Até onde o PIB pode cair e a inflação subir?

Até onde o PIB pode cair e a inflação subir?

Toda segunda-feira é a mesma coisa. Abro o computador e está lá: a pesquisa Focus, do Banco Central, informa que a aumentou a previsão de inflação e se acelerou a queda do PIB em 2015.

É a 15ª semana seguida que isso acontece. Nem dá mais manchete, virou rotina.

Desta vez, a projeção do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) passou para 9,23% (era de 9% um mês atrás). Ao mesmo tempo, a previsão do PIB caiu de menos 1,70% para 1,76% negativo.

Até onde, até quando vamos assistir a esta dança macabra das curvas da economia?

Com a palavra, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, que ainda na semana passada garantiu que o pior já passou. O pior é que não há no horizonte nenhum sinal de que isso possa mudar tão cedo.

Eu não me arrisco a fazer previsões para responder ao título deste texto. Se tivesse competência para isso, já estaria rico, pois é o que todos querem saber neste momento.

 

 

 

 

 

 

27 thoughts on “Até onde o PIB pode cair e a inflação subir?

  1. E os juros subirem também. Este governo está completamente errado. Entregou a economia do país nas mãos de um economista que está fazendo o jogo dos banqueiros. O país já está em recessão. A economia está parada. O ideal seria baixar juros, reduzir impostos e incentivar investimentos na produção. Economia tem que fazer nos gastos que não produzem nada. Poderia cortar gastos no bolsa família, redução de ministérios, eliminação de cargos comissionados. O país tem que andar para a frente. No momento o país está andando para traz.

  2. Prezado Kotscho, isso sem contar com um outro efeito nefasto: a explosão da dívida pública. A Folha publica hoje que houve um aumento de mais de 3% no último mês, elevando a dívida para 2,58 trilhões (era de 400 bi no início da gestão petista). Com a taxa selic atual, estamos pagando mais de 300 bilhões de juros ao ano. Para ter uma idéia da coisa, todo o programa bolsa família custa cerca de 25 bilhões. Isso aqui virou um paraíso de rentistas, já que quase nenhuma atividade econômica rende 13,75% ao ano (taxa selic). Assim, o sujeito ao invés de investir, aplica em títulos do governo, derruba a arrecadação, o tesouro emite mais dívida, gerando mais juros, enfim, um círculo vicioso infernal. Independente de posições ideológicas, me parece claro que estamos destruindo todo o avanço que tivemos desde a estabilização de 1.994 (plano real). O Brasil avançou muito, seja com FHC ou com Lula e estamos destruindo este avanço, penso eu.

  3. Pare de ser pessimista Sr Kotscho. Afinal, que crise? Esqueceste que seu partido, se refere ao mensalão como o “mentirão”? A operação da Lava Jato, só é séria qdo cita alguém da oposição, mas qdo mostra os petistas afogados nela até o pescoço vira “vaza jato”, mentira jato”, etc. Acalme-se, a inflação é intriga da oposição e do PIG. Esse bando de golpistas que precisam ser eliminados do mapa! Viva a “impecável presidenta Dilma”

  4. O departamento de comunicação do PT é pessimo! E isso prejudica muito o governo Dilma, que também não tem espaço na grande midia para poder explicar ao povo. – Embora a grande midia tente mostrar que: Só existe a crise no Brasil ou que a crise do Brasil é 100 vezes maior que a crise da Grecia, a crise atual do Brasil “””E’ na verdade Uma Marolinha”””” (em comparação com a crise de varios países, inclusive países de primeiro mundo), como disse o Lula em outro tempo de crise. Basta abrir os jornais para ver que a crise é mundial, e que varios paises estão passando por ela. E isso é fato! Meu, se nem O FMI, que “””Odeia o PT e o governo Dilma, por conta do Lula te-lo expulsado do Brasil, de modo a não mais permitir que o FMI continuasse dizendo ao presidente da republica como deveria governar, como fazia na epoca do governo FHC do PSDB;”” não diz que o Brasil vive uma crise maior que o restante do mundo, e muito menos, que o Brasil vive uma crise maior que a crise da Grecia; que credibilidade teria o PSDB, o Pequeno Ditador e a grande midia brasileira para ficarem exaustivamente tentando criar o terror no governo Brasileiro? E’ hora do PT trazer “As informações internacionais”, para mostrar ao povo “”a verdade sobre o Brasil””, que “”o mundo inteiro está falando””; e não continuar deixando que “a grande midia e o PSDB”, continuem “””””Mentindo para os brasileiros”””””. Quem é mais confiavel: A Globo que fala de coisas que geralmente não se cumpre, como fez no ano passado ao afirmar que a hiperinflação iria voltar e que o rombo da corrupção na Petrobras era de 88 Bilhões; ou na imprensa internacional, que se baseia “”nas agencias internacionais de avaliação da economia de todos os países do mundo, para recomendar investimentos e negocios?

    1. Por favor nomeie os países em crises, quais são, mas não esqueça de usar na comparação algum país entre as 10 maiores economias do mundo, ou do próprio BRICS.

    2. JAB, posso citar varios países de primeiro mundo com crise maior que a crise do Brasil. Mas para não me alongar, peço que você ” Vá a qualquer veiculos de comunicação”, inclusive os da grande midia que adotam o “Padrão Globo de jornalismo”, e leia em qualquer jornal de hoje (folha de São Paulo, O Globo, Metrô e etc), assista os telesjornais, ou entre nos sites Uol, G1 e etc; e aí você proprio vai ver que: “A França, país de primeiro mundo está em crise, tendo que socorrer produtores rurais”; e que a Russia e a China (imagine: até China), países do Brics estão em crise.

  5. Caro Kotscho
    Uma das boas coisas do fim do financiamento privado de campanhas é que os rentistas endinheirados ao invés de sustentar a política poderiam pagar sozinhos a conta do ajuste fiscal. Sairia mais barato para todo mundo.

  6. Pelo andar da carrugem parece óbvio que o PIB vai baixar até ficar negativo e a inflação vai vencer a barreira do único dígito. E até onde isso vai eu não sei. Mas sei até quando. Boa parte do Brasil não quer mais o PT nem pintado de ouro e quase todo ele percebeu que a Dilma é uma grande fraude. Portanto, quando retirarem a Dilma ou ela fizer o favor de renunciar, tudo começa a melhorar.

  7. A Dilma “Coração Valente” está com a faca e o queijo na mão e não percebe, ou não tem coragem para usá-la. Vira a Mesa Presidente! Acaba com esses cento e tantos mil cargos comissionados, faça uma revolução administrativa. Faça pelo menos um bem ao Brasil, já que seu governo tem tudo para não deixar saudade, deixe alguma coisa boa para o país.

  8. O “oráculo de Omaha” tem uma frase que se ajusta, perfeitamente, àqueles que fazem previsões. Levy, depois de esculachar Guido, substituiu as “pedaladas” por suas “velejadas” (sabido que o ministro gosta de velejar, quando se sente pressionado). Agora, estou lançando aqui no Balaio, a qualificação da numerologia praticada pelo Levy e seu secretário Rachid (o mesmo secretário da Receita que quebrou o sigilo fiscal do Caseiro Francenildo), como sendo “velejadas fiscais”. O que tem a dizer, ainda, um ministro da Fazenda e um secretário da Receita que, em menos de cento e oitenta dias, desfazem as suas previsões “realistas” (as de Guido eram um “negócio grosseiro” segundo Levy), rebaixando-as a 10% da estimativa original? Vamos à frase do “oráculo de Omaha”, o homem que nomeia e demite o secretário do Tesouro dos EUA e o presidente do FED norte-americano: “Previsões, geralmente nos dizem mais sobre quem fez a previsão, do que da previsão em si”. O que dizer sobre Levy e Rachid, a “dupla tucana” responsável pelas previsões do governo Dilma II? Segundo Buffet, a dupla valeria 10% do que pesa… Se em matéria econômica Guido era, conforme a retórica levyana, um ministro que tocava os grandes números como sendo um “negócio grosseiro”….as proposições do ministro Levy valem 10%, grosseiramente falando, do valor de face. Quanto a indagação do post, todas as previsões devem merecer alguma atenção, exceto as previsões “realistas” da dupla tucana, que não dispõe mais da mínima credibilidade indispensável para inocular confiança às expectativas supostamente racionais dos agentes econômicos. Com essa dupla tucana o dólar vai chegar, fácil, nos 3,50.

    1. Para você apenas avaliar a moral deste governo. O único ministro que tem alguma moral é o Levy….(que tenta desesperadamente consertar o avião em pleno vôo. Ele sobre a asa da aeronave, e um monte de petistas dentro do avião balançando a aeronave tentando derrubá-lo, só esquecem que estão dentro da avião). E ainda cantando… Vamos derrubar o Levy, olê, olê, olá… Eu chego lá!!! kkkk…. Vocês petistas, que hoje são motivos de revolta de 70% dos brasileiros (e 23% estão indecisos), ainda serão motivos de piadas no futuro próximo! (é o que torcemos)
      O que dizer dos demais 38 ministros, hein?

  9. A tal “crise” é mais política do que outra coisa. Crise? Acabei de comprar um caro Zero, reformei minha casa, contratei mais três pessoas para a minha pequena empresa, tenho clientes garantidos até o final de 2016, meu filho está estudando na Califórnia. É pelo Ciência sem Fronteiras, mas tenho que mandar algum para ele. Devo estar vivendo em outro mundo.

      1. J. Leite,
        este tipo de comentário é absolutamente dispensável.
        Não cabe no Balaio. Aqui é preciso respeitar a opinião e o pensamento de todos. Só publiquei o que você escreveu para mostrar aos demais leitores o que não contribui para o debate de ideias, que melhorou muito no blog nestes últimos dias. Vamos manter o nível.
        Ricardo Kotscho

  10. Todas essas previsões se baseiam no fato de que havia um pretenso Ajuste Fiscal que possibilitaria um superavit primário de…1,1% do PIB e que foi sendo diminuido, diminuido, diminuido até chegar atualmente a 0,15% do PIB. Isso significa que o Governo sente-se impossibilitado de: ou aumentar arrecadação, ou diminuir dispêndios. Aumentar arrecadação via aumento da carga tributária está complicado e ainda se precisaria de autorização do Congresso e via aumento da atividade econômica mais complicado ainda pois vivemos numa época de recessão crescente. Agora diminuir dispêndios é decisão da Presidente da República, que, em alguns caso, precisa de aprovação do Congresso. A gestão das contas públicas não é atributo final do Ministro da Fazenda e sim da Presidência da República que conta com o Ministro da Fazenda e com o Presidente do Banco Central para auxilia-la nessa tarefa. Então Kotscho, essa sua indagação deveria ser dirigida muito mais a Presidente da República do que ao Ministro da Fazenda e ao Presidente do Banco Central. Se a Presidente da República não consegue (por falta de apoio no Congresso) ou não quer baixar as despesas de custeio da máquina pública federal, os Ministros da área econômica não podem fazer absolutamente nada a respeito. Isso tudo só aumenta o descrédito dessa administração o que acaba por inibir ainda mais a entrada dos investimentos externos e a consecução dos investimentos internos tão necessários a nossa atual combalida economia. No Brasil, atualmente só atuam capitais especulativos. Só o Governo e o Congresso podem mudar essa realidade.

  11. É só tirar os pilantras do PT,Dilma-Lula do cenário que tudo melhora,mas de 2016 quando perderem inúmeras prefeituras e em 2018 perderem o cargo presidencial pra frente a coisa melhora,pois essa corja não será mais um partido relevante aí as coisas ficaram melhores,a conta das maravilhas petistas chegou e os mais pobres é que estão vendo a coisa preta,bem feito!Foram acreditar na Dilmandioca e no lobista da Odebrecht,o resultado tá aí.Dia 6 tem propaganda politica da facção e as panelas vão cantar em todo o Brasil,depois o asfalto vai trincar dia 16 com as manifestações,cambada de corruptos.

  12. Dilma por favor salve nosso país, se você lutou tanto pela nossa “democracia”, lute agora também, mostre seu coração valente….RENUNCIE.

  13. Segundo avaliação de renomados economistas ,o cenário econômico de hoje é reflexo da irresponsabilidade, da inconsequência e incompetência do modelo econõmico imposto pela gestão petista que prometeu um país colorido e desenvolvido para se manter no poder a qualquer custo e a qualquer preço .Só não enxerga quem não quer.

  14. “Ricardo, nós vamos sangrar *além da página 2*,mas…não há mal que sempre dure e bem que nunca tenha fim.”
    “Mais cedo ou mais tarde *essa miséria(que não foi criada por nós e “sim por nóis”)*,vai pelo menos amenizar.”
    Quando????,se tu não sabes, *eu* menos ainda.
    …o que eu quero é te dizer que a coisa aqui tá preta!!!!!

  15. Caro Kotscho
    Nao seria + util, a nivel de informação, de jornalismo a constatação de que essa situação se repete!?
    Durante todo o ano passado e, até anteriores, esse clima de fim do mundo prevaleceu!
    No final, a inflação ficou em 6,41%, alta sim, no teto da meta, mas…não explodiu!!!
    O PIB, caiu sim, como esperado mas…não, “afundou”. O PIB, e tudo que significa esse indicador vem “piorando” a partir da posse de Dilma. E, pelo a inflação tem, entre suas causas, a expectativa (é claro, tem tb o fator demanda agregada e custo, que juntos pperfazem o que os tecnicos chamam de “desequilibro dos preços relativos”).
    Não se engane, moço, ao final no ano ou no + tardar inicio do proximo, os agora arautos do caos, vão engolir + esse sapo…e inventar outros…vida que segue, certo?

  16. …tá na cara que se nossa economia é movida pelo crédito, empresários e consumidores não têm poupança, aumentar os juros significa aumento da inflação, só um burro pode pensar o contrário.A minha sugestão é:
    1- Separa-se a economia em setores
    2- Trimestralmente se avalia a variação de preços em cada setor
    3- Naqueles setores em que houverem diminuição de preços, premia-se com uma dexoneração tributária proporcional à aquelas variações pelos próximos tres meses.
    4- E assim sussecivamente, mantendo-se ou diminuindo as taxas de juros.
    Como não sou economista, tem tudo pra dar certo.

  17. Bem, quem é o responsável pelo PIB e pela inflação é o governo. Contudo, o governo tem apoio menor que a inflação, e quanto mais se aproxima de zero, se aproxima também do fim do governo. O mês de agosto promete ser muita dificuldade para o petismo. No início, dia 06-08, tentarão enganar mais uma vez, com a fatídica mentira de comparar os governos, em períodos e momentos diferentes (salvo se FCH puder comparar seu governo com seu antecessor há 12 anos, o Militar, João Batista Figueiredo, ou com o governo Sarrney), no meio do mês, dia 16-08, terá o terceiro protesto do povo nas ruas, e no fim do mês, ainda tem embrolho no TCU. Isso, se a décima quinta operação da Lava jato não levar o Lula e Zé Dirceu para Curitiba. O PSDB promete honrar os 49% dos votos e apoiar os protestos. Pode ser maior que os anteriores? É o que 70% dos brasileiros desejam! Vamos que vamos…

  18. Até o dia 28 de Setembro do corrente – Quando de acordo com a “Teoria da Conspiração”,um meteoro cairá sobre Porto Rico!.Com certeza a cena mundial mudará em todos os sentidos!.

  19. Bom dia Ricardo, bom dia amigos balaieiros.

    Que situação não? Então a culpa agora é da Lava-Jato, ou parte dela. Muito eloquente, com certeza. Não entro no clima de gozação com ninguém porque isso é um assunto sério. Todos somos vítimas de circunstâncias negativas para a economia. A cada passo, vemos o quanto esse governo está abrindo um buraco para tapar o outro. A tríade inflação, juros e desemprego sobem juntas quando o normal seria uma, ao menos ficar estável. Já passamos por muitas crises mas sempre tínhamos algum plano ou vários deles, embora tenham tido um efeito apenas imediato, dava pra se ver que a máquina ainda tentava andar, mas e agora?
    Cortam economia para pagar os juros de uma dívida interna que já atinge a marca de 2,5 trilhões e o pior é que essa dívida foi a troca pela dívida externa com juros mais baixos enquanto essa nossa é uma das mais altas do mundo e, pelo jeito, ainda vai subir mais.
    Quando eu tinha problemas financeiros que dependiam apenas de mim mesmo, sempre busquei alternativas,algumas até consideradas vergonhosas embora sempre honestas, mas não sou orgulhoso. O que me deixa triste, é saber que, mesmo me empenhando e até obtendo algum resultado, me vejo como aquela pessoa que consegue superar outra mais necessitada e acabo por deixá-la na frente. Farinha pouca… já viu né Ricardo!
    Querem militar? querem sair em gozações e acusações…querem se matar? Ótimo, o País chora expondo suas mais vergonhosas fraquezas e as suas verdadeiras misérias…não a miséria financeira…aquela outra miséria…a humana!
    Abraços

  20. Querido Kotscho.
    Se as operações Zelote, Lava-Jato, cpi do HSBC, Cpi dos trens e metro, não colocarem os bandidos para mofarem na cadeia, não haverá investidor que se arrisque a investir nesse circo.
    E também, o Estado aumento seu peso sobre a economia depois do PMDB de Eduardo Cunha e cia aumentou os próprios salários e o fundo partidário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *