Será que Dilma já se arrependeu da reeleição?

Será que Dilma já se arrependeu da reeleição?

O ministro Joaquim Levy

Só a própria presidente Dilma Rousseff poderá responder à pergunta do título, pois é cada dia mais intrigante seu silêncio nestes 26 dias do novo governo. “Por onde andará Dilma?”, perguntei aqui mesmo, quase duas semanas atrás, ao estranhar seu sumiço desde a posse. De lá para cá, a presidente só foi vista em público na Bolívia, durante a cerimonia de posse de Evo Morales, em que se recusou a falar com os jornalistas.

Uma boa oportunidade para Dilma responder a todas as dúvidas da população será nesta terça-feira, quando reunirá, pela primeira vez, seu novo ministério, em Brasília. Com as medidas de arrocho até aqui anunciadas pelo ministro Joaquim Levy, da Fazenda, promovido a porta-voz do governo, sem qualquer agenda positiva no horizonte, fica difícil saber aonde Dilma quer chegar, qual é o seu plano de voo para o segundo mandato, se é que tem algum..

Mais impostos e cortes nos benefícios sociais para fazer o “ajuste fiscal”, que devem render cerca de R$ 20 bilhões aos cofres do governo, aumentos da gasolina e nas contas de energia, ao mesmo tempo em que uma crise hídrica sem precedentes ameaça o abastecimento de água e luz nas áreas metropolitanas, uma onda de demissões no rastro da Operação Lava-Jato: o conjunto da obra de más notícias cresce a cada dia.

Para completar o cenário negativo, que mais lembra final do que começo de governo, neste domingo teremos a reabertura do Congresso, com a eleição dos novos presidentes da Câmara e do Senado. Na Câmara, é quase certa a vitória do deputado carioca Eduardo Cunha, atual líder do PMDB, um desafeto declarado de Dilma, que promete complicar ainda mais a vida do governo nas relações já abaladas com os parlamentares da sua própria base aliada.

E ainda não é tudo: nas semanas seguintes, a Justiça e o procurador-geral Rodrigo Janot deverão divulgar oficialmente os nomes dos políticos denunciados no escândalo da Petrobras, que até agora só apareceram em depoimentos de delatores vazados para a imprensa.

A sorte de Dilma, por enquanto, é que a oposição partidária também sumiu, com Aécio Neves se limitando a divulgar notas para criticar as medidas anunciadas pelo governo e denunciar o “estelionato eleitoral”. De fato, pelo que vimos até agora, o “pacotinho” restritivo de Levy, para colocar em ordem as contas do governo, faz exatamente o que os economistas tucanos planejavam e que a presidente tanto criticou durante a campanha eleitoral.

Por isso, a maior oposição a Dilma vem de setores do próprio PT e dos partidos aliados, insatisfeitos com a formação do novo ministério e os rumos da política econômica. Ao tentar agradar a todos para garantir maioria no Congresso, dando uma fatia da Esplanada a cada um, sem levar em conta critérios de qualificação e representatividade social, a presidente conseguiu arrumar mais inimigos do que parceiros, ficando cada vez mais isolada no Planalto.

Por que, afinal, Dilma lutou tanto pela sua reeleição? Já vou deixando bem claro que não fui e não sou adepto do “volta Lula”, antes que alguém me interprete mal. Tudo na vida tem seu tempo, que não volta. Ao contrário : sou a favor da renovação de lideranças e da alternância no poder, desde que se apresentem, é claro, alternativas melhores e viáveis ao eleitorado.

Só queria saber o que move Dilma para enfrentar os duros quatro anos que terá pela frente, já que ela nunca teve um projeto político pessoal, e só chegou à presidência pela força das circunstâncias em 2010. Diante dos seus 39 ministros, amanhã, a presidente acidental terá agora a chance de clarear o horizonte, orientar a tropa e dizer o que pensa e o que quer para o país. Seria muito bom que o fizesse em transmissão ao vivo, convocando uma rede nacional de rádio e televisão, para que todos possamos saber o que nos espera.

Como um dos seus 54 milhões de eleitores, acho que tenho este direito.

Vida que segue.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

70 thoughts on “Será que Dilma já se arrependeu da reeleição?

  1. só está se confirmando que foi o maior golpe eleitoreiro conhecido neste país de pessoas que se deixam convencer por políticos sujos como esta nossa presidente… O Lula não disse que fariam o diabo para continuar no poder? para que? continuar roubando?

  2. O PIG está vencendo a luta mesmo ! O 4º turno já é deles ! Conseguiram espalhar toda a desconfiança e tristeza nos brasileiros, sem ao menos ter terminado o 1º mês de governo. Este turno está sendo fácil demais, não poupando ninguém e , parece, sem nenhuma luz no fim do túnel. E agora que estão conseguindo incutir em todos que a Presidente é a culpada da falta de água até no estado de SP. Querem mesmo é um “tiro no peito” que resolverá todos os problemas do Brasil, como foi anteriormente.

  3. Mas o que a Dilma tem que falar? A Dilma sempre se notabilizou por “””não fugir”””, sempre se mostrando disposta a explicar qualquer coisa que lhe é perguntado. Foi assim durante as manifestações de 2013, quando o Aecio e o FHC tentaram pegar carona, e imediatamente se calaram quando foram cobrados a darem explicações sobre a corrupção nos governos do PSDB; Como também foi assim durante a copa, e durante a campanha, quando, ao contrario do Alckmin, a Dilma não fugiu de nenhum debate; e também foi assim durante a operação lava-jato, quando a Dilma disse que não compactuava com corrupção e por isso iria dar todo apoio para que tudo fosse investigado e os responsaveis fossem punidos. Acho que primeiro precisa “”””””Fazer alguma pergunta à Dilma, para que ela possa saber o que o povo quer saber, e aí sim vir a publico explicar””””””. Eu confesso que no momento não tenho nenhuma pergunta pra fazer pra Dilma, mas tenho perguntas pro Aecio, pra Marina, pro Alckmin, pra Veja e pra Globo. Por exemplo. Pergunta, para o Aecio, pra Marina e pra Globo: Cadê a hiperinflação que você tanto falaram?- Pergunta pra Veja: Cadê a prova daquela informação que, na vespera da eleição, a Veja disse que tinha, onde comprovava o envolvimento da Dilma com a corrupção na Petrobras? – Pergunta para o Alckmin: Cadê os 2 bilhões de dollares que o senhor pegou emprestado dos japoneses, sob o pretexto de despoluir os rios tiete e Pinheiros; e que nem despoluiu os rios paulistanos e nem fez os investimentos na captação de agua nas represas, que custarão apenas 2 bilhões de Reais (metade do dinheiro do emprestimo dos japoneses)?

  4. A presidenta Dilma quis agradar o eleitorado do Aecio e colocar um ministro do mercado (Levy).
    Como ja era de se esperar, um ministro de “mercado” tomou as medidas de mercado que todos ja sabiam (Arrocho, desemprego, mais impostos, mais aumento de gasolina, energia, etc). Os eleitores do Aecio devem esta satisfeitos agora.
    Ate agora aconteceu o que esperavamos. A pior coisa que pode acontecer ao Brasil neste momento é o lobista Eduardo Cunha, grande defensor de mega empresas no Congresso, ganhar a presidencia da Camara. Neste caso, continuaremo com esta midia de pessima qualidade e sem nenhum profissionalismo.

  5. O povo tem o governo que merece, portanto, não adianta reclamar agora, justamente depois que votou. Não sou a favor de Dilma nem Lula, já que ele não é político, embora, alguns o chamem de presidente. Só um impeachment salvaria, por ora, o Brasil, pois do jeito que está pode piorar muito mais, roubo na petrobrás, desvios e mais desvios de políticos ladrões e o pior é que esses políticos que roubaram a nação não devolvem o dinheiro, ainda por cima tem o direito de trabalhar e receber salário, só no Brasil memso.

    1. Concordo que o povo tem o governo que merece, mas impeachment nao resolve nada.
      O povo brasileiro tem que aprender que etica se comeca em casa.
      Nao adianta falar em acabar com a corrupção e continuar pirateando TV a cabo, comprando dvd pirata, sonegando impostos, subornando guardas, nao emitindo notas fiscais de transacoes comerciais, etc…
      A sociedade brasileiro tem que aprender a ter etica antes de criticar..
      Estao querendo entregar a Petrobras nas maos de estrangeiros, isso sim.

  6. Acho que quem se arrpendeu foi o eleitor que votou nela….por ter sido cumplice de uma mentira.
    Mas pior cego é aquele que nao quer ver…tava na cara, nao viu porque nao quis!

  7. “As paixões dos homens são mais funestas ao gênero humano do que os abalos da natureza.” (Imprensa Evangelica. Nº 21, 1872). Será que os brasileiros já se arrependeram de ter elegido um sistema político que promete igualdade à custa da escravidão da mente para se manter no poder? Será que os brasileiros aprenderam que eleição não é campeonato de futebol? Será que os brasileiros aprenderam que somos uma só Nação? O que é preocupante não é o sumiço de Dilma, o que é preocupante é a desmoralização do Brasil. A imagem de País Corrupto, decadente, país de cidadãos passivos, que só reclamam e na hora de agir por consciência preferem a indolência e o papel de vítima que idolatra o seu algoz, não mudará facilmente. “Se o amor pelas coisas do Brasil não reinar nos corações daqueles, que tudo podem, para que sustentá-los por mais tempo com as rédeas do governo? Para que servem os homens dos altos cargos do Estado, quando lhes falta a energia precisa, o tino de mestre nas grandes urgências e o zelo do bem em geral? Para nada, com certeza. […]. Se o povo brasileiro é por essência cordato e pacífico, quem sabe se mais tarde, por muito suportar, não o veremos na dura necessidade de romper e sair dos limites da sua muita prudência para reclamar o que lhes negam aqueles a quem tudo cumpria fazer. Eia, senhores, as lides, fadigas e cuidados do Estado que tanto vos devem preocupar, oxalá não sejam d’ora avante substituídas pelo descanso e desmazelo, como até aqui. Atendam ao antigo adágio: – Quem não quer ser lobo não lhe veste a pele.” (Jornal Os Ladrões de Casaca. ANO I, Nº 01, Outubro de 1867). Quem sabe, em alguma era vindoura os brasileiros desejem ser patriotas e escrever uma nova história para o Brasil. Neste tempo presente só nos resta a esperança, a esperança de que não nos roubem a esperança e a liberdade. Enquanto somos livres, vamos sonhar; enquanto somos livres, vamos caminhar, ainda que nossos pés estejam cansados. Enfim, enquanto somos livres, vamos resistir à tirania com o poder da consciência, pois na consciência é onde somos verdadeiramente livres.

    1. Daiane Firme Cavalcante, parabéns pelo comentário. Traduz muita coisa. Realmente nossa política não deve ser encarada como um campeonato de futebol, onde políticos se reúnem para discutir o resultado do último jogo, cada um puxando para a sua agremiação, como acontece hoje. Por outro lado, vejo a corrupção sendo investigada, esclarecendo com prisões de gente então ”famosas” e até intocáveis anteriormente, produto do trabalho do MPF e DPF. Claro que ainda falta muito para caminhar, apesar dos vícios, mas, confesso acreditar que ainda chegaremos lá. Com meus parcos conhecimentos, entendo que os crimes de lesa-pátria (colarinho branco) praticados com abuso de confiança pela posição que ocupa o agente, deve ser punido com pena de prisão perpétua, confisco de todos os seus bens e a delação premiada, poderia ter como prêmio o escape do caráter perpétuo da pena, mas, nunca com redução à maior que a metade, exemplo do vemos hoje o delinquente Youssef que só falta exigir uma medalha por ato de bravura, alegando a ”eficiência da sua delação”. Entendo também que a ausência da presidenta é apenas física. Caminhando nesse sentido, faço uma crítica dizendo que essa famigerada Copa do Mundo, nos derrotou de 7 x 1 no jogo e de 10 x 0 na economia. começou errado, pois, num sorteio para os jogos, que teve a duração aproximadamente de duas horas, consumiu-se a bagatela de R$ 30 milhões. Foi uma sangria aos recursos, com a construção desses elefantes brancos (estádios e outras óbras) para depois então, os políticos ficarem somente brigando pelas suas ”agremiações partidárias”, sem nenhum projeto apresentado, nem os engavetados.

  8. Respondendo a pergunta, acho que não, mas esta com vergonha na cara de confirmar e ratificar as mentiras que os homens (mulher no caso) contam, jogar tudo na cara que um adversário faria e faz exatamente igual, se eu tivesse na mesma situação teria no mínimo vergonha na cara. Agora é uma pessoa despreparada para o cargo, tudo que fez de errado no 1o mandato esta sendo obrigada a corrigir no 2o, não deixará saudades. Independente, seria mais que na hora de termos alternância de poder, acredito que se as eleições fosse hoje estaria fora até do 2o turno.

    1. Acho que mais inteligente é aquele que respeita a opinião dos outros, o que é próprio da democracia. Inteligente também é aquele que não se acha o dono da verdade, nem o único ”inteligente” no mundo, como estamos fartos de ver por aí.

  9. cada dia mais difícil defender essa pseudo-esquerda…

    se continuar assim a Dilma vai conseguir reunificar a nação… em oposição à ela…

    fala, Dilma… fala!

  10. Acho engraçado que os eleitores de Sao Paulo sempre falam em alternancia do Poder, mas desgracadamente, o PSDB esta no governo do estado de Sao Paulo há mais de 20 anos e ninguem fala em mudar o governo estadual. Eita povo bovino !

    1. “Na mosca” . Permita-me acrescentar depois do “seu” bovino, caprino, ovino e outros “vinos” que houver. Por outro lado, convenhamos, o Geraldo está com a sua (dele) “crise hídrica” obsessivamente fantasmagórica. Qualquer outro, que não fosse tucano, não desejaria estar na pena dele, de jeito nenhum.

    1. É no minimo ridículo descordar dos fatos, como diria Friedrich Nietzsche “Uma vez tomada a decisão de não dar ouvidos mesmo aos melhores contra-argumentos: sinal do caráter forte. Também uma ocasional vontade de se ser estúpido.”
      O governo da Dilma é vergonhoso, a colocação do jornalista foi muito bem colocada!

  11. No meu modesto entendimento sobre eleição – Ninguém que submete o seu nomeao escrutínio das urnas -deve se arrenpender.Ao contrário o eleitor é quem muito para arrepende-se de ter votado!.

  12. Prezado Ricardo. Também acho! Aliás ela deve explicações àqueles que tem o mesmo direito que você reivindica Estaria ela, preocupada com este direito?

  13. Caro Kotscho, não precisa ficar tão preocupado porque a moça de Belo Horizonte é estadista. Uma mistura de Getúlio com Arthur Bernardes, só que torturada. Ela sabe bem o que representa a presidência do Brasil, sabe bem para quais interesses trabalha o PIG, e não vai entregar nenhum patrimônio nacional aos estrangeiros, ao contrário do que foi feito aí na terra de Venceslau Pietro Pietra, o gigante engolidor de gente que roubou a pedra muiraquitã.
    Se preocupe em achar sua casa em JP, vocês tem até junho…
    Ah, se aí estiver faltando luz, como você e o PIG insistem em dizer, reclame com os norte americanos que são os donos da Eletropaulo.

  14. Pois é isso mesmo ! Um verdadeiro absurdo Levy estar lá defendendo lá para defender/ agradar e deixar mais bilionários $$$ o pessoal do mercado financeiro , banqueiros e especuladores. E o pior tudo isso a custa do suor da população que paga essas taxas de juros absurdas que são, na verdade um verdadeiro roubo aos nossos s bolsos tão explorados pelos banqueiros. Creio somente no Brasil mesmo essa “coisa” feita para se combater inflação se aumenta os juros…. então tá né ? A gente acredita ! Nesse sentido e em outros também feliz é os EUA com seus juros baixinhos aí que inveja que dá !…E nós aqui como esses juros e esse dólar “mortíferos” lá nas alturas…coisa absurda …Brasil mesmo, pura trizteza !
    O Brasil, infelizmente continua a ser o paraíso, o parque de diversões p/ esse pessoal do mercado financeiro que, pelo jeitão, continua ditando as regras economicas, por aqui e aí de quem “ousar” contrariá-los não é mesmo ?

  15. Dilma, certamente, jamais se arrependeu ou arrepender-se-ia de nada.
    É consabido que muita gente dentro do próprio PT faz piada com a capacidade de autocrítica da dupla Dilma&Mercadante: “um tem convicção que sabe o máximo de tudo; outro considera-se o Oráculo de Deus”.
    Assim sendo, a indagação tem a sua resposta, Kotscho.
    A questão, contudo, é bem outra nesta altura do campeonato nacional.
    Será que Lula… já se arrependeu da escolha de… “sua criatura”?!
    A minha impressão, e a de muita gente, é que sim; e arrependeu-se há algum tempo, desde quando Dilma não lhe pediu a benção para a reeleição, e tentou um “projeto próprio”.

    Tudo indica que Dilma 2.0 tem grande semelhança com FHC 2.0.
    As medidas impopulares adotadas em 1999 – para fazer frente ao derretimento do Plano Real – empurraram a arrogância do “príncipe” dos sociólogos, junto com seu governo, para o córner do ringue. O PT socou o fígado e o queixo de FHC noite e dia, deitou e rolou na oposição, e a partir de 2000 até 2002 pregou na testa de FHC o rótulo da “Era Maldita”, enquanto a octaetéride fernandista desmilinguia-se mês a mês, até chegar à mais baixa taxa de popularidade desde Collor e Sarney.

    As taxas médias percentuais de crescimento do PIB de Dilma 1.0 (2,1%), já foram inferiores à média dos oito anos da Era Maldita de FHC (2,6%). A média dos oito anos com “Lula lá” foi 4,8%.
    As taxas médias de Dilma 2.0. serão inferiores às de Dilma 2.1. O PIB de 2015 será pior do que 2014, que até pode ficar negativo, quando o IBGE atualizar os dados em março próximo.
    Não fossem as taxas modais de desemprego baixas, o que tem a ver com o crédito e as desonerações defendidos por Mantega, o “padrão Dilma” não teria logrado a reeleição, que não pode deixar de ser creditada à entrada de Lula na reta final, quando o “Lulalá” virou os votos pernambucanos na linha de chegada.
    Dilma venceu a reeleição, comparativamente a uma corrida de cavalos, no “ôlho mecânico”.

    O próximo Congresso em junho do PT decidirá os rumos para o grande acerto de contas com a oposição robustecida em 2018.
    A impressão é a de que Dilma&Mercadante ensairam disputar a hegemonia do partido.
    Se esta for a aposta, não contarão com a simpatia de Lula; muito ao contrário.
    Se há alguma coisa da qual Lula jamais abriria ou abriu mão é da “centralização democrática” do partido, em suas próprias mãos.

    Sorte, a de Lula e do PT, que os tucanos batem os bicos e asas desengonçadas entre si; especialmente Aécio e Alckmin, sem descartar Serra que nunca desistiu do seu objeto essencial de desejo, a presidência.

    Ademais, a partir de 2016, o general Dirceu estará livre como um pássaro, diga-se, uma águia imperial, desimpedido dos regimes fechados, abertos e semi-abertos; quite com a Justiça.
    E o PT será o seu teatro de guerra; até para acertar contas com quem o “abandonou” ou “rifou”, na hora em que as onças chegaram para beber a água do ribeirão preto.
    Uma água, aliás, da qual todos se fartaram….e ainda se fartam, pelo que se vê divulgado na imprensa marron e outras não tão marrons assim.
    A ver e conferir o que o tempo da economia “Levyana” e da política “Mercandante” dirão.

  16. Caro jornalista,concordo plenamente com a Mariah das 11,20, quando diz que o PIG ganhou o quarto turno, pois o terceiro foi ceifado na diplomação assim analiso e o quarto turno está mais forte, incluindo a meu ver pessoas temendo as opiniões claras e concretas satisfazer o outro lado, exigindo que a Presidenta apareça a cada momento e responda isso ou aquilo. Sendo o Brasil uma república ela é a responsável por todo o governo e realmente não vejo o senhor mesmo comentar as áreas que estão e deram certo, como se as mesmas não existissem, como por exemplo o PROUNI, a construção das cisternas a transposição do São Francisco, a minha casa minha vida, etc, todos iniciados pelo presidente Lula, mas tendo continuidade onde muitos pobres tiveram acesso aos bens, ao estudo e ganharam e ganham esperança. Basta no entender do Pig um aumento da gasolina para criticar, como estás fazendo sem lembrar que no governo da sigla anterior, os aumentos eram mensais, e o salário mínimo também muito baixo. Esqueci de mencionar a valorização das domésticas que mexeu na cabeça e no humor de muita gente que prossegui o processo da escravidão e agora não mais o podem fazer, como também o PRONATEC,estes dois tenho certeza durante o período da presidenta, por que o senhor não os menciona?,não menciona ainda a queda da mortalidade infantil, a diminuição da pobreza absoluta. Nesse sentido concordo com o Gesiel das 11,58, quando relata as verdadeiras perguntas e a quem de fato devem ser dirigidas e ao mesmo tempo a continuidade governamental em São Paulo, onde os tucanos hão mais de duas décadas aqui estão, destruíram o processo educacional principalmente obrigando professores a aprovar os aluno sem possuírem conhecimento algum.Isso ocorreu e ainda ocorre nas escolas públicas estaduais, onde o senho caso queira vá a uma escola estadual, observando o trabalho terceirizado, a falta de professores, de laboratórios bibliotecas, etc, etc, e o senhor não pede nem pediu a alternância de poder. Responsabiliza ainda a presidenta pela questão hídrica paulista, caro jornalista, faça-me o favor. Basta o senhor ver que o mesmo problema hídrico ocorre em Minas gerais, onde os tucanos governaram e destruíram a educação, a saúde pública, a energia e não investiram também na questão hídrica, compare então caro senhor que é questão partidária, onde os tucanos chegam secam as águas. Assim o senhor pede que a presidenta venha responder essas perguntinhas da classe privilegiada, sem fazer comentário na população que ocupou o litoral,sem reclamar dos pedágios paulistas,lotando praias etc. Mas precisas fazer coro, aumentar e incentivar o pig, fui e sou um dos eleitores da Presidenta, com orgulho continuo acreditando na mesma, grandes passos foram dados, os pobres estão sendo beneficiados,vede o nordeste na atualidade, mesmo os em saúde agora com o Mais Médicos que muito ajuda e ajudou a população carente. Por hoje paro, espero que lendo-o reflita, divulgando ou não, ” vida que segue”

  17. Observe: “Só queria saber o que move Dilma para enfrentar os duros quatro anos que terá pela frente, já que ela nunca teve um projeto político pessoal”.
    Como alguém sem projeto político consegue se reeleger? Se é fácil se eleger sem projeto político por que Aécio, apoiado pelo Jornalões, não se elegeu? O Sr. não está em cima do muro, o Sr. é o porta voz das “zelites”. O projeto da Dilma é aquele que os mais de cinquenta milhões de votos viram e que o Sr., por conivência?, ainda não consegue ver, honestidade. O outro, a Dilma teve quatro anos para tapar o rombo que o Lula promoveu quando incentivou a população a se endividar sem o Brasil ter infraestrutura para um crescimento daquele porte. O problema não é o Lula o problema foram os outros que não modernizaram o Brasil para ter um contínuo crescimento anual acima dos 5%.

  18. Muito arrependida. Não passou por sua cabeça que seus “amigos” de agora, entre eles o Lula, têm menos caráter do que os seus inimigos do passados, seus carcereiros e torturadores. Dilma nunca imaginou que tinha a seu lado tamanha escória. A infeliz, com certeza, passa noites insones arrastando as chinelas nos corredores do palácio. Não gosto da Madama Presidenta, mas isso não impede de compadecer do seu sofrimento. Coitada!

  19. Rssssss…Caro Ricardo, gosto de ler o seu Balaio, pois além de me informar, me divirto, dei muitas risadas ao ler este post de hoje, grande abraço.

  20. O plano de governo da Dilma é o próprio governo. Não foi necessário apresentar plano pelo simples fato do povo querer que ele desse continuidade do que estava apresentando.
    Problemas de crise hídrica de represa de abastecimento não é da ossada dela, isto compete ao omissor do governador.
    Racionamento de energia? Aonde? Faz 6 anos que a oposição anuncia um racionamento de energia e não vi um até agora.
    Não concordar com algumas medidas da Dilma não significa que se arrepender do voto. Nunca votaria na direita, mas diga-se de passagem, concordo com todas as medidas feitas até agora.

  21. Acho que a Dilma 2 deve estar fugindo da herança maldita da Dilma 1, como já comentei anteriormente. Ou então, está se reunindo com o Arno Augustin, tratando de arrumar dinheiro para pagar as contas de aluguel, luz, telefone e internet de algumas embaixadas, não é mesmo ?
    Mas não se preocupe, caro Kotscho, a Patria Educadora da sua presidenta continua no seu caminho rumo a um futuro glorioso, hahaha…Ainda mais, com a breve futura ajuda do Eduardo Cunha e da competentissima equipe de auxiliares da grande gerente, hahahaha…
    Grande e risonho abraço.

  22. Meu Deus! Onde quer que eu vá, onde quer que eu leia ou assista, parece que o Brasil acabou e eu não fui comunicado previamente! Será que só eu estou trabalhando, consigo pagar as contas e ainda fico com um pouco para divertir e curtir minha família? Não curti a reflexão negativa, Kotscho!

  23. “A infeliz, com certeza, passa noites insones arrastando as chinelas nos corredores do palácio. Não gosto da Madama Presidenta, mas isso não impede de compadecer do seu sofrimento. Coitada! (José Eduardo – 26 de janeiro de 2015 – 19:02). Ela está padecendo e sofrendo tanto que o Aécio estava doidinho pra estar no lugar dela e só desistiu quando o Ministro Dias Tófolli jogou-lhe um balde de água fria nos cornos. Êêêê, Zé Eduardo, voce se supera a cada comentário, ou seja, a asneira atual é sempre pior a anterior. Eu mereço !!!!

    1. Estava sumido, Victor Hugo? Estavas no mesmo esconderijo da Madama Presidenta? kkk Nem foi preciso o Aécioporto ser eleito, a Madama surrupiou as ideias do infeliz. Pra variar, a petezada nada tem de originalidade; no primeiro mandado do Lula precisou buscar no PSDB o Henrique Meireles, agora a Presidenta poe em prática o plano de governo do Aécioporto, ele poderia ganhar uma grana cobrando direito autoral. Até pra roubar o PT usa os mesmos agentes dos outros partidos. Mas que falta de imaginação! Será que faltou comida na infância? Vocês são muito ruins. Cruz credo. Diga ai, onde anda a Madama Presidenta?

  24. deve tá em algum café em Paris curtindo…se mandou do caos provocado por ela e seu partido…afinal, o povo que se dane…

    eu falei antes…vcs petistas sao teimosos…pagarao caro…aliás todos pagaremos..

  25. Olá Kotscho;
    Não acredito em “arrependimento”, pois ela tem sede de poder como todos os políticos. Com relação à situação no país, ele administra sua própria herança. Depois de seu governo arrebentar a com Petrobrás e gastar com “projetos” que nem de longe, são prioridade para o Brasil, agora ela tem resolver problemas como inflação, desemprego entre outros.
    Mas, neste segundo mandato, a definição de prioridades ainda é discutível, pois recentemente o governo pagou mais de 1 milhão de reais a advogados, para tentar impedir a execução daquele traficante na Indonésia. Ser a favor ou contra a pena de morte, é outra discussão. Eu por exemplo sou contra, mais respeito que pensa diferente. Outra coisa é gastar dinheiro público, com um sujeito que passou 25 anos transportando drogas para lá e para cá, nunca trabalhou, tinha apartamento até no Havaí, comprado com o dinheiro da cocaína e tratar isso como assunto de Estado. É demais!!!
    O problema desta presidente ou presidenta, não se limitar a escândalos, mais principalmente a má qualidade administrativa. Ela se esconde, por não ter o que dizer quando questionada. Seu governo é a sua cara, apagado e sem argumento.
    Kotscho, assim como você saber como será o futuro, eu que estou entre os 51 milhões também quero. O interessante é que 39 milhões ignoraram a eleição. O resultado desta equação é que 200 milhões pagam.
    Abraço

  26. Eu afirmo categoricamente que não, mas a batata dela está assando, pois o impeachemant dela vai chegar logo. A população está cansada de sempre pagar por erros de governos anteriores. O esquema do PT com a PTrobrás e empreiteiras de corrupção, propinas, desvios, roubalheiras é que não deu certo. Ela tem que pedir pra sair que nem a fala do Cap Nascimento do filme da tropa de elite. Esse gosto amargo que o povo está sentindo nos supermercados, postos de gasolinas, aumentos de impostos e mais que vem por aí é que está sobrando desse governo mentiroso e traiu o povo no palanque. Mas a justiça de Deus vai pesar sobre eles, pois muitos pobres estão sendo massacrados por más gestões. Kotscho eu o admiro muito por não ter votado também no volta Lula/Dilma, as nossas consciências estão bem leves agora. Mais eu vejo uma luz no fundo desse poço chamado Brasil, chamado Joaquim Barbosa.

    1. Senhor Reinaldo Ferreira Rocha(27 / 01 / 2015 – 08h:54 ),o Senhor *realmente acredita que a tal da batata da Senhora Dilma está assando?
      Que algum *político(sem exceção)* tem alguma batata para assar?
      “A nossa batata é que já *queimou* de tanto assar,essas *historinhas de de petrolão e outras coisitas mais,não atingem nenhum político.”
      Quer um exemplo mais claro:o Senhor Maluf,que não tem o menor sentimento de vergonha,de constrangimento,anda nas ruas,aparece nas televisões com “aquele indefectível sorriso de cinismo,de sarcasmo,de quem não tem um mínimo de vergonha na cara…e tudo bem numa boa,afinal de contas *ele vive no Brasil…o país das maravilhas*.
      O Senhor *Collor de Mello*,voltou cantado em verso e prosa e como *brinde*,ainda faz parte da base aliada do Partido dos trabalhadores…diga – se Senhor Lula.
      Quer coisa melhor que essa?????
      “E o povo?
      Resposta:O povo é detalhe.”

  27. De fato a esquerda cubana não consegue enxergar. Aliás, mesmo depois de enterrar seu povo no atraso por meio século, o próprio Fidel, ainda destila seu veneno contra os democráticos. Aqui acontece o mesmo jeito com um agravante ainda pior. Se o esquerdismo comunista é um retrocesso, ele se torna ainda mais maléfico quando para existir, se compra seus apoiadores, que costumam cobrar cada vez mais. Vale lembrar que o partido do Roberto Jefferson se vendeu por meros 4,5 milhões (um absurdo na época Lula). Passados 5 anos, o governo quebrou simplesmente a maior empresa brasileira para bancar o apoio. E o mais incrível de tudo, os esquerdista se mantém cegos (ou nem tanto), mas ao menos se mantém firmes e fortes defendendo o atraso. “Se o atraso comunista falido é ruim, pior fica quando ele precisa pagar existir”…

  28. Kotscho, o que a presidente, enquanto candidata, deveria ter feito é exatamente o que você cobra agora: dizer o que pretende. Levou a campanha com falácias e agressões à Marina e, ainda, arrotou que não precisava de plano de governo porque já estava no poder. O que quer que ela diga agora, de pouco vale. E essa pobreza de valores vai reduzir ainda mais a percepção dos brasileiros quanto a sua capacidade de gestão e, principalmente, capacidade de liderança. O silêncio constrangedor é tudo o que ela tem nesse momento.

  29. A única esperança do governo, é que o PMDB aceite ir para lama com eles. Defendendo-os na trincheira do Congresso Nacional, fomentado por mais de 300 deputados da “base”. O problema é que o “orçamento do apoio” se esgotou. E convenhamos, quem foi adestrado sendo compensado por orçamento de uma Petrobrás irá reclamar quando passar a ser compensado com apenas promessas! Se bem que o leilão das outras autarquias (BB, Caixa, Furnas, BNDES e outras foi feita). Dizem, que todos ficaram de bico! E o PMDB ainda fica tentado pelo fato de ser o vice… Como o Michel Temer a princípio não está arrolado no Petrolão, a Dilma caindo (motivos não faltam), ou alguém acha que precisa de mais? Se Dilma cair, a presidência cai no colo do PMDB. (como ocorreu em 1985, com a morte de Tancredo.. e depois com Collor, com Itamar Franco). Com o PMDB não barrando o Cunha na presidência da Câmara, dá para se imaginar o “esforço” que o PMDB fará para defender Dona Dilma! Nunca fui fã do PMDB, (principalmente dos 20 anos para cá), mas convenhamos, entre a esquerda corrupta e corruptora, sustentada pela compra dos apoiadores, e/ou uma revolta popular (onde todos perdem, e geralmente aparece os militares com a promessa de botar a ordem na casa), fico menos insatisfeito com o Temer da Presidência… Assim, em 2018 teremos nova chance! Sei que muitos defenderão a volta do Lula, mas eu continuarei na defesa da “Volta meu Brasil democraticamente desenvolvimentista”

  30. “O meu comentário sobre esse assunto ou *Por andará Dilma?,tomou posse e sumiu*.”
    “Foi feito no *Post de 14 / 01 2015,respondi no dia 20 / 01 2015”, *ela* está escondida atrás do Senhor Levy,quando *ela* estiver com coragem suficiente ela sairá das costas do Senhor Levy,por enquanto é o Senhor Levy que tem que soltar as *bombas* que ela escondeu dos seus eleitores,depois que *ele* soltar as bombas,os rojões,as mentiradas da campanha eleitoral,quando a(as) vaca(as) não conseguirem mais tossir…aí sim *ela* vai aparecer…numa nice!

  31. Olá Ricardo,não diria prazer em conhece-lo,e sim prazer em revê-lo.Está corretíssimo seu comentário.Se a Presidente submergiu,imagine Lula com as pegadinhas de extremo mau gosto,feitas pela Da.Dilma,via Mercadante,o que dizer.Certo está ele,em não querer nem saber, o que passa e o que não passa, na cabeça da Presidenta.Salvo honrosas exeções,o Ministério mais medíocre que se apresentou ao País,pós redemocratização.A começar pelo próprio Mercadante,nada que o desabone,mas medíocre até a medula.Se,como tudo indica,o pau de galinheiro, passar a mão na Presidência da Camara,que DEUS,todo misericordioso,no infinito da sua glória, mesmo depois das intrigas de Marina ,se apiede de nós.Na terra,São Ricardo Lewandoswki,o único que se salva nesse mar de nulidades,também,venha em nosso socorro.A coisa está tão feia Ricardo,que conheço gente,que começou a chamar Urubu de meu Louro.

  32. Dilma calada e o ministro neoliberal fala como se tivesse nosso respaldo de eleitores que votamos contra Aécio. Pra falar e não dizer nada é melhor ficar calada. É desrespeitoso uma presidente que acaba de se reeleger com um país travado se calar e deixar uma equipe econômica agindo contra a vontade e a expressão dos votos que ela recebeu, pois votei nela pela continuidade de uma política econômica longe da neoliberal e não para colocar gente avessa às injustiças sociais cometidas por pessoas que ocupam cargos no Estado: mordomias, arrocho para o trabalhador enquanto os privilégios continuam (e tendem a aumentar). Considero covardia tirar do trabalhador e manter os privilégios. Dilma terá dificuldade para se recuperar politicamente e espraiará essa nódoa profundamente negativa a seu criador: Lula. Jacques Wagner não olha pra trás, então, pra que a presidente instituiu a comissão Nacional da Verdade? pra fazer onda, média? Por que a presidente chorou? Seriam lágrimas de crocodilo? E o ministro da justiça? Pífio. Mas continua porque a marca do governo da dita tecnicamente competente presidente é a ineficiência, é o faz de conta e a indiferença ao eleitor contribuinte. FORA DILMA.

    1. …devagar irmão Dalvo…devagar…não é o que queríamos, mas, a nossa realidade, a nossa sociedade, ainda faz a opção pelas atuais falidas “leis do mercado”, e estas “leis” ainda têm suas forças. Pelo mundo, vozes poderosas já começam a enfrentá-las. Vamú qui vamú.

    2. Dalvo, em vez de ficar perdendo tempo escrevendo um ideário político por favor veja o discurso da Presidenta de hoje para seus ministros. O mesmo recomendo para o sr Kotscho que está seguindo o seu caminho.

  33. Ricardo…alguém aí em baixo disse que gosta de ler o seu balaio porque ri muito. Nós petralhas também rimos pacas, lendo os comentários destes eternos coxinhas perdedores, que vivem pela internet, procurando motivos para extravasarem suas imbecilidades com seus comentários medíocres contra o PT. Ficam todos ouriçados quando, uma pessoa como você, escreve algo, que aparentemente critica o governo da presidenta DILMA. Dentro de suas curtas potencialidades cognitivas, não distinguem a posição de um blogueiro frente ao seu público, e acabam misturando críticas com esperanças. Sentem vergonha de se defrontarem consigo mesmos, pois sabem que suas raivinhas infantis em relação à nossa presidenta, têm origem em sentimentos mesquinhos, como a de seus filhos terem perdidos as vagas nas universidades públicas para os filhos de nossas lavadeiras e costureiras…e continuarão perdendo.São uns doentes, e por isto tú vai acabar indo para o paraiso por lhes dar um pouco de alegria.Sobre o segundo governo de nossa grande presidenta digo: ACALMAI IRMÃO….NA GLÓRIA TUDO CESSARA…FALEI ???

  34. Caro jornalista:
    Avaliemos a política pelas forças que a dominam e seus objetivos, as personagens, neste caso a presidenta Dilma é mera formuladora de esses interesses. Sonhos temos os socialistas, tem os revolucionários, o PT é um partido conservador, conserva o capitalismo financeiro como eixo dos planteamentos políticos. Só resta ao PT a alegoria de ter sido faz muuuuito tempo um partido progressista. O esquema de arrecadação político pifou, em quaisquer momento chegam ao Lula como beneficiário ou mandante da histórica tramoia. Diga-se que Zé Dirceu, esse entreguista, era assalariado milionário das empreiteiras. A lutar pelo socialismo !!!
    Grande abraço e bom trabalho.

  35. Caro Kotsho, tu tens tomado banho diariamente ou és acionista da sabesp e está ajudando o Alkimim?

    Todo Sábio tem sua hora de se isolar e pensar, ainda mais a Dilma que se vê obrigada a lidar com Ministros traidores, policia federal vasadora, dirigentes de estatais corruptos, mídia opositora rasteira, mentirosa , caluniadora e desumana.
    Por menos que isso o Aécio já tinha se internado para desintoxicação.

    O Ghandi se Isolou, se recolheu a sua inspiração, voltou e fez a maior revolução pacifista da história da humanidade.

    Ótimos governos, devem ter ótimos assessores e talvez daí saiam idéias iluminadas e decisões acertadas.

    Quero lembrar algumas palavras da Miriam Leitão.
    Quando o Palocci caiu a Miriam disse no BB ” O Palocci cai e o Dolar atinge Níveis Extratosféricos ”

    No outro dia o dolar não se sustentou e voltou a cair e a Miriam np BB disse.
    ” O Dolar volta a Cair e Quem Perde com isso é o Agronegócio ”

    É o tipo de reportagem, de postura jornalística de extrema-direita que tira sim o sono do governo.

    Se amanhã vierem notícias de algum aumentinho de imposto a Miriam vai dizer, A incompetência do governo afetará os pobres.
    Se disserem que vão taxar grandes fortunas, a Miriam vai dizer: ” Porque a Elite Brasileira tem que pagar a conta do Brasil ”
    Viu seu Kotsho, a Heliane Cantgnede nem banho toma mais, está racionando a água mineral comprada em sua casa, e mesmo assim não escreve nem uma linha sobre a SABESP.
    Rio e São Paulo estão a beira do Caos HÍdrico, porém não comovem a Globo, a Folha, o Estadão, a Veja, porém eu tenho certeza que estes serão castigados por São Pedro, no qual o Alkimim e a mídia supra-citada colocaram toda culpa da seca.

  36. …dentre várias outras coisas, que, infelizmente os setores de comunicação do governo não sabem divulgar ( seria difícil se criar um site com todas as obras fisicas ou não, realizadas pelo governo , e divulgar este site, até mesmo num blog como o balaio ???)…uma presidenta que colocou 15 000 médicos,. eu disse 15 000 ( QUINZE MIL ), para atender a nossa população mais carente e sofrida, não pode ser desconsiderada, por nenhum vagabundo, quer seja de direita ou de esquerda.

  37. Os petistas como o Kotsho,que agora choram,estão nada mais nada menos que assinando um atestado de burrice.Cairam no conto da Dilmentira,alías,mentira é o combustível do PT,sempre foi,tudo em nome de um projeto criminoso de poder.Eu aqui do outro lado do mundo(Australia) já sabia disso e votei no Aécio pq quero um país melhor para meus parentes e amigos que não tiveram a felicidade/sorte/privilégio de morar num país legal como a Australia,mas sinceramente tô adorando a Dilma,principalmente o Joaquim Levy que tem que fazer o trabalho sujo junto com o Tombini e aumentar até agora 3 vezes os juros para combater a inflação que a Dilma e o PT deixaram reaparecer,enquanto isso eu curto bondi beach e as minhas NTN-Bs(pra quem não sabe titulos publicos atrelados a SELIC)não param de subir e os brasileiros trouxas daí vão me sustentando por aqui kkk, tô quase virando petista,valeu Dilminha!

    1. Jefferson Luz, dizer HOJE que o Ricardo Kostcho é petista, é brincadeira!! Foi-se o tempo que esse velho homem como eu mudou sua maneira de ver as coisas. Claro, embora ele diga que não, sempre quis que Lula fosse o candidato. Seus comentários mostram bem que não engole Dilma de jeito algum. mas ele, como todos os piguentos, vai perder novamente. Uma pena que eu tenha que fazer esse tipo de comentário a uma pessoa que eu admirava. E mais uma vez ele, como alguns petistas que mudaram seu rumo, estão esquecendo que só um bom governo Dilma pode permitir um governo Lula em 2018. Se não, vão ter que engulir um tucano para aprender que em politica não se pode abandonar ninguém.

    2. NTN-Bs são atrelados ao IPCA. A LFT que é atrelada à taxa Selic. Dica – quando for mentir, cuidado para não escrever besteiras. Aprenda com o PT.

  38. Respondo a Carlos Eduardo- 27/01/15-16:34.Faltam a vocês adoradores da ave do bico grande,legitimidade para debater comigo.Segundo Osmarina Marina Silva,a que entre outros atributos,fala com Deus,o PSDB tem cheiro de derrota,concomitantemente,não costumo deblaterar com derrotados.

    1. Demerval: o eixo político do PT é dado pelo capital financeiro.
      E isto só gera dependência, miséria e submissão.
      O PT progressista morreu há muito tempo, estão pelos cargos, carece de democracia interna e são sócios dos piores safados. Podem tentar me comprar que eu não sou Zé Dirceu, nem Gleisi, nem Palocci.

    2. Bem Adamastor,voce me citou,eu respondo.Dependencia,miséria e submissão na boca de um tucano,são nomes feios,quer ver:DEPENDENCIA:Ao que me consta,não foram os governos do PT,que com a cuia nas mãos,bateram às portas do FMI,dia sim outro também.Fernando Henrique Cardoso,tucano que nem você,quebrou o País três vezes.MISERIA: O salário mínimo no governo de vocês,não passava de US 70 dólares.Hoje passa dos US 300 dólares.O funcionalismo público federal passou mais de 5 cinco anos,sem receber um tusta de aumento,no governo da ave do bico grande.Hoje,olhe para os lados.SUBMISAO:Ao que me consta,nenhum Ministro nos últimos 12 anos,andou tirando sapatos em Aeroportos Internacionais.Olhe para atrás.Mesmo Da.Dilma não sendo essa Brastemp toda,calculo que o PT vai ficar 50 anos no poder.Deve mudar o nome para PTRI,como no México.Sabe por que Adamastor? O povo brasileiro adora vocês,principalmente Fernando Henrique Cardoso,o presidente mais amado pelo seu povo,não por outro motivo,que eu o alcunhei de Fernando,o bem amado.Nao levanta,que eu corto.Sou obrigado a pedir aos tucanos(as),um pouco mais de cuidado quando mexer comigo.

    3. Debater nunca foi a marca de PTista algum, logo, não perderei meu tempo com um cidadão que idolatra um partido político sujo, cujo único motivo de existência é permanecer no poder a todo custo.

    4. Caro Demerval, finalizando. Primeiramente nunca votei nos tucanos ou lacra parecida. Errou feio ao defender o PT, sua boquinha, com certeza, chamando-me de tucano. Vocês (Tucanos e PT) são da mesma linhagem ideológica. Sou socialista, e o PT é o partido conservador que governa para sustentar os arranjos que tanto precisa o capital financeiro. Estão caindo por inaptidão política, e sobretudo por arriar as calças para a patronal. Devolvam a cor vermelha e a estrela internacionalista. Farsantes. Aliados dos bandidos da política nacional !

  39. Seu comentário Ricardo,tornou-se ainda mais atualizado depois da fala da Presidenta.Nao se deu conta que ganhou a eleição.Continua em estado de morbidez.Pede aos ministros,uma penca de medíocres,que reajam ao bombardeio mafimidiatico.Nao soube dizer como,nem onde.Por onda anda o marqueteiro João Santana,para soprar no ouvido dela,que nesse momento,torna-se imprescindível ocupar,em cadeia nacional,TV’S,rádios ,e conversar com o povo.Explicar à população,as medidas tomadas pelo governo,e as que ainda serão tomadas.Assiste impávida, o desastre ferroviário que é esse governo.A propósito,uma locomotiva desgovernada com a tripulação ministerial esperando uma subida,para diminuir a velocidade,e saltarem do trem.Estaria esperando pelo São Lula?Esqueca.Esse que de bobo nada tem,sumiu,ninguém sabe, ninguém viu.Espera de camarote,o mar pegar fogo,para comer peixe frito.Esse Lula,esse Lula.Bem,esse deixo para Ricardo,conhece a peça bem melhor que eu.

  40. …Com toda liberdade que nos dá: Ricardo!? Depois de ler o discurso de nossa presidenta http://www.brasil247.com/pt/247/poder/168010/Dilma-%C3%A0-equipe-travem-a-batalha-da-comunica%C3%A7%C3%A3o.htm será que tú não te arrependeu de ter escrito este pôste ???É preciso se considerar que ela tomou posse, mas ainda não é integralmente governanta sem antes se conhecer a direção do congresso.Acalmai irmão, a DILMA vai fazer um grande governo, bem mais revolucionário que o primeiro.

  41. Ao que parece, por sua fisionomia, ela se arrependeu, sim. Ela é vítima dos erros cometidos em seu primeiro mandato. Desejo a ela melhor sorte com os novos rumos de seu governo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *