
    Porém, existe um plano; a construção de um nome para o futuro.
    Kotscho, como não existe um novo nome para o Brasil, a fritura de Dilma – covardemente, acho – vai servindo para a construção de um “salvador da pátria” para 2018.

    1. JG, desconstruir Dilma , desconstroe também o Lula, o pior salvador da pátria que já se prepara para reaparecer. Dois coelhos com uma cajadada.

    1. É isso ai, Meia Verdade. É justamente a cegueira da seita que a está levando a extinção. A patologia é muito mais grave do que imaginávamos, depois de arrecadar 900 mil para ajudar um membro que faturava 39 milhões, perseguir um boneco inflável… triste fim! Para nossa alegria! kkk

  39. Primeiramente me perdoe a indiscrição. Mas vc tem certeza que é o jornalista e comentarista político que já vi na TV? Não insere a crise na onda da manipulação do preço do petróleo, dificuldade da Europa em se reerguer e muito menos com os recentes atos da economia chinesa? Pelo amor de Deus Kotscho, nem comento mais em seu blog pq vc está não só pessimista, mas está fora da realidade mundial. Deveria pensar um pouco antes de publicar suas notas, vai ficar igual o Reinaldo Azevedo … muita opinião e pouca informação jornalística. Fico muito triste por vc pq em momentos de crise é que precisamos de novas visões e não de cassetetes.

  40. O mercado financeiro já apresentou a sua exigência para absorver a mais uma desastrosa previsão do ministro tucano adotado pelo neopetismo, cujo “ajuste fiscal” já foi para o vinagre, antes mesmo de apresentar os seus supostos efeitos benfazejos. O país foi atirado à situação de dois PIBs consecutivos negativos (2015/2016), algo que só se encontra registrado nos anos de 1930/1931, logo em seguida à crise mundial de outubro de 1929. Uma crise que acabou levando o mundo, combinada com o Tratado de Versalhes, à II Guerra Mundial, o maior espetáculo de horrores da história humana. E qual foi a exigência do mercado financeiro? A reforma da previdência, com a idade mínima postergada, pelo menos, até 65; porém, a exemplo do México, o mercado financeiro prefere 67 anos. Como a idade modal para a paz dos cemitérios encontra-se estimada para 74 anos, as notícias não são muito auspiciosas para o pessoal mais para lá do que para cá, como diria meu bisavô no século retrasado. A notícia deve empurrar, ainda mais para baixo, a popularidade presidencial, que já não é uma Brastemp há algum tempo. Mesmo quando consegue algum refresco, por exemplo, na semana passada, sem notícia de prisões no bojo da Lava Jato, a assessoria presidencial arruma alguma encrenca para atazanar a presidenta: um imposto que só serviu para a presidenta aparecer aos olhos da opinião pública como uma barata tonta, onde cá um ministro diz alguma coisa, lá outro desdiz e acolá sicrano afirma que não sabe do que se trata porque não foi consultado. Mino Carta ainda está silente esta semana; da última vez arriscou um editorial com o título de “Fênix Nativa”, dando à presidenta uma capacidade de renascer após incinerações de imagens e reputações, fundadas ou não, justificadas ou não, comprovadas ou não. A oposição não saiu dos Jardins, mas já faz estragos até em Lavras da Mangabeira, no agreste cearense, terra do futuro presidente do Senado pelo PMDB. Lá, Dilma obteve quase 90% dos votos na última eleição. Pesquisa encomendada na região apresenta uma inversão nos resultados. Nos rincões, nos grotões, há também um estrago indescritível. A presidenta, pelo menos até agora, dá sinais de confirmar a tese de Carta.

  41. Tenho um irmão que é petista, é padre, trabalhou com o saudoso Betinho, fazia trabalho de assistência social nas favelas do Rio até pouco tempo. É um camarada sensacional e embora tenhamos posições divergentes, tomamos cerveja e rimos enquanto discutimos política. É a pessoa que mais respeito no mundo e o fato dele ser petista e eu um antipetista convicto em nada muda isso, já que ambos sabemos que queremos o melhor para nosso país, embora por caminhos diferentes. Perguntei à ele este final de semana: e aí, o governo se salva? Ele respondeu: salvar pra que, se seu salvamento significa a destruição de tudo o resto, partido, respeito próprio, instituições e as conquistas duramente conseguidas pelo povo brasileiro nos últimos 20 anos? A sinceridade dele me comoveu: vi ali um homem decente, que acreditava numa causa, ser golpeado de forma cruel pela fria realidade. E a realidade é que este governo destruirá o país, o partido, as instituições e tudo mais. Não faz sentido gente decente defender isso.

    1. Muito legal Paulo, esse seu comentário, são pessoas de bem, pensando no Brasil e no seu povo, mesmo que de forma diferente. Um dia, quem sabe, poderemos ter um governo que saiba fazer um “mix” desses últimos 20 anos, deixando de lado a triste palavra PUDER.

    2. pois é, Paulo. você tem um irmão petista e padre, que acha que não vale mais à pena se agarrar no poder se é para desmentir tudo em que acreditamos. com a história dele, você me fez lembrar do frei Betto, amigo do Ricardo, que saiu do governo em 2005, creio eu. na ocasião, saíram várias pessoas e um repórter do qual não me lembro o nome disse que os “puros” estavam saindo. Ricardo, você saiu mais ou menos na mesma época, não foi??? só que você argumentou que estava insustentável ficar em Brasília a semana inteira indo do hotel para o trabalho e mais nada. você voltou para sua mulher, filhas e netos. e recomendo aos leitores do balaio que leiam o delicioso “Uma vida nova e feliz…”, no qual o Ricardo conta o quanto foi bom esse recomeço “…sem poder, sem cargo, sem carteira assinada, sem crachá, sem secretária e sem sair do Brasil”. estou com o livro aqui na minha frente e logo mais vou começar a reler. é alto astral garantido.

    3. Na prática, eu diria que esse é o pensamento silencioso de 80% dos petistas pobres, e de virtualmente todos os petistas ricos (parlamentares etc).

      No dia em que o Lula disser em público o que ele diz da Dilma em particular, eu quero ver o que farão e dirão os coitados que ainda se aferram ao projeto falido de tentar defender o governo Dilma. Vão concluir o que já se sabe: estão sendo feitos de otários.

  42. Na peça orçamentária de 2016 que o governo entregou ao Congresso, a conta fica negativa em R$ 30,5 bilhões — o correspondente a 0,34% do PIB. No começo do ano, o governo Dilma prometia um superávit de 1,15% em 2015 e de 0,7% em 2016, ou seja, é OFICIAL, O PT QUEBROU O BRASIL.

  43. Ainda não caiu simpatico velhinho….ainda não caiu….e dizer que o sr era um petista. Ser de um partido quando tudo vai bem é fácil. Agora apoiar quando necessario, só mesmo para algumas pessoas…

    1. Sr. Claudio,
      te agradeço pelo elogio, mas sempre fui apenas um eleitor do PT, e votei na Dilma, como consta deste texto e declarei no blog antes das eleições.
      Nunca fui de nenhum partido. Como jornalista, há mais de 50 anos, minha obrigação é contar o que está acontecendo, com a maior honestidade possível e respeito aos fatos.
      Não cabe a mim apoiar nem desapoiar ninguém, até porque isto não vai mudar a realidade nem o resultado das urnas.
      Grato pela participação,
      Ricardo Kotscho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *