Corremos o risco da perda de confiança no país

Corremos o risco da perda de confiança no país

Comércio com portas fechadas (Foto: Alessandro Costa / Ag. O Dia)

Os números da nova pesquisa Ibope com o Índice de Confiança Social, antecipados pelo colega José Roberto de Toledo em sua coluna no Estadão, mostram que houve uma preocupante perda de credibilidade em todos os níveis de poder, com exceção do Judiciário.

A desconfiança é generalizada e crescente, mostra a pesquisa de 2015, que foi a campo entre os dias 16 e 22 de julho, em 142 municípios de todo o país.  Da Presidência da República e do Congresso Nacional até chegar aos prefeitos e partidos, todos perderam pontos na escala, que vai de 0 a 100. Vejam os índices:

* A instituição Presidência da República caiu para 22 pontos, metade do que tinha no ano passado.

* É o mesmo índice do Congresso Nacional, que perdeu 13 dos 35 pontos registrados em 2014. “Uma votação de impeachment da presidente será o roto decidindo o destino do esfarrapado”, conclui Toledo.

* A população também acredita menos nos prefeitos. Os poderes executivos locais perderam 9 dos 42 pontos, o que aponta para dificuldades aos que tentarem disputar a reeleição no próximo ano.

* Partidos políticos são a instituição pior avaliada: em um ano, a confiança nas 30 e tantas siglas que temos atualmente caiu 13 pontos, batendo no índice de 17. Ou seja, 83 em cada 100 não confiam em nenhum deles.

* Em compensação, o Judiciário, com o protagonismo da Operação Lava Jato, é a única instituição que mantem o índice: teve 46 pontos, em 2013, subiu para 48, no ano passado, e voltou agora aos 46.

Marcia Cavallari, a CEO do Ibope Inteligência, constata que “houve uma diminuição da confiança nas instituições políticas como um todo”, em consequência dos escândalos envolvendo políticos de todas as latitudes.

É este o resultado da política do toma-lá-dá-cá, do dá ou desce, do é dando que se recebe, que continua imperando em nosso país. Tivemos nesta quinta-feira, no mesmo dia da reunião da presidente Dilma Rousseff com 26 governadores, mais um exemplo de como funciona este sistema político falido, que está na raiz de todas as crises: em agosto, o governo federal vai lotear 200 cargos para partidos aliados e, até o final do ano, entregará R$ 4,9 bilhões em emendas parlamentares.

O risco que corremos agora é a perda da confiança dos brasileiros não apenas nos atuais ocupantes dos cargos públicos e dos mandatos parlamentares, mas nas próprias instituições. Sinto que estamos perdendo, na verdade, a confiança no nosso país, como mostram os comércios fechando suas portas e a queda dos investimentos e dos empregos na indústria. Por toda parte, multiplicam-se as faixas de “Passa-se o ponto” e placas de “Aluga-se”.

Enquanto isso, partidos e políticos, do governo e da oposição, dedicam-se à disputa do poder pelo poder a qualquer preço.

 

 

 

 

 

 

 

58 thoughts on “Corremos o risco da perda de confiança no país

  1. Tenho visto as plaquinhas de “passa-se o ponto” em comércios de pequeno porte. Os grandes estão abrindo novas filiais.
    Falta análise mais profunda da situação atual (não aqui neste blog, que é ótimo). A mídia está embrutecendo o povo.

    1. Valdecir, lamento dizer mas voce não está bem informado. Procure ler as noticias economicas em veiculos de comunicação sério e voce vai ver o que está acontecendo na região dos Jardins, em São Paulo, nas imediações das ruas Oscar Freire e Augusta, que é a Meca do Consumo. Varias lojas de grifes fecharam as portas (tem rua onde fecharam 3 lojas, uma ao lado da outra) e outras tanto passam varios dias sem vender uma unica peça. Essa veio de cima a baixo, como geada em baixada de brejo… não sobra nada

  2. Bom dia Ricardo, bom dia amigos balaieiros. Essa exceção quanto ao Judiciário, só se explica através da expectativa de que haverá alguma punição adequada aos já confessos criminosos e mais ainda aos que estão sendo incluídos, enfim, essa trama novelesca continua se alastrando por todos antes, confiáveis órgãos do e dos governos. Geralmente os índices de inflação, taxa de juros e desemprego tem de se manter alternados, mas nunca da forma como está. E não é invenção de mídia, é fato. O pior, é que não estão sequer estabilizados, seguem em alta vertiginosa. A Presidente diz que vamos melhorar antes do que imaginamos, sério? Com que medidas? Com que apoio? Com qual solução miraculosa? Alguns setores ainda estão dando lucro, é certo. São os carnívoros que, acima da cadeia alimentar não se importam se toda a vegetação está sumindo, já que, quem depende dela são os herbívoros que agora, irão começar a escassear. Não é desânimo não, Ricardo, mas se houvessem medidas realmente sendo tomadas no sentido de concretamente se redirecionar o país rumo ao crescimento, ainda vá lá. Mas as medidas que tomam, como reduzir o superávit primário reconhecendo agora sim, que já há déficit, e mantendo toda esse custo dessa máquina pública pendurada nos juros cada vez maiores de uma dívida cada vez maior, esperando que, dessa forma vamos melhorar mais cedo do que pensamos, é simplesmente dizer que “não pensamos”.
    abçs
    Robson de Oliveira

  3. Já disse antes e torno a repetir. Ninguém deixa de comprar nova TV, geladeira, fogão, máquina de lavar, etc, quando um meliante invadem nossas casas e usurpam esses itens. Passado o susto, a indignação vai continuar, mas sempre dar-se um jeito. faz um crediário, toma emprestado, e tal, mas logo se compra de novo. O problema é encorajar a fazer isso com o ladrão ainda dentro da casa. É como pedir para um familiar, olha, me empresta aí dinheiro, pois preciso de comprar uma nova TV, pois invadiram minha casa e já vi que a TV foi roubada. Quando o parente pergunta… “Quando foi isso”? E a resposta é…”Está acontecendo agora, eles ainda estão lá em casa”… Certamente, a primeira “ajuda” que ele vai se oferecerá, é de te ajudar a livrar do ladrão.. Sei lá, ligar para polícia, ou juntar outros familiares, etc.
    Assim é o País atual…
    Não há como recuperar a confiança, com essa quadrilha ainda dentro do Palácio do Planalto.
    Pergunta-se então, se nunca mais outro ladrão vai entrar depois? A resposta é simples…Vamos primeiro nos livrar destes, depois nos prevenimos mais. Colocaremos mais cadeados, cerca elétricas, compraremos um cachorro feroz, faremos seguro, sei lá…O dono da casa (o povo brasileiro, salvo os que apoiam os invasores) dirão, quase que desesperadamente…
    “Me ajuda a expulsar eles de lá agora, depois veremos isso. Pois quanto mais tempo ficam, mais estragos cometerão. Mesmo que não roubem mais, mas não confio que eles continuem dentro da minha casa”!
    É óbvio que tem que ser assim. É o que a maioria pensa, não tenho dúvidas!

  4. Aonde foi parar o Brasil da campanha de Dilma? Brasil maravilha, vendido aos tolos votantes do PT. Esses sim, que deveriam estar nas ruas, cobrando aquele país virtuoso que sumiu em sete meses…

  5. Como pode a pesquisa mostrar que o governo federal tem 22% de confiança da população, e mostrar que a Dilma tem apenas 9% de aprovação? – Será que é o Aecio o presidente da republica e o pastor Malafaia é o vice (aliás tendo em vista a dificuldade que o PSDB tem para arrumar pessoas que aceitem serem seus vices, o Malafaia tem tudo pra ser na proximas eleições)? O fato é que “para o desespero: do Padrão Globo de jornalismo, do Pequeno Ditador, do PSDB e desses velhinhos preconceituosos e ignorantes daqui de São Paulo; as agencias Internacionais, as quais são as unicas fontes que o mundo se baseia para avaliar a economia de uma país; continua mantendo a nota do Brasil como país propicio à investimentos; a inflação que era de 1,27 em janeiro, 1,26 em fevereiro e 1,28 em abril; vem caindo a cada mês registrando 0,75 em maio, 0, 74 em junho e 0,67 em julho, o que deverá fechar o ano de 2015 com uma inflação de no maximo 8,5%.” Uma pesquisa, mesmo sendo do IBOPE, mostrando que o judiciario, é o órgão de maior confiabilidade do Brasil; só demonstra o quanto “os governos do PT do Lula e da Dilma, acertaram ao indicar esse time de ministros do STF, pois antes dele, o que se ouvia o povo falar era que não confiavam na justiça, e se alguém perguntasse o que era o STF ninguém saberia o que era”. “”””De certo mesmo, é que, está cada vez mais claro, de que se a Dilma fosse desonesta, e aceitasse fazer alguma interferencia no trabalho das investigações da lava-jato, como acontecia no governo FHC do PSDB, quando tinha o procurador da Republica Geraldo Brindeiros, que de tanto engavetar processos e não apresentar denuncias contra o governo FHC do PSDB, ganhou o apelido de engavetador geral da união; a presidente Dilma, estaria sem nenhum problema com os presidentes do senado e da camara”.

    1. Gesiel, é simples. Olhe a pesquisa e você entenderá. Os 9% porcento são de aprovação mas há também os que consideram regular, que se eu não me engano é mais de 20% porcento. Não apenas repita o que te dizem, cheque a notícia na fonte.

    2. Pois é Mario, na sua avaliação: regular, bom e otimo; representam a mesma coisa. Bom, pelo menos está melhor do que a avaliação do velhinhos preconceituosos e ignorante daqui de São Paulo, que acham que o pessimo governo Alckmin do PSDB, é Otimo apenas por não ser do PT.

  6. Essas pesquisas expuseram o âmago da questão: FALTA DE CONFIANÇA. FALTA DE CREDIBILIDADE. A população brasileira pouco confia em seus governantes apesar de te-los eleito. A população brasileira sente-se ludibriada por seus governantes, com toda razão. Essa desconfiança é generalizada. Enquanto não houverem decisões efetivas e objetivas tanto do Governo como do Congresso e, enquanto perdurar essa inércia e incapacidade administrativa e as “negociatas” entre Executivo e Legislativo, essa desconfiança só aumentará. O Brasil passa por um momento de descrédito e desânimo total. Responsabilidade?? Do Governo e do Congresso e da ingenuidade dos eleitores. E não vamos nos iludir: se a nossa legislação frouxa não mantiver na cadeia os corruptos da Lava Jato e não colocar na cadeia os políticos, ex políticos e quaisquer outros envolvidos, o Judiciário cairá no mesmo descrédito.

  7. A morte política de Lula parece não ser o bastante para a elite ignorante, inepta e corrupta. Parece que, como prevíramos aqui – quando recomendávamos ao Lula cuidar-se contra um eventual homicida -, agora o desejam morto de morte matada, não da simplesmente, morrida. Morte política, morte física. Não é o senhor Levy, com suas medidas levianas ou levíticas, que irá restaurar a confiança ao país. Aliás, o “Chicago boy” tomado emprestado aos tucanos por Dona Dilma II, simplesmente tem se encarregado do contrário, com as suas previsões “realistas”, que formam tantos pontos fora da curva, que mais parece uma curva…fora da curva. O país já perdeu a confiança ou alguém imagina que um dólar a praticamente 3,50 combinado com déficit duplo, no primário e em transações correntes, significaria exatamente o quê?
    A que ponto chegamos. Não bastou Getúlio para a “sanha dos opositores”, agora querem mesmo a cabeça de mais um morto político (?), também servida com o sangue próprio derramado. Vamos ver se o Judiciário, a PF, o MPU conseguem dar a mesma espetacularidade e velocidade na apuração de um crime de terrorismo bárbaro e hediondo praticado contra o político mais popular da história do país depois de Getúlio.

  8. Caro Kotscho
    Certa vez tu me disse que “o jornalismo é a arte de separar o joio do trigo e só publicar o joio”. Taí o resultado dessa máxima !!! O povo vai na onda feito cardume de sardinhas nesse mar revolto sem enxergar o que está por detrás deste vidro fumê que embaça suas vistas com tantos e tantos ataques seletivos.
    E não é só o pessimismo !!!
    Enquanto tratam de atacar para defender “o deles”, esses barões da mídia acabam por estimular o avanço do nazi-fascismo no nosso país. Ontem a noite ocorreu a nossa primeira “noite dos cristais” !!! Lançaram uma bomba contra o Instituto Lula !!!
    Lula foi o melhor Presidente da história do Brasil não só porque avançou como ninguém os programas sociais mas sim porque nos devolveu o orgulho de sermos brasileiros estimulando o Brasil a crescer !!! E CRESCEMOS apesar de uns e outros !!! Hoje não querem de Dima os padrões de outrora, querem de Dilma o padrão Lula !!!
    Os “embaçados” vão dizer o contrário, evidentemente. Vão xingar como só sabem fazer mas não vão propor de fato nenhuma outra alternativa para o nosso crescimento e saída da crise. Só sabem fazer isso: Xingar, xingar, xingar e agora atirar bombas !!!
    Eu sei o que é esses ódio, logo no início do segundo turno da eleição passada, eu, um cadeirante, fui agredido e quase jogado ao chão na Praça da República em São Paulo, por quatro desses nazi-fascistas desesperados em tirar o PT do poder sem precisar de eleição !!!
    Mas o jogo é jogado, sigamos na luta e na resistência. A história tá cheia de exemplos de que ao final o bem vence o mal !!!
    .

    1. Carlos Augusto. Além dos berros de “Fora Dilma” e “Fora PT”, tu tem aí alguma idéia, algum projeto alternativo de país para debatermos de forma inteligente e civilizada ??? A covardia é uma das caracteristicas de um direitista. O direitista, que no seu extremismo é um nazi-fascista de essência, nunca admite ser de direita !!! Ele não acredita em luta de classes, ele não admite o espectro direita-esquerda na política, ele diz que são teses “ultrapassadas”. Ele nega, ele refuta, ele se diz “apolítico”, ele afirma não ter partido, não ter bandeiras, PORÉM, ele pensa como um ser de direita, ele escreve como um ser de direita e ele repercute as idéias idéias de direita que ele lê.
      “Lula nunca mais” ??? Por que não ??? Desde que seja pelo VOTO !!! Pela democracia e pela regras da Constituição !!!
      EU SOU DE ESQUERDA E ME ORGULHO DISSO !!! Daqui a três anos iremos outra vez ás urnas esperar pela decisão majoritária e soberana do povo. Que governe quem vença !!!

      1. Fico mais tranquilo, se foi um di menor que jogou a bomba no instituto Lula, já sei onde encaminha-lo…..pra casa do Enio. Fora esse regime bolivariano, disfarçado de social, sou de DIREITA SIM….

    2. Sou de direita, pois cansei de ver pessoas se agarrarem ao sistema político de esquerda utópico e que “parece bonitinho”, no qual ficam apenas proclamando que tudo um dia será um mar de doces na terra fantástica do chocolate.
      Cansei de presenciar inúmeros defensores da esquerda dizendo que independente de haver corrupção descontrolada, violência ininterrupta, saúde e educação precárias, ainda o sistema atual é melhor e mais justo que um de direita.
      Nosso país não possui uma democracia política, mas uma ditadura fantasiada de democracia. Se uma pessoa sair as ruas gritando contra o sistema de cotas raciais e em favor de um sistema de cotas sociais, a favor da maioridade penal de 16 anos, contra o bolsa família, a favor da pena de morte para crimes hediondos ou mesmo o cumprimento de leis básicas da constituição que podem encarcerar boa parte dos nossos políticos retirando o poder de suas mãos podres e molhadas pelo dinheiro sujo de propinas e benefícios, somos em poucos minutos taxados de fascistas, nazistas (sim nazistas), assassinos e outros xingamentos que não se vale nem a pena citar.
      EU SOU DE DIREITA E ME ORGULHO DISSO!!!

    3. Somos antagônicos então, já que discordo de TUDO o que tu escreveu aí !!!
      Sou A FAVOR de cotas raciais (para negros) porque elas são sociais.
      Sou CONTRA a maioridade penal aos 16 anos ( já vi gente que pensa igual a tu sonhar em prender fetos ainda nas barrigas das mães !!!) .
      Sou CONTRA penas de morte em quaisquer circunstâncias porque o Estado não pode ser assassino ( ainda mais com o tipo de “justiça” praticado aqui )
      E já vivi uma ditadura militar e assassina DE DIREITA no Brasil em que havia “corrupção descontrolada, violência ininterrupta, saúde e educação precárias” e que não se cumpria ” as leis básicas da constituição (que constituição ???) que poderiam encarcerar boa parte dos políticos daquela época, retirando-lhes o poder de suas mãos podres e molhadas pelo dinheiro sujo de todas aquelas propinas e benefícios” .
      Nosso país possui SIM uma democracia política, conquistada com a luta e o sangue de muitos e a FANTASIA está é na tua cabeça por achar que hoje vivemos uma “ditadura”. Tu não sabe o que é uma ditadura !!! Tanto é que tu pode escrever aqui e agora o que quer e bem (ou mal) entende sem ser preso, torturado ou morto por isso.

      2018 é logo ali, Lula vence !!! Será um passeio !!! (como diz o Mino Carta)

      1. Cotas raciais NÃO SÃO sociais. São segregárias. É racismo!!!
        Uma pessoa com 16 anos É RESPONSÁVEL pelos seus atos. Estuda, trabalha, vota, tem filhos em alguns casos. Pessoas COMO VOCÊ é que enxergam candura e inocência em sociopatas sádicos.
        A pena capital DEVE SIM ser discutida pela sociedade brasileira. Qual o problema? Não vivemos em uma democracia?
        Eu vivi a ditadura militar. Tenho 58 anos, Sr. Enio. Me lembro do que esse país se transformou e principalmente do por quê dessa transformação. Uma ditadura sanguinária e corrupta de Direita em detrimento de a de Esquerda tão asquerosa quanto, vide Cuba, aquela ilha comandada há décadas por um oligarca travestido de revolucionário socialista que quando acorda de mau humor manda matar centenas de pessoas.
        Lula 2018??? Nem ele próprio acredita nisso. Se não for preso até lá já estará no lucro. Acorde!

    4. Desculpe-me intrometer nessa discussão, mas ver o sr. Carlos Augusto dizer que Cuba é governada por um “oligarca travestido de revolucionário socialista que quando acorda de mau humor manda matar centenas de pessoas” é a maior idiotice que eu já li na minha vida. Isso é o que eu chamo de uma verdadeira lavagem cerebral.

      1. Sra. Helena.
        Para uma esquerdopata, sindicalista e ex-bancária do Banco do Brasil pode parecer uma idiotice mas para um nativo que FUGIU da Ilha do Adeus definitivo em busca de Liberdade não.

    5. Sr. Carlos Augusto, pois é, a mídia sempre destaca quando cubanos deixam a ilha mas não diz nada quando muitos retornam à Cuba, arrependidos. Um dos motivos para retornarem é porque não se adaptam a viver em países capitalistas onde o consumo desenfreado ditam suas regras ao qual não estão acostumados. Esse foi o depoimento de um cubano, que li já faz algum tempo, em que ele justifica sua decisão de retornar à Cuba depois de ficar decepcionado com as poucas oportunidades que teve na terra do Tio Sam, pois não conseguia emprego sem ser temporário e lugar para morar. Preferiu voltar para Cuba onde tinha emprego, salário, moradia e saúde pública mais do que satisfatória do que ser mais um eventual morador de rua em Miami

    6. Carlos Augusto
      Hoje relendo frases do Nelson Rodrigues, um assumido reacionário de direita, escolhi uma para responder a você;
      “A maioria das pessoas imagina que o importante, no diálogo, é a palavra. Engano, e repito: – o importante é a pausa. É na pausa que duas pessoas se entendem e entram em comunhão.”
      E com isso encerro aqui o nosso bate boca para saber quem tem ou não razão.(somos antagônicos !!!)
      Quanto ao “meia verdade”, meia boca ou meia sei lá o que, não costumo dialogar com pessoas sem nome, sem identidade, sem coragem e sem endereço. Prefiro conversar com gente de carne e osso. Passar bem.

    7. Sr. Carlos Augusto, pra encerrar esse nosso bate e rebate só quero indicar uma leitura. Recentemente, o escritor cubano Leonardo Padura esteve no Brasil e deu uma excelente entrevista à Carta Capital, publicada no site da revista no dia 07.07.15 com o título “Cuba não é o paraíso nem o inferno”. E se o “El Comandante”, como vc diz, recebe os que retornam de braços abertos “não vem ao caso”.

  9. Kostcho, sua análise é interessante e mostra bem o momento em que estamos atravessando. Mas precisa um pouco mais….Por favor, complemente esta matéria, mostrando a relação CAUSA x EFEITO.. quem são os responsaveis por isto tudo? quem implantou a politica do toma lá da cá…. quem alimentou essa corja de corruptos
    Fico no aguardo.

  10. Não existirá confiança nenhuma do investidor enquanto Dilma for presidente. Ela tem, em conjunto, os piores números de aprovação política e de desastre econômico: inflação, deficit, desemprego, perda de arrecadação, alta do dolar, tudo. Dilma é a pior presidente da história do Brasil e uma das mais desastradas e ineptas da historia dos governos democráticos. Economistas e investidores não confiam NELA, não é o Brasil.

    1. A única desculpa da Dilma é que pegou uma herança maldita do Lula, que colheu os frutos do que foi plantado a partir do Real numa época internacional extremamente favorável e passou a agir como a cigarra da fábula, convencendo aos néscios de que tinha reinventado o país após 500 anos e ganhando popularidade suficiente para eleger o maior poste da história mundial. A falsa doutora é muito ruim, foi um desastre da lojinha de 1,99 às declarações sobre a meta inexistente que será dobrada (entre inúmeras outras). E se ela enganou alguns por algum tempo, hoje não engana ninguém. Quebrou-se o cristal, caiu a máscara. Do grande ao pequeno, ninguém acredita nela. Por isso, é fácil prever: a crise começará a terminar quando a Dilma sair. Pode ser amanhã, pode ser em 2019. Até lá o país sofrerá na mão de um partido e de uma pessoa cujo único objetivo é manter o poder. Para fazer o quê? Nem ela sabe. Só quer permanecer no poder. E se ela atingir a meta, dobrará a meta.

  11. Dia 6 o panelaço vai alastrar por todo o Brasil.Tomara que o João 70 milhões Santana tenha preparado algo diferente.Pobre Dilminha,se mostra cansada e sem ânimo algum,nem ela acredita nas próprias palavras.Parabéns “grande administradora!Não passa de um zumbi politico,ela e seu criador o lobista da Odebrecht estão cada vez mais sitiados,só aparecem para falar para sua claque,o PT já era!

  12. Esse descrédito nos políticos e partidos não pode servir de desculpa para dar vazão a esse ódio desmedido contra o PT, a ponto de jogarem bomba no Instituto Lula como aconteceu ontem à noite. Onde vai parar esse ódio louco e sem limite contra o PT? É intolerância demais, gente! A situação está partindo para a irracionalidade mesmo. Tem razão os analistas que dizem que podemos ser a Ucrânia amanhã. Ucrânia, após o golpe do ano passado, é um país arrasado, totalmente submetido ao FMI e sendo governada por uma junta cleptocrata imposta por Washington. É isso que querem para o Brasil?

  13. E mais uma vez querendo colocar a já fragilizada oposição no mesmo balaio do pt mas quero lhe afirmar que no balaio do pt só o do Kotscho mesmo. O povo acordou e uma nova era está chegando para o país e começa com a queda do brahma e cia.

  14. No planeta Terra a única certeza comum é a morte, inexorável e sabida por todos. Já no incontinente Brasil, até o momento pelo menos, temos outras certezas, que em causa própria e/ou em certas ocasiões, fingimos não ter: Que Deus é brasileiro; que a comunicação, como os cartórios, é pétreo monopólio “familiar”; que os partidos políticos pagam suas contas como sempre pagaram, através de doações de grandes empresas, e o supremo Gilmar esforça-se para que continuem assim pagando, com exceção do PT, obedecida a lei da seletividade jurídica divina, sem o que a herdeira elite do atraso nunca mais retoma o poder pleno; que o complexo de Vira-lata e a Inveja Patrícia são coisas nossas, presentes à Metrópole de plantão; que a Casa Grande não foi extinta e portanto abunda, desigualdade, intolerância, preconceito, patrimonialismo incompetência, mesquinhez, seletividade, cinismo, hipocrisia e que ‘a’ separado, feito artigo, é preferência nacional, pau a pau com o futebol. Isso exposto, o verdadeiro risco não é exatamente o da perda de confiança no país, mais de dez anos depois de campanha diuturna, sem descansos, pausas ou tréguas, meticulosamente engendrada em estamentos estruturados para tanto, do monopólio da mídia consorciado com instituições republicanas, justiça e polícia federal, amparados, patrocinados e amasiados, na Casa Grande, com link além fronteiras, permanente, 24 horas, com aquele que não pode ser dito, mas é dado, é certo, como injusto e daqui a vinte, trinta e tantos outros anos, novamente confirmaremos, é muito pior e desolador, é o risco da perda definitiva do país e o milagre que não se explica, é isso ainda não ter ocorrido, com apenas a militância de parte da sociedade brasileira (de fato) resistindo na linha de frente, desde sempre, graças ao suporte fornecido pelas organizações sociais, políticas não paralisadas e a heroica espartana Mídia “Suja”, dando as coordenadas e municiando com informações, sabe-se lá como, sem saber, sabendo, que agora lá no comando, estamos sem, pois quem pensa que comanda é Mercadante e Cardozo, infelizmente acordados, enquanto a presidenta Coração “Valente”, que prometeu não deixar “pedra sobre pedra”, dorme politicamente, com o controle remoto de pilhas vencidas á mão e porta fechada a visitas, desde o final de outubro de 2014.

  15. Mestre, complementando, como discutir com isenção a confiança em instituições no país, se hoje, nos quatro mais importantes jornais do país, o destaque da capa não ser a reunião da presidente com todos governadores, sem direito sequer a foto. É ou não, o “cachorro mordendo o dono” e escancarada bizarrice, tratando-se de democracia? Desculpe, mas é pura perda de tempo e/ou hipocrisia discutir-se qualquer coisa relativa enquanto tal bizarrice, a mídia monopólio auto declarada líder da oposição, comportar-se como partido político e permanecer, sem ser considerada exatamente a anormalidade que interdita o debate político. Similar a isso, quem sabe à Coréia do Norte ou à Somália. Na realidade o monopólio da mídia está nu, falta apenas o menino que aponte o dedo.

  16. Cadê o João Sant’anna para nos salvar numa hora dessas?
    Porque quem de fato governa este país é ele, que dita as paspalhices no ponto eletrônico da “Dilmãe” e ela repete igual um papagaio (mal) treinado.

  17. Kotscho, novamente você pisa na bola!!!
    “A desconfiança é generalizada e crescente, …”, diz você, sim, ela existe, mas quem está a difundí-la é a mídia do PIG, formada por Veja, Globo, Estadão, Folha, e outras, inclusive aquela em que você trabalha, a Band, pois praticaram um terrorismo avassalador, desde o início do governo petista, principalmente com Dilma!
    Desinformam, mentem, sonegam e silenciam, deformando as verdades do que o governo fez e está fazendo.
    O terrorismo amofinou os agentes econômicos que diminuiram seus investimentos e fez o povo correr de seu consumo necessário.
    Você só fala da política mas não fala da mídia e você sabe o desastre que ela está fazendo, é como o escorpião que mata o sapo que lhe garantia sua segurança.
    Pense nisto, a bomba no escritório do Lula, ontem, é um sinal disto!
    Terrorismo!

    1. Joel Miranda,
      é preciso tomar um certo cuidado e se informar direito antes de escrever.
      Como sabem todos, eu não trabalho na Band, mas na Record, faz mais de quatro anos.
      Ricardo Kotscho

    2. Kotscho, não foi desinformação, foi cochilo mesmo, sei que você trabalha na Record News e o assisto de vez em quando, desculpe!
      Menos um pouco que a co-irmã, a Record também não informa muito o que de bom faz o governo, mas carrega nas tintas nos pontos errados!
      Imprensa pra mim é informação equilibrada, o mais isenta possível, lembrando que o “terrorismo” faz as pessoas pessimistas, quando não alopradas, como os lançadores da bomba em Lula!

  18. Falando em confiança, o FHC demonstra perfeitamente sua visão. Como não é de chutar em cachorro morto, diz que a Dilma é honrada e não é corrupta. Mas, fala o óbvio, que a Dilma pegou o bonde andando, afinal, não foi a dita cuja que apareceu com as mãos “sujas” de petróleo. Ganha um doce quem responder… Se for muito difícil, é possível pesquisar a imagem, e contar apenas 9 dedos nas duas mãos, é uma pista…

  19. Em sua bem montada estratégia eleitoreira,a Presidenta criticava os Pessimildos.
    Hoje com índices econômicos negativos, corrupção em patamares esplosivos,crise política sem precedentes:como confiar numa criatura de retórica confusa,equivocada e desconexa ?
    A falta de credibilidade não está no país , e sim em quem nos governa.

  20. FHC é FHC……..em entrevista a uma revista alemã, ele disse…….Dilma é uma pessoa honrada….Lula politicamente é responsável, seria impossível ele não saber de nada…….seria ir longe demais colocar o Lula na cadeia isso dividiria o país, não se deve quebrar um símbolo, mesmo que isso fosse vantajoso para o meu partido, é necessário ter em mente o futuro do país…………disse ainda….Lula tem muitos méritos, um trabalhador humilde que conseguiu ser presidente do Brasil.
    Coincidentemente vai de encontro a tudo o que penso. Parabéns FHC !!!!!
    __________________________________________________________________________
    Sinceramente lendo isso chego a conclusão…….FHC ESTA ANOS LUZ A FRENTE DO LULA, em integridade, ética e moral. Sinceramente gostaria muito de ver esses estadistas se entendendo, povo brasileiro agradeceria muito.
    Kotscho, vale um bom post, feito por você, aqui no balaio.

    1. isso porque voce não o conheceu pessoalmente, eu tive o previlegio de o conhecer quando ainda era professor de Sociologia da USP( era humilde e muito mais simpatico, infelizmente como sempre quando se chega ao governo, nem tudo o que voce gostaria de fazer os seus aliados concordam), porque poderia ter feito varias reformas e não o fez, deixou um pouco a desejar.

  21. Seus conterrâneos Kotscho adoraram seu post. O governo não está disputando nada, ele já está no poder. A oposição, que não está lá, é que está correndo atrás. Pede a eles pra dar uma monerada!

  22. As nossas instituições nunca foram melhores do que são hoje, apenas não eram escancarados os seus podres como são agora.Aliás a grande sujeira acontecia sob o silêncio dos que se beneficiavam. É tão absurda a avaliação dos que se manifestam, que justamente o nosso poder mais imprestável, o judiciário, ainda conta com algum grau de avaliação positiva. A estórica amissão deste poder é a responsável pelo baixo nível da nossa elite, que em conluio com ele fizeram suas fortunas roubando os recursos do estado, exemplo maior é a TEP ( Tradicional Elite Paulista ).Precisou que um partido de trabalhadores ascendesse ao poder para que se abrisse a caixa podre desta elite.

    1. Piada é querer comentar, sem ler o texto, piada é ler o texto e não saber interpretar.
      Frente ao Lula, minha cara, o FHC esta sim anos luz ao Lula, nos quesitos que coloquei.

  23. Como não gostar da justiça? Hoje retornaram para os cofres já combalidos da União 140 milhões. Até a Dilma deve estar aprovando mais a justiça do que seus pares.

  24. Boa noite meu amigo RK e a todos os comentaristas. Cada um tem uma opinião e a minha singela e simples é a seguinte: Quando verificamos a queda de confiança em todas instituições, a coisa começa a ficar perigosa. Mas, só poderia dar nisso mesmo! Como confiar num sistema que permite ocupantes de cargo de representação popular serem procurados pela justiça internacional que nem sequer podem sair do país para não serem presos lá fora? Que têm em suas bagagens milhares de processos por corrupção e desvios de valores depositados em bancos no exterior, numa flagrante lavagem de dinheiro? Que não possui uma legislação proibitiva para empossar pessoas que se fosse num concurso público, jamais assumiria o cargo? Que tais pessoas tenham a coragem de dizer publicamente que vão explodir o governo, querendo transformar em caos total a ordem no país? Se existe um poder que ainda lhe restou um pouco de confiança, é o judiciário que está procedendo essas investigações colhendo provas suficiente para tirar os culpados de circulação. Espero que essas anarquias programadas não acabem com as investigações dantes nunca ocorridas, para propiciar uma real reforma política, disciplinando honestamente toda nossa administração e que retorne a cidadania patriota há muito ausente.

  25. Pois não é que Ricardo Kotscho embarcou de cabeça no terrorismo midiático!?. Quando eu pensava que não havia mais nada esquisito para me decepcionar, me deparo com mais esta.Fui!!

  26. “Na contramão da maioria das economias do mundo, o Brasil amargará recessão este ano. De acordo com um estudo da Economist Intelligence Unit (EIU), a economia brasileira deve recuar 1,2% em 2015, uma previsão até mesmo otimista em relação à do próprio governo, que prevê queda de 1,5% do Produto Interno Bruto (PIB). Enquanto o governo por muito tempo atribuiu a culpa da crise à conjuntura internacional, o levantamento mostra que, ao lado do Brasil, apenas outros quatro países estão na pior: Argentina (-0,7%), Ucrânia (-4,9%), Venezuela (-3,7%) e Rússia (-4%). A estimativa da consultoria engloba 56 países de todos os continentes.”

  27. “Lançaram uma bomba contra o Instituto Lula (Enio B Filho – 13:44)”. “2018 é logo ali, Lula vence !!! (Enio B Filho – 20:06)”. /// Enio, difícil será lançarem uma bomba no busto de Lula, nos jardins da OEA (Organização dos Estados Americanos) em Washington. Dá azia debater com coxinhas como o tal de Carlos Augusto, um dos mais ridículos comentaristas do Balaio de todos os tempos. Melhor comemorar o quarto lugar de Cuba no quadro geral de medalhas do Pan, pois com apenas 11 milhões de habitantes, ficou a frente do México (122 milhões) e se dividirmos o numero de medalhas pelo de habitantes veremos que Cuba fica em primeiro, a frente dos EUA. Lamentável que Matemática seja tabu proibido para os coxinhas do Balaio !!! Enio e amigos, deixemos que o Carlos Augusto entupa com asneiras o Balaio e comemoremos o fato de que a pré-candidata presidencial democrata Hillary Clinton pediu nesta sexta-feira (31) que o Congresso dos Estados Unidos ponha fim ao longevo embargo econômico de seu país a Cuba. A ex-secretária de Estado de Barack Obama, fez o pedido num discurso em Miami, estragando as férias dos coxinhas, que regressaram imediatamente ao Brasil, furibundos. E durma com um barulho desses !!! Né, não, Everaldo ?

  28. Na verdade as “instituições brasileiras ” srmpre foram corruptas a unica diferença é que hj temosmidia e acesso a ela para ficarmos informados

  29. Quando fhc que tanto pedia o afastamento da presidenta passa a fazer elogios queiram desculpar este senhor não possui moral nem ética. No exterior fala mal do país. Acredito que algo está vindo a tona. Assim ele está fazendo o que sempre fez seu partido. Ficar sobre o muro. Onde está a ética deste senhor? Quem pudersouber e quiser por favor responda.

  30. Boa Noite a todos. É como eu disse no comentário anterior. Quando as instituições perdem a confiança do povo, a coisa é perigosa e entre as instituições estão os órgãos de segurança, que não estão à altura de prestar um bom serviço, todos agindo ostensivamente mostrando aos delinquentes onde se encontram, para que estes então os reconheçam à priori e saibam com antecedência que devam sair de perto ou quem devem eliminar de imediato. Policiais pondo em risco a própria vida ao serem divisados e numa ”trombada” com delinquentes, inicia-se uma perseguição e a vida de pessoas estranhas o fato também corre risco. Para um exemplo menciono o crime conhecido como ”saidinha de banco” cujos autores são os contumazes que cada vez mais se especializam. Uma policia à altura, tem meios de informação a se reprimir antes mesmo dos delinquentes promoverem esses movimentos de destruição. Pela falta de segurança, vemos a segurança privada, se utilizando de pessoal e uniformizado, até com viaturas ostensivas, algumas semelhantes às da polícia, a se confundir com as oficiais. Eis aí a falta de confiança da população na instituição. A falta fiscalização que é o principal fator da propagação dos atos desonestos e cruéis em todos os seguimentos da sociedade, inclusive na política, onde forças exteriores conseguem elucidar fatos que aqui não se consegue desvendar. Isto é, não sabemos tomar conta nem do que é nosso. Por isso não concordo se traçar paralelos com países onde existem forças fiscalizadoras e os crimes de lesa-pátria são punidos severamente. Portanto, há muito o que se fazer para acabar com esta escancarada impunidade, que só pode terminar quando o maior objetivo for um padrão melhor de vida dos trabalhadores brasileiros, por que por enquanto só pagam a conta. Devemos exigir competência, eficiência e honestidade de todos aqueles que têm como dever honrar o cargo que ocupa como nossos representantes, sem violência. (Vemos a força policial presente nas operações de reintegração de posse, mas, não se tem notícia de um estudo preliminar de onde se alojar as famílias despejadas, nem se o proprietário dos imóveis tinha a cura respectiva, a se evitar que nele se construísse casas por vários anos). Isto é somente um comentário segundo a minha visão e um entusiasmo de uma sociedade melhor. Ninguém é obrigado a concordar. Vivemos uma democracia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *