The game is over: Toffoli manda PSDB se calar

The game is over: Toffoli manda PSDB se calar

Dias Toffoli e Dilma na diplomação da presidente

Até usei meu parco inglês no título para ver se consigo me fazer entender melhor. Em bom português, o presidente do Superior Tribunal Eleitoral, ministro Dias Toffoli, foi direto ao ponto para não deixar margem a dúvidas, e mandou um duro recado aos tucanos inconformados:

“Eleições concluídas são, para o Poder Judiciário Eleitoral, uma página virada. Não haverá terceiro turno na Justiça Eleitoral. Que especuladores se calem. Não há espaço. Já conversei com a Corte e essa é a posição inclusive do nosso corregedor-geral eleitoral. Não há espaço para, repito, terceiro turno que possa vir a cassar o voto destes 54.501.118  eleitores”.

Poucas horas antes da cerimonia de diplomação de Dilma Rousseff, na noite desta quinta-feira, para governar o país no período 2015-1018, os líderes do PSDB e seus advogados ainda fizeram mais uma tentativa de virar o jogo no tapetão, pedindo a cassação da presidente reeleita e a sua imediata substituição por Aécio Neves, o candidato derrotado nas urnas.

Pode parecer piada, mas foi exatamente isso que aconteceu, fazendo imaginar que Aécio já estava paramentado em casa, com seu melhor terno, só esperando o chamado para receber o diploma de presidente da República no lugar de Dilma.

Ao mandar os “especuladores” se calarem, o presidente do TSE procurou dar um fim à patética campanha desencadeada logo após a eleição pelas oposições partidário-midiáticas para impedir Dilma de assumir seu segundo mandato daqui a duas semanas.

No Jornal da Record News, transmitido também pelo R7, Heródoto Barbeiro lembrou bem que o papel da oposição é este mesmo, quer dizer, infernizar a vida do governo eleito, e que o PT também fez a mesma coisa quando os papéis eram invertidos, mas tudo tem sua hora e lugar. É verdade que alguns setores minoritários e radicais do PT lançaram uma campanha “Fora FHC” após a reeleição do tucano, no que foram prontamente desautorizados pela direção do partido. Só que isso aconteceu depois da posse dele no segundo mandato, não no ato da diplomação do presidente eleito, um ritual solene na democracia.

O recado embutido no discurso de Toffoli acabou sendo uma resposta ao pedido feito no mesmo dia pelo PSDB para a abertura de uma investigação judicial eleitoral contra Dilma, alegando supostos atos que teriam afetado a igualdade dos candidatos durante a campanha e acusando a presidente reeleita de utilizar a máquina pública e abusar do poder econômico.

Seria mais ou menos como se, no futebol, na festa da entrega das faixas ao campeão, algum advogado do time derrotado entrasse em campo com um pedido de liminar e simplesmente levasse o troféu para casa, alegando que o resultado foi injusto para seu clube.

Em seu discurso, a presidente Dilma não fez referência à apelação do PSDB e procurou contemporizar, propondo um “pacto nacional contra a corrupção”. Para ela, “cumprir a vontade popular é uma missão generosa que, em vez de oprimir, liberta e, em vez de enfraquecer, fortalece”.

No trecho central da sua fala, a presidente também mandou um conselho à oposição:

“Como uma eleição democrática não é uma guerra, ela não produz vencidos. O povo, na sua sabedoria, escolhe quem ele quer que governe e quem ele quer que seja oposição, simples assim. Cabe a quem foi escolhido para governar, governar bem. Cabe a quem foi escolhido para ser oposição, exercer da melhor forma possível o seu papel. Mais importante e mais difícil do que saber perder, é saber vencer”.

Que assim seja.

***

Com este texto, encerro, quase dois meses após a proclamação dos resultados pelo TSE, a minha participação na cobertura das Eleições 2014, que me ocuparam a maior parte do tempo durante todo este ano.

Não faço nenhuma questão de ter razão, nem em casa, nem no trabalho, nem no debate político. Só quero mesmo é ser feliz, com a consciência tranquila do dever cumprido da forma mais honesta possível, só escrevendo e falando o que penso, mesmo que ninguém concorde comigo.

Apanhei, como de costume, dos dois lados envolvidos na disputa, mas não me queixo. A vida de repórter é assim mesmo. Entre ser feliz e estar com a razão, ficarei com a primeira alternativa, sempre.

Vida que segue.

 

 

 

 

 

 

 

 

38 thoughts on “The game is over: Toffoli manda PSDB se calar

  1. Caro Kotscho, concordo com os dois pontos centrais de seu post: (1) as eleições acabaram em outubro e ponto final, não há mais o que discutir (2) é importante buscar a própria felicidade. Como votei em Aécio, tenho algo a acrescentar: o Brasil está muito mal de oposição. É superficial, não tem posturas claras, abraça bandeiras oportunistas. Talvez a frustração de quem perdeu venha do fato de Dilma ter encampado pontos da pauta econômica do PSDB (que tanto criticou durante a campanha) ao definir sua equipe econômica. Que bom que não persistiu no erro. Tomara que dê tudo certo pelo bem de todos nós. E tomara que a oposição se encontre, fazendo oposição, sim, que é o seu papel, como lembrou Heródoto, mas desempenhando o seu papel de forma madura e consistente para não perder o apoio que conseguiu reunir nestas eleições, apesar de suas próprias fragilidades.

    1. “Talvez a frustração de quem perdeu venha do fato de Dilma ter encampado pontos da pauta econômica do PSDB (que tanto criticou durante a campanha) ao definir sua equipe econômica.” //// MENTIRA !!!! A tentativa de golpe, que D Therezinha tenta transformar em frustração pela derrota, começou ainda na sexta anterior ao domingo do 2º turno, com a distribuição da capa da Veja (que nem havia chegado as bancas) e atingiu seu ápice muito antes de Dilma, sequer, aventar nomes para área economica. A D Therezinha quer limpar a barra dos golpistas, mas caiu do cavalo.

    2. Prezado senhor Victor Hugo, não o conheço, o senhor não me conhece, por isso não pode falar por mim. Não tenho intenção de limpar a barra de ninguém, pelo contrário. Mesmo pq, nem toda oposição é golpista, assim como nem toda situação é mal intencionada. Não sei qual a necessidade de ser tão grosso e autoritário em seus comentários. Feliz Natal e que em 2015 o senhor deixe de lado esse mau humor que caracteriza a sua participação neste blog.

  2. E se não fosse eu, seriam 54.501.117. Mas eu estava lá, garantindo o “8”. /// Quanto a optar por ser feliz e ter razão, estou de pleno acordo. ser feliz é bem melhor. /// Quanto ao terno do Aécio, sem comentários . Lembra do “Semancol” ? Aquele remédio que faz a pessoa se mancar… Aécio tem que se mancar… A Dilma ganhou. /// Ontem, na reunião de organização da festa da posse, chega a notícia de que um grupo de São Paulo ( e mais o cantor “Lo bobão” ) pretendem acampar, dia 31 de manhã, em frente ao Palácio do Planalto. Tem que dar “Semacol” pra essa gente. /// Chegou também uma mensagem anônima, dizendo que irão rasgar o tapete vermelho e que puxarão briga. /// Já temos cerca de 720 ônibus confirmados. Será que a turma “coxinhosa” vai mesmo querer criar problema ? Justamente no dia em que se celebra a confraternização universal ? //// Para finalizar, escrevo que o “game over” ficou muito bom. Inclusive, como recado àqueles inconformados com algo, pelo qual muita gente já sofreu no Brasil : a democracia. /// Mande lá um “game over” pro Herodoto… como já dizia Ibrahim Sued… “de leve”.

  3. Coitado do Aecinho: vai passar o Natal emburrado, sem o brinquedinho que pediu pra Papai Noel. Não foi um bom menino kkkkkkkk
    O mais legal de tudo é ver a humilhante batalha do PIG e do PSDB..sta em querer o poder a todo custo. Está pra lá de patético.

  4. Tadinho do “Pequeno Ditador”! Ele não está acostumado a ser contrariado. Será que ele vai pedir a cabeça do ministro Dias Toffoli também? -Uhn juiz malvado! Kotcho, a cara de pau é tão grande, da grande midia conservadora, que “ninguém vê pesquisa do IBOPE para avaliar a aprovação do governo Alckmin do PSDB, que não investiu na captação de agua no cantareira e ainda não quer explicar onde gastou 2 bilhões de dollares que pediu emprestado ao Japão, sob a alegação de despoluir o Tietê e o Pinheiros; ou viu pesquisa do DATAFOLHA para perguntar quantas pessoas acreditam que o Alckmin sabia da corrupção no metrô e no rodoanel, onde ele, agora mesmo sabendo dessas corrupções no seu governo, continua mantendo o presidente da CPTM e seus secretarios envolvidos com corrupção”. Será que nem o IBOPE e nem o DATAFOLHA acreditam que os eleitores que deram 56% de votos ao Alckmin, não darão numeros favoraveis a eles nessas possiveis pesquisas? Mas o que ainda falta vermos hein Kotcho? – Eu ja sei! Vou pedir licença ao neo-lobista do PSDB Lobão, e ao Pequeno Ditador, para “”convocar os membros da Revolução dos Ignorantes”””, e sairmos na Paulista pedindo o impeachment do ministro Dias Toffoli””. -Eh, vamos todos juntos pela Paulista, plagiando uma frase de um “certo Rei vagabundo da Espanha”: Por que no te callas ministro? -Sim, será um protesto nos moldes da “revolução dos ignorantes”, afinal a volta da Ditadura implica em falta de liberdade de expressão e mordaça à justiça do ministro Dias Toffoli. -Viva o ministro Gilmar Mendes!!!! Viva o ministro Marco Aurélio Mello!!! -Viva à chuva, que virá nesse final semana, e não dará praia, e com isso teremos muita chance de ter o Aecio Neves na nossa “revolução dos ignorantes”.

  5. Está provado e comprovado que o PSDB é o partido dos Arrogantes, FHC até hoje acredita que fez um bom governo, não comprou reeleição, não vendeu estatais a preço de banana, etc…
    O Serra nem se fala, acredita piamente que tem as melhores condições de seu partido para ser presidente da república.
    O Alkimim vai morrer negando o Cartel da CPTM, negando a Seca em São Paulo por conta de erros graves de seu governo, até chega ao cúmulo de ele próprio achar que não está mentindo.
    O Aécio a arrogãncia dele se compara ao do doente mental Bolsonaro, não respeita mulheres, não admite derrotas, inventou um choque de gestão em Minas que nunca existiu, acredita na própria mentira sobre pistas de aviação em terras de parentes
    O Álvaro Dias é um piadista, o vice candidato do Aécio é outra piada e por aí vai.
    Lamento que o Ronaldo Cagado ainda não esteja no PSDB, esse tem mania de grandeza e é um ser superior.

  6. Chega a ser cômica sua tentativa de passar uma imagem de neutralidade e independência.
    Mas esperar o que de um fundamentalista petista. Igualzinho no regime militar ao qual critica tanto, mas que graças a Deus não deixou essa cambada de comunistas tomarem o poder. Imagina: Se em 12 anos roubaram e destruíram a Petrobrás o teriam feito se tomassem o poder em 64. Vamos para mais uma análise do censor “democrata”.

  7. Kotscho, o PSDB se transformou num partido golpista, que vocaliza as bandeiras da extrema-direita. Aécio levou um tremendo pito dos empresários durante a campanha, na sabatina da Fiesp, por não ter uma mísera proposta e se limitado a dar pau no PT e uma lenga-lenga contra a corrupção. Um empresário entrevistado pelo Valor expressou seu inconformismo com a falta de proposta do tucano, e seu mais raso que o reservatório da do Sistema Cantareira. E o playboy das Alterosas não aprendeu. Ou seja, não adiantou um senhor, empresário, eleitor do PSDB, alertar que só com esse discurso udenista não chegaria a lugar nenhum. Parabéns ao FHC, que levou seu pupilo a um cantinho obscuro do fascismo brasuca, com um discurso que galvaniza limitados com o coxinha venal, que por sinal sumiu do Balaio …

  8. “pacto nacional contra a corrupção”,fala pra Dilma avisar o PT antes,pro PT para de arrombar os cofres das estatais,aí quem sabe esse pacto da certo.O melhor de assistir a diplomação da Dilma é ver Lula e Sarney sentados na 1º fila trocando confidências ao pé do ouvido e dando risadas.Só faltou o Maluf do lado aí não teria policia federal que dê jeito,maybe interpol!

  9. Prezado Kotscho: Se essa “tentativa de virar o jogo no tapetão, pedindo a cassação da presidente reeleita e a sua imediata substituição por Aécio Neves, o candidato derrotado nas urnas” não for uma movimentação direitosa, não sei mais o que seria.

  10. O psdb tá errado em fazer essas coisas,tem que deixar os brasileiros arderem na unha do pt mais 4 anos,as medidas estão sendo tomadas,logo logo a cide e a cpmf estão de volta,a selic vai pra lá dos 12% ao ano,pra ficar bem caro financiar casa pelo “minha casa,minha dívida”.O fato é:com a grana que o pt surrupiou da petrorombo e usando a máquina publica até o tiririca seria eleito.Vamos comemorar a posse da dilma dia 1 de janeiro,o gilbertinho carvalho já tá agitando a militancia pras caravanas pra brasilia,tem que combinar com o agnelo,pq o caos que ele deixou brasilia,sera que vai ter festa de reveillon?se não dia 1 a esplanada vai fica vazia.

  11. Não sabe lidar com diferenças e adversidade excelencia??? Pede pra sair. Todo mundo sabe que o ser foi indicado pelo PT, então menos, bemmmmmmmmmmmmm menos!

    1. Todo mundo sabe??? Sabe tambem que toffoli deu ao gilmar mendes a possibilidade de colocar Dilma em grande problema com suas contas uma vez que esse juiz tem ódio do PT?
      Pois é teu grupinho pode saber..mas todo mundo é bem exagerado …

  12. Interessante: O artigo 5º, inciso XXXV, da Constituição Federal de 1988, diz: “a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito.” Ora, cadê o Conselho Nacional de Justiça para fazer o Juiz Dias Toffoli ver que ele está na condição de JUIZ e não de ADVOGADO de defesa da presidência da República. Isto é uma vergonha. Como dar uma sentença antes mesmo de apreciar os autos do processo? Para onde este País está caminhando? Se uma pessoa roubar um pedaço de pão para matar a fome, não que roubar seja correto, o cidadão é colocado na cadeia e sofre as penas da lei, mas se uma pessoa roubar milhões de dinheiro público e um cidadão morrer por falta de socorro médico, o cidadão que roubou sai pela porta da frente do Tribunal com todos as benevolências da lei. O nobre Art. 5º, caput, da Constituição Federal de 1988, diz: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza.” Algum brasileiro acredita neste princípio falho advindo da Grécia Antiga? O jurista Dalmo de Abreu Dallari em “O que são direitos da pessoa. 10. ed. São Paulo-SP: Abril Cultural/Brasiliense, 1994. (Coleção primeiros passos, nº 49)” escreveu o seguinte: “O direito à igualdade aparece de maneira muito limitada na Constituição brasileira,
    não chegando a ser assegurada nem mesmo a igualdade de acesso aos serviços
    públicos essenciais. Na prática, as condições econômicas e sociais da pessoa é que
    definem a que bens e serviços cada uma terá direito.” O Epigrama de Gregório de Mattos e Guerra (1636-1696) deveria recitado em todos os lugares públicos deste País e o seu começo diz assim: “Que falta nesta cidade?… Verdade. Que mais por sua desonra?… Honra. Falta mais que se lhe ponha?… Vergonha.” O problema é que no Brasil o povo acha que a Corrupção é coisa normal e até dizem: “Todo político é ladrão,” “Cada um que entra arrasta um pouco,” e isso não é verdade, pois só rouba e é corrupto aquele ou aquela ou aqueles que deixaram as suas mentes serem corrompidas pelo espírito da ganância e da desonestidade. Em Provérbios 29:4 (Nova Tradução Na Linguagem de Hoje) está registrado: ” Quando o governo é justo, o país tem segurança; mas, quando o governo cobra impostos demais, a nação acaba na desgraça.” Agora, faço a seguinte reflexão: “E, agora, para onde vamos?” Enquanto este país não acordar da ilusão de Alice no País das Maravilhas, todo cidadão brasileiro que prefere agir por consciência pode se sentar em praça pública e cantar: “Se você está feliz bata palmas,” ou fazer como Carlos Drummond de Andrade: “Eu preparo uma canção
    que faça acordar os homens e adormecer as crianças.” E, para finalizar: “A única causa que se deve exigir dos homens políticos é que sejam sinceros.” (IMPRENSA EVANGELICA, ANO XXVII, Nº 24, 20 DE JUNHO DE 1891, p. 191)

  13. Kotscho, não sei se o Obama quer se redimir ou se é o Toffoli que o quer? Ou ambos precisam melhorar sua arranhada imagem? Quero comentar a postagem anterior onde você pergunta sobre a avaliação positiva de Dilma. No meu ponto de visão, eleição foi com pouco mais de 100 milhões de eleitores. Já a pesquisa tem na sua frente 200 milhões de brasileiros. A quase metade que não vota é de aposentados, em sua maioria ganhando um salário mínimo de aposentadoria.Esse pessoal nunca ganhou tão bem. O que você acha? Como avaliam o governo, a Dilma?

  14. Caríssimo Kotscho, não seria também o caso do nosso bravo Tricolor Paulista, 2o colocado no Brasileirão, entrar com uma liminar na CBF exigindo a Taça? Ou só o Aécio e sua turma tucana (porque não se iludam… Alckmim deve estar sorrindo de orelha a orelha com esse show de molecagem de Aécio…) é que podem fazer papel de palhaço?

  15. Foi patética essa última ação do PSDB de mandar uma petição ao TSE de cassação da Dilma e ordenando a diplomação de Aécio e seu vice. Atitude digna de quem não sabe perder. Gostei do comentário do Roberto, das 13:14hs. Que o PSDB procure não ficar nesses arroubos ridículos, que até já virou piada nas redes sociais, e procure apresentar propostas convincentes para que os eleitores vejam se vale a pena apostar neles novamente, porque se continuarem nessa ausência de propostas e nessas perseguições infantis vão continuar perdendo para o PT. Agora, vocês viram a última do megainvestidor George Soros? Esta comprando todas as ações da Petrobrás que vê pela frente. Fico pensando, cá com meus botões, se toda essa propaganda negativa contra a Petrobrás não estaria sendo orquestrada por esse senhor para justamente comprar o máximo que puder das ações a preço de banana. De bobo todos sabem que ele não tem é nada.

  16. Kotscho, eu acho que o esquema que o PT elaborou para a reeleição da Dilma nessa eleição se consagra ao ver o ministro Toffoli indicado pelo Lula a entregar o diploma a Dilma por mais 4 anos de sofrimento e pobreza extrema dos brasileiros. O ano de 2015 será um ano muito difícil e quiçá de muita manifestação por todo o país do povo. As caras dos políticos envolvidos no escândalo da PTrobrás serão estampadas na televisão. Alguns pediram pra sair mais cedo do pedestal de governo nos seus Estados e outros estão insistindo em ficar pra ver o que vai acontecer. Infelizmente esse é o país dos meus filhos e netos…aonde vamos parar, cadê a ética, pois o que eu percebo é que o errado é que está certo neste país.
    Os políticos aumentaram seus salários ao apagar das luzes para 2015, enquanto que o funcionário público em geral ainda vai receber a 3ª e última parcela de 30% em abril já corroída pela inflação que não vai parar de aumentar em 2015.
    Escândalos e mais escândalos estarão por vir em 2015 além da PTrobrás, faltam investigar outros setores públicos e vão achar políticos envolvidos e por aí vai. É triste ver tudo isso e ver a banda passar…passar. Esse é o meu desabafo como Brasileiro que foi educado com princípios de respeito e ética pelos meus pais, até quando isso vai acabar…até quando!!!

  17. Aécio já estava paramentado em casa, com seu melhor terno, só esperando o chamado para receber o diploma de presidente da República no lugar de Dilma. KKK Muito engraçado!!!

  18. Essa é boa… Juiz tentando intimidar que busca a justiça. Só podia vir de um ex advogado do PT, que só é juiz, porque foi advogado do PT. Será que ele quer instaurar o AI 5 do PT?

    1. Que justiça caro mané? A justiça que joga para escanteio o mensalão tucano? Que não admite quer a lista de furnas, autenticada pela policia federal, é verdadeira? Que não intima nenhum tucano no trensalão embora as provas transbordem o açude? Que finge que não vê a compra de votos para FHC? Ou a campeão dos escândalos no Brasil. A privataria tucana, o banestado e Daniel Dantas, tudo num escândalo só que envolve a módica quantia de 120 bilhões?

    2. Ulisses, por respeito, vou chamá-lo pelo nome, vocês da esquerda não apreciam a palavra, quando contrariados partem logo para a agressão, está no DNA de vocês. A lista de corrupção do PSDB que você destaca, e que acho verdadeira, não dá direito a um juiz de corte superior (que não passou em concurso para juiz de comarca) fazer uma manifestação política. Isso é mais uma evidência de um judiciário de republiqueta de bananas, ou, republiqueta Bolivariana, onde o advogado do partido e dos corruptos do partido, é promovido a juiz do STF. E tem a admiração um jornalista que se diz democrata.

  19. Já dizia um famoso estudioso de Midia que para se encontrar meia verdade nos noticiários é preciso garimpar, garimpar e garimpar. Bom, eu não garimpei–tive sorte de deparar-me com o livro Coitadinhos e Malandrões de Ricardo Kotscho e finalmente encontrei alguém corajoso e lúcido. Grata, Kotscho. Deus sempre te abençoou.

  20. Bom dia.
    Eu ainda acho que a vida de juiz de futebol é bem pior que a de reporte: decide na hora, decide pessoalmente e não consegue nunca agradar a todos ao mesmo tempo. Por definição é impossível.
    Diversidade é a nossa marca, não é?
    Bom natal, bom ano novo, boas férias!

  21. “Ricardo *eu* nunca estive,não estou e nem vou estar interessada em primeiro,segundo,terceiro turno e por vai…”
    “Mesmo porque essa historinha de quem não ganhou as eleições não iria vingar mesmo e mesmo que vingasse para mim *a coisa iria ficar igual ou se danava de vez”
    “Eu” estou interessada é na *presepada que o *senhor geraldinho,inventou*:os nossos governantes *NÃO* fazem as lições de casa,não cumprem com as suas obrigações e responsabilidades e *NÓS* o povo, só pra variar é que pagamos a(as) conta(as).
    Vamos ter que pagar *pedágio da água*…é pra matar.
    “Papagaio come milho e periquito leva a fama,tu me desculpas mudar totalmente o rumo do tema do blog,mas é que eu cheguei de viagem e soube dessa novidade que *essa enguia branca inventou para 2015*.”
    “Aí vim *desabafar no teu blog*…e tu não tens nada com a minha raiva.”

  22. Caro jornalista, como voce também apanhei muito neste período eleitoral, sou quase sexagenário, sou testemunha das lutas derrotas vitória e conquistas desse partido tão sonhado que aprendi a amar e por ele lutar. Sim sou um Petralha assumido. Acho que tanto o seu quanto o meu papel é expressar a opinião do momento e do futuro. Algumas vezes rebati seus escritos , escrevendo no seu blog, achava-o naquele instante muito pessimista, sempre foram publicados, prova concreta que o blogueiro não desprezava os contrários e fazia importante reflexão sobre os comentários.No entanto esse assunto jamais o deixará e não poderás deixá-lo pois sempre estará em pauta, devido principalmente a essa mídia suja que temos e apenas os blogueiros trazem informação e confiança. Grande abraço, comemore familiarmente as festas natalinas como farei, não sei se irá no dia primeiro de janeiro em Brasilia para assistir de perto a posse da Presidenta, se fores leve o meu abraço e de tantos outros Petralhas militantes., que o novo ano seja para todos nós de realizações. Abraços

  23. Democrático o ministro Toffoli, cujo o único “saber jurídico” para ocupar o cargo que ocupa é ser um fiel cão lambedor de botas dos correligionarios. Seu discurso é um exemplo do apreço que o partido que defende tão acirradamente têm pela democracia. Que se calem todos, pois ganhamos, nada de oposição ao regime!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *