Dilma nada tem de bom para anunciar neste 1º de Maio

Dilma nada tem de bom para anunciar neste 1º de Maio

Dilma em seu discurso após a vitória no segundo turno, em 2014…

Passaram-se apenas seis meses, lembram-se?, desde que Dilma Rousseff foi reeleita presidente da República, em 26 de outubro de 2015.

De lá para cá, mudou tudo, e o país virou de cabeça para baixo. Maioria virou minoria, base aliada agora é oposição, o PMDB de Michel Temer assumiu o comando político e, Joaquim Levy, o da economia, fazendo tudo ao contrário do que a presidente prometeu na campanha. A popularidade da presidente caiu em parafuso.

…e Dilma em 2015

Dilma, que já foi chamada de rainha por seu marqueteiro João Santana, chega ao final de abril completamente perdida em seu labirinto, sem mais ter para onde correr, depois de abdicar dos poderes imperiais do primeiro mandato e implantar a contragosto uma monarquia parlamentarista com figuras como Eduardo Cunha e Renan Calheiros se digladiando para ver quem manda mais.

A tal ponto chegamos que a presidente Dilma não está em condições nem de ir para a TV fazer o tradicional pronunciamento de 1º de Maio. Resolveu se manifestar apenas pela internet, mas com isso pode estar só transferindo os panelaços das varandas e das ruas para as redes sociais, que já estão se mobilizando.

Além de motivos para temer novos protestos se botar a cara na televisão, o fato concreto é que Dilma não teria neste momento nada de novo e de bom para dizer aos trabalhadores. O que é bom não é novo e o que é novo neste governo Dilma-2 não é bom.

Muito ao contrário, como revelam novos números divulgados pelo IBGE nesta terça-feira. O desemprego subiu para 6,2% da população economicamente ativa, a quarta alta seguida, maior índice dos últimos quatro anos anos. De março de 2014 a março deste ano, 280 mil pessoas perderam o emprego. No mesmo  período, a renda dos trabalhadores sofreu uma queda de 3%, a maior em 12 anos.

Na direção oposta, sinalizando para onde sopram os ventos, o banco Santander anunciou que seu lucro cresceu 32% no primeiro trimestre, chegando a R$ 684 milhões. E o tal do ajuste fiscal do Levy, o único projeto do novo governo até agora, ainda nem foi aprovado.

Até a própria crise entrou em crise, deixando o governo de lado, com vários conflitos paralelos deflagrados ao mesmo tempo no Congresso Nacional, entre Renan e Cunha, Senado e Câmara, PSDB da Câmara e PSDB do Senado.

As oposições, que jogaram tudo no impeachment, a reboque das manifestações de rua do “Fora Dilma”, agora também não sabem para onde vão e não têm o que dizer no palanque de 1º de Maio montado pelo aliado Paulinho da Força, que será julgado hoje no STF.

A confusão é tão grande que agora é o PMDB quem quer diminuir o número de ministérios, depois de ficar se escalpelando internamente para ver quem ficava com o Turismo, e Renan virou defensor dos trabalhadores contra a terceirização de Cunha a serviço dos empresários. O PT e Lula sumiram.

Não tem perigo de melhorar. E Dilma a tudo assiste, impassível, como se o mundo estivesse sob controle, sem dar o menor sinal de para onde pretende levar seu governo, além do ajuste fiscal, que continua emperrado, enquanto todos os partidos perdem força para as bancadas suprapartidárias lideradas pelo presidente da Câmara, formadas apenas em torno de grandes interesses econômicos conhecidos e outros menos republicanos.

De reunião em reunião, a presidente vai ocupando sua agenda, esperando o tempo passar para ver se esquecem dela, mas é difícil. Depois de dez horas de reunião com seus ministros, no sábado, para discutir concessões e investimentos em infraestrutura, e mais duas, na segunda-feira, com o ex-presidente Lula, nenhuma notícia boa vazou para tornar menos sombrio o cenário deste governo que está completando apenas quatro meses de vida e tem mais quase quatro anos pela frente.

Pobre Brasil.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

35 thoughts on “Dilma nada tem de bom para anunciar neste 1º de Maio

  1. Tudo isso o que está acontecendo só é fruto das próprias ações do PT que pensou que a população iria ficar alienada o resto da vida e continuar a acreditar em seus velhos discursos que não condizem com a verdade . O povo brasileiro já está farto de tanta mentira e corrupção por isso já não acredita mais em Dilma Lula e PT. E lamentável um presidente cair em descrédito deste jeito de nem poder fazer um pronunciamento em rede nacional tudo por bruto de uma campanha desleal é mentirosa e também desse volumosa corrupção que por mais que o governo diga que quer apurar e que quer punir os culpados se vê que isso é uma mentira e o que eles querem mesmo e esconder todas essas sujeiras para se livrarem . E por isso tudo que a grande maioria que votou na Dilma hoje está se sentindo traído e o pior não pode fazer nada para mudar essa situação este estelionato eleitoral só poderá ser corrigido em 2018 até lá o povo ainda terá que aguentar uma dura penúria infelizmente .

  2. RK;Lula não sumiu.
    O marombado está muito ocupado ,divulgando a a academia ,nem teve tempo de desmentir o aliado Lupi que afirmou que o PT exagerou na roubalheira.

  3. “Depois de dez horas de reunião…, nenhuma notícia boa vazou para tornar menos sombrio o cenário deste governo que está completando apenas quatro meses de vida e tem mais quase quatro anos pela frente. Pobre Brasil”. Pois é, Mestre balaieiro, talvez na charutaria do Ranieri e certamente nas páginas e telas dos órgãos de sócios do instituto Millenium, só vazam notícias ruins para o governo e o PT, portanto deveria estar acostumado e assim poupar-nos em reverberar com mais competência redacional e impacto pelo que significa, o mais dos mesmos, que sempre disso se encarregam, lá para os lados da Casa Grande. Ao invés de auxiliar preciosamente os que utilizam de todos os meios para colocar “nosso” governo em situação que permita-lhes voltar a controlar a chave do cofre, deveria juntar-se aos velhos companheiros de jornada solidária, conhecidos ou não, na dura tarefa de engolirem as lambanças amadoras produzidas pela DMC Cia Limitada e mostrar que por trás das crises, econômica e política, começam a minar no cenário catastrófico traçado, represado e agigantado pelo monopólio da mídia de oposição, notícias boas, como o aumento nas vagas com carteiras assinadas geradas em março, a alta de 3,3% no índice de confiança do Consumidor medido pela Fundação Getúlio Vargas em abril na comparação com março (a primeira vez no ano que o número apresentou melhora, sendo que nos três primeiros meses acumulou perdas de 13,8%) ou ainda a boa aceitação do estratégico balanço da Petrobrás (acossada e chantageada, nacional e internacionalmente) no país e no mundo, com direito a reação na bolsa e excelentes perspectivas e avaliações, no mercado mundial de Petróleo. Pobre Brasil. De fato, esse que vive sob ataque permanente da elite do atraso, desde 2004, através de inédita “Ditadura da Mídia”, suportada pela “Ordem da Justiça Amiga”, que não se incomodam, nem mesmo acham bandido, utilizarem como armas para atingirem o objetivo, o terrorismo da desinformação e a seletividade da política jurídica. Pobre Brasil, né, Mestre?

    1. Pois é, Dias, ou o RK anda “tomando” um overdose de Veja e JN ou quem escreveu esse post foi o “tio” Reinaldo Azevedo. Hoje Dilma inaugurou em Goiana, Pernambuco, o polo automotivo da Jeep, empreendimento do grupo Fiat Chrysler, que empregará nove mil trabalhadores. O carro sai da linha de produção com um índice de nacionalização de mais de 70% podendo chegar a 80%. Segundo Dilma, “o Brasil vai continuar trabalhando para criar um ambiente de negócios cada vez mais favorável à indústria brasileira em geral e à industria automobilistica. Todas as empresas são muito bem-vindas”. Dilma voltou a dizer que as encrencas que envolve a Petrobrás na tal Lava Jato é página virada e que a refinaria Abreu e Lima é elemento fundamental para que se instale um polo petroquímico em Pernambuco. Portanto, enquanto tem gente que fica só criticando, Dilma vai trabalhando e criando empregos e inaugurando novas fábricas no nosso Brasilzão. É isso aí, Dilma!

  4. A “”Rainha”” Dilma, está mandando bem, pois a “monarquia nunca governou sozinha”, e humildemente sempre “pediu opiniões de seus conselheiros (Conde, Visconde, Duque e barão)”. “””””Ditadores”””” são os que governam sozinhos. Daí o porquê do “”Pequeno Ditador”” não aceitar a derrota, e conseguir até fazer com que “os mais experientes se prestem a papeis ridiculos”, para atender a inconformidade do pequeno mimado. Brincadeira a parte, a “”””presidente”””” Dilma, está “””calma e serena””” e com isso está conseguindo resolver os problemas do seu governo. -“”Para o desespero”” do Padrão Globo de jornalismo, que passou a semana passada inteira pedindo desculpas, naquilo que seria a comemoração dos seus 50 anos, pois nas raras vezes que colocava o audio nas imagens de seu arquivo, ficava nitida a sua posição diante de cada fato com envolvimento popular; bem como para o “desespero também do Pequeno Ditador””; “”A Dilma ao cumprir o que prometeu de que iria apoiar o combate a corrupção, doesse a quem doesse; ela conseguiu recuperar a credibilidade da Petrobras, e com isso as ações da empresa Voltou a subir, e o dollar voltou a recuar””; o que “demonstra que a economia do Brasil está sob controle”. Seria bom mesmo, “””””Que o IBOPE e principalmente o DATAFOLHA”””, que “””””Vêm desde que terminou a eleição, fazendo pesquisas e mais pesquisas sobre a aprovação da presidente Dilma do PT, e que não têm o mesmo criterio em relação ao governador Alckmin do PSDB, onde São Paulo passa pela crise da agua e por uma epidemia de dengue; para assim medir se a aprovação da presidente continua caindo ou estavel, como mostrou na ultima pesquisa, ou se teria subido”””. Talvez o Padrão Globo de jornalismo, ainda não se reuniu para decidir a melhor estratégia, diante do atual cenario, onde a ultima manifestação contra a Dilma foi um fisco, e a economia vem se recuperando a passos largos. Acho que a Dilma deveria fazer um pronunciamento sim, no dia do trabalho, visto que ela “”nunca fugiu de nada” e nunca deixou de prestar conta ao povo; mas “”os atos dela Têm sido melhor do que as palavras ao longo dos seus governos””, e por isso é até compreensivo que a presidente opte por não falar nesse momento. -Seria para a Dilma, a Cereja do Bolo, deixar que “””o jornal Nacional, que teve na semana passada, uma comemoração digna de trofeu framboesa; tivesse a honra de dar a noticia em pleno feriado, de que o Dollar está caindo e a bolsa de valores está subindo”””.

  5. Engraçado como a tropa de choque digital do PT, ou Paquitas da Dilma, segue sempre a mesma tática.
    Textos longos, nenhuma relação com o post proposto pelo blogueiro, cheios de ataques aleatórios, não importa contra quem, e principalmente a negação de que este governo é medíocre em todos os aspectos.
    É só comparar os comentários da PTita (Dias) e da PTchuca (Gesiel). PTuxa (Victor Hugo) daqui há pouco vêm para engrossar o coro de “governo mais espetacular da história do universo interestelar”.

    1. Cuja galáctica capital, não esqueçamos, é o Rio de Janeiro. Eu, particularmente, acho que não é medo do panelaço. A Dilma não quer falar no 1o de Maio apenas para não nos humilhar com a sua sapiência.

  6. Caro Ricardo, acho que você anda lendo e ouvindo só o PIG, experimente, por exemplo, dar uma olhada no blog do seu colega Paulo Henrique Amorim. Parece que você entrou no clima, inoculado pela grande mídia, do ” o Brasil é uma merd…

  7. Falar o quê? Para quem?
    Eu sugiro que se fale ,por exemplo, do aumento nas contas de luz ,que na minha região, na concessionária AMPLA, nos presenteou nas contas de abril com um, reajuste nunca antes visto neste país: 38% numa só tacada!
    Quando a presidenta ,no ano passado ,antes das eleições, foi à TV anunciar a redução nas contas de luz ,eu mesmo disse aqui no blog que. esta mágica teria um efeito REBOTE de tal intensidade que poderia inviabilizar o consumo do produto. Pois bem Sr.Kotscho, no Rio, o preço do KW/h se aproxima de 1 real para quem consome acima de 250Kw/mês. Quem tem um Ar condicionado de 10000 BTus e usa 8h/dia, pagará, só dele, cerca de 300 reais/mês e se usar ,como é no verão do Rio, 15 ou 20 h, o custo chegará aos 1000 reais/mês.
    Vou bater panela também. É o jeito.
    O meu vizinho tem um sítio no pé da Serra, onde passa um riacho e ele já montou sua Hodroeletricazinha.

  8. …e *isso* Ricardo me entristece tanto,não sinto o menor prazer em ver a nossa situação desse jeito(não que *eu* morra de amores pela administração da Senhora Dilma ou do Partido dos Trabalhadores:que de *trabalhadores* não tem mais nada).
    Essa tristeza é ver no que transformaram o nosso país…mas mesmo assim só me resta torcer e torcer e buscar esperanças seja lá aonde for, para que *as coisas* deem certo ou pelo menos fiquem fiquem razoáveis.)
    “Se eu torcer contra,estarei dando um tiro no meu própio pé.”

  9. …é compreensível o pessimismo paulista, hoje a nossa presidente inaugurou uma grande indústria de automóveis em Pernambuco. Com os governos petistas, São Paulo deixou de ser o privilegiado, e o restante do Brasil começou a ver que o povo deste estado nunca teve nada de extraordinário para terem feito o seu desenvolvimento, além de terem tido por tanto tempo as chaves dos cofres da república.A sua elite imprestável se empanturra em riquezas conseguidas com o roubo de recursos que deveriam ser de toda a federação.De locomotiva do Brasil esta caminhando para ser o último vagão, sem garoa vai sobrar pois não há garoa sem água.

  10. RK, a Dilma apesar de todo o bombardeio que leva todo santo dia da mídia, dos pseudo aliados, do Congresso, ainda continua serena sem ter chiliques em público como teve o sr. Alckmin na cidade de Saltinho (SP), na manhã do dia 25 (sábado). Tem um vídeo no portalmetropole.com em que Alckmin, simplesmente surtou depois que foi vaiado por um grupo de professores em evento ocorrido na cidade de Satinho. Após ser impedido de falar ao público devido às vaias, Alckmin começou a gritar dizendo que a greve dos professores se trata de uma situação política, um grupo comandado e patrocinado pelo PT e pela CUT e que não representa os professores de SP. Pois é, pra ele tudo é culpa do PT.

  11. Caro jornalista temos muito a comemorar sim pois o evento em Pernambuco foi um sucesso também a tarde começaram quebrar as asas do monarca. Quer notícias melhores. Em julgamento o Paulinho da farsa os trabalhadores devem rever os feitos dos parlamentares. A presidenta é mineira tem as rédeas e o comando. Quem viver Vera diz um dito popular. Presidenta vamos em frente nos o povo estamos com a senhora.

  12. Os convertidos têm convulsões epiléticas quando o Ricardo usa do bom senso e imparcialidade em seus textos. Eles querem que só se fale bem da gerentona criada no laboratório do João Santana. Dilma é como aquele cantinho na varanda do apartamento vendido como Área Gourmet, o cara só percebe que é um cantinho quando vai fazer um churrasco e não cabe a picanha. Dilma não passa de uma criação dos gênios do marketing, como o Singapura do Maluf, o Fura Fila do Pitta, Dilma é o Fura Fila do Lula. Deve passar os dias ralhando com os serviçais do palácio, se que eles a levam a sério.

  13. E é melhor que Dilma, A PRESIDENTE EMÉRITA, não anuncie nada mesmo. Vejam seus últimos anúncios: VANT, ela adorava falar dos aparelhos não tripulados na campanha de seu primeiro mandato, a última noticia dos VANTS é que não tinham combustível para voar, Trem Bala, gastou umas centenas de milhões no projeto e não passa de delírio, para o bem do cofre da nação; em entrevista logo depois do acidente no aeroporto de congonhas anunciou a construção imediata de um aeroporto em Cieira, mais a frente anunciou a construção de 800 (OITOCENTOS) aeroportos regionais. Melhor que nada anuncie. Os convertidos acham que ter resistido a prisão e a tortura a habilita a ser boa governanta.

  14. Quem é o ministro do trabalho do governo Dilma? Governo que tem insignificância como Eduardo Cardozo (aluno do filósofo do Faustão), Mercadante, Kátia Abreu… não dá para lembrar o extenso ministério. Dilma é politicamente tão ruim que venceu as eleições com dificuldades de um candidato com teto de vidro fininho, tão fino quanto a espessura do nada. E ainda deixou que esse mesmo Zé ninguém tomasse a pauta do cenário político. Venceu graças à atuação efetiva dos movimentos sociais que logo em seguida foram vergonhosamente esquecidos pela reeleita: ingratidão tem preço alto, ainda nesta vida.

  15. Calculo quatro anos sofridos economicamente e mais uns quatro anos, para tentar recuperar essa terra arrasada que o Brasil esta se tornando. Somando com 2013 e 2014 já dá uma década perdida. Essa é competência da gestão PT. Melhor mesmo a Dilma ficar quieta.

  16. Como diz um jornalista da revista Forum em 28/04, Dilma está fazendo um gol de placa. Ela está ignorando a mídia golpista e resolveu valorizar quem a valoriza. Neste dia 01/05 o verdadeiro povo que faz a diferença no país estará comemorando, fazendo festa, se divertindo e passeando em um feriadão magnifico. Ninguém estará ocupado com as suas televisões, e quem olha televisão não tem interesse nos assuntos da nação porque já foram imbecilizados por ela. As pessoas estarão com seus Smartfones, Tablet’s, computadores e Dilma estará falando para quem interessa falar. Ela estará diretamente em contato com a nação e dando um beijinho no ombro dos golpistas de plantão. Agora sim! Dá para dizer que Dilma começou a se comunicar e parece que será para arrebentar. Grande Presidenta. Diferente do que diz a reportagem acima, ELA está acertando e só acertando, e em tudo acertando. Passo a passo até que não fique pedra sobre pedra.

    1. “Luciano Henzel”, não se esqueçam desse nome!
      Chupa Rafinha, Gentile, Tom Cavalcanti, Tiririca, e poucos outros que se dizem humoristas. Luciano Henzel, você é muito bom cara!
      Apesar do texto refletir o momento amargo da atuação situação do País, você conseguiu arrancar a risada de muitos. Parabéns!

  17. Ódio? Quem ,eu? Imagina, estou adorando pagar o dobro pela conta de luz, ver a corrupção desenfreada e depois ser chamado de fascista por reclamar.
    E ainda sou chamado de ”capitalista” e vejo o STF modificando a operação lava a jato em ”solta a jato” Eu não sou algoz, sou vítima.
    E para completar, vi ontem ,a presidenta inaugurando uma fábrica de automóveis em Recife numa cerimônia fechada e num período que as fábricas de automóveis estão com os pátios abarrotados e os funcionários, uma grande parte, de férias coletivas ou no tal ”LAY OFF”
    Lay Off é um regime que o funcionário é demitido mas fica recebendo o salário normalmente e por período indefinido, algo que contraria até as leis de Deus. Na natureza, se alguém come e não paga, não como fugir, outro alguém tem que pagar.

  18. Acho que blogueiros ditos influentes como é o seu caso, deveriam lutar para que Dilma renunciasse junto com o Temer e que houvesse outra eleição na qual ninguém do PT pudesse participar, inclusive Lula. Aí com certeza o Aécio venceria e pronto!! problema resolvido para o País!! Ele faria varias aparições na TV e mostraria todos os problemas que Dilma trouxe para o Brasil e que, de agora em diante, as coisas iriam mudar. Com isso toda essa gente boa que quer a queda da Dilma passaria a comprar muito mais, a inflação. no primeiro mês cairia para 4,5 % e a China passaria novamente a comprar minério brasileiro em grandes quantidades. Os blogueiros, de sua parte, continuariam metendo o pau na Dilma citando o Aécio e mostrando a ela como deveria ter comandado o pais. Vários blogueiros começariam a ver no Aecio o verdadeiro Lula sem barba e a Petrobras, de repente, estaria dando um lucro fabuloso!! E todos esses fatos maravilhosos viriam estampados diariamente em manchetes da grande mídia e repercutidos pelos blogs. Não haveria mais blogs limpos e sujos só blogs sorridentes e felizes!! Escrevi tudo isso somente para mostrar a importância de termos uma nova eleição com a atual oposição no comando.Espero que entre nessa campanha. Quem sabe os balaeiros também te acompanhem.

    1. Sr. Claudio, se Aécio tivesse essa capacidade de fazer esse governo “maravilhoso” que tu descreves que ele faria (na sua santa ingenuidade), sinceramente, o senhor acha que os mineiros erraram em não votar em Aécio para presidente? Não sei se o senhor sabe mas Aécio perdeu em MG e o seu candidato a governador, sr. Pimenta da Veiga, perdeu no primeiro turno para Pimentel. E pelo balanço que Pimentel e sua equipe fez do que encontrou em MG, depois de 12 anos de governo PSDB, foi um verdadeiro caos que está complicado para administrar. E depois de todos os escândalos envolvendo o nome do Aécio, o senhor ainda acha que ele seria melhor para o Brasil? Fala sério, criatura.

    2. Claudio e aeroporto de Claudio em minas gerais rima. Mas rima mais com Claudio = idiota.

      PS. Os paulistas pedem a ditadura para o Brasil sem perguntar se a expressiva maioria a quer. Paulista quer a ditadura porque aprova a oligarquia tfpista de alckmin. Acredita em Serra e tem líder como Aécio: e eu que fui às ruas em 1984 gritar pelas diretas-já. Isso porque estudaram na deusa usp.

    3. Os PTistas Dalvo e Helena não entenderam a ironia no texto do PTista Cláudio. Se eles não se entendem, então quem é que vai entendê-los? kkkkkkkkkkk

  19. Se não seria fácil para ninguém levar adiante o quadriênio contado de 2015 em diante, nem mesmo com as habilidades e carisma de Lula, que dizer da presidenta com suas limitações evidentes e explícitas? A oposição faria melhor? Economicamente, não. Socialmente, também não. Politicamente? Talvez, se considerarmos impossível a articulação política do Executivo ser operada de forma mais inepta que a dupla Mercadante&Dilma. Certamente Dilma não teria nada a anunciar de bom no primeiro de maio, porque em contexto de repressão fiscal e queda da atividade econômica, combinadas com alta de preços e tarifas e aumento de desemprego, o mundo cobrir-se-ia de sombras sobre quem desfrutasse do Alvorada. Contudo, a oposição não teria como prometer e entregar algo diferente. Talvez Cunha, no primeiro de maio, deguste o Pera Manca alentejano tinto, safra 1990, que não se adquire por menos de R$ 1100,00. Um mimo recebido da presidenta Dilma. Cunha ser recebido no Planalto é uma coisa. Cunha ser tratado com rapapés, entretanto, já é demais para quaisquer trabalhadoras ( que não têm o que comemorar na próxima sexta-feira).

  20. Concordo com o Kotscho e com você, Miguel. Dilma já não contaria mais com apoio da base aliada, da maioria da população, e, pelo visto, nem dos amigos, os “blogueiros progressistas”, que não perdem a oportunidade de fazer coro com a grande mídia. Kotscho costuma dizer – Eu não brigo com os fatos. Brigar com “os fatos”, no caso, seria manter-se fiel a antigas escolhas políticas, se é que de fato houve essas escolhas. José Dirceu defendia a tese de que o PT deveria participar da disputa de todos os cargos políticos, inclusive da Presidência da República. Eu achava que ele tinha razão, mas, revi meus conceitos. Temos movimentos dos sem terra, sem teto, sem mídia, etc. Faço parte do movimento dos sem entusiasmo. Não pode ser outra a consequência do que se vê na política brasileira. Nunca fui filiado a partido algum, mas, gostaria de apoiar um partido de esquerda que não participasse das eleições presidenciais. O perfil desse cargo é evidente: deve ser ocupado por alguém do establishment, um burguês bem visto pela mídia e pela elite. Do contrário virará um saco de pancadas. Será caluniado por um Lupi da vida e chamado de “adolescente” por um Renan qualquer. O pior de tudo é a ingratidão dos “amigos”. A ingratidão é tema recorrente até na literatura. Temos que aprender a conviver com ela para não ir à loucura. Finalizando, hoje entendo que não há espaço para um partido autenticamente trabalhista na Presidência. Só há chance de participar do parlamento burguês e dos movimentos sociais.

  21. Dilma não foi à TV por orientação do novo chefe da Comunicação Social. Dilma contrariou Lula, que entendia a capilaridade televisiva, sobretudo no Nordeste, onde não há Jardins nem Leblons, para uma comunicação direta em rede aberta. A presidenta, no popular, amarelou perante a direita de olhos azuis, quando não deveria fazê-lo. Mas, há uma ótima oportunidade para Dilma desarrumar o topete de Cunha, sem falar na extraordinária oportunidade que o PMDB deu a ela para vetar o projeto que saiu da Câmara de Cunha. Até o cangaceiro Renan, na disputa interna do partido da bocarra, já avalizou a rejeição da terceirização geral, o que facilita o veto presidencial. Cunha já deu o mote e provocou a presidenta, que tem tudo para ficar bem na foto com o PT, mas sobretudo, com os trabalhadores e a CUT: “o governo federal deve ter a posição da maioria de sua base de sustentação. Passa a ser perigoso quando você assume a pauta do PT”. Quem poderia concordar com o presidente da Câmara? Qualquer cabeça de bagre concordaria com Cunha, menos Dilma. Corretamente, Lula já pressiona para que Dilma espanque a terceirização de Cunha. Dilma pode escolher a agenda da CUT e do PT ou a do Cunha que se arvora em primeiro-ministro. Há uma saída para Dilma sair da posição de cócoras em que se encontra e, de quebra, passar a máquina zero no topete de Cunha. PT, CUT, Lula e os trabalhadores e trabalhadoras agradeceriam com aplausos. Não usar as redes de TV contra a terceirização foi um erro crasso, porque Dilma cedeu ao vozerio da direita em não convocar as redes nacionais de rádio e televisão amedrontada com panelaços. Dilma cedeu também, e neste caso corretamente, ao incorporar a pauta petista e cutista, quase integralmente. Neste caso, a presidenta deixou de lado o amarelão e passou ao avermelhado. A saída pelas redes sociais, diz um velho marujo, foi aquela saída “à francesa”. Se repercutiu, ninguém sabe, ninguém viu. O veto é a porta do retorno da presidenta, pelo menos perante o mundo do trabalho, por cima; tanto da agenda da direita, quanto da bancada do Cunha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *