Acredite: um dia de boas notícias e esperança

Acredite: um dia de boas notícias e esperança

Pode até parecer estranho, quase inacreditável o título desta coluna. Em meio a mais uma enxurrada de más notícias, que podem ser encontradas em todos os jornais e portais, e não vou repetir aqui, eu encontrei duas que me deixaram feliz e renovaram minhas esperanças. Nada como um dia após o outro, com uma noite no meio, claro.

Para começar, depois de levar dois chocolates do velho adversário só este ano, na noite de quarta-feira o São Paulo quebrou uma invencibilidade de 25 jogos do Corinthians e se classificou para a próxima fase da Libertadores. Estava difícil aguentar o corintiano Heródoto Barbeiro…

Já tinha até desistido de torcer pelo meu time,  que dava raiva de ver jogar, sem alma e sem talento, apenas cumprindo tabela. Só resolvi ver o jogo por solidariedade à minha neta Bebel, de oito anos, uma são-paulina fanática que nunca perde a fé e vai dormir com o uniforme do time nos dias de vitória. Pois é, de repente, ganhamos, quando poucos acreditavam que era possível ganhar do imbatível Corinthians de Tite. Ainda bem que as coisas mudam de um dia para outro.

Se assim é no futebol, pode ser também em outras áreas mais importantes num momento em que a desesperança toma conta dos brasileiros. Por uma feliz coincidência, na manhã desta quinta-feira, em que pude finalmente saborear o noticiário esportivo, tinha uma reunião marcada do conselho do “Todos Pela Educação”, um movimento criado há quase 10 anos, em outro momento de crise.

Como um dos seus fundadores,  fiquei feliz em mais uma vez encontrar gente disposta a ajudar seu país, sem esperar nada em troca, nesta rara e rica experiência de um trabalho conjunto organizado entre representantes das grandes empresas do país e do poder público, em todos os níveis, com o objetivo nada modesto de garantir educação de qualidade a todos os brasileiros até 2022, ano do bicentenário da Independência.

Faltam apenas sete anos, e temos ainda um longo caminho a ser percorrido para atingir as metas definidas por este movimento formado de voluntários do qual fazem parte empresários, educadores, profissionais liberais e gestores públicos.

Para sabermos o que está sendo feito e o muito que ainda falta, foi criado o Observatório do PNE, programa do governo federal lançado no ano passado, uma iniciativa de 21 organizações ligadas à Educação, sob a coordenação do “Todos Pela Educação”, que tem como objetivo monitorar os indicadores referentes às 20 metas do Plano Nacional de Educação e respectivas estratégias. Para obter as informações basta acessar:

www.opne.org.br

A plataforma oferece também análises sobre a situação das metas, desafios e políticas públicas educacionais relevantes, assim como diversos materiais de referência. A intenção é atrair gestores públicos, educadores e pesquisadores e, especialmente, ser um instrumento à disposição da sociedade para que todos possam acompanhar e cobrar o cumprimento do plano.

Para vocês terem ideia de como é possível unir os contrários em torno de uma boa causa, um dos grandes colaboradores deste movimento é justamente o corintiano Heródoto Barbeiro, que hoje não foi à reunião porque certamente estava ainda se recuperando da implacável derrota.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

21 thoughts on “Acredite: um dia de boas notícias e esperança

  1. Os estaduais se livraram de Corinthians e Flamengo, mas os maiores derrotados são Globo e Band, porém e infelizmente ainda teremos de aguentar ou talvez não, basta tirar o audio de Galvão Bueno e do Neto, esses não tem como aturar durante uma partida de futebol.

  2. Contra 10! Assim, não há tanto motivo para celebração, não é? Até porque o pisão do zagueiro foi acintoso. O árbitro deu uma mãozona daquelas…

  3. Parabéns aos sãopaulinos, que na disputa do terceiro entre os paulistas, conseguiu vencer o corínthians, e ainda conseguiu se classificar para as oitavas da Libertadores… Vida que segue.. rs

  4. Prezado Kotscho: “A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar.” Eduardo Galeano.

    1. Caro Heraldo… Com os governantes que temos, no Planalto principalmente, preparemos nossos calcanhares!
      Uma utópica esperança, é que depois da base aliada começar a se engalfinharem, Cunha vs Renan, eis que no ninho petista começa os “cutucões de costela”. Pois, o prefeito paulistano, Haddad, do PT, entrou na justiça para a imediata aplicação da lei que reduz o índice de correção das dívidas das prefeituras e estados, como já fizera o prefeito do Rio de janeiro. O Haddad, inconformado com a Dilma e o Levy, considerando que foi a própria Dilma que sancionou a lei, que teve aprovação geral no congresso, inclusive dos petistas, para acalmar o desespero dos prefeitos e governadores, que viram suas dívidas se multiplicarem nos últimos anos.
      Bem, com isso, os demais entes das prefeituras e estados de todo Brasil dirão… “Se o Haddad, que é do partido dela entrou na justiça, o que estamos esperando?”
      Assim segue a vida… Para alguns, uma felicidade inexplicável, pelo aniversário do 114º dia do segundo mandato da impecável Presidenta Dilma. Para outros, que me incluo, estamos no 40º dia de luta, (iniciada em 15/03/2015), pela volta da Democracia perdida em 01/01/2003.

    2. Muitos foram elogiados neste post sobre Educação, mas nossa presidente Dilma não foi sequer lembrada pela mais importante realização politica de nossa história recente, ou seja, a destinação dos royalties do Pré-sal para a Educação. Obrigado, presidente Dilma, e quanto a esses empresarios e jornalistas citados por Kotscho, nenhum deles fez por merecer um milionésimo da gratidão que lhe deve o povo brasileiro. Empenho todo o meu apoio, reconhecimento e gratidão a nossa Presidente Dilma Rousseff e tomo a liberdade de enviar-lhe um carinhoso e fraterno abraço.

  5. Caro Kotscho,

    Embora seja um leitor assíduo do seu blog, escrevo pela primeira vez para externar a emoção que tomou conta de mim lendo seu post.

    Ele nos lembra do mais importante: que a educação é talvez o único caminho possível, e que nesses momentos de renovada esperança, lembramos que essencial é seguir na caminhada.

    Amanhã será melhor. Muito obrigado por suas palavras, me fizeram lembrar de algo muito importante.

    Como você diz sempre, vida que segue!! Bom fim de semana!

  6. Bebel tem bom gosto e que continue por muitos e muitos tempos a vestir a camisa que nos dá alegrias e tristezas, porém ela saberá no futuro que a vida é assim mesmo. Menina inteligente!
    Mudando de assunto: gostaria que você comentasse a pergunta que está no ar, depois do tão aguardado anúncio publicado do terceiro e quarto trimestre de 2014 da Petrobrás, ou seja: não é hora da Dilma pedir desculpas por seus erros?
    ET: o Heródoto, no programa de ontem, 23/4 estava com um paletó mais ajambrado. Provavelmente ele tenha tirado a caminha do Corinthians que usa sob a camisa às vezes branca outras vezes coloridas…

  7. Kotscho, “”Criticar, ‘qualquer justiceiro e Maria Bonita da TV, são capazes de fazer”. Dificil é “apontar soluções”, principalmente nos casos desses justiceiros e Marias Bonitas da TV, pois além deles “serem muito desinformados”, ainda, geralmente, “têm seus proprios interesses”, e o que é pior, “têm suas aspirações politicas”. Hoje praticamente “toda cidade brasileira Tem um justiceiro ou uma Maria Bonita na radio local”, fazendo suas criticas convenientes, já preparando o seu ingresso na politica na eleição seguinte. -Por isso Kotscho, todo mundo sabe que “a solução” para o São Paulo “voltar a ganhar titulos e voltar a ser um time modelo de etica”, “”é retirar o Rogerio Ceni ‘das dependencias’ do clube””; bem como, que para “resolver o problema da violencia em São Paulo”, é preciso “mandar o Marcola do PCC, para um Presidio Federal”. Ou alguém acredita que, o corinthians que teve o Emerson Sheik expulso, perdeu o jogo e ainda comemorou a derrota, fez aquilo por acaso? Será que o “poderoso Guarani do paraguai, é superior ao atual campeão brasileiro Cruzeiro? -Se você perguntar para estes “atuais comentarista esportivos”, que “se esforçam para poupar de criticas o Rogerio Ceni, que é o pior goleiro da atual libertadores e do atual campeonato Paulistas, como ‘curiosamente’ fazem sempre”; eles dirão que sim, como o interino tecnico Milton Cruz, que sempre garantiu o lugar do Rogerio Ceni, sem concorrencia, ja que como encarregado de indicar jogadores, nunca indiciou um goleiro com Potencia, para servir a seleção ou pelo menos ser “escolhido como o melhor goleiro de alguma competição, diz. -Mas falando de coisas mais importantes para o Brasil, e não apenas para os São-paulinos de verdade; como é o caso da “educação do nosso país”, acho “”””importantissimos programas como este””””, onde “buscam e apontam soluções”; afinal “”criticar a educação qualquer justiceiro ou Maria Bonita da TV, também são capazes de fazer””. -Kotscho, “não é possivel mais, admitirmos que ‘Faculdades publicas produzam a cada ano centenas de professores de otima qualidade’, e a educação publica não tenha a mesma qualidade dos colegios privados”. E Kotscho, ainda é mais inadmissível, aceitar que “””o estado de São Paulo”””, que produz “”os melhores professores, entre os melhores professores, formados nas universidades publicas””; tenha um dos piores ensino primario e secundario, do Brasil””. – Não creio Kostcho, que o problema da Pessima educação oferecida nas escolas publicas de São Paulo, seja apenas por conta de “salarios baixos dos professores”, pois senão, “teriamos que acreditar que a Policia Paulista, que é a melhor do Brasil, não seria a melhor do Brasil, visto que os salarios dos Policiais de São Paulo, também são um dos piores do Brasil”. -Será que o governo Alckmin, assim como os governos do PSDB, que governam o estado de São Paulo ha 20 anos, “”têm realmente interesse de promoverem uma educação de qualidade, e assim formarem cidadãos mais cultos e mais preparados para cobrarem de todos os governos?””. De qualquer forma, iniciativas como esta do “todos pela educação”, podem dar muito certo; pois essa união entre “sociedade e poder publico”, dá muito certa. Um exemplo de sucesso dessa parceria “Publico-privada”, “sociedade e governo”, é o “””Plano Real, que foi criado no governo Itamar Franco”””, onde “”a sociedade, representada por notaveis brasileiros, das mais diversas areas e diversos segmentos da sociedade””; se uniram em “””atendimento à solicitação de Pacto pelo Brasil, proposto pelo Presidente Itamar Franco”””, quando o PT do Lula, segundo colocado na eleição de 1989 e o PSDB do Mario Covas, terceiro colocado na eleição de 1989; “””eram contra o tal pacto do Itamar, pois queriam novas eleições, como aconteceu na Venezuela após a morte do Chaves, quando não deixaram o vice Nicolas Maduro, assumir a presidencia”””. “”- A gente não quer só comida, a gente quer comida diversão e arte, a gente não quer só comida a gente quer saida para qualquer parte. A gente não quer só dinheiro a gente quer inteiro e não pela metade. Desejo, Necessidade e vontade. Você tem fome de que?… (titãs)””

    1. Caro gesiel… Dizem que quem tem ouvido, houve o que quer e também o que não quer…
      Quanto a leitura, muitas vezes somos vítimas da curiosidade, pois também lemos além do que queremos, também lemos comentários como o seu…
      Quer dizer que a corrupção na Petrobrás é culpa do FHC, mas quando se fala em Plano Real, o FHC, sequer é citado? Ah bom! Isso corresponde a dizer que Lula jamais foi sindicalista.
      A isso se dá o nome de “petismo”. Pois o PT é assim. A Presidenta fala para platéia, que manda a Policia Federal investigar os esquemas de corrupção, “doa a quem doer”, e as investigações só pegam petistas! E o que diz o petismo? Somos vítimas de prisões políticas! O Vacary, tesoureiro do PT, qdo preso, vem os petistas e dizem que é o que? Prisão política! Política de quem cara pálida? Da Dilma? O juiz Sérgio Moro prende o chefe financeiro do esquema e mais os operadores, Renato Duque e Paulo Costa (ou Paulinho do Lula), também é prisão política??
      Ufa! Ainda bem, que fazia tempo que ninguém falava em IMPEACHMENT da Dilma, já estava me dando saudade. Mas na semana que vem, o tema novamente virá a tona…. e talvez já com pedido formal do IMPEACHMENT, mesmo sendo da nossa sonolenta, preguiçosa, lerda, complacente e praticamente omissa oposição. É provável que o mesmo nem seja aceito, e se aceito talvez não se tenha ainda o número necessário de deputados favoráveis, enfim…
      Mas sabe aquela história, que se passar um boi, passa uma boiada? Pois é. Este será pedido, pelo crime de Responsabilidade Fiscal da Dilma, no caso das pedaladas…(depois virão da Lava jato, do escândalo do BNDES, depois do Rombo nos Fundos de Pensão, sem contar o caso Zelotes…dos trilhões omitidos do cálculo da Previdência…etc)
      Se neste caso, a bicicleta tiver com a catraca emperrada e não pedalar, outros virão… e também outros, e muitos outros… Rapaz, estava com uma saudade desse negócio de IMPEACHMENT da Dilma, que parecia que desde de Collor não se falava nesse nome, IMPEACHMENT…
      Para não cair de vez no esquecimento, vale até uma lembrancinha…
      “Um pedido de IMPEACHMENT incomoda muita gente, dois pedidos de IMPEACHMENT incomodam, incomodam muito mais….
      Dois pedidos de IMPEACHMENT incomodam muita gente, três pedidos de IMPEACHMENT, incomodam, incomodam, muito mais…Dez pedidos de IMPEACHMENT……………….incomodam, incomodam, viu!

    2. Pois é meu caro Gilvan Costa: “”Essa é a diferença entre os Pestistas para os que são taxados de petistas””. Os Petistas: são os filiados ao PT, que por compromisso com os seus pares, acabam falando em bobagens como perseguição politica e classe media branca. Já os Taxados como petistas,”geralmente pelo PSDB e o DEMO, que por Não terem como se explicarem pelas diversas denuncias de corrupção que pesam sobre eles, usam desse subterfúgio de denominarem como pestistas os que querem explicações e prestação de conta”; são apenas pessoas que defendem a Lei para todos. -Claro que “não se pode esquecer da ‘boa vontade do Juiz Moro em Permitir que se vazasse depoimentos que prejudicassem a Dilma na campanha, e não ter a mesma boa vontade em permitir o vazamento de parte de depoimentos que prejudicassem o Aecio”, mas daí a dizer que o Juiz Sergio Moro tem preferencias politicas, vai uma distancia grande. Pedido de impeachment por parte do PSDB na semana que vem? Acho dificil confiar no que promete o PSDB, ainda mais pelos ultimos acontecimentos envolvendo o governo Alckmin e o PSDB, relatados aqui mesmo pelo Kotscho, mas vamos esperar até onde vai esta coragem repentina do PSDB não é mesmo? E é verdade, eu também ja estava com saudades do tema impeachment. Espero que marquem logo o protesto “Desse mês” contra a Dilma e contra o PT. Aliás, esperar um mês para fazer protestos contra a Dilma, “é muito tempo”! E’ preciso que “toda semana tenhamos um protesto, afinal, São Paulo não tem praia, e existe muitos velhinhos pelo Brasil que precisam ser estimulados a fazerem caminhadas, e sorrirem; com os dentes que conquistaram no Brasil sorridente do governo do PT do Lula e da Dilma.

  8. Parabéns pela abordagem do tema sobre educação,mais parabéns ainda por estar trabalhando em prol da qualidade na educação,mas essa lição já está sendo feita e tirando nota máxima no Brasil.O Exécito Brasileiro por intermédio do seu Sistema Colégio Militar do Brasil(http://www.depa.ensino.eb.br/pag_sistemaCM.htm) vem ganhando de goleada. É só se despir do preconceito e ir beber da melhor fonte existente hoje em nosso país.

  9. Gente faço a uma alerta para vocês não até o site oficial do PT e leiam o caderno de teses
    que será apresentado no 5 congresso não é uma brincadeira é algo sério o Brasil tem que acordar antes que seja tarde de mais e esse o apelo que faco

  10. Ricardo… apenas para lembrar que 2022 marcará o bicentenário da independência… até o bicentenário da República, em 2089, ainda há um bom caminho a percorrer..

  11. O melhor jogo do ano. O melhor público do ano. Um futebol de primeira com o ritmo mais alucinante visto no ano. Melhor que Barça e Real Madrid. Ceará contra o Bahia na final da “Lampião Liga” ou “Lampions League”, como se diz no Nordeste. Quem viu o jogo no Esporte Interativo, porque não houve retransmissão, perdeu o maior espetáculo de futebol da Terra no ano, até ontem. Ninguém precisa de futebol inglês, francês, italiano e espanhol. O melhor futebol do Brasil foi jogado pelo Vozão, com a direção de Silas. Um técnico que pode dirigir o seu São Paulo, Kotscho. E lembrar os melhores tempos de Murici.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *